2 minute read

CLÁUDIA GOMES

Natural de Salvador, BA, radicada em Feira de Santana. Doutora em Educação pela Universadad Interamericana, Mestra em Letras (Profletras) pela UNEB. Graduada em Letras Vernáculas (UEFS). Especialista em Língua Portuguesa: Gramática, UEFS e Gestão Escolar pela UFBA. É professora da rede municipal de FSA e do Estado da Bahia, poeta e escritora. Ocupa a Cadeira 2 da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana e a 36 da ALAFS. Ocupa a cadeira 54 da Academia Independente de Letras (PE), a 539 da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil e a 139 da Academia Internacional de Literatura. Participa da ABAI assumindo a Cadeira 38. Participa do grupo Mulherio das Letras (Brasil/Portugal) e do grupo Confralib. Publicou Catadora de Versos, Condado Poético (finalista do Prêmio jabuti), A Mulher e a Rosa e outros poemas de amor, Malu: a bailarina das águas (3º lugar no Grande prêmio Ecos de Literatura, Emilinho: o pequeno sonhador, Mulheres empoderadas também choram, A menina do vestido amarelo), Leve Bagagem, Pespontos em prosa e verso, Poeminhas na palma da mão, As tranças de Bebel e Enleituramento do texto afro-brasileiro: experiências com os contos dos Cadernos Negros em sala de aula (livro acadêmico). Organizou Vidas Perfumadas (2º lugar no Grande Prêmio Ecos de Literatura) e Escrevivências Poéticas Estudantis. Participou das Antologias Aldravia Mulher: feminino em poesia, Além do amor: cartas, Antologia Poética Focus XIV, Antologia Poética Internacional IV, Anuário de escritores 30 anos, Caderno Literário Pragmática, Cadernos Negros: Poemas Afro-brasileiros 39 e 43, Gotas Poéticas, Mulher: poesia absoluta, Nas teias de Eros, O Construtor de Amigos, O silêncio das palavras, Pétalas do coração, Lúdicas Estrofes, Enluaradas, Ciranda Poética, Mulher Poesia 2, 3, 4 e 5, Doce Poesia Doce, Colorê 2, Mundo Infantil etc. É mãe de três filhos e ama animais.

Advertisement

Apolônio Bento Leal

Nasceu no dia 09 de Fevereiro de 1976,na Cidade de Padre Marcos Piauí-Pi.Filho de Francisco Otaviano Leal e de Maria Neusa Bento,iniciei minhas atividades artísticas desde muito cedo como escrever poesias,desenhar e pintar telas.

O que levou o interesse pela poesia foi as próprias características da minha região um clima tropical de muitas dificuldades isso dava inspiração para criar meus versos.Ja pelas artes plásticas eu trabalhava com letreiro e as vezes eu pintava alguma imagem aí comecei gostar das pinturas (paizagens), e resolvi então pintar sobre telas.

Participei do lançamento de duas antologias na cidade de Vila Nova do Piauí-Pi consegui o segundo lugar no primeiro concurso de poesias e classifiquei mais 07 poesias para o segundo concurso conquistando assim o segundo lugar na premiação também,e fui o próprio criador da capa do primeiro livro" VILA NOVA-CIDADE POESIAS."

Sobre as artes plásticas participei de duas exposições de pinturas e esculturas da Cidade de Paulínia interior de São PauloSP,uma em 2010 e outra em 2011,3° e 4° Expoartes daquela Cidade,ainda participei de duas exposições na Cidade de Vila Nova do Piauí-Pi, e de outra exposição na( ALERP)Academia de Letras da Cidade de Picos Piauí.