

Gastronomia da Bahia pelo Olhar Artesão
ARTESANATO REFERÊNCIA E SUA
INTERPRETAÇÃO DAS TRADIÇÕES
CULTURAIS E DA GASTRONOMIA
DA BAHIA
Cerâmica Reis
Ladrilhos e panela em cerâmica
Município de Vitória da Conquista
Meire Cabral
Trilho de mesa em tear em fios de algodão.
Município de Salvador

Gastronomia da Bahia pelo Olhar Artesão
Composição

Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida
Deisiane Oliveira
Sousplat em crochê de grampo.
Município de Muritiba
Edna Marta Vaso em cerâmica.
Município de Salvador
Dinalva Bispo dos Santos
Escultura e argolas de guardanapos em palha de milho.
Município de Salvador
Luis Santana
Trilhos de mesa confeccionados no tear com fibra da piaçava, fios de algodão e outras fibras.
Município de Salvador

A gastronomia da Bahia pelo olhar artesão
O setor da gastronomia tem se destacado como um potencial atrativo para o turismo em regiões estratégicas do estado da Bahia. Acreditamos que as ações empreendedoras desse segmento, aliado ao artesanato, ampliam as chances de potencializar ainda mais os efeitos positivos dessa interconexão.
Como é da sua missão, o Sebrae Bahia apoia ações voltadas para o empreendedorismo, viabilizando oportunidades de capacitação em diferentes setores, gerando integração, crescimento econômico e reforço conjunto entre diversos ecossistemas de negócios.
Vale destacar ainda que os resultados são acompanhados pela expansão das estratégias de apoio ao empreendedorismo e das oportunidades de capacitação oferecidas aos empresários e empresárias de toda a Bahia pela organização.
Acreditamos que o artesanato conecta e reforça a valorização da riqueza da nossa gastronomia, tão apreciada por baianos e visitantes do mundo todo! O empreendedorismo aplicado nesse setor nutre saberes da Identidade Baiana, onde o fazer manual encontra a arte do sabor. Jorge Khoury Superintendente do Sebrae Bahia
AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Composição de cestos em fibra de palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga. Pássaros entalhados em madeira de umburana reaproveitada nas
Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida
Sonia Costa Adornos de mesa com fios da fibra de piaçava, contas em cerâmica, coco e fios de algodão
Município de Salvador

Interseção entre cultura artesanal e agronegócio baiano
O artesanato baiano é expressão viva do território, da memória e da identidade do nosso povo. Ele nasce, muitas vezes, diretamente do campo — das fibras, sementes, madeiras, argilas e tantos outros insumos originados na agricultura familiar. E é justamente o artesão quem faz a ponte entre esse universo produtivo e o universo simbólico da arte: imprime sentido, beleza e poesia ao que a terra oferece.
Ao transformar matéria-prima em criação, o artesão fortalece cadeias produtivas regionais, gera renda, preserva tradições e reconhece o valor do trabalho rural. É um movimento que eleva a autoestima das comunidades, consolida pertencimento e projeta a Bahia no cenário nacional e internacional como referência em obras feitas à mão, carregadas de identidade cultural e expressão territorial.
Reconhecer e incentivar essa atividade é reafirmar nossa visão de desenvolvimento rural sustentável. É compreender que agricultura e cultura caminham juntas e se complementam. Investir no fazer artesanal significa honrar a terra, valorizar o trabalho das famílias rurais e promover prosperidade presente e futura.
No Sistema Faeb/Senar, acreditamos e apoiamos a integração entre produção agrícola, criatividade e tradição. Seguiremos contribuindo para fortalecer esse elo que transforma realidades, gera oportunidades e mantém viva a essência do nosso povo.
Humberto Miranda Presidente do Sistema FAEB/SENAR
Fruteira em cerâmica.
Município de Lauro de Freitas
Trilho de mesa na tecelagem com fibra da piaçava, fios de algodão e outras fibras.
Município de Salvador

Apresentação
A gastronomia representa muito mais do que o termo “cozinhar” ou “alimento”. Ela abrange um universo fascinante que une sabor, estética, tradição e inovação. Busca criar experiências sensoriais completas, combinando sabores, aromas e estéticas visuais que encantam e surpreendem.
Esta publicação é um convite para desvendarmos as conexões entre a gastronomia e o artesanato baiano, um contexto no qual cada elemento transmite histórias, criatividade e sensações
Essa jornada é um despertar para os cinco sentidos. O olfato seduzido pelo perfume dos ingredientes e aroma das fibras, dos fios, da madeira, da argila que é moldada pelas mãos artesãs. O paladar desafiado pela vasta culinária da Bahia desperta sabores apimentados, doces e até mesmo azedos e amargos. O tato que sente as texturas potencializa a amplitude das sensações. E o som, uma música para os ouvidos, o burburinho das cozinhas, o chiado de uma panela borbulhando nas altas temperaturas, o movimento dos talheres se entrelaçam com o fazer artesanal, o movimento ritmado das mãos no trançado, nas agulhas, nos nós, nos bilros, nas navetes, como também nos teares.
Descobrir, pelo olhar artesão, a gastronomia como inspiração criativa, com leituras sustentáveis aplicadas ao artesanato.
Tatiana Martins
Coordenadora do Artesanato Sebrae Bahia
Eliana e Eliene Dias Frutas em crochê.
Município de Salvador
Luis Santana
Jeane Bahia
Casa das Rendeiras
Toalha de mesa em renda de bilro e cesto em palha de licuri.
Município de Saubara
AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho
Esculturas baianas em cerâmica.
Município de Aratuípe
Edna Marta
Vaso e flores em cerâmica.
Município de Salvador

