Issuu on Google+

VIAGEM NO TEMPO AGAXTUR • 60 ANOS


AgaxtuR


Coordenação Geral:

Leticia Sá Motta

Produção de Textos:

Leticia Sá Motta

Pesquisa de fotos:

Leticia Sá Motta

Patricia Kisner Leone

Projeto Gráfico:

Sérgio Luz

Revisão de texto:

Patricia Kisner Leone

Fotos:

Acervo Agaxtur

Hara Fotógrafo


AgaxtuR

BBEDITORA S達o Paulo 2014


PATROCÍNIO:


FAMĂ?LIA LEONe aldo leone filho, andrea, marcelo e olga


Contar a história dos 60 anos da Agaxtur é falar sobre a vida de um homem que fez o que, para muitos, parece impossível: unir sua maior paixão com sua maior vocação para realizar sonhos de milhares de pessoas. Meu pai, Aldo Leone, era apaixonado pelo turismo, tinha no sangue a intuição dos empreendedores e soube, como ninguém, encantar as pessoas através do universo do turismo. Gostava tanto do que fazia que o trabalho se tornou uma extensão de sua vida. Crescemos, meus irmãos e eu, no rastro de sua empolgação, de sua busca incansável pelo novo. Aldo Leone era um homem que vivia intensamente o presente com um olho no futuro. Enquanto realizava uma missão, já planejava a seguinte. E foi com esse espírito que construiu a Agaxtur. A busca pela novidade nunca permitiu, no entanto, que descuidássemos dos padrões de qualidade, segurança e transparência que sempre marcaram nosso relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores. Crescemos assentados numa filosofia de seriedade e idoneidade assimilada com o mesmo carinho com que alimentamos a paixão pelo nosso negócio. Hoje podemos dizer que a Agaxtur vende o Mundo. Atendemos mais de 100.000 clientes por ano, 3.000 agências de viagens em todo o Brasil. Cuidamos de todas as providências para que a viagem de nossos clientes seja a melhor possível: reserva de hotéis, carros, passagens aéreas, cruzeiros marítimos nacionais e internacionais, grupos ao exterior com guias brasileiros. Organizamos viagens personalizadas, viagens esportivas, grupos de incentivo e convenções de todos os tamanhos e para qualquer lugar do mundo! Queremos convidar você a viajar nas próximas páginas para conhecer a Agaxtur e agradecer a todos que contribuíram e contribuem para escrever, todos os dias, um pouco mais dessa história.

ALDO LEONE FILHO

PRESIDENTE DA AGAXTUR TURISMO


SumáriO DE SANTOS PARA O MUNDO DÉCADA DE 1950:

Página 10

NAVIOS BRASILEIROS

1961 a 1969:

Página 16

NAVIOS ESCRITÓRIOS E LOJAS italianOS

A PARTIR DE 1969

Página 30

Página 46


FEIRAS

WORKSHOPS e CONVENÇÕES

Esportes

Página 58

Grupos de ViageM

Página 70

Muitos

Motivos para Comemorar

Página 82

Página 92

ViageM no Tempo Página 102


DE SANTOS PARA O MUNDO DÉCADA DE 1950:

10

A Agaxtur nasceu do espírito aventureiro e determinado do italiano Aldo Leone. Formado contador, iniciou a vida profissional no ramo imobiliário, em São Paulo, mas foi Santos, cidade onde passou a infância, que lhe apontou o caminho do que viria ser o negócio da sua vida e levaria milhares de pessoas mundo afora.


Primeira agĂŞncia em Santos, 1955

11


Aldo Leone, de terno branco, à direita, com um grupo na porta da agência em Santos, 1953. Nas primeiras excursões, a Agaxtur oferecia aos estrangeiros que aportavam em Santos passeios para o Guarujá ou São Paulo.

