Page 1

~ * Brahman Nelore * Tabapua

ZEBU


A Semex Brasil buscando sempre soluções e informações consistentes para os seus clientes e parceiros, tem a satisfação de apresentar o catálogo de corte 2010 das raças zebuínas, que ressalta a filosofia da empresa em trabalhar sempre com a genética balanceada e funcional. Conforme mencionamos em nossa Revista Balance Brasil publicada em Janeiro deste ano, a Semex está focada em alguns objetivos como, Pessoas, Programas, Produtos e Serviços, e é com essa missão que buscamos as melhores opções em reprodutores que venham a atender as necessidades de seu rebanho, seja ele de 50, 500 ou 5.000 Vacas, a Semex Funciona em todo lugar! Diante da expressão do Brasil no mercado internacional de carnes, da parcela que o agronegócio tem em nossa economia e da responsabilidade que passa a nos caber, fica evidenciada a necessidade de acerto em cada uma de nossas decisões no gerenciamento da concorrida atividade pecuária. A Semex Brasil continua com o compromisso de sempre oferecer INFORMAÇÃO de qualidade para subsídio da escolha mais acertada dos touros a serem utilizados via inseminação artificial no seu projeto pecuário. Dentro deste compromisso, ampliamos a nossa bateria de touros Zebu, possibilitando ainda mais opções de reprodutores provados que certamente virão agregar em produtividade em todas as fases do ciclo pecuário, desde a cria, com as características maternais, recria com as de desempenho, e as de carcaça, focando a engorda e o abate. Certos de que EFICIÊNCIA é a palavra de ordem para a era na qual vivemos, o foco nas opções de touros, que aqui são considerados como ferramentas de melhoramento genético, e conseqüente incremento na produção, buscamos ofertar animais expoentes dos maiores selecionadores de nosso país, voltados para a produção de carne em sistema de pastejo, visando proporcionar um portfólio que venha a complementar cada linha de trabalho de nosso setor. Nossa empresa, na busca de melhoria contínua, vem complementando sua força de vendas, treinando-os para levar informação assertiva até o campo, bem como o corpo de técnicos, que está sendo apresentado no final de nosso catálogo, visando agregar ainda mais valor a cada encontro e a cada atividade nas fazendas. Enfatizamos cada vez mais nossa conduta de trabalho: informação de qualidade, pessoas capacitadas e comprometimento com os resultados de nossos clientes. Buscando sempre esta excelência em todos os processos internos e externos, fomos certificados com a ISO 9001. Entre em contato com a Semex para agendarmos uma visita à sua propriedade, será muito gratificante para nós. Esperamos que o novo layout do catálogo de corte Zebu 2010 atenda as suas expectativas e contribua para o melhoramento genético do rebanho nacional. Agradecemos a confiança já depositada e continuamos empenhados em fazer o melhor pelo seu resultado!

Nelson Eduardo Ziehlsdorff Diretor Presidente Semex Brasil

Caio Tristão Gerente Técnico Comercial - NO/NE/CO

Responsável Dados Técnicos: Gerente Técnico Comercial NO | NE | CO - Caio Tristão Projeto Gráfico e Editoração: Supervisora de Marketing Semex Brasil - Daniele Vanelli Impressão: Impressora Mayer Tiragem: 5.000 exemplares Data da Veiculação: Junho/2010 - Edição Anual Contato: marketing@semex.com.br

~ * Brahman Nelore * Tabapua

* É permitida a reprodução deste material desde que citada a fonte.


Critérios de Seleção

Quem fornece os dados sobre as Avaliações Genéticas dos Touros? Todos os touros da bateria Semex passaram por testes de desempenho, provas de ganho de peso e/ou avaliações genéticas (teste de progênie, marcadores moleculares). Este filtro garante que somente os melhores entre os melhores terão sua genética multiplicada. Para isso, várias ferramentas tecnológicas são utilizadas simultaneamente para que a seleção dos reprodutores seja a mais apurada possível e traga com isso resultados mais confiáveis e promova a mudança de forma mais rápida no perfil genético e desempenho dos rebanhos onde os touros serão utilizados. A tecnologia mais amplamente utilizada atualmente são as DEPs, ou seja, avaliações de desempenho dos animais do rebanho, onde são obtidas as Diferenças Esperadas na Progênie (DEP) comparando-se de forma adequada animais em diferentes fazendas, grupos e manejos. Desta forma, as comparações são geradas em conjunto, e a informação final (DEP) para diversas características serve justamente para COMPARAR um animal com outro, essencialmente. Atualmente, destacam-se alguns programas de avaliação genética:

Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore Teve início em junho de 1988, com a primeira reunião entre criadores e pesquisadores da USP de Ribeirão Preto. O objetivo do PMGRN é subsidiar o criador com as ferramentas de seleção, buscando maximizar o ganho genético e lucratividade do seu empreendimento. Anualmente é publicado o Sumário de Animais Jovens, Touros e Matrizes com as DEPs para cada uma das características avaliadas. A base de dados possui cerca de 1 milhão de animais e 3,5 milhões de pesagens e aferições de perímetro escrotal cadastrados. Os dados são calculados por uma instituição sem fins lucrativos - ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) associada a Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de diversos pesquisadores brasileiros e do exterior. Assim, o programa Nelore Brasil já identificou centenas de touros superiores e consagrados na pecuária nacional. O principal índice fornecido por esta instituição é o MGT, Mérito Genético Total, que leva em consideração a ponderação de várias características de valor econômico em um único valor.

A CFM iniciou suas atividades no Brasil em 1908. Em 1980 começou o processo de seleção massal de seu rebanho Nelore, envolvendo 50 mil matrizes. Em 1995, iniciou seus os trabalhos de avaliação genética através de controle zootécnico individual de seus animais, onde todos os animais passaram a ser analisados em conjunto através de um programa de avaliação genética para geração de Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) sob orientação do Grupo de Melhoramento Animal (GMA) da USP, campus de Pirassununga. Os animais são avaliados para características produtivas, desde peso ao nascer, peso a desmama, materno total, ganho de peso, conformação, musculosidade, precocidade, perímetro escrotal, probabilidade de prenhez de novilhas e permanência no rebanho. Estas medições fornecem o Índice CFM que é a maneira mais prática de proceder comparações entre os animais avaliados.

A Conexão Delta G é uma associação de pecuaristas buscando gerar e utilizar tecnologia de ponta para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte. Atualmente, é composta por 53 fazendas e 28 empresas, todas direcionadas para a produção intensiva de carne, buscando atuar nas mais diversas áreas que compõem a produção animal e também representatividade na cadeia produtiva. As empresas participantes estão localizadas nos principais pólos de produção e processamento da cadeia da carne com fazendas em 7 estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. O objetivo é desenvolver um programa de melhoramento genético obtendo animais geneticamente superiores e mais produtivos propagando essa genética e obtendo maiores ganhos. A avaliação dos animais é feita através das características fenotípicas que expressam produção num enfoque bem amplo, não apenas levando em consideração o peso do animal, mas também a composição do peso, através de características morfológicas como a conformação da carcaça, sua musculosidade e precocidade. Esta avaliação é feita nas fazendas por técnicos treinados e enviada para o GENSYS, especializado em melhoramento genético, que analisa os dados, e os resultados da avaliação ainda originam o Sumário Delta G e participam do Sumário Aliança.

Em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu, a Embrapa é a responsável pelo programa de melhoramento genético de diversas raças de corte. A Embrapa Gado de Corte há 25 anos conduz trabalhos de pesquisas e desenvolvimento na área de melhoramento animal em bovinos de corte. A crescente demanda por informações e técnicas para aumentar a eficiência do setor produtivo de carne bovina, levou a Embrapa Gado de Corte a desenvolver o GENEPLUS, um programa de melhoramento genético animal, criado para auxiliar os produtores de bovino de corte.

Utilizando-se da inovadora tecnologia de marcadores genéticos (seqüências do DNA que codificam para características produtivas econômicas relevantes), IGENITY permite aos criadores complementar e antecipar suas decisões de seleção, manejo e marketing. Conhecendo-se o perfil genético do rebanho e também dos reprodutores através da análise do DNA, é possível identificar animais com características produtivas desejáveis alinhadas aos objetivos econômicos de cada pecuarista e utilizá-los para transferir essas qualidades a todo o rebanho. É uma tecnologia nova e em ascensão, que pode antecipar e auxiliar a tomada de decisões, promovendo redução de custos e aumento da produtividade. Ideal para utilização em conjunto com as avaliações genéticas (DEPs).

03


Interpretação das Provas Como Interpretar as Informações dos Touros? A equipe de técnicos e colaboradores da Semex desenvolveu uma avançada metodologia gráfica que facilita a visualização do perfil de cada reprodutor. Estas informações foram agrupadas em uma única tabela, e leva em consideração a Avaliação Funcional do Reprodutor e Perfil Linear da Progênie, além do Perfil Igenity (quando disponível) e a Avaliação Genética oficial e atualizada.

Os 3 conceitos são fundamentais

A DEP prediz a habilidade de transmissão genética de uma determinada característica de um animal avaliado como progenitor, ou seja, em comparação com a progênie de outros touros da mesma avaliação. Serve como guia de UTILIZAÇÃO OU NÃO de um touro.

