Rev prod rural 38 web

Page 74

Notas

Custo de produção de pecuária de corte e grãos

Levantamento de custos de pecuária

Técnicos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estiveram em Guarapuava no dia 16 de agosto, para fazer um levantamento de custo de produção de pecuária de corte. O trabalho faz parte do projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o CEPEA, que consiste na definição da propriedade típica de produção em cada região de estudo. Um grupo formado por técnicos e produtores conhecedores da realidade local se reúne para construir um sistema de produção (a moda), mediante um debate aberto. Juntos, eles montam uma planilha de custos de insumos e receita da faixa mais representativa da produção naquele município. O projeto pretende fortalecer a rede de acesso dos produtores rurais a mecanismos de gestão de custos e riscos, além de fornecer continuamente informações estratégicas sobre o setor rural. Além de Guarapuava, o levantamento também foi feito em Cascavel, Paranavaí, Umuarama, Londrina. No dia 27 de agosto, foi feito o levantamento de custo de produção de milho, soja e trigo.

Levantamento de custos de grãos

Campanha Produtor Solidário No dia 26 de junho, o Sindicato Rural de Guarapuava realizou a entrega de roupas e calçados para a Fundação de Proteção Especial da Juventude e da Infância (Proteger). As doações foram feitas por produtores rurais, sócios da entidade. Mais de quatro caixas de roupas e calçados foram entregues à nutricionista da Fundação Proteger, Adriana Lopes e para a auxiliar administrativa, Silmara Aparecida Soares dos Santos, que representaram o presidente da instituição, Silton Justus. A arrecadação de roupas e calçados também beneficiou a Secretaria Municipal de Assistência Social. No dia 24 de julho, o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho entregou um grande montante de arrecadação para as assistentes sociais da secretaria, Adriane Cristina Nietzke e Sandra Spyra. Nesta etapa da campanha, o Sindicato recebeu muitas doações de associados da entidade e também da população em geral.

74

Revista do Produtor Rural

PEC 37 é derrubada No dia 25 de junho, em sessão extraordinária, os deputados federais negaram a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37), que tinha como objetivo limitar o poder e a atuação investigatória do Ministério Público. Os deputados cederam após pressão dos protestos nas ruas em todo Brasil, que reivindicava entre outras coisas, a não aprovação da PEC 37. O Sindicato Rural de Guarapuava foi uma das entidades que se posicionou contra a PEC 37, assinando, em maio, uma moção de repúdio à proposta, em conjunto com outras instituições da cidade. Em apoio ao Ministério Público, também sediou uma audiência pública com o tema “Cidadania – Direitos e Deveres”, reunindo a sociedade civil organizada e os promotores de justiça para discutir sobre a importância da atuação do MP no combate à corrupção.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.