Page 1

testetetstt

Ano XII, nº 95, Outubro/Novembro/Dezembro - 2011

Editorial Enfim chegou o momento em que o ICMC completa seus 40 anos. Para celebrar, esta edição contaremos um pouco da história e do desenvolvimento do Instituto através de números, ilustrando a excelência acadêmica e a competência científica da Unidade. Isso também refletiu no crescente volume de premiações, tanto do corpo docente como discente.

Indicadores revelam crescimento expressivo do ICMC Em 2011, o ICMC completa 40 anos, com Premiações recebidas por alunos um desenvolvimento expressivo desde e docentes do ICMC demonstram sua criação. Seu rápido crescimento o potencial do Instituto ocorreu devido a uma série de fatores, dentre eles o aumento da demanda pelo setor de computação, que faz do Brasil referência internacional. Recentemente o ICMC recebeu inúmeras premiações e menções O Instituto cresceu em todos os honrosas por artigos publicados indicadores, como: área construída, por docentes e alunos do Instituto. corpo docente, discente e técnicoadministrativo, produção científica, Fruto de um trabalho realizado por número de cursos e alunos matriculados. anos, o Instituto é atualmente um dos maiores do país e tornou-se referência O crescimento do ICMC é fruto de em âmbito nacional e internacional. um trabalho bem elaborado e de um planejamento de longo prazo que alia a tradição em matemática com o crescimento da demanda de computação no país e com o potencial do Instituto em revelar talentos e produzir pesquisa de ponta.

A equipe do ICMCotidi@ano parabeniza a todos pelos excelentes resultados obtidos.

Além dos prêmios, estamos passando por um período repleto de eventos acadêmicos, científicos e administrativos. Estes encontros são de suma importância para o planejamento do Instituto, de olho em 2021, quando o ICMC completará 50 anos. Não deixe de conferir uma síntese da palestra do Prof. Ladeira, que contou diversas histórias e curiosidades dos primórdios do ICMC. Boa leitura ! Ve ja também :

Comemorações 40 anos ICMC Premiações Eventos realizados Palestra com Prof. Ladeira Dicas da STI


02

Eventos realizados-------------------------------------------------------------------------------------pág 03 Premiações----------------------------------------------------------------------------------------pág 04 e 05 Especial Indicadores de crescimento do ICMC----------------------------------págs 06, 07, 08, 09 Palestra do Professor Ladeira-----------------------------------------------------------------------pág 10 Humor-----------------------------------------------------------------------------------------------------pág 10 Por onde anda? ----------------------------------------------------------------------------------------pág 11 Quem sou eu?-------------------------------------------------------------------------------------------pág 11 Dicas da STI----------------------------------------------------------------------------------------------pág 12 Ingressantes--------------------------------------------------------------------------------------------- pág 13 Aniversariantes ----------------------------------------------------------------------------------------pág 14

Equipe Diretor: Prof. Dr. José Carlos Maldonado Vice-diretor: Prof. Dr. Alexandre Nolasco de Carvalho

Acontece 1, 2 e 3 de dezembro de 2011 - Evento Central dos 40 anos do ICMC

1 e 2 de dezembro - Workshop Teses e Dissertações

2 e 3 de dezembro - Workshop de Egressos da Pós-Graduação

2 de dezembro - Mesa redonda Pioneiros do ICMC

Equipe Responsável: 2 de dezembro - Palestra com o Secretário do SEPIN (Secretaria Anderson Alexandre Davi Marques Pastrelo de Política de Informática) - MCTI (Ministério da Ciência Tecnologia e Giovano de Oliveira Cardozo Inovação), Virgilio Augusto Fernandes Almeida Gislene Fracolla Glauciema Brehmer Machado 3 de dezembro - Encontro de Egressos da Graduação Livia Rodrigues Maria Fernanda Marreta Programa de Verão da Matemática (2 de janeiro a 17 de fevereiro) Neylor de Lima Fabiano Rosana Vieira Renata Cristina Bertoldi Programa de Verão da Estatítica (2 de janeiro a 17 de fevereiro) Silvio Pomin Supervisão: Comissão de Comunicação e Divulgação

Summer Meeting on Differential Equations (6 a 8 de fevereiro) Recepção dos calouros 2012

Nessa Edição

Índice


03

Eventos realizados Inauguração do auditório e do prédio do Bloco 3 Dia 23 de agosto, o ICMC inaugurou o auditório do Bloco 6 e a Ala 2 do Bloco ICMC-3. O evento contou com a presença do Reitor da USP, Prof. Dr. João Grandino Rodas. A inauguração marcou também a abertura das comemorações dos 40 anos, que traz atrações referentes ao aniversário do Instituto, como fotos e vídeos.

Aula Magna 2011

USP, as Unidades do Campus São Carlos realizaram em conjunto nos dias 6 e 7 de outubro eventos com o tema Pós-Graduação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: uma combinação que faz sucesso. Como parte dessas comemorações foi realizado no ICMC uma mostra de Ciência e Tecnologia.

Palestra sobre os 40 anos Foi realizada no dia 25 de agosto a palestra A Matemática e a Matemática Aplicada nos 40 Anos do ICMC, com o Prof. Dr. Luiz Augusto da Costa Ladeira. A palestra aconteceu no auditório do Bloco ICMC-6 e fez parte das comemorações dos 40 anos do Instituto.

