Page 1

Edição 01 - Ano 01 - Março de 2013

Desenvolvimento: Brincadeiras e grandes descobertas Infância Roubada: Todos contra a pedofilia Oficina de idéias: Reciclagem para a páscoa

Parcerias Ser Criança: Fotos de Eventos

Desafio das famílias modernas


www.sercrianca.org


Expediente Empresas Responsáveis: Ser Criança / Meninas da Recepção Diretores: Jordana Sathler / Rogerio Almeida Produtores: Josie Martins Fotos: Josie Martins, Jordana Sathler Sites Imagens: Freedigitalphotos, Stockvault, Desenhoparacolorir9 Modelos Brincadeiras e Grandes descobertas: Arthur e Gabriel Reciclagem: Henrique Editorial: Arthur

Contatos: Ser Criança: www.sercrianca.org Meninas da Recepção: meninasrecepcao@gmail.com

Nossa Capa: Stockval Fotógrafo: kumar pal jain «Playing with the curtain»

08 - Brincadeiras para a páscoa 11 - Higiene: Como cuidar da mamadeira 12 - Saúde ifantil: Os primeiros dentinhos de bebê 13 - Saúde infantil: Asma sob controle 14 - Família: Desafio das famílias modernas 24 - Falando sério: Infancia Roubada Todos contra a pedofilia 30 - Parcerias Ser Criança: Fotos de Eventos 36 - Desenvolvimento:Brincadeiras e grandes descobertas 43 - Oficina de idéias: Reciclagem para a páscoa 46 - Fotos: Easter Buny 52 - Criança na cozinha: Receita Bolo de Cenoura 53 - Faça você mesmo: Molde máscara de coelho 54 - Desenhos para colorir


12

46

24 30


Promoção e Eventos

Meninas

da recepção

As Meninas da Recepção participa do processo de criação, divulgação e produção do seu evento. Oferecemos casting de profissionais: modelos, promotores, recepcionistas, coordenadores, design de moda e produtores.


meninasrecepcao@gmail.com 61_84201620


www.sercrianca.org


**

Data especial

Brincadeiras para a páscoa A Páscoa chegou!!! Tempo de reunir os amigos e família com tradição, amor e união. Que tal incrementar a páscoa das crianças com brincadeiras divertidas? Diversão para todos os envolvidos, deixado um dia inesquecível. Confira nossas dicas: Foto: jannoon028 Imagem:.freedigitalphotos.net

08

Ser Criança


**

Data especial

Caça ao tesouro (Para criança que já sabe ler): Essa pode não ser tão famosa, mas garantimos muita diversão!!! Esconda o ovo, em seguida escreva pistas em pedaços de papel (ou faça um mapa) e espalhe pelo local onde foi escolhido para a festinha de páscoa,deixe a criança desenvolver e achar o ovo.

Desenho para colorir: Espalhar lápis, giz e canetinha, entregar algumas folhas de desenhos de páscoa para colorir e está pronta a festa da criançada (No fim da revista alguns desenhos para imprimir).

O Pulo do coelho: Deixe uma marca no chão indicando a chegada e outra a largada, crianças posicionadas, é dada a largada... Aos pulinhos de coelho as crianças precisam chegar na marca indicando o fim da "pista".

Máscara de coelhinho:

Caça aos ovos: É uma tradição

Sua criança adora fantasias durante todo o ano, seja de heróis ou princesas... Sugerimos a customização de máscara e orelhas com o personagem preferido do pequeno, ou apenas mesmo a máscara e orelha básicos dos coelhos (Molde de orelhas no final da revista, para imprimir e montar).

em muitas famílias, tanto quanto os ovos. Faça você também: Esconda ovinhos (pode ser os próprios de chocolates ou de artesanato) em locais fáceis para os pequenos encontrarem, coloque no chão pegadas de ovos indicando a direção das prendas. Para incrementar mais a brincadeira use cestas enfeitadas com motivos de páscoa, use muitos chocolates ou artesanato para prolongar a brincadeira.

Ser Criança

09


**

Higiêne "Chama-se contaminação a presença de qualquer objeto, substância ou organismo estranho e indesejável no alimento. ." Cartilha Ministério da Saúde_ "Boas praticas de higiene" Cap. 03 Pág. 29.

