Revista Sempre Materna, edição 30

Page 32

Meningocócica C conjugada

Disponíveis na rede pública

Contra meningite do tipo C. Essa patologia pode ser transmitida por beijo e bactérias expelidas pela tosse, fala e espirro. É administrada em duas doses no primeiro ano de vida do bebê e reforço entre 12 e 15 meses.

Oral contra Poliomielite (VOP) ou Sabin (a gotinha)

Poliomielite é doença infecciosa viral aguda transmitida pelo poliovírus e que pode afetar tanto crianças quanto adultos. O contágio se dá em contato com secreções expelidas por pessoas infectadas e pode causar paralisia. A vacina é administrada aos seis meses e nos reforços e campanhas até os cinco anos, por via oral.

Febre Amarela

Recomendada apenas para residentes ou viajantes de áreas endêmicas. A Febre Amarela não é transmitida de pessoa para pessoa, mas sim pela picada de mosquitos, como o Aedes Aegypti. Caso a criança ou adulto não tenha sido imunizada, a doença se instala e causa sintomas parecidos com dengue e malária. Por isso, o diagnóstico médico é muito importante. A dose é única, deve ser realizada a partir dos nove meses de vida, por via subcutânea.

Varicela ou Catapora

Pneumocócica 10

Proteção contra infecções causadas pelo pneumococo: Meningite – inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, causada por vírus ou bactérias. Pneumonia – problema respiratório em que há infecção dos pulmões. Sinusite – inflamação das vias respiratórias superiores ou mucosas dos seios da face, geralmente associada a um processo infeccioso por vírus. Aplicada na coxa, precisa de três doses no primeiro ano de vida, mais reforço entre 12 e 15 meses.

Rotavírus

Imunização contra vírus transmitido, principalmente, por mãos e alimentos contaminados. Tem como sintomas diarreia e vômitos. Indicada para crianças de seis semanas a seis meses em duas doses. É administrada por gotinhas.

Hepatite B

A doença pode ser transmitida através do sangue, inclusive no contato com o sangue da mamãe durante o parto. Por isso, deve ser ministrada nas primeiras 12 horas de vida, pois, neste período, é possível reverter o risco em 95% de herdar a doença. Ainda não há tratamento específico para essa patologia.

32

Sempre Materna

Imunização contra doença causada pelo vírus Varicela-Zóster. Essa patologia é altamente contagiosa e comum na infância. A mamãe consegue perceber pelas pequenas bolhas que se formam na pele e, posteriormente, feridas que coçam bastante. Fará parte do programa de imunização a partir deste ano, para as crianças com 15 meses, na forma da vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

BCG – Tuberculose

Protege contra tuberculose, doença que afeta diretamente os pulmões e pode ser transmitida pela saliva. Ainda na maternidade, o bebê recebe a dose única desta vacina. É aplicada no braço e, normalmente, não apresenta reações posteriores, mas deixa uma pequena cicatriz. Também é encontrada nos postos de vacinação, o bebê pode recebê-la até completar um mês de vida.

Vacina Inativada de Poliomielite (VIP)

Recentemente inclusa no calendário, é realizada nas duas primeiras doses, aos dois e quatro meses, por via intramuscular na coxa.

Tríplice Bacteriana (DTP)

Vacina combinada para as doses de reforço dos 15 aos 18 meses e dos 4 a 6 anos contra: Difteria, Tétano e Coqueluche.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.