Sabores,Texturas e Memórias que Contam Histórias
A Bahia é terra onde tradição se serve à mesa e se molda com as mãos. A culinária baiana, marcada pela influência africana, indígena e portuguesa, é uma explosão de sabores e afetos: o dendê, o camarão seco, o leite de coco e os temperos intensos e até apimentados criam pratos que são verdadeiros rituais de identidade, onde sabor, fé e tradição andam lado a lado, assim como memória, história, afetividade, costume e celebração.
Não é de hoje que as iguarias baianas, assim como a produção agrícola estadual inspiram temáticas no artesanato e estimulam a criatividade. Cada artefato carrega saberes ancestrais, transmitidos de geração em geração, e reflete os contrastes que fazem da Bahia um lugar único, onde a memória do passado, contam histórias no presente e propõe releituras para o futuro.
As tradições das festas populares, dos ritos religiosos, do colorido vibrante, da contemplação da natureza, da culinária miscigenada de diferentes povos e nações que resultaram em uma gastronomia repleta de sabores e sensações, despertam os cinco sentidos e convidam à uma contemplação que preserva suas tradições, mas também se reinventa. Assim é o artesanato baiano, inspirado pela gastronomia regional, valoriza o contexto visual, explora as texturas, favorece os sons e aromas e aguça os sabores.
Bom Apetite!

Beatriz Rocha Balangandã em tecido e crochê.
Município de Salvador
Sabores, Cores e Encantos: A Bahia que Desperta os Sentidos
Saborear é mais do que provar, é mergulhar em uma experiência que desperta os cinco sentidos. Na Bahia, cada prato carrega histórias, cores e afetos, e o artesanato que o acompanha transforma o ato de servir em poesia visual e tátil. As rendas alvas como coco fresco, as cerâmicas pintadas à mão, os cestos de palha e os tecidos vibrantes criam texturas que encantam o olhar e o toque. O aroma do dendê, o som das panelas, o calor das mãos que preparam e oferecem, tudo convida à contemplação. É nesse encontro entre sabor e artesanato que o cotidiano se torna uma celebração.



Casa das Rendeiras
Cesto em palha de licuri.
Município de Saubara
Chitarte
Panos de prato em chita bordada. Argolas de guardanapos com flores bordadas e fuxico.
Município de Cachoeira
A inspiração dos principais ícones representativos da tradição, costumes e identidade cultural do nosso estado também são representações visuais da culinária baiana regada ao azeite de dendê, mariscos, temperos, pimentas, frutas e tantas outras iguarias que envolve as tradições de cada pedacinho da Bahia, assim como, também é fortalecido as conexões agrícolas que reforçam o impulsionamento produtivo e econômico.

Ver é sentir com os olhos

Ver
Vem do latim videre, que significa “olhar, perceber, compreender”

Ver é mais do que enxergar — é sentir com os olhos.
É ver o tom vibrante do dendê resultar no dourado do acarajé, o verde fresco do coentro repousando sobre o vatapá cremoso.
É ver a força dos contrastes: o branco do coco ralado sobre o negro do feijão, o brilho das pimentas sobre as louças rústicas da cerâmica.
É ver como o artesanato, as cuias de barro, as bandejas de madeira, os panos bordados, não apenas compõe a mesa e o servir, mas realçam o visual e os sabores.
É ver a culinária como expressão de identidade, onde cada textura conta uma história, cada cor carrega um legado.

Na Bahia, ver a comida é quase ouvir o tambor, sentir o axé e imaginar em tudo de bom que está por vim.

Jennifer Bahia Espadas de São Jorge em modelagem de celulose.
Município de Salvador
(Na página seguinte)
Joanice Conceição
Porta copo bordado à mão.
Localidade de Salvador
(Na página seguinte)
Luis Santana
Trilho de mesa na tecelagem com fibra da piaçava, fios de algodão e outras fibras.
Município de Salvador



Tania Silva

Mobilie em madeira pintada.
Município de Lauro de Freitas
Município de Salvador
Trilho de mesa com aplicação de estamparia manual.
Município de Salvador
Conjunto de carteiras em tricô, inspiradas com o tema das pimentas.
Município de Salvador
Cobre jarra com pimentas em tecido e malha.
Município de Salvador
Meire Cabral
Luana Dantas
Jeane Bahia
Luana Dantas
Cobre jarra com pimentas em tecido e malha.

Meire Cabral
Colar e argola de guadanapo inspirado com o tema das pimentas.
Município de Salvador

As Desfiadeiras
Guardanapos em tecido com pintura e bordados à mão.
Município de Lauro de Freitas
Cooperafis
Jogos Americanos em sisal.
Município de Valente
Nice Costa
Cestos em fibra de canabrava com aplicação decorativa de retalhos de tecelagem da fibra da piaçava e fios de algodão, acabamento em miçangas e alças em couro.
Colab com Luis Santana.
Município de Salvador
Casa das Rendeiras
Mocô de feira em palha de licuri.
Município de Saubara
Luana Dantas
Adorno de sacola de feira com pimentas em tecido e malha.
Município de Salvador



Solange Santana
Guardanapos em richelieu.
Município de Lauro de Freitas
Chitarte
Argolas de guardanapos com flores bordadas e fuxico.
Município de Cachoeira

Irina Fernandes Azevedo
Baiana e bowls em papietagem.
Município de Salvador
de
Município de Salvador
Município de Ilhéus
Município de Boa Nova
Tirson Fernandes
Casas decorativas em cerâmica
Município de Mata de São João
Cris Fontes
Porta bolo com baiana em tecido.
Fabiana Souza
Bandeja em fibra
taboa.
Maria Raimunda Botelho
Porta copo em retalho de tecido e fuxico.

Costa dos Coqueiros
Jogos americanos em palha de piaçava. Unidades produtivas da Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte da Bahia.
Municípios de Mata de São João e Entre Rios.

