Page 1

120

EDIÇÃO ESPECIAL

ANOS DE FUNDAÇÃO

SEMINÁRIO REDENTORISTA SANTO AFONSO ANO 66 l DEZEMBRO 2018


Edição Especial SRSA 120 anos – ANO 66 Dezembro de 2018

SEMINÁRIO REDENTORISTA SANTO AFONSO Rua Pe. Claro Monteiro, 152, Centro 12570-000 / Aparecida-SP FORMADORES: Ir. Claudio Teixeira, CSsR Pe. João Paulo de Oliveira, CSsR PRODUÇÃO: Felipe Pasquôto Hiago Tadeu Vinicius Alves Yuri Brigagão APOIO: André Jr. Renan Brigagão Thamara Gomes – Secretariado Vocacional Gráfica Santuário

2


CAUÃ ALANDERSSON Santo Antônio do Pinhal-SP

FELIPE PASQUÔTO Tietê-SP

HIAGO THADEU Monte Belo-MG

VINÍCIUS SERRANO Dois Córregos-SP

RAYLAN DAVID Ipuiúna-MG

VINÍCIUS ALVES Diadema-SP

VITOR BONINO Angra dos Reis-RJ

YURI BRIGAGÃO São João da Boa Vista-SP 3


No dia 03 de outubro de 2018, o Seminário Santo Afonso completou 120 anos de história. Durante esse tempo, foram muitos os que passaram por aqui, nesta casa que procura formar os futuros missionários redentoristas. Por isso, com esta edição da Cartinha queremos agradecer a Deus por essa história tão bonita e partilhar as experiências formativas de nossos estudantes ao longo desse semestre. Destacamos de uma maneira muito especial a visita de nosso superior geral, Pe. Michael Brelh, e a Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida, na qual nossos aspirantes tiveram a oportunidade de rezar e trabalhar em comunhão com os milhares de romeiros que se dirigiram para Aparecida nesses dias. Enfim, estamos concluindo mais um ano com a certeza de que, nesses 120 anos de história, Deus sempre esteve conosco, mostrando-nos o melhor caminho.

4


O nosso Seminário Santo Afonso tem a alegria de mais uma vez chegar até você através desta Cartinha. Nós iniciamos o segundo semestre com os festejos de Santo Afonso, nosso fundador, depois percorremos o caminho através de momentos de formação, momentos de espiritualidade, de oração, de vivência fraterna, trabalhos e tudo o que faz parte da vida de um formando à Vida Consagrada Redentorista.

É importante que você, que lê esta Cartinha, reze pela perseverança desses jovens que, deixando tudo, estão no processo de discernimento vocacional. Um grande abraço!

5


6


7


Thamara Gomes

ESPECIAL

120 anos de história, uma referência para todos os Missionários Redentoristas

O Seminário Santo Afonso, enquanto instituição formativa, foi fundado no dia 03 de outubro de 1898, em Aparecida (SP). Ao longo dos anos, a casa de formação passou por muitas mudanças até chegar ao prédio em que hoje está localizada. Ao todo, são 120 anos de história, uma referência para todos os Missionários Redentoristas. No início, o seminário era chamado também de “Juvenato”, para se diferenciar das casas de formação da diocese e estava localizado próximo à Basílica Velha, onde hoje funciona o Memorial Redentorista. O Pe. Valentim Von Riedl foi o primeiro diretor do seminário. Com ele, ingressaram 5 alunos na primeira turma.

Novo prédio inaugurado oficialmente no dia 28 de outubro de 1953.

Em 1929, o Seminário Santo Afonso passou a funcionar em um prédio da Diocese de São Paulo, onde hoje é o Seminário Bom Jesus. 8


O objetivo da nova casa era capacitar os jovens para trabalhar com o povo e iniciar a formação dos futuros padres brasileiros, minimizando a dependência dos padres redentoristas alemães. Com o passar do tempo, as turmas cresceram e houve a necessidade de abrigar os seminaristas em espaços maiores. O Seminário Santo Afonso passou então para um prédio maior, que posteriormente ficou conhecido como o Hotel Recreio. Em 1929, o Seminário Santo Afonso passou a funcionar em um prédio da Diocese de São Paulo, onde hoje está localizado o Seminário Bom Jesus. No entanto, no final dos anos 40, o arcebispo de São Paulo pediu o prédio de volta para transformá-lo em uma casa de formação diocesana.

Brasão do SRSA – em latim: “Gastar os dias em prol dos remidos”.

