Issuu on Google+

Revista Interna SENAC Sorriso - Marรงo de 2014 l Ed. 04


Editorial

N

ada mais importante na vida do que a existência da mulher, desde a criação, Deus percebeu que algo faltava para completar a humanidade, então formou Eva, que hoje é representada de várias formas em nossa sociedade. Os estilos de vida foram mudando e você mulher conquistou seu espaço, lutando pelo direito de igualdade entre os sexos, lutando pela família, entre outros... E assim lutando, lutando, lutando, sua força se torna cada vez maior e o alvo sendo alcançado a cada conquista. Parabéns a todas as mulheres que são fortes, que não são apenas mulheres, mas que são: Mães, Guerreiras, Batalhadoras, Filhas, Avós, Empreendedoras, e até Presidente. Boa leitura a todas, especialmente a todas as Mulheres. !!!

Heverton Ivo Vieira da Silva

2

Interatividade SENAC


04 06 20 22 24 26 31 32 33

Rapidinhas e Novos Funcionários

EXPEDIENTE

Edição

Nossos Eventos

Heverton Ivo Viera da Silva Apoio Comiteê de Eventtos: Ana Paula dos Santos Moura Kálile Marcela

Setores

Responsável Técnica Olga Talita Furlan Mazzei Realização

Dicas de Língua Portuguesa e Direito

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial—Unidade Sorriso- MT Travessa Gêmeos Nº 1465 Fone: 66-3544-0908

Envie sua sugestão, crítica ou elogio:

Foco no Atendimento

Galeria

Mensagem de dia da Mulher

Aniversáriante do Mês

Novos Cursos

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

Missão: "Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.”

Visão: “Ser uma organização sustentável, rumo à excelência na Educação Profissional, no Estado de Mato Grosso, até 2020.”

Valores: Transparência; Comprometimento; Inovação Tecnológica; Excelência; Valorização de Pessoas; Responsabilidade socioambiental.

3


Rapidinhas Enquanto isso na Unidade...

Os Alunos do Menor Aprendiz tirando um tempinho da aula pra responder as questões sobre Hepatites...

Já os colaboradores.. Aproveitaram do espírito de CARNAVAL e decoraram a entrada principal do saguão... Ficou perfeito!!!

4

Interatividade SENAC


Sandra Schoneborn

Cristiane Coelho Barbosa

Eliane Melhado

Instrutora de Gestão

Instrutora de Beleza

Instrutora de Gestão

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

5


REGISTROS

ENTREGA DE CERTIFICADOS DO PROJOVEM TRABALHADOR By Heverton Ivo Estamos chegando ao fim de mais um desafio abraçado por toda a equipe SENAC, o trabalho realizado na qualificação de Jovens para o mercado de trabalho tem sido um sucesso. As primeiras turma que iniciaram o curso no ano passado já estão colhendo os frutos. Alguns iniciaram uma nova carreira, com a base que lhes ofertamos, outros fizeram deste curso um ponta pé inicial para ingressar no ensino superior, o que nos deixa mais orgulhosos ainda. Esse mês estamos passando por vários municípios para entregar os certificados de conclusão , acreditando que ainda é só o início para os nossos alunos. Confiram as fotos a alegria no rosto de cada um deles. 6

Interatividade SENAC


Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

7


8

Interatividade SENAC


EXPOSENAC 2014 By Heverton Ivo No dia 14/03/2014 o SENAC de Sorriso abriu as portas para o comunidade sorrisiense. Várias palestras foram realizadas, atendimento na área de beleza, oficinas de petiscos de Boteco, entre outros atrativos. Para participar o cliente trouxe uma caixinha de leite longa vida que será entregue a uma entidade do município. Na próxima edição iremos conferir as fotos dessa entrega; a princípio fiquem com os melhores momentos do evento. Nas imagens abaixo.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

9


REGISTROS

10

Interatividade SENAC


Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

11


ABERTURA DOS CURSOS PRONATEC EM SINOP By Monalisa

Cursos abertos em Sinop – MT- Pronatec – 2014 – SENAC Artesão Pintura em Tecido, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de faturamento, Auxiliar de Recursos Humanos, Assistente de cabeleireiro, Libras, Manicura e Pedicura Maquiador e Operador de Caixa Aula Inaugural na Antiga Câmara de Vereadores na cidade de Sinop –MT Com a presença dos alunos que vieram prestigiar o evento, juntamente com os colaboradores da Adestec, local onde estão sendo ministrados os cursos PRONATEC, a orientadora educacional e consultora de vendas dos cursos Monalisa Soraia Roese e Márcia Schrader, a presença da primeira dama e representante do SENAI de Sinop.

