Page 1

semmais 2019

Região

Diretor Raul Tavares

Semanário Região de Setúbal

Edição n.º 1044 9.ª série

Distribuído com o

Especial Verão Roteiros

Sábado 13 julho 2019

SINTA-SE EM CASA

Descubra uma região de sonho

publicidade 13jul2019 /

⁄1


13 razões PARA ...

Tudo perto. Nada longe. TURISMO SEMMAIS JORGE HUMBERTO SILVA TÉCNICO DE TURISMO

Perguntaram-me um dia: o que é que faz uma pessoa sair de casa? Sair de casa em férias, bem entendido. Naturalmente não haverá uma resposta única. Haverá uma resposta (diferente) para cada um de nós. Perguntaram-me então qual é a minha resposta. Perguntou-me o jornal Sem Mais. Aqui vai então a resposta. Entre Sines e Alcochete existe muito mais do que geralmente se sabe. Ou que se conhece. Ou que se pensa conhecer. E só há uma maneira de o confirmar: ir. Amanhã ou como se não houvesse amanhã. E para tantas coisas o amanhã é precisamente o hoje. Por isso não espere. “Porque quem espera não faz acontecer”. E o acontecer é aqui na nossa Região. Diversa e plural. Próxima com uma proximidade permitida pelo Sado e pelo Tejo. Com o Atlântico sempre a espreitar. Mar e rios (no plural) por todos os lados. Vá e descubra. Deixo apenas sugestões. Ideias vagas a pedirem uma viagem concreta. A sua. Única e irrepetível. É agora. Ou sempre.

Percurso com o Tejo O Tejo é uma das grandes referências territoriais da Região. Fronteira e limite. Proximidade e margem. Com municípios cada vez mais virados para o rio. Entre Almada e Alcochete, 6 municípios têm em comum a visão, ou visões, do Tejo. Lisboa de um lado, a natureza, o espaço urbano e as tradições ribeirinhas do outro.

Alcochete

Salinas do Samouco Sal, Tejo, natureza, aves e uma caminhada. Nem tão grande 2/

/ 13jul2019

assim para o que de facto é possível ver. A ponte Vasco da Gama é a grande guardiã. Alugam bicicletas. E o horário é generoso. Todos os dias pode fazer estes trilhos. Entre eles o trilho do Flamingo (4,7 Km). Vai valer a pena.

Montijo

Pegões Vinho, arquitetura, história de Portugal no século XX. Passar e parar, para visitar e ficar o tempo que tiver de ser. Vai ser um tempo bem passado.

Moita

Gaio, Rosário e Sarilhos Pequenos Sitio das Marinhas. Pátio e coreto. Praia fluvial. Capela secular. O estaleiro do Mestre Jaime desde 1955. Há mais de 60 anos que que o Mestre Jaime não desiste de manter vivas as memórias das embarcações tradicionais do Tejo. Botes, Faluas, Varinos, Fragatas, significados que precisa de descobrir. Em Sarilhos Pequenos. Depois e ainda a gastronomia e mais. O mar da palha é o horizonte.

Barreiro

Circuito de Arte Urbana Começa na estação Sul e Sueste, inaugurada em 1884 e a aguardar um futuro. A fachada poente, a olhar para o rio, chama por esse futuro. O circuito de arte urbana expõe onze obras de arte num percurso com 3 Km que pode fazer em pouco mais do que uma hora. Imperdível.

Seixal

Quinta da Fidalga e a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro

Memórias de caravelas. Ambiente das antigas quintas agrícolas e de recreio. Depois um edifício de Álvaro Siza Vieira único como tudo o que faz. Um espaço dedicado à arte contemporânea e ao génio de Manuel Cargaleiro. E não deixe de reparar naquela baía sempre presente.

Almada

Rua Cândido dos Reis em Cacilhas Uma rua a resgatar uma memória. Cacilhas. Um nome que já foi sinónimo de lazer e gastronomia. E que agora volta a sê-lo. Nada se perde tudo se transforma. Cacilhas aí está. Não deixe de a visitar.

Percurso Arrábida Serra. Oceano e rio. Verde e azul. Castelos em número de três, um para cada município da Arrábida. Palmela, Sesimbra e Setúbal nomes que são visitas obrigatórias. Gastronomia com sabor a mar e vinhos a lembrar tradições e antigas castas. A visita é uma urgência.

Sesimbra

Marginal de Sesimbra Na verdade sem nada de marginal. Antes central. A olhar para aquele mar a que se chama atlântico. A olhar também para o dentro a que se chama Sesimbra. Casario, pessoas, festa, música, animação. Um tempo único. Um passeio diferente. Depois a Fortaleza de Santiago. Turismo, história, restauração e deslumbramentos. De um lado a Praia da Califórnia, de outro a Praia do Ouro, entre ambas a Sesimbra de sempre. E ainda o Grupo

Recreativo Escola de Samba Trepa no Coqueiro, desde 1978 a reinventar o carnaval. A sede tem uma atmosfera e um ambiente únicos. Uma Sesimbra que olha para o Rio de Janeiro e os seus sambistas de todas as décadas.

Palmela

Casa Mãe da Rota de Vinhos O mundo da cultura do vinho e da vinha. Tudo numa só casa. No centro histórico de Palmela. E ali tão perto, o Vale dos Barris. Alojamento, enoturismo, teatro e natureza. Muita natureza. Experiências com a Arrábida em fundo e Palmela lá no alto.

Setúbal

A Baixa de Setúbal A Baixa (Centro Histórico) de Setúbal está em alta. Ruas decoradas, lojas reinventadas, novos restaurantes, bares e o mundo onde as ruas vão a todos os lugares. Logo ali não deixe, por nada deste mundo, de visitar o Mercado do Livramento. O mundo e o universo do peixe. Cores, texturas, sabores e paladares. Uma cidade ao encontro de uma das suas referências maiores: o bem comer e o melhor estar.

Percurso pelo Alentejo Esqueça a sua ideia de Alentejo. Ou talvez não. Deixe as grandes planícies para trás. Olhe o oceano. O grande oceano atlântico. Esse é um olhar também do Alentejo. O Alentejo Litoral. Tudo o melhor que o Alentejo tem e mais. Mais praia. Mais mar. Mais gastro-


... 13 DESTINOS nomia à base de peixe e marisco. Mais. Apenas mais. E é tanto. Tanto mar…

Alcácer do Sal

Castelo 60 metros acima do Sado. O Castelo de Alcácer tem o centro histórico a seus pés. Rio e planície disputam a vista. No interior 26 séculos de história marcam presença na Cripta Arqueológica. Depois decida-se por um novo olhar sobre Alcácer. Um olhar sobre o rio. Um olhar sobre a região. Tudo e ainda património, gastronomia, alojamento e muito mais.

Grândola

Ruinas Romanas de Troia O Estuário do Sado tem uma história para contar. Pode começar aqui a saber um pouco dessa história. Imagine o séc. I. Imagine as suas casas, fábricas, termas, mausoléu e necrópole. O mundo romano. Está tudo aqui em Troia. A Troia do Sado não a outra. E logo em frente a baía dos golfinhos. Comunidade que persiste em nos acompanhar. Esperemos que até sempre. Porque a observação de golfinhos é sempre um deslumbramento.

Santiago do Cacém

Praia da Fonte do Cortiço Areias Brancas é o seu segundo nome. Quando lá chegar percebe porquê. Aproveite para conhecer também a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. Natureza e mar. Tudo ao alcance de um pequeno passeio. Pequeno mas merecedor. Pequeno mas grande na paisagem, na beleza e na diversidade. Se os pequenos (agora os seus pequenos) insistirem não resista e visite o Badoca Safari Park. Eles vão gostar. E os mais velhos também sim. Animais selvagens e a paisagem do sul de Portugal.

Sines

FMM. Festival Músicas do Mundo Desde 1999 no final de julho. Em 2019 acontece de 18 a 27. Uma viagem pelo mundo todo. Sem sair de Sines. Na sua 21ª edição começa de novo como em cada um dos anos em que aconteceu. Até hoje o festival recebeu 1 milhão e 200 mil espectadores, ofereceu-nos 589 concertos com 3200 músicos que nos chegaram de mais de 100 países e regiões. Vai ver que tem um lugar para si. No FMM. No mundo em Sines.

publicidade

/ Ficha Técnica Diretor Raul Tavares / Editora-Chefe Eloísa Silva / Redação Anabela Ventura, António Luís, Carlos Ribeiro, Cristina Martins, Marta David / Coordenação Comercial Cristina Almeida / Direção de arte Pedro Frade / Design de comunicação Teresa Fortalezas EDUGEP Digital Solutions www.edugep.pt / Serviços Administrativos e Financeiros Mila Oliveira / Distribuição José Ricardo e Carlos Lóio / Propriedade e Editor Maiscom Edição e Publicações Unipessoal, Lda NIPC 513 409 246 / Redação Largo José Joaquim Cabecinha nº8-D, (traseiras da Av. Bento Jesus Caraça) 2910-564 Setúbal. E-mail: publicidade.semmais@mediasado.pt; Semmaisjornal@gmail.com / Telefone: 93 53 88 102 / Impressão Empresa Gráfica SOGAPAL, Rua Mário Castelhano, Queluz de Baixo 2730-120 Barcarena / Tiragem 25.000 (média semanal) / Distribuição VASP e Maiscom, Lda. / Reg. ICS: 123090. Depósito Legal; 123227/98

13jul2019 /

⁄3


PRAIAS

Vintena de Ouro , azuis e acessíveis As bandeiras, que estão bem visíveis nos areais da nossa costa, são atribuídas pela Associação Bandeira Azul da Europa, pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Quercus. Esta época balnear, além de 30 bandeiras azuis em praias, marinas e na embarcação “O Esperança”, a região exibe 11 bandeiras de praia acessível e 20 “selos” de qualidade “Ouro”.

As praias da nossa costa são sublimes e para todos os gostos. E carregam, há anos, a chancela de qualidade.