Cooperafis
Suporte de panelas e de copos em sisal.
Município de Valente

Cacho de abacaxis em cerâmica.
Município de Salvador

Município de Salvador
Edna Marta
Jennifer Bahia
Cacho de bananas e folha como fruteira em modelagem de celulose.
Município de Salvador
Jociane Santos
Cacho de frutas em massa fria aplicado na colher de madeira.

Quilombo do Mangalô
Cesto em cipó.
Município de Coração de Maria


Dorian Almeida
Panos de prato decorado e argolas de guardanapos em frivolité.
Município de Salvador
Meire Cabral
Trilho de mesa em tecelagem.
Município de Salvador
Armazém Criativo
Tábua e pires em madeira.
Município de Salvador
Edna Marta
Cacho de maças em cerâmica.
Município de Salvador


Elaine Borges
Cestos em palha de piaçava.
Município de Mata de São João


Jennifer Bahia
Cacho de bananas em modelagem de celulose.
Município de Salvador Cooperafis
Sousplat em sisal.
Município de Valente
Jeane Bahia
Fruteira em cerâmica. Município de Lauro de Freitas
Edna Marta
Frutas (banana e caju) em cerâmica.
Município de Salvador
Mãos Nativas

Jennifer Bahia
Cacho de bananas e folha como fruteira em modelagem de celulose.
Município de Salvador
Mulheres de Fibra
Jogos americanos em panacum e tranças de palha de piaçava.
Localidade de Vila Sto Antônio Município de Mata de São João
(Na página seguinte)
Edna Marta
Frutas (banana e caju) em cerâmica.
Município de Salvador
Luis Santana
Trilho de mesa na tecelagem com fibra da piaçava, fios de algodão e outras fibras.
Município de Salvador
Cooperafis
Cesto em sisal e fibra de piaçava.
Município de Valente




Frutas diversas e fruteira em
Nunca pensei que uma fruta mudaria minha trajetória como artesã, amo fazer cajus!
Edna Marta
cerâmica.
Município de Salvador
Cooperafis
Suporte de panela e porta copos em sisal.
Município de Valente
Edna Marta
Eliana e Eliene Dias Frutas em crochê. Município de Salvador




Argola de guardanapo em crochê.
Município de Camaçari
Abacaxis em frivolité em fios de algodão.
Município de Salvador

Prato decorativo e bowlls em cerâmica.
Município de Lauro de Freitas
Sousplat e cesto em fibra de licuri.
Localidade de Brejo Grande
Município de Jeremoabo
Dorian Almeida
Jeane Bahia
Edna Marta
Cacho de coco em cerâmica.
Município de Salvador
Polo da Palha de Licuri
Mãos Nativas
Jacira Soares
Cestos em palha de piaçava e diversas argolas de guardanapos.
Município de Mata de São João
Adriane Agudo

Crochê é vida, é movimento. E quando observamos a natureza com sua diversidade de cores e detalhes, nos vêm inspiração de transformar tudo isso em peças de crochê. Aí acontece a magia, a conexão perfeita: observação (natureza, altruísmo), execução (técnica e sensibilidade).
Eliana e Eliene Dias

Eliana e Eliene Dias
Panos de pratos em crochê.
Município de Salvador
Mestre Reginaldo Xavier Escultura em cerâmica.
Município de Igatu

Atelier Mariarte
Porta copos em crochê.
Município de Lauro de Freitas
Mulheres de Fibra
Porta talher em panacum.
Localidade de Vila Sto Antônio
Município de Mata de São João

Xenia Pinheiro
Petisqueira e porta copos em cerâmica fria pintadas à mão.
Município de Salvador
Xenia Pinheiro
Tábua e talheres em madeira pintadas à mão.
Município de Salvador


Mãos Nativas
Flores, cesto e sousplat em palha de piaçava.
Município de Mata de São João
Josélia Souza
sousplat em tecido com detalhes em fios de algodão reaproveitados.
Município de Salvador

Jeane Bahia
Fruteira em cerâmica.
Município de Lauro de Freitas

Sousplat e argola de guardanapo em cordões de algodão e juta.
Município de Salvador
Tania Silva
Trilho de mesa com aplicação de estamparia manual.
Município de Salvador
Mari Correia

Bergson Marques de Sousa
Porta copos e bandeja em madeira reaproveitada, detalhes do coco da piaçava/ marchetaria e resina.
Município de Salvador


Mirinha e Milla Floquet Leal

Faço baianas no casco do coco seco e com tabuleiro de cocada, unindo arte, cultura e sustentabilidade. Cada peça celebra a culinária e a ancestralidade baiana através do artesanato.
Mirinha e Milla Floquet Leal
Esculturas em massa fria, coco Bahia. Argolas de guardanapos em coco Bahia e búzio.
Município de Salvador
Casa das Rendeiras
Guardanapos em renda de bilro.
Município de Saubara
Associação Mãos que Transformam
Argola de guardanapo em palha de Ariri.
Localidade de Jacunã Município de Jaguarari
Cooperafis
Sousplat em sisal. Município de Valente
Tiago Porto
Bandeja de madeira com mosaico em casca de ovo.
Município de Salvador


Luis Santana
Jogos americanos em tecelagem com fibra da piaçava, fios de algodão e outras fibras.
Município de Salvador
Meire Cabral
Trilho de mesa em tricô com fio de couro.
Município de Salvador
Joanice Conceição
Porta copo bordado à mão.
Município de Salvador

Delza Conceição Santos
Polo da Palha de Licuri
Sousplat em fibra de licuri.
Localidade de Brejo Grande Município de Jeremoabo
Cestos em palha de piaçava natural e tingida.
Localidade Quilombo de Massarandupió Município de Entre Rios
O artesanato e a gastronomia da Bahia é um reflexo da energia vibrante das cores que embalam a identidade cultural. A tonalidade marcante dos temperos e da culinária baiana, também são representadas pela expressão criativa do artesanato aplicado aos artefatos.