A partir daí, a Congregação Redentorista inicia a construção do atual prédio do Seminário Santo Afonso, localizado na rua Pe. Claro Monteiro, em Aparecida. O novo prédio foi inaugurado oficialmente no dia 28 de outubro de 1953. Hoje, acolhe jovens seminaristas e é também uma casa de hospedagem.

9


ALTAR MOR Representando os elementos da espiritualidade redentorista

10

CÁLICE E PATENA: Doados em comemoração dos 100 anos de fundação do SRSA


CRUCIFÍXO: Autoria desconhecida; localizado no corredor do primeiro andar

MISSAL: Usado na inauguração do SRSA – 03/10/1953

11


MENSAGEM

Mensagem do superior geral aos aspirantes do SRSA

Sair de nossas comunidades e ir além das fronteiras. Eu creio que é sempre necessário sair de nossas comodidades. Quando nós estamos muito cômodos é muito difícil deixar tudo isso para entrar no mundo dos abandonados e dos pobres para verdadeiramente compartilhar com eles. Uma coisa que me tocou muito quando fui seminaristas como vocês: Santo Afonso sempre se intitulou irmão Afonso. ‘Seu irmão, Afonso’, assim ele dizia ou escrevia. Foi superior geral, foi fundador, foi bispo e afirmava ‘seu pequeno irmão’. Para mim é meu ideal ser assim, nós somos assim, somos irmãos.

Pe. Michael Brelh Superior Geral Redentorista

12


Temos que cumprir ministérios diferentes, mas o ministério não é o essencial de minha identidade. Minha identidade é ser um Missionário Redentorista. Agora Superior Geral, mas espero o momento de voltar a ser membro simples da comunidade para servir. Por isso, temos que ser simples. A missão do Redentorista é servir os outros, não para governar, não para controlar, mas para servir.

Vocês são acolhedores, simples e bons. Continuem assim! Vocês já entendem o que significa servir e seguir o Redentor porque vocês fazem isso. Esperança e ânimo! Não tenham medo! Vamos em frente!

13


Vinícius Serrano

NOVA MISSÃO Missionários Redentoristas assumem o

Santuário Bom Jesus de Pirapora A Cartinha conversou com o reitor do Santuário, Pe. Rodrigo Arnoso Como se deu o convite para o trabalho? A pedido da Diocese de Jundiaí, na pessoa de seu bispo, D. Vicente Costa, a Congregação foi convidada a assumir a dinamização do primeiro santuário brasileiro, dedicado à devoção ao Senhor Bom Jesus. Por mais de 113 anos, ele esteve sob os cuidados dos Cônegos Premonstratenses, depois, por cinco anos, do clero diocesano. E agora, desde abril deste ano, nós, os missionários redentoristas, o assumimos.

14


Quais são os principais desafios? Um dos principais desafios é o resgate da Pastoral da Acolhida e Evangelização dos Romeiros. Para isto se faz necessário pensar em estruturas físicas, suscitar lideranças, estabelecer parcerias com os poderes públicos em vista do bem estar dos peregrinos que passam pelo Santuário: acolher aqueles que chegam para realizar os seus atos de fé. Na linha dos desafios ainda precisamos dinamizar a vida paroquial. A paróquia conta com a Matriz e mais seis comunidades. Neste momento temos que conjugar os cuidados com a igreja física e com a igreja viva. Mas um elemento animador diante dos desafios é a confiança depositada nos Missionários Redentoristas que já testemunham que Pirapora já respira novos ares, sobretudo no modo de acolher aqueles que chagam para realizar seus atos de fé.

15


Raylan David

VAI BRASIL

Em julho deste ano, tivemos mais uma Copa do Mundo de Futebol. Nos reunimos em todos o jogos da Seleção Brasileira para torcer por ela. Foram momentos de alegria, medo e que até a oração foi necessária para "aliviar" a tensão. E, mesmo que o Brasil não tenha sido campeão, foi um momento de boa convivência! Que venha o HEXA em 2022!

16


Vinícius Serrano

VOCACIONAL

EXPO

2018

O Santuário Nacional acolheu de 27 a 29 de julho a III Exposição Vocacional. O evento contou com mais de 30 congregações que apresentaram aos romeiros um pouco de seus carismas. O trabalho vocacional é de extrema importância para a vida da Igreja que se completa, nos dons do Espírito Santo, nos diversos trabalhos apostólicos. Com diz Santo Afonso "Vocação acertada, vida feliz", saibamos, pois, acolher o chamado do Salvador com gratuidade e entrega.

17


Hiago Tadeu

VOLTANDO

Entre os dias 28 e 29 de Julho, depois de algumas semanas de descanso, retornamos ao seminário. Esse tempo de Férias tem um foco principal: estar junto de nossa família e amigos. No dia primeiro de agosto, com a festa de Santo Afonso, retornamos às atividades do seminário e da escola.

