Page 1

INFORMATIVO

Ano XXIII – Nº 142 – Jan./Fev. -2018 – Belo Horizonte-MG

CIEE/MG promove treinamento de colaboradores Foto: M.Panzera

Página 3

Treinamento institucional do CIEE/MG teve participação de colaboradores da Sede Administrativa (BH) e unidades regionais mineiras

CIEE/MG E CRA-MG renovam parceria

Página 11

Página 4 Foto: Fernando Beiral

Foto: Divulgação

Carreira redefinida após estágio

Representantes do CRA-MG em visita ao CIEE/MG

Bruna Sobral Braga reavaliou sua carreira profissional após estágio

Programas de Estágios e Aprendizagem em alta

Página 10


INFORMATIVO

MENSAGEM DA SUPERINTENDÊNCIA

Cidadania e brasilidade

Publicação bimestral do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais

São lembranças que habitam a mente e a alma de todos nós e que não podem ser apagadas ou esquecidas. São os alicerces da nossa formação e nos acompanham por toda a vida. Entretanto, parte desse legado parece estar em xeque devido à massificação de nossa sociedade, aliado a falta de amor ao próximo e até mesmo, em alguns casos, pelo distanciamento da convivência coletiva, fazendo com que o individualismo tome o lugar no convívio em família, na vizinhança, nas redes de amigos e na comunidade. Ao buscamos na nossa bandeira o exemplo da falta de referência do patriotismo, fica claro o distanciamento daquilo que nos identifica como pátria. Na bandeira brasileira, quais as cores que predominam? Verde, amarelo, azul e branco. Acredito, e não tenho dúvidas, que a maioria do povo brasileiro, em suas manifestações, prefira exaltar as cores da bandeira brasileira. Mas por quê alguns grupos preferem cobrir o país de outra cor? Vivemos em um país em que cada cidadão tem a liberdade e o direito de professar a sua fé, torcer pelo time; optar por determinada religião e estampar sua cor preferida... Mas também precisamos compreender que mesmo tendo opiniões e conceitos opostos a um determinado grupo conti­nuamos sendo todos parte de uma coletividade, de uma nação, ou seja, devemos estar unidos como patriotas, pois apesar das nossas diferenças somos todos brasileiros.

CIEE/MG

O sentimento de amor à pátria deve começar no seio familiar com a educação dos país. Ao se prolongar pela vida escolar e se consolidar na sociedade em que estamos inseridos, será preciso, pois, valorizar o grupo familiar, as escolas e os professores, que intensificam essas boas práticas para que os nossos jovens exerçam papéis importantes no contexto da formação de cidadãos que tenham orgulho da terra onde nasceram.

2

Ao longo dos anos temos nos afastado de alguns valores vitais à nossa formação como cidadãos e patriotas. Talvez seja esse o fruto da onda de descrédito porque passa o país, oriundo das graves crises política e econômica, aliado a corrupção que vem tomando proporções preocupantes.

Foto: Fernando Beiral

O amor à pátria é um sentimento sublime que todos devemos ter em relação à rua, a cidade ou a casa, enfim à terra em que nascemos. Foram esses os primeiros locais em que demos os nossos primeiros passos, pronunciamos as primeiras palavras, onde passamos a infância junto com os nossos amigos, a primeira escola, a primeira professora, que carinhosamente chamávamos de “tia” e muitos outros momentos, que são fundamentais na construção do que somos e na definição daquilo que queremos para o nosso futuro.

Diretoria Institucional - Biênio 2018-2019 Diretoria Diretor-Presidente: Antônio Carlos Dias Athayde Diretores Vice-Presidentes: Edna Maria das Graças Damasceno e José Pedro Barbosa Diretores-Secretários: Flávio Augusto Barros e Paulo Roberto Banho Bordoni Diretores Financeiros: Waldir Esmero Campos e Patrícia Augusta de Alvarenga Conselho Fiscal Titulares: Cássio André Madureira Martins, Flávia Dias de Castro e Raimundo Alves de Jesus Suplentes: Jonísio Lustosa Nogueira, Salvador Ohana e Solange Gomes de Araújo Braz Superintendente Executivo - Sebastião Alvino Colomarte Conselho Consultivo Membros Natos: Antônio Eustáquio Óliver, Márcio Mendes Ferreira, Luiz Fernando Reis, Plínio de Souza Filho, José Osvaldo de Miranda, Maximiliano Martins Hermeto, José Antônio Braga, José Epiphânio Camillo dos Santos