Congresso SSC

O ICMC teve em 24 de agosto, a Aula Magna Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. A aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da FAPESP. O professor deu uma visão da evolução do conhecimento, abordando a questão de ideias e inovação e o decorrente impacto social, organizacional e econômico nas relações humanas e das sociedades.

Cem mil títulos da USP

Para comemorar os 100 mil títulos de Pós-Graduação conquistados pela

O Departamento de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC realizou durante os dias 5 e 6 de setembro o V Congresso do SSC. O evento foi realizado em Águas de São Pedro e contou com a presença de 31 servidores, entre docentes e técnicoadministrativos do Departamento.

Congresso SCC No dia 5 de setembro, os professores do Departamento de Ciências de Computação (SCC) do ICMC, realizaram um workshop para discutir a situação atual do Departamento, bem como as políticas e metas para o futuro. O evento ocorreu no Hotel Anacã e participaram 26 pessoas da atividade.

O público-alvo foi formado por alunos da USP e de outras universidades da região, contando com a participação direta de pelo menos 600 estudantes.

16ª Semana de Arte e Cultura O ICMC participou das atividades da 16ª Semana de Arte e Cultura, que aconteceu de 19 a 24 de setembro. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. A 16ª Semana de Arte e Cultura é mais do que uma maneira de difusão das artes no contexto social, ela proporciona interação entre a comunidade e a universidade, visando a troca de conhecimento por meio de atividades culturais.

Semana Solidária Entre os dias 17 e 23 de novembro, o ICMC realizou a Semana Solidária. O evento fez parte das comemorações de aniversário de 40 anos do Instituto. As atividades oferecidas foram: - Curso de Informática Básica para a Terceira Idade - Palestra Nutrição para o cérebro e modulação do estresse - Workshop de plantas medicinais - Oficina de artesanato Ponto de Carinho - Poupatempo no ICMC - Campanha de Doação de Sangue

SIPAT

As Unidades do Campus USP de São Carlos, dentre elas o ICMC, promoveram entre os dias 17 e 21 de outubro a XXIV SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes 14ª Semana da Computação do Trabalho). O evento contou com O ICMC realizou de 19 a 23 de palestras sobre saúde e qualidade de setembro de 2011 a 14ª Semana vida. da Computação (SemComp 14). O Enama evento anual teve como objetivo passar conhecimentos, informações O V ENAMA - Encontro Nacional de e visões aos participantes das áreas Análise Matemática e Aplicações aconteceu de 09 a 11 de novembro abrangidas pela profissão. de 2011 no ICMC.


O projeto internacional, desenvolvido através de parceria entre indústria, academia e governo, desenvolve, testa e avalia Softwares Livres. Por Davi Marques Pastrelo – Assessoria de Comunicação do ICMC Rafael Messias: “A comunidade de desenvolvimento de SL no Brasil é muito forte”

04

Premiações do ICMC Por: Rodrigo Peronti e Davi Marques Pastrelo

Aluno da USP São Carlos tem trabalho premiado na França

Lopes Siqueira (IFSP/UFSCar), Valéria Dois alunos de mestrado do ICMC, da Cesário Times (UFPE), Lucidio Formiga USP em São Carlos, conquistaram no Cabral (UFPB) e Ricardo Rodrigues CodeFest 2011 o primeiro lugar na Ciferri (UFSCar). categoria Colaboração. Adriano Rivolli da Silva e João Paulo Orlando foram premiados pelo projeto Escolaborativa (Escola Colaborativa) que incorpora e integra mapas mentais e redes sociais. O CodeFest é um evento de Programação para alunos de nível superior, que ocorreu em Campinas nos dias 14, 15 e 16 de outubro.

Guilherme Mazanti, aluno do curso de Engenharia Elétrica da EESC, recebeu um dos seis grandes prêmios de estágio concedidos pela École Polytechnique, na França. Para o aluno, em grande parte, esta conquista se deve ao projeto de Iniciação Científica que desenvolve sob a orientação do Prof. Dr. Hildebrando Munhoz Rodrigues, docente ICMC. O estágio do estudante foi realizado no CMAP - Centre des Mathématiques Appliquées (Centro de Matemática Aplicada), um dos laboratórios da École Polytechnique. Este foi o primeiro trabalho de pesquisa em matemática que Guilherme desenvolveu. Ele acredita que o sucesso esteja ligado ao contato com os professores do ICMC.

Mestrandos conquistam prêmio do CodeFest 2011

Artigo de pesquisadora do ICMC é premiado em evento

Docente tem artigo premiado no ENIA 2011 O artigo Um algorítimo de introdução de árvore de decisão baseado em agrupamento, de autoria do Prof. André Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, docente do ICMC, ficou classificado entre os 3 melhores trabalhos do Encontro Nacional de Inteligência Artificial de 2011 (ENIA) da Sociedade Brasileira de Computação. O trabalho tem também como autores Rodrigo Barros (USP), Márcio Basgalupp (Unifesp) e Marcos Quiles (Unifesp).