Higiene da mamadeira Todo objeto que entra em contato direto com

a boca do bebê precisa de uma atenção especial, veja como deve ser feito: Limpe a mamadeira sempre que for usada, isso evitará que resto de alimentos fiquem grudados no interior do objeto _ Não sendo possível no momento, deixe a mamadeira de molho na água. Use sempre escova apropriada e exclusiva para a limpeza, ou seja: Não use a escova para limpar outros objetos. O ideal é ter uma escova para o bico e outra para o restante. Lave com detergente neutro e enxágüe com bastante água. Importante: Não utilize sabão em barra pois pode formar um resíduo junto com o leite. Procure sempre ferver a mamadeira, bico e outros objetos que o bebê leva à boca; Após ferver retire a água assim que estiverem completamente secas guarde as peças em um recipiente já esterilizado e com tampa (Não use pano de prato para secar o objeto, deixe que seque naturalmente). Bactérias e vermes costumam viver nos bicos e mamadeiras e são eliminados depois que os utensílio são fervidos. Deve-se ferver entre 05 e 10 minutos.

Fique antento ao momento de trocar a mamadeira: Observe a mamadeira e troque quando:  Acontecer descoloração ou o bico ficar pegajoso;  A garrafa da mamadeira rachou? Hora de trocar!  Estique a parte de cima do bico, se ele não voltar à posição original é hora de trocar;  Encontrou alguma rachadura ou rasgo? Descarte! O Bebê pode engasgar ou se machucar. "Existem duas classes de micróbios, uma formada por micróbios úteis, que são aqueles usados na fabricação de queijos, iorgute, cervejas, vinhos e na produção de medicamentos. A outra é formada por micróbios extremamente perigosos para a saúde das pessoas e dos animais, causando doenças e até mesmo a morte." Cartilha Ministerio da Saúde_ "Boas praticas de higiêne" Cap. 03 Pág. 30.

Ser Criança

11


Saúde infantil

Fotógrafo: Michael Carr Imagem: stockvault.net

Os primeiros dentinhos do bebê A família espera ansiosa pelo nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, mas quando deve ocorrer e quais os cuidados que devemos ter? As criança pode anunciar a chega dos primeiros dentes com irritabilidade e mudança na rotina do sono e alimentação, ou para outras crianças as mudanças de comportamento não acontecem. Existem alguns fatores que podem alterar o nascimento ou a forma como nascem os primeiros dentes, tais como alimentação ou medicação usados pelas grávidas, por isso é importante ter acompanhamento médico desde o início da gravidez e seguir com os cuidados do que é ingerido durante a amamentação. Cuidado também com os alimentos que são oferecidos ao bebê durante a fase em que estão nascendo os dentes, pode ocorrer mudança de cor ou alteração na formação. Siga sempre a orientação do médico ou pediatra.

12

Ser Criança

Quando nasce? Os primeiros dentes normalmente chegam por volta dos 06 e 12 meses do bebê, claro não é uma regra, depende da genética e que pode sim interferir na aparecimento dos dentes, nascendo antes ou depois disso. Normalmente os primeiros dentes são os dentes centrais do maxilar inferior ou superior.

Quando o bebê fica nervoso é indicado massagem no corpo e na região interna da boca, proporcionando relaxamento; brinquedos de morder também são indicados. Jamais use anestésicos.


Saúde infantil Cuidados: A higiêne precisa ser realizada desde os dois meses, usando aguá limpa e uma fralda ou gaze, esfregando a gengiva, após o primeiro dente nascer o cuidado com a higiêne aumenta, a escovação precisa ser diária (pelo menos duas vezes ao dia) e até mesmo levar o pequeno na primeira consulta ao dentista. Siga a orientação do dentista sobre como escovar os dentes do bebê, use escova de dentes com cabeça pequena e cerdas macias, não precisa usar a pasta de dente, mas caso o responsável prefira fazer o uso escolha uma pasta sem flúor. A criança que usa mamadeira precisa de atenção especial, pois com o uso do objeto mantém contato direto com doces permanecendo durante o período de sono, abrindo portas para cáries dentárias.

