Conjunto Habitacional em Container: Uma alternativa ao convencional

Page 116

7.4 Conjunto habitacional em container Projeto final O projeto final do conjunto habitacional buscou atender grande parte da demanda por habitação encontrada na favela do Jardim Panorama. Com uma implantação não linear, conta com oito blocos de habitações, estas, que possuem os térreos, compostos por pequenos comércios ou serviços. A proposta de inserção dos edifícios buscou interferir o mínimo possível no terreno em questão, tendo em vista sempre a diminuição os custos. Maquete eletrônica - Volumetria

116

Os blocos de habitação encaixam-se no terreno e utilizam de suas curvas de nível como apoio e também como respiro, já que possibilitam a criação de vazios, que deixam o todo mais leve. Ainda sobre redução de custos, o projeto aproveita-se do desnível do terreno e também incorpora o mesmo em sua circulação vertical. Com o objetivo de que que a grande maioria das habitações fossem acessíveis, todos os blocos se interligam por passarelas e rampas que tem como ponto de partida a cota de nível referente a do andar em questão. Todavia, encontram-se dispostas pelo conjunto escadas que permitem um deslocamento mais rápido.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.