Issuu on Google+

Prefeitura de

Nº 2 - Setembro 2015

Você é muito importante para nós

1.000 dias

de governo A mudança não para

Urbanização do Rochdale Pág 66


Jorge Lapas Prefeito Oscar Buturi Secretário de Comunicação Social Gustavo Vilela Diretor de Informação Silvio Gurgel Diretor de Conteúdo Gilson Nascimento Gerente de Informação Roberto Felix Concepção Rodolfo Andrade Editor de Texto Sérgio Carrer Diagramação José Barbosa (JB), Roberto Felix Imagens Aéreas Patrícia Pires Revisão Marco Aurélio Rodrigues Freitas Edição Final Colaboraram: Francine Maia, Ivany Soares, Jaílson de Souza, Luciano Saramelo, Mariana Sales, Olga Liotta, Ricardo Datrino e Samuel Sanches Fotos: Filipe Nunes, Ismael Francisco, Ivan Cruz, Justino Alencar, Leandro Palmeira, Pedro Godoy, Romulo Fasanaro Filho e Sergio Gobatti


Índice saúde, educação e habitação .............................................................................................................. 7

infraestrutura, combate às enchentes, novas avenidas ............... e modernização administrativa

43

urbanização do rochdale, projeto tietê i ................................................................ e 3ª ponte - zona norte

65

iluminação e segurança .......................................................................................................................... 73

transporte, novos terminais, trânsito e ciclo faixa .........................

79

esporte, lazer, cultura e meio ambiente ...............................................................

89

FUNDO social, PROMOÇão social, casa do empreendedor ..................103 e feira noturna


1ยบ Encontro da Prefeitura com entidades sociais e assistenciais de

4

Osasco


Caro morador de nossa cidade. Completamos 1000 dias de governo. Nestes quase três anos, investimentos em todos os setores estão ajudando a transformar Osasco em um dos melhores municípios para se viver. E esses dados começam a ser destaque em revistas de circulação nacional. Osasco é a 4ª cidade em padrão de vida no Brasil! Investimentos em saúde, educação, habitação, infraestrutura, combate às enchentes, novas avenidas e modernização administrativa, fazem de nossa querida Osasco uma das cidades mais dinâmicas do país. Temos construído uma cultura de gestão e planejamento comprometida com as políticas públicas que norteiam nosso plano de governo, e com resultados que beneficiam a população a partir da correta aplicação dos recursos públicos. Neste material você conhecerá o projeto de urbanização do Rochdale, a maior obra de infraestrutura já realizada na cidade. Conectado com a urbanização do Jd. Santa Rita e demais projetos e intervenções na região, promete revolucionar a zona Norte. Na educação criamos 2.941 novas vagas em Creches e EMEI’s com a inauguração de cinco escolas e a reforma e ampliação de mais de 40 unidades. Outras cinco estão em construção, e chegaremos a 5 mil vagas até o final de 2016. O bom atendimento às nossas crianças e a tranquilidade dos pais é muito importante para nós! A saúde tem sido uma das nossas principais prioridades. Quando investimos nesta área, investimos nas pessoas. Isso é o que importa para nós. Temos enfrentado este desafio e avançado em várias frentes. São 88 profissionais do programa Mais Médicos que dobraram nossos atendimentos na atenção básica. Entregamos o Pronto-Socorro do Jd. D’abril, a UPA do Jd. Conceição e três UBS’s na zona Norte, e ainda entregaremos a UBS do Pestana e a UPA do Centro. Modernizamos a gestão do Hospital Central e realizamos a cada mês quase 1 milhão de procedimentos e mais de 180 mil consultas em na rede municipal. E Osasco é hoje um grande canteiro de obras. A cidade cresce a olhos vistos, o setor privado não para de investir por aqui, pois é conhecedor do potencial da nossa cidade e de nossa gente. E a prefeitura de Osasco é a grande indutora desse desenvolvimento. Tenho muito orgulho de estar à sua frente. Aproveito para agradecer aos servidores municipais, que são a verdadeira força motriz dessa máquina, que faz com que a cidade avance sempre e cada vez mais de olho no futuro. Desejo a cada um, boa leitura. Grande abraço, Jorge Lapas Prefeito de Osasco

5


6


saúde educação habitação

7


saúde

A

Entrega de Unidades de Saúde

atual administração não mede esforços para investir na saúde pública de qualidade. Em apenas dois anos, são sete novas unidades de saúde, outras estão em construção e 15 foram reformadas.

