Page 1

CARTILHA

Alimentação Alternativa

Seconci-Rio


Apresentação

O fornecimento de uma alimentação adequada deve ser visto como um investimento de grande impacto econômico e social. Melhor saúde e alimentação para o trabalhador, é a garantia de melhor qualidade de vida e aumento da capacidade produtiva. O grande desafio para o SECONCI-RIO é promover ações que contribuam para uma melhoria contínua de uma refeição higienicamente correta e nutricionalmente adequada para o trabalhador da indústria da construção. Ao implantar o programa de capacitação de cantineiros esses dois desafios têm sido cumpridos: diminuição das famosas DVA’s (Doenças Veiculadas por Alimentos) e o incentivo da utilização da multimistura que serve para enriquecer a alimentação diária.

2


QUIBE ASSADO OU DE TABULEIRO Ingredientes:  500 g de farinha de quibe  250 g de umbigo de banana já aferventado  150 g de cebola ralada  1 molho (6 galhos) de hortelã miúdo  6 folhas médias de hortelã pimenta picadas  4 colheres de sopa cheias de farinha de trigo  1 colher de sopa de multimistura  sal a gosto Preparação: Colocar o trigo de molho, no mínimo por 4 horas, ou usar água fervendo. Retirar o excesso de água espremendo. Juntar os temperos picados, o umbigo da banana e a farinha de trigo e multimistura para dar a liga. Untar o tabuleiro com óleo. Assar em forno com temperatura média, por 15 minutos. Cortar o quibe cru antes de assar do tamanho ou forma desejada. Regar com óleo Maria ou azeite.

3


MASSA FOLHADA Ingredientes: 1ª massa  250 g de farinha de trigo  2 colheres de sopa de margarina  2 gemas  1 pitada de sal dissolvida em ½ copo d’água fria Preparação: Misture bem, sove e amasse até ficar semelhante à massa de pastel. 2ª massa 150 g de farinha de trigo  50 g de multimistura  200 g de margarina 

Preparação: Abra a 1ª massa com rolo como se fosse pasteis. Espalhe sobre ela com uma faca, a segunda massa, de maneira uniforme. Enrole como rocambole. Abra a massa com rolo e use a gosto. Antes de abrir a massa, colocar no refrigerador mais ou menos 15 minutos.

4


PALMITO DE MANDIOCA (AIPIM) Ingredientes:  mandioca (aipim)  água  sal Preparação: Retirar a película marrom que envolve a mandioca (aipim), separar a casca branca, lavar e picar bem fininha. Colocar numa panela para aferventar por 3 vezes, trocando a água. Na 4ª água, deixar cozinhar com um pouco de sal, por 20 minutos. Escorrer a água e está pronto para ser usado em qualquer receita.

5


CORAÇÃO DE BANANA OU PALMITO DE BANANEIRA Ingredientes:  água  limão  vinagre branco Preparação: Retirar as folhas mais externas do coração. Cortar em rodelas bem finas, jogando em água com limão ou vinagre branco. Aferventar trocando a água 3 vezes até tirar todo o amargo, e cozinhar um pouco para amaciar. Usar como palmito em maionese, salada, torta, farofa, pastel, empada, refogado com cebola, tomate e pimentão para molho de cachorro quente, etc.

6


POMAROLA ALTERNATIVA Ingredientes:  1 melancia  6 tomates  1 cabeça de alho  1 pitada de orégano  2 colheres (sopa) de vinagre  4 colheres (sopa) de óleo  sal a gosto Preparação: Corte a melancia, retire as sementes, retire a polpa vermelha. Misture a polpa com os tomates cortados. Refogue o alho e acrescente a polpa de melancia e os tomates. Quando começar a engrossar, adicione sal, vinagre e o orégano. Fica ótimo em pizzas.

7


FALSO SIRI Ingredientes:  1 kg de repolho  2 colheres de sopa de multimistura  300 g de tomate  alho, sal, cebola, óleo e azeite  4 ovos  1 lata (pequena) de sardinha  100 g de azeitonas pretas  1 molho de coentro  1 molho de salsa e cebolinha  100 g de queijo parmesão Preparação: Picar o repolho e triturar com água no liquidificador, aferventar, escorrer. Fazer um refogado com óleo, alho, cebola, deixar dourar, juntar o tomate picado (sem pele e semente) e azeitona. Juntar a sardinha amassada ao refogado, acrescentar o repolho já escorrido. Tirar do fogo e juntar os temperos verdes, picados. Temperar com azeite. Bater os ovos separados e misturar ao refogado já morno, acrescentando a metade do queijo ralado. Colocar em forma untada, cobrir com o restante do queijo ralado e multimistura e assar em forno médio. Obs.: Serve como recheio de pasteis folheados, empadas, quich, etc.