Asma sob controle O que causa Asma. Doença respiratória cronica onde ocorre obstrução dos bronquios e inflamação, pode ter cura em alguns casos. Como ela ocorre? Quando acontece inflamação das vias respiratórias a asma aparece, em um ataque de asma os músculos que estão em volta da via respiratórias se apertam inchando a parte da passagem do ar reduzindo a quantidade de ar. Entre a herança genética, infecções e alergias existem alguns fatores que causam a asma, veja alguns: Clima úmido variando a temperatura; Poeira e Mofo; Pelo de animais; iterrupção precoce do aleitamento materno; Ambientes fechados; Faxina da casa com a criança presente; Área poluída por fumaças; Tapetes, carpetes, cortias, pelúcias e estofados; Gripes e resfriados constantes; Fumaça de cigarro; Uso diário de insenticidas e desinfetantes aerossóis; Conhecendo os fatores que desencadeiam a asma permite enfrentar o problema com maiores chances de cura.

Ser Criança

13


**

Família

Desafio das famílias modernas Os desafios são muitos, mas podemos sim manter a postura e enfrentar tudo pelo bem maior que são os filhos...

Fotografia: Lokigrl616 Imagem: stockvault.net

14

Ser Criança


**

Família

Fotografia: Lokigrl616 Imagem: stockvault.net

¨¨

Ser Criança

15


**

Família

Família: "Fundamento básico e universal da sociedade, possibilitando regras de acordo com a cultura" – Essa é a idéia de família na teoria, mas com o mundo moderno é exatamente isso que a família vem representando? Estamos preparados para essas mudanças de comportamento, não se esquecendo de regras, orientações e valores? É possível uma criação diferente em uma sociedade exigente e com poucas chances de crescimento? Os desafios são muitos, mas podemos sim manter a postura e enfrentar tudo pelo bem maior que são os filhos...

Tempo para convívio familiar: Trabalhar o dia inteiro e às vezes ainda fazer hora extra, abrir mão das férias e finais de semana, sacrificar a família por compromissos profissionais... E onde fica o seu compromisso com os filhos? Os pais podem educar os filhos e manter um bom convívio sem deixar de lado a carreira. Por menor que seja o seu tempo com os filhos, esse espaço deve ser de qualidade, atenção e carinho. Filhos atarefados, pais sem tempo para conversar... O tempo passa rápido e sem perceber os filhos cresceram e suas "culturas" são diferentes das que gostaria de ter ensinado... Em casa cada um está atarefado e isolado em um canto, apenas tratando de assuntos pessoais, tão comum nos dias de hoje.

O ideal é que a família enfrente esse estilo de vida e separe algumas horas ou dias na semana para passarem juntos, conversar e se divertirem. "A troca de energia família é o que mantém o laço unido". Existem diferenças entre diálogo e monólogo, esqueça a segunda opção pare tudo que esta fazendo e escute com atenção o que o filho tem a dizer, já sabemos que "conversar resolve-se tudo" e esquecemos-nos de aplicar esse método dentro de casa. Em toda conversa devem existir pausas para escutar e entender o ponto de vista da pessoa, antes de começar a responder tenha certeza que entendeu corretamente o que seu filho disse. A falta de dialogo afasta os pais e abrem caminhos para violência e drogas.

Fotografia: Vlado Imagem: freedigitalphotos

16

Ser Criança


**

Família

Por menor que seja o seu tempo com os filhos, esse espaço deve ser de qualidade, atenção e carinho.

Fotografia: Lokigrl616 Imagem: stockvault.net

Ser Criança

17


**

Família

O fim do casamento: O que fazer quando o amor chega ao fim? Manter o equilíbrio da família é um grande desafio. As famílias modernas esqueceram o que é o casamento "por razões" e baseiam-se apenas no amor, que pode ser transformado em sentimentos negativos com o passar do tempo ao se conhecer melhor a pessoa que está ao seu lado. As pessoas precisam tomar decisões sabias em continuar com um casamento aparentemente sem salvação ou partir para uma vida solteira novamente, essa decisão deve ser tomada após muita conversa e análise. Só quem está vivendo sabe o que é bom ou não, por tanto não deixe que conselhos de algumas pessoas que realmente não entendem ou não querem entender intervenham nas decisões. Deixar para trás um casamento é sempre algo complicado, principalmente quando o casal tem filhos, a cabecinha dos pequenos fica confusa e estão perdendo ali o porto seguro que o manteve ligado aos pais, isso acontece devido a tantas brigas e palavras que as crianças não deveriam presenciar.

