Issuu on Google+

Especial Revista Bancári@s

SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE CURITIBA E REGIÃO

ANO XV - 18 de maio de 2009

Dia do trabalhador

Revista homenageia 1º de maio A partir de agora a Bancári@s passa ter circulação dirigida para sindicalizados Os bancários sindicalizados de Curitiba e região usufruem, a partir de maio, de mais um benefício: a Bancári@s, revista bimestral do Sindicato, passa ser entregue em suas residências ou por malote. Além da comodidade, a alteração na distribuição visa atender uma antiga reivindicação dos trabalhadores, que preferem não recebê-la na agitação do trabalho. Coincidentemente, a atual edição, ao abordar o Dia do Trabalhador, trata da dificuldade em se ter um ambiente profissional mais saudável, afinal, é na empresa que se passa grande parte da vida. Quatro itens são considerados essenciais para a qualidade no trabalho: remuneração justa, condições físicas e psicológicas, benefícios sociais e oportunidade de desenvolvimento pessoal. No entanto, a realidade nos bancos mostra que eles estão muito longe de garantir isso. “Falta respeito profissional e sobram metas abusivas”, denuncia uma bancária. Diante de condições de trabalho assim, fica evidente que o que move o trabalhador é a possibilidade de ser substituído a qualquer momento, sem razão plausível. A exploração do trabalho, tônica da sociedade capitalista, e a crise também motivaram a CUT a organizar, neste 1º de maio, uma mobilização social com o mote “A classe trabalhadora não pagará pela crise”. O presidente da CUT-PR, Roni Anderson Barbosa, foi incisivo em seu discurso: “Essa crise, gerada pela ganância da classe dominante, é a prova concreta de que o sistema capitalista é insustentável”.

Bancos... • Trabalhadores do Itaú Unibanco exigem que Setúbal cumpra promessa de não demitir; • Santander Real: conquista do aditivo promete mais segurança após a fusão; • Apesar da lucratividade, HSBC fecha quase 50 agências, gerando clima de instabilidade; • Considerado a marca mais valiosa do Brasil, Bradesco continua negando a bolsa educação; • Na Caixa e no BB as reivindicações são por mais concursos e melhoria nas condições de trabalho.

Memórias da luta

Sindicato comemora 67 anos Uma entidade coesa, que prima por seus ideais e pela coerência em sua finalidade e vocação: a defesa da categoria bancária. Este é o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região que, no dia 30 de março, completou 67 anos. Orgulhosa de suas lutas e conquistas, a Bancári@s relembra os festejos deste ano e traz uma linha do tempo com os principais fatos da trajetória do Sindicato.

Workaholic

Quando o trabalho adoece Não conseguir equilibrar as diferentes esferas da vida, privilegiando sempre o desempenho profissional. Essa é a principal característica dos workaholic ou ‘obcecados por trabalho’. Apesar do risco a saúde, a lógica destrutiva imposta pelos bancos contribuí para a existência desse comportamento patológico. A Bancári@s traz uma reportagem sobre os perigos de se adotar um ritmo frenético de trabalho.

E mais... Denise Gentil defende que o país tem melhor sistema previdenciário do mundo • Bancári@s entrevista a artista paranaense Rosy Greca • Congressos nacionais da Caixa e BB definem prioridades na luta • Marisa Stedile fala sobre a importância da cooperativa de crédito


BB e Caixa

Deliberações

Inscrições para delegados sindicais começam dia 18

Sindicato convoca para assembleias

O processo eleitoral para delegados sindicais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal acontece entre os dias 4 e 10 de junho. As inscrições podem ser feitas de 18 de maio a 2 de junho. Representatividade – Na Caixa, os delegados são eleitos um por unidade. Quando o funcionamento da unidade é por turnos, pode ser eleito um delegado por período. Já no BB, a eleição é na proporção de um eleito para cada 80 bancários (agências ou setores com número inferior devem juntar-se a outras uni-

dades/setores para eleger o seu representante). Inscrições – Para se candidatar o bancário precisa ser sindicalizado, porém todos os trabalhadores podem e devem participar do processo como eleitores. A inscrição é feita mediante preenchimento de uma ficha (disponível em www.bancariosdecuritiba.org.br), na qual é indispensável assinatura do candidato. Os dados devem ser encaminhados para a Secretaria Geral do Sindicato. Mais informações pelo telefone (41) 3015-0523.

