Page 1

INFORMATIVO

Ano XXIII – Nº 143 – Mar./Abr. -2018 – Belo Horizonte-MG

Página 4 Foto: Divulgação/Amis

Amis assina convênio com o CIEE/MG

Em pé, Luiz Poni, Gilson Elesbão, Antônio Marcos e Claret Nametala (assinando o convênio)

Foto: Divulgação/TJMMG

TJMMG é parceiro do CIEE/MG Diretoria se reúne e entrega diploma a novos membros titulares Página 4 Secom/Alexandre Melo

Página 3

O presidente do TJMMG, Juiz Coronel James Ferreira Santos, com o superintendente-executivo do CIEE/MG, Sebastião Alvino Colomarte

Diretoria Institucional do CIEE/MG em encontro no Automóvel Clube de Belo Horizonte

• Unidade de atendimento em Itabira Página 5 • Estágio balizou carreira de professora de Juiz de Fora Página 11


INFORMATIVO

MENSAGEM DA SUPERINTENDÊNCIA

Compromisso profissional Foto: Fernando Beiral

Quando assinamos um contrato de trabalho com uma empresa, organização ou assumimos um cargo público, seja por concurso ou outro critério, o nosso primeiro compromisso profissional passa a ser com a contratante. Com o passar do tempo, às vezes ocorre, por diversas razões: uma demonstração de insatisfação do contratado com as suas tarefas, seja pelo salário insuficiente para pagar as suas despesas; por descontentamento com a chefia ou com algum colega de trabalho ou até mesmo por sofrer algum tipo de assédio, entre outros.

Publicação bimestral do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais

Não me refiro aqui ao professor que, com salário modesto e poucas aulas, praticamente se vê obrigado a “pular de galho em galho” ou de escola em escola em busca do sustento de sua família. Conheço muito bem essa rotina porque já passei por isso. A constante busca pelo conhecimento faz do professor um profissional apto para atuar tanto no contexto acadêmico quando no cenário empresarial. Aliás, é bom ressaltar que o professor que também exerce outra atividade fora da sala de aula no ambiente corporativo é hoje bastante valorizado pela escola devido à prática que pode ser compartilhada, além da teoria, com os alunos.

CIEE/MG

Temos assistido, em transmissões ao vivo pela televisão, autoridades declararem, em pleno processo decisório de uma questão que poderia influenciar a vida de milhares de pessoas, que teriam compromisso já assumido ou viagem inadiável e que não poderia mais postergar uma determinada sessão. Ou seja, questões secundárias e pessoais acabam afetando as atribuições do cargo primeiro que assumiu.

2

Entendo que a prioridade de qualquer profissional será aquela para a qual se preparou para exercer em toda a sua plenitude, seja em órgãos públicos ou empresas privadas. Quando isso não ocorre, há de se perguntar: onde está a ética, a cidadania e o compromisso assumido?

Diretoria Diretor-Presidente: Antônio Carlos Dias Athayde Diretores Vice-Presidentes: Edna Maria das Graças Damasceno e José Pedro Barbosa Diretores-Secretários: Flávio Augusto Barros e Paulo Roberto Banho Bordoni Diretores Financeiros: Waldir Esmero Campos e Patrícia Augusta de Alvarenga Conselho Fiscal Titulares: Cássio André Madureira Martins, Flávia Dias de Castro e Raimundo Alves de Jesus Suplentes: Jonísio Lustosa Nogueira, Salvador Ohana e Solange Gomes de Araújo Braz Superintendente Executivo - Sebastião Alvino Colomarte Conselho Consultivo Membros Natos: Antônio Eustáquio Óliver, Márcio Mendes Ferreira, Luiz Fernando Reis, Plínio de Souza Filho, José Osvaldo de Miranda, Maximiliano Martins Hermeto, José Antônio Braga, José Epiphânio Camillo dos Santos

Neste momento, o contratado pode vir a faltar com o compromisso assumido. Seja como fuga, ou até mesmo por necessidade, a pessoa desinteressada pelo seu trabalho começa a distribuir currículo no afã de conseguir outra colocação. Há ainda aqueles que, não conseguindo o que almejam, começam a fazer o famoso “bico” para aumentar a renda. Considero incorreta essa postura, pois o comprometimento é fundamental para cumprir as obrigações assumidas com a empresa ou órgão contratante. Em alguns setores do serviço público, apesar de inconveniente, a prática do “bico” pode ser até aceita, sejam pelos baixos salários, atrasos no pagamento ou outras razões.