Quando o casamento chega ao fim, o ideal seria os pais se afastarem para tomar a decisão, longe da presença das crianças e sem brigas quando os pequenos estiverem por perto, uma decisão de total acordo tomada entre o casal. Chega a hora de explicar aos filhos: Escolha palavras simples e clara, deixe claro que os pais estão se separando mas que o amor pelos filhos não sofrerá mudanças, afirmar que a criança não tem culpa na decisão e que nada mudará na relação pais e filhos. As crianças poderão ficar assustadas e precisam de respostas, não deixe que nenhuma pergunta fique sem explicação. Em momento algum jogue culpa no ex-parceiro, deixe para o momento de desabafo quando estiver com os amigos.

Fotografia: Vlado Imagem: freedigitalphotos

18

Ser Criança


**

Família

Fotografia: Lokigrl616 Imagem: stockvault.net

Ser Criança

19


**

Família

Meio ambiente: ensinar para preservar Como educar a criança se os próprios pais jogam lixo no chão ou se entregam a outras ações que acabam com o meio ambiente? Algumas crianças são determinadas e por influência da escola mostram aos pais como tratar o meio ambiente, de qualquer forma os pais não podem abrir mão do exemplo em casa. A preservação do meio ambiente é uma sobrevivência, além de valores morais e éticos. Nós como pais temos a obrigação de ensinar os pequenos a compreender essa importância e ensiná-los a não cometer erros contra a natureza.

Fotografia: Vlado Imagem: freedigitalphotos

20

Ser Criança


**

Família

Respeito e violência: Precisamos ensinar a criança a ter respeito pelo próximo e impor limites, respeite e dê o exemplo! Crianças prestam atenção em tudo, principalmente nos pais e tendem a imitá-los, logo é preciso ter muito cuidado com o comportamento dentro e fora de casa.

" Em muitas famílias, a palavra solidariedade não existe" Onde esquecemos esse item importantíssimo? Deixamos de respeitar os amigos, desconhecidos e até a própria família. Estamos focados em nossos prazeres individuais e nada mais... Esse não é algo sadio para deixa de herança aos nossos filhos, precisamos ensiná-los a abrir mão para ajudar o próximo, a cuidar das pessoas e amá-las. Ou será que pretendemos manter uma sociedade injusta que só tem um foco: prazer individual (sem se importar quem precisa eliminar para conseguir.). Desafio lançado: "Educar os filhos diante de tanta violência!" - Avançando em um mundo digital e voltando no tempo em questões como violência, não deveríamos avançar em todos os assuntos? Nos dias de hoje estamos expondo nossos filhos aos riscos do dia a dia, convívio com pessoas que não conhecemos e liberdade na programação da TV e os pais acabam apenas mostrando a realidade do mundo sem opções de mudar o futuro. O combate a violência deve começar em casa, educando os filhos, mantendo diálogo e amizade entre pais e filhos. Não deixando de lado os limites! A criança precisa saber até onde pode ir e quais as conseqüências. Precisamos nos unir e combater as desigualdades sociais, justo essa questão que gera tanta violência no mundo está sendo tratada com naturalidade dentro de nossas casas.

Questões financeiras A educação financeira deve-se começar em casa, os membros de uma família precisam de apoio e estrutura para manter o dinheiro girando, tornando-se eficientes no uso do mesmo e evitando desperdícios. Ensinar seus filhos a valor que o dinheiro tem, e que devem poupar para o futuro. Como tratar os assuntos financeiros com os filhos? Desde pequenos é importante mostrar a realidade: Nem tudo podemos ou precisamos comprar! Mostre que gastar muito, fazer dívidas e não controlar o salário são desafios, mas que devemos ter limites para não cair em armadilhas. Ensine a criança a poupar "Se não gastar seu dinheiro com essas besteiras agora, no final do mês poderá comprar algo de maior valor que tanto quer." As crianças precisam saber fazer escolhas e que isso trás conseqüências, seja qual for à decisão... Muitos pais se culpam por não terem tempo com os filhos e investem em presentes para compensar a falta, instruindo a criança apenas ao consumo. Os pais precisam frear os presentinhos fora de hora, a criança precisa ter conhecimento de que é preciso a troca do dinheiro por material e que para conseguir dinheiro precisa de muito trabalho (ele não é fácil de ganhar, nós sabemos muito bem disso). Ser Criança