Pronto-Socorro Jd. D’abril

UE

EG NTR

E

8


UPA Jd. Conceição

GUE

RE ENT

UPA Centro

9


UBS Pestana

UBS Remédios

UE

EG NTR

E

10


UBS Helena Maria GUE

RE ENT

UBS Munhoz Jr.

UE

E

EG NTR

11


O

+ Médicos

Programa Mais Médicos amplia atendimentos na saúde, e já conta com 88 profissionais. Eles trabalham nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o programa é uma parceria com o Governo Federal.

A rede Municipal de Saúde Pública de Osasco

O

s mais de 1.300 médicos, número maior que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), foram responsáveis, somente em 2014, por: 990 mil atendimentos médicos aos usuários realizados em UBS´s e na Policlínica, 183 mil consultas/mês??????????? Mais de 3 milhões de atendimentos em urgências e emergências Mais de 11 milhões de procedimentos médicos em 2014 Todos esses atendimentos são realizados em: 35 (UBS) Unidades Básicas de Saúde na rede 6 (PS) Prontos-Socorros 2 Policlínicas 2 (UPA) Unidade de Pronto Atendimento 1 (PPA) Posto de Pronto Atendimento 1 Hospital 1 Maternidade

12


Parceria Gestão Compartilhada melhora e amplia atendimento no Hospital Central

A

prefeitura repassa os recursos e detém a autonomia no gerenciamento das políticas públicas. A administração é feita pela Organização Social de Saúde, Fundação do ABC, com 50 anos de experiência, de acordo com os critérios estabelecidos no programa de trabalho. Além de melhorar ainda mais a gestão e a qualidade na área da saúde, o novo modelo de administração amplia o número de internações das atuais 700 para 1.300 por mês.

13


combate à DENGUE Prefeitura intensifica o combate à Dengue

T

odas as casas são visitadas por agentes de saúde para orientar os moradores a eliminar os criadouros do mosquito transmissor em água parada e acúmulo de lixo. A população osasquense é orientada a instalar telas nos reservatórios e caixas d’água. Dentre as ações, os agentes realizam bloqueios nos quarteirões, próximos aos locais suspeitos ou identificados com focos do mosquito e a nebulização conforme protocolo do Ministério da Saúde. Essa nebulização é feita também periodicamente por toda cidade.

14


ensino superior A Faculdade de Medicina em Osasco será mantida pela UNINOVE

P

or meio do programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde, Osasco foi selecionada para receber um campus do curso de medicina seguindo as diretrizes do Governo Federal, que agora define onde podem ou devem ser implantadas novas escolas de medicina no país. Osasco se destacou pela apresentação do projeto, ao concorrer com centenas de outros municípios que também pleiteavam o mesmo benefício. A Universidade Nove de Julho (UNINOVE) será responsável pela nossa faculdade de medicina.

15


Base samu Vila Yolanda

Novas ambul창ncias 16


Unidades de saĂşde 15 unidades reformadas

17


18


saúde + 990.000 de

procedimentos/mês

consultas/mês

+

15 reformadas

88

Mais Médicos Hospital Central

gestão compartilhada com a Fundação do ABC

s 24h

4

+ 183.000 de

2 UPA novas

nova Central

sAMU

Pronto-socorro do jd. d’abril

19


educação Osasco deve criar mais de 5 mil vagas em creches e emeis entre 2013 e 2016

O

s avanços em educação são visíveis por toda a cidade. Esses investimentos buscam ampliar o número de vagas em mais de 5 mil até 2016. Além das aplicações em infraestrutura, projetos educacionais melhoram ainda mais o ensino público. O grande pacote de obras já pode ser considerado o maior investimento da história no setor, com mais de 2.900 vagas já criadas. São 5 unidades entregues, 5 em construção e outras previstas. Conheça algumas obras e ações da atual administração.

CEMEI Jd. Veloso

UE

EG NTR

E

20


CEMEI Jd. Palmares

CEMEI Maria AP. Dammy c. Rodrigues Jd. Bonanรงa

UE

E

EG R T N

21


CEMEIEF Marina Saddi Haidar Jd. Alian莽a

UE

EG NTR

E

CEMEI Maria Alves D贸ria Munhoz Jr.

