Page 1

PÁGINA 1

ANO 13,

JUNHO DE 2013

N.93

“DAI-LHES VÓS DE COMER” deixamos iluminar pelo Espírito Santo que nos envia em missão.

CONTEÚDO: II ENCONTRO AFRICANO

Por: Rita Bemposta Voluntária Internacional Jmv Responsável pelos países de língua portuguesa

JMV NO MUNDO ÁFRICA A MISSÃO COMO DIRETOR INTERNACIONAL DA JMV

TESTEMUNHO:

Há poucos dias celebravamos com toda a Igreja o Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, esse imenso mistério de amor pelo qual Deus quis ficar ao nosso lado para sempre num pedacinho de pão e numas gotas de vinho.

JMV SÍRIA

CONSELHO E SECRETARIADO INTERNACIONAL

Mais do que uma importante solenidade foi um dia muito especial para para entrar em intimidade com Jesus, para perguntar como estamos a "Dar de comer" aos que têm fome... Todos temos fome de amor e não é uma fome que se mata com 5 pães e 2 peixes, nem com 300 mensagens grátis por mês ou com 500 amigos em facebook e muito menos com whatsapp... Esta fome sacia-se quando nos alimentamos de Jesus, quando nos

Os discípulos de Jesus já tinham tido a sua primeira experiência de missão: "Partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte" Lc. 9, 6. mas faltava-lhes descobrir a Jesus Ressuscitado e deixaram-se levar somente pelas preocupações humanas: "Despede a multidão. (...) porque estamos num lugar deserto" Lc. 9, 12. Quantas vezes cometemos o mesmo erro? Confrontados com as dificuldades, mais facilmente vemos as nossas potencialidades do que confiamos no nosso

Deus, pai misericordioso. E nos deixamos levar pelo mais cómodo, sem preguntar-nos como nos alimentamos de Deus? Que fazemos com essa enorme riqueza eucarística? Como a transformamos na hora de servir os outros? Como a levamos aos que têm fome, aos que vivem sem dignidade, aos que andam sem rumo, aos que têm fome de Alegria, aos que temos ao nosso lado, aos que precisam de ti e de mim? Quanto temos que aprender de Maria que confiava a 100% no seu Senhor, que soube servir como ninguém. Ela que foi a primeira a receber Jesus, o primeiro Sacrário e é Ela mesma que nos diz: "Vem aos pés deste altar", vem encontrar-te com Jesus na Eucaristia, confia n´Ele, revitaliza e partilha a tua fé, agarra esta opotunidade, esta Graça que tenho para derramar.


PÁGINA 2

LOGOT IPO II E NCO NT RO

II Encontro Africano Estamos às portas do II Encontro Africano, que visa promover a esperança numa Igreja universal na Juventude Africana, dando testemunho de Cristo ressuscitado nas suas vidas e desta forma procura incentivar o crescimento da JMV neste continente, atualmente a Associação está presente em 20

AF RI CANO

JMV NO MUNDO… ÁFRICA

”J M V : D I S C Í P U L O S E TESTEMUNHAS DE CRISTO COM A

Angola

a

FORÇA DA E S P E R A N Ç A”

JMV Nigéria

países. Agradecemos a todos os Conselhos Nacionais de África que colaboraram com a Equipa Internacional, dando o seu melhor para uma boa organização e comunicação para este encontro. Já faltam poucos dias para viver esta experiência enriquecedora que decorrerá de 3 a 7 de Julho, em Yaoundé (Camarões). .

Guiné Equatorial

Há alguns dias, a Irmã Judite e a Irmã Rosário visitaram o SIJMV comentando o trabalho com 5 grupos nas cidades de Lobito e Luanda. Os jovens têm uma ação social local muito importante, como parte da sua caminhada os jovens fazem visitas à prisão, entre ouras atividades. Para continuarem motivando os jovens neste país, levaram-lhes diferentes materiais de formação.

A JMV está presente em três cidades (Bata, Mokon e Micomeseng) e contam com a assessoria das Filhas da Caridade. São sobretudo grupos infantis e juvenis que realizam os serviços sociais aos idosos, participam na Páscoa Rural e colaboraram nos sitíos onde estão presentes as irmãs. A 08 de Junho, dia do Imaculado Coração de Maria participaram numa marcha Mariana.

Tanzania

RuandaBurundi

Nos primeiros dias de Maio, P. Gregory visitou este país e partilhou com um grupo de 25 jovens que recebem formação por parte das Filhas da Caridade. Na JMV há três grupos que estão inseridos nas paróquias e desejam prepararem-se para a Consagração Mariana.