Diretoria Institucional - Biênio 2018-2019

Assuntos Especiais: Educacional: Educação Superior - Flávio Vilhena de Sales Dias. Ensino Médio: Irlen Antônio Gonçalves Empresarial: Wagner Tomaz Sá e Washington Maia Fernandes Comunicação/Divulgação: Yvan Muls e Victor Hugo de Almeida Órgãos Públicos: José Osvaldo Guimarães Lasmar e José Lincoln Campolina de Magalhães Internacional: Constantino Caporali e João Sabino de Freitas Neto Sistema Nacional Brasília/DF: (61) 3223-0510

“Entendo que a prioridade de qualquer profissional será aquela para a qual se preparou para exercer em toda a sua plenitude, seja em órgãos públicos ou empresas privadas. Quando isso não ocorre, há de se perguntar: onde está a ética, a cidadania e o compromisso assumido?” A pessoa que está no topo da pirâmide tem por obrigação tornar-se um bom exemplo dentro ou fora da organização que representa. Do contrário, como poderá exigir comportamento idôneo dos que estão em posições inferiores? No ambiente familiar, como um pai ou uma mãe podem ensinar os seus filhos sem oferecer-lhes o exemplo necessário? Como fica o papel do professor em sala de aula quando questionado por seus alunos? Não podemos aceitar passivamente exemplos como esses. Este não é o Brasil que desejo para mim e para minha família, especialmente filhos e netos.

Sebastião Alvino Colomarte Professor e superintendente-executivo do CIEE/MG

Unidades Estaduais (com autonomia jurídica, administrativa e financeira): Espírito Santo: CIEE/ES (27) 3232.3201 Minas Gerais: CIEE/MG (31 )3429-8100 Paraná: CIEE/PR - (41) 3313.4300 Pernambuco: CIEE/PE (81) 3413.1500 Rio de Janeiro: CIEE/RJ - (21) 2505.1200 Rio Grande do Sul: CIEE/RS (51) 3284.7006 Santa Catarina: CIEE/SC (48) 3216.1400 São Paulo: CIEE/SP (11) 3040.9800) Atendimento no Estado de Minas Gerais Sede Administrativa Rua Célio de Castro, 79 - Floresta - BH - MG - CEP: 31110-000 Tel: (31) 3429.8100 Grande BH Betim** (31) 3532-2790 Contagem* (31) 3395.1446 Conselheiro Lafaiete ** (31) 3763-3900 Itabira** (31) 3821.2025 Divinópolis** (31) 3214.0014 Sete Lagoas** (31) 3774-1528 Vespasiano** (31) 3621.3700 Atendimento em outras regiões: Leste de Minas: Governador Valadares* (33) 3271.2817 - Ipatinga** (31) 3822-5206 Norte de Minas: Montes Claros* (38) 3222.5237 Sul de Minas: Varginha* (35) 3222.2046 -Pouso Alegre** (35) 3423.8648 Triângulo Mineiro: Uberlândia * (34) 3236.2058 - Uberaba ** (34) 3236.2058 Zona da Mata: Juiz de Fora* (32) 3215.8446 Leopoldina ** (32) 3441-2896 - Barbacena ** (32) 3331-2166 (*) Unidade Regional; (**) Unidade de Atendimento. O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais é uma associação de direito privado, de âmbito estadual, autônoma, de reconhecida utilidade pública, municipal (Belo Horizonte), estadual e federal, beneficente de assistência social nos setores atinentes ao desenvolvimento dos processos de formação profissional, técnica, cultural e científica, bem como na integração entre as instituições de ensino e empresas (particulares ou públicas), com vistas à otimização da absorção do profissional pelo mercado de trabalho. Conselho Editorial: Sebastião Alvino Colomarte, Alexandre Cézar de Oliveira Melo e Márcio Eustáquio Panzera. Redação: Secretaria de Comunicação do CIEE/MG Supervisão: Alexandre Cézar de Oliveira Melo Editor e redator responsável: Márcio Panzera (Registro Profissional MG 01498/JP) Revisão: Secom - 31 3429-8132, comunicacao@cieemg.org.br Diagramação/arte-final: WM Criações - 31 3222-9031 Tiragem desta ­edição: 3 mil exemplares. Permitida a reprodução das matérias deste Informa­tivo, desde que citada a fonte. Acesso eletrônico através do endereço: http://www.cieemg.org.br/portal/index.php/site/informativo/


