Issuu on Google+

SEFAS

Hospital

São Francisco

Novas cirurgias nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia

Casa de Saúde

Imaginoteca: espaço lúdico para crianças em tratamento

UPA

Gráficos mostram crescimento na procura pelo serviço

SAMU

Unidades Avançada e Básica no Pronto Atendimento do Patronato

Centro de Reabilitação Treinamento Físico Funcional

informativo ano 1 - edição 5 - novembro/2012


Encontro da

REBRAENSP Editorial em Santa Maria

2

A segurança é o primeiro domínio da qualidade na assistência à saúde. Não há como oferecer uma boa assistência médico-hospitalar, se esta, não for feita com segurança. Os serviços da rede SEFAS (Hospital Casa de Saúde, Hospital São Francisco de Assis, UPA, Clínica SEFAS, Centro de Reabilitação Física, Hospital de Caridade São Paulo e SAMU) participam da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - REBRAENSP - núcleo Santa Maria. O grupo é formado por diversas lideranças na área de enfermagem, procedentes de instituições hospitalares, de ensino e pesquisa da cidade de Santa Maria. Com reuniões mensais, o núcleo tem como objetivos desenvolver, discutir e refletir ações sobre segurança do paciente, que possibilitem às instituições realizar um cuidado seguro, inovador e pró-ativo, visando o empoderamento das práticas de enfermagem. No dia 19 de abril de 2013, o núcleo Santa Maria irá realizar o II Encontro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. O evento terá como tema central "Reflexões sobre práticas seguras no cuidado do paciente" e contará com programação com o objetivo de proporcionar trocas de conhecimentos técnico-científicos multiprofissionais, visando o desenvolvimento de uma cultura de segurança para o paciente. O movimento global em busca de segurança e qualidade nos serviços de saúde não é um fato novo. Proporcionar à população assistência digna, com custos reduzidos, é tema prioritário e um grande desafio para a sociedade.

Expediente Associação Franciscana de Assistência a Saúde - SEFAS Diretora Presidente: Ubaldina Souza e Silva Diretora Vice-Presidente: Dirce Stein Backes Diretora Secretária: Claricia Terezinha Thomas SEFAS Diretora Tesoureira: Ursula Ana Stein Ruckhaber Endereço - Rua Floriano Peixoto, 1913 (55) 3223. 2419 - sefas@sefas.org.br Santa Maria-RS Tiragem: 3.000 exemplares PRODUÇÃO E EDIÇÃO: Equipe integrada de comunicação: relações públicas, publicidade e propaganda, design e jornalismo

Rua Barão do Triunfo, 1320 Santa Maria | RS | (55) 3222.4921 | 3225.3523 maldanercomunicacao@terra.com.br silvanamaldaner@terra.com.br