Praias acessíveis com acesso pedonal fácil, estacionamento ordenado, nadador-salvador e rede de percursos pedonais acessível: As praias da região ostentam, este ano, mais de 60 bandeiras e selos que reconhecem e premeiam a qualidade das águas e dos areais, a promoção de

publicidade

4/

/ 13jul2019

uma educação ambiental sustentável e a preocupação com a fruição das zonas balneares por pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

Troia-Mar , Comporta, Carvalhal, Pego e Melides (Grândola) Costa de Santo André (Santiago do Cacém)

Ouro e Moinho de Baixo, Meco (Sesimbra) Figueirinha (Setúbal) Vasco da Gama e São Torpes (Sines)

Praias qualificadas com a categoria “ouro” que apresentam qualidade excelente nas cinco últimas épocas balneares: Troia- Mar, Troia Galé, Bico das Lulas- Tria, Atlântica, Carvalhal, Galé- Fontaínhas, Melides e Aberta a Nova (Grândola) Costa de Santo André e Fonte do Cortiço (Santiago do Cacém) Ouro (Sesimbra) Galapinhos, Galapos e Portinho da Arrábida (Setúbal) São Torpes, Vieirinha, Grande de Porto Côvo e Ilha do Pessegueiro (Sines)


práticas de mar

A bordo, ver golfinhos e muito mais Nesta época de veraneio são várias as atividades que podem ser desenvolvidas do distrito e que não se cingem a um usufruto, apenas, das belas serras e vales que compõem a região da “Serra Mãe Arrábida”. Há um imenso universo aquático por explorar e muitas organizações e empresas facilitadoras de experiências que não mais vai esquecer. O Aquarama, embarcação adquirida o ano passado pelo IRGroup, que está a requalificar o empreendimento das Villas de Sesimbra, é disso um bom exemplo. A aquisição foi também ao nível da equipa que é, agora, nova e «cheia de garra». Gentes «da vila que tudo fazem para dar resposta a quem os visita». Esta nova gerência trouxe

O verão deve ser vivido e sentido de água para terra.

não só «uma imagem rejuvenescida, mas uma atitude que já fazia falta a este projeto», assegura a nova tripulação. Os novos serviços do Aquarama incluem eventos corporativos, sunset’s, festas de aniversário, despedidas de solteiro(a), visitas de estudo ou até o aluguer da embarcação. Não esquecen-

do os habituais passeios diários com visão submarina que podem ser reservados através do e-mail info@aquarama.pt ou pelo telemóvel 965 263 157. A observação de golfinhos é outro dos grandes atrativos de quem, por estes dias, escolhe a região de Setúbal para um retiro de tranquilidade e contacto pri-

vilegiado com a fauna e a flora. Vertigem Azul é o nome da empresa que se dedica a esta atividade e que pode contactar através do e-mail vertigemazul@mail.telepac.pt. Embarcação que ostenta uma das únicas bandeiras azuis atribuídas pela ABAE a embarcações que prima pela promoção e salvaguarda das questões ambientais a bordo. Em Almada o Boarder Club Portugal não lhe mostra maravilhas oceânicas, mas dá-lhe a oportunidade de fazer o seu batismo de paddle. No mesmo concelho pode iniciar-se na prática do surf com a Luft Surf School, que tem aulas experimentais reveladoras (ou não) das suas capacidades desportivas de mar.

publicidade

13jul2019 /

⁄5


publicidade

publicidade

Município de Alcácer do Sal Assembleia Municipal

M u nicípio de Alcácer do Sal EDITAL ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A ZONA DE INDUSTRIA LIGEIRA (ZIL) DE ALCÁCER DO SAL E ZONA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS (ZAE) DO TORRÃO E LOTES INDUSTRIAIS DE INICIATIVA MUNICIPAL VITOR MANUEL CHAVES DE CARO PROENÇA, Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, ao abrigo da competência que lhe confere a alínea t) do nº. 1 do artigo 35º da Lei nº. 75/2013, de 12 de setembro, torna público que a Assembleia Municipal de Alcácer do Sal, na sua sessão ordinária de 28 de junho de 2019, no uso da competência prevista na alínea g) do nº.1 do artigo 25.º da Lei nº. 75/2013, de 12 de setembro, aprovou a alteração da redação do artigo 5º. do Regulamento Municipal para a Zona de Industria Ligeira (ZIL) de Alcácer do Sal e Zona de Atividades Económicas (ZAE) do Torrão e Lotes Industriais de Iniciativa Municipal, sob proposta da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, aprovada na reunião ordinária de 23 de maio de 2019, no uso da competência que lhe confere a alínea K) do nº.1 do artigo 33.º da Lei nº. 75/2013, de 12 de setembro. Mais torna público que a proposta de alteração da redação do artigo 5º. do Regulamento Municipal para a ZIL, ZAE e LIM, foi objeto de consulta pública pelo período de 30 dias, previsto no artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo, e publicado na 2ª. Série do Diário da República de 14 de março de 2019, através do Edital nº. 351/2019. Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 56º. da Lei nº. 75/2013, de 12 de setembro, publica-se o presente edital e outros de igual teor, que vão ser afixados no edifício dos Paços do Concelho, nos locais de estilo habituais, em boletim municipal, na página da internet do município e no Diário da República. A referida alteração ao artigo 5.º do Regulamento Municipal para a ZIL, ZAE e LIM, entrará em vigor no primeiro dia útil após a respetiva publicação no Diário da República, que a seguir se reproduz na íntegra. ARTIGO 5º 1. As entidades a quem for atribuído o direito de superfície sobre lotes ficam obrigadas a iniciar neles as obras, de acordo com o projeto aprovado, no prazo máximo de 12 meses, a contar da data da escritura de cedência do mesmo direito, e a concluí-las no prazo fixado segundo o regime de licenciamento de obras particulares, ou, tratando-se de entidades isentas, no projeto de construção. 2. É expressamente proibido alienar o direito de superfície enquanto as obras não estiverem concluídas, de acordo com o respetivo projeto, sem prejuízo do previsto nos números seguintes. 3. Exceciona-se do previsto no número anterior, sendo possível a alienação do direito de superfície enquanto as obras não estiverem concluídas nos seguintes casos: a) A favor de sociedade de locação financeira;

b) Quando haja morte do primitivo superficiário e os herdeiros não pretendam continuar com a atividade exercida; c) Quando as obras estejam paradas por mais de 3 (três) anos;

4. Os motivos previstos nas alíneas b) e c) do número anterior têm de ser devidamente fundamentados e comprovados pelos interessados, assim como comprovar que as taxas de conservação e manutenção se encontram liquidadas e autorizados pelo Município. 5.Ressalvados os casos previstos nos números anteriores, a transmissão do direito de superfície antes da conclusão das obras é nula. 6. Com exceção da transmissão do direito de superfície em favor de locatário financeiro, o Município de Alcácer do Sal gozará sempre de direito de preferência na alienação do mesmo direito e na adjudicação em liquidação e partilha da sociedade superficiária. 7. Para o exercício efetivo do direito de preferência, o Município de Alcácer do Sal deve ser notificado, por carta registada, com aviso de receção, sob pena de qualquer ato de alienação do direito ou do lote ser anulável, no prazo de um ano após o seu conhecimento. 8. O não início das obras e ou a sua não conclusão nos prazos previstos neste Regulamento, salvo os casos previstos nos números anteriores ou facto imputável à Administração Pública, devidamente justificado, confere ao Município de Alcácer do Sal o direito de reversão do direito de superfície, com todas as obras e materiais implantados no imóvel de forma permanente, sem direito a qualquer indemnização. Alcácer do Sal, 4 de julho de 2019 O Presidente da Câmara Municipal VITOR MANUEL CHAVES DE CARO PROENÇA

6/

/ 13jul2019

EDITAL MARIA ANTÓNIA INCENSO DOS REIS MENDES, Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal, dando cumprimento ao disposto no nº 1 do artigo 56º. da Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, torna público as deliberações da sessão ordinária realizada no dia 28 de junho de 2019. ----------------ORDEM DO DIA:--------------01 - Análise e conhecimento da informação referente ao Relatório de Gestão e Contas de 2018 da CIMAL (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral); Tomado Conhecimento. 02 - Análise e votação da proposta referente à transferência de competências para as autarquias locais – transporte de passageiros em vias navegáveis interiores, quer de caracter turístico, quer do serviço público regular; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 23/05/2019) Deliberação: Aprovada por Maioria com 13 votos a favor da CDU, 10 votos contra do PS, e 1 voto a favor do BE. 03 - Análise e votação da proposta referente à transferência de competências para as autarquias locais – Áreas portuário-marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 13/06/2019) Deliberação: Aprovada por Maioria com 13 votos a favor da CDU, 10 votos contra do PS, e 1 voto a favor do BE. 04 - Análise e votação da proposta referente à 1ª revisão ao Orçamento de 2019 e restantes documentos previsionais; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 13/06/2019) Deliberação: Aprovada por Maioria com 13 votos a favor da CDU, 10 abstenções do PS, e 1 abstenção do BE. 05 - Análise e votação da proposta referente à alteração do Regulamento Municipal para a Zona de Indústria Ligeira (ZIL) de Alcácer do Sal e Zona de Atividades Económicas (ZAE) do Torrão e lotes industriais de iniciativa municipal; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 23/05/2019) Deliberação: Aprovada por Unanimidade. 06 - Análise e votação da proposta referente à 3ª correção material às peças gráficas do PDM de Alcácer do Sal; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 23/05/2019) Deliberação: Aprovada por Maioria com 13 votos a favor da CDU, 10 votos contra do PS, e 1 voto contra do BE. 07 - Análise e votação da proposta referente à minuta do contrato interadministrativo de delegação de competências do Município de Alcácer do Sal na Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral atribuídas à Câmara Municipal de Alcácer do Sal, pela Lei nº52/2015 de 9 de junho, relativas ao regime jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 23/05/2019) Deliberação: Aprovada por Unanimidade. 08 - Análise e votação da proposta referente à aprovação do Regulamento Municipal do comércio a retalho não sedentário exercido por feirantes e vendedores ambulantes no concelho de Alcácer do Sal; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 13/06/2019) Deliberação: Aprovada por Unanimidade. 09 - Análise e votação da proposta referente à abertura de procedimento concursal para provimento no cargo de direção intermédia de 2º grau, Chefe da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 24/04/2019) Deliberação: Aprovada por Maioria com 13 votos a favor da CDU, 10 abstenções do PS, e 1 abstenção do BE. 10 - Análise e votação da proposta referente à abertura de procedimento concursal para provimento no cargo de direção intermédia de 2º grau, Chefe da Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 24/04/2019) Deliberação: Aprovada por Maioria com 13 votos a favor da CDU, 10 abstenções do PS, e 1 abstenção do BE. 11 - Análise e votação da proposta referente às despesas de representação do pessoal dirigente – Chefe da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 24/04/2019) Deliberação: Aprovada por Maioria com 13 votos a favor da CDU, 10 abstenções do PS, e 1 abstenção do BE. 12 - Análise e votação da proposta referente às despesas de representação do pessoal dirigente - Chefe da Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 24/04/2019) Deliberação: Aprovada por Maioria com 13 votos a favor da CDU, 10 abstenções do PS, e 1 abstenção do BE. 13 - Análise e votação da proposta referente à 2ª alteração ao Mapa de Pessoal para o ano de 2019; (documento aprovado na reunião de Câmara realizada no dia 13/06/2019) Deliberação: Aprovada por Maioria com 13 votos a favor da CDU, 10 abstenções do PS, e 1 abstenção do BE. 14 - Análise e conhecimento da informação referente ao relatório de atividades. Tomado Conhecimento. Para constar se publica o presente Edital e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos do costume. Alcácer do Sal, 1 de julho de 2019. A Presidente da Assembleia Municipal, Maria Antónia Incenso dos Reis Mendes