PROGRAMA SEDE BH APRENDIZ

CIEE/MG reúne Diretoria Institucional

Na ocasião, o Professor Sebastião Alvino Colomarte, superintendente-executivo, e o Professor Antônio Carlos Athayde, diretor-presidente, entregaram títulos de membros titulares à professora Flávia Dias de Castro, ao empresário e professor José Pedro Barbosa e ao empresário Cássio André Madureira Martins.

Fotos: Secom/Alexandre Melo

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais realizou no Automóvel Clube de Belo Horizonte, no dia 19 de abril, reunião em sessão ordinária e extraordinária da Diretoria Institucional). Em pauta, certificação de novos membros titulares (pessoas que exerceram cargos na diretoria ou no Conselho Fiscal); relatório de atividades do primeiro bimestre; previsão orçamentária do segundo trimestre e aprovação do balanço referente ao exercício de 2017, que foi aprovado por unanimidade pelos diretores presentes.

Diretoria do CIEE/MG reunida no Automóvel Clube de Belo Horizonte

Empresário Cássio André Madureira Martins

Professora Flávia Dias de Castro

Empresário e professor José Pedro Barbosa

Professor Diogo Isoni Ribas em palestra no CIEE/MG Professor Diogo Isoni Ribas em palestra no CIEE/MG

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais reuniu, no dia 30 de abril, seus colaboradores para mais uma etapa do Treinamento Institucional. Na abertura dos trabalhos, o superintendente-executivo, Professor Sebastião Alvino Colomarte, falou sobre o projeto de expansão da instituição no Estado, com a abertura de unidades de atendimentos em novas cidades mineiras.

O treinamento ainda teve workshops sobre “como vender melhor nosso produto”, ministrados por Eduardo Dias Soares, Wander Fernandes Duarte e Kleber de Castro; e sobre “A importância da boa organização de arquivos e documentos”, com Antônio Marcos Pereira e Joicimar Antônio de Oliveira. E como convidado especial, o professor Diogo Isoni Ribas fez palestra tendo vendas como tema.

CIEE/MG

Foto: Alexandre Melo-Secom

Treinamento institucional para colaboradores da Sede

3


Foto: Divulgação/Amis

SEDE BH

Convênio com a Amis Convênio assinado entre a Associação Mineira de Supermercados (Amis) e o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais permite que a entidade e seus associados, em todo o Estado, possam contratar estudantes estagiários e aprendizes através do CIEE/MG em condições

especiais. Participaram do ato da assinatura do documento o presidente e o superintendente da Amis, Luiz Alexandre Brognaro Poni e Antônio Claret Nametala, respectivamente; pelo CIEE/MG, o supervisor Antônio Marcos Pereira e o assessor institucional, Gilson Elesbão de Siqueira.

O presidente da Amis, Luiz Alexandre Brognaro Poni, assina convênio com o CIEE/MG

TJMMG recebe representantes do CIEE/MG Foto: Secom/TJMMG

Representantes do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais estiveram reunidos, no dia 26 de abril, no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG) para agradecer a parceria do órgão. O TJMMG possui convênio com o CIEE/MG desde 2013 e, durante quase cinco anos de parceria, já beneficiou 116 estudantes de diversas áreas com oportunidades de estágio. O superintendente-executivo do CIEE/MG, professor Sebastião Alvino Colomarte; o diretor vice-presidente da instituição, José Pedro Barbosa, e o supervisor de Comunicação, Alexandre Cézar de Oliveira Melo foram recebidos pelo presidente do TJMMG, Juiz Coronel James Ferreira Santos; pelo chefe de Gabinete, Coronel Fábio Xavier; pelo secretário especial, Frederico Viana e pela coordenadora de Recursos Humanos, Cecília Santos.