O fim biológico de todos nós... Todos nós, por mais úteis, essenciais, trabalhadores, amados e apaixonados pela vida que julguemos ser, morreremos um dia. Eu morrerei e todos que conheço e amo morrerão também. Bom isto não é novidade nenhuma, isto todos sabem! Será mesmo? A “consciência” da nossa finitude biológica invariavelmente traz para a maioria das pessoas uma gama de sensações negativas relacionadas a separação, perda, sofrimento físico e principalmente psíquico. Se formos nós que estivermos morrendo provavelmente o medo do por vir, das dores e mistérios relacionados a doença, do desamparo dos amados que ficarão neste mundo, de desafios que causam grande angústia e desconforto. Tudo isto faz com que lidemos com a morte de forma distante como se este evento estivesse, na verdade, sempre longe de nós e dos nossos amados. Porém, a morte sempre sai debaixo do nosso grande tapete intelectual, teórico e se apresenta como dura realidade. Chocados, ficamos como se fôssemos pegos de surpresa por aquilo que dizíamos sempre conhecer. Desespero, na verdade nunca paramos de fato para refletir com honestidade sobre este evento épico de nossas vidas, às vezes apresentado de forma abrupta, sem dar tempo a reflexões e acomodações que somente as doenças insidiosas e mortes esperadas permitem. O segredo de uma morte serena, com menos sofrimento e mais entendimento se apóia paradoxalmente sobre uma consciência real e contínua de nossa finitude ao longo da vida. Esta consciência fará com que levemos uma vida pautada por valores mais elevados, não armazenáveis em outro cofre que nossa consciência. Uma vida centrada em bons sentimentos e atos em relação a nós mesmos e aos que nos cercam trará a tranquilidade reflexiva de uma existência plena. Dar é receber um presente ainda maior, principalmente se a embalagem for um ato de amor. Sem desejar, às vezes, até a nossa revelia, nossa consciência é instantaneamente inundada por uma sensação de plenitude existencial, retorno do ato de bem praticado. O sentimento é indescritível em palavras, os que amam o conhecem. Busquemos todos um cotidiano mais consciente do que realmente importa para que recebamos a morte não como punição ou fim mas como apogeu amoroso de uma vida bem vivida e, quem sabe, um recomeço. Sérgio Baldisserotto Médico Intensivista Diretor Clínico Hospital São Francisco


Curso de gestantes Não existe momento tão mágico e sublime na vida, como o nascimento de um filho. Este momento será sempre de muita expectativa, valor e ansiedade. Como os cuidados durante a gravidez são essenciais para o desenvolvimento do ser humano em um todo, o Curso de Gestantes da Casa de Saúde tem o propósito de diminuir a ansiedade, fornecer informações essenciais aos pais sobre a gestação, o parto e as primeiras semanas do bebê em casa.

casa

de

saúde

Fisioterapia O Hospital Casa de Saúde conta com o serviço de fisioterapia para pacientes do SUS. O agendamento dos atendimentos podem ser feitos no ambulatório da Casa de Saúde ou através do telefone (55) 3028-9402

Doação de

quadro O curso é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, pediatra e obstetra. O curso teve início em março de 2012 e foi ministrado para quatro turmas divididas em quatro módulos aonde já participaram 25 gestantes, quatro pais e duas avós. Os quatro módulos são gratuitos e apresentam temas como: cuidados com a alimentação, cuidados com a pele, orientações posturais, trabalho de parto, parto natural, parto cesárea, cuidados pós-parto, alojamento conjunto, aleitamento materno, icterícia, banho do bebê, planejamento familiar, reconhecimento da unidade Santa Isabel, além de momento de interação com a equipe de forma descontraída e dinâmica.

Em uma ação entre amigos e funcionários do Hospital Casa de Saúde, foi promovido no dia 8 de junho o sorteio de um quadro com pintura a óleo e emoldurado. A contemplada foi a enfermeira Georgina dos Santos Fernandes. O quadro foi uma doação da artista plástica Darcila De La Canal. O valor arrecadado com os números vendidos foi utilizado para reformas da instituição.

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE ATENDIMENTOS E SERVIÇOS DA CASA DE SAÚDE janeiro à novembro de 2012

Número de Internações Diagnóstico por radiologia Diagnóstico por ultrassonografia Consultas Médicas Fisioterapia Mamografia Cirurgias realizadas em pacientes internados Partos Número de refeições servidas Produção de lavanderia em Kg

4.494 6.102 1.132 7.173 2.136 4.278 1.141 813 96.681 128.114

Rua Ari Lagranha Domingues, 188 (55) 3028-9401

3


Imaginoteca ESPAÇO LÚDICO na Casa de Saúde As crianças são inquietas e curiosas, estando saudáveis e até mesmo quando precisam passar por internação hospitalar para tratamentos mais duradouros. Pensando em minimizar o sofrimento das crianças, promovendo atividades lúdicas e pedagógicas que surgiu a necessidade de implantar uma brinquedoteca no Hospital Casa de Saúde. A sala lúdica foi nomeada Imaginoteca e faz parte de um projeto de extensão da Unifra, que visa proporcionar às crianças internadas momentos de alegria, amenizando o sofrimento do tratamento. O espaço e o acervo da Imaginoteca estão em fase de construção e sendo organizados de forma que as crianças possam se sentir mais a vontade para interagirem com familiares e profissionais do hospital.