Avaliação Funcional

1

Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

32Kg 285Kg

Peso Adulto 1.136Kg Perímetro Escrotal 43cm Comprimento Corporal 187cm Perímetro Torácico 254cm Altura na Garupa 163cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

5

4

Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável 1

Velocidade de Crescimento

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Avaliação Genética

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP210 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC DEP 0,67 0,03 0,70 3,08 0,69 5,22 0,72 11,56 0,72 12,97 0,69 0,31 0,12 3,01 0,19 -0,88

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Espessura de Gordura Mérito Genético Total

0,25 60,70 0,62 1,78 0,69 0,17 0,53 -17,02

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

3

Muita Muita Muita

Perfil Linear da Progênie

Este grupo de informações tem como objetivo passar um retrato de como os filhos(as) dos reprodutores se desenvolvem. Leva em consideração os dados de CAMPO nas fazendas onde foram utilizados, a avaliação genética e a opiniões de técnicos e consultores.

2

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura

Informações sobre as características morfológicas (fenotípicas) do reprodutor, além de pesagens e mensurações que tem por objetivo auxiliar a tomada de decisão. Expressas em escores de 1 a 5.

Quando as avaliações genéticas são finalizadas, os touros são ranqueados para todas as características, do primeiro ao último. Assim, um touro TOP 1% significa dizer que este está entre os 1% melhores para determinada característica, ou seja, o melhor entre 100 animais, ou está entre os 10 melhores entre 1000. Um touro TOP 0,1% é o melhor entre 1000 animais avaliados.

A ACC é uma medida que vai de 0 a 0,99 (0 a 99%) e representa o quanto de informação determinado touro possui para as diversas características. De forma geral, valores maiores de Acurácia significam que o touro possui uma maior quantidade de filhos avaliados, o que torna sua DEP mais confiável e diminui a possibilidade de mudança. Serve como guia da INTENSIDADE de uso dos touros.

DPN DP120 DP210

D3P AOL DEG MGT

Perfil Igenity Escore 1

Peso da Carcaça Área de Olho de Lombo Espessura de Gordura Maciez

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

3

5

4

Rápido Grande Precoce Precoce Alto TOP/Rank 15% 20% 15% 10% 5% 10% 10% 4%

Média

0,5% 0,5% 1% 3% 1

Peso ao Sobreano

2

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore10 Escore10 Escore10 Escore10 Escore10

Avaliação Genética: Sumário ANCP/USP - MAR/2010

As estimativas Igenity avaliam cada característica através de escores que vão de 1 a 10, levando em consideração vários marcadores molecurares (DNA) para cada uma destas características. Escores maiores evidenciam a presença da característica no DNA do reprodutor e permitem auxiliar os criadores a explorar o potencial genético do rebanho. 04

Conjunto de características avaliadas pelos Programas de Seleção, onde são encontradas as DEPs. A fonte desta informação está citada na parte inferior do gráfico.


O Programa de Qualidade Genética Aditiva A Origem Laucídio Coelho, pecuarista do antigo estado de Mato Grosso, buscando a melhoria genética em seu rebanho, adquiriu em 1941 de José Barbosa, pecuarista de Uberaba, 200 reprodutores Nelore PO. Já em 1950 adquiriu uma partida de vacas do Dr. Menezes da fazenda Indiana do antigo estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro. Ávido por melhoria na produção, foi precursor no estado na utilização de maquinário agrícola e adoção de vacinação contra brucelose em todas as fêmeas de seu rebanho, realizando seleção genética para as características que mais valorizava: rusticidade, fertilidade e precocidade de acabamento. Em 1976, devido a processo sucessório, Hélio Martins Coelho, médico e filho caçula de Laucídio recebeu parte deste rebanho. Devido à formação cultural concluída nos EUA, o Dr. Hélio Coelho imprimiu neste rebanho modernos conceitos de seleção de animais a campo, por desempenho econômico e funcional. Neste mesmo ano iniciou parceria de pesquisas com o Centro Nacional de Gado de Corte - EMBRAPA visando a melhoria nutricional e genética de seu rebanho.

O Programa Genética Aditiva No início da década de 80, desenvolveu uma seleção baseada no modelo animal. No começo da década de 90 entrou para o programa Nelore Brasil, coordenado pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), onde atualmente participam da avaliação mais de 479 fazendas com o universo de aproximadamente 1.500.000 de animais, dos mais renomados selecionadores do país. A partir deste período implantou o Programa de Qualidade Genética Aditiva, cujo compromisso baseia-se em que os filhos tem como preceito, serem iguais ou superiores aos seus pais, eliminando obrigatoriamente TODOS os animais inferiores. Neste programa de qualidade são valorizadas as características de maior valor econômico como: fertilidade, precocidade sexual e precocidade de acabamento, aliada à qualidade de carne e rusticidade. Os resultados começaram a aparecer com o reconhecimento pela ANCP através do Prêmio de Produtor com MAIOR PROGRESSO GENÉTICO no Programa Nelore Brasil; prenhez de 74% de todas as novilhas de geração 2008 acasaladas entre os 11 e 14 meses de idade; o touro REM Oneraldo, Líder Igenity para maciez de carne e conquista da liderança do Sumário de touros ANCP por três anos consecutivos (2008/2009/2010). O Programa de Seleção Genética Aditiva mostrou-se de tanto sucesso que foi implantado nas raças Braunvieh (Pardo-Suíço Corte), Composto Tropical Montana e Gir Leiteiro, onde todos os animais são criteriosamente avaliados. Atualmente possui o rebanho LÍDER em avaliação para TODAS estas raças.

Os Critérios de Seleção Dentro do Programa de Seleção Genética Aditiva vários critérios são utilizados para identificar os animais geneticamente superiores. Estes critérios são: Longevidade Produtiva, Fertilidade, Precocidade Sexual & Habilidade Materna, Crescimento & Conformação Frigorífica, Acabamento de Carcaça, Temperamento Dócil e Caracterização Racial (Funcional). Para tanto são utilizadas TODAS as tecnologias disponíveis para a mensuração, identificação e quantificação de resultados. Assim, o manejo é realizado totalmente a campo, as novilhas são desafiadas precocemente, os animais avaliados para ultra-sonografia de carcaça e testicular, escores visuais e marcadores moleculares. Tudo isso para GARANTIR uma correta identificação da genética nas gerações seguintes. Desta forma o Programa de Seleção Genética Aditiva considera que cada animal VALE seu potencial genético medido e é possível buscar a excelência em ganhos máximos de produção dando prioridade às características econômicas e funcionais, sem prejuízo das características raciais.

05


~

Nelore Padrao

MGT

3

R I C K E T

Zefec Abdala Quark Col.

Qabus Col.

Bnuva Col.

Pai

Ricket

Ludy de Garça Esmeralda

REM Ricket

Gota da Esp.

REM Ricket Nasc.: 29/09/2006

REM Nona Mãe

Rambo da MN

Tango A 1359 da MN

REM Fiza

Punhal de Garça

Criador & Proprietário: Hélio Coelho & Filhos| Reg.: REM 4237

Desempenho INDISCUTÍVEL: seus filhos têm se destacado sobremaneira, já à desmama, dentros dos rebanhos da Genética Aditiva; Destaque em suas avalições genéticas para todas as características avaliadas, em especial para as correlacionadas à precocidade sexual e de carcaça;

Izoldina

No Sumário da ANCP/USP 2010 é o melhor filho de Quark Col; Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Comprimento Corporal Perímetro Torácico Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Desejável Muita Forte Forte

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Avaliação Genética

2

3

4

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC DEP 0,30 1,35 0,29 5,57 0,28 9,90 0,34 18,86 0,35 21,43 0,33 1,68 0,20 3,58 0,19 -1,01

Parto Precoce D3P Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Gordura DACAB MGT Mérito Genético Total

0,19 56,75 0,31 2,08 0,31 0,07 0,30 23,21

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Indicações: filhas de Legat, Provador, Marisco, Pacará, Atma, Fajardo, BigBen SN e CFM Backup.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Pacote completo: prova e caracterização racial!

Muita Muita Muita

DPN DP120 DP210

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

07

1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10 TOP/Rank 100% 2% 1% 0,5% 0,5% 0,1% 1% 3% 1% 0,5% 10% 0,1% TOP/Rank 6 7 8 9 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10

Média

2

3

4

5


~

Nelore Padrao

Rinopolis

Escaldado

Provador

REM Rinópolis Nasc.: 23/10/06

Nuanca 1096

Muita PRODUTIVIDADE: união de forças vindas do IZ de Sertãozinho e Manah;

Tango

Filho de uma irmã inteira do REM Nostauro: Rambo MN x REM Jurpila (filha de Quark Col), vaca destaque no rebanho da Genética Aditiva.

Rambo da MN

A 1359 da MN

REM Jurpila

Quark Col.

REM Nastral

Mãe

Criador & Proprietário: Hélio Coelho & Filhos| Reg.: REM 4339

Unitivo 2203

Cadente 576

Pai

REM Rinópolis

Gama

Marisco

Destaque desde que foi identificado como touro jovem nas avaliações do rebanho da Genética Aditiva; Melhor filho de Provador IZ, segundo as avaliações do Sumário ANCP/USP 2010;

REM Gerpa Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto Perímetro Escrotal Comprimento Corporal Perímetro Torácico Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Muita Muita Muita

1

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Avaliação Genética

2

3

4

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC DEP 0,28 2,03 0,27 9,05 0,28 14,49 0,32 24,49 0,32 27,83 0,32 0,58 0,16 2,38 0,16 -1,14

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Espessura de Gordura Mérito Genético Total

0,15 60,70 0,31 1,37 0,31 -0,08 0,26 21,60

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Estreito Indesejável Lento

Indicações: 1646 MN, Helíaco, Gandhi, Ranchi, Bitelo SS, Panagpur, Enlevo, Fajardo, BigBen SN, CFM Backup, Paysandu, Atma e Basco.