GUE

RE ENT

22


CEMEI Munhoz Jr.

CEMEI Jd. D’Abril

23


escola parque Alto do Farol

cemeis em obras Área da CEMEI Adalgisa

Área da CEMEI Novo Osasco

24


creche noturna

CEU Zilda Arns

CEU JosĂŠ Saramago 25


Uniformes e materiais escolares

O

Material destinado às crianças da rede de ensino

Kit do uniforme é composto por: 2 camisetas mangas longas, 2 calças, 1 blusão, 2 camisetas mangas curtas, 1 bermuda ou short saia, 1 par de tênis e 2 pares de meias, atendendo 54.284 alunos. Os materiais escolares foram entregues nas 136 unidades educacionais que atendem 65.931 estudantes de Creche, Emei e Emef.

26


merenda

A

Qualidade da alimentação escolar é reconhecida nacionalmente

qualidade da alimentação escolar é destaque no cenário nacional. São servidas 50 mil refeições diárias aos 12,5 mil alunos de creche e entidades conveniadas, 110 mil refeições oferecidas aos mais de 55 mil alunos. Deste total, 12.500 são alunos de Creche, que recebem quatro refeições por dia, correspondem a 70% das necessidades diárias desta faixa etária. No total, são servidas mais de 160 mil refeições diariamente nas mais de 154 unidades escolares. Semanalmente são elaborados cardápios pela equipe nutricional e enviados às escolas, levando em conta, orientações médicas para alguns alunos.

27


ações educativas

A

Atividades ampliam o conhecimento das crianças

s ações em educação vão além de construções e/ou reformas nas unidades escolares, e incluem projetos educacionais com intuito de melhorar e aprimorar ainda mais o aprendizado das crianças. Conheça e saiba como funcionam esses programas.

Desde que foi implantado, o programa “A Escola vai para Casa”, contabilizou mais de 45 mil visitas à casa dos alunos, o que resultou no aumento da participação dos familiares nas reuniões de pais, além de promover o acompanhamento dos responsáveis nas atividades escolares dos filhos.

28


O programa “Escola o Tempo Todo” amplia o acesso à cultura dos estudantes nos espaços educacionais e ocupa seu tempo livre, de forma saudável durante as férias escolares, feriados, recessos e também no contraturno das aulas regulares. Ao longo do ano, são oferecidas oficinas de alfabetização, esportes, recreação, artes, inglês, matemática e informática.

“O Líder em Mim” é um programa fun-

damentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola. Possui conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

Os alunos participantes do “Informática Educacional” utilizam os recursos tec-

nológicos para o desenvolvimento das atividades integradas em sala de aula. Todas as tarefas são acompanhadas por um mediador, que é o responsável por fazer a integração tecnológica ao conteúdo ministrado pelo professor da rede.

29


EJA

(Educação de Jovens e Adultos)

É

uma modalidade de ensino destinada aos jovens e adultos, com mais de 16 anos de idade. O curso corresponde ao 1º segmento do ensino Fundamental (1ª a 4ª série) e pode ser feito em dois anos e meio. No primeiro semestre de 2015, 845 alunos matricularam-se na EJA. 1200 no MOVA (Movimento de Alfabetização), distribuídos em 17 núcleos.

30


O

educação inclusiva

Programa de Educação Inclusiva de Osasco, reconhecido pela UNICEF na publicação “O Enfrentamento da Exclusão Escolar no Brasil, tem 1060 alunos matriculados em 49 EMEFS, que atendem também as EMEIS da cidade. Em cada uma das Escolas Municipais de Educação Fundamental há duas professoras especialistas, que totalizam 98 profissionais, uma para cada período. A cidade conta ainda com 34 salas de recursos multifuncionais e Programa de Formação Continua para as professoras AE da rede municipal. Nos 1000 dias de governo, a Secretaria de Educação ampliou o Programa de Educação Inclusiva, referência nacional. Além disso, Osasco tem hoje mais de 75% de suas unidades educacionais com acessibilidade e banheiros adaptados em todas as escolas.

