Issuu on Google+

Localização e Geografia de Búzios Armação dos Búzios ou apenas Búzios, como é mundialmente conhecido. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual tornou-se autónomo em 1995. Localiza-se a cerca de 165 quilómetros da capital do estado. Localizada na Região dos Lagos, 180 quilómetros a leste do Rio de Janeiro, Búzios é banhada pelas correntes marítimas da Antárctica e do Brasil. Por consequência, as águas são transparentes e a vida marinha muito rica. Perfeita para os amantes do mergulho. Com aproximadamente 8 km. de extensão e uma população em torno de 20.000 habitantes. Ao norte, Búzios oferece praias de mar calmo e águas quentes

como

Tartaruga,

Azeda

e

João

Fernandes e ao Sul as praias são geralmente de mar aberto e águas um pouco mais frias como em Geribá e Tucuns e ainda algumas enseadas como Ferradura e Forno. A sua geografia muito particular mais parece uma ilha.


História de Búzios A história de Búzios é antiga, pouco conhecida pelos turistas que frequentam a região. Em Búzios há uma relação com os estrangeiros que vem desde a época do descobrimento do Brasil. Segundo Cunha (1996), no século XVI eram os índios tupinambás que ocupavam esta área, onde praticavam a pesca, a caça e o cultivo de mandioca e de milho. Eles mantiveram estreitas relações com corsários e contrabandistas localidade

para

franceses,

que

contrabandear

se

escondiam

madeiras

de

na lei

principalmente o pau-brasil (Caesalpinia echinata), e vender escravos. Em meados do século XVII, a vila foi invadida por franceses e ingleses. Foi base de piratas, ponto de tráfico de pau-brasil e desembarque de escravos africanos. Ainda na Praia de Manguinhos podese apreciar o cais de pedras feito pelos escravos. Mais tarde, os franceses foram expulsos pelos portugueses após sangrentas disputas que dizimaram significativamente a população indígena. No século XVII ela era uma pequena vila de pescadores com vinte casas. No fim do século, durante a guerra dos corsos, o navio "Vingadores", de bandeira corsa Argentina, bombardeou a costa de Búzios, como mostra o óleo sobre tela no Museu Histórico de Búzios, situado na Rua das Pedras. No final do século XIX e início do século XX, Búzios começou a receber imigrantes portugueses que se uniram ao grupo de pescadores locais, ensinando-lhes novas técnicas de pesca. Neste século, foi também criada a Armação das Baleias de Búzios que consistia numa estrutura para capturar baleias em certas épocas do ano, ocasionando então o nome do balneário: Armação dos Búzios. O óleo das baleias era extraído e usado tanto para a iluminação da cidade de Rio de Janeiro quanto para exportação. Os ossos dos animais capturados eram enterrados na praia ao lado da Praia da Armação, dando origem ao nome de uma das mais famosas praias de Búzios, a Praia dos Ossos. Tempos depois, a área foi destinada para lavoura, criação de gado e as actividades das grandes fazendas, sendo a pesca, neste trecho de litoral, terminantemente proibida.


Terminada a proibição, a economia local permaneceu por longo período baseada na pesca e na agricultura em pequena escala, até meados do século XX, quando começaram a surgir actividades cujas características são totalmente diferentes das tradicionais: as relacionadas com o turismo.

Clima de Búzios O vento que sopra do leste e o seu particular microclima afastam as chuvas e faz a temperatura da região sempre agradável, uma média anual de 26ºC. Comparando-se com outros destinos no estado do Rio, a média de dias de sol e noites estreladas em Búzios é cerca de duas vezes maior que o município do Rio de Janeiro e três vezes maior que Angra dos Reis. Se não fizer questão de agito, a melhor época para ir é fora da estação e feriados prolongados. De Abril a Setembro é uma época em que a probabilidade de chuvas é muito pequena.

Aeroporto de Búzios O Aeroporto Umberto Modiano (Búzios) opera com uma pista de 1300m X 30m, revestimento em asfalto, balizamento nocturno e capacidade para jactos executivos, Fockker 27 e 50. O Aeroporto de Búzios recebe voos regulares vindos do Aeroporto de Guarulhos, no Estado de São Paulo, ou do Santos Dumont, no Estado do Rio de Janeiro – todas as sextas-feiras e domingos, em aeronaves bimotoras, turbohélice de última geração, modelo LET-410 E-20, com capacidade para 19 passageiros. As aeronaves

particulares

regulares operam no Aeroporto Umberto Modiano, também em Armação dos Búzios.

e

de

linhas

não-


Transportes em Búzios A partir dos aeroportos ou dos hotéis da zona sul do Rio de Janeiro é possível usufruir de traslado para Búzios em micro autocarros ou carro particular, ambos com ar condicionado. Será levado directamente até à Pousada. Para quem quer descobrir os encantos de Búzios sozinho ou explorar aquela praia selvagem, existe a possibilidade de se alugar carros fechados, os famosos bugies, motos ou bicicletas. Que tal percorrer todas as praias e ilhas da península de Búzios em lancha particular com capitão ou sair para pesca com

pescadores nativos, é pesca garantida!

