Issuu on Google+

ESTUDO VI – DEUTERONÔMIO 4:1-43- RELEMBRANDO À NOVA GERAÇÃO O CARÁTER DE DEUS E COMO DEVEMOS ADORÁ-LO . Introdução. O povo estava se preparando para entrar na terra que Deus prometeu quando chamou Abraaã o (Gn12:1-3;) e parte dessa preparaçaã o consistia em ouvir atenciosamente discurso de despedida de Moiseé s. Depois de relatar a histoé ria de Israel (Dt 1-3) Moiseé s lembrou o povo do caraé ter do Deus de Israel e de como deveriam responder a ele. I-DEUS FALA - DEVEMOS OUVÍ-LO(DT 4:1,2)
``Agora ,pois .ó Israel , ouve os estatutos e juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá.`` (4:1). O Deus que fez a criaçaã o existir por sua Palavra (Sl 33:6-9) ordenou que seu povo deve ter uma vida dedicada aà obedieê ncia a sua Palavra. 1- Ouvir e obedecer a Palavra de Deus era requisito para vitória sobre os inimigos (Dt 4:1 b). Sem feé e obedieê ncia, Israel naã o poderia entrar na terra e derrotar as naçoã es fortemente entrincheiradas naquela regiaã o. 2- Os cristãos de hoje devem buscar sua vida e sua vitória na Palavra de Deus. Obedecer ao Senhor torna-se um privileé gio prazeroso quando percebemos que seus mandamentos saã o expressoã es de seu amor, garantias de sua força, convites aà s suas beê nçaã os, oportunidades de crescer e de trazer gloé ria para o nome do Senhor . II. DEUS É SANTO -DEVEMOS TEMÊ-LO (Dt 4:3,4) 1- Temer a Deus é ser fiel. É fugir da idolatria e das praticas imorais 2- Temer a Deus é não se conformar com o mundo 3-Temer ao Senhor significa respeitar quem ele é, o que ele é e o que ele diz, e por meio de nossa submissão e obediência demonstrar nosso amor e o desejo de lhe agradar. `Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor. ``Hb.12:28-29 III. DEUS É SÁBIO - DEVEMOS APRENDER DELE (Dl 4:5-9)
 Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos dirão: "De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente". 1- A Palavra de Deus é a revelação da sabedoria de Deus e precisamos conhecer e seguir tal sabedoria se queremos ter uma vida que agrade e que glorifique ao Senhor. Para Deus, a sabedoria do mundo eé insensatez (1 Co 3:19)segui-la resulta em desapontamento e derrota. 2- No Antigo Testamento, a palavra "sabedoria" está relacionada ao caráter e não à inteligência humana e descreve o uso correto do conhecimento. De acordo com o Dr. Roy Zuck: "A sabedoria consiste em demonstrar aptidão e em ter sucesso nos relacionamentos e responsabilidades, observando e seguindo os princípios de ordem do Criador no universo moral".' A praé tica da sabedoria de Deus implica naã o apenas sobreviver, mas viver de fato. 3-Por que era tão importante que Israel conhecesse e obedecesse à sabedoria de Deus? 3.1-Era a garantia de seu sucesso ao tomar posse da Terra Prometida (Dt 4:5). Ao ler o Livro de Josueé , descobrimos que Deus jaé havia planejado toda a campanha militar, e Josueé simplesmente precisava discernir a vontade de Deus e lhe obedecer. Nas duas ocasioã es em que Josueé naã o buscou a sabedoria do Senhor, a naçaã o sofreu derrotas humilhantes (Js 7; 9). 3.2- Ao conhecer a sabedoria de Deus, o povo de Israel não apenas teria sucesso em sua missão, mas também serviria de testemunho para as outras nações (Dt 4:6-8). As naçoã es pagaã s em Canaaã tentavam obter a orientaçaã o de seus falsos deuses por meio da feitiçaria e de vaé rias formas de espiritismo, sendo que todas elas eram proibidas aos israelitas (Dt 18:9-14; Is 47:12-14). As leis de Deus revelavam claramente a Israel o certo e o errado e abrangiam praticamente todas as decisoã es que precisavam tomar. 3.3- Há ainda outro benefício que gozamos quando seguimos a sabedoria de Deus: ela nos ajuda a construir lares tementes ao Senhor (Dt 4:9, 10). Cercados como estavam


