Page 1

José Miguel Gomes da Costa Presidente da Comissão Executiva e do Conselho de Administração da COSEC - Companhia de Seguro de Créditos, S.A.

Licenciado em Engenharia Química Industrial pelo Instituto Superior Técnico. Direção dos Serviços de Fomento do Banco de Fomento e Exterior. A COSEC é a Diretor Geral da Euroleasing, S.A.

seguradora líder em

Presidente da Apelease - Associação Portuguesa de Empresas de Leasing.

Portugal nos ramos

Presidente do Conselho de Administração da Sulpedip, S.A.

do seguro de créditos e caução, sendo

Presidente do Conselho de Administração da BPI Leasing, S.A. e BPI Factor, S.A.

ainda, responsável, por conta do Estado

Outros cargos

Português, pela cobertura e gestão

Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana

dos riscos de crédito, caução e investimento, para países de risco político. A COSEC é uma empresa de capitais privados divididos equitativamente pelo Banco BPI e pela Euler Hermes.


Ludovic Subran Euler Hermes Chief Economist, Paris, France Ludovic Subran é desde setembro de 2011 Economista Chefe e Diretor de Investigação Financeira para o Grupo Euler Hermes. Começou a sua carreira profissional como professor assistente de economia entre 2002 e 2004 em diversos programas de formação das Grande Écoles. Colaborou depois com o Mistério das Finanças Francês onde assumiu responsabilidade nas previsões da inflação entre 2004 e 2006. Em 2007, tornou-se conselheiro político do Diretor Executivo das Nações Unidas para o Programa Alimentar Mundial, antes de se juntar ao World Bank Group em Washington, D.C., em 2009, para liderar uma equipa de consultadoria para a América Latina e Caraíbas. Durante dez anos, o seu trabalho esteve relacionado com questões de política económica em mais de 20 países.

A EULER HERMES é líder mundial em seguro de créditos com uma quota global de 35%. Presente em mais de 50 países, a Euler

Possui um mestrado em política económica pelo Institut d’Etudes Politiques e em estatística e economia pela École Nationale de la Statistique et de l’Analyse de l’Information, ambos em Paris, França.

Hermes oferece um conjunto de serviços para gestão de créditos nos negócios entre empresas e analisa a evolução da estabilidade financeira de mais de 40 milhões de empresas em todo o mundo.


Isabel Castelo Branco Diretora Financeira do Grupo BPI

Licenciatura em Economia da Universidade Nova de Lisboa MBA pela Universidade Nova de Lisboa Responsável de Investimentos na área de Gestão de Ativos (Fundos de Investimento e Clientes Institucionais) do Grupo BPI

O Grupo BPI -

Analista de research na área de Estudos Económicos e Financeiros

BPI – é um grupo

Analista na área de Empresas Sul do BPI

liderado pelo BANCO

financeiro multiespecializado, centrado na atividade

Outros cargos

bancária, dotado de

Membro não executivo do Conselho de Administração da COSEC

uma oferta completa de serviços e produtos financeiros para os Clientes empresariais, institucionais e particulares. É atualmente o 4º maior grupo financeiro Português com um ativo de 46 biliões de euros.


Fernando Ulrich Presidente da Comissão Executiva do Conselho de Administração do Banco BPI Presidente da Comissão Executiva do Conselho de Administração do Banco BPI Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco BPI Presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola Presidente do Conselho de Administração do Banco Português de Investimento

O Grupo BPI liderado pelo BANCO

Presidente do Conselho de Administração da BPI Gestão de Activos – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. Presidente do Conselho de Administração da BPI Vida e Pensões – Companhia de Seguros, S.A. Gerente da Viacer, Sociedade Gestora de Participações Sociais, Lda.

BPI – é um grupo financeiro multiespecializado, centrado na atividade bancária, dotado de

Outros cargos

uma oferta completa

Membro do Conselho Consultivo do Instituto Superior Técnico

de serviços e

Membro do Conselho Consultivo do Instituto Superior de Economia e Gestão

produtos financeiros

Membro do Conselho Estratégico da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Bancos

Experiência profissional anterior 2009-2013 – Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve

para os Clientes empresariais, institucionais e particulares. É atualmente o 4º maior grupo

1983-85: Diretor Adjunto da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimento

financeiro Português

1981-83: Chefe de Gabinete do Ministro das Finanças e do Plano

com um ativo de 46

1979-80: Técnico no Secretariado para a Cooperação Económica Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Relações com a EFTA, OCDE e GATT) 1975-79: Membro da Delegação de Portugal junto da OCDE (Paris) responsável pelos assuntos económicos e financeiros 1973-74: Responsável pela secção sobre mercados financeiros do semanário Expresso

biliões de euros.


Manuel Regalado Administrador Financeiro da Portucel

Manuel Regalado é licenciado em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, Lisboa (ISEG).

O grupo PORTUCEL SOPORCEL é uma das

É membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do grupo Portucel Soporcel desde Junho de 2004. Anteriormente desenvolveu a sua atividade profissional em diversos outros sectores, designadamente na banca, seguros e indústria, em Portugal e no estrangeiro.

mais fortes presenças de Portugal no mundo representando mais de 3% das exportações nacionais de bens, sendo mesmo o Grupo como líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e 6º a nível mundial. O Grupo é também o maior produtor europeu, e um dos maiores a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto. As vendas do Grupo têm como destino 113 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA.


