Page 42

Plano de negócios Empreendedor poderá apostar no desenvolvimento de um documento de base que, com os devidos ajustamentos, poderá ser facilmente adaptado às diversas finalidades que terá de assumir.

Obtenção de financiamento A primeira e mais tradicional função de um plano de negócios. O documento a desenvolver neste intuito deverá expor claramente como a empresa irá ganhar dinheiro. Assim, terão de ser desenvolvidos com especial cuidado as partes referentes ao sumário executivo, à equipa de gestão e aos aspetos de marketing e finanças. O tipo de financiamento pretendido definirá o enfoque do plano. Caso o Empreendedor procure financiamento bancário, deverá destacar a capacidade da empresa para gerar cash flow suficiente para cumprir o serviço de dívida. Já no caso dos investidores de capital, como o capital de risco, o destaque deverá recair sobre o retorno do investimento que poderá ser obtido quando, mais tarde, estes quiserem alienar a sua participação.

Atração de pessoal qualificado Um plano de negócios bem desenvolvido e apelativo pode ser um elemento essencial na atração de recursos humanos para lugares chave de uma empresa. Para atingir isto, terá de ser dado especial desenvolvimento à política de remunerações fixas e variáveis da empresa, bem como a outros benefícios de que os colaboradores possam usufruir, como por exemplo o direito a telemóvel, automóvel, combustível e sistema de saúde. A localização, o ambiente de trabalho, a cultura da empresa e o potencial de crescimento são também pontos merecedores de destaque pela influência que poderão desenvolver.

Conquista de fornecedores Convencer os fornecedores do valor acrescentado de uma iniciativa, quando comparada com a concorrência, pode trazer grandes vantagens a uma empresa, como a negociação de prazos de pagamentos mais vantajosos. Um dos instrumentos eficazes para a consecução deste objetivo é a elaboração de um plano de negócios sólido, em que é dado especial destaque à lista de clientes da empresa e/ou ao seu track record impecável de pagamento das dívidas.

Conquista de grandes clientes Outra das finalidades deste documento é a persuasão de grandes companhias relativamente à maisvalia constituída pela empresa em questão como fornecedor privilegiado, com destaque para contratos que impliquem um relacionamento estável e/ou que envolvam grandes montantes. A capacidade

41

Empreendedorismo  

Manual de Empreendedorismo

Advertisement