“O sentimento de amor à pátria deve começar no seio familiar com a educação dos país. Ao se prolongar pela vida escolar e se consolidar na sociedade em que estamos inseridos, será preciso, pois, valorizar o grupo familiar, as escolas e os professores, que intensificam essas boas práticas para que os nossos jovens exerçam papéis importantes no contexto da formação de cidadãos que tenham orgulho da terra onde nasceram.”

Urge cobrarmos do governo ações incisivas em busca de um país mais justo e melhor. A mudança que esperamos passa, necessariamente, pela educação, hoje ainda tratada como um bem supérfluo. Estamos formando uma massa de jovens sem referência em relação ao bem mais caro de uma nação, que é o respeito aos valores pátrios e à família. Com quase quatro décadas de atuação no Estado, atendendo milhares de estudantes com o programa estágios e agora com o de aprendizagem, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais vem detectando nos jovens que procuram a instituição certo distanciamento da formação cidadã, da convivência coletiva e do senso de amor à nação. É chegada a hora de revertemos este ­cenário em busca de um futuro bem melhor para as futuras gerações.

Sebastião Alvino Colomarte Professor e superintendente-executivo do CIEE/MG

Assuntos Especiais: Educacional: Educação Superior - Flávio Vilhena de Sales Dias. Ensino Médio: Irlen Antônio Gonçalves Empresarial: Wagner Tomaz Sá e Washington Maia Fernandes Comunicação/Divulgação: Yvan Muls e Victor Hugo de Almeida Órgãos Públicos: José Osvaldo Guimarães Lasmar e José Lincoln Campolina de Magalhães Internacional: Constantino Caporali e João Sabino de Freitas Neto Sistema Nacional Brasília/DF: (61) 3223-0510 Unidades Estaduais (com autonomia jurídica, administrativa e financeira): Espírito Santo: CIEE/ES (27) 3232.3201 Minas Gerais: CIEE/MG (31 )3429-8100 Paraná: CIEE/PR - (41) 3313.4300 Pernambuco: CIEE/PE (81) 3413.1500 Rio de Janeiro: CIEE/RJ - (21) 2505.1200 Rio Grande do Sul: CIEE/RS (51) 3284.7006 Santa Catarina: CIEE/SC (48) 3216.1400 São Paulo: CIEE/SP (11) 3040.9800) Atendimento no Estado de Minas Gerais Sede Administrativa Rua Célio de Castro, 79 - Floresta - BH - MG - CEP: 31110-000 Tel: (31) 3429.8100 Grande BH Betim** (31) 3532-2790 Contagem** (31) 3395.1446 Conselheiro Lafaiete ** (31) 3763-3900 Divinópolis** (31) 3214.0014 Sete Lagoas** (31) 3774-1528 Atendimento em outras regiões: Leste de Minas: Governador Valadares* (33) 3271.2817 - Ipatinga** (31) 3822-5206 Norte de Minas: Montes Claros* (38) 3222.5237 Sul de Minas: Varginha* (35) 3222.2046 -Pouso Alegre** (35) 3423.8648 Triângulo Mineiro: Uberlândia * (34) 3236.2058 - Uberaba ** (34) 3236.2058 Zona da Mata: Juiz de Fora* (32) 3215.8446 Leopoldina ** (32) 3441-2896 - Barbacena ** (32) 3331-2166 (*) Unidade Regional; (**) Unidade de Atendimento. O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais é uma associação de direito privado, de âmbito estadual, autônoma, de reconhecida utilidade pública, municipal (Belo Horizonte), estadual e federal, beneficente de assistência social nos setores atinentes ao desenvolvimento dos processos de formação profissional, técnica, cultural e científica, bem como na integração entre as instituições de ensino e empresas (particulares ou públicas), com vistas à otimização da absorção do profissional pelo mercado de trabalho. Conselho Editorial: Sebastião Alvino Colomarte, Alexandre Cézar de Oliveira Melo e Márcio Eustáquio Panzera. Redação: Secretaria de Comunicação do CIEE/MG Supervisão: Alexandre Cézar de Oliveira Melo Editor e redator responsável: Márcio Panzera (Registro Profissional MG 01498/JP) Revisão: Secom - 31 3429-8132, comunicacao@cieemg.org.br Diagramação/arte-final: WM Criações - 31 3222-9031 Tiragem desta ­edição: 3 mil exemplares. Permitida a reprodução das matérias deste Informa­tivo, desde que citada a fonte. Acesso eletrônico através do endereço: http://www.cieemg.org.br/portal/index.php/site/informativo/