13jul2019 /

â „7


FÉRIAS PRESIDENCIAIS

Presidentes vão de férias … mas pouco FERNANDO PINTO, edil de Alcochete, admite que, quando o trabalho o permite, gosta de parar e «viajar pela europa e pelo mundo. Sempre junto ao mar inspirador». A quadra natalícia é a eleita do autarca para

Inês de Medeiros

tirar férias, por ser uma altura «em que os valores da família se evidenciam e é tão bonito ver isso noutras culturas». Sendo no Natal ou no auge do verão não consegue deixar de se «preocupar com as pessoas de Alcochete. Devo-lhes isso. Por isso, levo sempre trabalho da câmara».

Presidente da CM Almada

Fernando Pinto Presidente da CM Alcochete

INÊS DE MEDEIROS, presidente da câmara de Almada, «não revela» o seu destino de eleição já que o principal objetivo «são dias de intimidade com a família e amigos». A autarca assume publicidade

que se pudesse escolher estaria de férias em julho ou setembro. As férias dividem-se entre «trabalhos da autarquia», e a leitura do «Livro das Tréguas, poemas de Lídia Jorge».

publicidade

15-18

AGOSTO 2019

PARQUE URBANO DA COSTA DA CAPARICA

ANSELMO RALPH DAVID CARREIRA

LUDMILLA

MATIAS DAMÁSIO

SEU JORGE MARIZA

GABRIEL O PENSADOR

MAYRA ANDRADE MISHLAWI CAPITÃO FAUSTO

PLUTONIO KARETUS

LUÍSA SOBRAL

MARY N JAFUMEGA

LOOKALIKE

FRED

BOSS AC

FORÇA SUPREMA (DON

TRUEKEY THE HAPPY MESS DIANA LIMA

RICHIE CAMPBELL

FLAK

RICH & MENDES

BENJAMIM DANY SILVA

LEO PRÍNCIPE / HALISON PAIXÃO / TWENTY FINGERS

/ 13jul2019

G./PRODÍGIO/NGA) RIOT DJ SET

LUÍS REPRESAS

CARLÃO SUPA SQUAD

KYAKU KYADAFF + RUI ORLANDO

I LOVE BAILE FUNK

BILHETES À VENDA EM TICKETLINE.PT E NOS LOCAIS HABITUAIS

8/

D.A.M.A


FÉRIAS PRESIDENCIAIS JOAQUIM SANTOS e a família

Frederico Rosa

optam por viajar para sul. Este mês o presidente da câmara do Seixal ruma ao Algarve onde «as praias são mais adequadas às crianças». Nem o sol e a agitação da “cidade grande” o fazem «tirar os olhos do trabalho e de

Presidente da CM Barreiro

FREDERICO ROSA mantémse fiel às origens e sempre que foi de férias tentou fazê-lo “cá dentro” (do concelho). Ainda que, quando a disponibilidade o permite, goste de conduzir até terras algarvias. Na presidência da câmara do Barreiro desde 2017 confessa que não tira férias «há

publicidade

dossiers críticos como a negociação da viabilização do Orçamento da câmara para 2019 ou a aquisição dos Serviços Operacionais». Tempo que divide com a leitura dos planos de Bilderberg para Portugal. «É interessante que o Presidente da República, o Primeiro-ministro, o presidente do PSD entre outros, foram participantes deste grupo, até mesmo a atual presidente da CM Almada».

Joaquim Santos

quatro anos», mas quando o podia fazer «não saia do meu concelho». Este ano está apostado em conseguir parar uma semana «para poder desfrutar, mais ainda, do meu filhote que está de férias também». Mesmo nessa semana, que estará por dias, «o trabalho da câmara vai comigo para onde eu for».

Presidente da CM Seixal

publicidade

13jul2019 /

⁄9


festivais e romarias

Grandes concertos, provas vinícolas, tasquinhas e campismo

Costa de Caparica, Sesimbra, Sines e Palmela voltam a ser palco de grandes festivais de música para celebrar o Verão, com bom vinho, e para ponto de encontro de milhares de famílias.

O Super Bock Super Rock, que decorre de 18 a 20 deste mês, é um dos mais importantes festivais de música de Verão. Organizado desde 1995, começou por se realizar na Gare Marítima

de Alcântara, em Lisboa, mas já passou pelo Parque das Nações e está de regresso, este ano, à Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco, em Sesimbra. Do alinhamento de concertos da 25.ª edição, com campismo, fazem parte, entre outros, Lana Del Rey, Phoenix, Migos, The 1975, Janelle Monáe e Metronomy. O precursor dos grandes festivais em Portugal e um marco no panorama musical, único com 25 edições consecutivas, continua em 2019 a afirmar-se no formato de grande festival de verão. Com várias distinções, o 21.º FMM – Festival das Músicas do Mundo de Sines, vai realizar-se de 18 a 27 deste mês. Foi criado com vista a valorizar o castelo local, ligado à biografia de Vasco da Gama, através de um acontecimento que mostrasse a diver-

publicidade

sidade das expressões musicais do mundo. Hoje, o festival ultrapassa fisicamente as fronteiras do Castelo e dar a descobrir é a sua filosofia. Até 2018, o festival recebeu cerca de 1 milhão e 200 mil espectadores, que assistiram a 589 concertos, em que atuaram mais de 3200 músicos, oriundos de mais de 100 países e regiões Desde a primeira edição, em 2014, que Sol da Caparica aposta em cartazes feitos de música lusófona. E o alinhamento que este ano se perfila no parque urbano da Costa não é exceção, de 15 a 19 de agosto. São quatro dias de animação, com concertos para toda a família. Anselmo Ralph, Mariza, David Carreira, Matias Damásio, D.A.M.A., Carlão e Luís Represas, entre muitos outros, são cabeças de cartaz. Além dos concertos, o evento aposta em exposições e desporto. De 19 a 21 deste mês, Palmela acolhe mais uma edição do Palmela Wine Jazz. A par dos concertos, decorrem outras atividades, como o percurso pedestre pelo centro histórico, a feira de vinhos, com presença dos produtores, e provas e promoções dos afamados vinhos da Península de Setúbal.

publicidade

                                   

 

10 /

/ 13jul2019

 

  


festivais e romarias

Festas exaltam potencialidades Um pouco por todo o distrito o Verão faz-se de festas populares. É hora de descomprimir e de lazer. Divirta-se com a família e os amigos. Há muito para escolher e celebrar. As Festas do Barrete Verde e das Salinas, que decorrem de 1 a 31 de agosto, em Alcochete, celebram o cariz e tradição tauromáquica. As festas são anualmente visitadas por milhares de pessoas atraídos pela festa brava, pela fé e pela tradição. As festas preservam na sua génese o culto religioso e uma grande paixão pela tauromaquia, consolidada na homenagem ao Campino, Forcado e Salineiro. Mas há ainda a Noite da Sardinha Assada, entre outras atrações imperdíveis. A Feira de Sant´Iago, em Se-

túbal, terá lugar de 20 de julho a 4 de agosto, nas Manteigadas. A afamada gastronomia servem de lema à programação, que conta com concertos de Anselmo Ralph, David Fonseca, Raquel Tavares, Virgul, Calema, Bárbara Bandeira, Toy, entre outros. Há tasquinhas, restau-

rantes de rua, com os melhores sabores da cozinha local e nacional, e os divertimentos. A tradicional Festa das Vindimas de Palmela, que acontecerá de 29 de agosto a 3 de setembro, sob o lema “10 anos da Cidade do Vinho”. Ala dos Namorados, Expensive Soul,

Carlão e Miguel Azevedo são cabeças de cartaz e, na Gala de Eleição da Rainha, a 28 de agosto, a atração musical é a cantora Wanda Stuart. Além do cortejo alegórico, há largadas de touros, standes de vinhos. A marcha das Vindimas é da autoria de José Condinho e Bruno Contente, com interpretação de Cristina Delícias. De 26 a 28 deste mês, decorre em Alcácer, mais um Festival Sabores do Sado. Da programação, é de destacar a romaria e procissão no Sado, iguarias culinárias confecionadas com produtos do rio, animação e artesanato. Mas também há concertos com os Chave D´Ouro e Miguel Azevedo; sevilhanas; a atuação de Flor; bailes; folclore e capoeira.

publicidade

13jul2019 /

⁄ 11


Monumentos

Icones de uma história Castelo de Palmela

Permita-se vislumbrar uma das mais impressionantes vistas sobre o Sado e a Serra da Arrábida. No Castelo de Palmela, que prima por uma arquitetura militar, religiosa, românica e

gótica, encontra, também, uma das mais bonitas e históricas pousadas do país onde a estadia revigora a alma. Quem já visitou, e deixou a sua opinião no site Trip Advisor, considera o monumento “excelente”.

Ermida da Piedade

De características manuelinas a Ermida de Sarilhos Grandes, imóvel de interesse público desde 1993, tem atraído a atenção dos turistas que visitam o Montijo.

publicidade

Moinho Pequeno

Foi requalificado pela autarquia já este ano e é merecedor de uma visita. O Moinho da Alburrica faz parte da história do Barreiro desde o século XVII

Cristo Rei

A uma altitude de 133 metros acima do nível do Tejo o Santuário do Cristo Rei, ex-libris de Almada, oferece a quem o visita uma experiência inesquecível.

12 /

/ 13jul2019


Publireportagem

ATEC – ACADEMIA DE FORMAÇÃO

Há 15 anos a fazer histórias de sucesso Desenvolver competências através da formação e qualificação de pessoas é a missão da ATEC, cuja taxa de empregabilidade dos formandos ronda os 96%.