Sons que Temperam as memórias

Ouvir
Do latim videre, verbo que carrega tanto um sentido físico quanto simbólico

Na Bahia, ouvir é parte essencial do ritual de cozinhar e criar. É o som da panela borbulhando lentamente, anunciando que o sabor está se formando. É o ritmo do coco sendo ralado, os legumes e temperos sendo triturados, é a conexão do movimento e seu ritmo. Cada etapa de uma receita tem sua melodia: o tilintar dos talheres, o raspar da colher de pau no fundo da panela, o chiado do azeite de dendê encon trando o calor.
Esses sons não são apenas ruídos, são memórias sonoras que desper tam emoções. No artesanato, o toque da agulha no bordado, o dançar dos bilros com as linhas de algodão no desenho da almofada, o amas sar o barro, o entrelaçar das palhas, o esculpir na madeira, a costura dos fios e fibras também têm sua música, seu ritmo e movimento.
Aqui o ouvir, é perceber que, antes mesmo de provar o sabor, o corpo já sente.


Argolas de guardanapos com flor e fuxico bordado. Jogo americano em crochê.
Município de Cachoeira
Associação dos Artesãos de Jequié
Guardanapos e jogos americanos em crivo.
Município de Jequié
Flores e jarro em cerâmica. Município de Salvador


Panos de prato com detalhes em tecido chita bordada à mão.
Município de Cachoeira
em palha de piaçava.
Edna Marta
Costa dos Coqueiros
Cesto
Municípios de Mata de São João e Entre Rios.
Chitarte
Chitarte
Esculturas em material reciclado.
Município de Salvador



AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho
Prato em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe
Mestre Reginaldo Xavier
Escultura em cerâmica.
Munucípio de Igatu

Esculturas
Município
Edna Marta
Flores e jarro em cerâmica.
Município de Salvador
Costa dos Coqueiros
Cesto e sousplat em palha de piaçava.
Município de Mata de São João
Associação dos Artesãos de Jequié
Toalhas de prato em crivo.
Município de Jequié
AUMMA | Associação União de Mulheres de Monte Alegre
Toalha de mesa em tecelagem manual com fios de algodão.
Munucípio de Jeremoabo
Chitarte
Argola de guardanapo com flor e fuxico bordado.
Município de Cachoeira
Tirson Fernandes
Esculturas em cerâmica.
Município de Mata de São João

Marcos Vianna
Maria Carolina Leão
em papel machê.
de Salvador

Petrina Patrocínio
Descansador de talheres, porta guardanapos de papel em cerâmica em alta temperatura.
Município de Salvador
Xenia Pinheiro
Moringa em cerâmica pintada à mão.
Município de Salvador
Polo da Palha de Licuri
Sousplat em fibra de licuri.
Localidade de Brejo Grande Município de Jeremoabo
AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Cestos em fibra da palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga. Pássaros entalhados em madeira de umburana reaproveitada.
Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida



“ Ser sustentável, cuidar e semear a terra, que nos oferece os ingredientes de uma futura colheita"

Elisabeth de Souza
Sousplat e argolas de guardanapos bordadas á mão.
Município de Juazeiro
Elisabeth de Souza
Trilho de mesa bordada à mão.
Município de Juazeiro
Cooperafis Pássaros e cesto em sisal.
Município de Valente
AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Cesto em fibra da palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga. Pássaros entalhados em madeira de umburana reaproveitada.
Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida



Polo da Palha de Licuri
Cestos em fibra de licuri.
Escultura Arara em madeira umburana.
Localidade de Brejo Grande e Chuquê.
Município de Jeremoabo.
Associação dos Artesãos de Jequié
Trilho de mesa em crivo. Jogo americano bordado à mão, guardanapo e arolaem tecido.
Município de Jequié
Maria dos Anjos Souza
Trilho de mesa bordado rendedepe
Município de Inhanbupe


Armazém Criativo
Pires em madeira.
Município de Salvador
Souza
Sousplat em fibra de taboa.
Município de Boa Nova
Solange Santana
Guardanapo em richelieu.
Município de Lauro de Freitas
Quilombo do Mangalô
Cestos em cipó.
Município de Coração de Maria
Dina Bispo dos Santos
Argola de guardanapo em palha de milho.
Município de Salvador


Na nossa comunidade, o licuri é um ingrediente presente em muitas receitas, seja no arroz doce, feito com o leite de licuri, arroz temperado, feijão de corda regado com o óleo do licuri, e muitos outros, sem contar com a doçura das cocadas. Além disso, muitos animais também se alimentam do coquinho, mas o principal deles é a Arara Azul de Lear, símbolo nativo da nossa região.
Para nós o licuri é muitíssimo importante, temos todo o cuidado de cuidar e preservar a palmeira, inclusive por conta do nosso artesanato, que já é bastante reconhecido nacionalmente.
Mestre Zé de Rita
AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Cesto em fibra da palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga. Pássaros entalhados em madeira de umburana reaproveitada.
Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida
Fabiana





Joias do Quilombo | Associação dos Produtores da Floresta do Baixo Sul da Bahia
Daniela Lacerda
Tigelas e sousplat em fibra de piaçava e fios coloridos.
Daiane Santos Argolas de guardanapos em fibra de piaçava colorida.
Localidade de Lagoa Santa Município de Ituberá
Joias do Quilombo | Associação dos Produtores da Floresta do Baixo Sul da Bahia
Cesto e souplat em fibra de piaçava e fios coloridos.
Localidade de Lagoa Santa Município de Ituberá

Sentir texturas, formas, emoção

Tocar
Vem do latim toccare, pode ser usada tanto para descrever um gesto físico quanto uma emoção
Sentir, também é tocar, é deixar que as mãos descubram histórias gravadas nas superfícies, seja na crocância do acarajé, na maciez da massa de tapioca, na textura do barro que depois de modelado e queimado no forno se torna firme o suficiente para acondicionar e servir o alimento. É na textura delicada das rendas e bordados, na aspereza das palhas e fibras que costuradas e trançadas resultam em uma beleza atrativa, convidativa ao toque.
Na culinária, o toque é presença: é o amassar, o enrolar, o servir com cuidado. É o gesto que transforma ingredientes em sabor. No artesanato, é o contato com o barro, com o tecido, com a madeira — materiais que ganham vida pelas mãos que os moldam. Tocar é reconhecer a beleza do imperfeito, do feito à mão, do que carrega linguagem e identidade.