Vítor Abreu Presidente do Conselho de Administração do Grupo ENDUTEX

Licenciatura em Engenharia Mecânica pelo University College of London Fundada em 1970, a MBA pela United States International University

ENDUTEX é reconhecida como um dos principais

Carreira Profissional

produtores europeus

1987 - Integração no Conselho de Administração do Grupo ENDUTEX

de têxteis revestidos

1981 - Integração no GRUPO ENDUTEX

a PVC/PU – Têxteis Técnicos. Iniciou o seu processo de

Desde então destaca-se

internacionalização

1992 - Inicio do projeto de internacionalização da ENDUTEX, com a constituição da ENDUTEX Ibérica (Espanha), seguindo-se depois a partir de 1996, o desenvolvimento de um conjunto de empresas de logística /distribuição em vários países da Europa (Polónia, Hungria, Republica Checa, Rússia, UK, Holanda, etc.)

em 1988 ao entrar no mercado espanhol, seguindo-se em 1998 a abertura de uma

1998 - Arrancou a ENDUTEX Brasil, dando continuidade ao processo de internacionalização, mas com uma componente industrial já que produz uma parte dos mesmos produtos fabricados pela Casa Mãe em Portugal.

unidade fabril no Brasil. Atualmente conta com filiais em

Paralelamente, seguiu-se uma estratégia de diversificação sectorial, passando a ENDUTEX a atuar em diferentes sectores como a Produção Energética, Sector Imobiliário e a Hotelaria.

diversos países como a Polónia, Benelux, Hungria, República Checa, Rússia e Ucrânia.


Carlos Manuel Dias de Sá INDASA ABRASIVES (UK) LTD, Administrador INDASA SCHLEIFMITTEL GmbH, Administrador INDASA POLSKA Sp z.o.o., Membro do “Conseil de Surveillance” INDASA USA INC, Administrador

Fundada em 1979, a INDASA é atualmente um dos

Experiência profissional anterior

líderes europeus na

AGÊNCIA COMERCIAL RIA / AVEIRO, Gestão de crédito

produção de abrasivos flexíveis

U.B.P. / AVEIRO, Preparação de processos de financiamento para análise do Conselho de Crédito

para a repintura automóvel. Com

INDASA – INDÚSTRIA DE ABRASIVOS SA / AVEIRO, Responsável do Departamento

sede em Aveiro, o

Administrativo-Financeiro

grupo conta com 7 filiais em Espanha,

INDASA – INDÚSTRIA DE ABRASIVOS, S.A., Administrador

Reino Unido,

RHYNO – SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES FINANCEIRAS, SGPS, S.A.,

França, Alemanha,

Administrador

Polónia, Brasil e

INDASA INDUSTRIA DE ABRASIVOS (ESPAÑA) SA, Administrador INDASA FRANCE SAS, Administrador

EUA.


José Nunes do Amaral Administrador Delegado CINCA S.A Em 1966, com apenas 18 anos inicia a sua atividade profissional na empresa CINCA, empresa fundada em 1964 e sediada em Fiães, Concelho de Santa Maria da Feira cuja atividade é a fabricação cerâmica plana. Até 1976 assume a responsabilidade de analista principal na empresa. Em 1978 conclui o estágio de cerâmica em França na empresa Cerabati. Em 1982 é convidado a assumir o papel de Diretor Técnico Industrial.

A CINCA, empresa sediada em Fiães, tem na produção de

Quando a CINCA procede, entre 1987 e 1989, a uma série de aquisições estratégicas (CIC, DECOCER e LITOCER) é nomeado Administrador Delegado da DECOCER, acumulando as funções com Diretor Técnico Industrial da CINCA. Com a participação da Keramik Holding AG Laufen no capital social da empresa, a política estratégica foi determinante na reorganização no modelo de Gestão, tendo sido nomeado em 1992 Diretor Geral Técnico Industrial de todas as unidades pertencentes ao Grupo CINCA S.A.

mosaicos porcelânicos a sua atividade. Atualmente com um total de cerca de 600 funcionários ao seu serviço, a CINCA possui

A fusão das sociedades adquiridas, realizada em Agosto de 1995, permitiu reunir numa só sociedade a produção de pavimentos e revestimentos cerâmicos, com ganhos significativos através da inerente racionalização dos processos administrativos, financeiros e comerciais.

seis unidades de produção, que exportam cerca de 65% da toda a produção total,

O ano de 1997 fica marcado pela sua nomeação como Diretor Técnico da Laufen Tiles Europa e em 1998 obtém a sua primeira experiência de trabalho internacional, em Devon, Inglaterra, onde é nomeado pela Laufen, Administrador da sua unidade de produção, Candy Tiles, onde reorganizou todo o processo com a implementação de uma nova unidade de cerâmica. No final do ano de 1998 foi efetivada a venda da participação de 100% que a Keramik Holding AG Laufen detinha na CINCA ao Grupo Italiano Ceramiche Ricchetti. No ano de 2000 foi nomeado Administrador Delegado CINCA S.A que mantem.

para mais de 70 países.

Oradores da Conferência COSEC  

Dados pessoais dos Oradores da Conferência COSEC - “O Comércio Internacional e a Competitividade da Economia Portuguesa”

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you