Com 15 anos de atividade, a ATEC é atualmente uma referência no panorama da formação profissional de cariz técnico. A academia tem visto o número de formandos crescer substancialmente, especialmente nas modalidades de aprendizagem, para jovens com o 9º ano, e de especialização tecnológica (CET), para jovens com o 12º ano. No conjunto das modalidades de formação que pratica são cerca de 1300 formandos em formação. Este incremento no número de formandos revela “uma cada vez maior valoriza-

ção e uma clara aposta, dos jovens e suas famílias, no ensino profissional de cariz técnico que efetivamente prepara os jovens para um ingresso bem-sucedido no mercado de trabalho” revela a academia. A ATEC promove cursos de dupla certificação na modalidade de aprendizagem, e ainda cursos de especialização tecnológica e de educação e formação de adultos. A mais valia

da formação é a forte componente tecnológica aliada a períodos de estágio em empresas parceiras. Esta ligação com as empresas traduz-se na elevada taxa de empregabilidade dos formandos. E para a ATEC este ponto é crucial: “a empregabilidade dos nossos formandos é o nosso grande objetivo. Além disso, aposta-se nas mais recentes tecnologias e privilegiam-se

métodos de formação centrados no formando que promovem a autonomia e pensamento crítico, entre outras competências”, sustentam os responsáveis. Este ano, a ATEC apostou em cursos em horários póslaboral (19h-23h) por forma a permitir a frequência de formação por parte de pessoas empregadas que queiram apostar no seu desenvolvimento.

Testemunho: Bruno Rafael, “mudar de vida” Vindo da área de Multimédia e descontente com a minha vida profissional, decidi procurar um novo rumo. Procurei Academias de Formação e encontrei a ATEC. O primeiro impacto foi excelente, desde a processo de inscrição ao

plano curricular, tudo indicava que a ATEC era o local certo para mudar de vida. Sou formando do Curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica e, sem dúvida, tomei a decisão certa. Tendo já passado pelo ensino superior, pro-

curava um tipo de formação que me fornecesse bases para entrar no mercado de trabalho e, estando na reta final do curso, vejo que esse objetivo está a ser alcançado. Acredito que a formação profissional é uma mais valia.

publicidade

13jul2019 /

⁄ 13


leituras

POR DINA BARCO

Redescobrir o maravilhoso mundo dos livros Há quem associe leituras de verão a romances leves, de tessitura simples, que nos entretêm sem sobressaltos nem exigências. Como dizem que são os amores da época, aqueles que se vivem entre gargalhadas e banhos de mar, mas não chegam a deixar marca. Prefiro pensar no verão, tempo de férias, como a altura ideal para mergulhar em leituras que requerem entrega, disponibilidade; livros que nos põem as convicções de pernas para o ar,

publicidade

14 /

/ 13jul2019

que nos obrigam a ler e a voltar atrás, que nos fazem deixar uma página suspensa, enquanto interiorizamos um raciocínio. Há livros assim, intensos, que nos dão trabalho, mas mudam alguma coisa em nós. Livros inesquecíveis… como alguns amores. Diria que «O Paraíso e outros Infernos», de José Eduardo Agualusa, reúne o melhor dos dois mundos. Sendo uma compilação de excertos de diário e crónicas já publicadas na im-

prensa, permite-nos uma leitura em ritmo moderado, com intervalos para distender os músculos, apanhar sol e tomar uma bebida fresca. Mas que ninguém se iluda! O autor faz-nos refletir sobre uma enorme diversidade de assuntos que, normalmente, num dia-a-dia assoberbado de informação e afazeres, não chegamos a aprofundar. Nesse sentido, é leitura que requer entrega. Quanto aos mais jovens, a sugestão vai para «A água e a águia», de Mia Couto. Em jeito

de lenda, uma narrativa impregnada de poesia que nos fala da importância da água, essa “caligrafia da Vida”. Recomendável, também, para adultos.


onde comer Restaurante Cantinho da Ribeira

Alcácer do Sal

Largo da Ribeira Velha, n.º7 7580-246 Alcácer do Sal Tel.: 265 622 642

Restaurante A Escola EN-253, Cachopos 7580-308 Alcácer do Sal Tel.: 265 612 816

O destino do romance Graciosamente alinhada sobre a margem direita do Sado e estendendo-se sobre um suave morro, Alcácer do Sal foi povoado desde tempos muito antigos. Um passeio a pé pelo concelho revela a parte mais encantadora desta cidade, com as suas vielas e escadinhas que trepam até ao castelo.

Restaurante Boa Viagem Avenida José Saramago 7580-206 Alcácer do Sal Tel.: 265 622 287

Restaurante Papinha

Largo da Ribeira Velha, n.º3 7580-115 Alcácer do Sal Tel.: 265 622 781

Restaurante Estrela do Sado Avenida dos Aviadores 7580-151 Alcácer do Sal Tel.: 265 793 486

onde dormir Hotel Cegonha

Travessa do Ferrador 7580-114 Alcácer do Sal Tel.: 265 612 294

Comporta Residence Rua Pedro Nunes, n.º3 7580-648 Comporta Tel.: 265 490 640

Herdade de Montalvo EN-253, Km 14,7 7580-247 Alcácer do Sal Tel.: 265 619 441

O QUE FAZER Albufeira de Vale do Gaio & Pego do Altar

Castelo de Alcácer do Sal

Museu Etnográfico do Torrão

Na fortaleza da Ordem de Santiago de Espada foi utilizado durante trezentos anos pelas clarissas da Ordem de Santa Clara.

As albufeiras do Pego do Altar e de Vale do Gaio são ideais para a prática de pesca desportiva, vela, canoagem ou windsurf.

Contemple a exposição permanente sobre o ciclo do pão, bem como uma mostra de artesanato em miniatura.

Passeios no Galeão do Sal

Santa Catarina de Sítimos 7580-000 Santa Catarina de Sítimos Tel.: 914 613 728

E se tivesse a oportunidade de conhecer o Estuário do Sado mais de perto? Os passeios no Galeão do Sal oferecem-lhe essa possibilidade.

Pousada D. Afonso II

Passeios pedestres

Monte dos Arrais

Castelo de Alcácer do Sal 7580-197 Alcácer do Sal Tel.: 265 613 070

O QUE VER

Os percursos por dentro de Alcácer do Sal aliam a observação da fauna e da flora à descoberta do património natural e edificado.

Erguido na mais alta colina da cidade a imponente fortificação do Castelo e suas muralhas albergam hoje diversos edifícios de interesse.

Convento de Aracoelli

Museu Municipal

Sem dúvida um dos mais antigos do País, junta espólio do padre Matos Galamba e de Joaquim Correia Batista. Merece a sua visita.

Porto da Carrasqueira

O Cais Palafítico do Porto da Carrasqueira, um local onde o mar entra pela terra adentro e a vista se perde de amores pela beleza do lugar.

13jul2019 /

⁄ 15


Alcochete ONDE DORMIR Praia do Sal Lisbon Resort Av.ª Infante D. João 2890-167 Alcochete Tel.: 212343165 Hotel Al Foz Av.ª D. Manuel I 2890-014 Alcochete Tel.: 212341179

O QUE FAZER Observar os Flamingos nas salinas

Junto à Ponte Vasco da Gama é possível observar os flamingos junto às salinas. Desfrute de um belo passeio para observar outras espécies de aves estuarinas, como as garças ou os pernilongos.

Passeio no Bote Leão

Navegue nas águas calmas do Rio Tejo a bordo da embarcação típica “Bote Leão”. Contemple a paisagem única num contexto natural e urbano.

Compras no Freeport

ONDE COMER Alfoz

Av.ª D. Manuel I 2890-014 Alcochete Tel.: 212340668

Al´Kawa Sushi-Bar

Largo do Barão de Samora Correia 2890-030 Alcochete Tel.: 212342120

O Arrastão

Praia dos Moinhos 2890-166 Alcochete Tel.: 212342151

Alcochete 2Rooms Terrace Rua Senhora Sant Ana, 5 – 2.º andar 2890-307 Alcochete Tel.: 961733636

Se pretende produtos a preços de outlet mas com qualidade, não deixe de visitar o Freeport de Alcochete, que dispõe de cafetaria e restauração.

Solar do Peixe

Um passeio à Beira-Tejo

O Marítimo

Alcochete House Rua do Espírito Santo, 6 2890-007 Alcochete Tel.: 961733636

Ao longo da renovada avenida ribeirinha de Alcochete pode passear e cheirar o mar. Tire fotografias e caminhe, simplesmente, a pé, junto ao mar.

Quinta da Praia das Fontes Pátio Eng.º José Gonçalves Gomes, 2890-032 Alcochete Tel.: 212340191

E o Tejo aqui tão perto O concelho de Alcochete, com forte ligação ao rio Tejo e às salinas, oferece vários atrativos para ser visitado no Verão. Além da boa gastronomia e do rico património histórico, observe os Flamingos, as garças e os pernilongos e faça compras num dos maiores outlets da Europa.

Largo da Misericórdia, 10 2890-166 Alcochete Tel.: 212342398

Rua Comendador Estevão de Oliveira, 21, 2890-307 Alcochete Tel.: 212342625

O QUE VER Ponte Cais

A Ponte Cais, uma das zonas mais populares de Alcochete, é ideal para observar o rio, as gaivotas e as embarcações a baloiçar no mar.

Praia fluvial do Samouco

Com um extenso areal a perder de vista, a praia fluvial do Samouco é ideal para uns bons banhos e para repousar, ao fim da tarde, para apreciar o pôr-do-Sol.

Museu de Arte Sacra

Neste espaço pode apreciar o retábulo do altar-mor e, ainda, um notável conjunto de peças de diversas tipologias, sendo de destacar três peças em calcário policromado, datadas dos séculos XIV-XV.

Núcleo Sede

O Núcleo Sede apresenta a sua coleção de arqueologia, que integra vestígios dos períodos paleolítico, neolítico e da época romana, estes últimos de grande importância, resultantes de escavações efetuadas na área geográfica do concelho. 16 /

/ 13jul2019


O que fazer

Almada

Subida ao Cristo-Rei

Uma subida ao histórico e imponente santuário Cristo-Rei é uma excelente oportunidade para apreciar a linda paisagem que se avista das alturas.

