Page 1

Outubro de 2010 – ano 10 – nº 78

APRESENTAÇÃO… ""Cada obra de amor, realizada com todo o coração, sempre aproximar as pessoas a Deus." Teresa de Calcutá

Queridos irmãos, que benção grande tivemos como Família, neste ano de 2010! Referimo-nos a todos os momentos em que nos reunimos para celebrar acontecimentos de grande importância no marco deste 350º Aniversário da morte de São Vicente e Santa Luisa que acabamos de encerrar, porém ressaltamos que a tarefa continua. Não nos cansamos de dar graças a Deus criador, por haver-nos permitido, como JMV, preparar e celebrar a III Assembléia Geral, na qual entre muitas outras coisas, elaboramos linhas de ações, as quais queremos vivenciá-las nos seguintes cinco anos. Um dos momentos mais esperados foi a eleição do novo Conselho, que velará e animará à JMV até a próxima Assembléia. Agradecemos ao Conselho anterior e redemos boas-vindas ao novo Conselho.

Conselho Internacional 2010-2015

CONSELHEIROS LEIGOS:

Argelys Vega (Panamá) Conselheira América america.jmv@gmail.com

Esta é a nova equipe que junto ao Secretariado Internacional tem a tarefa de animar a vida da Associação. Este número de nosso Boletim Internacional está dedicado especialmente a estas atividades de grande importância para nossa vida como Família e como Associação e por tal razão seu conteúdo será um pouco diferente dos números anteriores, porém igualmente interessante.

Ghislain Atemezing (Camarões)

Conselheiro África africa.jmv@gmail.com

Que

Karmen Kunc (Eslovênia) Conselheira Europa europa.jmv@gmail.com

Yasmine Cajuste. (Haiti) Presidenta Internacional

presijmv@gmail.com

Anh Nguyen (Vietnã) Conselheira Ásia asia.jmv@gmail.com

www.secretariadojmv.org

desfrutem!


Documento final

A III Assembléia Geral da JMV aconteceu em Turcifal pequena comunidade próxima de Lisboa, Portugal de 1º a 06 de agosto do corrente, sobre o tema “JMV, enraizados em Cristo, semeemos a esperança”. Na mesma participaram 157 pessoas de 38 países, alguns não puderam chegar por problemas nos trâmites de vistos, mas estamos seguros que se fizeram presentes através de suas orações. Nós, os participantes da Assembléia, realizamos uma peregrinação à Fátima, a qual iniciamos com a oração do terço nos diferentes idiomas e terminamos com uma Eucaristia. Sem sombra de dúvidas, a Assembléia Geral sempre é um evento muito significativo para nossa Associação, já que nos dá a oportunidade de renovar, impulsionar, desenvolver e melhorar as estratégias para que a JMV em nível nacional e internacional, siga atendendo aos desejos de Maria Santíssima. Respondendo a esta convocação participamos desta Assembléia. Para a maioria dos presentes foi a primeira vez que assistíamos e vivíamos este tempo. A grande benção desta III AG foi o fato de ocorrer “paralelo” a dos momentos importantes: Ano Jubilar de 350° aniversário da morte de São Vicente e Santa Luisa e o 180° aniversário da primeira aparição da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré. Alguém poderia dizer: Que casualidade! Mas todos sabemos que as casualidades não existem para os que confiam em Deus. Isso foi planejado pela Providência desde muito antes, para presentear-nos com todas as bênçãos de Deus por meio de nossos Santos e por intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe. Senhor, te damos graças, pela oportunidade de ter participado e colaborado diretamente nesse maravilhoso evento, de intercambio de experiências e sonhos, partilhando a oração, momentos de reflexão, e dessa maneira conhecendo melhor um ao outro, e assim melhor Tua presença entre nós.