4

Doações A Casa de Saúde recebeu doações de latas de leite em pó e roupas do Lions Clube e do Grupo "Amigas da Casa de Saúde". As doações foram muito importantes porque beneficiam pacientes da Casa de Saúde.

Centro Obstétrico O Centro Obstétrico da Casa de Saúde foi inaugurado em 2011. Até o mês de novembro foram realizados 667 partos normais e 146 cesáreas.

Hipertensão Arterial Profissionais com nariz de palhaço, chapéu e maquiagem no rosto circulando pelo Hospital Casa de Saúde chamaram a atenção de quem estava internado ou esperando atendimento no dia 26 de abril. Era o Grupo de Humanização, formado por colaboradores do hospital alertando sobre o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Na data foi verificada a pressão e os funcionários deram informações sobre a doença, assim como cuidados e prevenção.


Incubadora de

Aprendizagem A Incubadora de Aprendizagem em saúde teve início com a primeira turma em setembro e já foram capacitados diversos colaboradores. O projeto desenvolvido dentro do Hospital Casa de Saúde é uma ferramenta para a educação continuada, ou seja, a perspectiva de novas possibilidades de cuidado no âmbito da enfermagem, é um espaço onde o colaborador do serviço de saúde tem a oportunidade de avaliar sua prática, seu cuidado e também aperfeiçoá-lo, tanto na admissão quanto na atualização do colaborador. Todo candidato recém contratado permanece por uma semana na Incubadora de Aprendizagem com o objetivo de validar competências e habilidades técnico-científicas. Na sequência é avaliado e confirmado para a permanência ou não na instituição. Quando inserido em uma das Unidades do hospital, o candidato incubado será monitorado intensivamente por mais uma semana, o mesmo compartilhará saberes com os profissionais já inseridos no ambiente do hospital, o que qualifica a equipe como um todo. Assim, o funcionário é avaliado continua e sistematicamente.

Reforma do

Centro Cirúrgico O Centro Cirúrgico do Hospital Casa de Saúde esteve em reforma de fevereiro a julho de 2012 e foi reinaugurado em julho. Desde a reinauguração já foram realizadas mais de 700 cirurgias atendendo as seguintes especialidades: bucomaxilo, traumatologia, cirurgia geral, ginecologia/mastologia, cirurgia pediátrica, cabeça e pescoço e pequenas cirurgias.

Central de Distribuição de

Medicamentos

A Central de Distribuição de Medicamentos do Hospital Casa de Saúde é uma área específica do Hospital onde é centralizada a guarda, controle, preparo e distribuição dos medicamentos consumidos em todas as unidades de internação do Hospital. Os objetivos da Central são: obter maior segurança sobre a dosagem correta da medicação a ser administrada ao paciente; implantar um controle de estoque centralizado dos materiais e medicamentos consumidos diariamente, e que estes sejam controlados por uma única equipe; proporcionar melhorias na qualidade da assistência prestada; elimi-nar/reduzir os estoques de medica-mentos nos diversos setores do hospital; diminuir os custos pelo reapro-veitamento das medicações fracio-nadas; seguir um sistema padronizado na preparação da medicação e evitar que seja administrada medicação fora do prazo de validade ou medicação contaminada.

Sipat 2012

"Saúde do trabalhador e bem estar", este foi o tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), promovida na Casa de Saúde de 19 a 23 novembro. Durante a semana foram oferecidas atividades nas áreas de nutrição, fisioterapia, psicologia e também atividades visando a melhor integração entre os funcionários e participantes.