31


32


educação 2.941

novas vagas em Creches e eMeis

10

47

escolas reformadas

total de

novas escolas

5 entregues e 5 em andamento

66.000 alunos

merendas escolares/dia Kit Uniforme para

54.284 alunos Material escolar para

65.931 estudantes

de toda a rede municipal

projeto escola o tempo todo aprendizado o dia todo

33


Habitação Milhares de famílias são beneficiadas com Programas Habitacionais em Osasco

A

atual administração entregou 1.542 moradias em pouco menos de dois anos. Está construindo 555 apartamentos, com previsão de mais 3.520 até o final de 2016. Ao todo serão 5.788 famílias beneficiadas. Além disso, 1.638 famílias receberam a bolsa aluguel e 1.265 lotes foram beneficiados pelo programa de regularização fundiária nos bairros.

Conjunto Flamenguinho

Jardim Piratininga

UE

EG NTR

E

34


Conjunto Flor de Lis Jardim Belmonte

E

GU TRE

EN

Conjunto รกrea BK Jardim Veloso

UE

E

EG NTR

35


Vila Espanha/Alemanha Jardim Veloso

36


Moradias Portais Portal I

UE

EG NTR

E

Retirada da favela Raio de Luz Padroeira

テ好O

C

LU ONC

37


Retirada da favela do Santa Rita

Retirada da favela do Rochdale

38


Retirada da favela Miguel Costa Km 21

テ好O

LU ONC

C

Retirada da favela do Jd. Wilson

テ好O

C

LU ONC

39


40


habitação unidades habitacionais entregues em construção

5.788 planejadas

1.631 famílias atendidas pela Bolsa Aluguel

10

favelas retiradas

com a transferência de milhares de famílias para conjuntos habitacionais e programa Bolsa Aluguel

5.995 2.000

escrituras entregues e

em andamento

Flor de Lis

300 apartamentos Conjunto dos Emancipadores (Flamenguinho)

402 apartamentos

41


42


infrAestrutura combate às enchentes novas avenidas modernização administrativa

43


OBRAS Obras públicas melhoram a qualidade de vida dos osasquenses

A

s obras em andamento pela cidade são inúmeras e todos podem acompanhar ou ver. São ações de infraestrutura como abertura de novas avenidas, canalizações de córregos e urbanizações de favelas. Acompanhe um resumo das principais obras.

Canalização Ribeirão Vermelho Mutinga / Ayrosa

44


Canalização Córrego Rico Sob nova Av. Bandeirantes

UE

EG NTR

E

Canalização Córrego Baronesa

45


Jd. Wilson

46


47


Jd. Wilson

Novo acesso à São Paulo

Vista área da Av. Manoel Pedro Pimentel 48


Av. Bandeirantes Jd. Aliança

Iluminação de Led

GUE

RE ENT

E

EN

GU TRE

49


Nova Avenida Panorâmica

A nova avenida Panorâmica, que faz a ligação da rua Arinos à rua Padre Kassabian, no Jardim Bonança, é nova alternativa de acesso à Via Anhanguera.

50


UE

E

EG NTR

51


obras de duplicação da Av. Visconde

Após licenciamento ambiental, as obras de duplicação da avenida Visconde de Nova Granada foram retomadas no mês de maio. A duplicação da via com o prolongamento da avenida Sport Club Corinthians e a canalização do córrego João Alves integra a primeira fase da obra, realizada com recursos do Governo Federal.

52


de Nova Granada são retomadas

No

local também será implantada uma ciclovia, sinalização semafórica, circuito

fechado

de

TV,

corredor de ônibus.

readequação

de

calçadas

e

rampas

de

acessibilidade

e

53


Av.Transversal Sul Jardim Belmonte

GUE

RE ENT

Parte alta - Jardim Paulista

Parte baixa - Jardim Veloso

54


Rua José Timóteo da Silva São Pedro

GUE

RE ENT

via paralela à rua Herman Industrial Anhanguera

55


alameda parque / UNIFESP

UE

EG NTR

E

Abertura de nova avenida, implantação do gradil, iluminação, cal��ada, ciclovia e academia ao ar livre.

Ligação Metalúrgicos x Cipava II

UE

EG NTR

E

56


pavimentação e recapeamento Já são mais de 7 km de pavimentações e 55 km de ruas e avenidas recapeadas

Pavimentação

Recapeamento 57


novo paรงo municipal

Bairro do Bonfim

58


Maquete 59


concurso público Osasco seleciona mais de 3 mil pessoas em concurso público

O

edital do concurso público de Osasco ofereceu 3.215 vagas divididos em quatro áreas: Saúde, Educação, Segurança e Administrativo. Cerca de 60 mil inscritos disputaram as vagas ofertadas. Entre os novos servidores que assumiram seus cargos estão os Guardas Municipais, além de professoras e professores da rede municipal.