Josélia Souza
Trilho de mesa em fuxico.
Município de Salvador
Edna Marta
Penca de banana em cerâmica.
Município de Salvador
AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho
Pratos em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe
Costa dos Coqueiros
Sousplat em palha de piaçava tingida.
Municípios de Mata de São João e Entre Rios
Fabiana Souza
Bandeja em fibra de taboa.
Município de Boa Nova


| Associação
Trilho de mesa em tecelagem manual com fios de algodão.
Munucípio de Jeremoabo
Evandro e Fabiana Souza
Porta bolo e vasos em fibra de Taboa.
de Boa
Trançart
Mestre José Roque
Jogo americano em fibra de piaçava.
Município de Ituberá
Panela
AUMMA
União de Mulheres de Monte Alegre
Município
Nova Maristela Santos Flores em cipó.
Município de Boa Nova
Cerâmica Reis
em cerâmica
Município de Vitória da Conquista


Armazém Criativo
Tábua migalheira de pão em madeira.
Município de Salvador
Cínthia Versiani
Bandeja de madeira e resina.
Localidade de Arraial d`Ajuda
Município de Porto Seguro
AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho

Cerâmica de Passagem
Chaleiras em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe
Bandeja e Jarro em cerâmica.
Localidade de Passagem Município de Barra
Railan de Almeida
Jarro em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe
Artesanato Kiriri
Colar de mesa com sementes.
Município de Banzaê

Santos
Flores em cipó.
Município de Boa Nova

Joias do Quilombo | Associação dos Produtores da Floresta do Baixo Sul da Bahia
Vaso em fibra de piaçava e fios coloridos.
Localidade de Lagoa Santa Município de Ituberá
Meire Cabral
Trilho de mesa e jogo americano em tecelagem.
Município de Salvador
Dina Bispo dos Santos
Argola de guardanapo patuá em retalho de tecido, crochê em palha da costa e búzio.
Município de Salvador

Casa das Rendeiras
Cesto em palha de licuri e detahes em renda de bilro.
Município de Saubara
AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho
Moringa e copinhos em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho Município de Aratuípe
Maristela

Erisvaldo Pereira
Bowlls em madeira com pátina e mexedores de drinks em madeira entalhada.
Município de Boa Nova

AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Argolas de guardanapos em fibra da palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga. Pássaros entalhados em madeira de umburana reaproveitada.
Localidade de Morada Velha
Município de Santa Brígida
Guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
Luzinete Carneiro
Sousplat e porta copo em palimpsesto.
Município de Salvador
Deisiane Souza
Sousplat em crochê de grampo
Município de Muritiba

AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Porta vinho cesto em fibra da palmeira de licuri.
Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida
Colab
Maria Regina Soares
Cesto com detalhes em couro de tilápia
Município de Paulo Afonso
Maristela Santos
Flores em cipó.
Município de Boa Nova
Casa das Rendeiras
Maria Regina Soares
Jogo americano em macramê.
Município de Paulo Afonso


Cerâmica de Barra
Conjunto de caldos em cerâmica.
Município de Barra
Casa das Rendeiras
Argolas de guardanapos com palha de licuri e renda de bilro.
Município de Saubara
Mulheres de Fibra
Argola de guardanapo em panacum.
Localidade de Vila Sto Antônio
Município de Mata de São João
Edna Marta
Penca de alho em cerâmica.
Município de Salvador


Cooperafis
Argola de guardanapo em sisal.
Município de Valente
Dorian Almeida
Guardanapo em frivolité.
Município de Salvador

AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Cestos em fibra da palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga. Pássaros entalhados em madeira de umburana reaproveitada.
Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida
Erisvaldo Pereira
Utensílios em madeira descartada e reaproveitada.
Município de Boa Nova

Silvia Lopes
Prato em cerâmica de alta temperatura.
Município de Lençóis

(na página seguinte)
AUMMA | Associação União de Mulheres de Monte Alegre
Toalha de mesa em tecelagem manual com fios de algodão.
Município de Jeremoabo
Mulheres de Fibra
Argola de guardanapo em panacum.
Localidade de Vila Sto Antônio Município de Mata de São João
(na página seguinte)
Delza Conceição Santos
Argola de guardanapo em palha de piaçava natural e tingida.
Localidade Quilombo de Massarandupió Município de Entre Rios
Dorian Almeida
Guardanapo em frivolité e argola de guardanapo com fios da fibra da piaçava, miçangas de madeira e frivolité.
Município de Salvador


Sentir o aroma que emociona

Sentir
Captar estímulos como cheiro, sabor, toque, som ou imagem.
Sentir a alquimia dos ingredientes, cada um com sua cor, textura, história, mas quando se misturam criam e despertam novas sensações seja em uma refeição simples, ou de muita fartura ou ainda, nos quitutes mais tradicionais. O cheiro das frutas ou de um café. Um bolo ou um pão que acabou de assar. O despertar do aroma das bebidas fermentadas, o cheiro da cana e do vinho. Na Bahia, sentir, é permitir que o aroma estimule as memórias afetivas e conduza as emoções.
No artesanato, cada matéria-prima também tem suas cores, texturas e cheiro, em cada etapa da preparação até a sua versão final. O perfume desses insumos se mistura ao calor humano, se entrelaça nas histórias e conduzem novas memórias.