Desejável Muita Forte Forte

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

TOP 0,1% nas avaliações de Produtividade Acumulada.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Performance comprovada em qualquer idade: expoente nas avaliações para peso à desmama, ao ano e ao sobreano;

5

DPN DP120 DP210

D3P AOL DACAB MGT

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

08

1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

TOP/Rank 100% 0,1% 0,1% 0,1% 0,1% 3% 10% 2%

Média

2

3

4

5

6

7

8

9

10

0,5% 2% 70% 0,1% TOP/Rank Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

Tango Rambo da MN

REM Nostauro

1171

A 1359 da MN

Pai

Nostauro

1804 2892 da MN

Juizarana

REM Nostauro Nasc.: 05/12/02

REM Jurpila Mãe

Criador & Proprietário: Hélio Coelho & Filhos | Reg.: REMT 2831

Quark Col.

Zefec Abdala Bnuva Col.

REM Gerpa

Gim de Garça

O pai de suas próximas matrizes! REM Nostauro une produções e características maternais, fruto de sua genealogia: Rambo MN x Quark Col.

Ferpa

Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer 38Kg Peso ao Desmame 285Kg Peso Adulto 1.176Kg Perímetro Escrotal 42cm Comprimento Corporal 189cm Perímetro Torácico 262cm Altura na Garupa 174cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

3

4

Muita Muita Muita

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Desejável Muita Forte Forte

Avaliação Genética Peso ao Nascer DPN DP120 Peso aos 120 dias DP210 Peso ao Desmame Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB MGT Mérito Genético Total

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável 1

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Indicações: 1646 MN, Marisco, Fajardo, Legat, Atma, CFM Backup, Nurmahal, Basco, Provador, Ilustre e Helíaco.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Lento

Destaque no Sumário ANCP/USP 2010 ainda para a característica de Produtividade Acumulada (DPAC).

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Perfil Linear da Progênie Velocidade de Crescimento Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

2

Filho de REM Jurpila, fêmea destaque no rebanho da Genética Aditiva, produzindo 91 filhos, sendo 63 TOP 0,1%, 24 TOP 0,5%, 3 TOP 1% e 1 TOP 2%;

2

3

4

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

09

ACC 0,76 0,79 0,79 0,81 0,79 0,72 0,42 0,41

DEP 1,81 7,92 10,90 14,95 19,03 0,28 3,17 -0,94

TOP/Rank 100% 0,1% 0,5% 2% 0,5% 15% 2% 4%

Média

0,49 53,60 0,72 0,68 0,72 -0,32 0,65 15,38

3% 10% 100% 0,5% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

Marisco Provador

REM Sumário

-

Cadente

Pai

Sumario

Escaldado Gama

Criador e Prop.: Genética Aditiva Agropecuária Ltda. | Registro: REM 4717

-

REM Sumário Nasc.: 13/10/2007

REM Jogada Mãe

Zefec Abdala

Ludy de Garça Esmeralda A 138

REM Gaca

-

PROMISSOR: potencial identificado ainda como touro jovem no rebanho da Genética Aditiva; Destaque no 6° Leilão Genética Aditiva, quando teve metade de sua propriedade comercializada por R$ 108.000,00, em 2009;

Avaliação Funcional

2

3

4

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Estrutura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

1

Aliando os atributos das linhagens IZ e Ludy, destaca-se no Sumário ANCP/USP 2010, para as características maternais, de crescimento e reprodutivas;

27Kg XXKg

Peso Adulto 780Kg (34M) Perímetro Escrotal 47cm (34M) Comprimento Corporal 175cm Perímetro Torácico 241cm 159cm Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

Muita Muita Muita

1

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Avaliação Genética Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Estreito Indesejável

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Desejável Muita Forte Forte

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Indicações: Iguaçu e Visual.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Excelente opção para programas de melhoramento genético;

2

3

4

Peso ao Ano Peso ao Sobreano Perímetro Escrotal Maternal Idade ao Primeiro Parto Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

ACC DEP DPN 0,23 1,77 DP120 0,28 7,67 Dp210 0,28 12,25 Dp365 0,33 21,42 Dp450 0,33 23,50 DPE 365 0,33 0,96 MP120 0,16 2,32 DIPP 0,16 -0,98 D3P AOL DACAB MGT

0,14 55,45 0,30 2,14 0,30 0,02 0,27 21,03

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

10

TOP/Rank 100% 0,5% 0,1% 0,1% 0,1% 0,5% 10% 4%

Média

1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

2% 0,5% 20% 0,1% TOP/Rank Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

Rambo da MN REM Nítido

Pai

REM Finca

Quilano

Tango A 1359 da MN

REM Quilano

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REM 3992

Punhal de Garça

Precocidade é a tônica de REM Quilano: posiciona-se entre os líderes para Terminação e Precocidade Sexual dentro do Sumário ANCP/USP 2010;

Icen

REM Quilano Nasc.: 05/11/05

REM Jamaria Mãe

Zefec Abdala

Ludy de Garça Esmeralda A138

Calmaria II

-

Filho de REM Nítido, touro ranqueado entre os 10 melhores para precocidade e terminação no mesmo Sumário; Agrega ainda valor, segundo suas avaliações genéticas, às características maternais e de ganhos;

-

Indicações de diversos técnicos em acasalamentos que buscam funcionalidade, inclusive na categoria de novilhas; Indicações: 1646 MN, Fajardo, Provador, Nurmahal, Marisco, Jayamu, Atma, CFM Backup, Basco, Legat, Ilustre, Bitelo SS e Panagpur. Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

11

Avaliação Genética Peso ao Nascer DPN DP120 Peso aos 120 dias DP210 Peso ao Desmame Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP Parto Precoce D3P Área de Olho de Lombo AOL Acabamento de Carcaça DACAB MGT Mérito Genético Total

ACC 0,63 0,64 0,63 0,54 0,47 0,40 0,14 0,12

Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

DEP -0,05 5,68 7,94 14,75 16,74 1,06 3,08 -0,86

0,13 52,30 0,28 -0,73 0,28 0,41 0,36 17,76

Média

TOP/Rank 10% 2% 0,1% 2% 1% 0,5% 2% 10% 10% 80% 0,5% 0,1% Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

Noturno

Nur Mahal Col. REM Jairo

REM Noturno

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REMC 807

Anil CM

REM Gaia

Pai

Noturno

Legat MJ O. D’Àgua Salvatela Col.

Dentro do perfil de produção de REM Noturno o ponto marcante é FUNCIONALIDADE!

Haia

REM Noturno Nasc.: 22/11/2002

REM Lisboa Mãe

Rem Imigrante

Zefec Abdala Zoitakta

Impressiona pelo biotipo moderno de sua progênie, além de ser o touro cujas filhas apresentam maior índice de prenhez nos desafios de precocidade sexual;

Rem Firmina

Punhal de Garça

Filho de REM Lisboa, que pariu aos 2 anos de idade, em regime de pasto e que é mãe de 3 touros destaque da Genética Aditiva;

Irmina Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

32Kg 285Kg

Peso Adulto 1.136Kg Perímetro Escrotal 43cm Comprimento Corporal 187cm Perímetro Torácico 254cm Altura na Garupa 163cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Muita Muita Muita

1

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Avaliação Genética

2

3

4

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC DEP 0,72 -0,19 0,74 1,27 0,74 3,23 0,76 9,36 0,75 10,29 0,72 0,38 0,36 1,26 0,35 -1,27

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,44 57,50 0,69 1,75 0,69 0,43 0,61 10,54

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Estreito Indesejável

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Desejável Muita Forte Forte

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Indicações: Fajardo, Bitelo SS, 1646 MN, Rambo, Atma, Voltaire, CFM Backup, Provador, Paysandu, Marisco e BigBen SN.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Também figura entre os líderes para Precocidade de Terminação de Carcaça; sendo TOP 0,5% no Sumário ANCP/USP 2010;

5

DPN DP120 DP210

D3P AOL DACAB MGT

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

12

1% 1% 0,5% 5% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

TOP/Rank 5% 50% 40% 15% 15% 10% 30% 1%

Média

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

REM Mr. Carcaça

REM Mr. Carcaça

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REMT 3278

Caduco

Gama

Pai

~

Escaldado Marisco

Mr. Carcaca

Andarilho Alheira

Seu nome resume suas maiores qualidades!

Cartilha

REM Mr. Carcaça (REM Pluto) Nasc.: 23/05/2004

REM Jiomara Mãe

Zefec Abdala

Ludy de Garça Esmeralda A 138

Hiomara

Pollavan da Pet

Touro que imprime muita abertura de peito, profundidade de costelas e musculosidade, dando sequência ao trabalho do IZ de Sertãozinho, aliado a mãe Zefec Abdala; Este biotipo moderno é fruto de um conjunto de DEPs que se destacam para as características de ganhos desde o nascimento até o sobreano, aliadas à Musculosidade;

Barrinha Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

40Kg 238Kg

Peso Adulto 1.152Kg Perímetro Escrotal 40cm Comprimento Corporal 182cm Perímetro Torácico 262cm Altura na Garupa 161cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

1

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Avaliação Genética

2

3

4

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC DEP 0,41 1,24 0,41 7,23 0,42 9,61 0,38 18,41 0,36 19,53 0,21 0,35 0,20 0,81 0,20 -0,59

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,19 56,40 0,23 1,07 0,23 -0,10 0,27 14,48

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Estreito Indesejável

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Desejável Muita Forte Forte

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Indicações: Ranchi, Legat, Fajardo, Golias, Voltaire, Atma, Nurmahal, Rambo, CFM Backup, Paysandu, BigBen SN e 1646.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Suas filhas são destaque nos desafios de precocidade sexual no rebanho da Genética Aditiva;

Muita Muita Muita

DPN DP120 DP210

D3P AOL DACAB MGT

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

13

1% 4% 80% 1% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

TOP/Rank 90% 0,5% 1% 0,5% 0,5% 10% 40% 20%

Média

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

Nashe

Filhas de REM Nashe

-

Everest Imp. Everest III

Cora Imp.

