Issuu on Google+

CÓDIGODEÉTICA


Sumário Missão,Visão,ValoreseMantra................................03 Introdução............................................................................05 PapelSocialdaSECJr.Consultoria..........................07 O«SerSECJr.».....................................................................09 Relaçãocomocliente....................................................12 Relaçãocomasociedade.............................................16 RelaçãocomoMEJ..........................................................19 Relaçãocomoambienteacadêmico....................22 Relaçãocomosoutrosintegrantesda empresa.................................................................................25


Missão Potencializar as práticas do Secretariado Executivo,desenvolvendoserviçosdequalidade paratotalsatisfaçãodenossosclientes. Visão Sermos, até 2014, referência na captação e execuçãodeprojetos,destacando-nospelobom relacionamentocomnossosstakeholders.

3

Valores Colaboração; EspíritoEmpreendedor; Paixão; Profissionalismo; Responsabilidade; Sustentabilidade. Mantra Auniãonosfazexcelentes!

4


EsteCódigodeÉticatemcomoobjetivoefetivar avisão,missãoevaloresdaSECJr.Consultoriae orientar as ações dos integrantes em diversas situações.

Introdução

Para definir a forma de atuação da empresa, todososcolaboradoresdevemestarconscientes da composição do Código de Ética, e o comprometimentocomtodasasquestõesaqui expostas é fundamental para que a empresa estejaalinhadacomummesmoobjetivo. Os princípios deste documento aplicam-se a todososcolaboradoresdaSECJr.Consultoriae devemsercumpridospelosmesmos.

5

6


PapelSocialdaSECJr. Consultoria

7

Além da conduta do próprio integrante, este Código de Ética abrange cinco públicos de interação da SEC Jr. Consultoria: os clientes, a sociedade,oMovimentoEmpresaJúnior(MEJ),o ambiente acadêmico no qual a empresa está inserida(professoresealunosdocurso)eoutros integrantesefetivos. A interação com esses públicos é vital para o desenvolvimento e crescimento da SEC Jr. Consultoria.Devidoaisso,estedocumentotema função de identificar as responsabilidades e ações dos integrantes perante cada público, guiando-osparaumarelaçãosólidadentrodos parâmetroséticos. 8


O“SerSECJr.”

9

1) O integrante da SEC Jr. Consultoria deve honraretransmitir,comhumildade,osvaloresda empresa, lembrando-se de que todas as suas ações impactam a sociedade direta ou indiretamente. 2) O integrante da SEC Jr. Consultoria precisa estar consciente de que carrega consigo a imagem da empresa e, desse modo, deve desenvolver uma postura adequada nos ambientesnosquaisestáinserido.

10


3) É dever do integrante da SEC Jr. Consultoria promover o nome do Secretariado Executivo, ressaltando a importância dos profissionais da áreaàsorganizações. 4) Cada integrante da SEC Jr. Consultoria deve conhecer os serviços presentes na carta de serviçosdaempresa.

RelaçãocomoCliente

5) O comportamento do integrante da SEC Jr. ConsultoriadeveestaralinhadoaoEstatutoeao RegimentoInternodaempresaecumprirtodas ascolocaçõespresentesnessesdocumentos. 11

12


6) O integrante da SEC Jr. Consultoria deve embasar sua negociação com os stakeholders nosvaloreséticosqueaempresapossui.Seuma proposta não for condizente com a cultura organizacional,essarelaçãodeveráserrevista. 7)Énecessárioqueointegranteaceiteoserviço apenassepossuirtotaiscondiçõesdeprazoe,ou, técnicaspararealizá-lo.Casocontrário,deveráter a responsabilidade, quando solicitado, de recomendar outros profissionais que possam fornecer o serviço com a mesma qualidade, independentementedeinteressescomerciais. 13

8 )  O  i n t e g r a n t e  d e v e  e s t a b e l e c e r  u m cronograma que seja viável para o término do projeto. A partir da contratação da SEC Jr. Consultoria,ointegrantedevecumprirtodosos p r a z o s  e s t i p u l a d o s .  C a s o  o c o r r a  a l g u m imprevisto, o cliente deverá ser comunicado comasdevidasjustificativas. 9) É inadmissível que o integrante da SEC Jr. Consultoriapromovadifamaçãodocliente.Todo integrante deve manter sigilo sobre as informaçõesdocontratante. 14


10)Ahonestidadeeatransparênciadevemser os pilares da negociação com o cliente. O integrante da SEC Jr. Consultoria deve explicar, de forma clara, os serviços e projetos a serem prestados a fim de sanar todas as dúvidas do cliente.