21


**

Família

Refeições x obesidade: Abrimos mão da boa alimentação? Infelizmente algumas famílias esqueceram-se da união na mesa, saboreando alimentos saudáveis, e partem para as comidas congeladas e qualquer outra "besteirinha"que queiram comer em companhia da televisão ou do computador. A obesidade é um grande problema que atinge 10% das crianças brasileiras, a enfermidade aumentou cinco vezes nos últimos anos, entre as complicações da obesidade está o diabetes, hipertensão, mortalidade entre outros... Por mais ocupados que estejam os pais, não podem descuidar da alimentação dos filhos, além do exemplo que devem dar ao se alimentarem.

Fotografia: Vlado Imagem: freedigitalphotos

22

Ser Criança


www.sercrianca.org


**

Falado sério

Infância roubada A pedofilia pode acontecer onde menos se espera, fique atento! A pedofilia é denomimada pela psicologia como uma parafilia (Do Grego παρά, para, "fora de",e φιλία, philia, "amor" é um padrão de comportamento sexual no qual, em geral, a fonte predominante de prazer não se encontra na cópula.), crime de abuso e exploração sexual caracterizada por atração e preferência de um adulto ou adolescente por crianças pré-púberes (Antes da puberdade) ou início da puberdade. O indivíduo não é considerado como retardado ou doente mental, uma vez que o mesmo entende o que faz. " elar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às Z crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis;". Art. 201, VIII, do Estatuto da Criança e do Adolescente

Fotógrafo: Bjorgvin Gudmundsson Imagem: stockvault.net

24 Ser

Criança


**

Falando Sério

O perigo na rede: A internet nos dias de hoje abre um novo horizonte também para as crianças, e além dos conhecimentos e diversão a rede apresenta perigos, como a pratica de pedofilia. A ONU apresentou um relatório onde mais de 750 mil pedófilos procuram vítimas na rede, já o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância ) estima mais de quatro milhões de sites com fotos de crianças e adolescentes para o crime de pedofilia. Porém as crianças não devem ser privadas de entrar na internet, devemos sim ficar de olhos abertos, combater e orientar nossos filhos. Quais as estratégias para atrais as "A lei punirá severamente o abuso, a violência e a crianças? exploração sexual de criança e  Criação de perfis falsos em redes adolescente _" art.227, parágrafo 4º, da Constituição sociais - Internet Federal.  Roubo de senha, fotos e informações. Em vários países existem leis contra o  Linguagem infantil que cativa pedófilo, sendo em alguns a pena com a castração  Promessas quimica, já no Brasil ainda não existe rotulo para o  Presentes e ajuda crime de pedófilia, os atos do pédofilo precisam ser  Descobrem segredos e usam como enquadrados como outros crimes tipificados pelo Chantagem (Emocional ou financeira) Código Penal: Estupro, presunção de violência, lesão corporal, atentado violento ao pudor, corrupção de Quais as abordagens usadas por pedófios menores, pornografia infantil e nos piores casos na rede? homicídio.  Chat. Atividades relacionadas à produção, difusão e  Redes de relacionamentos consumo de pornografia intantil são crimes com  Mensagem instantânea multa e pena de reclusão de até 30 anos_ " Fazer,  E-mail importar, exportar, adquirir ou ter sob sua guarda,  Blog e Fotolog para fim de comércio ou distribuição ou de exposição pública, escrito, desenho, pintura, estampa ou Como evitar? qualquer objeto obsceno."_ art.234 do Código Penal  Deixe o computador em algum local da casa que seja visível, como a sala.  Ficar por perto na hora que a criança "Produzir ou dirigir representação usar a internet teatral, televisiva ou película cinematográfica  Oriente as criaças a não se encontrar utilizando-se de criança ou adolescente em com pessoas que conheceu na rede cena de sexo explícito ou pornográfica e  Comunique-se! A conversa, siceridade e fotografar confiança é a base para a segurança ou publicar cena de sexo explícito ou  Oriente seu filho a não divulgar dados pornográfica." pessoais ou fotos.  Verifique as contas de e-mail e redes sociais usados pelas crianças.

