JOÃO SOUSA RIBEIRO-O PAI DA PÁTRIA

Page 21

Senos da Fonseca

Ambos, Sousa Ribeiro e Sebastião José  —  a diferentes escalas  —  pensavam exactamente na urgência em modificar o país que tinham herdado:  —  um país indolente, com olhos cobiçosos, aguardando expectante a chegada dos quintos32 fulvos com que se alimentava o morgadio soberbo e preguiçoso. Era pois necessário, desde logo, promover e glorificar o trabalho nacional, já que o ouro que chegava do Brasil, mal descarregado das naus, saía imediatamente para mãos estrangeiras a fim de comprar tudo o que era necessário. Mas e até, o desnecessário e acessório. O luxo sumptuoso, prodigioso, viria a destruir fortunas, filho da corrupção dos costumes de inseparáveis ostentações que se apossou daqueles que procuravam, apenas, distinguir-se pela jactância. Uma grande parte, a enorme fatia, esvaía-se, pois, para mãos inglesas. À época se afirmava: a Inglaterra subministra a Portugal, além de vestidos alimentos, os materiais para edifícios, e todos os objectos de luxo, recambiando-lhe as suas matérias-primas depois de manufacturadas; nestes trabalhos se ocupam um milhão de ingleses. O país favorecido pelas riquezas do Império  —  fictícias, pois quanto maior era a sua existência, menor era o seu valor 33  —  vivia numa ideia enganadora. Cada vez mais dependente do exterior de tudo o que precisava, era certo que, tarde ou cedo, inevitavelmente, soçobraria. Perdida a supremacia no oriente, as riquezas da Índia deixaram de ter o significado dos séculos anteriores; só as riquezas vindas do Brasil pareciam, então e de novo, inesgotáveis. Mas a habilidade mercantil dos ingleses tendo por princípio o mais meticuloso egoísmo nacional e fazendo uso dos mais restritivos condicionalismos, fazia reverter

32  No século xviii contabiliza-se como mil toneladas, o ouro arrancado no Brasil. Deste ouro  —  que ia praticamente todo para Inglaterra  —  Portugal apenas ficava com a quinta parte dos quintos  —  calculados em 100 milhões de cruzados. (Bourdon, Albert-Alain, in História de Portugal). 33  Caso dos diamantes do Brasil, em que a sua extracção intensa fez descer o seu valor a preços ridículos.

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.