Page 43

Plano de negócios produtiva, as competências tecnológicas e o empenho em encurtar prazos de entrega e oferecer soluções inovadoras deverão ser os aspetos mais destacados no plano.

Propósitos internos Um plano de negócios não serve apenas propósitos externos, podendo dirigir-se também ao interior da própria empresa. Poderá constituir, assim, uma grelha formal de ação e orientação em que estão expressos os objetivos e processos do negócio e os instrumentos de monitorização e controlo de gestão. Para melhor servir este propósito, o documento deverá incluir os objetivos operacionais, devidamente quantificados, pelos quais será avaliada a performance da empresa no fim do período estabelecido.

Esboço de um plano de negócios Um plano de negócios é um documento que está estreitamente ligado à empresa para que remete e, consequentemente, é fortemente condicionado por múltiplas variáveis como a sua dimensão, grau de especialização e sector de atividade. O plano de uma empresa implantada há já alguns anos no mercado, por exemplo, é normalmente mais exaustivo que o de uma start-up. O mesmo acontece comparando uma empresa de elevado grau de sofisticação tecnológica a outra que possua um grau menor. Apesar de todas estas variáveis, há, contudo, um conjunto de elementos que terão de marcar sempre presença num plano de negócios, seja de forma mais ou menos desenvolvida. Apresentamos, de seguida, essa grelha, para que sirva de base a futuros planos, ou mesmo para realizar melhorias em documentos já existentes.

Sumário executivo O sumário executivo consiste num texto de não mais de duas páginas que resume os aspetos essenciais do plano de negócios. Aparece no início do documento e tem como propósito convencer os leitores dos méritos do negócio e encorajá-los a ler as restantes secções do plano. Dado ser, por vezes, a única secção do plano lida pelos potenciais investidores, deve ser escrita de modo a cativar imediatamente a atenção. Terá de ser, por isto, escrito de modo claro, conciso e apelativo, salientando os objetivos fundamentais e os pontos-chave que distinguem a empresa da concorrência. Apesar de ser aconselhável a utilização de um tom entusiástico, o sumário não deve deixar nunca de ser realista. Os seguintes elementos deverão marcar sempre presença:

42

Empreendedorismo  

Manual de Empreendedorismo

Advertisement