Diálogo: Quanto mais a família fala sobre o assunto e orienta seus filhos, mais difícil é para o agressor conseguir o que deseja. Ser Criança

25


**

Falado sério

Reação da criança: O corpo de uma criança fala tudo que está acontecendo com ela, basta que o responsável fique de olho e atentos as mudanças de comportamento. A criança temem contar a verdade por medo de serem consideradas culpadas ou de prejudicar o agressor, esse que muitas vezes pode ser da família ou alguém bem próximo. A criança que sofre o abuso pode sofrer mudanças de comportamento Apetite ou no sono, mudanças emocionais podem ser um indício de que alguma coisa está acontecendo, se a criança se mostrar isolada, muito perturbada quando deixada só. A criança reage com medo ou agressividade diante de alguma pessoa. Ficar atento ao comportamento e machucados, sinais de mordida e manchas roxas. A criança pode perder o interesse e a vontade de brincar.

“Num resumo de estudos realizados em 21 países (principalmente países desenvolvidos), de 7 a 36 por cento das mulheres e de 3 a 29 por cento dos homens relataram ter sido vítimas de violência sexual na infância e a maioria dos estudos observou que meninas sofreram abusos numa proporção 1,5 a 3 vezes mais alta que meninos. Na maioria dos casos, o abuso ocorreu dentro do círculo familiar. Da mesma maneira, num estudo multipaíses realizado pela OMS envolvendo países desenvolvidos e em desenvolvimento, entre 1 e 21 por cento das mulheres relataram que haviam sofrido abuso sexual antes de completarem 15 anos, na maioria dos casos por parte de parentes do gênero masculino que não eram o pai ou o padrasto” (PINHEIRO, 2006, p. 15).

Como fica a vida da criança? Mesmo com tantas campanhas os casos de pedofilia estão aparecendo em números exorbitante, o que acontece com a criança que é abusada? É um dano irreparável com transtornos psicológicos, mas tem tratamento! Começando em casa, é importante as pessoas de seu convívio não a tratar de forma diferente, como se a vida estivesse quebrada, um lar cheio de amor e carinho é o que toda criança precisa para se recuperar e viver bem. O Abuso nunca será apagado, a família será fundamental para que esse trauma seja apenas no passado e lutar para uma futura história feliz.

26

Ser Criança


**

Falando Sério

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."Artigo 227 da Constituição Federal

Fotografia: Nguyen Minh Khoi Imagem: stockvault.net

Ser Criança

27


**

Falado sério

Onde denunciar? Por medo de denunciar, grande parte da violência infântil continua escondida da sociedade e autoridades, isso se deve a vários motivos como: Pessoas que colocam a "honra" da família em primeiro lugar, antes mesmo do bem-estar da criança; Falta de confiança na polícia, serviços sociais e demais autoridades; Local afastado onde não existem progama de denúncia... É mais difícil para uma criança denunciar, seja você o herói denuncie em caso de abuso contra menores e devolva o sorriso de uma criança.  Para denunciar ligue 100 - Disque

Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ligação é gratuita.  Em flagrante ligue imediantamente

Denuncias feitas pela internet:  Ministério da Justiça: Aceita denúncia

pelo e-mail crime.internet@dpf.gov.br ou em "fale conosco" no site www.mj.gov.br

para a polícia.  Rede Nacional de Direitos Humanos:  Os conselhos tutelares existem para

cuidar dos direitos das crianças e adolescentes, a denúncia é feita direto e uma equipe analisa o caso, visita a família e conversa com todos os envolvidos, Sendo confirmado o caso é levado ao Ministério Público.  Se a sua cidade não tem conselho

tutelar procure a Vara da infância e juventude.

www.rndh.gov.br  Agência de Notícias dos Direitos da

Infância: www.andi.org.br/denuncie  Centro de Defesa da Criança e do

Adolescente www.cedeca.org.br  Campanha Nacional de Combate à

Pedofilia na Internet www.censura.com.br  Kids denúncia: www.portalkids.org.br

 Denuncie também em delagacias:

Proteção à criança e ao Adolescente ou delegacia da Mulher.