8


TORTA DE MANDIOCA Ingredientes:  1 prato de mandioca cozida e amassada  ½ copo de farelo de trigo torrado ou multimistura  temperos picados e sal a gosto  1 prato de molho de carne moída ou frango desfiado Preparação: Amassar a mandioca com os temperos (salsa, cebola, pimentão e tomate refogados), o farelo ou a multimistura e 2 colheres (sopa) de óleo. Arrumar essa massa numa forma ou pirex. Cobrir com molho de carne moída. Não precisa ir ao forno. Se quiser, colocar por cima claras batidas em neve e assar.

9


ARROZ ENRIQUECIDO Ingredientes:  1 copo de arroz  2 colheres (sopa) de farelo ou multimistura  óleo suficiente  talos de couve, brócolis, espinafre, taioba, etc bem lavados e picados  casca de abóbora ralada  sal e tempero a gosto Preparação: Refogar o arroz no óleo junto com o farelo. Acrescentar o tempero, os talos e a casca da abóbora. Colocar água fervendo o suficiente para cozinhar o arroz. Se preferir, refogar os talos à parte e misturar ao arroz já cozido. FEIJÃO ENRIQUECIDO Quando for cozinhar o feijão, acrescentar: ossos fígado ou carne, abóbora, mandioca, beterraba, batata doce, folhas verdes-escuras, ou o que estiver disponível. Após cozido o feijão, acrescentar farelo (de trigo ou de arroz) ou multimistura, ou farinha enriquecida. Os talos das verduras também podem ser cozidos com o feijão. Rende mais e é mais nutritivo.

10


MUGICA (DE FRANGO, LINGUI ÇA OU PEIXE) Ingredientes:  ½ copo de óleo  1 colher de colorau  1 cebola média  1 pimentão  2 tomates picados  2 xícaras de frango desfiado  ½ copo de farinha de mandioca  ½ copo de farelo ou multimistura  1 pires de cheiro verde a gosto  ½ litro de água fervendo Preparação: Refogar o óleo com colorau, cebola, pimentão, temperos, tomate e o frango. Acrescentar água fervendo. Aos poucos, colocar o farelo e a farinha de mandioca umedecidos com água. Deixar ferver até engrossar, fica como um pirão. Apagar o fogo e colocar o cheiro verde.

11


CUCA DE BANANA Ingredientes:  1 ovo  ½ copo de óleo de soja ou 3 colheres de sopa de margarina derretida  1 e ½ copo de açúcar cristal  1 copo de água  1 copo de leite  1 pitada de sal  1 copo de multimistura  1 copo de fubá  2 copos de farinha de trigo  1 colher de sopa de fermento em pó ou uma colher (chá) de bicarbonato  banana  açúcar  canela Preparação: Bater no liquidificador ou na mão: 1 ovo, ½ de óleo de soja ou 3 colheres de sopa de margarina derretida, 1 e ½ copo de açúcar cristal, 1 copo de água, 1 copo de leite, 1 pitada de sal. Juntar aos poucos, mexendo sempre: 1 copo de multimistura, 1 copo de fubá, 2 copos de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó ou uma colher (chá) de bicarbonato. Picar bananas ao comprido, bem fininhas e colocar sobre a massa, polvilhando com açúcar e canela (a gosto). Assar em tabuleiro untado, em forno médio.

12


DOCE DE CASCAS DE MELANCIA Ingredientes:  cascas de 1 melancia média ou grande, bem lavada  800 g de açúcar  10 cabinhos de cravo  ½ litro de água Preparação: Retire a película verde, mais escura, é muito dura. Corte a parte branca esverdeada em quadrinhos. Junte a água, açúcar, o cravo, deixe ferver por uns 10 minutos. Acrescente as cascas cortadas, continue fervendo em fogo brando. Se preferir uma calda mais fina é só retirar do fogo quando as cascas já estiverem cozidas. Se desejar mais seco é só deixar mais tempo no fogo.

13


DOCE DE CASCAS DE BANANA Ingredientes:  5 xícaras (chá) de cascas de banana nanica bem lavadas e picadas.  2 ½ xícaras (chá) de açúcar  cravo e canela em pau a gosto Preparação: Cozinhar as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retirar do fogo, escorrer, reservar a água e deixe esfriar. Bater as cascas e a água no liquidificador e passar por peneira grossa. Juntar o açúcar e levar novamente ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.