A partir da campanha de auto-financiamento, os jovens sentiram-se motivados para desenvolver 1 microprojeto por grupo, conseguindo assim 10 micro-projetos que consistem: na fabricação de uniformes para as crianças e lenços para as senhoras, os mesmos serão vendidos para

Moçambique Os Jovens da JMV realizaram a Páscoa Solidária numa das regiões do país que mais foi afectada: grandes inundações; casas destruídas e pessoas mortas. A fim de dar uma resposta rápida às vítimas, recolheram e distribuiram dinheiro, alimentos, roupas e calçado. Os grupos desta região tiveram que parar as suas atividades porque não tinham as condições necessárias mas estão gradualmente a recuperarse. Os jovens também estão a trabalhar na primeira edição de um Boletim informativo e começaram a preparar a sua Assembleia Nacional.

beneficiar as famílias pobres, bordados para bebês, trajes típicos e culturais para alugar, também se dedicam à criação de ovinos e de suínos, cultivar a terra e plantar produtos locais. Isto permite-lhes angariar fundos para a campanha e atender às necessidades da sua região.


PÁGINA 3

SERVIÇO E MISSÃO NA JMV:

A MISSÃO COMO DIRETOR Y SUBDIRETOR INTERNACIONAL DA JMV É impossível descrever em poucas palavras o que significou para mim, este tempo em Madrid, um missionário vicentino que veio de um pequeno país da Europa Central, chamado Eslováquia. Sempre que as pessoas me pedíam para explicar o que eu fazia aqui, apenas vinha à minha mente uma palavra...MISSÃO. Que se pode esperar de um missionário? Assim fui tentando viver este serviço que me foi destinado, como uma missão. Para mim, ser um missionário ou estar em missão não se refere a um lugar ou a um tempo específico, mas ao fato de ter dentro de nós uma paixão que nos impulsiona a procurar novas maneiras de chegar ao coração das pessoas, neste caso em concreto, ao coração dos nossos jovens e deste modo anunciar-lhes a Boa Nova, para provocar neles o desejo de encontrarem novos horizontes.

jovens que estiveram ao meu lado todos estes anos. Todos e cada um deram-me algo, sobretudo a coragem de deixar tudo para vir até aqui, para servir a Associação. Só posso dizer-lhes "OBRIGADO" por esta experiência que partilhastes comigo, jovens, e com as Irmãs que passaram pelo Secretariado Internacional como delegadas Internacionais. Esta foi uma boa experiência para ver que o futuro pertence aos leigos mas estes precisam de ser bem acompanhados.

“QUE SE PODE ESPERAR DE UM MISSIONÁRIO?... ASSIM FUI TENTANDO VIVER ESTE SERVIÇO”

A minha missão em Madrid não foi fácil mas ensinou-me muito: todas as vezes em que pude partilhar convosco, nos vossos países, nos momentos de formação ou de animação, deixaram em mim marcas indeléveis. Em cada encontro que participei, cada contato que tive convosco fez deste tempo uma experiência inesquecível.

Quero agradecer à nossa Mãe Santíssima que fundou a nossa Associação por permitir-me viver esta experiência tão forte, com tantos jovens, padres e irmãs, que demostraram tanto amor e carinho pela Associação. Agradeço-vos por tudo o que vivi e que o carisma mariano-vicentino da JMV seja mais atual do que nunca. Jovens, senti-vos orgulhosos do que recebestes! OBRIGADO!

P. Pavol Noga CM Subdirector de JMV Internacional

Há uma parte desta missão que não deixa de me surpreender que é o pensamento dos

TESTEMUNHO: JMV Síria f

Parece que foi ontem que começamos a JMV em Síria. Há 35 anos iniciámos um camino de verdadera fé, uma vida espiritual sob o olhar da Virgem Maria e S. Vicente. Foram 35 anos de partilha, atendendo com amor às necessidades de pessoas pobres e doentes de diferentes religiões. Esta experiência fez com que todos os membros

“Os cristãos estão a abandonar o país, com medo… Nós permanecemos confiantes em Deus” JMV Síria crescecem espiritualmente. Apesar de estarmos a passar por uma situação difícil de guerra na nossa querida Síria, isso não nos impede de continuar com a mesma missão. O nosso lema: "Partilhando a Paz de Deus" ajuda-nos a recordar que Jesus é a fonte da verdadeira paz. CO NT INU A

NA

P ÁGI NA

SE GUI NT E


PÁGINA 4 P RO CEDE

DA

P ÁGI NA

ANT E RIO R

Depois da nossa reunião executiva, decidimos que por medidas de segurança era melhor reunirmo-nos todos juntos nas reuniões semanais e somente na nossa igreja. E isto sem mencionar que algumas reuniões tiveram que ser canceladas por falta de segurança. Somos uns 100 membros neste momento, muito menos do que eramos. Entristece-me dizer que os cristãos estão a abandonar o país, com medo do que está a acontecer e pelo futuro incerto. Nós permanecemos confiantes em Deus e praticamos intensamente a essência do Cristianismo, o significado do sacrifício e da crucificação de Jesus como demosntramos durante a Quaresma. Tudo isto partilhamos com todos os membros assim como os diversos problemas sociais, educativos e religiosos. Tentamos motivá-los no seu dia-a-dia e a viver como Jesus nos ensinou.