Mão cheia de oportunidades turísticas Das excelentes praias e gastronomia, ao património histórico, o concelho de Almada é rico em oportunidades turísticas. A abraçar o Rio Tejo, Almada já deu provas que na margem Sul se respira turismo de qualidade e que há muito para ver e fazer.

Passeio no Parque da Paz

Dê um grande e demorado passeio pelo grande parque verdejante com o monumento à Paz. Descanse, leia um bom livro e observe as aves nos lagos existentes.

Assista a bom teatro

O Teatro Joaquim Benite tem por hábito ter em cena peças de teatro de grande qualidade. Aproveite e jante no restaurante do teatro com menus a preços acessíveis.

Exposições na Casa da Cerca

A Casa da Cerca, com uma excelente vista para o Rio Tejo e Lisboa, é o local ideal para descansar, ler e ver uma boa exposição.

onde dormir Mercure Hotel Rua Abel Salazar, 9, Pragal 2805-313 Almada Tel.: 212761401 Lisbon South Hostel Rua Cap. Leitão, 43 2800-135 Almada Tel.: 215978487 Casa do Criativo Rua Serpa Pinto, N.º 33 2800-202 Almada Tel.: 927184963 José & Ester House Rua Maria da Encarnação Jorge, N.º 2 2805-096 Almada Tel.: 911 119 008 Cacilhas Guest Apartments Rua Cândido dos Reis, N.º 126 2800-270 Almada Tel.: 212746033

onde comer Atira-te ao Rio

Rua do Ginjal, 69 2800-284 Almada Tel.: 212751380

Galeria

Rua António Sérgio, 3 2805-342 Almada Tel.: 212596585

Taberna do Relojoeiro

Rua da União Piedense, 50-C 2805-169 Almada Tel.: 913888904

Tasca do Bife

Rua Cap. Leitão, 29-A 2800-078 Almada Tel.: 212741602

Restaurante Farol Largo Alfredo Dinis, 1 2800-252 Almada Tel.: 212765248

O QUE VER Visita à fragata

Não perca uma visita à fragata D. Fernando II e Glória, no Largo Alfredo Dinis, em Cacilhas, com o marinheiro que lhe explicará todos os pormenores da embarcação.

Suba ao elevador panorâmico

Se gosta de apreciar boas paisagens e de emoções fortes, suba ao elevador panorâmico da Boca do Vento, no Ginjal.

Ver o pôr-do-Sol

Nas extensas e excelentes praias da Costa de Caparica tem oportunidade de apreciar o espetacular pôr-do-Sol enquanto toma uma bebida num bar de praia.

Passeio no Castelo

Um passeio no Castelo de Almada, com arquitetura da Idade Média, é uma excelente oportunidade para apreciar as soberbas paisagens e os espaços verdes. 13jul2019 /

⁄ 17


Onde dormir Pensão Residencial Príncipe Largo Quinta Grande, n.º13 1.º esq. 2830-355 Barreiro Tel.: 212 077 209 Residencial Santo André Rua Laura Ayres, n.º21 2830-196 Barreiro Tel.: 210 449 725 Eurostar Museum Rua Cais de Santarém, n.º52 (a 6 km do Barreiro) 1100-603 Lisboa Tel.: 211 166 100 Palacete Chafariz D’El Rei Travessa do Chafariz De El-Rei 1100-000 Lisboa Tel.: 218 886 150

O que fazer Arte Urbana embeleza ruas históricas da cidade

Conhecer o Circuito de Arte Urbana do Barreiro é imperial para quem ainda não conhece, num misto de cores pelas paredes das ruas.

Zona ribeirinha cada vez mais aprasível

Poderá fazer um passeio pela Zona ribeirinha, com bastantes espaços verdes e uma excelente vista panorâmica sobre o rio Tejo e para a capital.

Embarcação municipal recebe passageiros

Suba a bordo do Varino Pestarola, a navegar durante os meses de verão. As marcações podem ser efetuadas no Posto de Turismo

Barreiro o que ver Casa Museu Alfredo da Silva

Habitação onde perpassa a memória do fundador da CUF. Enriquecida nos anos 90, a Casa Museu Alfredo da Silva é um dos locais de paragem obrigatória.

Complexo Real do Vale de Zebro

Constituído por 27 fornos de biscoito, armazéns de trigo, cais de embarque e um moinho de maré de 8 moendas.

Praia Fluvial de Copacabana

Banhada pelas águas do Rio Coina, estende-se do Pontão da Seca do Bacalhau-Bensaúde até ao Parque Recreativo.

Espaço Memória

onde comer Grelhador Mor

Rua Camilo Castelo Branco 10, 12, 14 2830-328 Barreiro Tel.: 212 075 807

Manel dos Caracóis

Rua Pedro Álvares Cabral 2830-021 Barreiro Tel.: 216 052 658

A Buraca

Avenida Miguel Bombarda 289-303 2830-090 Barreiro Tel.: 212 156 111

Acordeon

Rua Principal, Fonte do Feto 2835-000 Barreiro Tel.: 212 148 790

Tasca da Galega

Rua Combatentes da Grande Guerra 2830-340 Barreiro Tel.: 210 884 088

18 /

/ 13jul2019

Crescimento às portas da capital A oferta turística é vasta e diferenciada. Os recursos naturais são apreciáveis através de um conjunto de serviços que se têm sabido implementar num concelho onde se respira a história de um passado industrial que proporcionou ao Barreiro um forte desenvolvimento económico e social.

Preserva o passado coletivo do concelho com arquivos documentais, fotográficos e fonográficos.


onde comer

Grândola

O Alentejo num só lugar A maior extensão de praia do país e a terceira maior do mundo estão situadas no concelho «revolucionário» do Alentejo Litoral. Parta à conquista da sua gastronomia tradicional, do património histórico e fique a dormir no campo, na praia, na aldeia ou na vila.

Restaurante Tia Rosa

Fontainhas do Mar – Melides 7570-504 Grândola Tel.: 269 907 144

A Taberna D’Vila

Largo de São Sebastião 7570-239 Grândola Tel.: 967 591 088

Espaço Garrett

Rua Almeida Garrett, n.º4 7570-177 Grândola Tel.: 269 498 087

Talha de Azeite

Rua D. Nuno Álvares Pereira, n.º17 7570-128 Grândola Tel.: 269 086 942

O Espiga

Rua Dr. Júlio do Rosário Costa, n.º4 7570-239 Grândola Tel.: 961 164 930

onde dormir Parque de Campismo da Praia da Galé Fontainhas do Mar – Melides 7570-689 Melides Tel.: 269 979 100 Hotel Dom Jorge de Lencastre Praça Dom Jorge, n.º14 7570-136 Grândola Tel.: 269 498 810 Alentejo Country Hotel Herdade do Vale das Sobreiras, Mosqueirões 7570-336 Grândola Tel.: 269 109 930 Sublime Comporta EN 261-1-CCI 3954 Muda 7570-337 Grândola Tel.: 269 449 376

O QUE FAZER Feira de Agosto

Xutos & Pontapés e David Carreira são dois dos artistas que vão atuar no palco da edição da Feira de Agosto que se realiza entre os dias 22 e 26.

Praia de Melides

O extenso areal da Praia de Melides, com bandeira azul, convida a banhos. Está equipado com apoio de praia, restauração e estacionamentos.

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra, na Igreja de São Sebastião, é também uma alternativa para quem gosta de turismo cultural e histórico.

Lagoa de Melides

Mais de 170 espécies de aves, entre,borboletas, insetos ou anfíbios podem ser observados no abrigo de Birdwatching da lagoa de Melides.

O QUE VER Monumento Megalítico da Pata do Cavalo

Composto por uma câmara subcircular com oito esteios, uma galeria, com quatro esteios e um travessão.

Barragem do Pego da Moura

Com uma planta retilínea, é composta por três muros justapostos de secção rectangular, com seis contrafortes a jusante.

Necrópole de Cistas das Casas Velhas

É constituída por um conjunto de sepulturas individuais, de tamanho e estado de conservação diversos.

Serra de Grândola

Com 326 metros no seu ponto mais elevado, a Serra de Grândola é uma das componentes naturais mais importantes do espaço grandolense.

13jul2019 /

⁄ 19


Moita ONDE DORMIR Fontainhas House Moita Av.ª Alfredo Dinis, N.º 73 – 2.º Dt.º Baixa da Banheira

Estuário do Tejo House

Av.ª António Aleixo, Bloco Z, N.º 17 – 1.º Qt.ª Fonte da Prata, Alhos Vedros Moita

Charming baixa

Rua de Angola, N.º 64 – 2.º Dt.º Moita

Paradise House Moita

Av.ª Luís de Camões, Bloco I, N.º 9 – 2.º andar Qt.ª Fonte da Prata, Alhos Vedros Moita

O QUE FAZER Forum Cultural José Manuel Figueiredo

Na Baixa da Banheira pode dar um salto até ao auditório do Forum Cultural José Manuel Figueiredo para assistir a um bom espetáculo de música, teatro ou dança.

Parque Municipal da Moita

Pode descansar e apreciar a extensa vegetação no Parque Municipal da Moita, bem como as suas aves no fresco lago. A zona ribeirinha da Moita, onde flutuam embarcações típicas, é um local ideal para relaxar e sentir o cheiro do mar. Há zona de aparelhos para prática de ginástica.

Parque Municipal José Afonso

O Parque Municipal José Afonso, com bares, esplanadas e piscina, na Baixa da Banheira, é um excelente local para repousar, tomar uma bebida refrescante e ver o mar.

ONDE COMER 3.ª Parte

Rua D. Luís Roberto Saldanha 2860-618 Moita Tel.: 910825862

Mar da Palha

Rua dos Lírios, Alhos Vedros 2860-274 Moita Tel.: 212892064

Baía do Tejo

Praia do Rosário, Rosário 2860-354 Moita Tel.: 210868721

A Taska

Trav.ª do Matadouro, 11-B 2860-498 Moita Tel.: 309927260

A Charrete

R. de Palmela, 43/49 Br.º do Juncalinho 2860-450 Moita Tel.: 212895142

Lisbonne Rive Sud du Tage Estrada Costa Santos Moita

Vila ribeirinha de excelência Com extensa zona ribeirinha, o concelho da Moita vive em contato permanente com o rio Tejo e as suas riquezas naturais. É um local ideal para atividades ao ar livre e para desportos náuticos. Relaxe, contemple a mãe natureza e visite o moinho de maré recuperado pelo município.