Como compromisso e Plano Pastoral para os próximos 05 anos, a Assembléia traçou linhas de ação, às quais chamamos “Documento Final” e ainda que apareça o termo “final” o significado real estar mais para inicial… início de novas tarefas, etapas, projetos que nasceram e que nascerão à luz de este documento. O Documento Final consta de 05 áreas ou dimensões. A primeira é a Vida Espiritual já que somos conscientes de que a mesma fortalece nossa realização, nosso crescimento como pessoas e filhos de Deus. É necessária uma Formação integral que nos ajude a defender a dignidade da pessoa e a manifestar nossa fé com convicção, por isso a estabelecemos como segunda dimensão. Como terceira, o Serviço e a Missão, com vistas às novas pobrezas que nos apresentam. E não poderia ficar de fora deste documento a Família Vicentina, o fato de ser família, nos leva a trabalhar unidos pelos que menos tem. Ante o desafio da economia em muitos grupos da JMV, vimos necessário incluir o Autofinanciamento, como compromisso a seguir sendo trabalhado. Preparamos um roteiro para uma celebração Eucarística, ademais de um power point e um folder e os colocamos a sua disposição em nosso site. Tudo isto está pensado com o fim de facilitar a apresentação do Documento Final em seus respectivos países, esperamos que estes materiais lhe sejam úteis. Sabemos que há muito por diante, o caminho é longo; mas com a ajuda de Maria seguiremos firmes. É nossa missão, nossa tarefa, como cristãos católicos, leigos Marianos/Vicentinos dentro da Igreja não estarmos passivos, porque de nós jovens, se espera muito mais. Assim, animamos a todos os JMVs a continuar semeando esperança e a enraizar-se mais e mais em Jesus Cristo.


ENCONTRO DE JOVENS VICENTINOS MADRID 2011

I ENCONTRO AFRICANO – LISBOA 2010

De 28 a 31 de julho, exatamente antes da AG realizou-se o Primeiro Encontro Africano EA da história da JMV, no qual participaram 07 países e um total de 32 pessoas, das quais 04 jovens leigos, 07 representantes da Equipe Internacional, voluntários da JMV de Portugal destinados a este Encontro, e os demais presentes eram Assessores, membros da CM e FC. Muitos jovens não puderam participar pelo fato de não conseguirem seu visto a tempo. Mas sabemos que nos acompanharam com suas orações. Dada a pouca participação de países, podemos dizer que este tempo nos permitiu conhecer, de forma mais direita, a realidade da Associação nesta parte do mundo. África é um continente que mesmo com sua atual realidade social e econômica tem muito a contribuir com a Igreja e isso ficou muito visível nos quatro jovens e nos/as assessores/as (Padres e Irmãs), que participaram do Encontro. Animamos a que não percam a esperança e sigam sendo sinal de luz e vida; mas, sobretudo que se convertam no grito dos povos que merecem ser escutados e apoiados.

Durante o verão de 2011 teremos os seguintes acontecimentos: Primeiro o Encontro Internacional de Jovens Vicentinos, de 12 a 15 de agosto de 2011, com o tema: “Vicentino, um estilo de vida para hoje” O segundo evento, como todos sabemos será a Jornada Mundial da Juventude, de 16 a 21 de agosto de 2011. O tema para este ano será: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” Tudo com um objetivo: celebrar nossa fé crista com jovens de todo o mundo e proclamar que o carisma Vicentino vive hoje em nós. Para uma melhor preparação teremos 05 catequeses para aprofundar-nos em nosso carisma Vicentino (ver blog). A data final para inscrições da Família Vicentina em ambos os eventos será o dia 1º de abril de 2011. Contacte-nos: Comissão Preparatória E-mail: jmj2011fv@gmail.com Blog: http://jmj2011famvin.99k.org/

Repasse essa ideia… Esperamos-ti!!!


