Page 21

Conceito de plano de ação e de negócio • Assim, o planeamento tão rigoroso quanto possível das quantidades a produzir e dos recursos necessários para tal é um aspeto crítico para o sucesso da sua empresa.

5- Estratégia de marketing inexistente O que é que adianta ter uma grande capacidade financeira e um excelente produto se não for capaz de o colocar no mercado, a preços competitivos, por um lado, mas que lhe garantam rentabilidade, por outro? A ausência de uma estratégia de marketing coerente pode inviabilizar o crescimento e a própria sobrevivência da empresa. Por isso, toda a estratégia da empresa deve ser orientada para a conquista (e manutenção) dos clientes: • Assim, a um produto ou serviço não basta ter mais qualidade e/ou ser mais barato do que aqueles que são oferecidos pelos concorrentes... • É fundamental que essas características sejam percecionadas pelo mercado. A existência de uma estratégia de marketing pré-definida permite-lhe, então, atrair a atenção daqueles que são essenciais para o seu sucesso: os seus clientes.

6- Insuficiências ao nível da gestão financeira Fazer uma avaliação rigorosa das suas necessidades financeiras é a melhor forma de não chegar ao final do mês com problemas para pagar a funcionários e fornecedores: • Avaliadas as necessidades financeiras do negócio, o empresário deve ser capaz de escolher aquela ou aquelas alternativas de financiamento mais adequadas para cada situação. • A avaliação incorreta das necessidades de tesouraria e decisões de financiamento erradas são dois fatores que, frequentemente, arrastam as empresas para grandes dificuldades, mesmo nos casos em que a sua atividade é lucrativa. Apesar de haver inúmeros obstáculos, é possível prevenir o aparecimento destes, ou, caso já existam, é possível superá-los. E, uma vez superados, a criação da PME está garantida, trazendo com ela diversos benefícios sócio-económicos para a sociedade em geral.

Fatores de êxito 1 – Manter-se em movimento Nenhuma organização consegue manter-se parada. Pelo menos, os custos associados a gerir um negócio aumentam de ano para ano; os preços das matérias-primas sobem, o pessoal ambiciona salários mais

20

Empreendedorismo  

Manual de Empreendedorismo

Advertisement