Pesquisadores se destacam no WebMedia 2011

O artigo A Novel Method for Selecting and Materializing Views based on OLAP Signatures and GRASP recebeu o prêmio José Mauro de Castilho de melhor artigo no XXVI Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), na trilha de pesquisa para Full Papers. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), aconteceu de 3 a 6 de outubro de 2011, em Florianópolis-SC. O trabalho é de autoria da Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri, docente do ICMC. Os demais autores são Andresson da Silva Firmino (UFPE), Rodrigo Costa Mateus (UFPE), Thiago Luís

A 17ª edição do WebMedia aconteceu entre os dias 3 a 6 de outubro, em Florianópolis-SC, e premiou como o melhor trabalho no Workshop de Ferramentas e Aplicações a Ferramenta web para visualização e composição de regras SWRL, desenvolvida pelo Prof. Dr. Dilvan Moreira, docente do ICMC, com a participação dos alunos de pósgraduação Adriano Rivolli da Silva, João Paulo Orlando e Kleberson Serique. Além desta conquista, o artigo A Technique for Human-readable Representation and Evaluation of Media-based Social Interactions in Social Networks, da Profa. Dra. Maria da Graça Pimentel, também docente do ICMC, e do aluno de pós-graduação Alan Keller Gomes, recebeu menção honrosa na categoria Artigo Completo.


05 Menção honrosa em evento A Profa. Dra. Maria das Graças pelo Prof. Dr. Eduardo Marques, Volpe Nunes, docente do ICMC, e Optimization Input Output internacional

recebeu uma homenagem durante o 8º Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana (STIL 2011), pelo reconhecimento de sua carreira, contribuições e dedicação à área de Processamento de Língua A publicação é de autoria dos Natural. O artigo intitulado Local Affine Multidimensional Projection recebeu menção honrosa na 17ª edição conferência IEEE Information Visualization, de 23 a 28 de outubro, em Providence, EUA.

professores Fernando Paulovich, José Alberto Cuminato e Luis Gustavo Nonato, e dos alunos de doutorado Danilo Coimbra e Paulo Joia Filho, pesquisadores do ICMC.

Artigo premiado em evento latino-americano

O artigo Análise da Performance de Descritores de Cor utilizando Imagens em Várias Resoluções ficou classificado em terceiro lugar na seleção dos melhores trabalhos no Workshop of Undergraduate Work do SIBGRAPI 2011.

O trabalho Interação de Idosos com Celulares: Flexibilidade para Atender a Diversidade recebeu o prêmio de melhor artigo no X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais & V Conferência Latinoamericano de Interação HumanoComputador (IHC+CLIHC 2011). Este é o mais relevante evento latino-americano na área.

O trabalho foi desenvolvido no ICMC pelas bolsistas de iniciação científica Camila Tatiana Picon e Isadora Rossi, sob orientação do Prof. Dr. Moacir Ponti Jr.

O trabalho é de autoria de Vinicius Pereira Gonçalves, Jó Ueyama e Vânia Neris (Unicamp). Gonçalves desenvolve seu mestrado no ICMC sob a orientação do prof. Ueyama.

Professora do ICMC é homenageada em evento

Duas teses do ICMC recebem menção honrosa em concurso

Pesquisadores tem artigo premiado em evento

Operations Aiming at Reduce Execution Time of Distributed Applications which Handle Large Amount of Data, de Renato Ishii, orientado pelo Prof. Dr. Rodrigo Mello, foram desenvolvidas dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC, e receberam menção honrosa. O WSCAD-CTD ocorreu de 26 a 29 de outubro, em Vitória-ES, como parte do XII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho.

Livros concorrem ao 53º Prêmio Jabuti O Prêmio Jabuti 2011 de literatura contou com 3 obras de docentes do ICMC nas finais. Linguagens Formais e Autômatos, do Prof. Dr. João Luis Garcia Rosa, e A carreira de pesquisador em engenharia de software: princípios, conceitos e direções, de autoria do Prof. Dr. Paulo Cesar Masiero, concorrem na categoria Tecnologia e Informática. Já o livro Constituição do saber matemático: reflexões filosóficas e históricas da Profa. Dra. Renata Cristina Geromel Meneghetti está entre os classificados na categoria Ciências Exatas.

Pesquisadores do ICMC, obtiveram grande destaque no Concurso de Teses e Dissertações em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho O Prêmio Jabuti existe desde 1959 (WSCAD-CTD 2011). e é reconhecido como o mais As teses de doutorado LALP: importante prêmio literário do uma linguagem para exploração Brasil. Neste ano, o evento reuniu do paralelismo de loops em 29 categorias. computação reconfigurável, de Ricardo Menotti, orientado


06

ICMC tem indicadores de crescimento expressivo Crescimento do Instituto devese à boa administração, a tradição em matemática e ao aumento da demanda na área de computação. Pesquisa, publicações, números de alunos e títulos outorgados, são destaques no crescimento do ICMC

Evolução do quadro de pessoal

Por: Davi Marques Pastrelo

Em 2011, o ICMC completa 40 anos, com um desenvolvimento expressivo em sua existência. Seu rápido crescimento ocorreu devido a uma série de fatores, dentre eles o aumento da demanda pelo setor de computação, que faz do Brasil referência internacional.

Área construída do ICMC

Para se ter uma ideia da rápida evolução do Instituto, até o ano de 2001, o ICMC era a menor unidade do campus USP de São Carlos. Em 2011 já é a segunda maior, atrás somente da EESC. O orçamento do instituto cresceu mais de 600% em apenas 10 anos, enquanto o número de bolsas concedidas entre graduação e pós-graduação aumentou mais de 60% no mesmo período. O Instituto cresceu tanto em número de servidores docentes, como de Recursos Humanos. Na primeira década haviam 12 docentes e 6 técnico-administrativos. Nos anos 80 houve um crescimento de quase 400%. Em 1991 eram 70 docentes e 58 técnicos. Em 2001 eram 78 docentes e 63 funcionários, finalmente em 2011 o Instituto possui 149 docentes e 111 servidores técnico-administrativos, uma relação de 0,74 funcionário por docente, uma das menores proporções da USP, tornando o Instituto um dos mais enxutos e eficientes.