Pai

REM Nashe

-

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REMC 553

-

REM Nashe Nasc.: 07/10/2002

REM Kendra Mãe

Zefec Abdala

Ludy de Garça Esmeralda A 138

REM Haga

Jabalpur POI da Pet

REM Nashe: precocidade sexual aliada à performance em ganhos, com opção de sangue! Suas filhas compõem mais um dos seletos grupos nos resultados de prenhez no desafio de precocidade sexual com a marca de 57%; Incrementa valor às características maternais, destacando-se para Produtividade Acumulada e Peso Adulto de Vacas;

Maga Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

41Kg 248Kg

Peso Adulto 1.110Kg Perímetro Escrotal 43cm Comprimento Corporal 189cm Perímetro Torácico 255cm Altura na Garupa 163cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Desejável Muita

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Avaliação Genética

2

3

4

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC DEP 0,47 1,64 0,56 5,60 0,53 8,55 0,57 16,51 0,57 15,62 0,53 0,84 0,19 0,76 0,16 -0,97

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,14 56,85 0,51 1,32 0,51 -0,12 0,41 15,03

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Desejável Muita Forte Forte

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Indicações: BigBen SN, Ranchi, Rambo, Napoleão, Legat, CFM Backup, Oficial, Pacará, Marisco, Voltaire, Nur Mahal e Fajardo.

Muita Muita Muita

DPN DP120 DP210

D3P AOL DACAB MGT

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

14

1% 3% 80% 0,5% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

TOP/Rank 100% 2% 2% 1% 2% 0,5% 50% 4%

Média

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

Rambo da MN REM Nachif

Marisca TE Mãe

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REM4374

-

REM Royal Nasc.: 28/10/2006

REM Royal

-

Hagale 27

Pai

Royal

Tango A 1359 da MN

Marisco

Escalado Gama

Rema Ifada

-

REM Royal é sinônimo de PRODUTIVIDADE! Posicionado na seleta faixa de animais expoentes para as características de ganho de

Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

41Kg 248Kg

Peso Adulto 1.110Kg Perímetro Escrotal 43cm Comprimento Corporal 189cm Perímetro Torácico 255cm Altura na Garupa 163cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

peso, qualidade de carcaça e maternais; 5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

ANCP/USP 2010 para Acabamento de Carcaça, em mãe Marisco IZ; Indicações: 1646 MN, Helíaco, Gandhi, Ranchi, Bitelo SS, Panagpur, Enlevo, Fajardo, BigBen SN, CFM Backup, Paysandu, Atma e Basco.

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Filho de REM Nachif (Rambo MN), colocado como o 4° Melhor Touro do Sumário

Desejável Muita Desejável Muita Forte Forte

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Muita Muita Muita

2

3

4

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Avaliação Genética

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC 0,26 0,26 0,27 0,28 0,27 0,18 0,12 0,12

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,11 53,05 0,30 1,70 0,30 0,34 0,20 16,05

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

15

DPN DP120 DP210

D3P AOL DACAB MGT

DEP 1,79 9,11 13,57 19,36 23,38 0,00 2,33 -0,73

Média

TOP/Rank 100% 0,1% 0,1% 0,5% 0,1% 50% 10% 10% 4% 1% 0,5% 0,5%


~

Nelore Padrao

Eslavo NF da Eld. REM Lustre

REM Mel Mãe

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REMC 1296

REM Faga

REM Oneraldo Nasc.: 24/11/2003

REM Oneraldo

Faleno

REM Ifagar

Pai

Oneraldo

Legat MJ O. D’Água Tusmina de Garça

Onassis Col.

Zefec Abdala Bnuva Col.

REM Jota

Nur Mahal Col.

Destaca-se em sua avaliação genética, principalmente, nas características maternais, reprodutivas e de desempenho. Filho de REM Mel (Onassis Col), matriz do núcleo de super precoces da Genética Aditiva, que aos 8 anos possui 7 crias;

REM Gimota Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

37Kg 209Kg

Peso Adulto 1.160Kg Perímetro Escrotal 42cm Comprimento Corporal 189cm Perímetro Torácico 248cm Altura na Garupa 165cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Muita Muita Muita

1

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Avaliação Genética

2

3

4

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC DEP 0,49 1,17 0,47 6,16 0,48 8,80 0,46 15,86 0,45 15,09 0,37 1,00 0,15 3,38 0,16 -0,65

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,19 49,05 0,25 0,30 0,25 0,04 0,33 17,01

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Estreito Indesejável

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Desejável Muita Forte Forte

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Indicações: Helíaco, Rambo, Provador, Ranchi, Basco, Janajur, Gandhi, Marisco, Nurmahal, 1646.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Trata-se de ferramenta para incremento de carcaça, seja em comprimento, seja em profundidade de costelas, com a resssalva para caracterização racial;

5

DPN DP120 DP210

D3P AOL DACAB MGT

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

16

40% 20% 15% 0,5% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

TOP/Rank 90% 1% 2% 1% 3% 0,5% 1% 15%

Média

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

Zefec Abdala Quark Col.

REM Kabi Mãe

Criador e Prop.: Hélio Coelho & Filhos. | Registro: REM 3914

Gota da Esp.

REM Quartudo Nasc.: 04/10/2005

REM Quartudo

Qabus da Cal.

Bnuva Col.

Pai

Quartudo

Ludy de Garça Esmeralda A 138

1646 da MN

Barranco 1171 Hialita Lamu

REM Habba

Herói da S. Marta

Caracterização Racial e Produtividade são marcas de REM Quartudo, que une Colonial Agropecuária a Manah; Filho de REM Kabi (1646 da MN), pertencente ao núcleo de doadoras da Genética Aditiva e colocada entre as TOP 0,1% na ANCP 2010;

Lavor da RB Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

XXXKg XXXKg

Peso Adulto 793Kg (35m) Perímetro Escrotal 38cm (35m) Comprimento Corporal 171cm Perímetro Torácico 236cm Altura na Garupa 165cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Muita Muita Muita

1

Lento Pequeno Tardio Tardio Baixo

Avaliação Genética

2

3

4

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC 0,51 0,63 0,63 0,60 0,48 0,46 0,21 0,21

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,21 48,85 0,31 1,31 0,31 -0,09 0,40 17,43

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Estreito Indesejável

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Desejável Muita Forte Forte

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Indicações: Legat, Paysandu, Provador, Rambo, Marisco, Fajardo, Nurmahal, Pacará, Atma, BigBen SN e CFM Backup.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Impressiona pelas DEPs maternais e pelo desempenho de seus filhos tanto à desmama quanto ao sobreano;

5

DPN DP120 DP210

D3P AOL DACAB MGT

DEP 2,60 8,44 13,20 15,62 20,58 0,66 4,14 -0,58

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

17

50% 3% 80% 0,1% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

TOP/Rank 100% 0,1% 0,1% 1% 0,5% 2% 0,5% 20%

Média

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


O Programa de Seleção Nelore da Agro-Pecuária CFM A Agro-Pecuária CFM iniciou suas atividades no Brasil em 1908. Em mais de 100 anos de história no país, foi pioneira na utilização de enfoque empresarial na exploração agrícola e pecuária. Atualmente a empresa está centrada no setor agrícola, com destaque para a cana de açúcar, e pecuária sendo líder do mercado brasileiro na produção de touros geneticamente avaliados. Na produção de bovinos de corte, a CFM foi pioneira na seleção massal da raça Nelore. Em 1980 iniciou a seleção para produção da necessidade interna dos touros de reposição com foco em características de real valor econômico como peso, precocidade sexual e de acabamento. A CFM iniciou seus trabalhos de avaliação genética através de controle zootécnico individual de seus animais, e em 1995, todos os animais passaram a ser analisados em conjunto através de um programa de avaliação genética para geração de Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) sob orientação do Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da USP, campus de Pirassununga. O Programa da CFM foi o primeiro projeto da raça Nelore a ser aprovado e reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária a Abastecimento (MAPA) para a emissão do CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção, programa instituído pelo MAPA em 1995. O reconhecimento do MAPA garante que somente os animais efetivamente melhoradores sejam utilizados internamente e comercializados como touros, limitando ao máximo de 30% dos melhores animais nascidos em cada safra. O CEIP é a garantia de ganhos efetivos de produtividade. Todo o processo de seleção dos animais é realizado com base em medidas rigorosas, tomadas de animais criados totalmente em regime de pastagem, com mensuração de características ligadas ao desempenho reprodutivo, ponderal e de conformação frigorífica. O Programa de seleção do Nelore CFM é feito totalmente a pasto, pois entendemos que assim estamos selecionando animais de maior eficiência ao sistema de produção mais difundido no país e de menor custo de produção. Para os critérios de seleção são utilizados características de peso, conformação de carcaça e precocidade sexual, que compõem o Índice CFM, formado pela ponderação abaixo. PD = Peso a desmama ajustado para 7 meses ou 205 dias de idade. Este peso é importante para seleção de vacas mais eficientes, que desmamem um bezerro bom e pesado todo ano.

I CFM = Índice CFM que é utilizado para classificar e ranquear os animais dentro da avaliação genética e parâmetros para emissão do CEIP, segundo os critérios do MAPA.

Musc = é uma avaliação visual da quantidade de músculo na carcaça do animal. A CFM realiza esta avaliação visual para obter animais mais pesados e que têm mais carne na carcaça e, portanto, maior rendimento no frigorífico e desta forma, maior receita para o produtor.