CIEE/MG

Foto: Fernando Beiral/Secom

O presidente do TJMMG, Juiz Coronel James Ferreira Santos, e equipe recebem representantes do CIEE/MG

4

Câmara Portuguesa de Comércio O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas Gerais e diretor da Master Turismo, Fernando Meira Ribeiro Dias, juntamente com o superintendente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, Professor Sebastião Alvino Colomarte assinaram convênio entre as duas instituições para facilitar a implantação dos programas de estágio e aprendizagem nas empresas associadas à Câmara.

Fernando Meira Dias e Professor Colomarte

“Considero esta parceria com o CIEE/MG muito positiva, diante das possibilidades de promoção

de intercâmbio entre estudantes brasileiros e lusitanos, bem como das potenciais oportunidades de estágios”, disse Fernando Meira. A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas Gerais, fundada em 1996, é uma associação voltada para o incremento das relações comerciais, tecnológicas, sociais e culturais entre Minas Gerais, Portugal e países de língua portuguesa. Apoia a realização de negócios internacionais, aproximando empresas que buscam uma inserção competitiva no cenário global.


ESPECIAL SEDE BH

Itabira recebe unidade de atendimento do CIEE/MG Foto: Alexandre Melo/Secom

Itabira passou a contar com uma unidade do CIEE/MG desde o dia 12 de abril. Em evento na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Itabira (Acita), presidida pelo empresário Eugênio Müller, o Programa Estágios foi apresentado à comunidade itabirense. Durante o tradicional Café Empresarial da Acita, os supervisores Kleber de Castro e Alexandre Cézar de Oliveira Melo, juntamente com o assessor institucional Gilson Elesbão de Siqueira, apresentaram o CIEE/MG ao empresariado e representantes de ins-tituições de ensino da região. Eugênio Müller agradeceu a parceria com o CIEE/MG, enfatizando os benefícios do estágio para empresários e estudantes. “O empresário terá acesso a um modelo de contratação de futuros profissionais que, após período de qualificação terão condições de se transformarem em potenciais talentos. No caso do estudante, o aprendizado serve como base e como oportunidade para ser inserido no mercado de trabalho”.

Eugênio Müller enfatizou os benefícios do estágio para empresários e estudantes

Kleber de Castro e Gilson Elesbão explicaram os aspectos legais e operacionais que envolvem o Programa Estágios, desenvolvido pelo CIEE/MG desde 1979. Na oportunidade,

esclareceram que o convênio vigente oferece condições especiais na contratação de estagiários para as empresas associadas à Acita.

Foto: CIEE/MG-Sede

Renata Belarmino (esq.) com alunos e professores da EPSA

Em suas apresentações, Antônio Marco e Renata Belarmino alertaram os estudantes sobre a importância de se realizar estágio; como se cadastrar para participar dos processos seletivos, além dar dicas sobre entrevistas de emprego. Na oportunidade, foi firmado convênio entre o CIEE/MG e EPSA no intuito de viabilizar a inserção dos estudantes no mundo do trabalho através do estágio. A escola, mantida pelo Colégio Santo Agostinho, promove vários cursos gratuitos.

Antônio Marcos em palestra para alunos da EPSA

CIEE/MG

A convite da coordenadora de Estágios da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), Kelem Rezende Bosque, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais foi convidado para realizar, no dia 5 de abril, palestras sobre estágios para os estudantes dos cursos técnicos em Informática, em Eletromecânica e em Manutenção Automotiva. Representaram o CIEE/MG o supervisor Antônio Marcos Pereira e a funcionária da Unidade Regional Grande BH, em Contagem, Renata Brum Belarmino.

