Page 20

Conceito de plano de ação e de negócio ou serviços sem levarem em consideração aquilo que é fundamental em qualquer negócio: ir de encontro aos desejos do mercado de uma forma rentável. • Além disso, muitas daquelas empresas, apesar do suporte tecnológico (Internet ou outros) não ofereciam, em muitos casos, nada de substancialmente novo ou que os grandes players já instalados não pudessem oferecer em condições substancialmente melhores.

2- Falta de competência de gestão Os grandes “culpados” pelo insucesso das PME são normalmente os próprios gestores-proprietários: • Muitas vezes têm as qualificações técnicas, mas faltam-lhes as competências de gestão. • Outras vezes são ótimos técnicos e bons gestores, mas falta-lhes capacidade de liderança e motivação dos colaboradores. • Muitas vezes são relutantes em delegar responsabilidade, mesmo em áreas em que os colaboradores são mais qualificados que o próprio empresário.

3- Condições de mercado adversas Por vezes, a despeito da qualidade do produto ou serviço prestado e da capacidade do empreendedor, as condições de mercado são determinantes para o insucesso de uma PME: • As condições de mercado, tanto conjunturais (inflação, queda do consumo, aumento dos custos de energia, etc.) como estruturais (mercado sobrepovoado, ausência de consumidores em número suficiente para a rentabilização do negócio, ausência de recursos humanos qualificados, etc.) podem pôr em causa a viabilidade do negócio. • Por estes motivos, é muito importante proceder, sobretudo antes da tomada de decisões estratégicas, a uma análise rigorosa do mercado e do ambiente legal, social, económico e político em que o negócio se desenvolve.

4- Ausência de planeamento das operações de produção Um bem ou serviço, para ter qualidade e valor para o cliente final, exige um certo número de competências tecnológicas e humanas que nem sempre estão ao dispor das pequenas empresas: • Por isso, uma PME não se pode dar ao luxo de ter recursos deficitários ou ociosos. • Além disso, eventuais ruturas ou excessos de stock podem ter um impacto muito negativo ou até fatal na performance das PME.

19

Empreendedorismo  
Empreendedorismo  

Manual de Empreendedorismo

Advertisement