15

Relaçãocoma Sociedade

16


11)OintegrantedaSECJr.Consultoriadeveser socialmente responsável e justo, buscando desenvolverprojetossustentáveis.

13) É inadmissível que projetos sociais sejam realizados somente como forma de promoção deimagemdaSECJr.Consultoria.

12) É necessário que o integrante da SEC Jr. Consultoria tenha contato contínuo com os parceiros e não espere que alguma demanda chegue até a empresa. Isso contribuirá para o desenvolvimentodeambasaspartes.

14)ASECJr.Consultoriadeverelacionar-sebem com todos os seus concorrentes e respeitá-los, v a l o r i z a n d o  a  c a t e g o r i a  p r o fi s s i o n a l .  É inadmissívelquehajaadifamaçãodosserviços oferecidosporoutrasorganizações.

17

18


RelaçãocomoMEJ

19

15)ASECJr.Consultoriaprecisasercondizentee estaralinhadacomosvaloresdaBrasilJúnior,da FEJEMGedaCEEMPRE. 16) O integrante deve participar real e ativamente das atividades do Movimento EmpresaJúnior,mastendocomoprioridadeseu trabalhonaSECJr.Consultoria.Ointegrantedeve tambémrepassarasinformaçõesdasinstâncias aosoutrosintegrantesdaSECJr.Consultoria.

20


17)OintegrantedaSECJr.Consultoriadeveter h u m i l d a d e  p e r a n t e  o s  i n t e g r a n t e s  d o Movimento Empresa Júnior. A empresa deve possuir o valor da colaboração, contribuindo, sempre que possível, com outras empresas juniorespormeiodeserviçoseIntEJs.

21

Relaçõescomo AmbienteAcadêmico

22


18) Os espaços cedidos pela Universidade Federal de Viçosa para utilização da empresa devemsertratadoscomzelo. 19) É necessário que o integrante da SEC Jr. Consultoria crie métodos para a inclusão dos estudantes do curso na empresa e que não se s i n t a  s u p e r i o r  o u  d e t e n t o r  d e  m a i s conhecimentosqueosoutrosalunosdocurso.

23

20) O integrante da SEC Jr. Consultoria deve buscar maior contato com os professores de curso e outros profissionais, contando com a experiência dos mesmos para auxílio na execução de projetos e desempenho de um trabalhodemaiorqualidade. 21) Em caso de críticas ditas em relação à empresae,ou,aoscolaboradores,ointegrante daSECJr.Consultoriadevemanteraboapostura. Nãoépermitidoqueesterespondademaneira agressivaaessascolocações.Éimportanteque seja um momento de análise e melhoria por partedaempresa. 24


Relaçõescomoutros integrantesda empresa

22) O integrante da SEC Jr. Consultoria deve manter as relações de respeito com todos os integrantesdaempresa,independentementedo cargooudotempodeingresso.Éinadmissível que haja qualquer tipo de preconceito ou discriminaçãoentreintegrantes. 23)Ovalordacolaboraçãodeveestarpresente nas relações entre os integrantes da SEC Jr. Consultoria,mesmoqueotrabalhonãoestejana áreadeatuaçãodosmesmos. 24) É necessário que o integrante da SEC Jr. Consultoria saiba separar assuntos pessoais e assuntosdaorganização.

25

26


25) O integrante da SEC Jr. Consultoria deve utilizarasededaempresaparafinsdetrabalho, sendoqueaprioridadedohorárioédaDiretoria pré-estabelecida. É permitido, também, que os integrantes permaneçam na sede para estudo, desdequeelaestejavaziaouousodoespaço nãoatrapalheotrabalhodeoutrosintegrantes. 26) IntEJs e reuniões marcados na sede da empresanohoráriodeoutraDiretoriadevemser, previamente, avisados aos integrantes da mesma,demodoanãoprejudicaroandamento dastarefasdeambasaspartes. 27

28



Código de ética v01