O QUE VER Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem

É uma igreja de inícios do século XVII, em estilo “Chão”, um estilo arquitetónico frio e funcional. Não deixe de visitar este importante monumento. Embarcações típicas O típico bote “A Pombinha”, com tradicionais pinturas e ornamentos, tem 15 metros, já o varino “Boa Viagem”, tem 20 metros de comprimento e decoração típica.

Monumentos em Alhos Vedros

Em Alhos Vedros merece destaque a igreja Matriz (século XVII), a capela da Misericórdia, do século XVI, o moinho de maré do cais de Alhos Vedros, datado do início do século XVII, e o poço mourisco do século XVI.

Miradouro do Rosário

No Rosário, em frente à igreja, contemple o Rio Sado, no miradouro local, dotado de bancos e mesas para um saboroso piquenique. 20 /

/ 13jul2019


O que fazer

Montijo

O desenvolvimento passa por aqui Com uma ligação muito forte ao Rio Tejo, o Montijo é um concelho que tem muito para oferecer. Desde o enoturismo da Adega de Pegões, passando pela gastronomia até aos alojamentos de qualidade, sem nunca esquecer os museus e o Cineteatro Joaquim de Almeida. Venha conhecer.

Siriuspark

O Siriuspark disponibiliza, ao longo dos seus 7 hectares, uma variedade de atividades lúdicas e educativas onde pode passar os seus tempos livres.

Passeios Pedestres

Passeio pedestre pela zona mais rural do concelho do Montijo? Uma excelente oportunidade para conhecer melhor a zona de Santo Isidro de Pegões.

Beba, mas com moderação

Adega de Pegões, visite a cooperativa que nos últimos 15 anos empreendeu uma estratégia sistemática de modernização e estabilização financeira.

Conheça quintas com história

Sadanha e Páteo d’Água são duas das quintas que pode visitar no concelho. O programa inclui visitas às ermidas de Nossa Senhora dos Aflitos e de Santo António.

onde dormir Herdade do Moinho Novo Canha 2985-001 Canha Tel.: 938 307 972 Monte Girassol Rua da Agricultura, n.º14 7A 2985-000 Santo Isidro de Pegões Tel.: 265 409 508 TRYP Lisboa Montijo Parque Hotel Avenida João XXIII, n.º193 2870-159 Montijo Tel.: 212 326 600 Albergaria Mala-Posta Largo Capitão João Duarte 2985-217 Pegões Tel.: 265 898 700

onde comer

O QUE VER

Restaurante Casa do Pescador

Moinho do Cais de Aldeia Galega/Montijo

Café Havanesa

Museu Agrícola da Atalaia

Avenida dos Pescadores, n.º150 2870-163 Montijo Tel.: 918 515 217

Rua Miguel Pais, n.º6 2870-348 Montijo Tel.: 914 251 911

Restaurante Ti Martinho

Avenida dos Pescadores, n.º160 2870-114 Montijo Tel.: 212 310 880

Taberna dos Cabrões

Alto das Barreiras 2870-106 Montijo Tel.: 212 320 056

Taberna do Ilhéu

É ao fluxo e refluxo das águas do Rio Tejo que o moinho vai buscar a sua fonte de energia.

Um testemunho do passado agrícola e da prática de técnicas e saberes tradicionais aplicados sobretudo ao azeite e vinho.

Galeria Municipal do Montijo

Coloca ao seu dispor a exposição de cerâmica: “(a)mar, enquanto o barro não dorme”, da autoria de António Vasconcelos Lapa.

Frente Ribeirinha do Montijo Alvo de obras de requalificação há pouco tempo. A calma transmitida pela envolvência revigora a alma

Rua Sacadura Cabral, n.º59 2870-361 Montijo Tel.: 212 314 736

13jul2019 /

⁄ 21


Onde dormir Porta da Arrábida Hostel & Suites Rua Contra-Almirante Jaime Afreixo, n.º123 2950-266 Palmela Tel.: 912 205 215 A Pousada Castelo de Palmela Estrada do Castelo de Palmela 2950-317 Palmela Tel.:212351226 A Casa de Atalaia R. Heliodoro Salgado 39, 2950-241 Palmela Tel.: 965 500 722 A Biovilla Herdade de Pinhal Basto, Vale de Barris, CCI 4238, 2950-055 Palmela Tel.: 21 235 1224

onde comer Bobo da Corte

Dentro das muralhas do Castelo 2950-221 Tel.: 210884441

Dona Isilda

Rua da Serrinha S. Bras, Palmela 2950-492, Palmela Tel.: 21 233 3255

Velho Cangalho

Estrada Nacional 379, Km 6 Olhos de Água, Pinhal Novo 2955-338, Palmela Tel.: 21 238 3604

Pérola da Serra

Rua Doutor Bernardo Teixeira Botelho, n.º 46 2950-298, Portugal Tel.: 910 490 854

D’Caco,

Avenida de Javea Tel.: 211 808 460 22 /

/ 13jul2019

O que fazer Caminhos de descoberta

Os Trilhos de Palmela são outras das opções se pretender fazer umas férias onde continua a manter a forma física, em comunhão com a natureza.

Campos verdes e tacadas certeiras

O Golf é das atividades de que pode usufruir em Palmela. LH Golf Academy Resort, Quinta do Peru Golf & Country Club, Clube de Campo da Aroeira (Aroeira I e II), são alguns dos campos disponíveis.

A centralidades nos vinhos da região

No Walking Hiking Windmills passeie numa paisagem de cortar a respiração com visita a moinhos de vento, sítios arqueológicos, seguido de almoço num excelente restaurante de cozinha tradicional.

Onde o vinho é rei e senhor Palmela é uma importante região vitivinícola nacional, onde se produzem vinhos de mesa de excelente qualidade, bem como o generoso Moscatel de Setúbal. É esta actividade que dá origem às mais importantes festividades da vila, as Festas das Vindimas que se realizam no início de Setembro.

Palmela o que ver Castelo de Palmela

A posição geográfica do Castelo permite um domínio estratégico de parte do estuário sadino e de uma vertente da cordilheira da Arrábida

Igreja de Santiago de Palmela

Gerida pelo Museu Municipal,é um local privilegiado para atividades culturais diversas. Há caminhos por percorrer, pássaros e árvores por observar e diferentes cores e aromas por descobrir, no Parque Ribeiro Venâncio da Costa.

Museu da Música Mecânica

O Museu da Música Mecânica cuja missão é o estudo, preservação e valorização, de uma coleção particular representativa da música mecânica.


onde comer Restaurante Chez Daniel

Santiago do Cacém

Das ruínas de Miróbriga ao Castelo Dominada por um castelo, no topo de uma colina, situa-se a cidade de Santiago do Cacém. Faça as malas e parta à descoberta de um concelho que tem nas suas praias e ruínas os maiores tesouros naturais. Conheça com amigos, com a cara-metade ou até mesmo sozinho, este cenário idílico.

EM 544 Lagoa de Santo André 7500-016 Santiago do Cacém Tel.: 269 749 779

Ti Lena & Casa de Gin

Estrada Nacional 261, Km 39,10 7500-018 Santiago do Cacém Tel.: 269 746 158

Restaurante O Grelhador

Rua Camilo Castelo Branco, n.º 24/26 7540-148 Santiago do Cacém Tel.: 269 823 513

Restaurante Tasca D’Aldeia

Quinta das Laranjeiras, Escatelares 7540-051 Santiago do Cacém Tel.: 911 597 359

Restaurante Retiro do Escova Rua Machado dos Santos, n.º8 7540-197 Santiago do Cacém Tel.: 269 107 300

O QUE FAZER onde dormir A Herdade Do Frei Cuco Centro de Santiago do Cacém 7540-051 Santiago do Cacém Tel.: 926528260 Hotel Cooking & Nature Rua Cidade de Beja 7540-163 Santiago do Cacém Tel.: 269 249 900 Hotel Dom Nuno Av. D. Nuno Álvares Pereira, n.º 90 7540-103 Santiago do Cacém Tel.: 269 823 325 Quinta de Malmedra Rua José da Graça 7540-230 Santiago do Cacém Tel.: 969 323 025 Eco Suites Resort 7540-051 Santiago do Cacém Tel.: 911 111 137

Entre no habitat natural dos animais do Badoca

Junto dos animais selvagens existentes no Badoca Safari Park, poderá interagir com os lémures, praticar rafting africano, e conhecer aves carnívoras.

Passadiço convidativo a caminha saudável

Descubra o Percurso Pedestre do Salgueiral da Galiza. Pode observar a fauna e a flora com a devida explicação, ao longo do passadiço.

Sinta a terra debaixo dos pés e conheça a região

A Rota Vicentina é uma rede de percursos pedestres. São 400 km pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores, e vários Percursos Circulares.

O QUE VER Moinho de Vento da Quintinha

É dos poucos exemplares ainda em funcionamento. Datado do século XIX, tem um moleiro que explica as especificidades.

Palácio e Tapada dos Condes de Avillez

Onde se cruzam influências formais díspares, e opções estilísticas próprias do Tardo-Romantismo oitocentista.

Ruínas Romanas de Miróbriga

O sítio arqueológico de Miróbriga, classificado Imóvel de Interesse Público desde 1940. As ruínas denunciam uma ocupação entre o século I e o IV.

Rio da Figueira convida a um dia de relaxamento

A cidade apresenta num dos seus extremos um dos parques mais aprasíveis da região. Zonas verdes e piscina confluem com os espaços de desporto e lazer que centenas de crianças ocupam por estes dias.

13jul2019 /

⁄ 23


Seixal ONDE DORMIR Evidência Belverde Hotel Av.ª de Belverde, 70 2845-483 Seixal Tel.: 210426900

ONDE COMER O Bispo

Praça da República, 2 2840-486 Seixal Tel.: 210963942

Lisboa à Vista Cais da Mundet 2840-481 Seixal Tel.: 927549107

Seixal Bay Village Rua Sarmento Pimentel, N.º 7, 2840-465 Seixal Tel.: 962550843

Taberna do Sousa

Casa Izi-Lisbon Quinta da Fildalga, 22 2840-251 Seixal Tel.: 925159518

Restaurante Vasco da Gama

The Boat Largo da Igreja 2840-480 Seixal Tel.: 918837575 Skyline Villa Rua G, Lote 94 2865-353 Fernão Ferro Tel.: 212122129

Praça 1.º de Maio, 23 2840-485 Seixal Tel.: 212215016

Av.ª Vasco da Gama, 62 2840-509 Seixal Tel.: 210870248

O QUE FAZER Passeio na Quinta da Fidalga

Dê um passeio por este monumento histórico constituído por um palacete e extensos jardins, onde se inclui a pequena capela. Observe os ricos azulejos e várias peças arquitetónicas.

