Page 1

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

INFORMA SECTI Boletim Informativo Interno da Gerência de Valorização de Pessoas Informativo nº 51– Junho/ 2013

Dia Mundial do Doador de Sangue– 14/06 Doar sangue não dói, é rápido e salva muitas vidas. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação acontece imediatamente após a doação. Condições básicas para doar sangue: - Sentir-se bem, com saúde - Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional - Ter entre 18 e 65 anos de idade - Ter peso acima de 50Kg Recomendações para o dia da doação: - Nunca vá doar sangue em jejum - Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação - Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores - Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação - Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação - Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Quem não pode doar? - Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade - Mulheres grávidas ou amamentando - Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas - Usuários de drogas - Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O que acontece depois da doação? O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O que acontece com o sangue doado? Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Onde doar: HEMOPA– Endereço: Tv. Pe. Eutíquio, 2109 - Batista Campos Belém - PA Horário de coleta de sangue: de segunda a

sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 08002808118 Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/06/dia-mundial-do-doador-de-sangue.html

Especialista alerta que uso indiscriminado de analgésico pode dar dor de cabeça crônica É muito comum as pessoas usarem analgésicos para tratar quadros de dor de cabeça. No entanto, alerta o neurologista Mauro Eduardo Jurno, da SBC (Sociedade Brasileira de Cefaleia), a automedicação e o consumo indiscriminado “abrem caminho para a cronificação e perpetuação do sofrimento dos pacientes”. Considera-se abuso quando o paciente ingere analgésicos de 10 a 15 dias por mais de três meses seguidos. A dor de cabeça é responsável por 40% das consultas neurológicas e está presente na vida de, em média, 15 milhões de brasileiros. Para ficar fora dessa estatística, o médico reforça a necessidade de uma avaliação profissional, já que há mais de 300 tipos diferentes de dor. A reversão é possível, desde que o diagnóstico seja feito de forma correta e se institua um tratamento adequado, especialmente na suspensão do uso de analgésicos e proposição de um tratamento profilático para evitar ou minimizar a recorrência das crises em sua frequência e intensidade. A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta a dor de cabeça como uma das doenças mais incapacitantes da humanidade. De acordo com a SBC, seu tratamento custa mais de R$ 280 milhões anuais para os cofres públicos. No Brasil, ela é o principal motivo para os encaminhamentos de atendimento neurológico, sendo as cefaleias tensional, crônica e a temida enxaqueca os tipos que mais acometem a população. Fonte:

http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/ Caro servidor, você pode divulgar artigos, textos, eventos e informações sobre as atividades de sua diretoria ou setor, assim como poesias, contos, crônicas, desenhos e fotos em nosso informativo. Envie as informações desejadas para o endereço eletrônico:

Informa SECTI -N º 51– Junho/2013

amanda.loureiro@secti.pa.gov.br paula.sferreira@secti.pa.gov.br ou lyanny.araujo@secti.pa.gov.br


Dia Mundial do Meio Ambiente– 05/06 Pensar.Comer.Conservar Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça o tema da campanha Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício, que visa diminuir a enorme quantidade de alimentos próprios para o consumo que é desperdiçada por consumidores e comerciantes. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), parceira do PNUMA na campanha, informa que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano. Isso é equivalente ao produzido na África Subsaariana no mesmo período. Uma em cada sete pessoas no mundo passa fome, e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição. Dado esse enorme desequilíbrio e seus efeitos devastantes no meio ambiente, Pensar.Comer.Conservar incentiva as pessoas a pensar no impacto ambiental das suas escolhas relativas à alimentação. Enquanto o planeta luta para garantir recursos para sustentar uma população de 7 bilhões de pessoas – que deve chegar a 9 bilhões até 2050 – a FAO estima que um terço da produção de comida é perdida. O desperdício de alimentos é um enorme consumidor de recursos naturais e um contribuinte para impactos negativos no meio ambiente. Fonte: http://www.pnuma.org.br/noticias_detalhar.php?id_noticias=1468

Dica de Filme João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance.

Agenda Cultural Em junho Belém volta a se transformar na capital da música. O XXVI Festival Internacional de Música do Pará acontecerá de 02 a 09 de junho em vários espaços culturais da capital. Haverá concertos, recitais e shows em teatros, anfiteatros, igrejas e casas de espetáculo. Locais dos Espetáculos: Theatro da Paz | Teatro Waldemar Henrique Sala Ettore Bósio | Catedral Metropolitana de Belém Igreja de Santo Alexandre | Espaço São José Liberto Anfiteatro São Pedro Nolasco | Camarim Cultural Acompanhe a programação no site da Fundação Carlos Gomes : www.fcg.pa.gov.br Entrada Franca.

João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?

Dica de Leitura Ao ler este livro, o leitor terá a sensação de estar pessoalmente com o maior especialista em liderança de empresas do mundo e encontrará inspiração para motivar outras pessoas. Kotter mostra que a mudança difusa e profunda não é mais uma exceção, mas sim uma regra. O especialista se destaca como importante fonte de gestão eficaz e do aproveitamento simultâneo de novas oportunidades. O guia ajudará o gestor a liderar transformações em qualquer tipo de empresa. Em O Coração da Mudança, o professor de liderança mostra de forma vibrante como promover êxitos em grande escala. Através de um revolucionário processo baseado em oito passos, o especialista revela como as equipes e os indivíduos são motivados para superar os obstáculos à mudança.

Caro servidor, você pode divulgar artigos, textos, eventos e informações sobre as atividades de sua diretoria ou setor, assim como poesias, contos, crônicas, desenhos e fotos em nosso informativo. Envie as informações desejadas para o endereço eletrônico: Informa SECTI -N º 51– Junho/2013

amanda.loureiro@secti.pa.gov.br paula.sferreira@secti.pa.gov.br ou lyanny.araujo@secti.pa.gov.br


Informativo Nº 51 - Junho 2013  

Informativo Nº 51 - Junho 2013

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you