12


Grupo do Vapor Anna C em tr창nsito por Santos e S찾o Paulo, 1953

Primeira excurs찾o a Buenos Aires, 1954

13


Na década de 1950 a Agaxtur passa a realizar excursões aéreas dentro do Brasil com a Real Aerovias e para o exterior com a Panair do Brasil

14


Excursão a Buenos Aires , 1954

Aldo Leone, na festa de inauguração de Brasília, 1960

15


NAVIOS BRASILEIROS

1961 a 1969:

O Rosa da Fonseca, primeiro navio fretado pela Agaxtur, 1963

16


No início dos anos 1960 o turismo marítimo brasileiro é promovido com a entrega, à então Companhia Nacional de Navegação Costeira, de quatro grandes navios espanhóis e iugoslavos. Mais uma vez, a auto-confiança e o entusiasmo de Aldo Leone determinaram os rumos da empresa. Em 1963 ele contratou um empréstimo milionário para fretar um navio com a condição de pagar antes do embarque. Lotou a embarcação com a elite da sociedade paulistana e, não só honrou com o seu compromisso, como transformou a Agaxtur na maior operadora de cruzeiros marítimos já naquela década.

17


“A Agaxtur Turismo e a Costa Cruzeiros tem uma parceria sólida de 45 anos ininterrupta. É um grande orgulho para a companhia ter uma grande e respeitada operadora ao nosso lado por anos. Sempre com muito respeito e dedicação entre ambas as partes para que nossos hóspedes tenham o melhor atendimento tanto a bordo quanto em terra. Graças a esse excelente trabalho hoje é referência de qualidade no turismo brasileiro. Parabenizamos a Agaxtur, pelos 60 anos bem navegados.” Renê Hermann Diretor Presidente para América do Sul Costa Cruzeiros

18


Anna Nery, um dos quatro navios entregues à Companhia Nacional de Navegação Costeira

19


20


3º cruzeiro Marítimo - Recife, 1964

21


Aldo Leone com o comandante do Navio Rosa da Fonseca no reveill贸n de 1966. O dono da Agaxtur estava a bordo de todos os cruzeiros que promovia.

22


Aleluia e Páscoa a Bordo, 1964

Saída de Santos, Navio Rosa da Fonseca , 1966

23


Durante os 46 anos de casamento com o fundador da Agaxtur, Olga Leone participou ativamente dos negócios do marido. O casal incorporou o cotidiano da empresa à vida da família. Aqui, ela conta um pouco desse passado, explica como a Agaxtur chegou aos 60 e porque ainda tem uma longa vida pela frente.

SOBRE OS PRIMEIROS CRUZEIROS MARÍTIMOS

OLGA LEONE

PRESIDENTE DO CONSELHO DA AGAXTUR

24

Agaxtur: luxo, glamour e trabalho duro

“Quando o Aldo começou a fretar os primeiros navios o pessoal ficou encantado: era uma procura enorme, a sociedade paulistana inteira assumiu a novidade. O negócio fazia tanto sucesso que as temporadas seguintes sempre estavam lotadas. Nós passávamos a temporada no navio e cuidávamos de tudo: vestimenta, comida, diversão: tinha gincana, brincadeiras de piscina, jogos de salão, corrida de saco, eleição da rainha de bordo, festa a fantasia... (...) Os primeiros cruzeiros faziam todas as capitais, de Santos até Manaus. O trecho Belém-Manaus tem um percurso de canais, de ilhas, e o navio passava ali quase pegando nas árvores. Nos trechos mais estreitos vinham uns molequinhos em umas canoinhas de madeira pedindo coisas. Nós pedíamos aos passageiros que levassem roupas, alimentos e brinquedos e, quando passavávamos nesses trechos, jogávamos as doações. Eles estavam lá, esperando o navio passar. Foi uma época muito diferente. Só viajava a alta sociedade. À noite o traje era vestido longo, smoking, terno e gravata... Viajar era um luxo!”


UM TEMPO DE COMUNICAÇÃO DIFÍCIL “Quando lançaram aquele prédio na frente do conjunto nacional na avenida Paulista, compramos uma lojinha, uma filial só para vendas, onde eu fui trabalhar. Atendíamos uma boa clientela, da região dos jardins, e fazíamos muito roteiro para a Europa. O trabalho lá era vender viagem. O cliente chegava com uma ideia de onde queria ir e a gente fazia o roteiro. Às vezes ficávamos um dia inteiro fazendo o roteiro e depois mandávamos para o escritório da rua Marconi, onde o pessoal cuidava de fazer o planejamento e as reservas. Nos comunicávamos por telex e demorava dias para o cliente receber o pacote. Era um trabalho manual difícil, coisa de doido.”