Bandeja de madeira e couro em pirografia.
Localidade de Arraial d`Ajuda Município de Porto Seguro
de madeira e resina.
Localidade de Arraial d`Ajuda Município de Porto Seguro


Bergson Marques de Sousa
Porta copos e bandeja em madeira reaproveitada, detalhes com conchas / marchetaria e resina.
Município de Salvador
Cerâmica de Passagem
Copos em cerâmica.
Localidade de Passagem Município de Barra
Cínthia Versiani
Cínthia Versiani
Bandeja


Armazém Criativo
Tábua em madeira / marchetaria.
Município de Salvador
Cerâmica de Barra
Conjunto de xícara em cerâmica.
Município de Barra
Cerâmica de Passagem
Bule de chá e copos em cerâmica.
Localidade Passagem
Município de Barra
Deisiane Oliveira
Porta copo em crochê de grampo.
Município de Muritiba


Cerâmica de Barra
Conjunto de café em cerâmica.
Tiago Porto
Bandejas em mosaico de casca de ovo e madeira.
Município de Salvador
Município de Barra
O artesanato baiano complementa e contextualiza, por meio de objetos decorativos e utilitários as experiências visuais e sensoriais que esse casamento pode proporcionar. Das receitas mais tradicionais as versões contemporâneas, até mesmo, as mais sofisticadas de chefs renomados da gastronomia, o artesanato narra histórias, evoca memórias e desperta sensações.

Railan de Almeida
Jarro em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe

Casa das Rendeiras
Argola de guardanapo em renda de bilro e palha de licuri e porta copos em renda de bilro.
Município de Saubara
ASSAR | Associação de Artesãos do Raso
Panos de prato em crochê.
Município de Nova Soure

AAMOM | Associação de Auxílio
Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho
Conjunto de chaleiras e porta bolo em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe
Cerâmica de Passagem
Conjunto em cerâmica.
Localidade de Passagem
Município de Barra
Cerâmica de Barra
Xícara em cerâmica.
Município de Barra
Solange Santana
Jogo americano em richelieu.
Município de Lauro de Freitas


Cerâmica de Passagem
Conjunto de chá em cerâmica.
Localidade de Passagem
Município de Barra
Jociane Santos
Cacau e chocolate modelados em massa fria aplicado na colher de madeira.
Município de Salvador


Meu trabalho nasce do encontro entre o tear e a cozinha, faço das duas atividades o meu sustento. Entre os fios e as panelas tempero a vida com texturas. No tecido e no prato, sirvo com muita satisfação o que foi feito à mão.
Meire Cabral
Salvador
Meire Cabral
Jogos americanos em tricô.
Município de

Casa das Rendeiras
Guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
Argola de guardanapos em coco Bahia e búzio.
Município de Salvador


Mari Correia
Sousplat em couro de tilápia e crochê.
Município de Paulo Afonso
Conjunto xícara de café em cerâmica em alta temperatura.
Município de Salvador
Cestos com estrutura de cestaria em fios de algodão.
Município de Salvador
Petrina Patrocínio
Maria Regina Soares
Milla Floquet Leal



(na página anterior)
Mulheres de Fibra
Cestos em panacum e detalhes em palha de piaçava.
Localidade de Vila Sto Antônio Município de Mata de São João
(na página anterior)
(na página anterior)
Casa das Rendeiras
Guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
Sousplat em palha de piaçava
Localidade Quilombo de Massarandupió
Município de Mata de São João
Edna Marta Argolas de guardanapos em cerâmica. Município de Salvador
Petrina Patrocínio
Conjunto xícara de café em cerâmica em alta temperatura.
Município de Salvador
Delza Conceição Santos
tingida.
Município de Entre Rios
Mãos Nativas
Jacira Soares
Argola de guardanapo em palha de piaçava natural e tingida.



Chitarte
Argolas de guardanapos com flor e fuxico bordado.
Município de Cachoeira
Município de Lençóis
em
Manoel Messias
Conjunto de canecas em cerâmica de alta temperatura.
Município de Lençóis
“ O café é o afago que a alma pede quando o coração quer pausa."
Manoel Messias
Conjunto jarra e canecas
cerâmica de alta temperatura.

Sousplats em sisal e fibra de piaçava.
Município de Valente
São infinitas as possibilidades da parceria desse peixinho tilápia comigo, porque além de saboroso, gosto muito de comer...ele me proporciona a pele e as escamas para fazer meu artesanato e passar minha experiência para outras pessoas como oficineira!


Cestos em couro de tilápia e macramê. Sousplat de retalhos em couro de tilápia.
Município de Paulo Afonso
Cooperafis
Sousplats em sisal e fibra de piaçava.
Município de Valente
Cerâmica de Passagem
Xícara de café em cerâmica.
Localidade de passagem
Município de Barra
Cooperafis
Maria Regina Soares
Maria Regina Soares

Erisvaldo Pereira
Utensílios em madeira descartada e reaproveitada.
Município de Boa Nova

Joias do Quilombo | Associação dos Produtores da Floresta do Baixo Sul
Sousplats e porta bolo em fibra de piaçava e pátina e fios coloridos.


