Page 1

O Leme Informativo da Secretaria da Indústria Naval e Portuária da Bahia - SEINP - Nº06- Abril de 2014

PORTO DE JUAZEIRO Mais um equipamento para escoamento de grãos

Vista do Porto de Juazeiro já pronto.

PORTUÁRIA

Naval e Portuária, Carlos Costa, a interior, para ampliar as alternativas O Governo do Estado da Bahia projetou hidrovia já transporta hoje, 100 mil de escoamento da produção da e realizou a requalificação do Terminal toneladas anuais de caroços de região. Fluvial de Juazeiro, através da Secretaria algodão produzidos no Oeste da Com as obras concluídas, a intenção da Indústria Naval e Portuária – SEINP, Bahia. Com a revitalização do Porto do secretário Carlos Costa (Seinp) em conjunto com a Secretaria de de Juazeiro, a movimentação da Infraestrutura – SEINFRA, que já está neste momento é preparar um carga, segundo o secretário, passará com sua obra concluída. edital, para que empresas a ser feita totalmente dentro do participem do processo de licitação A iniciativa do Governo do Estado, é Estado da Bahia. estimular o transporte comercial pela e o porto seja operado pela iniciativa hidrovia do São Francisco, utilizando a Dessa forma, a requalificação tem privada. “Em breve estaremos área como ponto de embarque e como finalidade conferir maior entregando este equipamento tão desembarque de cargas, viabilizando o agilidade e competitividade importante à comunidade escoamento da atual produção de econômica à região do rio São grãos da região e futuramente possíveis empresarial de Juazeiro”, destaca Francisco (trecho da Bahia), cargas de minérios e outros produtos Costa. agrícolas. buscando desenvolver ações na De acordo com o Secretário da Indústria área do transporte hidroviário


O Leme

- Nº06-

EDITORIAL

Abril de 2014

42

FLASHS

Caro Leitor,

Implantação da Capitania dos Portos em Valença

Apresento-lhes a 6ª edição do Editorial “O LEME”, uma publicação que reflete as realizações da Secretaria da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia e todos os esforços que eu e minha equipe dirigimos para TRANSFORMAR o cenário atual dos segmentos portuário, naval, hidroviário e náutico no momento econômico em que vivemos.

Confira fotos do termo assinado para a implantação da Capitania dos Portos em Valença. A matéria completa você lê na página 3.

Alguns avanços têm sido evidentemente significativos, dentre eles a abertura do Porto de Juazeiro que, após a finalização de alguns ajustes, estará operando e resgatando um potencial de navegabilidade de um dos trechos mais impor tantes da Hidrovia do São Francisco. Após direcionarmos muitos dos nossos esforços, estaremos, muito em breve, inaugurando uma Agência da Capitania dos Portos no município de Valença e revitalizando a essencial Baía de Itapagipe e seu entorno na nossa capital. As dificuldades que vem se apresentando ao longo do caminho fortalecem ainda mais nosso desejo de REALIZAR.

Revitalização da Baía de Itapagipe No início deste mês, o secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, recebeu o diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta. Leia na página 3.

Meu lema é acreditar no trabalho com foco e determinação, os RESULTADOS são a conseqüência do esforço e da coragem com que enfrentamos as adversidades. BONS VENTOS! Aproveitem e boa leitura!

Secretário Carlos Costa

EXPEDIENTE Governador do Estado da Bahia JAQUES WAGNER

Assessora de Comunicação NELLY MALHEIROS

Secretário da Indústria Naval e Portuária CARLOS COSTA

Redação/Projeto Gráfico/Edição CANDRA MARTINS DE ALMEIDA (Jornalista - DRT-BA 2730)

Chefe de Gabinete FÁTIMA BARBOSA

Fotos: Arquivo Seinp e colaboradores

Seinp- Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária 4ª Avenida, nº 415, CAB. - CEP 41.745-002 Salvador - Bahia Tel: (71)3115-7962 | (71)3115-7963 Colaboraram nesta edição- Ivo Souza (Seinp), Tatiana Nunes (Seinp).

Acesse e curta a nossa Fanpage: www.facebook.com/seinpba Comentários sobre o conteúdo editorial desta publicação, sugestões e críticas, devem ser encaminhadas para o e-mail para: comunicacao@seinp.ba.gov.br A reprodução total ou parcial do conteúdo desta publicação é permitida e até recomendada, desde que citada a fonte.

Informativo da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia


O Leme

- Nº06-

Abril de 2014

34

SEINP EM AÇÃO Seinp articula implantação de Agência da Capitania dos Portos em Valença O Secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Dr. Carlos Costa se reuniu com o Capitão dos Portos da Bahia e o Capitão de Mar e Guerra, José Corrêa Paes Filho e a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento para tratar da implantação da agência da Capitania dos Portos naquele município. De acordo com o Secretário Costa, a prefeitura desapropriou uma área de 3 mil metros quadrados, próximo ao parque naval, onde existem diversos estaleiros artesanais e também de grande porte. A instalação desta seção da Marinha em Valença é uma Secretário Carlos Costa,Capitão de Mar e Guerra, José Corrêa e a Prefeita de Valença, Jucélia Nascimento. articulação da Secretaria da Indústria Naval e Portuária (Seinp), juntamente com a Capitania dos Portos e o município, localizado no baixo Sul da Bahia. A principal atribuição de uma agência da Capitania dos Portos é fazer o ordenamento marítimo dos mares, rios, lagoas, lagos e costas. Por ser uma região eminentemente marítima, o objetivo da implantação de uma agência é proporcionar aos usuários da navegação absoluta segurança no tráfego marítimo, a manutenção da sinalização, bem como estimular a formação de mão de obra marinheira. “Isto a Marinha do Brasil desenvolve com larga experiência e capacidade”, destaca o Secretário Carlos Costa. O Secretário ainda tratou da possibilidade de abertura de mais duas agências da capitania no médio e extremo Sul da Bahia, pois são regiões de grande desenvolvimento náutico nos próximos anos. As estratégias e os trâmites para a construção da agência, já estão sendo definidas entre os três órgãos.

NÁUTICA Estudos para revitalização da Baía Itapagipana No início deste mês, o secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, recebeu o diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), órgão pertencente a Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República, Domenico Accetta. Costa e Accetta visitaram o bairro da Ribeira e levantaram quais serão os estudos necessários para a revitalização da Baía de Itapagipe, que tem como objetivo ampliar o acesso e a navegabilidade da região. De acordo com eles, no processo de revitalização, haverá a melhoria do ordenamento aquático, trazendo vantagens para as marinas, comunidades locais e marisqueiras.

Secretário Carlos Costa e o Diretor do INPH, Domenico Acceta.

O Leme - 6ª edição Abril 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you