Como cristãos, acreditamos que nossas almas voltam para Deus, que encontramos a paz e luz na sua plenitude. Foi com esta convição que dissemos adeus à Irmã Zaarour Dalal, que faleceu a 15 de março. Uma vida exemplar que deu com todo o seu coração e que viveu por 35 anos pela e com a JMV, pois foi ela que fundou a Associação na Síria. Não deixaremos de continuar com esta missão, em que tanto acreditamos, sejam quais forem as circunstâncias. Somente pedimos que rezem por nós e pelo nosso querido país, para que possamos continuar agarrados à cruz com a convição de que a Ressurreição nos espera.

A Jesus com Maria

Gostaria de dizer que temos alguns adultos que nos ajudam a alcançar a nossa missão através de vários projetos: ajudando as pessoas que foram atingidas diretamente pela guerra (sem casa, comida, medicamentos…), conseguindo donativos e sem esquecer o apoio moral. A 6 de abril , tivemos o último projeto: a Campanha de Doação de Sangue.

JMV SÍRIA

CONSELHO E SECRETARIADO INTERNACIONAL…

Diretor Geral da JMV, P. Gregory Gay confirmou e emitiu as seguintes nomeações: Fernando Rodolfo Rojas Placencia (Presidente JMV Ecuador), Ir. Francely Elisabeth Pérez Cosajay, FC (Assessora El Salvador), Ir. María Elizabeth Hernández Torres, FC (Assessora Costa Rica), Ir. Tatiana Lucia Solano Coto, FC (Assessora Panamá), P. Secundino Ríos, CM (Assessor Panamá), Dc. Alexis Mutabazi, CM (Assessor Ruanda – Burundi), (Assessor Vietnam), Ir. Meaza Tecle, FC (Assessora Eritrea), Vanesa Estefanía Arrionda Mastandea (Presidente da JMV APU). ), P. Bimol Joseph Singh, C.M. (Assesor Índia), P. Peter šaradín C.M. (Assesor Eslováquia).

A equipa do Secretariado participou no Encontro Nacional de Juvenis e Iniciação no dia 25 de Maio em Madrid. Agradecemos à JMV de Espanha pela sua disponibilidade e compromisso expresso no seu árduo trabalho e boa organização. O tema do Encontro foi “SONHAR, para que tenham vida”.

O Conselho Internacional reuniu-se, vía Skype no dia 10 de Junho; para tratar de diversos temas relacionados com a próxima AG 2015 e da situação atual da Associação. S ONHAR,

P ARA

Q UE

T EN HAM VI DA JM V E SP ANHA


PÁGINA 5

P RO CEDE

DA

P ÁGI NA

ANT E RIO R

A Equipa Internacional está com os últimos preparativos para o II Encontro Africano. Por parte do Conselho Internacional participarão: Yasmine Cajuste, Ghislain Atemezing e pelo Secretariado Internacional: Bienvenu Fouda Abouna. Pedimos as vossas orações para que eles possam dar fruto e ajudarem a definir as orientações específicas para o desenvolvimento da JMV no continente africano.

O EJV e a JMJ no Brasil iniciou a sua contagem decrescente, aproximam-se os dias para viver uma experiência de fraternidade e de fé. Já tens a mala pronta? Já estás preparado para viver este encontro com Jesus Jovem? Que levas para partilhar… e que esperas receber?.

Este verão P. Pavol Noga termina o seu serviço como Diretor do Secretariado Internacional e Subdiretor Geral, pelo que a Equipa Internacional lhe agradece todo o seu empenho, colaboração e dedicação que prestou nestes 5 anos ao serviço do Secretariado Internacional. Damos-lhe os Parabéns porque foi mais que um Diretor, um amigo, que teve sempre uma Palavra e um coração disponivél para todos, que sempre soube caminhar ao lado dos jovens da Associação, como todo o missionário. Que Deus o abençõe na sua nova missão!.

O Secretariado Internacional deseja que todas as atividades do verão que os países têm por realizar, sejam momentos de alegria e de experiências profundas de fé.

www.secretariadojmv.org

SECRETARIADO INTERNACIONAL JMV C/José Abascal, 30. 28003 Madrid. España Tel. 34 91 591 2164 Fax. 34 91 119 1306 E-mail: secinterjmv@gmail.com / delinterjmv@gmail.com

Boletim jmv junho port  

Boletim Internacional Juventude Mariana Vicentina Junho de 2013 – ano 13 – Nº. 93

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you