Casa das Rendeiras
Guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
Fabiana Souza
Maristela Santos
Caqueiro de sapucaia com arranjo floral em cipó.
Município de Boa Nova
Localidade de Lagoa Santa Município de Ituberá
Deisiane Oliveira
Pano de bandeja em crochê de grampo e argola de guardanapo em crochê.
Município de Muritiba
Erisvaldo Pereira
Utensílios em madeira descartada e reaproveitada.
Município de Boa Nova
Sousplat em fibra de taboa.
Município de Boa Nova
Associação dos Artesãos de Jequié
Trilho de mesa bordado à mão.
Município de Jequié


Deisiane Oliveira
Porta copo em crochê de grampo e argola de guardanapo em crochê.
Município de Muritiba
Cerâmica de Barra
Conjunto de xícara em cerâmica.
Município de Barra
Maria Raimunda Botelho
Pano de bandeja em retalhos e fuxico.
Município de Salvador
(página seguinte)
Josélia Souza
Sousplats em retalhos de tecido e retalhos de linhas. Porta copo de fuxico e argola de guardanapo.
Município de Salvador
Beatriz Rocha
Argolas de guardanapo em fuxico.
Município de Salvador
Casa das Rendeiras
Guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
Costa dos Coqueiros
Sousplat de palha de piaçava.
Municípios de Mata de São
João e Entre Rios


Cerâmica de Passagem
Cuscuzeira em cerâmica.
Localidade de Passagem
Município de Barra

Chitarte
Argola de guardanapo com flor e fuxico bordado.
Município de Cachoeira

Bordados do Catuni
Cooperafis
Sousplat e porta copo em sisal.
Município de Valente
Jogo americano em bainha aberta e ponto cruz.
Município de Jaguarari
Casa das Rendeiras
Cesto em palha de licuri e detalhes da palha do coqueiro.
Município de Saubara
Linda
Sousplat e argola de guardanapo em fuxico.
Município de Salvador.


Maristela Santos
Caqueiro de sapucaia com arranjo floral em cipó.
Município de Boa Nova
Associação dos Artesãos de Jequié
Trilho de mesa bordado à mão.
Município de Jequié


Associação dos Artesãos de Jequié
Toalha de mesa bordado à mão.
Município de Jequié

Casa das Rendeiras
Guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Porta pão e argolas de guardanapos em fibra da palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga.
Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida
Verano Torres Magalhães
Tábua em madeira/ marchetaria.
Município de Salvador




Erisvaldo Pereira
Edna Marta
Penca de cajú em cerâmica.
Município de Salvador Cooperafis
Sousplat em sisal.
Município de Valente
Utensílios em madeira descartada e reaproveitada.
Município de Boa Nova
AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Sousplat e cesto em fibra da palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga. Pássaros entalhados em madeira de umburana reaproveitada.
Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida





Casa das Rendeiras
Porta vinho em palha de licuri.
Município de Saubara
Maria Regina Soares
Porta vinho em couro de tilápia e macramê.
Município de Paulo Afonso
Mulheres de Fibra
Porta vinho em panacum, detalhes em palha de piaçava e fio de algodão cru no macramê.
Localidade de Vila Sto Antônio
Município de Mata de São João




Porta
Município de Salvador
Colab
Dorian Almeida
Detalhe uva em frivolité.
Município de Salvador
A Bahia tem se destacado de forma emergente na sua produção de vinhos, com vinícolas abertas à visitação e experiências sensoriais que incluem degustações e harmonizações com pratos típicos. O artesanato também ganha no contexto da valorização das expressões que envolvem a identidade cultural.
Armazém Criativo Tábua migalheira em madeira. Suporte para espátulas. Porta vela.
Município de Salvador
Mulheres de Fibra
Porta vinho em panacum e fio de algodão cru no macramê.
Localidade de Vila Sto Antônio
Município de Mata de São João

Maria das Candeias Magalhães
vinho em tecido.

AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Porta vinho em fibra da palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga.
Localidade de Morada Velha Município de Santa Brígida

Chitarte
Porta vinho com tecido de chita bordado e nhanduti.
Município de Cachoeira

Mulheres de Fibra
Porta vinho em panacum e detalhe em palha de piaçava. Cesto em panacum e acabamento em palha de piaçava.
Localidade de Vila Sto Antônio
Município de Mata de São João
Artesanato da Gameleira
Cesto em palha de ariri em crochê.
Município de Jaguarari


Cerâmica de Barra
Moringas em cerâmica.
Município de Barra
Cerâmica de Passagem
Moringa em cerâmica.
Localidade de Passagem
Município de Barra


Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe
AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho
Penca de copinhos em cerâmica.
Xenia Pinheiro
Moringa em cerâmica pintada à mão.
Município de Salvador

Dorian Almeida

Prato em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe
Argola de guardanapo com fios da fibra da piaçava, miçangas de madeira e frivolité.
Município de Salvador Solange Santana Guardanapo, jogo americano e porta talher em richelieu.
Município de Lauro de Freitas

Bandeja marchetaria em madeiras.
Município de Salvador
Bergson Marques de Sousa
Bandeja em madeira, detalhes do coco da piaçava e resina.
AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho

Sabor em todos os sentidos

Saborear
Ato de comer ou beber, que envolve prazer e emoção.
Saborear é mais do que o ato de comer. É quase um ritual contemplativo que começa com o aguardo do preparo, abraça todos os sentidos e finaliza em uma experiência de degustar a refeição. A experiência se completa ao apreciar o entorno: os artefatos artesanais que emolduram e valorizam ainda mais a experiência. É um reconhecimento de que em cada detalhe — cor, textura, forma, sabor, desperta memórias, afeto, história, cultura e celebração.