Graduação Em 1971, o então ICMSC (Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos) herdou em seu único curso, três alunos da EESC. O crescimento foi expressivo nos anos 90, quando foram abertos quatro novos cursos de graduação, totalizando seis. Na década de 2000, o ICMC teve mais de 450 alunos de graduação matriculados. Atualmente o Instituto conta com oito cursos de graduação e aproximadamente 1200 alunos matriculados e ministra disciplinas de serviço para alunos de todas as Unidades do campus.

Outro fator que demonstra o Pós-Graduação crescimento do ICMC é sua área O número de alunos matriculados construída, que quase triplicou entre nos cursos de Pós-Graduação os anos de 1991 a 2011. oferecidos pelo ICMC também teve um crescimento vertiginoso.

Em 1971 eram 19 alunos, em 1981, o crescimento foi de 120% e para os anos 90, o crescimento foi de mais de 150%. Em 2001, o instituto contava com 201 alunos matriculados na pós-graduação, e em 2011 o crescimento foi de 115% em relação à década anterior. A Profa. Dra. Agma Traina, Presidente da CPG (Comissão de Pós-graduação) explica que o corpo de orientadores da pós-graduação do ICMC conta com pesquisadores do mais alto nível que visam motivar e guiar os alunos no desenvolvimento de pesquisas de qualidade, muitas vezes propiciando estágios no exterior e também projetos de dupla titulação.

Alunos matriculados graduação


RH devem ser sempre intensificadas, inclusive no trato da questão de responsabilidades e direitos. Muitas pessoas se esquecem desse ponto”, completa Maldonado. Resultados do projeto:

A Pós-Graduação do ICMC sempre de mestrado e doutorado tiveram teve um bom conceito na avaliação nota 5, em 2011 por sua vez ambos os da CAPES. O conceito de avaliação cursos de Matemática e Computação da CAPES, avalia os cursos num tiveram nota 6, o que significa alto critério de 1 a 7. Em 2001 os cursos nível de inserção internacional. Alunos de Pós-Graduação

Produção Científica O volume de produção científica também aumentou substancialmente. O Instituto registra uma média de 150% por década. Entre os anos de 1971 a 1980, o ICMC publicou 21 artigos. Na década seguinte, o crescimento foi de mais de 600%. Entre os anos de 1991 a 2000, houve um novo crescimento de mais de 300%, chegando a 476 artigos publicados. Entre 2001 a 2011, o ICMC novamente teve mais um crescimento de mais de 300% na publicação de seus artigos, chegando a 1.599. No quesito artigos publicados em eventos, na primeira década o ICMC publicou 21. Na década seguinte houve um crescimento de mais de 1.000%. Entre 1991 a 2000, o crescimento foi de mais de 500% e finalmente, na década entre 2001 a 2011, houve o crescimento de 268%. Dentre os capítulos de livros, entre os anos de 1991 a 2000 foram publicados 36 capítulos. Na década

07 O crescimento da produção científica do Instituto tem sido registrado não somente no Brasil, mas também no exterior. Do ano de 2001 para o de 2011 houve um crescimento de 63% no volume total da produção científica. O salto de quase 400% de publicações no exterior deve-se principalmente ao grande número de parcerias com universidades estrangeiras firmadas com o ICMC.

Sobre a produção científica do Instituto, a Profa. Dra. Roseli Aparecida Francelin Romero, presidente da CPq (Comissão de Pesquisa) destaca: “O ICMC tem publicado anualmente uma média de 100 artigos em periódicos internacionais de bom nível e 200 artigos em conferências nacionais e internacionais de qualidade reconhecida. Praticamente a metade de nosso corpo de orientadores é seguinte este número chegou a bolsista de produtividade em pesquisa. 195 capítulos, o que representa Dessa forma, o ICMC oferece um um crescimento de mais de 550%. ambiente favorável e estimulante para o desenvolvimento de pesquisas.” O Instituto também registrou um Fonte: Sistema Tycho grande crescimento no número de livros publicados. Na década de 90 foram publicados 29 livros. Este número cresceu cerca de 350% na última década, quando o ICMC Produção científica publicou 99 livros entre 2001 a 2011.

Orçamento do Instituto


08 e 22.725 online, sendo grande parte também disponível online, mais de 40 mil livros, 2,7 mil teses e dissertações, bibliografias, relatórios técnicos, anais de eventos, CD-ROMs e DVDs e 6 mil produções científicas cadastradas. Em 18 de fevereiro de 2010 houve a implantação da nova versão do software Aleph 500, versão 18.1, com novas funcionalidades como reservas e renovações online.

Orçamento do Instituto Outro ponto em que o ICMC tem tido um crescimento importante é em relação a verba geral do orçamento. Em 2002, o Instituto teve um orçamento de R$ 519.221,00. Em 2006 a verba havia dobrado e a receita superou R$ 1 milhão. No final da década, em 2010, a verba do ICMC havia atingido o patamar de R$ 1,7 milhões e em 2011 ultrapassou a casa do R$ 2 milhões, chegando a R$ 2.714.825,00. *Neste valores não estão contabilizados os recursos das agências de fomento.