I CFM = 20% PD + 40% GPSob + 20% Musc + 20% PE GPSob = ganho de peso da desmama ao sobreano (18 meses). Este é o peso que tem mais importância para a CFM, pois é o ganho de peso feito totalmente a pasto, sem influência do ambiente e leite materno, e por isso é o ganho de peso de menor custo para o produtor.

PE = Perímetro escrotal aos 18 meses de idade (550 dias). Além de animais mais pesados e de melhor carcaça a CFM busca animais mais precoces sexualmente que entrarão em estação de monta mais cedo. A forma de fazer esta seleção no macho é através do perímetro escrotal que está relacionado com a precocidade sexual e puberdade da suas filhas.

Desta forma a CFM utiliza um Índice de Seleção (I CFM) focado em características de real importância e retorno econômico para a fazenda e que irá refletir em animais mais produtivos e de maior rentabilidade na produção de carne. 20


~

Nelore Padrao

Minerio ´

CFM AR217684 JC016684

CFM JC094487 CFM Diamante

Criador: Agropecuária CFM | Reg.: CEIP 244346-04N1 Prop.: Francisco Ferreira Camacho & Khalil Mikhail Malouf

CFM Ablator

EL532187

Pai

CFM Minério

SF101780

CFM Minério Nasc.: 07/10/2002

SF005596 Mãe

2° Colocado no Sumário CFM/09, sendo o primeiro com disponibilidade de sêmen, dá continuidade aos trabalhos de CFM Diamante, tendo por mãe fêmea precoce filha de CFM Coliseu;

CFM Coliseu

CFM Tietê EL501888

EL534893

CFM Papudo

Entre os TOP 30 touros para Índice CFM, é o ÚNICO touro que está entre os líderes para PP14 (Probabilidade de Prenhez de Novilhas);

GU050978 Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

35Kg 259cm

Peso Adulto 1.035Kg Perímetro Escrotal 41cm Comprimento Corporal Perímetro Torácico Altura na Garupa 169cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Muita Muita Muita

Desejável Muita Forte Forte

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Fonte: Sumário CFM 2009

Avaliação Genética Peso ao Nascer Peso à Desmama Materno Total

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Touro de prova muito equilibrada entre todas as características de composição de carcaça e para os ganhos da desmama até o sobreano!

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Dentro das 10 características com DEPs mensuradas pela CFM, CFM Minério é líder em 7: Peso à Desmama, Materno Total, Ganho de Peso Pós-desmama, Peso ao Sobreano, Conformação, Precocidade e Musculatura;

5

2

3

4

PN PD MAT TOTAL

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB PE Perímetro Escrotal Conformação CONF Precocidade PREC Musculatura Prenhez aos 14m Índice CFM

ACC DEP 0,74 1,46 0,70 16,63 - 9,43 0,65 14,20 - 30,87 0,66 1,64 0,65 0,55 0,64 0,58

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

21

0,1% 0,1% 0,1% 0,1% 1% 0,1% 0,1%

MUSC 0,65 0,63 PP14 0,64 29,52 ICFM - 14,64

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

TOP/Rank

Média

0,1% 1% 1% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

CFM Granito CFM Jade

CFM Nativo

CFM Century

SF301597

Pai

Nativo

CFM Capineiro JA003893

Criador & Proprietário: Agropecuária CFM| Reg.: CEIP 243148-05N1

SF135791

CFM Nativo Nasc.: 03/10/2003

SF155599 Mãe

CFM Ensino

CFM Barrinha SF208590

4° Colocado no Sumário CFM/09, sendo ótima OPÇÃO de genealogia;

SF397394

CFM Papudo

Sua avó paterna e mãe pertencem ao núcleo de precoces da CFM;

GU050978 Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

40Kg 211cm

Peso Adulto 1.040Kg Perímetro Escrotal 43cm Comprimento Corporal Perímetro Torácico Altura na Garupa 179cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Muita Muita Muita

Desejável Muita Forte Forte

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Fonte: Sumário CFM 2009

Avaliação Genética Peso ao Nascer Peso à Desmama Materno Total

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Encontra-se entre os TOP do Sumário CFM/09 para Peso à desmama / Ganho Pós Desmama / Peso ao Sobreano / Conformação.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Seu avô materno é CFM Ensino, reprodutor TOP para PP14;

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

2

3

4

PN PD MAT TOTAL

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB PE Perímetro Escrotal Conformação CONF Precocidade PREC Musculatura Índice CFM

ACC DEP 0,72 1,06 0,68 11,84 - 5,38 0,58 17,10 - 28,96 0,60 1,34 0,59 0,61 0,58 0,42

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

22

0,5% 2% 0,1% 0,1% 3% 0,1% 0,5%

MUSC 0,58 0,47 - 13,52 ICFM

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

TOP/Rank

Média

0,5% 0,1% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

CFM Ensino CFM Jim

CFM Marco

VB RM0493

EL602593

Pai

Marco

CFM Barrinha SF208590

Criador & Proprietário: Agropecuária CFM| Reg.: CEIP 244708-04N1

VB 051288

CFM Marco Nasc.: 08/09/2002

SF432899 Mãe

CFM Galego

CFM Diamante EL400793

RG405493

-

6° Colocado no Sumário CFM/09; representante de duas linhagens importantes para programas de seleção do Nelore: CFM Ensino e CFM Diamante; A presença deste genearcas como avô e bisavô, respectivamente, conferem grande segurança quanto à consanguinidade;

Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

35Kg 223cm

Peso Adulto 971Kg Perímetro Escrotal 43cm Comprimento Corporal Perímetro Torácico Altura na Garupa 166cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Muita Muita Muita Desejável Muita

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Fonte: Sumário CFM 2009

Avaliação Genética Peso ao Nascer Peso à Desmama Materno Total

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Entre os líderes para Índice CFM, é opção certeira para uso em novilhas.

Desejável Muita Forte Forte

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Destaques como TOP para as DEPs de Ganho de Peso Pós Desmama, Precocidade e Musculatura, aliado à racial bastante atrativo;

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

2

3

4

PN PD MAT TOTAL

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB PE Perímetro Escrotal Conformação CONF Precocidade PREC Musculatura Índice CFM

ACC DEP 0,75 0,74 0,70 7,62 - 4,73 0,64 15,10 - 22,73 0,68 1,73 0,65 0,36 0,64 0,59

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

23

5% 4% 0,1% 0,5% 0,5% 1% 0,1%

MUSC 0,65 0,61 - 13,03 ICFM

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

TOP/Rank

Média

0,1% 0,1% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

CFM Espartano CFM Hercules

CFM Obstinado

CFM Tietê

EL648195

Pai

Obstinado

Vindouro GU101983

SF045592

CFM Obstinado Nasc.: 15/07/2004

SF029998 Mãe

CFM Diamante

CFM JC094487 EL532187

SF224194

SFRM6894

Criador: Agropecuária CFM | Reg.: 260342-06N2 Proprietário: CFM, Fernando Fiorese & José Valentim S. Queiroz

18° Colocado no Sumário CFM/09; sendo o 10° com disponibilidade de sêmen;

SFR236491 Avaliação Funcional Estrutura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

37Kg 235Kg

Peso Adulto 835Kg Perímetro Escrotal 39cm Comprimento Corporal Perímetro Torácico Altura na Garupa Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Muita Muita Muita

Desejável Muita Forte Forte

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

MELHOR touro disponível para a DEP de Ganho de Peso Pós Desmama e TOP para Peso ao Sobreano, Conformação, Precocidade e Musculatura.

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Touro bastante harmônico em suas DEPs de composição de carcaça (CPM);

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Tem ascendência paterna na linhagem IZ, via Vindouro;

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

2

3

4

Fonte: Sumário CFM 2009

Avaliação Genética Peso ao Nascer Peso à Desmama Materno Total

PN PD MAT TOTAL

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB PE Perímetro Escrotal Conformação CONF Precocidade PREC

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Musculatura Índice CFM

24

ACC DEP 0,73 1,69 0,69 8,78 - 3,90 0,59 18,00 - 26,77 0,61 -0,20 0,61 0,51 0,60 0,59

MUSC 0,60 0,63 - 12,19 ICFM

Média

TOP/Rank 3% 10% 0,1% 0,1% 0,1% 0,1% 0,1% 0,1%


~

Nelore Padrao

CFM Guaporé CFM Jaraguá

CFM Núcleo

CFM Ensejo

SF035997

Pai

Nucleo

CFM Hebreu SF201991

EL564995

CFM Núcleo Nasc.: 21/10/2003

SF352200 Mãe

CFM Diamante

CFM JC094487 EL532187

SF275090

SFRM0090

Criador: Agropecuária CFM | Reg.: CEIP 243310-05N1 Prop.: CFM, Fernando Fiorese & José Valentim S. Queiroz

24° Colocado no Sumário CFM/09; sendo o 11° com disponibilidade de sêmen; Presença constante de fêmeas dos núcleos precoce e super precoce da CFM em sua genealogia;

SF004678 Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

33Kg 240cm

Peso Adulto 968Kg Perímetro Escrotal 43cm Comprimento Corporal Perímetro Torácico Altura na Garupa 165cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Muita Muita Muita

Desejável Muita Forte Forte

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Fonte: Sumário CFM 2009

Avaliação Genética Peso ao Nascer Peso à Desmama Materno Total

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Biotipo moderno e MUITO precoce, consagrando-se como TOP nas características de Ganho de Peso Pós Desmama, Peso ao Sobreano, Precocidade e Musculatura.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Trata-se de opção para continuidade em programas de melhoramento genético, com alternativa de genealogia na linha paterna;

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

2

3

4

PN PD MAT TOTAL

Ganho da Desmama ao Sobreano GPSOB Peso ao Sobreano PSOB PE Perímetro Escrotal Conformação CONF Precocidade PREC Musculatura Índice CFM

ACC DEP 0,72 1,04 0,68 8,39 - 5,92 0,58 14,80 - 23,17 0,61 0,75 0,59 0,36 0,58 0,62

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

25

3% 2% 0,1% 0,5% 20% 1% 0,1%

MUSC 0,58 0,61 - 11,88 ICFM

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

TOP/Rank

Média

0,1% 0,1% 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

Jarrow Dicavalcanti AJ

Uirapuru AJ

JZRM 0089

121389 JZ

Pai

Uirapuru

Vindouro -

106686 JZ

Uirapuru AJ Nasc.: 19/10/2004

904599 AJ Mãe

Criador: Agropecuária Jacarezinho Ltda.| Reg.: CEIP 524604AJ

Ferramenta para pecuária de ciclo curto!

