Revista Sempre Materna, edição 29

Page 14

Criobiologia

Armazenar

vida

A criopreservação é a nova aposta da medicina para garantir uma vida saudável

C

om a modernidade técnico-científica, atualmente há laboratórios que investem em estudos que buscam a cura para problemas de saúde no futuro com base na terapia celular. As células-tronco (CT) do sangue do cordão umbilical (SCU)- potencialmente aptas a dar origem a qualquer tecido ou órgão do corpo humano - são ótimas fontes de resultados. Segundo pesquisas, sabe-se que essas células têm propriedades imunológicas e regenerativas e se armazenadas podem ser utilizadas para doenças onco-hematológicas (leucemias, linfomas, aplasia de medula óssea), neuronais (paralisia cerebral, isquemia cerebral, lesão de medula espinhal), erros congênitos do metabolismo (reposição de enzimas) e ainda as novas descobertas sobre as doenças auto-imune, por exemplo, diabetes. E é durante o pré-natal que o casal deve tomar essa importante decisão: armazenar as células-tronco do cordão umbilical. Afinal, em tempos tão modernos esse é o mais importan14

Sempre Materna

te presente para os filhos ainda no nascimento, pois é no momento do parto que são feitos os procedimentos. Vale ressaltar que os métodos utilizados não são invasivos, não interferem no trabalho obstétrico, são indolores e não causam riscos à mãe e ao bebê. Depois de coletado o material passa por uma série de exames que o certificam livre de microorganismos que possam atrapalhar a criopreservação. Conservado a 196ºC, em nitrogênio líquido, as CT são capazes de ter validade por décadas e beneficiar não só o bebê, ou seja, através de transplante autólogo, alguns familiares que tenham sangue compatível, podem ser beneficiados com o chamado transplante alogênico. Para certificar a segurança e a eficácia no resultado, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que regulamenta os bancos de sangue, proíbe que a coleta seja realizada quando a gestação for inferior a 31 semanas, pois até esse período a quantidade de sangue pode não ser suficiente para o processo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.