14


BISCOITINHOS DE CASCAS DE LARANJA Ingredientes:  3 xícaras (chá) de farinha de trigo  1 colher (chá) de fermento em pó  1 colher (café) de sal  100 gramas de manteiga ou margarina  ½ xícara (chá) de açúcar  1 ovo  1 colher (sopa) de raspa de laranja Preparação: Peneire juntos farinha, fermento e sal. Bata a manteiga, o ovo, açúcar e a raspa de laranja. Acrescente aos poucos os ingredientes peneirados e amasse bem com as mãos. Faça bolinhos e ponha em tabuleiro untado e polvilhado. Asse em forno moderado por 15 minutos. GELÉIAS DE CASCAS DE CHUCHU Ingredientes:  3 kg de cascas de chuchu  2 kg de açúcar  cravo a gosto Preparação: Cozinhar as cascas de chuchu até ficarem bem macias. Depois bater no liquidificador. Colocar em uma panela a casca batida, o açúcar e o cravo. Deixar apurar por 1 hora.

15


BOLO DE FUBÁ CREMOSO Ingredientes:  2 ½ xícaras de fubá ou 2 xícaras de coco ralado ou bagaço de soja  1 ½ xícara de açúcar  3 ½ xícaras de água ou leite  3 ovos  3 colheres (sopa) de manteiga ou 6 de óleo  1 colher (sopa) de fermento  3 colheres (sopa) de farelo ou multimistura  3 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo comum  1 pitada de sal Preparação: Bater tudo no liquidificador muito bem e assar em tabuleiro raso untado.

16


BOLO PREGUIÇA Ingredientes:  7 colheres (sopa) de farinha de trigo comum  5 colheres (sopa) de açúcar  4 colheres (sopa) de farelo de trigo peneirado ou multimistura  1 colher (sopa) rasa de fermento  1 colher (sopa) rasa de canela Preparação: Peneirar 3 vezes os ingredientes acima. Untar a forma e colocar: 1 camada da mistura dos ingredientes peneirados, 1 camada de frutas em fatias (banana, mamão, manga. Se for abacaxi, deve ser aferventado). E assim por diante. Por fim, bater: 2 ovos inteiros, 1 copo de leite, 1 pitada de sal. Colocar sobre a massa. Aguardar 10 minutos e levar ao forno para corar.

17


BOLO Ingredientes:  2 xícaras de farelo ou multimistura  3 xícaras de água ou leite  1 ½ xícara de açúcar  4 ovos  6 colheres (sopa) de óleo  1 colher (sopa) de fermento  5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo comum  1 pitada de sal Preparação: Bater no liquidificador os ingredientes e assar em forma rasa.

18


BOLO MULTIMISTURA Ingredientes:  3 ovos inteiros  2 xícaras de açúcar  1 xícara de óleo  1 xícara de água  1 xícara de farinha de trigo comum  1 xícara de fubá  1 xícara de farelo de trigo ou multimistura  2 colheres de farelo de arroz torrado  1 colher (sopa) de fermento em pó  1 colher (chá) de pó de folha  1 colher (sopa) de fermento  1 pitada de sal Preparação: Os ingredientes acima devem ser batidos no liquidificador. Misturar tudo e assar.

19


PAÇOCA MULTIMISTURA Ingredientes:  1 medida de sementes torradas, moídas e peneiradas (abóbora, melancia ou as duas)  ½ medida de farinha de mandioca  2 medidas de farelo torrado de trigo ou de arroz ou multimistura  ½ colher de leite em pó (opcional)  1 pitada de sal  1 pitada de pó de casa de ovo  1 colher (chá) de pó da folha de mandioca  açúcar à gosto

Preparação: Misturar todos os ingredientes e guardar em vasilha fechada. Dica: As paçocas acrescidas de água ou leite e levadas ao fogo transformam-se em mingaus saborosos.

20


SORVETE Ingredientes:  250 g de gordura vegetal  1 copo de açúcar  2 copos de leite fervente  4 gemas  1 colher (sopa) de farelo torrado ou multimistura Preparação: Liquidificar estes ingredientes por 12 minutos. Bater claras em neve e misturar o creme que foi batido no liquidificador. Para dar sabor, acrescentar 100g de ameixa, coco, outra fruta ou 2 colheres (sopa) de chocolate.