Foto: Alexandre Cézar/Secom

PROGRAMA APRENDIZ ESPECIAL

Equipe de colaboradores do CIEE/MG que participou do treinamento na sede administrativa

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais reuniu, nos dias 18 e 19 de janeiro, os colaboradores da Sede e demais unidades instaladas no Estado para treinamento institucional. Em pauta, planejamento estratégico e apresentação do plano de fortalecimento institucional para 2018.

Ibmec. Flávio Monteiro proferiu palestra sobre a reforma trabalhista, e a representante do Ministério do Trabalho e Emprego e presidente do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa-MG), Elvira Mirian Cosendey, falou sobre a assistência social na aprendizagem. Na oportunidade, o Professor Colomarte solicitou empenho de todos para expandir o número de estagiário e aprendizes atendidos pelos programas de Estágio e de Aprendizagem mantido pela instituição.

Elvira Cosendey

Fotos: Alexandre Cézar/Secom

Além de exposições do superintendente-executivo, Professor Sebastião Alvino Colomarte, dos supervisores e responsáveis pelas unidades de atendimento, o encontro teve dois palestrantes como convidados especiais. O advogado e professor do

Foto: Fernando Beiral/Secom

CIEE/MG reúne colaboradores

CIEE/MG

Professor Flávio Monteiro

3


SEDE BH

Representantes do CRA-MG reúnem-se no CIEE/MG

O Prof. Athayde, que também é administrador, evidenciou a importância da aproximação entre as duas instituições. Já o Prof. Colomarte acrescentou que o CRA-MG é um parceiro estratégico para colaborar no trabalho socioassistencial desenvolvido há quase quatro décadas em Minas Gerais. Antônio Barbosa elogiou a estrutura do CIEE/MG e se mostrou receptivo em relação à consolidação de uma parceria entre as duas instituições. Participaram ainda do encontro, pelo CRA-MG, os administradores Gilmar Camargo de Almeida (vice-presidente de Marketing e Administração), Raul Alberto Marinuzzi (vice-presidente de Relações Institucionais), Ana Rita Flores (chefe de Gabinete), Zélia Ponciano de Carvalho (gerente

Fotos: Fernando Beiral

O presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), Adm. Antônio Eustáquio Barbosa, acompanhado de representantes da autarquia, esteve reunido, no dia 7 de fevereiro, na sede do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais. Os visitantes foram recebidos pelo diretor-presidente do CIEE/MG, Prof. Antônio Carlos Dias Athayde e pelo superintendente-executivo Prof. Sebastião Alvino Colomarte.

Representantes do CRA-MG estiveram reunidos na sede do CIEE/MG

de Formação Profissional), além de Abel Chaves Júnior (assessor Jurídico) e Silvia Pessoa Moreira dos Santos (assessora de Comunicação). Pelo CIEE/MG, também estiveram presentes os administradores Alexandre Cézar de Olivei-

ra Melo, Antônio Marcos Pereira e Valéria Silva Silveira, supervisores de Comunicação, Operacional de Estágios e Administrativo, respectivamente, e o assessor institucional Gilson Elesbão de Siqueira.