Kulal

Visão 248187 JC

532796 AJ

Dairut

Atualmente é o filho de Dicavalcanti AJ de melhor Musculosidade, seja na Desmama ou no Sobreano, ainda contando com o maior número de filhos e rebanhos avaliados;

103687 JC Avaliação Funcional Estrutura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame

37Kg 226Kg 1050Kg 40cm

Peso Adulto Perímetro Escrotal Comprimento Corporal 171cm Perímetro Torácico 233cm Altura na Garupa 164cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Muita Muita Muita

Desejável Muita Forte Forte

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Fonte: Sumário Aliança Nelore 2009

Avaliação Genética Peso ao Nascer PN Ganho do Nascimento à Desmama GND I DESM Índice Desmama

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Agrega ainda ao pacote genético, bons aprumos, umbigo corrigido e boa caracterização racial.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Tem como avô materno Kulal AJ; assim existe a margem para cobertura de filhas de Kulal AJ, sem que haja perdas por consanguinidade (6,25%);

5

2

3

4

Dias para 400Kg DIAS 400 Ganho do Nascimento ao Sobreano GNS CS Conformação (Sobreano) Precocidade (Sobreano) PS Musculatura (Sobreano) MS Umbigo (Sobreano) Perímetro Escrotal Índice Final Aliança

DEP -0,09 3,49 14,70 22,17 4,90 0,24 0,23 0,38

US 0,01 PE/I 0,44 IND FINAL 10,53

Perfil Igenity Maciez Peso a Desmama Ganho Pós Desmama Rendimento de Carcaça AOL Espessura de Gordura Stayability

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

26

DECA 5 2 1 3 3 1 2 1

Média

6 3 1 1

Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1 Escore 1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10 Escore 10


~

Nelore Padrao

Visual da Zeb. VR Dhalai M. Velha

JE Zombaria da EN

Boabao da AF Nasc.: 04/10/1999

Atriz da AF Mãe

Punhal de Garça

Gim de Garça Teia

Bila AF

Feitor

Criador & Prop.: Cond. Fazenda Água Fria | Reg.: FAF 587

Boabao é considerado como pai de excelentes matrizes pelas informações de suas

Empreita Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.150Kg Perímetro Escrotal 41cm Comprimento Corporal 201cm Perímetro Torácico 246cm Altura na Garupa 168cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Desejável Muita Forte Forte

1

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Ainda nas provas é colocado como TOP nas características de fertilidade; Indicações: linhagens Manah, Iguaçu e IZ.

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Estreito Indesejável

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

de peso, incluindo as pesagens de 120, 210, 365 e 450 dias;

Desejável Muita

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Lento

Destaca-se, no Sumário ANCP/USP 2010, nas características maternais e de ganhos

Muita Muita Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Velocidade de Crescimento

avaliações genéticas;

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Perfil Linear da Progênie

Boabao da AF

Chandu POI da Zeb. VR

Azari Mata Velha

Pai

Boabao

Padayi POI Zeb. VR Loteria da Zeb. VR

2

3

4

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Avaliação Genética Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso ao Ano Peso ao Sobreano Perímetro Escrotal Maternal Idade ao Primeiro Parto

DP365 DP450 DPE365 MP120 DIPP

Parto Precoce Área de Olho de Lombo

D3P 0,06 48,70 AOL 0,06 -0,35 DACAB 0,06 0,05 MGT 0,56 13,33

Espessura de Gordura Mérito Genético Total

28

DPN DP120 DP210

ACC DEP 0,69 0,64 0,69 5,51 0,72 9,62 0,73 17,98 0,73 13,02 0,65 0,38 0,25 2,73 0,39 -0,50

Média

TOP/Rank 60% 3% 1% 0,5% 5% 10% 4% 25% 50% 60% 15% 2%


~

Nelore Padrao

Genético Musgo da Bons.

Chama da Bons.

Querelado da Bons. Nasc.: 28/12/2001

Neuma da Bons. Mãe

Querelado da Bons.

Bambu

Finura da Bons.

Pai

Querelado

Gim de Garça Dada

Japim da Bons.

Tajú de Garça Taormina

Jerra da Bons.

Emirado da Bons.

Criador & Prop.: Beatriz S. Zancanner & Filhos | Reg.: ZAN 642

Caracterização Racial e Produtividade;

Fofoca da Bons.

Destaque para as características maternais e de desempenho, seja em ganho, seja em Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.030Kg Perímetro Escrotal 42cm Comprimento Corporal 176cm Perímetro Torácico 240cm Altura na Garupa 189cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Desejável Muita

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Indicações: IZ, Visual e Manah.

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

Em sua genealogia possui Genético IZ, via Musgo da Bons., seu pai;

Desejável Muita Forte Forte

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

musculosidade;

Muita Muita Muita

2

3

4

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10

Avaliação Genética Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Peso ao Ano Peso ao Sobreano Perímetro Escrotal Maternal Idade ao Primeiro Parto

DP365 DP450 DPE365 MP120 DIPP

Parto Precoce Área de Olho de Lombo

D3P 0,07 45,00 AOL 0,30 1,68 DACAB 0,30 0,05 MGT 0,50 13,24

Espessura de Gordura Mérito Genético Total

29

DPN DP120 DP210

ACC DEP 0,51 1,72 0,74 4,06 0,74 6,39 0,74 14,51 0,70 16,56 0,64 0,24 0,15 3,25 0,19 -0,40

Média

TOP/Rank 100% 10% 10% 2% 2% 15% 2% 40% 100% 1% 15% 2%


~

Nelore Padrao

Panagpur AL da Paul. Enlevo Morung.

Escalada de Bras. Mãe

Fauno da B. Preto

Ofício Utuaba do Brum.

Joca da SC

Abu

Destaque no Sumário Aliança Nelore 2009, em especial dentre os registrados na ABCZ;

Cancela da S. Clara Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.080Kg Perímetro Escrotal 42cm Comprimento Corporal 190cm Perímetro Torácico 238cm Altura na Garupa 162cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Muita Muita Muita

Desejável Muita Forte Forte

Estreito Indesejável 1

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Indicações: 1646, Iguaçu, Visual e MN.

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Lento

Ferramenta de incremento e adequação de Conformaão e Musculosidade ao Sobreano, aliado ao Ganho de Peso e Perímetro Escrotal.

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Velocidade de Crescimento

Melhor filho de Enlevo da Morungaba, tanto para Índice Desmama quanto para Índice Final;

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Perfil Linear da Progênie

2

Criador & Prop.: Nelcy Palhares Ribeiro | Reg.: RARA 1935

Havaiana da Morung.

Voato de Bras. Nasc.:04/09/1999

Voato da Bras.

Ion MJ do Sábia

Vedete da M.

Pai

Voato

Ludy de Garça Anfra do Pontal

3

4

Fonte: Sumário Aliança Nelore 2009

Avaliação Genética Peso ao Nascer PN Ganho do Nascimento à Desmama GND I DESM Índice Desmama Dias para 400Kg DIAS 400 Ganho do Nascimento ao Sobreano GNS CS Conformação (Sobreano) Precocidade (Sobreano) PS Musculatura (Sobreano) MS

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

30

Umbigo (Sobreano) Perímetro Escrotal

US PE/I

Índice Total Aliança

IND FINAL

DEP 0,20 2,54 10,39 43,42 6,99 0,25 0,18 0,31 0,02 1,00 11,07

Média

DECA 7 3 2 2 2 1 3 1 6 1 1


Nelore Mocho

Voltaire TE JR da RS Napoleão da SM

Quebrado da B. Vista Delicata da SM

Jacosta da SM

Pai

Marajá de CV Nasc.:10/10/2004

Hituverava de CV Mãe

Maraja

Vindouro Ternura OB

Zefec Abdala

Ludy de Garça Esmeralda A 138

Pacaia do Angico

Napolitano

Marajá CV

Criador & Proprietário:Carlos Viacava | Reg.:CVCV 4021

Touro indicado pela Reprodução Programada após ser selecionado entre 600 contemporâneos de sua safra;

Diva

Filho de matriz longeva e de baixo intervalo entre partos; Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.111Kg Perímetro Escrotal 38cm Comprimento Corporal 182cm Perímetro Torácico 237cm Altura na Garupa 179cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Desejável Muita

Ainda se salienta por sua caracterização racial, boa pigmentação e ossatura;

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Velocidade de Crescimento

União de avaliação genética + genealogia + biotipo funcional;

Desejável Muita Forte Forte

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Muita Muita Muita

2

3

4

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Destaca-se em características maternais e reprodutivas, sendo indicado para rebanhos de seleção e para produção comercial.