Foto: CIEE/MG-Grande BH

Palestra na Escola Profissionalizante Santo Agostinho

5


GRANDE BH

O CIEE/MG marcou presença na “1ª Feira de Carreiras” do Unifemm

Foto: CIEE/MG-Grande BH

Palestras para alunos do Cefet-Divinópolis

Fórum de Gestão UninCor Betim Divulgação/UninCor

O Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) promoveu, no dia 20 de março, a “1ª Feira de Carreiras”, que reuniu alunos e ex-alunos da instituição de ensino. O objetivo foi estabelecer relacionamento com representantes de diversas empresas da região. O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais participou com estande no evento, orientando os estudantes e divulgando as oportunidades de estágio em carteira, através da responsável pela Unidade de Atendimento Sete Lagoas, Fabiana Ferreira de Souza Vieira.

Foto: CIEE/MG-Grande BH

Feira de Carreiras da Unifemm

Fórum de Administração e Gestão da UninCor Betim

Ualisson Perez, observado pelo Prof. Jean Carlos, ministra palestra para alunos do Cefet

CIEE/MG

O supervisor da Unidade Grande BH do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, Ualisson Perez, acompanhado da funcionária da Unidade de Atendimento de Divinópolis Thaisa Martins, esteve, no dia 28 de março, no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Foram recebidos pela diretora Sandra Vaz Soares Martins e pelo assistente da Diretoria Aldo Geraldo Simões, que apresentaram a unidade e os cursos ofertados pela instituição.

6

A convite do Coordenador de Estágio do curso de Engenharia de Mecatrônica, Professor Jean Carlos Pereira, Ualisson ministrou palestras sobre “Estágio: oportunidades e tendências” para estudantes dos cursos técnicos de: Eletromecânica,

Informática, Mecatrônica, Produção de Moda e superior de Engenharia de Mecatrônica. Na oportunidade, os alunos esclareceram dúvidas sobre a atividade de estágio e falaram sobre as dificuldades em conseguir vagas nas empresas. Ualisson reforçou que o objetivo do CIEE/MG em implantar uma unidade de atendimento na região é exatamente para prospectar e firmar parcerias com empresas das mais diversas áreas, com o objetivo de buscar oportunidades de estágios para estudantes do Centro-Oeste mineiro. O professor Jean Carlos ressaltou a importância do estágio para a formação do aluno e a contribuição do CIEEMG para que isso se concretize.

A UninCor Betim promoveu, no dia 9 de abril, o “II Fórum de Administração e Gestão Indústria 4.0”, no auditório da prefeitura. Na programação do evento, palestras para os estudantes do curso de Administração, Gestão da Produção e Logística sobre o futuro da nossa economia e como as empresas e profissionais precisam se preparar para os desafios de um mercado cada vez mais competitivo. A convite do diretor administrativo da UninCor, Sérgio Ricardo Magalhães, a responsável pela Unidade de Atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais no município, Poliana Paula da Silva, montou um estande para divulgação dos trabalhos da instituição na região, principalmente o Programa Estágios.


SUL DE MINAS

Encontros com parceiros estratégicos Para estreitar relacionamento com representantes de órgãos e empresas parceiras, os supervisores da Unidade Regional Sul de Minas e Operacional de Estágios, Henrique Naves e Kleber de Castro, respectivamente, realizam uma série de visitas na região. Na Câmara Municipal de Varginha foram recebidos pelo presidente da Casa Legislativa, Leonardo Vinhas Ciacci. No Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Varginha (Condedica-Varginha), reuniram-se com o supervisor de Serviços de Programas Sociais, Rodrigo Olegário da Silva e com a funcionária da Secretaria Executiva, Adriana Pio Ferreira. No Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), reuniram-se com o superintendente-executivo Runior de Oliveira Neves. Já na empresa parceira, Philips Lighting, foram recebidos pela analista de RH, Patrícia Belini Azevedo. Os supervisores também estiveram reunidos na Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, que mantém uma unidade de atendimento do CIEE/MG em suas dependências. Foram recebidos pelo presidente da entidade, Luiz Filipe Valias Vargas, pelo vice-presidente Marco Antônio Dias e pelo diretor de Treinamento e Parcerias Tadeu Fernandes Oliveira.

