Rev prod rural 37 web

Page 42

[Organização]

Unidos pelo agrônomo-consultor P

rodutores rurais de Guarapuava e região resolveram ser unir em busca de tecnologia. A ideia surgiu há dois anos e envolve, hoje, nove produtores altamente tecnificados. Ainda sem nome, o grupo é conhecido como “Grupo Mattozo”, sobrenome do engenheiro agrônomo contratado para coordenar o departamento técnico. Sem caráter comercial, o grupo reúne-se trimestralmente, pré e pós safra. Nos encontros, o agrônomo apresenta resultados e o grupo discute tecnologia. Em entrevista concedida à Revista do Produtor Rural do Paraná, José Ernani Lustosa, Márcio Duch e Josef Hildenbrandt Junior contaram as vantagens e benefícios que obtiveram desde a criação do grupo. “Sempre dei valor à pesquisa. Atualmente, o produtor rural tem que ter um canal que traga a pesquisa, a tecnologia, porque as demandas burocráticas, relatórios financeiros, serviços de escritório tomam muito tempo da gente. Por isso, optei em contratar o agrônomo para ele canalizar essa tecnologia e colocar em prática no campo. Tem dado muito certo. Hoje o produtor rural precisa dedicar muito tempo ao setor administrativo, portanto, o agrônomo de é fundamental importância”, comenta o produtor José Ernani Lustosa. Além disso, segundo o produtor Márcio Duch, a presença do agrônomo ajuda também na parte comercial, já que os produtores têm mais liberdade para comprar ou vender, sem a pressão de agrônomos de revendas. “Temos muito mais liberdade de negociação, sem pressões de compra x assistência. Nosso agrônomo não tem nenhum vínculo comercial”, explica.

42

Revista do Produtor Rural

Duch e Lustosa, que também têm área fora do Estado do Paraná, acrescentam que a partir da criação do grupo e com a presença do agrônomo, ficaram mais seguros quando estão cuidando da propriedade distante. “Quando estamos ausentes, sabemos que ele está aqui”. Os produtores citam também que o agrônomo, além de trazer a tecnologia para o grupo, faz o monitoramento para a boa aplicação dessa tecnologia. “É uma consultoria. Minha vida, com relação ao administrativo, à contabilidade, enfim, com papéis, mudou completamente”, diz o produtor Josef Hildenbrandt Junior. Em maio, ele já tinha comprado 100% dos insumos de inverno e verão. “Gosto de fazer essa programação o quanto antes, porque agora posso focar somente na fa-

zenda. Antes era tudo em cima do laço”. Outro ponto positivo, segundo eles, é que os nove produtores trocam tecnologia em reuniões periódicas. “Não tem nenhum ar de competição. Muito pelo contrário. Todos colaboram para que o grupo obtenha resultado positivo. Não enxergamos o colega como concorrente e nem quem está de fora”, relatam. Os produtores comentaram, ainda, que os funcionários estão sendo mais capacitados, mais treinados e preparados. Recentemente, o curso De Olho na Qualidade, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foi realizado nas propriedades, com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, mas toda organização foi feita por intermédio do agrônomo do grupo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.