Avaliação Genética

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC DEP 0,53 2,18 0,52 2,55 0,52 2,33 0,53 8,67 0,53 8,92 0,43 0,11 0,21 3,22 0,19 -0,75

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,16 49,35 0,16 -0,33 0,16 -0,15 0,38 9,77

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

32

DPN DP120 DP210

D3P AOL DACAB MGT

Média

Fonte: Sumário ANCP/USP - Nelore Brasil - MAR/10 TOP/Rank 100% 30% 50% 20% 20% 30% 2% 10% 40% 60% 90% 10%


~

Tabapua

Estágio de Tab. Parintins de Tab.

Laical

Venosa de Tab.

Pai

Lapso

Sedeiro de Tab. Urocroma de Tab.

AG Lapso TE da Jangada

Gordura

AG Lapso TE da Jangada Nasc.:20/12/2003

AG Helba da Jang. Mãe

Ruan TE do Muc.

Iluminismo de Tab. Julieta do Muc.

Payaranda da DB

Kadji da DB

Criador & Proprietário: Alberto Giocondo| Reg.: AGNJ 6

Clava do Muc. Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.180Kg Perímetro Escrotal 44cm Comprimento Corporal 188cm Perímetro Torácico 248cm Altura na Garupa 167cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Muita Muita Muita

1

Pequeno Tardio Tardio Baixo

pigmentação;

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Estreito Indesejável

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Funcionalidade através de dorso lombo bastante forte, umbigo corrigido e boa

Desejável Muita Forte Forte

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso

Lento

Destaque também para características maternais;

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Velocidade de Crescimento

arqueadas;

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Perfil Linear da Progênie

Tabapuã Modelo de Biotipo Produtivo: carcaça volumosa, costelas compridas e bem

2

3

4

Opção para rebanhos puros e Cruzamento Industrial.

Fonte: Sumário ANCP/USP- MAR/10

Avaliação Genética

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

33

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

DPN DP120 DP210

Peso ao Ano Peso ao Sobreano Maternal Idade ao Primeiro Parto Mérito Genético Total

DP365 DP450 MP120 DIPP MGT

ACC 0,15 0,19 0,18 0,17 0,16 0,07 0,07 0,13

DEP 0,32 2,37 3,53 4,06 5,60 1,80 0,09 5,61

Média

TOP/Rank 90% 15% 15% 15% 10% 4% 80% 10%


Brahman

JDH Dominó JDH Sir. M. Manso

JHD Queen L. Manso

Pai

Mr. Argon

JDH Mr. Union Manso JDH Madhyo Othello JDH Gordo M. Manso

Mr. Argon 111/3

JDH Marri Hudg Manso

Mr. Argon 111/3 Nasc.:06/11/2003

Mr. HCC 550/7 Diamond A Querença 499 Mãe Miss Diamond 245/3

Reprodutor dotado de linha dorso-lombo extremamente forte, volume de carcaça e umbigo corrigido;

WWE Poncrata 431 Miss Five Wells 619

Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.160Kg Perímetro Escrotal 41cm Comprimento Corporal 178cm Perímetro Torácico 245cm Altura na Garupa 163cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

3

4

Muita Muita Muita

Desejável Muita Forte Forte Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável 1

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Possuidor de avaliação genética impressionantes, sendo positivo na maioria absoluta das características;

Desejável Muita

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Velocidade de Crescimento

Premiado em várias Exposições, dentre elas o Campeonato Touro Sênior Expozebu 2006;

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Perfil Linear da Progênie

2

3

4

Criador & Proprietário: Antonio Carlos Dervelan | Reg.: REA 11

Mr. V8 777/4 Miss MC 129

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Opção para rebanhos puros e Cruzamento Industrial. Fonte: Sumário EMBRAPA ABCZ - ABR/10

Avaliação Genética Peso à Fase Materna, Efeito Materno PM - EM TMM Total Maternal à Fase Materna PD Peso à Desmama Total Maternal à Fase Materna TMD Peso ao Sobreano PS GND Ganho Pré-desmama Total Maternal Ganho Pré-desmama TMGND Ganho Pós Desmama GPD Idade ao Primeiro Parto IPP I2P Intervalo entre 1° e 2° Partos IOP Intervalo entre outros partos Perímetro Escrotal ao Sobreano PES Índice de Qualificação Genética IQG

34

ACC 0,05 0,36 0,17 0,35 0,16 0,15 0,10 0,03 0,08 -

DEP -0,55 1,38 5,85 1,58 5,95 28,10 8,95 18,00 -17,05 -3,95 -7,10 0,65 2,16

Média

TOP/Rank 82% 9% 1% 14% 3% 0,5% 7% 8% 8% 37% 9% 1% 2%


Brahman

JDH Mr. BR Manso 175

Sant’Anna

JDH A. Dakota Manso JDH Lady Grega Manso

JDH Sir Liberty Manso

Pai

JDH Lady Rem. Manso

JDH Remington Manso

Sant’Anna 430

JDH Queen Audra Manso

Criador & Proprietário: Fazenda Sant’Anna | Reg.: BENT 430

Cristal TE Sant. 430 Nasc.: 17/09/02

La Esperanza 1142

JDH Remington Manso Buena Vista 596

Representante da união dos trabalhos das linhagens americana e paraguaia, destacando-se pela adaptabilidade;

La Esperanza 805

Tanto na linhagem materna quanto paterna, possui Remington Manso, reprodutor de grande notoriedade;

54 La Esperanza Mãe

La Esperanza 13/2 Avaliação Funcional Estatura & Conformação Precocidade & Acabamento Musculatura Umbigo & Prepúcio Caracterização Racial Aprumos & Cascos Caracterização Sexual Ossatura Pigmentação Temperamento Peso ao Nascer Peso ao Desmame Peso Adulto 1.030Kg Perímetro Escrotal 47cm Comprimento Corporal 167cm Perímetro Torácico 221cm Altura na Garupa 156cm Nivelamento da Garupa Profundidade Corporal Largura Corporal Conjunto de Carcaça

1

2

88 3

4

5

Pouca Pouca Pouca Indesejável Pouca Indesejável Pouca Fraca

Desejável Muita

Calmo Leve Pesado Pesado Muito Comprido Muito Alto Plana Profundo Largo Balanceado

Pouco Curto Pouco Baixo Inclinada Raso Estreito Indesejável 1

Velocidade de Crescimento

Lento

Porte/Tamanho Precocidade Sexual Precocidade de Acabamento Maternal

Pequeno Tardio Tardio Baixo

Pertinente para os pecuaristas que evidenciam precocidade sexual;

Desejável Muita Forte Forte

Fraca Agitado Pesado Leve Leve

Perfil Linear da Progênie

Demonstra biotipo funcional, evidenciado por seu arqueamento de costelas, profundidade corporal, volume muscular e aprumos corretos;

Muita Muita Muita

2

3

4

5

Rápido Grande Precoce Precoce Alto

Indicado para a utilização em rebanhos puros e em cruzamento industrial, objetivando precocidade de terminação. Fonte: Sumário EMBRAPA ABCZ - ABR/10

Avaliação Genética

Peso ao Ano DP365 Peso ao Sobreano DP450 DPE365 Perímetro Escrotal Maternal MP120 Idade ao Primeiro Parto DIPP

ACC DEP 0,40 1,23 0,33 2,69 0,33 4,13 0,32 -2,13 0,32 0,49 0,06 0,11 0,09 -2,26 0,11 -0,88

Parto Precoce Área de Olho de Lombo Acabamento de Carcaça Mérito Genético Total

0,06 -0,24 0,06 0,05 0,19 -0,89

Peso ao Nascer Peso aos 120 dias Peso ao Desmame

35

DPN DP120 DP210

D3P AOL DACAB MGT

Média

TOP/Rank 100% 25% 20% 100% 60% 40% 100% 20% 60% 30% 90%


Semex Brasil tem o prazer de apresentar

A Melhor Equipe Técnica do Brasil Arthur Patrus de Campos Bello

José Luis Faria

Supervisor Técnico Sudeste Responsável Raças de Leite Tropical

Supervisor Técnico Sudeste

arthur@semex.com.br Tel.: 32 9983.3621 | 47 9929.9945

Tel.: 47 9932.2119

joseluis@semex.com.br

Claudio Aragon

Luis Felipe Grecco de Mello

Diretor Técnico de Raças de Leite

Gerente Técnico de Raças de Leite

aragon@semex.com.br

lfelipe@semex.com.br

Tel.: 47 9976.9049

Tel.: 47 9929.9952

Flávio Junqueira

Caio Tristão

Coordenador Semex Progressive

Gerente Técnico Comercial Regiona NO/NE/CO

flavio@semex.com.br

caio@semex.com.br

Tel.: 47 9653.6064 | 35 9974.6196

Tel.: 47 9624.2211

George Henrique Peroty

William Sousa

Supervisor Técnico Sul (RS e SC)

Consultor Técnico Raças de Leite & Corte

george@semex.com.br

william@semex.com.br

Tel.: 47 9932.5859

Tel.: 62 8116.1100 | 62 3945.8047

Hilton Silveira Ribeiro

50, 500, 5000 vacas

Supervisor Técnico Paraná

SEMEX FUNCIONA

hilton@semex.com.br Tel.: 47 9963.2384 | 42 9973.0469

EM TODO LUGAR 37


Consulte um de nossos representantes para conhecer o melhor em Genética Balanceada e Funional. Nome

