BIOS Zine. BIOS - SEgredos Projeto Anual 2012 e 2013. Serviço Educativo do Museu do Douro

Page 41

Programa enviado a 12 de julho de 2013

BIOS – Segredos Projeto Anual 2012 e 2013 As pequenas grandes coisas O QUE NÃO SE VÊ logo O QUE NÃO SE OUVE à primeira O QUE NÃO SE CHEIRA de imediato O QUE NÃO SE SABOREIA com a pressa O QUE NÃO SE TOCA porque se estranha O Serviço Educativo, em parceria com os agentes culturais e educativos, com professores, com crianças, com jovens e com mais adultos interessados no trabalho em comum, implementa o BIOS 2013. Interessa-nos, neste BIOS 2013, descobrir e multiplicar mais modos de percecionar os lugares onde vivemos, o que somos neles, o que podemos ser e sobretudo o que podemos mudar – e para mudar precisamos de conhecer mais e de mais modos. Em sussurro, em segredo ou bem alto. Para o BIOS – Segredos continua a aventura e desejo de – agir a pensar e pensar a agir – sobre as paisagens e as pessoas que as fazem – os seus habitantes. No processo desenvolvido no ano anterior (BIOS 2012 – Biografias e Identidades) detetamos de modo muito vincado e explícito, histórias que contam coisas, muitas das vezes, menos óbvias, mais escondidas, mais íntimas e pessoais. Interessa-nos as pessoas e as paisagens, os elementos que as compõe e que nos compõem sobretudo as suas singularidades. O que os torna únicos. O que nos torna únicos. Por isso e dando continuidade a este trabalho sobre modos de pesquisar sobre a vida humana e não humana – nestas paragens e nestas paisagens – o BIOS 2013 procura pesquisar e registar acontecimentos, situações, lugares, linguagens (secretas) da vida humana e não humana. Ocorre-nos, aqui, voltar à primeira infância e

relembrar que, ali o mundo dos segredos acontece todos os dias e qualquer segredo tem uma história, um episódio de vida sobre uma vida humana ou não humana que pode despoletar uma pesquisa mais profunda. Recorre-se ao exemplo da primeira infância por se considerar que é necessária a desmontagem ou mesmo o abandono de um formato mais rígido de entender uma BIOS como algo que só pode ser escrito sobre a vida de alguém. O BIOS – Segredos permite ao professor e educador, agente cultural ou social, educador social … desenvolver o projeto com o seu grupo de trabalho, adequando-o às suas especificidades e interpretações. O projeto conclui-se com a mostra pública da coleção de segredos construída ao longo do processo de pesquisa e mostrando assim o trabalho desenvolvido durante um ano. Esta coleção em construção constitui-se como um modo de pensar e falar sobre a tensão entre novo e antigo, entre memória e futuro e como a construção de património imaterial – como criação ou como produção de conhecimento – é um foco incontornável de discussão entre instrumentalização, emancipação e alteração do aparentemente evidente e natural. Objetivos do Projeto Pesquisar a diversidade de relações não evidentes entre os indivíduos e as paisagens. >Descobrir pontos de vista diferenciados sobre a mesma realidade. >Desenvolver as capacidades de resposta de pesquisa em diferentes suportes. >Expressar ideias e modos de as concretizar. >Saber trocar, partilhar, gerir recursos materiais e humanos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.