SUCO DE ABÓBORA COM MARACUJÁ Ingredientes:  250 g de abóbora cozida com casca  3 colheres de suco de maracujá  ½ xícara de açúcar  água (até completar 1 litro) Preparação: Botar, no liquidificador, a abóbora com a água do cozimento e passe na peneira, junte o suco de maracujá, o açúcar e complete com água.

21


SUCO DE CAJU OU ABACAXI COM FOLHA DE PITANGA OU ACEROLA OU CAPIM LIMÃO OU HORTELÃ Ingredientes:  1 copo de folha escolhida com água  suco de caju ou de abacaxi  açúcar Preparação: Bater no liquidificador 1 copo da folha escolhida com água, coar e acrescentar suco de caju ou abacaxi, adoçar a gosto.

SUCO DE CASCAS DE FRUTAS Ingredientes:  2 xícaras (chá) de cascas de frutas bem lavadas  ½ litro de água e açúcar a gosto Preparação: Bater no liquidificador os ingredientes. Coar e servir gelado. Preparar este suco com cascas de pêra, goiaba, manga, abacaxi ou caqui. Dica: No caso do abacaxi, as cascas devem ser cozidas por 15 a 20 minutos.

22


FANTA CASEIRA Ingredientes:  cenouras raladas  1 copo de suco de limão  cascas da metade de uma laranja  2 ½ litros de água Preparação: Bater a cenoura e as cascas de laranja em ½ litro de água. Coar em um pano limpo e misturar os 2 litros de água. Adoçar a gosto e servir gelado.

23


PÃO NUTRITIVO Ingredientes:  1 kg de farinha de trigo  2 copos de farelo de trigo ou multimistura  ½ copo de óleo  2 colheres (sopa) de açúcar  2 colheres (sopa) de fermento de pão 50 g  água morna Preparação: Em um copo de água morna, misturar1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de farinha de trigo e o fermento. Deixar crescer um pouco. Em outra vasilha, colocar os demais ingredientes e misturar, aos poucos a massa que preparou com o fermento. Completar essa massa com água morna até que desgrude das mãos e não fique úmida. Amassar bem e deixar crescer por uns 30 minutos. Moldar a forma que desejar colocar para assar, primeiro no fogo alto (uns 10 minutos) e depois diminuir o fogo. O pão estará pronto quando a casca estiver dourada e fizer som oco na casca de baixo.

24


BOLINHO DE CHUCHU COM CASCA Ingredientes:  1 kg de chuchu com casca  5 colheres (sopa) de trigo  3 ovos  1 colher (sopa) de manteiga  1 cebola batida  1 pitada de sal Preparação: Juntar o chuchu, ovos, cebola, pitada de sal, o trigo e a manteiga. Mexer bem. Fritar em óleo bem quente.

25


FAROFA DE CASCA DE BANANA Ingredientes:  cascas de banana frescas, maduras e picadas  2 ovos  sal a gosto  óleo  temperos verdes picados a vontade  farinha de mandioca ou milho. Preparação: Fritar ligeiramente as cascas de banana já picadas. Bater as claras, juntar as gemas e bater de novo. Colocar um pouco de óleo na panela e deixar esquentar. Colocar os ovos batidos, o sal e mexer bastante com colher de pau. Colocar as cascas de banana e os temperos verdes. Juntar a farinha, mexendo por uns 2 minutos.

26


TORTA DE MANDIOCA Ingredientes:  1 prato de mandioca cozida e amassada  ½ copo de farelo de trigo torrado ou multimistura  temperos picados e sal a gosto  1 prato de molho de carne moída ou frango desfiado Preparação: Amassar a mandioca com os temperos (salsa, cebola, pimentão e tomate refogados), farelo ou multimistura e 2 colheres (sopa) de óleo. Arrumar esta massa numa forma ou pirex. Cobrir com molho de carne moída. Não precisa ir ao forno. Se quiser, colocar por cima claras batidas em neve e assar.

27


REFOGADINHO DE CASCA DE MELANCIA Ingredientes:  casca de melancia  cebola  alho  cheiro verde Preparação: Corte as cascas de melancia como para fazer doce. Doure a cebola e o alho. Refogue bem as cascas de melancia. Pingue água e abafe. Coloque o cheiro verde por cima quando estiver pronto. Sirva quente.

28


SUFLÊ DE CHUCHU COM CASCA Ingredientes:  1 kg de chuchu  5 ovos  1 colher (sopa) de manteiga  1 pitada de sal  1 cebola batida Preparação: Cozinhar o chuchu em água e sal. Depois de cozinhar espremer. Juntar o queijo, as gemas, a manteiga. Bater a clara em neve e juntar tudo. Untar um pirex ou forma, levar ao forno. Assar por 10 minutos.