CIEE Nacional promove encontro em Pernambuco Foto: Luiz Pessoa/JC360

O CIEE Nacional promoveu no dia 6 de março em Recife (PE) Assembleia Geral Ordinária reunindo os presidentes e principais executivos dos CIEEs autônomos de todo o País. Em pauta, aprovação do orçamento e perspectivas de cada unidade para este exercício. E para comemorar meio século de atividades, a diretoria do CIEE Pernambuco recebeu os representantes de todo o Sistema nacional que foram a Recife, também, para participar do “Seminário Empreendedorismo Social”, promovido em parceria com o “Jornal do Commercio”, que trouxe especialistas na área para discutir um tema tão ligado à atividade do CIEE.

CIEE/MG

Parcial do auditório durante o “Seminário Empreendedorismo Social”

4

Proferiram palestras durante o seminário: o presidente do CIEE São Paulo e do Sistema CIEE Nacional, Antonio Jacinto Caleiro Palma; a diretora de Desen­volvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, e o empreendedor social, idealizador do movimento Novo Jeito, da plataforma Transforma, do Porto

Social e da 1º Rede de Empreendedores Sociais no Brasil e presidente do Porto Social, Fábio Silva. Também participou, o Conselheiro de Instituições do Ter­ceiro Setor, especialista em RH e Desenvolvimen­to Organizacional/Mentoring, Nelson Saviol.

O evento foi realizado no auditório do Sistema Jornal do Commercio e contou com a participação de mais de 100 pessoas. O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais foi representado pelo seu superintendente-executivo, Professor Sebastião Alvino Colomarte.


ESPECIAL GRANDE BH

Convênio com o Sindicato de Contabilistas Foto: CIEE/MG-Grande BH

O Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis (Sincondiv) assinou, no dia 9 de janeiro, convênio com a Unidade de Atendimento de Divinópolis do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais para implantação do Programa Estágios junto ao sindicato e aos seus afiliados. Na oportunidade, o presidente da entidade, Sérgio Dias Bebiano, solicitou ao supervisor da Unidade Regional Grande BH, Ualisson Perez, que fizesse uma exposição para cerca de 70 contadores que ali se encontravam reunidos sobre as vantagens e benefícios de contratar estagiários.

Thaisa Martins (colaboradora da Unidade de Atendimento de Divinópolis), Sérgio Dias Bebiano, Maria José (contadora associada ao sindicato) e Ualisson Perez

Prefeitura de São José da Lapa renova convênio O prefeito de São José da Lapa, Diego Álvaro dos Santos Silva, acompanhado da assessora técnica da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, Dirlene Aparecida Lauriano da Silva, e da assessora especial da Divisão de Recursos Humanos, Silvânia Simão Santiago, participou, no dia 7 de fevereiro, do Café Entre Nós na sede do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais. Na oportunidade assinou a renovação do convênio entre a Prefeitura o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais.

Fotos: Fernando Beiral

Kleber de Castro, Gilson Elesbão e Leonardo Gabriel no encontro em Divinópolis

Na oportunidade foram estabelecidos contatos com prefeitos de diversas cidades da região, empresários dos setores industrial e de turismo, além do Assessor Especial de Desenvolvimento Econômico Sustentável, empresário José Alonso Dias, a fim de mostrar a importância social da contratação de estagiários por parte das empresas e dos órgãos públicos regionais.

O prefeito Diego Silva assina convênio, observado pelo Professor Colomarte

Auto Escola Exclusiva Foto: CIEE/MG-Grande BH

A Prefeitura Municipal de Divinópolis promoveu, no dia 30 de janeiro, na sede do Centro Federal de Educação Tecnológico de Minas Gerais (Cefet), encontro para o estudo, junto aos técnicos da Infraero, referente à expansão do aeroporto municipal, que atende a diversas cidades do Centro-Oeste mineiro. O CIEE/MG esteve presente no evento, a convite do presidente da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis, Leonardo dos Santos Gabriel. Kleber Colomarte, supervisor Operacional de Estágio, e Gilson Elesbão de Siqueira, assessor institucional, além da colaboradora da Unidade de Atendimento de Divinópolis, Thaísa Martins Teodoro representaram a instituição.