SOBRE ALDO LEONE “O Aldo era muito agitado, estava sempre viajando e sabia de tudo. Acho que é por isso que a Agaxtur sempre foi pioneira. (...) O Aldo começou a fazer Bariloche em 1950, antes de abrir a agência. Começou a fazer os primeiros grupos de trem, não tinha vôo. Andava de trem, congelando, para levar grupos de escola para Bariloche. Ele sempre corria atrás de tudo. Não tinha medo de nada.” UMA ESCOLA MODELO “O sucesso da Agaxtur se deve à nossa coragem de inventar e de mudar: tudo que a gente fez, fretar avião, navio, ninguém fazia isso. Depois à nossa seriedade. O nosso comportamento sempre foi um exemplo para todo mundo, para a categoria e para o público em geral. É muito difícil uma empresa se manter 60 anos no topo, sempre fazendo o melhor, mantendo um padrão profissional. Nós nunca tivemos nenhuma crise, nenhuma reclamação. A Agaxtur é uma escola: todo o funcionário que passa aqui é um exemplo para o mercado.”

25


Navio Anna Nery atracado em porto de Manaus (acima) e brincadeiras a bordo (ao lado), 1968

26


27


NAVIOS italianOS

a PARTIR DE1969

30


Enrico Costa, um dos cinco navios italianos fretados pela AGAXTUR

31


Com a temporada intensiva de viagens marítimas nos anos 60 – foram 16 entre 1963 e 68 – a Agaxtur fechou a década como campeã de vendas de cruzeiros no Brasil. A fama de empreendedor incansável de Aldo Leone chamou a atenção da tradicional armadora Costa Armatori, que ofereceu à Agaxtur o primeiro navio italiano para cruzeiros marítimos em águas brasileiras, o Andrea C. Começava aí uma nova e ainda mais promissora fase para a empresa.

32

Assinatura do primeiro fretamento do navio Andrea C em Genova, 1969


Turistas cruzam o rio Amazonas em 1970 a bordo do primeiro cruzeiro brasileiro com navio italiano, Andrea C (abaixo)

33


34


“Agaxtur está no alto do alfabeto do turismo brasileiro. Uma empresa que esbanja jovialidade depois de 60 anos, que não tem receio de arriscar e que acerta sempre. Mais que uma referência no segmento de turismo, é um exemplo de ética, respeito ao consumidor e arrojo empresarial. Moderna como se tivesse sido fundada hoje, e sólida do alto de sua incomparável trajetória.” Francisco Ancona Lopez Presidente Ancona Lopez Publicidade

Vida a bordo no cruzeiro para a Amazônia, navio Andrea C, 1970

35


Venda de cruzeiros marĂ­timos nos navios Andrea C e Franca C, dĂŠcada de 1970

36


Aldo Leone Filho em seu primeiro trabalho como guia no navio Federico C, 1981

38


Andrea C para Buenos Aires, 1976

39


Folders de propaganda e impressos informativos de bordo: o retrato dos anos dourados da navegação turística italiana no Brasil.

40


41


42


43


AnĂşncios de jornal: um tempo em que para vender bastava informar

44


45


ESCRITÓRIOS A escolha dos pontos para instalação de lojas e filiais é uma das mais importantes estratégias comerciais da Agaxtur. Com escritórios em locais nobres da capital e interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Argentina a Agaxtur cresce marcando presença em pontos fundamentais para a consolidação de sua imagem.

