Page 22

Conceito de plano de ação e de negócio altos e as rendam sobem. Isto significa que a produção deve aumentar cada ano. E acabará por chegar ao ponto em que as vendas não aumentarão. Então, terá de fazer mudanças mais substanciais; é a altura de mudar a estratégia. Há vários tipos de estratégia, desde as que mudam o negócio interno às que desenvolvem os indivíduos que lá trabalham.

2 – Definir conjunturas A necessidade de mudar a estratégia deve-se a alterações na sua organização (conjunturas internas) ou no ambiente empresarial (conjunturas externas). As conjunturas externas incluem “grandes eventos que a empresa não controla, mas que podem ser antecipados e contornados, como o crescimento ou o declínio da economia, variações fiscais ou novas tecnologias. As conjunturas externas mais específicas incluem um novo concorrente no mercado, perder o seu principal cliente ou até alterações no traçado rodoviário, o que implica que os seus clientes não passem em frente á loja. As razões internas para mudar são igualmente diversas – uma alteração de local para o negócio, significando que as antigas atividades são mais difíceis ou que as novas são possíveis por exemplo, ou a perda de um membro experiente na equipa.

3 – Definir o seu futuro Uma boa estratégia funciona como um mapa de estradas. Deve identificar onde quer estar a determinada altura, digamos que num prazo de três anos. Por exemplo, um dos seus objetivos poderá ser aumentar dez vezes as vendas. A sua estratégia deveria estabelecer como atingir este fim. Aumentar assim as vendas carecerá de ações mais arrojadas do que imprimir um novo folheto de vendas. Permitelhe também, planear as estradas e os cruzamentos para traçar o seu percurso e, de modo critico, monitorizar o seu progresso. Três anos é tempo demais para esperar e ver se tornou as decisões certas. Por isso, tem de confirmar que está no caminho certo.

4 – Atrair fundos Uma estratégia clara atrai interesse e fundos por parte de terceiros. Poderá tratar-se de financiamento de arranque para um novo negócio, fundos internos ou um tentativa de patrocínio. Em todos os cenários, os investidores querem saber que controla situação. Não podem prever o futuro, daí procurarem garantias na confiança que o gestor tem. Uma estratégia cuidada demostra que os seus fundos serão bem usados e que receberão retorno considerável e seguro.

5 – Unir a organização

21

Empreendedorismo  

Manual de Empreendedorismo