Revista Soluções - Edição 6

Page 37

Tecnologia, Informática e Comunicação (APL-TIC) do Oeste do Paraná, que tem apoio do Sebrae/PR.

oportu nidade de negócios e busquem qualificação para oferecer soluções em SPED específicas para as pequenas empresas. “Atualmente, a oferta ainda está focada nas grandes empresas.”

A empresa pretende lançar até o fim deste ano um módulo adequado à nova legislação do SPED, para atender o varejo farmacêutico, público-alvo da Softpharma. Isso porque, futuramente, as farmácias também terão que se adequar ao SPED, assim como pequenas e médias empresas de outros setores.

Oportunidades

O sistema está sendo considerado pelos especialistas como uma das maiores revoluções digitais, no campo da contabilidade, já vistas no País. De modo geral, consiste numa modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores. Para as empresas de TI, sem dúvida, o SPED passou a ser uma oportunidade de negócios que só tende a crescer. O SPED é composto por Escrituração Contábil Digital (ECD) e Escrituração Fiscal Digital (EFD), que passaram a valer recentemente, e pela Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), em vigor no País desde abril de 2006. O sistema é uma iniciativa integrada das administrações tributárias nas três esferas dos governos federal, estadual e municipal. A ECD foi instituída para fins fiscais e previdenciários e deverá ser transmitida pelas pessoas jurídicas. Estão compreendidos nesta versão digital os livros: Diário, Razão, Balancetes Diários, Balanços, Fichas de Lançamento e Auxiliares, quando existirem, que deverão ser assinados digitalmente.

72

A EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos dos estados e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Também consiste em um conjunto de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via internet, ao ambiente SPED. Já a NF-e, um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente que documenta as operações de prestação de serviços. Segundo Ricardo Pereira, os empresários de micro e pequenas empresas do Paraná precisam ficar atentos, de quando o seu software precisará de adequação às regras da Receita e buscar auxílio junto aos seus fornecedores de software ou empresas de software que já fizeram essas readequações. O coordenador informa que já existem no Paraná algumas empresas de TI especializadas no assunto, o que facilita o processo. “Apesar de ainda não haver um prazo para que as micro e pequenas empresas se adequem às regras, os empresários precisam colher o máximo de informações. O SPED vai exigir o uso da TI, o que, nos pequenos negócios, ajuda a elevar o patamar de competitividade.” Para os empresários de TI, o coordenador sugere que apostem nesta

Enquanto isso não acontece, técnicos da Softpharma estão viajando o País oferecendo palestras para orientar e conscientizar os empresários e também contadores sobre o novo sistema. Com o tema “Inovações da Legislação Fiscal”, as palestras tiveram início em janeiro deste ano e já aconteceram em sete cidades de Mato Grosso do Sul e dez cidades catarinenses. A empresa programa agora a capacitação em

A MobiOn está envolvida no sistema nacional desde 2005. “A empresa foi uma das primeiras a ingressar no projeto. Em 2006, nossos profissionais atuaram diretamente na definição dos padrões de comunicação fazendários, fornecendo inclusive software para a Receita Federal”, conta José Manuel Catarino Barbosa, diretor comercial da MobiOn. O empresário considera que a implantação do SPED se tornou uma oportunidade de mercado para as empresas de tecnologia. Mas o diretor acredita que esta oportunidade, que tem um tempo limitado, é vantajosa apenas as empresas de TI que já possuem maturidade tecnológica. “Quem não estiver preparado vai quebrar e, além do mais, irá prejudicar os empresários.”

Leandro Lorenzetti, diretor comercial da Softpharma, explica que as palestras são gratuitas e promovidas com a ajuda de um patrocinador. Mas de olho no mercado, a Softpharma espera vender a solução que está desenvolvendo para pelo menos 300 empresários de todo o País.

Demanda em alta A EBS Sistemas também oferece treinamento para seus clientes. A empresa, de Curitiba, já possui um software contábil há 22 anos. Como a solução é modular, a empresa precisou fazer adequações para que o produto passasse a atender as exigências do SPED. Todo o trabalho teve a ajuda de contabilistas.

O SPED é composto por Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Fiscal Digital (EFD) e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Marilucia Rodrigues da Silva, direto-

Leandro Lorenzetti, empresário

Ricardo Pereira diz que o novo sistema está provocando gradualmente um aumento nas receitas das empresas desenvolvedoras de software. “É que as empresas atingidas pelo SPED estão sendo obrigadas a fazer readequações dos softwares que já eram oferecidos por seus fornecedores. E esse processo tem um custo”, explica. O coordenador estadual de TI do Sebrae/PR também diz que esta movimentação pode trazer novos clientes para as empresas que estão investindo em capacitação. É o caso da Softpharma, empresa de Cascavel, oeste do Estado, que faz parte do Arranjo Produtivo Local de

Foto: Claiton Biaggi

al de Tecnologia da Informação do Sebrae/PR, Ricardo Almeida Pereira. O SPED, explica o coordenador, foi instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Os primeiros fornecedores de soluções em TI no Paraná começaram a enxergar o SPED como uma oportunidade de negócio, logo que entrou em vigor a NF-e. Desde então, empresas de TI, algumas de pequeno porte, passaram a oferecer serviços de readequação de sistemas e capacitação sobre o SPED. O Paraná possui atualmente 178 empresas produtoras de software e destas pelo menos 10% já têm soluções ou estão adequando sistemas para atender às regulamentações do SPED.

20 cidades de São Paulo e Minas Gerais.

73


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.