12

Interatividade SENAC


Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

13


DIA DA ÁGUA By Zulmira

Atividade no parque marca o dia mundial da água com Prof André Luiz O dia mundial da água, 22 de março, foi celebrado pelo CAT - Clube Amigos da Terra em Sorriso com uma reflexão. A nossa bióloga, Jussara Giaretta, realizou uma atividade educativa, com a turma do Curso de Auxiliar Administrativo do Senac. Realizou-se um passeio no parque ecológico do município observando como é importante manter o local limpo para que as chuvas não levem o lixo para o lago, nesta caso específico do parque. Também analisaram a qualidade da água, coletada em diferentes horários, em um córrego que tem nascente no centro da cidade e falaram bastante sobre o uso racional deste recurso natural que é tão imprescindível em nossas vidas. Medidas simples como desligar a torneira enquanto lava a louça, não demorar muito durante o banho, aproveitar a água do tanque ou da máquina para lavar as calçadas, enfim, são pequenas ações que já ajudam a preservar esse bem precioso. Se cada um fizer a sua parte, as gerações futuras não sofrerão com a falta de água no planeta!

14

Interatividade SENAC


Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

15


ATENDIMENTO NA PRAÇA (OAB) By Kalile

No dia 21 de março foi realizado na Praça da Juventude em sorriso o Projeto OAB/MT Cidadania, onde as alunas do curso de Técnico em Estética foram parceiras, realizando atendimentos de massagem relaxante facial, massagem modeladora facial e drenagem linfática facial, acompanhadas da Instrutora Oana Carine Ferronatto. Nosso muito obrigado as alunas que se dedicam tanto para ter uma formação diferenciada, colocando na prática tudo o que vão aprendendo em sala e nos nosso laboratórios.

16

Interatividade SENAC


Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

17


EVENTO DE CARNAVAL DA CIPA

By Kalile Marcela Dia 25/02/2014 às 9:00 horas a Instrutora Maria das Graças da Silva Albuquerque ministrou uma palestra sobre DST/AIDS e Hepatites com 2 turmas de Menor Aprendiz. Em seguida foi feito uma gincana com os alunos utilizando uma reavista com atividades. Dia 27/02/2014 às 19: horas foi realizado a atividade utilizando as revistas com as alunas das da turmas de Manicure e Pedicure - PSG.

18

Interatividade SENAC


Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

19


SETORES

SECRETARIA ESCOLAR By Vanda Pereira Durante os mais de vinte anos de trabalho em secretaria de escola aprendi que a secretaria é o coração da escola. O Setor é responsável pelos registros, arquivos, expedição de documentos, certificados, entre outros. A Secretária deve manter um trabalho eficiente, dinâmico e racional, capaz de fornecer no mínimo espaço de tempo qualquer informação ou documento solicitado. A secretaria escolar é o suporte fundamental para o bom andamento da unidade escolar.

20

Interatividade SENAC


Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

21


NOSSA LÍNGUA By Olga Talita Mazzei

Nem Tudo o Que Parece, é! Observem com atenção: “João lutou muito na vida e alfim conseguiu vencer”. Algumas pessoas, lendo o texto acima, por certo dirão que existe nele um erro absurdo: não é “alfim”, mas “ao fim”. Então o texto correto seria: “João lutou muito na vida e ao fim conseguiu vencer”. De fato, modernamente, a segunda construção é mais frequente, mas a primeira está igualmente correta e é abonada por ninguém menos que Camilo Castelo Branco. O escritor Fernando do Ó também a utilizou várias vezes no seu excelente romance Alguém chorou por mim, publicado pela editora da FEB. A palavra alfim tem duplo significado. Como advérbio, significa: ao fim, afinal, finalmente, ao cabo. Exemplo: “Sobreviveram com instâncias muito afetuosas, e alfim conseguiram removê-lo.” (Camilo Castelo Branco, A Enjeitada, p. 15.) Alfim pode exercer também a função de substantivo e como tal significa, no jogo de xadrez, a peça que representa o elefante, equivalente ao bispo na forma ocidental moderna do jogo.