Henrique Naves, Leonardo Vinhas Ciacci e Kleber de Castro Henrique Naves, Luiz Filipe Valias Varga, Marco Antônio Dias,Tadeu Fernandes Oliveira, Kleber de Castro e Alysson Campos Dantas (funcionário do CIEE/MG da Unidade de Atendimento Pouso Alegre)

Kleber de Castro, Adriana Pio Ferreira, Rodrigo Olegário da Silva e Henrique Naves

Ao centro, Runior Neves

Patrícia Belini Azevedo ladeada pelos representantes do CIEE/MG em frente à fachada da Philips Lighting

CIEE/MG no Condedica-Varginha

Henrique Naves, ao centro, com participantes da reunião mensal da Condedica

OUVIDORIA OUVIR PARA MELHORAR (31) 3429-8150 ouvidoria@cieemg.org.br

CIEE/MG

Na reunião do dia 2 de abril, Henrique apresentou o trabalho de ação social realizado pela instituição em todo o Estado, ressaltando que é de suma importância a participação do CIEE/MG nos encontros do Condedica.

Foto: CIEE/MG-Sul de Minas

A Unidade Regional Sul de Minas do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, representada pelo supervisor Henrique Naves, foi convidada e irá participar das reuniões mensais do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Varginha (Condedica-Varginha), presidido por Ricardo Maurício Bandoni.

7


CIEE/MG-Zona da Mata

ZONA DA MATA

Visitas em Barbacena Para dar suporte às atividades da Unidade de Atendimento de Barbacena, a supervisora da Unidade Regional Zona da Mata do CIEE/MG, Célia Maria de Almeida Tellado, realizou visitas, no dia 19 de março, acompanhada do estagiário Pedro Maurício, com vistas a gerar vagas de estágios para estudantes da região. No Unicesumar foram recebidos pelo diretor Márcio Mattos, onde apresentaram o CIEE/MG e orientaram sobre o cadastro de estudantes para concorrerem a vagas de estágios. Já na Dental Mobi, do empresário Sandro Rogério, saíram com uma oferta de estágio para divulgação.

CIEE/MG-Zona da Mata

Pedro Maurício, Célia Tellado e o diretor da Unicesumar, Marcio Mattos

Sandro Rogério, da Dental Mobi, e Pedro Maurício

Convênio com a Unimed-Leopoldina Ricardo Guimarães, Dener Alves; Thainá Martins Moraes Gonçalves, estagiária do curso de Ciências Contábeis, e Marlene Aparecida Pereira Netto, coordenadora Administrativa, Finanças e Contábil

Para formalização de convênio com a Unimed Leopoldina Cooperativa de Trabalho Medico Ltda., o responsável pela Unidade de Atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola no município, Dener da Silva Alves, esteve com o gerente administrativo da empresa, Ricardo de Souza Guimarães. A Unimed passou a adotar o Programa Estágios e, inclusive, já está contratando estagiários pelo CIEE/MG.

TRIÂNGULO MINEIRO

Encontros com parceiros de Uberlândia

CIEE/MG

8

Em março, Hudson Vieira esteve reunido com a coordenadora de RH do Consórcio Empreendedor do Shopping Uberlândia, Bruna Miranda. A empresa possui 25 estagiários pelo CIEE/MG e, inclusive, aproveitou alguns como funcionários.

A intenção é abrir novas vagas de estágios para contribuir na qualificação profissional dos estudantes. A pedido do coordenador do Núcleo de Inserção ao Mercado de Trabalho - Deivid Schneider Rotta, no dia 7 de março, Hudson Vieira esteve na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho. Durante o encontro, conheceu o trabalho social que o Núcleo desenvolve, qualificando, capacitando e encaminhando jovens ao mercado de trabalho. Hudson Vieira aproveitou a oportunidade para estabelecer parceria com o órgão no sentido de encaminhar os jovens para concorrerem às vagas de estágios nas empresas parceiras da região.

Foto: CIEE/MG-Triângulo Mineiro

A Unidade Regional Triângulo Mineiro do CIEE/MG, através de seus colaboradores, realizou, no segundo bimestre, série de visitas a parceiros visando gerar mais vagas de estágios para estudantes da região. Em março, a convite do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), participou da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, quando cadastrou e encaminhou estudantes a diversas vagas de estágios abertas por empresas parceiras.