TIRA-GOSTO DE SEMENTES Ingredientes:  semente de abóbora ou melão  sal a gosto Preparação: Lave bem as sementes e salgue-as. Deixe-as secar por 24 horas. Leve ao forno para tostar.

29


SUFLÊ DE FOLHAS Ingredientes:  2 xícaras (chá) de folhas de beterrabas, cenoura, nabo, rabanete, etc. cozidas e picadas  1 xícara ( chá) de leite  2 colheres (sopa) de farinha de trigo  1 colher (sopa) de margarina ou óleo  3 ovos  sal a gosto Preparação: Misturar o leite, a farinha de trigo e a margarina ou o óleo. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescente as gemas e as folhas misturando bem. Coloque as claras em neve misturando cuidadosamente. Leve ao forno para assar em forma untada até dourar.

30


BOLINHO DE MANDIOCA Ingredientes:  3 xícaras de mandioca cozida e moída  3 xícaras de polvilho  3 xícaras de queijo ralado (opcional)  1 xícara de farelo de trigo torrado ou multimistura  3 ovos  3 colheres (sopa) de óleo  leite ou água  sal a gosto Preparação: Misturar todos os ingredientes, acrescentando o leite ou a água até o ponto de enrolar com a mão. Fritar ou assar.

31


CARNE MOÍDA COM TALOS Ingredientes:  1 xícara (chá) de carne moída  3 xícaras (chá) de talos lavados e picados  2 tomates sem pele e semente  1 cebola picada  2 colheres ( sopa) de óleo  cheiro verde e sal a gosto Preparação: Fritar ligeiramente a cebola e o tomate no óleo. Acrescentar a carne e o restante dos ingredientes. Deixar cozinhar até que a carne e os talos estejam Dica: Usar talos de beterraba, brócolis, couve, agrião ou casca de chuchu macios.

32


QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE UTILIZAR AS CASCAS, AS SEMENTES, OS TALOS E AS FOLHAS DOS ALIMENTOS? POR QUÊ UTILIZAR A MULTIMISTURA? As partes mais nutritivas dos alimentos usualmente são jogadas no lixo. As sementes, folhas e flores geralmente são mais ricas em nutrientes do que o fruto. A folha da abóbora, por exemplo, tem 106% de cálcio, comparados com apenas 3% que é encontrado no fruto (100g). As folha e sementes também são muito mais ricas em proteína e em todas as vitaminas do complexo B e vitamina C. No nordeste é muito comum se utilizar a folha da abóbora como alimento. Trata-se da famosa “Cambuquira” (Broto da aboboreira). Com relação as sementes, nossas avós costumavam utilizar o pó da semente da abóbora para matar vermes. Um outro bom exemplo, são as folhas do aipim(macaxeira)que tem 67% de cálcio e 8% é encontrado na raiz. A vitamina A é impressionante a diferença entre folha e raiz: Na raiz encontramos 261% contra apenas 8%. Além disso, é rica em ferro, vitamina C, vitaminas do complexo B. A folha do aipim em pó é encontrada dentro da MULTIMISTURA.

33


Algumas receitas desta cartilha utiliza a multimistura como um ingrediente, pois acreditamos que podemos aumentar o valor nutritivo das preparações procedendo desta maneira. Se tomarmos como base um prato de feijão com arroz, carne, legumes cozidos, salada de tomate / alface / cebola e acrescentarmos MULTIMISTURA, com certeza estaremos enriquecendo esta refeição. Quatro colheres de sopa de MULTIMISTURA irá acrescentar ao seu prato diariamente: Cálcio, ferro, vitamina C, vitaminas do complexo B, proteínas e fibras, nutrientes importantes que ajudarão a manter sua saúde. A MULTIMISTURA é muito conhecida no nordeste e tem contribuído para diminuir a desnutrição infantil. É também utilizada nos seguintes casos: • Diminui dores articulares • Combate a anemia • Aumenta a disposição para o trabalho • Reduz os problemas de prisão de ventre • Facilita a cicatrização de ferimentos • Normaliza as taxas de colesterol, glicose e triglicerídeo. Ao testar as receitas desta cartilha você estará economizando e enriquecendo bastante as preparações, pois irá aproveitar melhor os alimentos.

34

Cartilha Alimentação Alternativa  

Receitas com Multimistura

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you