5


Hospital São Francisco

de Assis

Novas Cirurgias 6

A Ortopedia e Traumatologia vem realizando um grande trabalho no sentido de desenvolver novas técnicas e realizar procedimentos cada vez mais complexos, como é o caso das cirurgias minimamente invasivas e as cirurgias de coluna. O médico traumatologista Daniel Barros comenta que na cirurgia de coluna, além da realização das cirurgias minimamente invasivas, estão sendo realizadas as cirurgias de deformidade tanto em adultos como em crianças. Estas cirurgias de deformidade em crianças nunca foram realizadas em Santa Maria. Através dos investimentos, melhor capacitação hospitalar e o desenvolvimento de novas tecnologias, também estão sendo realizadas as cirurgias de Cifose e de Escoliose em crianças, com muita segurança e excelentes resultados. Neste sentido, Barros afirma que o Hospital São Francisco segue investindo em novos equipamentos para cada vez mais contribuir para a segurança de médicos e pacientes, melhorando a saúde de nossa cidade e Hospital SÃO FRANCISCO DE ASSIS região e ampliando a capacidade para a realização de procedimentos cada Rua Joana D' Arc, 465 vez mais complexos. Bairro Nossa Senhora de Lourdes Santa Maria-RS - (55) 3028.8002


Semana Interna

de Prevenção de Acidentes no Trabalho O Hospital São Francisco de Assis promoveu de 22 a 26 de outubro a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho com o tema "Ser inteligente é trabalhar prevenindo acidentes". Com objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes, foram realizadas uma série de palestras sobre "Saúde e Higiene Pessoal", "Cuidados com a contaminação: O homem e os seres que não são vistos", “Atividade Cinesioterapia”. Na programação também foi conferida uma Exposição a materiais e risco biológico com o Dr. Reinaldo Ritzel. Com foco nos cuidados que a área de saúde deve ter com o meio ambiente, a enfermeira Fabiana Tedesco Schirmer ilustrou com o tema "Reciclagem: a importância da separação correta – uma maneira inteligente de preservar você e o meio ambiente". Dr. Daniel Salles de Barros palestrou sobre "Ergonomia", além das palestras os participantes tiveram Ginástica Laboral com os Acadêmicos de Terapia Ocupacional. Outro tema muito importante e sempre debatido nas empresas foi explanado pelo Psicólogo Ivo Emilio da Cruz Jung "Relacionamento no ambiente de trabalho". A 2ª Sipat teve Exposição do trabalho da CIPA e conscientização e no encerramento um coffee break. A Comissão Organizadora CIPA Gestão 2012/2013 SESMT – HSFA agradece os palestrantes e a paticipação de todos no evento.

Equipamentos no

diagnóstico por imagem O Hospital São Francisco de Assis está em constante inovação para melhor atender seus pacientes. Desde outubro o serviço de diagnóstico por imagem passou a ser de propriedade do próprio Hospital São Francisco. Em parceria com o Instituto de Radiologia São Lucas, a partir de agora o serviço tem mais agilidade na interpretação, pois passou a ter suas imagens digitalizadas, proporcionando ao médico rapidez em estabelecer o diagnóstico ao paciente. Com salas amplas e profissionais especializados, o Hospital oferece Tomografia Computadorizada, Radiologia Geral Digital, Ecocardiograma, Ultrassonografia Geral e Ultrassonografia Vascular. Além dos pacientes internados no Hospital São Francisco, o serviço também está disponível a todos os pacientes externos.

São Francisco diagnóstico por imagem

7


centro de reabilitação

Fisioterapia

8

Desde o mês de agosto, o Centro de Reabilitação Física conta com um profissional de Educação Física que aplica esses conceitos, trabalhando em conjunto com os fisioterapeutas, o que beneficia diretamente a população em geral. O trabalho é desenvolvido com pessoas em fase final de reabilitação e também com indivíduos saudáveis, sempre na busca de oferecer à população de Santa Maria e região um serviço de qualidade com foco no melhor atendimento às pessoas.