Bruna Miranda, do Consórcio Empreendedor do Shopping Uberlândia, e Hudson Vieira


APRENDIZAGEM

Fectipa promove mobilização no Dia do Aprendiz

O evento reuniu aprendizes, inclusive as turmas do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, além de representantes de empresas e de instituições parceiras da aprendizagem, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na oportunidade, foram discutidas estratégias para ampliar as contratações de aprendizes em situação de vulnerabilidade social, além de relatos de experiências bem-sucedidas de empresas que praticam a inclusão de aprendizes. Experiência - Aprendizes, entidades formadoras de aprendizes, empregadores e representantes de órgãos responsáveis pelo controle e a fiscalização da Lei da Aprendizagem compartilharam experiências sobre a atividade. “Para nós é muito claro que a aprendizagem é uma grande saída. Uma experiência para o mundo”, ressaltou a auditora

Foto: CIEE/MG-Sede

A Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRTE/MG), em parceria com o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fectipa-MG) e a Fundação Dom Cabral (FDC) promoveu, no dia 24 de abril, no Sesc Paladium em Belo Horizonte a “Mobilização pela Aprendizagem”. A data foi escolhida por ser o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Encontro promovido pelo Fectipa-MG reuniu centenas de pessoas no Sesc Paladium

fiscal Christiane Azevedo Barros ao apresentar os números do desemprego juvenil hoje. De acordo com Christiane, no mundo, temos cerca de 70 milhões de jovens desempregados. Outro dado relevante aponta que 21% dos jovens, de até 25 anos, não trabalham nem estudam. O alerta também se acende para a questão de gê-

nero, enfatiza a auditora: “79% dos jovens que não estão na escola, nem no trabalho são do sexo feminino”. No Brasil, 30% dos jovens estão sem trabalho. No final do evento, a coordenadora do Fectipa-MG, Elvira Cosendey, homenageou as empresas que compõem o fórum.

Raquel Couto faz palestra no CIEE/MG

Raquel Couto ministra palestra para turmas de aprendizes do CIEE/MG

CIEE/MG

Em suas palestras, Raquel estimula as pessoas a ampliarem a sua visão e consciência para que se descubram que são capazes de darem grandes passos rumo a uma vida bem-sucedida e equilibrada, indicando que cada um é responsável pelo seu próprio destino, fruto esse de decisões que tomamos ao longo de nossas vidas.

Foto: Fernando Beiral/Secom

“Comportamento e Responsabilidade no Desenvolvimento Humano e Profissional” foi o tema de palestra que a coaching organizacional e Diretora Executiva da TAO Coaching e Treinamentos, Raquel Couto, ministrou nos dias 2 e 5 de março, para as turmas de aprendizes do CIEE/MG. Raquel foi estagiária pela instituição no início de sua trajetória profissional.

9


EM MEMÓRIA

Sílvio Dias de Souza A história de sucesso de quase quatro décadas do Centro de Integra¬ção Empresa-Escola de Minas Gerais foi e continua sendo escrita por professores, empresários e profissionais liberais que, generosamente cedem parte de seu tempo para avalizar o trabalho de ação social da instituição. Ao integrar voluntariamente a Diretoria Institucional essas pessoas contribuem para o sucesso do CIEE/MG. Até hoje, cerca de 430 mil estudantes de todas as regiões do Estado foram beneficiados com oportunidades de estágios. Além disso, o Programa de Aprendizagem, implantado pelo CIEE/MG há dois anos, já atende mais de 250 jovens trabalhadores. Este seleto grupo de voluntários perdeu um de seus membros e a família CIEE/MG lamenta o falecimento do membro titular Sílvio Dias de Souza, ocorrido no dia 8 de maio, que integrou a diretoria institucional como conselheiro fiscal nos biênios 2006/2007 e 2008/2009. Também ocupou o posto de diretor-secretário nos biênios 2010/11 e 2012/2013. Nascido em Conselheiro Pena (Leste de Minas), em 12 de julho de 1947, Sílvio graduou-se engenheiro elétrico e psicólogo. Ao aposentar-se na Cemig, exercia o cargo de engenheiro chefe de Divisão. Também foi diretor-proprietário da Clínica de Psicologia Platinum de Saúde Mental. Deixa a esposa e três filhos.