Desde 1º de fevereiro de 2011, docentes, alunos de pós-graduação e graduação, além de funcionários da USP podem realizar empréstimos em e de matemática, algumas com acesso qualquer Biblioteca utilizando apenas integral aos artigos, assim como aos o cartão USP. catálogos da USP (DEDALUS) e de outras universidades. Sobre a Biblioteca, a diretora, Gláucia Maria Cristiani diz: Faz parte do Sistema Integrado “Além do acervo e da infraestrutura de Bibliotecas da USP (SIBi) e do disponíveis, a integração do sistema Programa de Comutação Bibliográfica permite que os alunos e pesquisadores (COMUT), mantendo intercâmbio com utilizem os acervos e espaços de instituições congêneres nacionais e todas as bibliotecas da USP. Essa internacionais. integração se estende também para as demais coleções, em nível nacional Atualmente o acervo da Biblioteca é e internacional. Há o intercâmbio composto por 862 títulos de periódicos de informações e de materiais com em papel totalizando 93.588 fascículos bibliotecas do Brasil e do mundo.”

Biblioteca A Biblioteca Prof. Achille Bassi foi inaugurada oficialmente em 12 de setembro de 1974. Seu nome homenageia seu idealizador, primeiro professor titular do Departamento de Matemática do então ICMSC. Possuía inicialmente 2.360 livros e 246 títulos de periódicos, acervo este antes pertencente à Escola de Engenharia. Em agosto de 2007 mudou-se para as novas instalações, onde ocupa uma área de 3 mil m². Oferecendo amplo espaço físico, a Biblioteca disponibiliza aos usuários microcomputadores com possibilidade de acesso a bases de dados referenciais, publicações eletrônicas nas áreas de computação

Acervo da Biblioteca


O projeto internacional, desenvolvido através de parceria entre indústria, academia e governo, desenvolve, testa e avalia Softwares Livres. Por Davi Marques Pastrelo – Assessoria de Comunicação do ICMC Rafael Messias: “A comunidade de desenvolvimento de SL no Brasil é muito forte” Eventos O ICMC também apresentou um crescimento nos eventos. Os cursos de extensão tiveram um salto de 80% entre os anos de 2001 a 2010. Os eventos acadêmicos e científicos cresceram 310% no mesmo período. Palestras, seminários, tutoriais e conferências cresceram mais de 600 % na última década. São vários os motivos que levaram

ao crescimento do ICMC, dentre eles destacam-se: o bom planejamento do Instituto, o aumento na demanda por tecnologias de ponta e pesquisas na área de computação, a internacionalização dos grupos de pesquisa e as parcerias firmadas com outras instituições. Estes fatores aliados à competência e aplicação da Diretoria, corpo docente e discente junto ao corpo de funcionários técnico-administrativos fazem do ICMC referência no Brasil e no exterior.

Evolução dos eventos

ICMC 40 anos em fotos

09

O diretor do Instituto, Prof. Dr. José Carlos Maldonado, fala sobre o sucesso e reconhecimento do ICMC em âmbito nacional e internacional: “O ICMC é uma das unidades de ensino da Universidade de São Paulo e contribui significativamente para a formação de recursos humanos de alta qualidade no país. O Instituto é uma das maiores instituições de ensino em suas áreas de atuação, com reconhecimento nacional e internacional.“


O projeto internacional, desenvolvido através de parceria entre indústria, academia e governo, desenvolve, testa e avalia Softwares Livres.

Por Davi Marques Pastrelo – Assessoria de Comunicação do ICMC Rafael Messias: “A comunidade de desenvolvimento de SL no Brasil é muito forte”

10

Palestra do Prof. Luiz Augusto da Costa Ladeira

No dia 25 de agosto de 2011, o Prof. Ladeira ministrou uma palestra sobre a história do ICMC. O professor resgatou a história do Instituto através de fotografias e histórias de vida que contam a criação do então ICMSC a partir da EESC. Por: Davi Marques Pastrelo

Com bom humor e descontração, o Prof. Dr. Luiz Augusto da Costa Ladeira apresentou a palestra comemorativa sobre os 40 anos do ICMC. Durante o evento, o Prof. Ladeira contou de maneira divertida os fatos e personalidades relevantes na história do Instituto, personalidades que marcaram época, e os fatos que levaram o ICMC a se tornar uma instituição reconhecida internacionalmente. Ele chegou ao ICMC em 1973 como definiu, cheio de sonhos e dúvidas.

edifício construído em 1922, que abrigou a Escola de Engenharia. A primeira ata é datada de 1956 e estavam estavam presentes: Achille Bassi, Jorés Ceconni e Ubaldo Richard e os instrutores. A desvinculação da EESC no entanto Ele baseou sua palestra nos somente viria em 28 de dezembro de 1971. depoimentos dos professores que ajudaram a transformar o ICMC Dentre as principais lideranças do na reconhecida instituição atual início do Instituto estavam: Nelson que alia tradição e modernidade. Onuchic, Antônio Fernandes Izé, Gilberto O Prof Achille Bassi chegou ao Brasil Francisco Loibel e Odelar Leite Linhares. na década de 30. Ele foi por muito tempo chefe do Depto de Matemática e Ladeira lembrou que em 1973 havia uma insistia na formação de uma Biblioteca carência muito grande de doutores e de Matemática e foi o responsável os poucos que haviam não queriam vir pela criação do então ICMSC. para São Carlos. A solução foi investir na formação do aluno que era contratado na Tudo começou no prédio do atual condição de auxiliar de ensino (mestres). CDCC, antigo Colégio Dante Alighieri, Posteriormente este começava a