A Prefeitura é membro-cooperadora do CIEE/MG desde 2010 e já beneficiou mais de 200 estudantes do ensino médio, técnico e educação superior com oportunidades de estágios em vários órgãos do Executivo municipal.

Thaisa Martins e Adniz Maria da Silva

O supervisor da Unidade Regional Grande BH, em Contagem, Ualisson Perez, acompanhado pela colaboradora da Unidade de Atendimento de Divinópolis, Thaisa Martins, esteve reunido com a proprietária do Centro de Formação de Condutores Exclusiva, Adniz Maria da Silva, que firmou convenio recentemente contratando três estudantes estagiários. Na oportunidade, a empresária se mostrou satisfeita com a parceria ressaltando a qualidade do atendimento.

CIEE/MG

Foto: CIEE/MG-Sede

Divinópolis debate aeroporto

5


TRIÂNGULO MINEIRO

Oficina5 adota Programa Estágios em Uberaba

O sócio administrador da Oficina5 Soluções Inteligentes, Luciano de Melo Silva (esq.), e André Coutinho Foto: CIEE/MG-Triângulo Mineiro

Durante a assinatura do convênio, André Coutinho falou sobre a tradição do CIEE/MG em relação a programas de estágios, uma vez que a instituição atua há quase quatro décadas, colaborando com a inserção do jovem no mercado de trabalho e na busca de do primeiro emprego. Para Luciano de Melo, “o mundo hoje é do fazer e do saber, se cada empresário oferecer uma oportunidade de estágio para o estudante, seja do nível médio ou educação superior, estará contribuindo para a redução da evasão escolar, além da qualificação profissional desses jovens”.

Foto: CIEE/MG-Triângulo Mineiro

Convênio firmado entre o sócio administrador da Oficina5 Soluções Inteligentes Ltda, Luciano de Melo Silva, e pelo responsável pela Unidade de Atendimento em Uberaba do CIEE/MG, André Coutinho, em janeiro, viabilizou a contração de estudantes estagiários pela empresa de marketing digital. De acordo com o empresário, a intenção é abrir vagas para estudantes do ensino médio e educação superior.

Unopar Conecta A Faculdade Unopar-Uberlândia promoveu, no dia 18 de janeiro, o “Unopar Conecta”. O evento busca integrar os estudantes ao mercado de trabalho. Na oportunidade, as empresas obtêm contato direto com novos talentos que estão em busca de qualificação, além de maior aproximação com a instituição de ensino. Representaram o CIEE/MG no evento as funcionárias Adeilza Cristina da Silva e Daniele Alves Lima.

Daniele Lima e Adeilza Cristina no estande do CIEE/MG

CIEE/MG

CIEE/MG com nova identidade visual

6

Com a aprovação dos CIEEs autônomos na última reunião do CIEE Nacional, em Recife, no dia 6 de março, foi aprovada a nova identidade visual do CIEE, que será adotada por todas as unidades autônomas do País.


Foto: CIEE/MG-Zona da Mata

ZONA DA MATA

Prefeito Carlos Aurélio Almeida assina o convênio

Argirita assina convênio

Matias Barbosa renova parceria

O responsável pela Unidade de Atendimento de Leopoldina, Dener da Silva Alves esteve reunido, no dia 9 de janeiro, com o prefeito de Argirita (Zona da Mata), Carlos Aurélio Carminate Almeida. Em pauta, assinatura de convênio entre o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais e a prefeitura para contratação de estudantes estagiários para os órgãos do Executivo municipal.

Foto: CIEE/MG-Zona da Mata

Foto: CIEE/MG-Leolpodina

Estagiários na Prefeitura de Leopoldina

A Prefeitura Municipal de Matias Barbosa renovou convênio de parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, que permite a contratação de estudantes estagiários nos vários órgãos do Executivo. No dia 20 de fevereiro, a supervisora da Unidade Regional Zona da Mata, Célia Maria de Almeida Tellado, foi recebida pelo prefeito Carlos Antônio de Castro Lopes, e o secretário municipal de Administração, Guilherme Pancotti, para assinatura do novo contrato.