CLÍNICA

SEFAS Centro de Reabilitação Física Rua José Bonifácio, 2377 (55) 3025.2321

Treinamento Físico Funcional Já se sabe que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde. Cada vez mais a população brasileira procura academias em busca de melhora estética, melhor qualidade de vida, diminuição da incidência de lesões, melhora no rendimento de atividades esportivas e recreacionais, etc. Nos últimos anos tem acontecido uma evolução na maneira como os profissionais das academias vêm programando o treinamento dos praticantes. Cada vez mais está sendo abandonada a antiquada metodologia de treinamento baseada em partes do corpo, por outra que leva em consideração os padrões de movimento (puxar, empurrar, agachar, girar, etc.). Qual o frequentador de academia que nunca ouviu esta frase: “Hoje a sua série é peito, tríceps e panturrilha; ou algo do gênero”. A frase “treine movimentos e não músculos” tem se tornado cada vez mais conhecida do grande público, e francamente, isso já é um grande avanço.

Dando um passo adiante, além da noção de que devemos treinar movimentos e não músculos, podemos agregar a noção de que se não treinarmos as funções articulares, teremos problemas, pois as lesões têm relação direta com as funções articulares. Podemos usar como exemplo a coluna lombar. Muitos que sofrem com problemas lombares já ouviram de profissionais da área da saúde a recomendação de que façam exercícios para aumentar a estabilidade da mesma. Em cima dessa visão, a explicação do que causa a dor é provavelmente a perda de mobilidade no quadril. A perda da função articular da região logo abaixo da lombar (o quadril), parece afetar a articulação logo acima (a lombar). Resumindo, se o quadril não consegue se mover, a lombar fará o serviço (que não é o seu). O problema é que o quadril foi feito para gerar mobilidade e a coluna lombar foi feita para gerar estabilidade, quando as funções articulares não funcionam como deveriam, problemas certamente irão ocorrer. Quando esses conhecimentos se reúnem num sistema de treinamento, a eficiência na busca pelos resultados esperados pelas pessoas certamente aumenta, portanto, o Treinamento Físico Funcional vem agregar uma visão diferenciada do que ainda se faz nas academias tradicionais.

Marcus Lima Personal Trainer


Podoposturologia e

Baropodometria

O Baropodômetro eletrônico é um equipamento desenvolvido para a avaliação e estudo das pressões plantares em postura estática e dinâmica. Consiste em uma plataforma de sensores computadorizada que propicia dados estatísticos, zoneamento e mapeamento das pressões plantares, gráfico de estabilometria que mensura as oscilações em postura estática e zonas de contato com o solo com imagens em 3D, além de imagem em vídeo das fases de apoio da marcha com possibilidade de análise comparativa dos dois pés.

A UTILIZAÇÃO DA PALMILHA POSTURAL PROPRIOCEPTIVA É INDICADA EM ALGUNS CASOS COMO: PÉS PLANOS(CHATO) E CAVOS, JOELHOS VALGO E VARO, SUPINAÇÃO OU PRONAÇÃO DINÂMICA, PERNA CURTA, ESPORÃO DE CALCÂNEO, FASCEITE PLANTAR, METATARSALGIA, NEUROMA DE MORTON, ALTERAÇÕES EM PÉS, JOELHOS, QUADRIL E COLUNA, PODENDO TAMBÉM PREVENIR DIVERSAS LESÕES PROPORCIONANDO MAIS ESTABILIDADE E CONFORTO NO DIA A DIA E NO ESPORTE.

15 10

D

% entos m a ic d e m perf

uma % ria

Convênios: Clínica SEFAS, Hospital São Francisco de Assis, Casa de Saúde, Convento São Francisco, Colégio Sant’Anna, UNIFRA, Posto Dutra, USCC e COBB.