46

E LOJAS


Primeira loja de turismo receptivo em Santos, em 1953: a AgĂŞncia Auxiliar de Turismo

47


1ª sede própria em São Paulo, na rua Marconi, 1977

48


lojas

NO BRASIL Loja da av. Paulista, 1973

Loja da av. Paulista, 2013

49


Obras da nova sede própria, na av. Europa

Inauguração da sede da av. Europa, 1985

50


Sede atual, na av. Europa

51


Shopping Cidade Jardim, S達o Paulo

Shopping Iguatemi Esplanada, Sorocaba

52


Filial São José dos Campos

Filial Santos

53


Shopping Iguatemi, av. Faria Lima

Shopping Downtown Barra, Rio de Janeiro

54

Filial Campinas


ESCRITĂ“RIOS EM buenos aires e bariloche

Agaxtur Buenos Aires, desde 1989

56


Agaxtur Bariloche, desde 1997

“Parabéns à Agaxtur Turismo, e à família Leone, pelos 60 Anos de história da Operadora. Obrigado por todos os anos em que a Agaxtur vem fazendo um admirável trabalho ao vender os parques temáticos e hotéis da Universal Orlando para os visitantes brasileiros. Os próximos 60 anos estão apenas começando! Nossos mais sinceros votos de sucesso, sempre!” Marcos Barros Diretor Senior – America Latina Universal Orlando Resort

57


FEIRAS

WORKSHOPS e CONVENÇÕES

58


59


fEIRAS

A Agaxtur sempre esteve presente nas principais feiras de negócios do setor e a cada edição apresenta ao mercado as melhores novidades da temporada.

2008

2010

2009

2011

60


2012

(...) “A Agaxtur e a MSC Cruzeiros partilham da mesma origem italiana e compartem os mesmos sentimentos de admiração pelo mar, culturas e destinos turísticos em todo mundo e, sobretudo, de respeito pelos nossos clientes e viajantes. A satisfação em poder realizar os sonhos de nossos clientes é que faz o nosso trabalho prazeroso e nossa parceria um grande sucesso! Parabéns a Agaxtur pelos seus 60 anos de sonhos e realizações” Adrian Ursilli Diretor Comercial e de Marketing MSC Cruzeiros

2013

“Todos os que trabalham na indústria de cruzeiros no Brasil têm uma dívida com a Agaxtur. Eu tenho certeza que o setor não teria alcançado o desenvolvimento em que se encontra hoje se não fosse pela visão de Aldo Leone há 60 anos. Desde o início, a Agaxtur acreditou nos cruzeiros e apostou em seu crescimento, adaptandose e liderando as mudanças do mercado. A MSC Cruzeiros tem orgulho de trabalhar com a Agaxtur desde que chegou ao Brasil. Foi sempre um prazer ter um parceiro tão eficaz, sério e proativo. Por essas razões, cumprimentamos a Agaxtur por estes primeiros 60 anos e fazemos um brinde por muitos mais anos juntos.” Roberto Fusaro Diretor Geral MSC Cruzeiros

61


1º Workshop, 2009

2º Workshop, 2010

workshops

5º Workshop, 2013

62

3º Workshop, 2011

4º Workshop, 2012

O workshop Mundo Agaxtur, promovido todos os anos desde 2009, é um dos maiores eventos do ramo do turismo no Brasil. O encontro reúne agentes de viagem do mundo inteiro para apresentar seus parceiros em todas as áreas. Só em 2013, entre clientes e fornecedores, mais de 3.000 pessoas participaram do workshop.


63


convenções

As convenções anuais são uma oportunidade de conhecimento e troca de ideias entre os mais de 200 colaboradores da Agaxtur. Cada encontro é uma grande confraternização em que a ética, a colaboração e o respeito mútuos - o tripé de sustentação da empresa marcam o compromisso definitivo entre todos.

Da esquerda para a direita: Marcelo, Andrea, Olga, Aldo e Aldo Leone Filho. 6ª convenção Agaxtur, 2007

65


2010

2012

66


2011

2013

67


O namoro da Agaxtur com o esporte começou na Copa do Mundo de 1990, quando a empresa fretou um navio que serviria como hotel de luxo para 250 torcedores brasileiros. O Brasil perdeu a copa, mas os brasileiros não perderam a viagem. Numa reunião convocada em caráter de emergência, Aldo Leone sugeriu aos passageiros uma mudança de rota traçada por eles mesmos. O navio seguiu rumo à Grécia e Egito e o sucesso do cruzeiro superou as expectativas. Desde então, o esporte passou a ser companhia obrigatória nas viagens da Agaxtur.