Humor

cursar o doutorado ou pós-doutorado. O lado humano e o bom convívio do Instituto também foi lembrado com as reuniões, festas e o futebol nos fins de semana em Água Vermelha. Os prédios e jardins bem cuidados foram observados pelo professor que considera o local onde está o ICMC o mais bonito da USP. Ele arrancou risadas da plateia ao dizer: “ O nosso cantinho é o mais bonito! Não dá dó de quem estuda em outro lugar?” Em suas palavras, o Prof. Ladeira ressalta que são muitos os motivos que levaram o ICMC a se tornar a Instituição reconhecida que é hoje. “A vocação para revelar talentos e a tradição em pesquisas aliados ao lado humano, é um dos fatores que fazem do Instituto um excelente local para o trabalho e estudos,” destacou.


11

Por onde Anda?

Enza Enrica Matteis “Meu nome é Enza Enrica Matteis, nasci em São Paulo, SP, e adoro essa cidade cosmopolita! Gosto de música, cinema, leitura e viagens. Acho que conhecer outras culturas é expandir o nosso universo e relacionamento humano. Sou bacharel em Letras: Português e Inglês (FFLCH) e Licenciada em Letras (FEUSP), graduada pela USP (turma de 1985). Lecionei em escolas públicas e particulares e em 1987, ingressei no Instituto de Física da USP, como secretária de departamento. Em 1989, fui convidada para secretariar a Diretoria da unidade. Em 1991, tive

Resposta na próxima edição

uma breve passagem pela Assistência Administrativa e fui designada assistente acadêmica de setembro de 1992 até 1994. Como analista técnico para assuntos administrativos, assumi o gerenciamento de um laboratório do IF no período de 1995 até agosto de 2001.

transferência para São Paulo e em abril de 2007, voltei a trabalhar no IF, chefiando a Seção de Convênios, aproveitando os conhecimentos adquiridos no ICMC. Após cinco meses, fui designada assistente de direção na área administrativa, função que exerço até o momento. Atualmente, dentre diversas atividades de interesse, ressalto o desenvolvimento dos projetos de gestão de resíduos e o projeto de saúde ocupacional com o grupo de Gestão de Pessoas da USP, além da participação para a definição de critérios que farão parte da avaliação dos servidores técnicos e administrativos na carreira que está sendo implantada para os funcionários da Universidade.

Em setembro de 2001, ingressei no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação em São Carlos, onde permaneci até março de 2007. Nessa ocasião, chefiei o Setor de Convênios, Bolsas e Auxílios na Assistência Financeira da unidade, trabalhando com a grande colega Tatiana Flores Ximenes, até fevereiro de 2006. Reorganizamos o setor, o qual passou a interagir estreitamente com as outras seções da área (compras, patrimônio e tesouraria), o que complementou os meus conhecimentos dentro da Parabenizo e homenageio essa importante unidade da USP, que universidade. completa os seus 40 anos, na qual Em meados de fevereiro, passei tive oportunidade de trabalhar, a secretariar o Departamento de convivendo e aprendendo com Matemática Aplicada e Estatística, docentes e funcionários, dos quais tenho muitas saudades, e que onde permaneci até março de 2007. passaram a ser grandes parceiros!” Por motivos pessoais, solicitei

Resposta da edição anterior: Erika Bistaffa - Diretoria


RH devem ser sempre intensificadas, inclusive no trato da questão de responsabilidades e direitos. Muitas pessoas se esquecem desse ponto”, completa Maldonado. Resultados do projeto:

Dicas da STI

Programa Antifurto dispositivos móveis.

para

Sempre achamos que coisas ruins só acontecem com os outros, até que chega nossa vez e temos de experimentar o sabor ruim do despreparo. Centenas de dispositivos móveis são extraviados, furtados ou roubados todos os dias e com eles se vão todas as informações pessoais e muitas horas de trabalho em documentos geralmente confidenciais. Mas a mesma tecnologia que torna os dispositivos pequenos e fáceis de extraviar, também pode ajudar a encontrá-los quando desaparecidos ou furtados. Um dos melhores softwares para isso é o Prey, um programa gratuito que roda em praticamente todas as plataformas e sistemas operacionais, e cuja função é ajudar a encontrar seu dispositivo desaparecido.

Uma vez instalado, o programa solicita que você crie uma conta no site www. preyproject.com, com seu nome e um e-mail válido, pois será enviada uma mensagem de confirmação. Depois disto, é só rodar o programa e finalizar a instalação, adicionando o dispositivo à sua conta criada. Você pode adicionar até 3 dispositivos gratuitamente, a partir daí você terá de comprar uma licença do Prey Pro, uma modalidade paga cujo valor varia de acordo com as suas necessidades.

12 com os acessos do dispositivo, além de poder limpar o cache de senhas, remover ou ocultar seus dados, enviar mensagens para o dispositivo ou simplesmente bloquear completamente o dispositivo com senha.

A maneira mais simples de usar o programa, no caso de um celular, é enviar uma mensagem de outro celular para seu aparelho com uma frase gatilho, que pode ser configurada pelo usuário.