Pe. Pavol Noga,CM – Subdiretor Geral da JMV Em 25 de setembro na Basílica de São Pedro em Roma os representantes de todas os Ramos Vicentinas, durante uma missa solene, concluíram, oficialmente, o ano Jubilar – 350º Aniversário de morte de SV e SL. Mas será que isso significou um ponto final?... Pergunto-me. Que significado teve este tempo para mim? E atrevo-me, também, fazer esta pergunta em nome de nossa Associação. Com este encerramento oficial veio a minha mente uma lembrança do último ato durante a Jornada Mundial da Juventude – Colônia/2005, quando oficialmente na missa de encerramento, o Papa concluiu os atos que compõem o mega eventos. Recordo que ficamos esperando naquela praça, entre os restos de comida, etc e perguntando-nos unos a outros: E agora, o que fazer? É tudo que nos resta?... Pois não, porque o que vivemos durante aqueles dias, oficialmente não se terminou ali, mas aquele final foi o começo de um novo nascimento do orgulho de ser jovem católico e conhecer mais de perto o rosto de Cristo em nossas vidas. Estou convencido também, que com o encerramento do ano jubilar em nossa Família Vicentina não se termina nada, é o momento de poder renascer a vitalidade de Ser Jovem e Der Vicentino conhecendo mais de perto quem era o senhor Vicente e a senhora Le Gras. Resta-nos muito por descobrir sobre as riqueza e a herança que estas duas pessoas nos deixaram. Ainda que fisicamente já estão mortos há 350 anos, sempre estarão vivos e isso “data de vencimento”, porque os pobres sempre estarão entre nós. Pessoalmente este ano me deixou muita vontade de ir mais além. Quero dizer-lhes que creio muito nos jovens da JMV. Peço-lhes que tenham a valentia de ir mais além de celebrações oficiais, mais além de festas pontuais, e ver com a ótica de São Vicente e de Santa Luisa as novas pobrezas, os novos sinais e os novos desafios, para que de verdade estejamos mais convencidos e mais orgulhosos de sermos portadores de esperança como foram séculos atrás Vicente de Paulo, Luiza de Marillac e seus seguidores. É o meu desejo, com todo carinho.

CONSELHO E SECRETARIADO INTERNACIONAL  Nos últimos meses o Padre Geral confirmou as seguintes nomeações para Assessore(a)s Nacionais: Pe. Jesus Palau,CM (Honduras), Ir. Nelly Beatriz Díaz Yaguana,FC (Equador), Pe. Clément Ondoua,CM (Camarões), Pe. Tomas Brezani,CM (Eslováquia). Ir. Maria do Socorro Pinto Mira,FC (Guatemala), bem como aprovou os Estatutos Nacionais de Costa de Marfim e Equador.  De 09 a 11 de julho, Pe. Pavol participou do

Encontro Nacional da JMV República Checa, em Vranov no qual participaram 80 pessoas.  De 23 a 27 de agosto Argelys Vega, (Conselheira Internacional) e Katarina Mazurová (Voluntária), participaram do Encontro de Assessores e Animadores da JMV, em Sinjak Ucrânia. Posteriormente visitaram grupos da JMV Eslováquia (dia desportivo em Parchovany e reunião com jovens em Nitra).  No dia 24 de setembro Ghislain Atemezing (Conselheiro Internacional), falou sobre os projetos de serviço, que atualmente desenvolve nossa Associação,

a representantes do SSVP.  Nossa Conselheira Internacional, Karmen Kunc nos representou em 25 de setembro no encerramento oficial do Jubileu e no GioVin 2010, em Roma.  Por problemas técnicos as contas de e-mails telefônicas do Secretariado Internacional já não estão ativas, assim pedimos que os contatos, via correio, conosco se dê por meio dos endereços a seguir: Subdiretor Geral: secinterjmv@gmail.com, Delegada Internacional: delinterjmv@gmail.com, Voluntária Inglês: english.jmv@gmail.com, Voluntária Espanhol: espanoljmv@gmail.com, Voluntária Francês: francaisjmv@gmail.com e Voluntário Português portugues.jmv@gmail.com

Boletim Internacional 78  

SI JMV - BI - Outubro 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you