Pontos de Interesse em Búzios Actualmente é um dos destinos mais sofisticados do País, oferecendo serviços de altíssima qualidade para atender aos mais exigentes gostos de visitantes nacionais e internacionais. Possui cerca de 20 praias com beleza incomparável e ainda oferece roteiros históricos, culturais e ecoturísticos. Excelente local para a prática do mergulho, Búzios é o local perfeito para quem procura a paz durante o dia e a animação à noite.


Praia de Geribá, é o local de gente bonita e queimada de sol, e que gosta de animação é ali que se fica a saber das festas que vão acontecer nas noites da cidade. A praia tem ondas em quase toda a sua extensão, excepto no canto esquerdo, de onde sai uma trilha de fácil acesso que leva até à Praia Ferradurinha. Praia da Armação, Praia que beira toda a Rua das Pedras e a Orla Bardot. Na maioria dos trechos não há areia. Destaque para a Ilha do Caboclo e para o píer, que recebe os turistas dos vários transatlânticos que aportam na cidade durante o Verão. Duas esculturas, ambas em bronze, chamam a atenção – a primeira é uma homenagem a Brigitte Bardot e a segunda aos pescadores.

Praia da Tartaruga, o acesso é feito por uma estrada de terra a partir da estrada principal de Búzios, pouco antes do Trevo da Ferradura. A praia tem águas calmas e geralmente as mais quentes da região, pois não recebe as correntes frias da Antárctida. Tem vários quiosques e costões bons para o mergulho com máscara. Praia Rasa, uma das maiores praias de Búzios em extensão. As águas são quentes e de pouca profundidade e o vento sopra constantemente durante quase todo o ano, fazendo a alegria dos velejadores. Com várias casas de veraneio e pousadas, a praia, além de bonita, é óptima para crianças, para caminhar e sentir-se em contacto directo com a natureza.

Praia Azeda, as praias Azeda e Azedinha são duas das mais belas do Brasil. A zona ganhou o estatuto de Área de Protecção Ambiental (APA) recentemente, e todos os quiosques e bares foram retirados dali. As águas são calmas e cristalinas. O acesso pode ser feito de aquatáxi ou a pé, por uma pequena trilha, ambos saindo da Praia dos Ossos.


Praia dos Ossos, segundo histórias locais, teria recebido esse nome devido a ossos de baleias encontrados nas suas areias. Cheia de barquinhos de pesca e uma orla arborizada, parece um postal. Não deixe de conhecer a Igreja de Santana e o Iate Clube de Búzios, que ficam do lado esquerdo da praia. Do outro lado, encontra-se a trilha que leva até à Praia Azeda. Óptima para fotografias e passeios. Naturismo, na Praia Olho de Boi, 50 metros de praia absolutamente virgem chama a atenção dos praticantes do naturismo, que fizeram dela o seu ponto de encontro em Búzios.

Rua das Pedras, a rua tem pouco mais de 400 metros, mas é um encanto do início ao fim. Se não fosse ela, Búzios certamente não seria a mesma. Repleta de restaurantes, bares, lojas e galerias de arte, a rua é o centro da animação da cidade. Durante o dia, fica mais vazia, preparando-se para a agitação que acontece durante a noite.

Casa do Sino, exemplo de construção típica de Búzios dos séculos passados, que ainda pode ser vista e admirada nessa cidade fluminense.


Igreja de Sant’Ana, declarada património histórico, a Igreja de Sant’Ana é um dos cartões-de-visita da cidade. A sua arquitectura do século XVI é a primeira referência cristã da cidade. Do alto da sua torre é possível avistar a Praia dos Ossos, uma paisagem belíssima.

Gastronomia: Búzio é conhecida, além de suas praias e maravilhas da natureza, também por sua diversidade gastronómica. Aqui podem se encontrar nos restaurantes, delícias das mais variadas cozinhas do mundo, decorados com bom gosto para quem tem o privilégio de poder desfrutar desse pequeno paraíso. Búzios oferece o melhor da gastronomia internacional – além das cozinhas francesa e italiana, as mais procuradas, há restaurantes especializados em culinária asiática, mexicana e tailandesa. O cardápio regional destaca pratos à base de peixes, frutos do mar e carnes feitas na brasa.

Compras: Passear pela Rua das Pedras, curtir o movimento e por que não aproveitar e fazer umas comprinhas. Fazer compras em Búzios é muito divertido. Desde as tradicionais lojinhas de artesanato até às lojas sofisticadas que oferecem produtos diferenciados. Os estabelecimentos vendem produtos do nordeste, de todo o Brasil e até do exterior. Isto sem falar de alguns produtos, que podem ser adquiridos sob encomenda. Tudo com muita cor e irreverência.


BUZIOS