Outra maneira de ativar o programa é acessando sua conta em preyproject. com, clicar no dispositivo e marcá-lo como desaparecido (missing) . A partir daí, na próxima vez que o dispositivo acessar a internet, ou mesmo passar ao alcance de uma rede sem fio aberA primeira coisa que você deve fazer é ta, começará a enviar relatórios para baixar o programa em www.preypro- a sua conta em preyproject.com. ject.com. Os relatórios são configuráveis, e poO prey roda em Mac, Windows, Linux, dem conter coordenadas GPS, fotos Android, e tem uma versão especial da câmera do dispositivo, imagens capturadas da tela do dispositivo, logs para Ubuntu.

Você pode também, no modo standalone, redirecionar os relatórios para seu e-mail e recebê-los os relatórios assim que eles sejam enviados e no caso de um celular por exemplo, o programa detecta a mudança do chip, lê os dados do novo cartão e os envia no relatório! Depois de alguns relatórios, você certamente saberá o suficiente sobre o “novo” usuário do seu dispositivo móvel, e enviar um relatório detalhado à polícia, incluindo a foto, movimentação do dispositivo, dados pessoais do “gatuno”, endereço atual com mapa do Google maps, seus acessos em redes de relacionamento, e-mails, tudo de forma a identificar sem erros o receptador de seu equipamento e não dar a ele nenhuma chance de se esquivar. Este programa é um passo a frente na segurança de dispositivos móveis, sem nenhuma complicação, nos dando uma chance de recuperar o dispositivo perdido, ou recuperar ao menos um pouco do sentimento de que algo ainda pode ser feito. Fonte: panel.preyproject.com


O projeto internacional, desenvolvido através de parceria entre indústria, academia e governo, desenvolve, testa e avalia Softwares Livres.

Por Davi Marques Pastrelo – Assessoria de Comunicação do ICMC Rafael Messias: “A comunidade de desenvolvimento de SL no Brasil é muito forte”

Ingressantes: Ana Carolina Murata

Apelido: Carol Cidade natal: São Paulo Formação: Pós-Graduada em iniciar graduações... Função no ICMC: Técnico para Assuntos Administrativos - SVPG Trabalho anterior: Biblioteca da EESC Uma qualidade que admira: Gentileza Um defeito seu: Querer que as pessoas pensem como eu Hobby: Colecionar livros O que o irrita: Alguém irritado! Viagem dos sonhos: Fernando de Noronha Um lugar inesquecível: Sítio da minha avó Uma mania: Fazer tudo ao mesmo tempo agora... Uma personalidade: Mayana Zatz Um desejo: Uma sociedade mais sincera, honesta e humilde. Uma citação: “Nada como uma emoção bem de verdade gritada!” – Nina Lemos

Farid Tari

Apelido: não tenho Cidade natal: El-Kseur, Argélia (castelo em árabe) Formação: Graduação na Universidade de Bab-Ezzoar, Argel, e doutorado na Universidade de Liverpool. Função no ICMC: Professor titular Trabalho anterior: “Reader”, Universidade de Durham, Inglaterra Uma qualidade que admira: saber escutar Um defeito seu: muitos! Hobby: leitura, cinema O que o irrita: eu Esporte ou clube preferido: correr. Uma viagem dos sonhos: Pantanal, Fernando de Noronha, Machu Picchu, Chile

Um lugar: Cataratas do Iguaçu! Como você se vê em cinco anos: sempre otimista Uma mania: não sei Uma personalidade: Nelson Mandela (por muitas razoes e por deixar o poder depois de um mandato) Um desejo: ver uma Medalha Fields sair do SMA Uma ideia de felicidade: céu azul e muitos amigos Uma citação: “Let everyone know, I lived a very happy life ” (última frase do livro “The museum of Innocence” de Orhan Pamuk).

Fernanda Clara Munhoz Rodrigues

Apelido: FER Cidade natal: São Carlos Formação: Administração Função no ICMC: Secretária Trabalho anterior: Auxiliar administrativo – Pref. Municipal de São Carlos - SMEL Uma qualidade que admira: Empatia Um defeito seu: Impaciente Hobby: Assistir filmes e papear com amigos O que o irrita: Mentira Esporte ou clube preferido: Vôlei Uma viagem dos sonhos: Walt Disney Um lugar inesquecível: Bahia Como você se vê em cinco anos: Realizada profissionalmente, com esposo e filhos. Uma mania: Meus sapatos Uma personalidade: Jesus Cristo Um desejo: Compartilhar com familiares e amigos vida eterna no céu. Uma ideia de felicidade: Família feliz e unida! Uma citação: Tudo posso naquele que me fortalece!FILIPENSES 4:13 Marcela Machado Maia

Apelido: Má Cidade natal: Taboão da Serra

13

Formação: Agrônoma Função no ICMC: Técnico para Assuntos Administrativos Trabalho anterior: Trainee Comercial Uma qualidade que admira: Comunicativa Um defeito seu: Impaciente Hobby: Cozinhar O que o irrita: Diminuir alguém (humilhar) Esporte ou clube preferido: Adoro basquete e torço pelo Corinthians Uma viagem dos sonhos: Que quero fazer, Costa do Sauipe-BA Um lugar inesquecível: Natal-RN Como você se vê em cinco anos: Uma esposa realizada, filha presente, mãe preocupada, acho que uma mulher feliz. Uma mania: mascar chicletes Uma personalidade: Meus pais Um desejo: Já realizei meus maiores desejos pessoais, gostaria que meu marido conseguisse vir para São Carlos, ele é militar e aguarda transferência. Felicidade: Uma casa no campo Uma citação: “Melhor é serem dois do que um... Pois se caírem, um levantará o seu companheiro... Também, se dois dormirem juntos, eles se aquecerão.” Eclesiastes 4:9-11