Para as próximas edições você pode mandar suas sugestões para o email olga@mt.senac.br e dentro do possível resolveremos a sua dúvida. 22

Interatividade SENAC


DIREITO DO CONSUMIDOR Férias... todos têm direito a 30 dias? Completado o período aquisitivo, o empregado terá direito a 30 dias de férias, salvo se este empregado teve faltas injustificadas... por isso muita atenção: Faltas Injustificadas de 0 a 5 de 6 a 14 de 15 a 23 de 24 a 32 Mais de 32

Dias de Direito 30 dias 24 dias 18 dias 12 dias 00

Mas o que é período aquisitivo e período concessivo? Para o empregado ter direito às férias há necessidade de cumprir um período que é denominado “aquisitivo”, ou seja, o empregado adquirirá o direito de ter férias após trabalhar 12 (doze) meses na mesma empresa, é o que determina o art. 130 da CLT. Assim, é pressuposto para que alguém tenha direito a férias o preenchimento desse requisito. Então, cada 12 meses de vigência do contrato de trabalho o empregado adquire o direito ao gozo de férias, sem prejuízo da remuneração e valendo, para todos os efeitos, como tempo de serviço. Findo o período aquisitivo, inicia-se outro, também de 12 meses, dentro do qual o empregador deverá conceder as férias, conforme suas conveniências. Este é o período “concessivo”. O pagamento das férias deverá ser feito até dois dias antes do período de gozo, é o que determina o art. 145 da CLT. Porém, o art. 137 da CLT diz que se as férias forem concedidas após o período concessivo, ou seja, nos 12 meses subsequentes à aquisição do direito, deverão ser pagas em dobro. Assim, o empregado terá direito ao pagamento em dobro. Em resumo: o período aquisitivo é o lapso correspondente a 12 meses nos quais o empregado trabalha para adquirir férias. Período concessivo é o período de 12 meses subsequentes ao lapso aquisitivo em que o empregador deverá conceder as férias ao empregado. Fonte www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/24763/periodos-aquisitivo-e-concessivo

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

23


FOCO NO ATENDIMENTO

É PRECISO CONHECER O CLIENTE By Silvana e Márcia

Um desanimado vendedor de Coca-Cola volta de uma frustrada temporada em Israel. Seu amigo lhe pergunta: - Por que você não conseguiu ter sucesso com os israelenses? O vendedor lhe disse: - Quando eu fui designado para o Oriente Médio, eu estava confiante de que conseguiria vender muito bem nas áreas rurais. Mas havia um problema, eu não sei falar hebraico. Então, pensei em criar uma sequência de três cartazes para transmitir minha mensagem de vendas. Primeiro cartaz: - Um homem caído na areia do deserto, totalmente exausto, a ponto de desmaiar. Segundo cartaz: - O homem está bebendo Coca-Cola. Terceiro cartaz: - Nosso homem, agora completamente recuperado. Então, mandei afixar esses cartazes em todos os lugares. - Bem, me parece que isso deveria ter funcionado muito bem - disse-lhe o amigo. O vendedor respondeu: Eu só não sabia que os judeus leem da direita pra esquerda.

http://charges.uol.com.br/piadadodia.php?idpiada=1605 24

Interatividade SENAC


Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

25


Nova turma de Maquiador jĂĄ colocando a mĂŁo na massa. Sejam Bem vindas! 26

Interatividade SENAC


Dia Da Mulher Comemorado em Grande Estilo. As Alunas de Estéticas (Pronatec) e Manicure foram a campo atender as mulheres de Sorriso que estavam na feira da ACES de Ponta de Estoque. Parabéns pelo Sucesso! Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

27


28

Interatividade SENAC


Alunos do Projovem Arco Administrativo De Sorriso vão campo na companhia da inst. Claudinéia Kiedis. Parabéns instrutora Pela iniciativa.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

29


Encerramento da turma de Manicure... Com direito a bolinhos, salgados, refrigerante, e muita alegria. Sucesso meninas!!

30

Interatividade SENAC


Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

31


02/03 Willian Datsch

32

Interatividade SENAC


DE OLHO NAS OPORTUNIDADES

Serviรงo Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade de Sorriso-MT

33


Travessa Gêmeos Nº 1465 Jardim Aurora 78890-00 Sorriso –MT (Unidade) (66) 3544-0908

34

Interatividade SENAC


Interatividade senac 04