Santa Maria: Rua Floriano Peixoto, 1986 - (55) 3223. 5629 São Paulo das Missões: Rua São Francisco, 227 - (55) 3563 1231

NTOS

Atendimento: Segunda a Sexta: 08h às 12h e das 13h às 19h Sábado: 08h às 12h

-FEIRAS

CO

na Farmácia Santa Clara!

AS RT

ES

Quarta-feira, dia de ECONOMIA

UA

Iniciada na França, a Podoposturologia estuda a relação entre pé e sistema nervoso central, tendo como principal objetivo a reprogramação do tônus postural através da correção da pisada redistribuindo os pontos de pressão na planta dos pés com palmilhas posturais. O pé é um dos principais canais de ligação do nosso corpo com o sistema nervoso. Muitas alterações relacionadas ao pé acabam interferindo na nossa postura, pois ele possui uma imensa gama de terminações nervosas enviando informações sensoriais ao cérebro, que imediatamente envia respostas motoras. Como é a primeira região do corpo a tocar o solo acaba gerando alterações em joelhos, quadril e coluna. Sendo assim, têm uma grande influência na postura corporal, portanto para buscar uma postura correta, devese iniciar pela correção da pisada. O tratamento com a Podoposturologia pode ser preventivo, pós-operatório ou por alguma

patologia associada, o paciente é avaliado pelo fisioterapeuta e a avaliação consiste em três etapas: Avaliação Clínica Postural, Baropodometria Estática e Baropodometria Dinâmica. Na avaliação clínica serão analisadas alterações biomecânicas relacionadas às cadeias musculares e algumas assimetrias posturais que normalmente se conduzem por tensões excessivas, bloqueios articulares, lesões orgânicas e morfológicas ou póstraumáticas, também são levados em consideração alguns aspectos relacionados à oclusão (mordida) e alterações de visão que são fatores influenciadores da postura.

NAS Q

A POSTUROLOGIA CLÍNICA É DEFINIDA COMO O ESTUDO DA POSTURA E SUAS RELAÇÕES SENSORIAIS, OU SEJA, AS INFLUÊNCIAS DO SISTEMA NERVOSO NAS TENSÕES MUSCULARES LIGADAS À POSTURA.

9


UPA

AtendimentosUPA A UPA é uma unidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os Hospitais de referência, contemplando de forma imprescindível a rede de urgências e emergências, servindo também de retaguarda para o SAMU. Atende 24 horas nas especialidades de clínica médica e pediátrica. No mês de outubro, a UPA realizou cerca de 5.964 atendimentos médicos, 228 atendimentos odontológicos, 6.724 exames laboratoriais, 1.223 exames de raio-x e 266 eletrocardiogramas. Estes números mostram a importância desta unidade e o seu compromisso em melhor atender aos santamarienses que procuram a Unidade de Pronto Atendimento.

CORPO DE FUNCIONÁRIOS 43 MÉDICOS 2 DENTISTAS 10 ENFERMEIROS 33 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM 10 TÉCNICOS EM RADIOLOGIA 1 ASSISTENTE SOCIAL 1 FARMACÊUTICO 1 NUTRICIONISTA 7 RECEPCIONISTAS 7 PORTEIROS 4 COPEIROS 7 SERVENTES DE HIGIENIZAÇÃO

10

Estrutura Rua Ari Lagranha Domingues, 188 (55) 3026.1900

A Unidade de Pronto Atendimento de porte III, contempla as especialidades preconizadas na sua portaria de instauração, bem como a estrutura física, apoio diagnóstico e equipamentos: atendimento em Clínica Médica, atendimento em Clínica Pediátrica e atendimento Odontológico. O espaço para atendimento

contempla: área de recepção de pacientes, 2 salas de acolhimento, sala de Inalação (9 Poltronas), sala de Medicação (10 Poltronas), sala de Suturas/Curativos, sala de imobilização (Gesso), 6 Consultórios, 9 leitos de observação adulto, 4 leitos de observação pediátricos, 4 leitos de atendimentos de emergência, 2 leitos de isolamento.