70

Esportes


Aldo Leone à frente de um grupo (acima) e torcedores à bordo na costa de Veneza (abaixo, 1990)

“Parabéns a Agaxtur Turismo pelos seus 60 anos de sucesso e pelo papel importante que sempre exerceu em nosso mercado. Me sinto orgulhoso por ter acompanhado e vivido essa jornada de pioneirismo e sucesso com a família Leone.” Ricardo Amaral O Angelina Lauro, funcionou como hotel de luxo para torcedores na copa de 1990

Presidente Royal Caribbean

71


copas e OlimpĂ­adas

Copa de 1994, EUA: a Agaxtur foi destaque na venda de pacotes entre as operadoras oficiais

72


O Switzerland, Franรงa: 400 pessoas a bordo para torcer para o Brasil na Copa de 1998

73


Copa de 2006, Alemanha

74


Olimpíada 2008, China

Copa do Mundo 2010, África do Sul

75


Maratonas

Caminhos do Vinho

76

Del Glaciar


Llao Llao

Maratona Iguaรงu

Cruce de Los Andes

Maratona Disney

77


“Parabéns à família Leone pelo aniversário de 60 anos da Agaxtur. Um grande e histórico acontecimento que conseguiram por seu trabalho, perseverança e profissionalismo. Em nome de toda a equipe de Disney Destinations Sales, lhes agradecemos por sua parceria ao longo dos anos e lhes desejamos muitos mais anos de conquistas e aniversários.” Ed Fouché Senior Vice President Travel Industry Sales - Disney Destinations

78


79


Grupos

Desde a sua fundação a Agaxtur investe nas viagens de grupo como uma preciosa ferramenta de incentivo e premiação a equipes de vendas, distribuidores, revendedores e parceiros. Os pacotes, antes pequenos e de curtas distâncias, agora chegam a levar, a cada ano, mais de 35.000 profissionais de grandes empresas aos pontos turísticos mais fascinantes do planeta.

Disney

82


Convenção Rotary Club, 1995

Fórum Empresarial, organizado pelo LIDE desde 2003

83


Bariloche

Roma

84


Navio Allure of the Seas

Universal

85


Ferrari World - Abu Dhabi

86


Dubai

87


Nova Iorque

88


“Sinto hoje uma mistura de saudade e alegria.

MARCELO LEONE

VICE-PRESIDENTE DA AGAXTUR TURISMO

Saudade de um passado fantástico que vivemos em família, trabalhando juntos, guiados e inspirados pelo otimismo e entusiasmo do meu pai. Alegria pela realização de 60 anos de um sonho. Chegamos até aqui com a certeza de que cumprimos tudo o que meu pai queria e tudo o que nós mesmos colocamos como meta para nossa empresa. Só posso desejar a todos, amigos, clientes e parceiros, que viagem muito pelo mundo. Este é o caminho da realização dos nossos sonhos ”

89


Disney

90


O legado mais significativo deixado por Aldo Leone foi o entusiasmo de sua família pelo negócio que criou. Há anos Olga Leone e os filhos - Aldo, Andrea e Marcelo conduzem os negócios com o mesmo estilo do fundador da Agaxtur: confiança nas decisões, simplicidade e transparência no relacionamento com clientes e parceiros. E quanto mais a Agaxtur cresce, quanto mais fronteiras derruba, mais parecem se estreitar os laços que garantem a solidez da empresa.

Muitos

Motivos para Comemorar 92


Família Leone no dia da Inauguração do Salão Aldo Leone, no Porto de Santos, 2010

93


PRÊMIOS Desde a sua fundação, a Agaxtur já recebeu mais de 200 prêmios por vendas e qualidade dos serviços prestados.

PRÊMIO DISNEY

PRÊMIOS BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE

95


PRÊMIOS TIVOLI HOTEL E RESORT

PRÊMIOS CAIO

PRÊMIO LANCHILE

PRÊMIOS AMERICAN AIRLINES

96

PRÊMIOS TAM


PRÊMIOS COSTA CRUZEIROS PRÊMIOS MARRIOTT

PRÊMIOS MSC

PRÊMIOS ROYAL CARIBBEAN

97


ANIVERSÁRIOS

A família comemora o aniversário de 30 anos da empresa, 1983

98

Olga e Aldo Leone cortam o bolo de aniversário de 35 anos

Para comemorar os 40 anos da empresa, a família fechou o teatro municipal e convidou um público especial para o espetáculo Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade


45 anos: comemoração no navio Costa Allegra, para Búzios

50 anos: comemoração com jantar de gala no hotel Meliá, em São Paulo

99


FamĂ­lia Leone e o bolo com as velas de 60 anos da Agaxtur, 2013

100


A comemoração do aniversário de 60 anos deu a real dimensão da importância da Agaxtur no mercado do turismo e no meio empresarial: mais de mil convidados participaram da vernissage da exposição Viagem no Tempo, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, em novembro de 2013. O evento que marcou as seis décadas de fundação da empresa. Amigos, clientes e parceiros do mundo inteiro vieram prestigiar e acompanhar de perto uma história que merece ser vista e contada muitas e muitas vezes.

102


103


104


Na metade do século passado, quando o mundo ainda se recuperava dos traumas da guerra, poucos se arriscariam a investir no turismo como um negócio do futuro como o empresário Aldo Leone. De uma pequena agência de turismo em Santos, fincou o pé na Argentina, passou a contratar excursões aéreas e foi um dos pioneiros no emergente mercado de viagens de cruzeiros marítimos. Sessenta anos depois, o DNA empreendedorismo e inovação prevalecem como marca registrada da Agaxtur. Parte desse acervo fotográfico do empresário constitui a exposição “Viagem ao Tempo”. Muito mais do que a trajetória pessoal ou a história da empresa, os documentos de época, contrastados com fotos da atualidade, revelam um retrato de costumes de turistas nos últimos 60 anos. Através dessa exposição – ou viajando nela – vamos percebendo como os turistas passam de reservados expectadores a participantes cada vez mais ativos das culturas alheias. E, ao final, ficamos com aquela certeza de que, por mais que o tempo passe - e por mais surpresas que a tecnologia nos reserve - é nas viagens que encontramos o novo e o inusitado que nos alimentam a alma. Boa Viagem! Leticia Sá Motta jornalista

105


V I A G E N S

D E

O N T E M ,

FamĂ­lia em fĂŠrias - 1957

106


V I A G E N S

D E

H O J E

“As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos” Fernando Pessoa

Família em férias - 2013

107


Piscina - Navio Anna Nery – 1968

Curtindo o Rio de Janeiro Navio Rosa da Fonseca – 1965

Um clique para a memória - 2011

108


Tirolesa no maior navio do mundo - 2010

Aventura - Navio Anna Nery – 1968

Cabo de Guerra Navio Princesa Leopoldina – 1966

Surfando a bordo - 2009

109


Baile à Fantasia - Navio Andrea C - 1975

1º réveillon marítimo do Brasil - Navio Rosa da Fonseca – 1963

110

Diversão a bordo Navio Rosa da Fonseca 1968

Concurso de beleza Navio Anna Nery - 1968

Anfiteatro Aqua Theater - Navio Allure of the Seas – 2012


Pelourinho - Bahia - 1965

Lua de mel - Navio Anna Nery - 1968

Pelourinho - Bahia - 2010

Navio da Disney - 2011

111


112

Excurs達o a Buenos Aires - 1958

Embarque - Navio Rosa da Fonseca - 1964

Grupo de Incentivo - Dubai - 2011

Frota Costa Cruzeiros


Excursão a Bahia - 1955

Aniversário Walt Disney World Florida 1996

Grupo de Incentivo - Nova Iorque - 2012

Excursão de estudantes a Buenos Aires - 1957

113


C R U Z E I R O S

114


AT R AV É S D O S T E M P O S 115


A DIVERSテグ ERA

116


Tテグ MAIS SIMPLES

117


grupos cada vez maiores 118


cada vez mais longe 119


120


Ă  moda antiga: um estilo chic de viajar 121


Vernissage da Exposição "Viagem no Tempo”, Museu da Imagem e do Som, 4 de novembro de 2013

122


123


124


125


Diretoria executiva da Agaxtur

126


127


128


Times Square, dezembro de 2013

129


Agaxtur: há 60 anos é notícia pela qualidade, pioneirismo e inovação no mercado do turismo nacional.