 Pornografia na internet: www.pf.gov.br

(Através do serviço online)

"Deve-se ainda considerar que a violência denunciada é apenas a "ponta do iceberg das incontáveis agressões cometidas contra crianças e adolescentes em qualquer sociedade" (AZEVEDO & GUERRA, 2006).

28 Ser

Criança


Arte de fundo: Rachael Towne Imagem: stockvault.net


O "Ser Criança" é uma organização independente onde busca orientar de forma divertida crianças, pais e educadores através de suas peças teatrais, musicais e ações sociais. Tendo em vista sempre a proteção à criança criou-se uma parceria entre o "Ser Criança" e o Instituto Sabin formando assim um conceito de saúde e educação social. Esse casamento entre as duas empresa era o que faltava para melhorar a vida de milhares de crianças através de suas ações comunitárias, levando tanto a orientação de saúde como a de informações básicas e muito importantes sobre abusos infantis. A turminha apresenta peças, musicais orientadores sempre com os temas, saúde, pedofilia, bullying, drogas, amizade, internet; Além de brincadeiras e fotos.

Conheça o site: www.sercrianca.org Campanha, projetos e parcerias.


**

36

Desenvolvimento

Ser Crianรงa


**

Desenvolvimento

As descobertas do bebê são fascinantes para quem acompanha o desenvolvimento, o primeiro passo, o primeiro sorriso, as primeiras palavras... Brincar estimula o raciocínio e fornecerá aos seu bebê estímulos para que ele desenvolva bem sua coordenação. Brincar com o bebê desde os primeiros dias ajuda para a percepção individual e das pessoas ao seu redor, participar das brincadeiras aproximam os pais das criança promovendo a interação familiar e fazendo seu filho se sentir mais amado e seguro. Lembre-se:  Quanto mais a criança ri menos ela chora!  Importante: Fique sempre ao lado da criança em cada brincadeira.  Se o bebêr começar a chorar tente uma brincadeira mais tranquila;  Não se esqueça de demonstrar alegria e intusiamos cada vez que o bebê realizar algo novo.

Brincadeiras e grandes descobertas

Ser Criança

37


**

Desenvolvimento Evite as brincadeiras agitadas antes de dormir para que o bebê não tenha dificuldade de pegar no sono.

De 01 a 03 meses:  Movimentar objetos ou as mãos de leve;  Ajudar o bebê à pegar o pé;  Colocar objetos macios e coloridos a cerca        

de 20 cm da criança; Balançar um chocalho; Estimule a criança a mexer braços e pernas; Deitar o bebê de bruço e espalhar diversos brinquedos coloridos; Cante e converse muito com o bebê; Pendurar no berço briquedos e objetos para que o bebê possa pegar; Colocar a criança de barriga para baixo; Produzir sons; Ensinar a criança a mexer braços e pernas; Foto: Jordana Sathler

Foto: Marin Imagem: Freedigitalphoto

De 04 a 06 meses:  Estimule o bebêa rolar;  Esconder o rosto na famosa bricadeira de      

Foto: koratmember Imagem: Freedigitalphoto

36

Ser Criança

  

"cadê a mamãe? Achou!"; Dê mordedores ao bebê; Deixe caixas de cubos coloridas para o bebê brincar; Estimule a criança a bater palmas; Segurar o bebê e brincar de pula-pula; Bolinha de sabão; Brinque com seus dedos figindo ser formiguinhas na barriga do bebê; Faça caras e bocas, conversado e cantando; Estimular o bebê a pegar os brinquedos; Mostre a paisagem;


**

Desenvolvimento Algumas brincadeiras podem não ter efeito que se espera da primeira vez, mas continue a brincar, com o passar do tempo o bebê responderá. Respeite cada fase do bebê e boa diversão!!!

De 07 a 09 meses:  Deixe o bebê brincar com algum briquedo e   Foto: Jordana Sathler

    

Foto: Africa Imagem: Freedigitalphoto

peça para que ele entregue a alguém; Segurar dois brinquedos diferentes; Esine-o a bater em diferentes obejtos para emitir sons; Deixe o pequeno comer com amão alguns alimentos; Incentive-o a se arrastar colocado briquedos longe; Deixe o bebê no chão para se arrastar e engatinhar; Jogue uma bolinha; Dê ao bebê brinquedos com texturas diferentes Brinque de fantoches.

