Issuu on Google+

Localização Geográfica de Viena Atravessada pelo Rio Danubio, é a capital da Austria e situa-se em pleno coração da Europa Central.

Historia A história de Viena é longa e variada, tendo-se iniciado com o Império Romano, que criou um centro militar na área que actualmente cobre o centro da cidade. A partir do começo militarista, Viena cresceu de um assentamento romano conhecido como Vindobona, e tornaria-se um importante centro comercial no século XI. Posteriormente, a cidade tornou-se a capital dos domínios da casa de Babenberg, adquirindo também um carácter de importante pólo de produção cultural. Com o domínio Habsburgo do século XIX, a cidade tornou-se capital do Império Austríaco e depois do Império Austro-Húngaro, tornando-se temporariamente uma das maiores cidades da Europa. Desde a Primeira Guerra Mundial, a cidade serve como capital da República da Áustria. Viena conta com uma particularidade arquitectónica que foi denominada Ringstrasse e foi idealizada e construída no século XIX, influenciada pelo nascente modernismo marcando uma mudança no que era o planejamento urbano de então. A cidade é um importante centro de música erudita muitas vezes mencionada como a Cidade dos Músicos, possui também uma sede das Nações Unidas, abrigando a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA); encontra-se também na cidade a sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).É também o berço do Período Clássico da música e também da valsa. Nesta cidade viveram alguns dos mais importantes compositores eruditos de toda a história da música, tais como Mozart, Haydn,


Beethoven, Schubert, Mahler e a família Strauss. Entre as figuras vienenses está, também Freud, famoso psicanalista austríaco. Em cada esquina existe um encanto; seja concertos ao ar livre - tanto de solistas quanto de orquestras ou coros.

O Clima de Viena Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Máximas

2°C

4°C

9°C

14°C

19°C

22°C

25°C

25°C

21°C

14°C

7°C

4°C

Mínimas

-3°C

-2°C

2°C

5°C

9°C

13°C

15°C

15°C

12°C

6°C

2°C

-1°C

Média

0°C

1°C

6°C

9°C

15°C

18°C

20°C

20°C

16°C

11°C

4°C

1°C

Precip.

38 mm 43 mm 41 mm 51 mm 61 mm 74 mm 64 mm 58 mm 46 mm 41 mm 51 mm 43 mm

O aeroporto de Viena O aeroporto internacional de Viena, vulgarmente conhecido como aeroporto Schwechat é um dos maiores da Europa Oriental. Está localizado cerca de 18 km sudeste da cidade. Existe uma rede de autocarros, comboios e táxis que ligam o aeroporto até ao centro da cidade.

Transportes Públicos A cidade tem uma boa rede de transportes públicos, entre eles, autocarros, metro, eléctricos e comboio. Os bilhetes estão disponíveis em máquinas de venda automática na maioria das estações de metro ou em pontos de venda antecipada. Tabacarias vendem igualmente bilhetes. Você também pode comprar um bilhete a bordo do autocarro ou eléctrico, aí sera aplicada uma ligeira taxa por bilhete. Os bilhetes devem ser validados antes de embarque. Para validar o seu bilhete carimbar o bilhete nas máquinas localizadas na entrada das estações de metro, bem como nos autocarros e eléctricos.


Pontos de Interesse Localiza-se na cidade de Viena uma das maiores catedrais góticas medievais, a Catedral de Santo Estevão,

um

grande

exemplo

da

arquitectura

medieval

que

remonta

ao

século

XI.

A cidade tem vários palácios como o Palácio de Schönbrunn. A cidade de Viena é cortada pelo rio Danúbio, até hoje um dos maiores símbolos da cidade e de essencial importância para a economia vienense. No rio Danúbio encontra-se a Torre do Danúbio, uma torre de metal de 287 metros que abriga um restaurante giratório com uma vista magnífica para a cidade.

Catedral de Santo Estevão

Palacio Schonbrunn

Torre do Danúbio

Outros Pontos de Interesse

Palacio Belvedere

Prater

Palacio Liechtenstein

Burggarten

Palacio Hofburg

Museu da Sissi


Gastronomia A culinária de Viena é rica e variada, devido à mistura de pratos de diferentes países. Entre os seus pratos típicos devemos salientar o Wienerschnitzel, uma costeleta enorme empanada acompanhada de salada de batata quente, o Tafelspitz, que consiste em carne cozida com legumes, vinhos e especiarias. Na pastelaria temos o Topfenkolatsche, rolo folhado recheado com queijo que representa uma das especialidades famosas. Para acompanhar os doces temos uma deliciosa variedade de cafés, que são preparados em Viena, como o Schwarzer, (tipo expresso), Moka, Turk, Brauner corte, Melange, Kapuziner ou café vienense (com chantilly). Em Viena há inúmeros cafés onde você pode tomar a qualquer hora do dia, lanches, refeições simples e, às vezes, uma especialidade, geralmente massa, servido em determinados momentos.

Compras A rua mais tradicional do comércio de Viena é a Kärtnerstrasse, com suas lojas e cafés elegantes. A Mariahilfer Strasse abriga uma variedade incrível de lojas, sobretudo de vestuário. E a rua mais elegante é, sem dúvida, a Kohlmarkt, com suas montras cintilantes de alta-costura como Dior, Cartier, Gucci e Chanel. Aos sábados, o grande programa de compras é o Naschtmarkt: um grande mercado que vende não apenas flores, frutas, embutidos, queijos e peixes, como diversas quinquilharias.

Naschtmarkt

Kärtnerstrasse


VIENA