Delegados sindicais da Caixa e do BB Inscrições: de 18 de maio a 2 de junho. Imprima a ficha em www.bancariosdecuritiba.org.br Eleições: de 04 a 10 de junho. e entregue assinada na Secretaria Geral. A votação acontecerá nos locais de trabalho.

Negociações

PLR: novo modelo deve ser simplificado e abrangente O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) voltaram a se reunir no dia 12 de maio, em São Paulo, retomando as negociações para a criação de um novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A reunião, que tratou exclusivamente do tema, propiciou um debate conceitual sobre a PLR e definiu as premissas que serão utilizadas nas negociações da Campanha Salarial. Durante a discussão, os representantes dos trabalhadores apresentaram seis pontos fundamentais, que devem nortear a reformulação do modelo de PLR. São eles: 1. O modelo deve ser simplificado; 2. Deve ser válido para todos os trabalhadores, afastados e lesionados, e incluir pagamento proporcional àqueles que pedirem demissão, demitidos e aposentados; 3. Os programas próprios de remuneração de cada banco não devem ser descontados da PLR; 4. A remuneração deve ser baseada em indicado-

res transparentes de lucros; 5. O modelo não deve se basear em indicadores individuais, mas coletivos; 6. Os processos de fusão e aquisição precisam ser levados em consideração. A intenção do movimento sindical, desde a última campanha salarial, já era simplificar a regra original, tornando-a solidária, e o cálculo mais fácil e objetivo. O atual modelo de PLR foi criado em 1995 e, deste então, o sistema financeiro nacional passou por diversas mudanças, fazendo com que o valor do benefício não mais correspondesse ao empenho do trabalhador na lucratividade da empresa. “Esperamos que a Fenaban trate o assunto com muita seriedade, pois a categoria exige que uma nova regra seja estabelecida”, acrescenta Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, que esteve presente na reunião. As outras mesas temáticas irão tratar das questões relacionadas a manutenção do emprego e da vigência do acordo coletivo por dois anos.

Conheça as atividades do Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários

Venha participar das aulas de Dança de Salão (ritmo gauchesco), toda sexta-feira, às 19h. Visite nosso site: www.bancariosdecuritiba.org.br Rua Piquiri, 380 - Rebouças - Informações: 3015-0523

Os trabalhadores bancários de Curitiba e região estão convocados a participar de três assembleias que serão realizadas no dia 21 de maio, quinta-feira, a partir das 18h (primeira chamada), no Espaço Cultural e Esportivo da categoria. A primeira delas irá deliberar sobre a renovação de Acordo Coletivo de Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) do banco HSBC. A segunda aprovará a prestação de contas do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região. E a terceira define os delegados para a Plenária da FETEC-CUT-PR, que será realizada no dia 06 de junho. A presença dos bancários é essencial para assegurar a seriedade, transparência, pluralidade e ética nas decisões, valores fundamentais para a entidade. Participe!

Assembleias Data: 21 de maio, a partir das 18h Local: Espaço Cultural e Esportivo (Rua Piquiri, 380 – Rebouças) 1º Pauta: Renovação da CCV do HSBC Horário: 18h (1° chamada) 2º Pauta: Prestação de contas do Sindicato Horário: 18h30 (1° chamada) 3º Pauta: Eleição de delegados para a Plenária da FETEC-CUT-PR Horário: 19h (1° chamada)

Campanha Salarial

Conferências já foram agendadas Começou a contagem regressiva para a Campanha Salarial dos Bancários 2009. As conferências estadual e nacional, que definem as reivindicações da categoria bancária, já foram agendadas para os dias 4 e 5 de julho e de 17 e 19 de julho, respectivamente. Dentre os temas a serem discutidos pelos trabalhadores estão saúde e condições de trabalho; emprego e remuneração; segurança e previdência. Antes das conferências, os bancários serão oficialmente consultados sobre suas prioridades através de pesquisa. Orgão de divulgação do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região Av. Vicente Machado, 18 - 8º andar; Fone: (41) 3015-0523 Fax: (41) 3322-9867 Presidente: Otávio Dias; Sec. de Imprensa: Sônia Boz · Jornalista: Patrícia Meyer (5291/ PR) Colaboração: Renata Ortega Diagramação e Arte final: Fabio Souza Impressão e Fotolitos: Worldlaser Tiragem: 17.000 exemplares sindicato@bancariosdecuritiba.org.br www.bancariosdecuritiba.org.br


folha_bancária_25x35_piras da tia patricia.indd