Um mergulho no Splash

Em tempo quente nada melhor do que dar um mergulho, refrescar-se e divertir-se no Splash Seixal, que fecha às suas portas às 20 horas.

Oficina Manuel Cargaleiro

Na Arrentela localiza-se o Museu local, onde se encontra instalada a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, que merece, sem dúvida, uma visita para apreciar as obras de arte.

O Batoque

Rua 1.º de Dezembro, 19 2840-520 Seixal Tel.: 212222964

O QUE VER Moinho de maré de Corroios

Convite para escapadinha romântica O Seixal é o destino ideal para uma escapadinha romântica em tempo de recarregar baterias. Entre um museu e um parque aquático, deixe-se aventurar pelo interessante centro histórico, pela Quinta da Fidalga ou pela linda baía de águas azuis e calmas que convidam a relaxar.

Até 30 de dezembro não perca a oportunidade de apreciar a exposição “600 anos de moagem no Moinho de Maré de Corroios”, que edificado em 1403 por Nuno Álvares Pereira.

Ecomuseu – Núcleo Naval

Aqui pode visitar a exposição de modelos e miniaturas dos principais tipos de barcos do Tejo, de tráfego local e de pesca, e outros objetos do acervo do Ecomuseu, até 30 de dezembro.

Fábrica de Pólvora

Na Fábrica de Pólvora, em Vale de Milhaços, pode apreciar uma ilha de biodiversidade que revelam múltiplos indícios da evolução deste lugar, ao longo dos séculos XX-XXI, de espaço rural a industrial e urbanizado.

Zona ribeirinha

Apreciar e passear na zona ribeirinha do Seixal é sempre uma forma relaxante de estar em contato com o mar e apreciar belas paisagens.

24 /

/ 13jul2019


O que fazer

Sesimbra Praias a perder de vista

Passeio de caiaque

Terra de excelentes praias e de boa gastronomia, Sesimbra é uma simpática e bela vila piscatória ideal para gozar umas merecidas férias tranquilas junto ao mar, em boa companhia. Desfrute das extensas praias e partilhe emoções nos monumentos históricos.

A escola Rui Meira Pro Center proporciona um belo passeio de caiaque para que desfrute de locais deslumbrantes. Não é necessária experiência em caiaque.

Explorar Sesimbra em bicicleta

Pode alugar uma bicicleta de montanha para se aventurar numa maneira divertida de explorar Sesimbra e arredores e aproveitar o ar livre e a natureza.

Pegadas de dinossauros

Também pode marcar uma excursão de caminhada para observar as pegadas de dinossauros no Cabo Espichel. A viagem de um dia inclui água, queijo, pão e frutas.

Degustação de vinhos

Aproveite a viagem diurna, com degustação de vinhos, para conhecer a Arrábida e Sesimbra. Visite o Parque Natural da Arrábida onde terá oportunidade de admirar a bela paisagem.

onde comer onde dormir Hotel do Mar Rua General Humberto Delgado, 10 2970-628 Sesimbra Tel.: 212283300 Villa Epicurea Rua do Casalinho, 5-A 2970-052 Sesimbra Tel.: 961719755 Senhora do Cabo Meco Homy Holidays Rua dos Almocreves, cci 3907 2970-085 Sesimbra Tel.: 913343051 Hotel dos Zimbros Facho de Azóia – Cabo Espichel 2970-335 Sesimbra Tel.: 210405470

Lobo do Mar

Av.ª dos Náufragos 2970-152 Sesimbra Tel.: 212235233

O Velho e o Mar

Rua Joaquim Brandão, 30 2970-768 Sesimbra Tel.: 210879995

O QUE VER Castelo de Sesimbra

O Castelo domina completamente a vila e a baía de Sesimbra com as suas escarpas sinuosas, que também oferecem excelentes vistas sobre o vale e litoral da zona.

Santuário do Cabo Espichel

O Canhão II

Praça da Califórnia, Loja 4h/i 2970-736 Sesimbra Tel.: 212231216

O Santuário de N.ª Sr.ª do Cabo Espichel, do século XVIII, foi construído num penhasco vertiginoso do Cabo Espichel, de onde de avistam as bonitas barras de Lisboa e Cascais e a grande baía de Setúbal.

O Rodinhas

Fortaleza de Santiago

Rua Marquês de Pombal, 25 2970-712 Sesimbra Tel.: 212231557

Portofino restaurante/ bar Praia do Ouro Av.ª dos Náufragos 2970-152 Sesimbra Tel.: 919480282

O Forte de Santiago, que oferece vista soberba sobre a baía, é considerado um dos mais grandiosos edifícios da região devido à sua estrutura imponente e importância histórico-militar.

Praia do Meco

Não deixe de visitar e apreciar uma das mais extensas e tranquilas praias da região. Apresenta dunas móveis que adornam a bonita paisagem, e divide-se em duas grandes zonas Norte e Sul. 13jul2019 /

⁄ 25


Onde dormir Hotel Casa Palmela

EN-10, Km 33,5 Quinta do Esteval 2900-725 Setúbal Tel.: 265 249 650

O que fazer Passeio a cavalo

Siga num passeio a cavalo, com guia, entre arrozais, dunas e o oceano Atlântico como pano de fundo. Uma experiência única e inesquecível.

Rio Art Hotel

Avenida Luísa Todi, n.º117 2900-461 Setúbal Tel.: 965 801 988

Hotel A Seleção

Rua Manteigada, n.º2 2910-241 Setúbal Tel.: 265 709 650

RM GuestHouse

Avenida Luísa Todi, n.º59 2900-460 Setúbal Tel.: 265 400 119

Quinta de São Filipe

Serra da Arrábida, estrada do Castelo de São Filipe 2900-300 Setúbal Tel.: 925 001 780

onde comer Restaurante Casa do Peixe

Rua General Gomes Freire, n.º138 2910-517 Setúbal Tel.: 960 331 167

Restaurante Pérola da Mourisca Rua da Baía do Sado, n.º9 2910-014 Setúbal Tel.: 265 793 689

Restaurante Tasca da Avenida Avenida Luísa Todi, n.º578 2900-457 Setúbal Tel.: 964 269 599

Restaurante In Sado – Sabores Locais Rua Marquesa do Faial, n.º1 2900-595 Setúbal Tel.: 265 229 212

Restaurante Beco da Ribeira Beco da Ribeira, n.º4 2900-380 Setúbal Tel.: 265 572 096 26 /

/ 13jul2019

Há ofertas de mar para todos

Embarque num iate e deixe a sua vontade definir a rota, numa embarcação com capacidade para 9 pessoas.

A comunidade de golfinhos Roazes espera por si

Parta em busca da única comunidade de golfinhos residente em Portugal. Uma viagem pelo estuário do Tejo, com uma das muitas empresas da especialidade

Para além de Galapinhos

Esqueça o resto, e parta á descoberta das praias mais aclamadas do país e, até da Europa. De autocarro, a pé ou de bicicleta, mas vá!

A mais bela Baía do Mundo Inserida na grandiosa Costa Azul, a cidade de Setúbal é uma importante zona portuária e de comércio no panorama nacional e internacional. Tendo a pesca como atividade privilegiada, a região surpreende a cada roteiro descoberto e cada recanto encontrado. Deixe-se envolver na baía mais bela.

Setúbal o que ver EcoParque do Outão

É o sítio ideal para quem quer estar em contacto com a natureza e aproveitar o que a Arrábida tem de melhor.

Mercearia Confiança de Troino

Aqui recuperam-se curiosidades sobre a história de Setúbal e dos seus habitantes. Uma viagem no tempo.

Parque Natural da Serra da Arrábida

No meio de uma natureza incomensurável, o Parque Natural da Serra da Arrábida é um local idílico para se unir ao ambiente e reencontrar-se

Forte de São Filipe

Se quiser conhecer um pouco da história de Setúbal, há que fazer uma visita ao Forte de São Filipe. Sobre a vista, é melhor ver.


O que fazer

Sines

Aqui chegam as músicas de todo o mundo Sines é um pequeno, mas rico, território que junta o melhor da Costa Alentejana a uma vocação cosmopolita simbolizada pelo seu filho mais ilustre, Vasco da Gama. As praias de Porto Covo, das mais belas do mundo, são um dos principais atrativos de uma terra que sabe bem receber.

Praia Vasco da Gama

Pegue no fato de banho e dê um mergulho na Praia Vasco da Gama. A zona balnear, acessível a todos, ostenta a bandeira azul e tem qualidade de ouro.

Centro de Artes de Sines

Pode visitar o Centro de Artes de Sines, assistir a concertos, peças de teatro e exposições. A construção imponente evidencia-se no centro da cidade

Semana das Tasquinhas anima marginal

Se a sua ideia passar por um turismo mais gastronómica, Sines oferece-lhe por estes dias um conjunto de Tasquinhas com pratos tradicionais.

FMM

O Festival Músicas do Mundo é o mais importante evento cultural realizado em Sines e o maior festival de músicas do mundo que tem lugar em Portugal.

O QUE VER onde dormir Ana’s Apartments

Rua Serpa Pinto, n.º38 7520-241 Sines Tel.: 918 200 746

Hotel Apartamento Sinerama Rua Marquês de Pombal, n.º110 7520-227 Sines Tel.: 269 000 100

Casa do Médico de São Rafael Quinta de São Rafael, lote 36 7520-266 Sines Tel.: 269 860 800

Hotel Dom Vasco

Rua do Parque, n.º13 7520-202 Sines Tel.: 269 630 960

Parque de Campismo Costa do Vizir

Monte Branco – Porto Covo 7520-437 Sines Tel.: 269 959 100

onde comer Museu de Sines Tasca de Sines

Rua Gago Coutinho, n.º40 7520-213 Sines Tel.: 269 632 595

Inaugurado em 2008, é o centro de evocação da história do concelho e do navegador Vasco da Gama. As exposições são convidativas.