ESTÁGIO E APRENDIZAGEM: INVISTA EM NOVOS TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

PROGRAMA ESTÁGIOS

PROGRAMA APRENDIZ

Em conformidade com a Lei nº 11.788/08, o Programa Estágios do CIEE/MG beneficia a milhares de estudantes em todo o território mineiro. Saiba mais:

De acordo com a Lei nº 10.097/00 e o Decreto nº 5.898/05, consiste em oferecer aos jovens entre 14 e 24 anos incompletos, de Belo Horizonte e Região Metropolitana, formação profissional e cidadã, além de inserção ao mercado de trabalho.

• Podem contratar estagiários as pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como trabalhadores liberais de nível superior, registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização; • O Programa Estágios, do CIEE/MG atende estudantes matriculados e frequentes no Ensino Médio Geral, Técnico e Superior;

CIEE/MG

• O estagiário poderá praticar diversas atividades na empresa contratante, desde que sejam compatíveis com a teoria aprendida em sala de aula.

10

• O Estágio pode ser realizado ao longo do curso, desde que esteja alinhado com o projeto pedagógico da escola.

A legislação acima torna compulsória a contratação de trabalhadores na modalidade de aprendizes. A cota estabelecida é de no mínimo cinco e no máximo quinze por cento dos trabalhadores como aprendizes. O CIEE/MG fica responsável por selecionar os jovens e fornecer o curso de aprendizagem, enquanto a formação prática será executada na empresa. Atualmente oferecemos os cursos de Serviços Administrativos e Serviços de Varejo.


CARREIRA

Divulgação-CIEE/MG-Zona da Mata

Professora destaca a importância do estágio

O período de estágio realizado por intermédio do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) na Escola Infantil O Balão Vermelho, em Juiz de Fora, serviu de base e de referência de trabalho ao longo da carreira da professora Valéria Aparecida de Araújo Pires. Quando cursava Pedagogia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), procurou o CIEE/MG à procura de uma oportunidade para aliar os ensinamentos teóricos aprendidos em sala de aula com a prática da futura profissão. De acordo com Valéria, o estágio mudou sua perspectiva profissional, já que durante a atividade foi possível colocar-se mais próxima da realidade do mercado de trabalho. “Além de vivenciar práticas imprescindíveis

para a minha carreira, o estágio trouxe experiências de contato direto com crianças, trabalho com músicas referentes à faixa etária da turma estagiada e familiarização com as características do conteúdo passados para a classe”, observou.

Professora há 25 anos na rede municipal de Juiz de Fora, a escola em que trabalha adota o Programa Estágios do CIEE/MG. Por isso, já passou pela experiência de contar com vários estagiários em sua sala de aula.

Concurso - Ao término do estágio não continuou na escola porque havia passado no concurso público da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e foi chamada para assumir a vaga de professora. “Através de minha inserção no mercado de trabalho, tive a oportunidade de dispor de segurança suficiente para os próximos cargos que iria assumir, de forma a realizar minhas obrigações de maneira mais eficaz”, ressaltou.

“Valorizo muito o trabalho do CIEE/MG, pois a atividade de estágio é uma ótima oportunidade para a preparação dos estudantes que irão ingressar, em breve, no mercado de trabalho. Essa prática é essencial para capacitar o aluno para uma relação mais próxima entre teoria e prática, formando profissionais mais qualificados que, certamente, se destacarão em suas respectivas áreas”, enfatizou.

CIEE/MG

Valéria Pires: estágio trouxe experiências de contato direto com crianças

11


VOCÊ

PROCURA POR

?

TALENTOS Conheça todas as vantagens e benefícios dos

programas de Estágios e Aprendizagem do CIEE/MG! ACESSE O NOSSO SITE:

WWW.CIEEMG.ORG.BR O CIEE/MG possui mais de três décadas de experiência na intermediação das relações entre empresas e instituições de ensino para a inserção de estudantes no mercado de trabalho por meio de Programas de Estágio e Aprendizagem.

FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT

Rua Célio de Castro, 79 - Floresta Belo Horizonte - MG CEP: 31.110-000

Informativo Estágios nº 143  

Informativo Estágios nº 143  

Advertisement