Dener Alves, Prefeito José Roberto, Valter Matos e Luiz Augusto Cabral

estagiários. Participaram do encontro o Prefeito José Roberto de Oliveira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Valter Carlos Gonçalves de Matos, e o secretário de Gabinete do Prefeito, Luiz Augusto Cabral.

Guilherme Pancotti, Célia Tellado e o Prefeito Carlos Lopes

A supervisora da Unidade Regional Zona da Mata do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, Célia Maria de Almeida Tellado, esteve na Unidade de Atendimento em Barbacena, no dia 8 de fevereiro, para realizar o treinamento do estagiário Pedro Maurício, encarregado dos contatos com empresas, escolas e estudantes na região. Na oportunidade, participou de uma reunião pré-agendada pelo vereador José Newton de Faria com a subsecretaria municipal de Recursos Humanos, Maria Cristina Dias Paiva, para propor parceria entre o CIEE/MG e a prefeitura.

Foto: CIEE/MG-Zona da Mata

Treinamento em Barbacena

Pedro Maurício, Célia Tellado, Vereador José Newton e Maria Cristina

CIEE/MG

O responsável pela Unidade de Atendimento Leopoldina, Dener da Silva Alves, esteve reunido, no dia 27 de fevereiro, na Prefeitura Municipal local para renovação convênio existente entre o Executivo e o CIEE/MG para contratação de

7


SOCIAL

Foto: Fernando Beiral

Parceria com a área social da PBH

Da esq. p/ a dir., Lucinea Amorim, Simone Pegoreti, Luciane Bernardo, Professor Colomarte, Carla Martins e Fernanda de Miranda

Técnicos da Prefeitura e do CIEE/MG têm se reunido mensalmente para aperfeiçoar o sistema de encaminhamento dos jovens, principalmente em situação de vulnerabilidade, que integram os diversos programas sociais da Prefeitura para concorrerem às vagas de menores aprendizes do Programa de Aprendizagem.

cas Luciane Márcia de Carvalho Bernardo e Lucinea Almeida Amorim, conheceu a Sede Administrativa do CIEE/MG e o Programa de Aprendizagem mantido pela instituição desde 2016. As visitantes foram recebidas pelo superintendente-executivo Sebastião Alvino Colomarte, pela supervisora Carla Luciene Martins e pela assistente social Fernanda Lara de Miranda.

No dia, 24 de janeiro, Simone de Souza Pegoreti representando a GBPSO, acompanhada das técni-

CIEE/MG

Foto: CIEE/MG-Montes Claros

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais está intensificando o relacionamento com a Diretoria de Proteção Social Básica da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), através da Gerência de Gestão de Benefícios, Programas e Projetos Socioassistenciais (GBPSO). A referida diretoria coordena os projetos sociais da PBH e está subordinada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania do município.

8

Visita ao CMDCA de Montes Claros O supervisor da Unidade Regional Norte de Minas do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, Bacelar Botelho Júnior, acompanhado da colaboradora Shirley Gonçalves Moreira e Santos, esteve em visita ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Montes Claros. Eles foram recebidos pela técnica e assistente social do Conselho Lílian Carneiro Guimarães.

Bacelar Júnior, Shirley Santos e Lílian Guimarães


APRENDIZAGEM

Palestras para turmas de aprendizes O Programa de aprendizagem do CIEE/MG foi prestigiado com a participação voluntária de diversos palestrantes, que compartilham seus ­ ­conhecimentos com os alunos através de palestras e, assim, levam um pouco de suas experiências para as várias turmas aprendizes em formação pela instituição.

seu testemunho, também no dia 15, abordando o tema “Empreendedorismo” e as transformações do mundo do trabalho”; Ana Carolina Oliveira, no dia 15, discorreu sobre o “Marketing digital e a influência das mídias sociais” e no dia 22 falou sobre “A comunicação como relacionamento de visibilidade”. Já o Cel. PM Gilberto Protásio e o Cap. PM Jackson Pimenta, no dia 29, abordaram o tema “Segurança pública” em suas participações.