Restaurante O Castelo

Centro Histórico de Sines

Rua João de Deus, n.º22 7520-215 Sines Tel.: 934 399 705

Cais da Estação

Av. General Humberto Delgado, n.º16 7520-104 Sines Tel.: 269 636 271

Restaurante O Galo

Rua Marquês de Pombal, n.º103 7520-177 Sines Tel.: 269 636 190

Cantinho Italiano

Rua Cândido dos Reis, n.º37 7520-177 Sines Tel.: 930 441 654

Local pitoresco, com ruelas de pedras e casas ainda do tempo colonial. O Centro Histórico de Sines preserva a história do concelho.

Torre de Menagem do Castelo

Local apontado por historiadores como o berço de Vasco da Gama. Descubra o centro de evocação da vida e das viagens do navegador, enquanto vai recordando momentos da história recente da cidade hospitaleira de Sines.

Homenagem aos Soldados da Paz

A estátua do bombeiro representa uma bonita homenagem aos heróis da nação. Com um significado bastante importante é impossível ficar-lhe indiferente.

13jul2019 /

⁄ 27


Gourmet

O REQUINTE E PERFECIONISMO DE UMA NOVA ERA

A arte de ser “Gourmet”

O conceito “Gourmet”, habitualmente associado à arte de proporcionar experiências gastronómicas mais requintadas, está cada vez mais presente no nosso quotidiano, expandindo-se da cozinha até aos quartos. Os investidores começam a mostrar preocupação com a exigência do cliente nacional. Que reclama pelo melhor a um preço acessível. Nesta edição destacamos dois negócios distintos com preocupações comuns; a qualidade e centralidade no desejo do cliente. O restaurante “Primavera Gourmet”, na Costa de Caparica, e os Alojamentos locais “Y Concept Apartments”, em Setúbal e Palmela. Além de apresentarem conceitos idênticos, foram idealizados e concretizados por “filhos da terra”. No primeiro caso Ana Lúcia cedo se habituou a servir e a «servir bem. O meu pai era, e é, exigente», recorda a filha de um empresário da Costa de Caparica. Abraçou o conceito de trabalhar a comida, na vertente molecular e o mais saudável possível, ao lado do conceituado chefe de cozinha Ruben Palma, que acabou por tornar-se seu companheiro de vida. Estão «empenhados em fazer do “Primavera Gourmet” um dos melhores restaurantes da Costa de Caparica». Já o setubalense Pedro Dias, que se perdeu de amores pela 28 /

/ 13jul2019

italiana Maria Caso, que viria a ser sua esposa e sócia, está a dar vida ao sonho que ambos partilham de proporcionar a quem visita a região uma experiência «acolhedora, requintada e “home feel”». Pedro Dias, que se prepara para abrir o oitavo apartamento “Botique Concept” no distrito, assegura que «estes são o momento e o distrito certos para fazer crescer este projeto». A dedicação à confeção nota-se na apresentação Ana Lúcia e Ruben Palma pretendem «mudar mentalidades» e, apesar de terem aberto o restaurante “Primavera Gourmet” há pouco mais de dois meses, dizem-se «confiantes no processo com cada vez mais pessoas a perceber que comer num restaurante gourmet é muito mais que “comer pouco por muito”». «Cozinha gourmet não é degustação», esclarece Ruben enquanto relembra que aplica na cozinha molecular tudo o que aprendeu no curso de design gráfico. Foi na vertente gourmet que se especializou e todos os pratos da casa são “de autor”. A comida «é pesada e preparada a baixas temperaturas e a percentagem de proteína é sempre a mesma», revela o chef que se diz «bastante perfecionista».

No “Primavera Gourmet” «tratamos os alimentos com mais cuidado e dedicação», garantem os jovens empresários. E não é necessário, asseguram, comprar ingredientes caros, porque «com as coisas mais baratas obtemos sempre os pratos mais saborosos e com boa apresentação porque utilizamos técnicas de cozinha que numa cozinha tradicional não se aplicariam». O conceito “gourmet” está a ganhar terreno e o restaurante da Costa de Caparica tem contribuído para a desmistificação desta cozinha alternativa que não só «é saborosa como acessível a todas as bolsas», asseguram os proprietários do “Primavera Gourmet”. Dormir bem é tão importante como comer bem Com uma taxa de ocupação de 95%, e prestes a abrir o oitavo alojamento local, Pedro Dias reafirma que «está a valer a pena o investimento». Os Boutique e Y Quebedo-Concept Serviced Apartments têm sido reconhecidos ao nível do «conceito de “acolher em vez de alojar”. Nós temos uma preocupação ímpar com a qualidade do serviço que prestamos e as pessoas têm valorizado isso ao escolherem-nos mais que uma vez». «Todos os apartamentos têm

pinturas e azulejos de artistas locais e são decorados numa alusão a personagens e figuras históricas da região. Usamos o mínimo plástico possível, produtos de limpeza amigos do ambiente, welcome kits em artesanato local e privilegiamos os produtos regionais». Além destas particularidades, cada apartamento da Y Concept, a que se juntaram agora os Y. Palmela e os Y.Baixa, proporciona uma experiência «reconfortante, apaziguadora e de uma simplicidade requintada», ressalva. Os Y.Palmela - Boutique Apartments ficam na última curva antes do centenário castelo de Palmela «com uma vista impressionante» sobre o Sado, diretamente do miradouro de Palmela. «O despertar nestes apartamentos, assim como o pôr-do-sol, é pontuado pelo farfalhar das acácias, o chilrear dos pássaros e vistas que nos deixam sem palavras». Já o Y.Baixa - Boutique Apartments «devolveu vida e esplendor a um dos muitos prédios esquecidos da Baixa de Setúbal». Estes apartamentos foram «completamente restaurados respeitando a antiga traça, para oferecer uma autêntica atmosfera Setúbal». Além da decoração, goza de uma posição privilegiada, paredes meias com a simbólica praça de Bocage».


13jul2019 /

â „ 29


vinhos & sabores

Sunsets em Tróia A Troia Resort, com o apoio da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e do Montepio, volta a realizar, de julho a agosto, a partir das 18 horas, nas ruínas romanas de Tróia, em Grândola, Sunsets com várias adegas da região, onde não faltará a animação musical. As ruínas romanas de Troia representam 5 séculos de história, num espaço abençoado pela natureza. Prove os vinhos, ouça boa música e não deixe de visitar o maior centro industrial de salgas de peixe do Império. A Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões abre o evento, no dia 17, dando a provar os seus vinhos ao som do duo São Silva, que interpretará música brasileira e portuguesa. A 24 segue-se a Venâncio da Costa Lima, de Quinta do Anjo, cuja prova será animada pelo Trio de Guida Palma, que dedicará aos standards americanos. Os néctares da Quinta Brejinho da

publicidade

30 /

/ 13jul2019

Costa, de Grândola, serão saboreados ao som do fado tradicional pela voz de Susana Almeida, no dia 31. O primeiro sunset de agosto, agendado para o dia 7, é dedicado aos vinhos da Filipe Palhoça Vinhos, do Poceirão, com sonoridades de jazz standards americanos e brasileiros, sob a batuta do Trio Maria João Matos. A Casa Ermelinda Freitas, de Fernando Pó, promove a degustação dos seus néctares no dia 14, ao som do fado moderno e tradicional pelo Quarteto de Fado Deolinda de Jesus. No dia 21 é a vez da Herdade da Comporta. Prova-se o vinho a ouvir ritmos de Bossa Nova e Africanos, interpretados pelo Trio Diana Cravo. A Serenada – Enoturismo, de Grândola, dá a provar os seus vinhos no dia 28, ao som de temas clássicos, américa latina, Europa e Brasil, cuja interpretação está a cargo do Trio de São Silva.

ADEGA DE PEGÕES Fonte do Nico ligeiro branco É um vinho leve e fresco que combina na perfeição as castas Moscatel com o Fernão Pires. Tem apenas 9,5 graus de álcool. De cor citrina, o aroma é intenso à casta, floral, fresco e leve. Ideal para peixes, saladas, mariscos e como aperitivo.

JOSÉ MARIA DA FONSECA Lancers rosé especial Trata-se de um vinho de cor rosa, com aroma a frutos vermelhos e tropicais, com paladar agradável, fino, leve e ligeiramente adocicado. Para beber com pratos mexicanos e italianos, saladas e frango.


vinhos & sabores

CASA ERMELINDA FREITAS

SIVIPA

MALO WINES

Dona Ermelinda Reserva Branco

Espumante Rosé Ameias

Malo Platinum branco

Estamos perante um vinho único, à base de Chardonnay, Arinto e Viognier. É elegante e proveniente da seleção das melhores uvas. Apresenta notas de frutos doces, cítricos e madeira no nariz. Na boca é cheio, cremoso e com final elegante e persistente.

O Ameias Rosé é um espumante de cor salmão claro, bolha fina, com notas de maçã verde e um toque de frutos silvestres. É fresco, persistente e indicado para ocasiões festivas, como aperitivo, na esplanada ou a acompanhar peixes, marisco e leitão.

É um néctar feito à base de castas Chardonay e Arinto. Com notas de baunilha e boa acidez e uma excelente estrutura. É ideal para acompanhar mariscos, peixe ou o queijo de Azeitão. Apresenta cor amarela cítrica e acaba de ser lançado no mercado.

ADEGA DE PALMELA

VENÂNCIO DA COSTA LIMA

QUINTA DO PILOTO

Villa Palma branco

VCL branco Premium

Piloto Collection Síria 2018

Acompanha bem com pratos de peixe grelhados ou assados no forno e marisco cozido ou grelhado e saladas. Apresenta uma cor de um amarelo cítrico e um perfil frutado, bastante intenso com notas de frutos tropicais e maçãs verdes.

Este vinho é lançado este verão. É ideal para acompanhar pratos de peixe, marisco e saladas. O Branco Premium foi elaborado com as castas Fernão Pires e Verdelho e é um vinho muito aromático e fresco, com bom equilíbrio entre as notas frutadas.

É um vinho branco leve, delicado, jovem, com acidez equilibrada e com notas minerais no final de boca. Boa intensidade aromática, com notas de flores brancas, erva cortada e notas minerais. Elaborado a partir da casta Síria.

publicidade

13jul2019 /

⁄ 31


32 /

/ 13jul2019

Profile for Mediasado

Semmais 13 julho 2019  

Edição do Semmais de 13 de julho | semmaisjornal@gmail.com - E-mail para envio de informação, marcação de entrevistas, ou promoção

Semmais 13 julho 2019  

Edição do Semmais de 13 de julho | semmaisjornal@gmail.com - E-mail para envio de informação, marcação de entrevistas, ou promoção

Advertisement