de povos pagaã os, apenas uma geraçaã o separava Israel de perder as beê nçaã os de Deus, sendo que o mesmo se aplica aà Igreja de hoje (2 Tm 2:2). Se naã o ensinarmos nossos filhos sobre Deus e sua Palavra, um dia surgiraé uma geraçaã o que naã o conhece ao Senhor, como acabou acontecendo em Israel (Jz 2:7-15). "Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" (Lc 18:8). 3.4- Qual a melhor maneira de os pais cristãos influenciarem seus filhos de modo que confiem no Senhor e vivam de acordo com a sabedoria de Deus? Moisés dá três sugestões aos adultos: 1-Sejam exemplos para seus filhos; 2-Inculquem a Palavra de Deus na mente e no coraçaã o deles; 3- Lembrem-se do que o Senhor fez por voceê s no passado e compartilhem essas experieê ncias com seus filhos. Todas as crianças israelitas no tempo de Moiseé s deveriam conhecer a histoé ria do eê xodo (Dt 6:20-25; 10:1, 2; 12:24-28; 13:1-16), e, posteriormente, toda criança deveria saber o que significava o fato de Israel ter cruzado o rio Jordaã o (Josueé 4:1-7, 21-24). 3.5- A geração mais velha é responsável por instruir as gerações mais jovens e ser um exemplo e um estímulo para elas (Dt 6:1-3; 32:44-47; SI 34:11; 44:1; 71 :17-19; 78:18; Tt 2:1-8). Os pais cristaã os consagrados saã o a primeira opçaã o de Deus para ensinar os filhos. Os pecados dos pais especialmente a negligeê ncia espiritual e os maus exemplos podem ser imitados pelos filhos e produzir consequeê ncias tristes ao longo da vida desses jovens (Dt 5:8-1 O; 20:5, 6; Num 14:17, 18) Conclusão- Noé s, cristaã os de hoje, temos a Palavra de Deus completa e a certeza de que, se obedecermos ao que Deus jaé nos ensinou, ele nos daraé a orientaçaã o de que precisamos em aé reas especíéficas da vida (Joaã o 7:17). >Aqueles que vivem de acordo com a sabedoria de Deus inevitavelmente demonstram aos que se encontram a seu redor que seguir a sabedoria divina redunda em beê nçaã os. > Todos os aspectos da religiaã o de Israel eram taã o infinitamente superiores aos das naçoã es vizinhas que os pagaã os increé dulos naã o podiam deixar de se impressionar: a presença de Deus no santuaé rio, a lei de Deus governando a vida do povo, a orientaçaã o de Deus e a auseê ncia de crueldade e de impureza. > O triste eé que Israel se acostumou com essas beê nçaã os, começou a imitar os povos vizinhos e perdeu seu testemunho. E noé s hoje como estamos em relaçaã o a isso ? Temos de fato revelado a sabedoria divina atraveé s de nossas decisoã es e atitudes ? > MEDITAR NAS ESCRITURAS é a forma básica para que eu me torne semelhante a Jesus.

“...pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”. Pv 4:20- 23 “...mas transformai-vos pela renovação da vossa mente ”. Rm 12: 2 ` mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.` Hb 5:14 “...Mas, todos nós (...) refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem...”. II Cor 3: 18 – Vejamos esse gráfico :

MEDITAÇAÃ O NA PALAVRA (Pv.4:20-23)--PENSAMENTOS CORRETOS (Fil.4:8)---> --–> DECISAÃ O CORRETA- AÇAÃ O CORRETA (Fp.4:9)-- -- AÇAÃ O CONTINUA (Rom.12.:2)
--- HAÁ BITOS CORRETOS --- -- CARATEÁ R CRISTAÃ O (II Cor.3:18) --- DESTINO (Dt.4:1-2) Semeie um pensamento, colha uma ação. Plante uma ação, colha um hábito. Plante um hábito, colha um caráter


Plante um carรกter, colha um destino (Aristรณteles )


Estudo Bíblico – Deuteronômio Parte 5