130

“A Tribuna”, 7 de agosto de 1956

“Forbes Brasil”, dezembro de 2013 - janeiro de 2014


Homenagem ao amigo Aldo Leone Falar de um amigo querido como o Aldo é lembrar dos momentos divertidos, dos fatos inusitados, do seu jeito acelerado e passional, de sua dedicação à família e de seus maiores prazeres, como a gastronomia, o mar, sua Itália natal... Hoje, quando embarcamos no Porto de Santos e vemos o terminal Aldo Leone, além da emoção, vem a satisfação do reconhecimento a um dos grandes nomes do turismo brasileiro. Aldo foi um empresário que não se satisfez em ver apenas sua operadora prosperar, mas que se interessou pelo desenvolvimento de toda a indústria, pois sabia que, lá na frente, quanto mais o turismo crescesse, mais o Brasil ganharia. Seu jeito objetivo e espontâneo e sua garra e tenacidade sempre me cativaram. Quando ele queria alguma coisa, não tinha barreiras. Dentro de um navio, comandava a sua maneira e conhecia tudo. Em São Paulo, além de querido, era ouvido e respeitado. Ser uma referência e um exemplo, não é para qualquer um. Aldo Leone cumpriu bem os dois papéis. Aldo era assim, uma figura cativante, um patriarca à moda antiga como muitos que construíram essa indústria tão forte do turismo brasileiro. Um grande homem que tive o prazer de ter como um amigo e parceiro. E que deixou um legado para todos nós, seja em seus filhos e netos, seja em sua empresa, uma referência no setor 60 anos depois. GUILLERMO ALCORTA PRESIDENTE DA PANROTAS

131


O turismo nasceu comigo, estava no sangue. Batizada com nome de navio (Andrea ‘C’ ), a tendência era me apaixonar cada dia mais pelo mundo das viagens. Lembro dos verões a bordo dos navios da Linea C, onde aos poucos eu me envolvia, de uma maneira ou outra, na organização dos cruzeiros fretados audaciosamente pelo meu pai; das temporadas em Miami observando meu pai acompanhar os grupos da Disney; das tardes passadas na agaxtur da Av. Paulista, onde eu ia depois da escola e acompanhava a administração impecável da minha mãe... Assim passei minha infância e adolescência e, quando vi, já estava completamente envolvida no dia a dia da empresa.

Andrea LEONE bastos

VICE-PRESIDENTE DA AGAXTUR TURISMO

132


Há muitos anos trabalhando e ganhando experiências em várias áreas da empresa sinto, cada dia mais, a responsabilidade de manter a Agaxtur na sua essência: uma empresa séria, com credibilidade forte, com tradição e, ao mesmo tempo, com o desafio de ser moderna, inovadora, sempre a frente do seu tempo. Tenho o compromisso de dar continuidade aos 60 anos da Agaxtur seguindo os valores mais profundos do legado dos meus pais: o respeito, a confiança e, o maior objetivo, vender sonhos ! Amo o que faço e aprendi que a única forma de alcançarmos nossos sonhos é termos foco. É trabalharmos com muita garra, dedicação e muito amor. Meu objetivo é seguir na linha de uma empresa sustentável, socialmente responsável, que capacita e apoia o crescimento dos nossos colaboradores, e , assim, deixar um legado para as próximas gerações.

Obrigada a todos que deixam a sua marca todos os dias em suas ações, especialmente àqueles que nos acompanham há tantos anos. Aos nossos clientes, parceiros e fornecedores, obrigada por nos ajudar a escrever esta história. Obrigada aos meus pais por este legado. Obrigada a meus irmãos por estarem junto comigo nesta aventura tão prazerosa.

À minha filha e meus sobrinhos para quem desejamos que sigam os nossos passos - se isso os fizer felizes e realizados! Parabéns a todos nós pelos 60 anos de sucesso e que venham muitos outros pela frente !!

Aos nossos colaboradores, quero lembrar que a empresa é feita de pessoas e somente pessoas são capazes de fazer a Agaxtur ser o que é hoje!

133


Este livro foi impresso em papel Couche fosco 150g/m3, no formato 25x25cm, na Grรกfica da BBEditora. Sรฃo Paulo 2014



Viagem no Tempo - Agaxtur 60 anos