60


iptu premiado Em Osasco quem paga IPTU em dia concorre a 215 prêmios entre eles carros

O

sasco premia os contribuintes que pagam em dia o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), os sorteios ocorrem pela Loteria Federal. Durante a campanha serão sorteados 15 carros, 40 notebooks, 40 smartphones, 40 tablets, 40 TVs de 42 polegadas e 40 Playstation 4. Ganhe com a sua cidade, pois os investimentos resultam em melhorias para a cidade e concorre a 215 prêmios.

61


62


infraestrutura 7

+ de km de ruas e avenidas pavimentadas

8

+ 55km de

ruas e avenidas recapeadas

novas avenidas

4 entregues e 4 em andamento

+ 8km de de córregos canalizados

6

obras de contenção de encostas

+

de

50

vias com nova iluminação - led

63


64


urbanização do rochdale projeto tietê I 3ª ponte - Zona Norte

65


Urbanização do Rochdale e Combate

Serão 1500

famílias transferidas para novas moradias, canalização, abertura de avenida às margens do Braço Morto, ligando o Piratininga ao Baronesa, construção de áreas de lazer, quadras poliesportivas e centro comunitário.

66


Ă s enchentes na regiĂŁo

67


Projeto Tietê I

Nessa etapa está em andamento a canalização do córrego junto à estação Comandante Sampaio, no Km 18, a abertura de uma grande avenida que ligará a avenida dos Autonomistas,

68


em

Quitaúna, à avenida Nações Unidas, no Bonfim, próximo ao viaduto Tancredo Neves. Um Rio Tietê.

grande parque linear também está sendo formado às margens do

69


Terceira Ponte

Com

projeto concluído, a

avenida

70

Marginal

do

Terceira Ponte ligará Braço Morto do Rio Tietê,

a rua

Marechal Rondon à futura INSS, na zona Norte.

próximo ao


71


72


iluminação segurança

73


Iluminação Prefeitura melhora ainda mais iluminação pública com modernas lâmpadas de LED

T

razer mais segurança Melhorar a iluminação das vias e praças públicas de Osasco para dar mais segurança à população. Assim, a Prefeitura de Osasco está substituindo as atuais luminárias a vapor de sódio, já obsoletas, por modernas lâmpadas de LED, que aumentam a eficiência na iluminação, de menor custo na manutenção e menor consumo de energia.  A avenida dos Autonomistas e todos os principais corredores viários serão os próximos a contar com a nova iluminação, que se estenderá a todos os bairros de Osasco.

Novos equipamentos

74


Presidente altino

Av. Bandeirantes

75


Segurança

A

Tecnologia reforça o combate à criminalidade

Central de Monitoramento da GCM capta e transmite as imagens das ruas para prevenir a criminalidade, em uma central que também integra sistemas de mensagens em painéis móveis, sensor de desastres e rede de alarmes. E agora com a parceria do Governo Federal, o município conta com mais 2 micro-ônibus equipados com central de vídeomonitoramento, utilizados para coibir o tráfico e criar mecanismos para promoção da assistência aos dependentes químicos.

76


77


78


transporte novos terminais e abrigos tr창nsito ciclo faixa

79


transporte

E

Transporte público cada vez melhor

m Osasco, o transporte público é tratado com seriedade. Tendo como objetivo a prestação de um serviço cada vez melhor. 58 Novos ônibus 25 km de faixas exclusivas de ônibus Novo padrão visual dos táxis Passe Livre para Estudantes + de 180 praças semafóricas de LED + de 300 ruas sinalizadas com novas placas e pinturas + de 280 placas de orientação de trânsito

Faixas exclusivas de ônibus 80


Frota renovada

Passe Livre aos Estudantes 81


Terminal Km 21

Terminal 1ยบ de Maio UE

EG NTR

E

82


novos abrigos

83


Trânsito Osasco mais segura, sinalizada e com mais mobilidade Novas viaturas Agentes treinados e preparados Mais de 300 vias sinalizadas Faixas de pedestres recebem iluminação Guias rebaixadas para pessoas com mobilidade reduzida Pintura das vias, faixas e adequação de canteiros Semáforos ganham lâmpadas de led e sistema no-break