18


Cauã Alandersson

PAI FUNDADOR

Festa de

No dia 1° de agosto, juntamente com comunidade religiosa do seminário, com nossos professores e as irmãs Mensageiras do Amor Divino, festejamos nosso pai fundador Santo Afonso.

Iniciamos, com a Celebração Eucarística na capela mor do Seminário, dando graças ao Redentor pela vida de nosso fundador. E depois nos confraternizamos com jantar, música e dança para festejar este dia especial para nós!

19


Cauã Alandersson

ESPITITUALIDADE

Dia 4 de agosto, iniciamos o nosso dia na casa mãe da Irmãs Mensageiras do Amor Divino, aqui em Aparecida, para a direção espiritual com a Madre Kátia, MAD. Refletimos sobre a exortação apostólica Gaudete et Exultate, do Papa Francisco, “sobre o Chamado à Santidade no mundo atual”. Foi um dia leve, de oração e meditação para nos aproximarmos mais de Deus. Também para saborearmos a comida de nossas irmãs Mensageiras do Amor Divino.

20


Felipe Pasquôto

COTIDIANO

FORMAÇÃO

21


Vitor Bonino

CONGREGAÇÃO

A visita do Governo Geral e Assembleia, em Aparecida, reuniram cerca de 200 missionários redentoristas e missionários leigos. O tema da visita foi a do XXV Capítulo Geral: ‘’Testemunhas do Redentor, solidários para a missão num mundo ferido’’. A visita extraordinária do Governo Geral tem como objetivo ajudar na compreensão do processo de reestruturação nas Unidades Redentoristas no Brasil a fim de que seja frutuoso na vida da Congregação e da Igreja.

22


Vinicius Alves

PADROEIRA

Por ocasião dos 40 anos da restauração da imagem, a festa da mãe Aparecida teve como tema: “Em Jesus, com Maria, restauramos a vida”. De 3 a 12 de outubro as reflexões da novena e festa da padroeira serviram para motivar a oração pelo povo brasileiro, pedindo a intercessão da Mãe Aparecida para o restauro das vidas em sofrimento e pela recuperação da dignidade de filhos e filhas de Deus.

23


FAMÍLIA

A voz da FAMÍLIA A cartinha é um instrumento de semear a vocação! Com ela, podemos compreender um pouco o chamado de Deus! E Ela é muito importante para despertar a chama que, por algum motivo, pode estar apagada nos nossos corações! Elizabete – mãe do seminarista Hiago

A Cartinha tem como objetivo informar os familiares e amigos dos seminaristas, promover vocações, entusiasmar, abrir o diálogo com o povo de Deus e desperta interesses pelos trabalhos missionários, valorizando assim os que estão respondendo ao chamado de Deus. Além disso, motiva os fiéis a criarem uma cultura vocacional! Pe. Mauro – Pároco da paróquia onde reside a família do seminarista Vitor

24


RECORDAÇÃO

Minha experiência no SRSA Fico pensando em quantas histórias essa paredes guardam; quantas pessoas cresceram sob esse chão; e quanta contribuição esse lugar deu à Igreja e à sociedade. Emociono-me ao dizer que meu nome consta nos anais dessa casa, assim como, da mesma forma, o Seminário Santo Afonso está em meu coração. Hoje, seguindo o caminho formativo da congregação, elevo aos céus minha gratidão pelo crescimento humano que me foi proporcionado em Aparecida. Quantas experiências, quantas descobertas, quantas alegrias! Bendito seja Deus!

André Brisola Junior Aspirante no SRSA nos anos de 2016 e 2017

25


Felipe Pasquôto

DESPEDIDA "Dai graças ao Senhor porque Ele é bom e eterna é a Sua Misericórdia!“ Salmo 117

Terminar um ciclo é sempre um momento de gratidão a Deus e a todas as provas de amor que Ele nos deu durante este ano! Momento de rever a vida e recomeçar uma nova etapa! Momento de renovar o "sim" em fazer a Vontade de Deus! Momento de perder tudo novamente para ganhar Tudo, porque a cada instante Deus nos pede tudo, tudo e tudo! Ele nos quer inteiramente para Ele! Enfim, encerrar o ciclo no Seminário Santo Afonso é viver um novo tempo da graça de Deus em nossas vidas! Estamos felizes por concluirmos esse momento e pedimos a Maria, a graça da perseverança!

26


O verbo se fez Carne e habitou entre nรณs! (Jo 1, 14)

CARTINHA - Seminário Santo Afonso  
New
Advertisement