E-mail

Telefone

Noé Ferreira Junior

riobranco@semex.com.br

(68) 9984.3371

(68) 9983.2844

André Gama Ramalho

batalha@semex.com.br

(82) 3531.1156

(82) 9984.1054

BA CACULÉ

Pablo Mignac Cumming Brito

cacule@semex.com.br

(77) 3455.1035

(77) 8105.2703

BA S. GONÇALO DOS CAMPOS

Orcalino Martins

saogoncalodoscampos@semex.com.br

(75) 3242.2527

(77) 9133.6010

DF

BRASÍLIA

Marcelo Parente de Pinho

brasilia@semex.com.br

(61) 3340.7644

(61) 9984.4735

CE

FORTALEZA

Rodrigo Tenório Padilha

fortaleza@semex.com.br

(85) 9662.9798

(85) 9648.2654

ES

VITÓRIA

Luis Fernando de Souza Azevedo

vitoria@semex.com.br

(27) 3311.4951

(27) 9972.6727

Renyer José Guimarães

rioverde@semex.com.br

(64) 3613.3727

(64) 9675.1790

João Antonio Sátiro

goianiasul@semex.com.br

(62) 3240.0490

(62) 9138.9760

Fernando Baraldi Lopes

jatai@semex.com.br

(64) 3631.4363

(64) 9646.0036

MT GUARANTÃ DO NORTE

Edair Reinaldo Miglioli

guarantadonorte@semex.com.br

(66) 3552.1633

(66) 9987.1328

MT ÁGUA BOA

Gustavo Bignarde

aguaboa@semex.com.br

(66) 3468.3844

(66) 9965.4620

MS CASSILÂNDIA

Paulo Coelho

cassilandia@semex.com.br

(67) 8145.2230

MS BATAGUASSÚ

Walter Henrique de Carvalho

bataguassu@semex.com.br

(67) 3541.1368

MS CAMAPUÃ

Marcos Paulo Nunes Dias de Pinho camapua@semex.com.br

(67) 8131.7929

MS NOVA ALVORADA DO SUL

José Mazeto Neto

novaalvoradadosul@semex.com.br

(67) 3029.1293

(67) 9977.1293

MS RIO BRILHANTE

José Rosa Filho

riobrilhante@semex.com.br

(67) 9981.9789

MG ITAJUBÁ

Alessandra Merrichelli

itajuba@semex.com.br

(35) 9823.2218

(67) 3025.1715 (35) 9183.1100

MG PATOS DE MINAS

Adilson Gonçalves Costa

patosdeminas@semex.com.br

(34) 3823.3574

(34) 9975.2239

MG UNAÍ MG ITAMONTE

Giovane Felipe de Almeida

unai@semex.com.br

(38) 3677.6140

(38) 9956.2435

Rui da Silva Pinto Junior

itamonte@semex.com.br

(35) 3363.1225

(35) 9198.1535

MG CAMBUQUIRA

Luiz Sandro Almeida

cambuquira@semex.com.br

(11) 4656.1061

(35) 9913.1177

MG BELO HORIZONTE

Leonardo Cesar Daldegan

belohorizonte@semex.com.br

(31) 3278.4309

(31) 9956.8452

MG CATAGUASES

Marcos Alves de Souza

cataguases@semex.com.br

(32) 3421.1096

(32) 9984.4085

MG UBERLÂNDIA

Daniella Martins da Silva

uberlandia@semex.com.br

(34) 3215.2459

(34) 9971.8984

MG BARBACENA

Arcelino José Girolla

barbacena@semex.com.br

(32) 3332.2667

(32) 9944.8110

MG PASSOS

Marco Antônio de Pádua Carvalho passos@semex.com.br

(35) 9122.8703

MG PIUMHI

Lucas Eduardo Pereira Coimbra

piumhi@semex.com.br

(37) 9969.4443

(37) 9913.4507

PA

BELÉM

Alexandre da Costa Coroa

belem@semex.com.br

(91) 3223.0860

(91) 9115.3519

PA

MARABÁ

Fabricio Molina

maraba@semex.com.br

(94) 8139.3635

(94) 9185.7619

RECIFE

José Leite

recifenorte@semex.com.br

(81) 3236.5744

(81) 9977.8441

PR

PARANÁ

Giani Marsal Zan

parana@semex.com.br

(45) 3224.0257

(45) 9104.1859

RJ

RIO DE JANEIRO

UF

Município

AC RIO BRANCO SE|AL BATALHA

GO RIO VERDE GO GOIÂNIA MT|GO JATAÍ

PE|PB

(67) 9985.4633

Luiz Carlos Cairo

riodejaneiro@semex.com.br

(22) 2519.7682

(21) 9493.6164

RO OURO PRETO DO OESTE

Alexandre Finotti Mansano

ouropretodooeste@semex.com.br

(69) 3461.4400

(69) 9907.0308

RS

CAPIVARI DO SUL

Gilberto Borba da Cunha

capivaridosul@semex.com.br

(51) 3685.1004

(51) 9833.7080

RS

BAGÉ

Carlos Eduardo Dias dos Santos

bage@semex.com.br

(53) 3311.0641

(53) 9965.6596

RS

Mário Alberto Corrêa Vieira

pelotas@semex.com.br

(53) 3223.4632

(53) 9981.2254

RS

PELOTAS SANTA ROSA

Giovani Pereira Fagundes

santarosa@semex.com.br

(47) 9928.6900

(51) 9986.3066

RS

SÃO LOURENÇO DO SUL

Cláudio Côrrea Colvara

saolourencodosul@semex.com.br

(53) 9976.9467

(53) 9959.1127

RS

IBIRUBÁ

Eduardo Rauber

ibiruba@semex.com.br

(54) 9928.0858

SC PINHALZINHO

Marcos Borba

pinhalzinho@semex.com.br

(49) 3366.2254

(49) 9969.0971

SC BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Volnei Lopes Pimentel

balneariocamboriu@semex.com.br

(47) 9909.7149

(48) 9956.0481

SC CANOINHAS

Eduardo Alexandre Fey

canoinhas@semex.com.br

(47) 9952.3691

(49) 9921.9693

SP

BRAGANÇA PAULISTA

Roverio Mimessi

bragancapaulista@semex.com.br

(11) 4033.9105

(11) 9967.5816

SP

BATATAIS

Luiz Alberto Perroni Sibin

batatais@semex.com.br

(16) 3662.1878

(16) 9109.5834

SP SP

ARAÇATUBA SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Amaury Resende Mancilha Luiz Carlos Flauzino

aracatuba@semex.com.br saojosedoriopreto@semex.com.br

(18) 3301.6101 (17) 3353.0900

(18) 9782.5125 (17) 9182.8995

SP

BURI

Fabricio Santos Almenara

buri@semex.com.br

(15) 3273.4086

(15) 9740.1197

SP

ITAPETININGA

Claudio Fernandes Pires

itapetininga@semex.com.br

(15) 9785.0892

Leonardo Lima Freitas

araguaina@semex.com.br

(63) 3414.7055

(68) 9242.2161

Gerente Regional Sul (RS)

Giovani Pereira Fagundes

giovani@semex.com.br

(47) 9928.6900

(51) 9986.3066

Gerente Regional NO|NE|CO

Caio Tristão

caio@semex.com.br

(47) 9624.2211

Consultor Técnico de Corte e Leite

William Sousa

william@semex.com.br

(62) 8116.1100

TO ARAGUAÍNA

(62) 3945.8047


GENCOR

THE GENETIC CORPORATION

www.gencor.ca

www.ebi.ca

Gencor:

Eastern Breeders Inc. (EBI):

Fundada em 1996 através da fusão de centrais já existentes, algumas desde 1941. Com 7.500 cooperados e 155 funcionários, sendo 100 técnicos em IA. Mantém 500 touros de propriedade da Semex.

Fundada em 1947. Com 5.630 cooperados, 76 funcionários, sendo 44 técnicos em IA. Mantém 260 touros de propriedade da Semex.

www.westgen.com

www.ciaq.com

Westgen:

Centro de Inseminação Artificial de Quebec (CIAQ):

Fundada em 1944. Rebatizada Westgen em 1998. Com 5.000 cooperados, 50 funcionários . Mantém 185 touros de propriedade da Semex.

Fundada em 1948. Com 15.000 cooperados e 310 funcionários, sendo 176 técnicos em IA. Mantém 760 touros de propriedade da Semex.

Em 2009 a Semex Alliance comercializou cerca de 8,0 milhões de doses.


ÍNDICE NELORE PADRÃO REM MR. CARCAÇA REM NASHE REM NOSTAURO REM NOTURNO REM ONERALDO REM QUARTUDO REM QUILANO REM RICKET REM RINÓPOLIS REM ROYAL REM SUMÁRIO

13 14 09 12 16 17 11 07 08 15 10

CFM MARCO CFM MINÉRIO CFM NATIVO CFM NÚCLEO CFM OBSTINADO

23 21 22 25 24

UIRAPURU AJ

26

BOABAO DA AF QUERELADO DA BONS. VOATO DA BRAS.

28 29 30

NELORE MOCHO 32

MARAJÁ CV

TABAPUÃ 33

LAPSO

BRAHMAN MR. ARGON 111/3 SANT’ANNA 430

34 35

Rua Fritz Spernau, 500 | Bairro Fortaleza | CEP 89055-200 | Blumenau | SC Tel.: 55 47 3231.0400 | Fax: 55 47 3231.0401 | semex@semex.com.br | www.semex.com.br

Catálogo de Raças de Corte Zebuínas 2010  

Esse é o novo catálogo de raças de corte da Semex - Raças Zebuínas 2010

Catálogo de Raças de Corte Zebuínas 2010  

Esse é o novo catálogo de raças de corte da Semex - Raças Zebuínas 2010

Advertisement