84


ciclofaixa São 15 quilômetros reservados para o lazer aos domingos

C

riada em setembro de 2013, a ciclofaixa de Osasco recebe por semana mais de 500 ciclistas, metade deles utiliza as bicicletas fornecidas gratuitamente pelo Bradesco. Em quase dois anos, mais de 50 mil pessoas já usaram nossa ciclofaixa, sempre aos domingos, das 7 às 16h. O morador de Osasco que gosta de pedalar nos finais de semana pode contar com a “Ciclofaixa de Lazer”. Com um trajeto que vai do Parque Chico Mendes até o Parque do Rochdale esta é mais uma ótima opção para curtir a cidade e o meio ambiente ao lado dos amigos e familiares. São 15 quilômetros de ciclofaixa, que vão da zona sul à zona norte.

85


86


mobilidade urbana

25 km

de faixas exclusivas de ônibus

3

ampliação da cobertura de

monitoramento de trânsito novas câmeras

ruas sinalizadas com novas placas e pintura de faixas

de

praças semafóricas com led

novos ônibus adaptados

2 entregues e 1 em andamento

de

+ 180

58

novos terminais de ônibus

+ 300

modernização semafórica

Novos abrigos de ônibus em toda a cidade

280

novas placas de orientação de trânsito !

!

!

87


88


esporte lazer cultura MEIO AMBIENTE

89


esporte Vôlei Feminino de Osasco é destaque no Brasil e no Mundo

A

tradicional equipe de vôlei feminino conta com a parceria da Prefeitura e é motivo de orgulho para todos. Na temporada 2015/2016, o time ganha reforços consagrados na modalidade. O Nestlé Osasco terá em seu elenco as atletas Dani Lins, Diana, Ivna Marra, Carcaces, Gabi, Thaisa, Adenizia, Marjorie, Camila Brait e Dani Terra, Suelle, Saraelen e Van Hecke.

90


esporte

O

Osasco mantém um moderno Centro de Treinamento

Centro de Treinamento (CT) da Vila Yolanda, zona sul da cidade, é considerado moderno e atende aos padrões internacionais do futebol. O local possui três campos oficiais de futebol, com alojamentos, academia, sala de troféus e vestiário. O espaço atende os times profissionais da cidade: Grêmio Osasco Audax, Grêmio Esportivo Osasco e Osasco Futebol Clube e também o Oeste Futebol Clube que disputa seus mandos de campo da Série B do Campeonato Brasileiro na cidade.

91


esporte

A

Oeste Futebol Clube escolhe Osasco para disputar Brasileirão

diretoria do time profissional de futebol masculino do Grêmio Osasco Audax (GOA) selou acordo com representantes do Oeste de Itápolis para disputa da série B do Campeonato Brasileiro. A parceria conta com o apoio da Prefeitura de Osasco.

92


esporte Osasco está na elite dos Jogos Abertos do Interior

P

ela primeira vez na história desde que as divisões foram criadas, a cidade de Osasco disputará os Jogos Abertos do Interior na primeira divisão. Com 192 pontos ganhos, Osasco garantiu o vice-campeonato e a 1ª divisão da competição, no ano de 2015, quando a cidade de Ribeirão Preto recebe a 79ª edição dos Jogos Abertos.

93


esporte

E

Modalidades esportivas são prioridades da cidade

m Osasco o esporte é levado a sério. A cidade mantém equipes esportivas em diversas modalidades como boxe, natação, handebol, basquete, ciclismo, atletismo, ginástica, vôlei masculino, futsal, bocha, malha, judô, karatê, taekwondo entre outras. E o futebol amador também conta com apoio da Prefeitura. São campos iluminados e reformados, doação de jogos de camisas, em parceria com a Liga de Futebol Amador de Osasco.