De 10 a 12 meses:  Deixe a criaça engatinhar;  Pergunte por pessoas ou objetos para que        

ele mesmo aponte; Entregue um carrinho grande para que ele arraste; Deixe brinquedos na banheira na hora do banho; Ajude-o a caminhar; Bricar com água; Brinque de imitar; Mostre livros coloridos e conte as histórias; Dê brinquedos para empilhar; Ensine-o a dar tchau;

Foto: Africa Imagem: Freedigitalphoto

Ser Criança

47


A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra n atureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.


Imagem: stockvault.net Foto: Homero chapa


** Oficina de idéias

Reciclagem Essa arte é uma graça! Aprenda a fazer um coelho com caixa de ovo, ensine a importância da reciclagem e ainda ganhe minutos preciosos com os pequenos. Você vai precisar de:      

caixa de ovo tinta branca pincel algodão (fazer nariz) canetinha preta pedaços de papel branco (orelhas e pés) e colorido (parte de dentro da orelha

Ser Criança

43


**

Oficina de idéias

Modo de fazer:

01

03

44 Ser

Criança

02


** Oficina de idéias

05

06 Modelo: Henrique Design: Josie Fotos: Josie

07 1º Para iniciar peça para a mamãe cortar a caixa de ovos; 2º A parte cortada vai virar o coelho, pinte-a e deixe secando; 3º Corte as orelhas (Parte de fora e parte de dentro), pés e faça o nariz usando algodão; 4º Cole a a parte de dentro da orelhinha; 5 º Pinte os detalhes dos pés; 6º Cole nariz, pés e orelhas; 7º Desenhe com canetinha os olhos e bigode; Está pronto o seu coelho. Feliz Páscoa!!! Ser Criança

45


**

Easter Bunny What do you bring to me?

46

Ser Crianรงa


Ser Crianรงa

47


**

46

Ser Crianรงa


**

Ser Crianรงa

49


**

50 Ser

Crianรงa


**

Ser Crianรงa

51


**

Criança na cozinha

Receita

Bolo de Cenoura Modo de fazer

Ingredientes MASSA:  3 cenouras médias em pedaços  3 ovos inteiros  1/2 copo (tipo americao) de leite  1 copo (tipo americano) de óleo  3 xícaras de açúcar  3 xícaras de farinha de trigo  1 colher (sopa) de fermento em pó COBERTURA:  5 colheres (sopa) de açúcar  3 colheres (sopa) de chocolate em pó  2 colheres (sopa) de leite  2 colheres (sopa) de manteiga

MASSA:  Coloque no copo do liquidificador o leite, o óleo, os

  

ovos e as cenouras (Já picadinhas). Bata até virar um creme homogêneo. Despeje a mistura em uma vasilha e acrescente o açúcar ( peneirado), mexa com uma colher para incorporar bem. Logo em seguida, acrescente a farinha de trigo (peneirada), mexendo bem com uma colher - PAra essa receita não precisa usar batedeira. Enfim, coloque o fermento Unte uma forma e despeje a massa. O forno já deve estar bem aquecido (180º), deixe o bolo por aproximadamente 30 minutos (Observe até que esteja dourado e desgrudado da forma).

COBERTURA: Coloque em uma panela todos os ingredientes, mexa bem até levantar fervura.  Tire do fogo e espalhe sobre o bolo ainda quente, a cobertura vira casquinha quando esfria. 

Chame a criançada e bom apetite!!!

52 Ser

Criança


**

Data especial

Papel de cor e diferent

Mรกscara de coelho feito de papel ou Eva

Prenda com uma faixa


**

Data especial

Site: Desenhoparacolorir9


**

Data especial

Site: Desenhoparacolorir9


**

Data especial

Site: Desenhoparacolorir9


www.sercrianca.org

Ser Criança março 2013  

O "Ser Criança" é uma organização independente que busca orientar de forma divertida crianças, pais e educadores. Curta nossa página: facebo...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you