Issuu on Google+

EDITAL PARA OFICIANTES DA I SEMANA DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

A ESCALA é um projeto que visa promover uma semana na qual os alunos da faculdade tenham a chance de entrar em contato com aspectos pouco trabalhados durante a graduação. Não só aspectos relacionados diretamente à arquitetura e ao urbanismo, mas também colocar em discussão todas as questões sociais, ambientais e econômicas que estão indiretamente ligadas à nossa futura profissão. O evento conta com palestras, oficinas, minicursos, intervenções urbanas, mostras e exposições com temas relacionados à arquitetura e ao urbanismo e outros temas pertinentes à nossa formação. Todas as atividades serão abertas aos alunos da faculdade e a toda comunidade que participará da Semana Universitária da Universidade de Brasília

TEMÁTICA O tema desta edição vem na forma de um questionamento: “Quantas Faces a Cidade Tem?”. Com essa abordagem pretendemos discutir Brasília e seu entorno como uma unidade, abordando a segregação socio-espacial, processos de urbanização e os agentes construtores do espaço urbano sempre buscando novas alternativas sustentáveis para os problemas urbanos. A Fim de facilitar o entendimento dos pontos de reflexão, dividiu-se o tema em três eixos temáticos, que agrupam as problemáticas e características da cidade a serem discutidas. As oficinas deverão refletir o caráter dinâmico que as cidades tem, bem como as relações com seus habitantes e grupos sociais.

EIXOS TEMÁTICOS O INDIVÍDUO E A CIDADE Como uma pessoa pode participar da construção da cidade? Queremos abordar a relação direta do indivíduo com a cidade, considerando o modo como as atitudes individuais influenciam na construção de uma cidade e no sentido inverso, como a cidade influencia o seu modo de ser a agir.

A SOCIEDADE E A CIDADE Aqui queremos trabalhar em uma escala ampliada. Organizadas as pessoas representam alguma força importante nas decisões? Queremos abordar as relações sociais, ambientais e econômicas que atuam no ambiente urbano.

A UNIVERSIDADE E A CIDADE Qual o papel da universidade nas discussões? Será que a nossa universidade esta ajudando de forma efetiva na construção de uma cidade mais justa, ou apenas estamos repetindo os velhos erros de sempre? Queremos contribuir para discutir o tripé das universidades (ensino, pesquisa e extensão) promovendo uma atuação focada na relação da prática com a teoria.


DAS OFICINAS

DA SELEÇÃO

As oficinas são espaços para as atividades que combinam aspectos práticos e teóricos e devem dialogar diretamente com o tema da Semana, além de se encaixar em um ou mais eixos temáticos.

Pa r a a e s c o l h a d o s o fi c i a n t e s s e r ã o considerados os seguintes aspectos: > Relação com o tema e eixos temáticos do evento

Serão realizadas durante os turnos matutino e vespertino e terão tempo de duração de duas ou quatro horas. Casos especiais, nos quais a oficina necessite de uma carga horária maior, esta deve ser divida em dois ou mais dias.

> Viabilidade e orçamento do material necessário

Todo o material necessário para a realização da oficina deve ser detalhado na ficha de inscrição, citando marca e modelo a ser comprado, além de quaisquer condicionantes para que a oficina ocorra da melhor forma possível.

> Número de pessoas abrangidas

Sugerimos que os resultados das oficinas sejam expostos para os demais participantes da Escala nos horários dedicados à mostras e exposições. Cabendo ao oficiante, juntamente com o grupo, a organização e montagem da exposição. O oficiante selecionado terá como benefícios o registro de sua oficina nos anais da semana de extensão da UnB, certificado de oficiante pela ComOrg da Escala e divulgação do seu trabalho em espaço de exposição temporário.

> Possibilidade de apresentação do resultado final do trabalho

> Criatividade e interdisciplinaridade

Caso a oficina seja selecionada, é imprescindível o comparecimento do oficiante em quaisquer reuniões com a equipe organizadora do evento – data e horário a combinar previamente, e o contato entre o oficiante e a diretoria de atividade deve ser direto, a fim de facilitar a averiguação dos materiais e espaços físicos disponíveis. Em caso de desistência avisar a Diretoria de Atividades com urgência.

DA INSCRIÇÃO A inscrição deverá ser feita através do envio do formulário de inscrição para o e-mail semanaescala.inscricao@gmail.com, do dia 30 de agosto ao dia 01 de outubro . O formulário está disponível no semanaescala.tumblr.com, assim como o resultados das seleções, que será divulgado no dia 05 de outubro. realização


Escala - Edital de Oficiante