94


Parque Manoel Manzano Conj. dos MetalĂşrgicos

GUE

RE ENT

parque do bela vista

95


academia ao ar livre

96


ceu das artes

1ยบ de Maio

jardim bonanรงa

97


meio ambiente Osasco fortalece desenvolvimento com sustentabilidade

E

m Osasco, o desenvolvimento econômico segue acompanhado da sustentabilidade e promoção da qualidade de vida. O município conta com dois novos parques além de diversas ações que voltadas na preservação do meio ambiente.

plantio de árvores em escolas

98


plantio de รกrvores na cidade

poda de รกrvores

99


100


qualidade de vida Parque dos Metalúrgicos Parque Bela Vista

3 novos parques

Escola Parque - Alto do farol

2 entregues e 1 em andamento

15,5 km de ciclofaixa de lazer

projeto Osasco em Movimento

+

de

2 mil

pessoas envolvidas

+

60

de praças e academias

novas e reformadas

reforma e reativação da

Concha Acústica

+

de

300

atletas de alta performance apoiados pela prefeitura

101


102


fundo social promoção social casa do empreendedor feira noturna

103


21º CASAMENTO COMUNITÁRIO

E

Mais de 350 casais participaram da cerimônia

m 21 anos, o Casamento Comunitário foi responsável pela união de mais de 5.500 casais. Nos últimos 11 anos, mais de 3.800 novas famílias. Nos últimos três anos, mais de mil casais apaixonados uniram-se pelo evento que já faz parte da história de nossa cidade. Este ano, uma emocionante e inesquecível cerimônia, mais de 350 casais moradores de Osasco uniram-se durante o “21º Casamento Comunitário”, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade em maio deste ano, no Ginásio da Fito, no Jardim das Flores.

104


campanha do agasalho Fundo Social de Solidariedade beneficia mais de 6.500 famílias com Campanha do Agasalho 2015

C

om o slogan “Faça parte desse time, doe um agasalho”, a Campanha do Agasalho deste ano arrecadou mais de 79 mil peças entre agasalhos, cobertores, vestuários em geral, sapatos e acessórios. Em pouco mais de 3 meses, mais de 6.500 famílias osasquenses foram beneficiadas com as doações.

105


economia solidária

O

Osasco conta Centro de Comércio Justo e Solidário

projeto do Centro de Comércio Justo e Solidário é desenvolvido por meio da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, juntos proporcionam a fabricação e comercialização de produtos em um só local, gerando assim maior visibilidade. No espaço, localizado na avenida Deputado Emílio Carlos, 113 (ao lado do Restaurante do Servidor), os empreendedores das áreas de artesanato, alimentos, estética e costura têm a disposição toda infraestrutura para a produção dos artigos, entre roupas, quadros, bijuterias, bolsas, esculturas.

106


Cooperação técnica

formalização do acordo de cooperação técnica entre as cidades de osasco e lyon na frança

mutirão de emprego

107


promoção Social Política de Assistência Social em Osasco é levada a sério

E

m Osasco as políticas públicas de assistência social são coordenadas levando em conta a promoção humana. A rede está preparada para oferecer serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e/ou especial para famílias, indivíduos ou grupos que deles necessitarem.

Em 1000 dias foram criados: Novo CRAS do Rochdale Novas instalações do CRAS Giuseppe Fiorita, no Santo Antônio Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Vila Yara Construção do Acolhimento Institucional Residencial Osasco, no Jaguaribe 3 Centros de Referência (abrigos)

reforma da piscina do cati

108


CRAS rochdale

CRAS Gioseppe Fiorita

109


casa do empreendedor Um dispositivo público que centraliza em um só lugar diversos serviços para o empreendedor

A

Casa do Empreendedor de Osasco busca fortalecer ainda mais a economia da cidade. Com diversos serviços oferecidos como na área da formalização de empresas, na capacitação e gestão empresarial, na orientação sobre financiamentos e/ou microcrédito orientado, o dispositivo localizado na rua Mariano J. M. Ferraz, 260, no Centro, tem como objetivo prover mecanismos de sustentabilidade e longevidade ao empreendedor, ajudando-o a prosperar.

110


feira noturna Para atender quem não podia fazer compras pela manhã, a Feira Noturna também se tornou ponto de encontro para toda a família

F

ormada por 60 barracas com diversos produtos de feiras livres, como verduras, frutas, legumes, ervas, temperos, entre outros, a Feira Noturna de Osasco também conta com áreas de alimentação e atrações musicais. Toda quarta-feira das 18 às 22h é dia feira na avenida Sport Club Corinthians Paulista, Jardim das Flores, no estacionamento da Fito com entrada pelo Sesc.

111


/prefeituradeosasco @governodeosasco

www.osasco.sp.gov.br

telefones Ăşteis 24 H SAMU 192

Defesa Civil 199

Guarda Civil Municipal 153


Revista obras e ações volume 2