Adriana Regina Geraldo de Oliveira

Apelido: Dri Cidade natal: São Carlos - SP Formação: Técnica em Contabilidade /Administração (não concluída) Função no ICMC: Técnica para Assuntos Administrativos Trabalho anterior: ETEC Paulino Botelho Uma qualidade que admira: Perseverança Um defeito seu: Confiar demais Hobby: Cantar O que o irrita: Falta de educação Esporte ou clube preferido: Caminhada Uma viagem dos sonhos: Itália Um lugar inesquecível: Riviera de San Lourenço Como você se vê em cinco anos: Melhor aperfeiçoamento profissional, independência financeira. Uma mania: Não tenho Uma personalidade: Dalai Lama Um desejo: Diante dos problemas conseguir manter a paz Uma ideia de felicidade: Família Uma citação: “A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância”. Dalai Lama


Setembro

01 02 06 08 09

Diego J. T. Ferreira (SVCONBA-55 ) Francisco José Monaco (SSC) Eugenio Tommaso Massa (SMA) Daniel Levcovitz (SMA) Edna Maura Zuffi (SMA) Seiji Isotani (SSC)

Aniversariantes 10 12 14 15 17

Irene Lucinda (SCATUSU-55) Roberto F. Barros (SVAPOPER-55 ) Rosaly Mara S. Garita (SMA) Bernardo Azôr (SCINFOR-55 ) Carlos Eduardo Favaro (SCINFOR-55 ) Ana Claudia Nabarro (SMA) Marilia Finazzi Marino (SVAPAC-55 )

19

Aline Z. Martinez (SVMATER-55) Denise De Mattos (SMA) Eduardo Fontoura Costa (SME) Artur José Ferro Sampaio (STI) Miriam Garcia Manoel (SMA) Luis Roberto Peletero (SVMATER-55) Beatriz H. S. C. Deiroz (SCTRINF-55 ) Tatiana F. X. Deriggi (SVCONBA-55 ) Sandra Maria Aluísio (SCC)

24

Paulo Cesar Masiero (SSC) Francisco Aparecido Rodrigues (SME) Irene Ignazia Onnis (SMA) Thiago Brum Zanoello (STI) Daniela Peruzzi (SME) Patrícia Viana Da Silva (SME) Wagner Vieira Leite Nunes (SMA) Adalberto P. Bergamasco (SMA) Hildebrando M. Rodrigues (SME) André C. P. L. F. Carvalho (SSC)

22

20 23

Jo Ueyama (SSC) Ma To Fu (SMA) Marina Andretta (SME) Edson Dos Santos Moreira (SSC)

Outubro 03 04 05 06 07 09

Amanda Kelly Durici (SVCONBA-55) Osmar A. Antonio (SVMATER-55 ) Juliana Souza Moraes (SCTRINF-55 ) Cássio Henrique Jorge (STI) Michel A. D. Pizzo (SVMATER-55) Leandro Fiorini Aurichi (SMA) Alexandre Nolasco De Carvalho (SMA) Gustavo Enrique De Almeida P. Alves Batista (SCC)

Novembro 01 02 07 08 09 10 11

Miguel Vinicius S. Frasson (SME) Regina C. V. Medeiros (SCATUSU-55 ) Luiz Carlos Dotta (STI) Cristiano Lancelotti (SVAPADM-55) Ricardo Sandes Ehlers (SME) Silvia Helena F. Rodrigues (SMA) Paulo Sergio Lopes De Souza (SCC) Esther Pacheco A. Prado (SMA) Adriano Arantes Paterlini (STI)

10

14 15 17 19 21

12 13 14 15 17 19 20 21

25 26 27 30 31

23 24 25 27 28 29

Flávia C. Macambyra (SVCONBA-55) Victor Hugo Jorge Pérez (SMA) Herivelto M. Borges Filho (SMA) Patricia Maganha Fantinato (STI) Raimundo N. A. Santos (SMA) João Luis G. Rosa (SCC) Zhao Liang (SCC)

Rudinei Goularte (SCC) Cristina Dutra A. Ciferri (SCC) Fernanda C.M. Rodrigues (ATAC-55 ) Valdemir Garcia Ferreira (SME) Dagoberto C. Junior (STI) José Carlos Maldonado (Diretoria) Maria Das Graças V. Nunes (SCC) Sarita Mazzini Bruschi (SSC) Janete Crema Simal (SMA) Leandro Franco De Souza (SME) Cleber Gonçalves Dos Santos (STI)

Dezembro 01 04 05 06 07

Simone Do Rocio S. Souza (SSC) Marinho G. De Andrade Filho (SME) Marcelo Garcia Manzato (SCC) Glaucia Blangis (SVPGRAD-55) Maria Carolina Monard (SCC)

08 09 16 17

Carlos Biasi (SMA) Roseli Aparecida F. Romero (SCC) Dilvan De Abreu Moreira (SCC) José Domingos C. C. Fº (SCGRAF-55) Cibele Maria Russo Noveli (SME) Luana Rufino Ferreira (ATAC-55)

Anderson Alexandre (Serviço de Tesouraria) 22 Moacir P. Ponti Junior (SCC) 30 Ana Oneide Sáles (SVGRAD-55) Caetano Traina Junior (SCC) 21

ICMCotidiano - edição 95  

Revista ICMCotidiano, outubro, novembro de dezembro de 2011 • ano 12 • número 95

Advertisement