Em janeiro deste ano, no dia 12, Gilvan Silva realizou workshop sobre gestão de carreira; no dia 15, Gilson Elesbão falou sobre “A importância de cultivar relacionamento no ambiente profissional e na vida”; o empresário Marcelo Jácome deu

“O jovem e a vida profissional” foi o tema de palestra, no dia 28, que o advogado Paulo Gondim ministrou para os aprendizes. Ele é professor credenciado da Academia a Polícia Militar de Minas Gerais, onde leciona a disciplina direito Civil.

Foto: Alexandre Melo

Foto: Fernando Beiral

Fevereiro - Em fevereiro, no dia 6, O Professor Jesuíno Braga proferiu palestra sobre “Museolo-

gia e arquivologia”; Ana Carolina Oliveira, no dia 6, abordou o tema: “A comunicação corporativa e a importância do marketing digital”. No dia 19, Gilson Elesbão voltou a falar sobre sobre “A importância de cultivar relacionamento no ambiente profissional e na vida”.

Gilson Elesbão: “A importância de cultivar relacionamento no ambiente profissional e na vida”

Foto: Fernando Beiral

Foto: Fernando Beiral

Gilvan Silva: Workshop sobre gestão de carreira

Foto: Fernando Beiral

Cap. PM Pimenta: Segurança pública

Foto: Fernando Beiral

Foto: Fernando Beiral

Ana Carolina: Marketing digital e a influência das mídias sociais

Foto: Fernando Beiral

Cel. Protásio: Segurança pública

Marcelo Jácome: As transformações do mundo do trabalho Jesuíno Braga: Museologia e arquivologia

CIEE/MG

Paulo Gondim: O jovem e a vida profissional

9


ESTUDANTES BENEFICIADOS

Foto: SECOM

Programas de Estágios e Aprendizagem com boas perspectivas para este ano

Fachada da sede própria do CIEE/MG em Belo Horizonte

O número de estudantes em estágio em janeiro deste ano registrou crescimento de 4,93% em relação a dezembro de 2017. Dados apurados pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) revelam que no mês foram contabilizados 9,338 estudantes em estágio pela instituição em todo o Estado, ante 8.899 de dezembro.

CIEE/MG

Com os primeiros sinais de aquecimento da economia brasileira e novas assinaturas de contratos com entidades de classe e prefeituras, a tendência é de fechar o ano com pelo menos 12 mil estudantes em estágio. Na sede administrativa, em Belo Horizonte, o ­aumento foi de 1,76% com 2.947 estudantes em estágios ante 2.896 no mês de anterior. Na Unidade Grande BH do CIEE/MG (Contagem, Betim, Divinópolis e Sete Lagoas) foram contabilizados 939 estudantes em estágio em janeiro,

10

contra 865 em dezembro, totalizando um crescimento de 8,55%. A Unidade Regional Leste de Minas do CIEE/MG, instalada em Governador Valadares, fechou janeiro com 1.039 estagiários ante 951 do mês anterior, acréscimo de 9,25%. Na U.R. Norte de Minas foram computados 1.101 estudantes, ante 1.360 em dezembro, aumento de 4,41%. Já no Sul de Minas, a unidade local do CIEE/MG, sediada em Varginha, encerrou setembro com 1.420 estudantes em estágio ante 1.360 do mês anterior, elevação de 4,41%. A U.R. Zona da Mata registrou, em janeiro, 979 estudantes em estágio ante 985 em dezembro, queda de 0,61%. Já a U.R. Triângulo Mineiro, em Uberlândia, contabilizou 913 estagiários em janeiro ante 870 do mês anterior, crescimento de 4,94%. Em relação às rescisões, em janeiro, 38,97% ocorreram após o término dos contratos de

e­stágios dos estudantes; seguido pelo interesse administrativo das empresas conveniadas, 16,64%; interesse particular do estudante15,42%. Além disso, 5,98% contratos foram rescindidos devido à efetivação dos estagiários como funcionários das empresas. Os cursos do ensino superior com maiores demandas por vagas foram: Administração, engenharias, Direito, Pedagogia e Informática. Para o ensino médio as maiores demandas por vagas foram para os cursos técnicos de Administração, Logística, Enfermagem e Informática. Aprendizagem – Em relação ao Programa de Aprendizagem do CIEE/MG, por enquanto somente ministrado na sede em Belo Horizonte, o mesmo fechou janeiro de 2018 com 203 aprendizes e 104 empresas contratantes. A tendência de forte expansão ao longo deste exercício.