Treinamento equipe UPA O atendimento na área da saúde é primordial aos pacientes e consequentemente é o trabalho dos profissionais da UPA. Pensado em melhor qualificar as equipes foram realizados os seguintes treinamentos: em Suporte Avançado de Vida com o Dr. Cláudio Azevedo, Suporte Básico de Vida com Dr. Everaldo Hertz e a enfermeira Noeli Landerdahl e sobre Motivação ministrado pelo psicólogo Ivo Jung.

Colaborador do mês Um programa criado em parceria com os acadêmicos do curso de enfermagem da Unifra, escolheu o colaborador do mês UPA, uma forma de incentivo para que todos continuem realizando suas funções com dedicação e apreço. Parabéns para a colaboradora do mês de outubro enfermeira Natália Azevedo.

Relatório de Atendimentos • Produção UPA - 24 horas - julho, agosto e setembro/2012

Classificação de Risco

Julho

Classificação de Risco

Azul Verde Amarelo Vermelho Total

5092 941 243 163 6439

Azul Verde Amarelo Vermelho Total

pesquisa de satisfação

Agosto 3587 1638 304 153 5682

classificação de risco

UPA/SETEMBRO

Emergência Atendimento Imediato.

URGENTE Até 60 minutos Atendimento com prioridade sobre os pacientes classificados como verde e azul.

Pouco Urgente Até 120 minutos Atendimento com prioridade em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Sem risco de morte imediata, será atendido após os pacientes classificados como vermelho e amarelo.

Não Urgente Até 240 minutos (Não obrigatoriamente) Atendimento com prioridade em UBS. Quadro crônico, sem sofrimento agudo ou caso social (situações que possibilitem encaminhamento à UBS). Poderá ser atendido após os pacientes classificados como vermelho, amarelo e verde.

Classificação de Risco Azul Verde Amarelo Vermelho Total

Setembro 3049 1770 232 145 5196

Em visita técnica de Benchmarking, representantes da Secretaria de Saúde de Cruz Alta, foram recepcionados pela direção da UPA Santa Maria. A UPA Cruz Alta iniciará suas atividades em breve.

11


SAMU

SAMU na Expoaer 2012 A EXPOAER, evento realizado dia 13 de outubro na Base Aérea de Santa Maria, contou com a presença do SAMU, uma oportunidade em que os visitantes puderam conhecer aviões, assistir demonstrações e conhecer um pouco mais sobre o trabalho da equipe do Serviço Móvel de Urgência.

vem somando número de atendimentos O Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência de Santa Maria vem se destacando com o bom desempenho do trabalho de atendimento das equipes e os dados estatísticos comprovam a realidade. Em agosto foram 611 atendimentos, em setembro 577 e no mês de outubro foram 583 registros.

12

Fórum de Interiorização COREN/RS Com o tema "A construção de um cenário inovador da Enfermagem nas Instituições de Saúde", o SAMU esteve presente no Fórum de Interiorização COREN/RS, realizado no dia 10 de outubro no Centro Universitário Franciscano.

Troca de experiências O SAMU participou no dia 20 de outubro da 2ª Mostra das Profissões UNIFRA 2012 - "Venha descobrir o seu lugar". Os profissionais simularam um salvamento de emergência e também esclareceram dúvidas de alunos que estavam conhecendo a mostra.

Ambulâncias

ligue:

Desde o dia 13 de outubro, para facilitar o acesso das ambulâncias do SAMU, as unidades Básica e Avançada que estavam no Hospital Casa de Saúde, estão no Pronto Atendimento do Patronato (PA) e as duas unidades Básicas permanecem no Hospital Casa de Saúde.


Informativo 5