CARREIRA

Estágio contribuiu para redirecionar futuro profissional A atividade de estágios, além de ser uma ferramenta imprescindível para aliar os conhecimentos teóricos aprendidos nas salas de aula à prática do mercado, serviu para que Bruna Sobral Braga reavaliasse sua escolha profissional. Assim, após estagiar pelo Centro de Integração Empresa-Escola em uma multinacional de telefonia, quando cursava Administração de Empresas na UNA , descobriu sua verdadeira vocação e optou por abraçar a carreira do Direito, formando-se no Centro Universitário Belo Horizonte (UNI-BH).

que fazemos o que amamos teremos o trabalho como fonte de prazer e realização”.

Estudante de Administração de Empresas pela UNA, em 1999, realizou estágio pelo CIEE/MG na TIM (Telecom Itália Móbile de Minas Gerais). “O mais importante deste estágio foi a grande interação com o Departamento Jurídico da empresa. O que serviu para reforçar a certeza de que a minha vocação era o Direito, tamanha a minha empolgação ao lidar com causas, advogados e processos”, disse Bruna para acrescentar:

Segurança - Bruna considera importantíssimo a participação do CIEE/MG como intermediador do processo de estágio para estudantes, tanto para as empresas em virtude da oferta de candidatos, quanto para os estudantes, que contam com a instituição como um potencial parceiro para conquistar a vaga de estágio mais adequada ao seu perfil e necessidades. Esta­ giários e empresários contam com a segurança jurídica proporcionada pela instituição durante o programa. O papel desempenhado pela UNA durante o período de estágio foi também elogiado por

Perfil – Bruna Braga é bacharel em Administração de Empresas pela UNA; bacharel em Direito pelo UNI-BH; mestre em Direito Privado e Autonomia da Vontade pela Universidade ­Fumec; professora de Direito Internacional Público e Privado, História das Revoluções e Metodologia da Ciência na Faculdade Arnaldo. Advogada Civilista com foco em Direito de Família; especialista em Direito de Família pelo Centro de Atualização em Direito da Universidade Gama Filho, e autora de diversos artigos jurídicos publicados. Recentemente, lançou um canal no Youtube com o nome Direito.com.Bruna, onde trata de questões do Direito relevantes para o universo feminino.

Bruna Sobral: “estágio reafirmou a minha disposição em cursar Direito”

CIEE/MG

Foto: Divulgação

“Também ajudava na organização de eventos corporativos internos e externos. O importante do estágio é nos dar a certeza de que estamos (ou não) na carreira certa, pois no momento em

De acordo com Bruna, a experiência prática na TIM permitiu-lhe vivenciar diversos conceitos dentre os quais se destacam a liderança, o trabalho em equipe, o conhecimento de mercado e a concorrência. “O estágio na empresa não foi o que me proporcionou a inserção direta no mercado de mercado de trabalho, mas reafirmou a minha disposição em cursar Direito, a minha verdadeira vocação”.

Bruna. “Além de ser um local de aprendizado dos conceitos a serem praticados, a escola ainda exigia relatórios de estágio para acompanhamento”. A especialista ressalta a importância da atividade na vida acadêmica já que proporciona a oportunidade de convivência com diferentes perfis de pessoas, o que, para ela, é muito rico para o amadurecimento do estudante.

11


CONHEÇA O PROGRAMA APRENDIZ DO CIEE/MG www.cieemg.org.br

Sede Administrativa: Rua Célio de Castro, 79 Bairro Floresta • Belo Horizonte • MG (31) 3429-8103 Email: aprendiz@cieemg.org.br

FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT

Rua Célio de Castro, 79 Floresta - Belo Horizonte - MG CEP: 31.110-000

Informativo estágios nº 142  

Nov./Dez.

Informativo estágios nº 142  

Nov./Dez.

Advertisement