Cerâmica de Passagem
Prato em cerâmica.
Localidade de Passagem
Município de Barra
Maria Regina Soares
Sousplat em retalhos de couro de tilápia.
Município de Paulo Afonso
Trançart
Mestre José Roque
Centro de mesa com fibra de piaçava e palha da costa.
Município de Ituberá
(na página anterior)
AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho
Pratos em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe
(na página anterior)
Deisiane Souza
Sousplat em crochê de grampo
Município de Muritiba
Luana Dantas
Peixes decorativos bordados à mão com fios de algodão.
Município de Salvador
Maria Raimunda Botelho
Peixe em retalho de tecido.
Município de Salvador
O peixe tem um papel muito significativo em diversas culturas, inclusive no Brasil. Em um contexto geral é considerado um símbolo de abundância, sorte, resistência e fé, muito representado em passagens bíblicas. Nas religiões de matriz africana na Bahia, também tem seu simbolismo voltado para a origem da vida, maternidade, fecundidade, sabedoria. Na culinária Afro-Brasileira é considerado como um ingrediente essencial, principalmente nas moquecas e peixadas, marcando a fusão das culturas africana, indígena e portuguesa.
Para mim, bordar o peixe, é depositar, amor, alegria, sorte para quem o recebe.
Luana Dantas


Trançart
Mestre José Roque
Cesto com fibra de piaçava.
Município de Ituberá

Cooperafis
Jogos americanos em sisal.
Município de Valente
Luana Dantas
Argolas de guardanapos cordão de sisal, peixes em jeans bordados à mão.
Município de Salvador
Casa das Rendeiras
Associação dos Artesãos do São João da Panelinha
Talheres em reaproveitamento de osso e madeira.
Município de Camacã.
Luana Dantas
Mobilie de peixes em jeans e bordados à mão
Município de Salvador
Guardanapo e argola de guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
Cínthia Versiani
Bandeja de madeira e couro em pirografia.
Localidade de Arraial d`Ajuda Município de Porto Seguro

Eliana e Eliene Dias
“Ingredientes da moqueca baiana” em crochê.
Município de Salvador


Luis Santana
Trilho de mesa na tecelagem com fibra da piaçava, fios de algodão e outras fibras.
Município de Salvador
Mulheres de Fibra
Cesto em panacum e detalhe em palha de piaçava.
Localidade de Vila Sto Antônio Município de Mata de São João
Tania Silva
Trilho de mesa com aplicação de estamparia manual.
Município de Salvador
Eliana e Eliene Dias
Coco, alho e adorno de mesa de pimentas em crochê.
Município de Salvador





Eliana e Eliene Dias
Alho e quiabo em crochê.
Município de Salvador

(na página anterior)
Luis Santana
Tirson Fernandes
Peixes em cerâmica.
Município de Mata de São João
Petrina Patrocínio
Escultura em cerâmica.
Município de Salvador
Maria Regina Soares
Peixinhos em couro de tilápia.
Município de Paulo Afonso
Trilho de mesa na tecelagem com fibra da piaçava, fios de algodão.
Município de Salvador
Jociane Santos
Pimentas modeladas em massa fria aplicado nos garfos de madeira.
Município de Salvador
Eliana e Eliene Dias
Pimenteira em crochê.
Município de Salvador



Xenia Pinheiro
Prato em cerâmica fria pintada à mão.
Município de Salvador
Nós artesãs de Saubara
somos rendeiras, com as peças em rendas de bilro, também tem as que trabalham com a palha do licuri , com as diversas cestas, bolsas, mocôs, mas todas nós somos marisqueiras. As moquecas de peixe, camarão, ostra e tantas outras delícias fazem parte do nosso dia a dia. Nos dias de festa, enfeitamos a mesa com nossos produtos artesanais.
Mestra Maria do Carmo
Associação Mãos que Transformam
Trilho de mesa em palha de ariri.
Localidade de Jacunã
Município de Jaguarari
Jeane Bahia
Cacho de dendê em cerâmica.
Município de Lauro de Freitas
Casa das Rendeiras
Guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
Jeane Bahia
“ingrediente da moqueca baiana” em cerâmica.
Município de Lauro de Freitas
Jennifer Bahia
Travessa em formato de peixe em modelagem de celulose.
Município de Salvador
Tania Silva
Jogo americano com aplicação de estamparia manual.
Município de Salvador

Cerâmica de Barra
Surubins em cerâmica.
Município de Barra



Ludmilla Castro
Pintura sobre mármore.
Município de Salvador

Janaína Rodrigues
Argola de guardanapo em retalhos de couro e escama de peixe.
Município de Lauro de Freitas
Mari Correia
Peixes modelados em macramê em algodão.
Município de Salvador

Joanice Conceição
Sousplat bordado em renda inglesa.
Município de Salvador

Casa das Rendeiras
Guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
Argolas de guardanapo em tecido fazendo composição de flores.
Município de Porto Seguro

Mari Correia
Cestas com a base em carnaúba e corda de algodão, costurada com fio de rami.
Município de Salvador
Cerâmica de Barra
Conjunto de pratos em cerâmica.
Município de Barra

Tarsis Rocha

Associação Mãos que Transformam
Argola de guardanapo em couro e figa em madeira de umburana do Flamengo. Cestos em palha de ariri.
Localidade de Jacunã Município de Jaguarari

Associação dos Artesãos do São João da Panelinha
Talheres em reaproveitamento de osso e madeira. Município de Camacã.
É um privilégio, apresentar o artesanato de Maragogipinho nesse importante catálogo, para o artesanato baiano. Nosso produto é muito pesente decorando as casas ou fazendo parte das mesas e celebrações das familias baianas e até mesmo as brasileiras.
Denis Souza
AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho
Conjunto de louças em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho Município de Aratuípe



Na cozinha baiana a herança africana se faz presente não só no sabor mas nos utensílios que dão vida à tradição.
Das Palmeiras do Dendê extrai-se o azeite de cor dourada que perfume o acarajé e a moqueca. Das fibras da piaçava que se tecem os porta pratos que embelezam a mesa, decorando os pratos maravilhosos regados ao azeite de dendê do Baixo Sul da Bahia.
Associação Mãos que Transformam
Sousplat e argola de guardanapo em palha de ariri e argola de guardanapo com figa em madeira de umburana do Flamengo.
Localidade de Jacunã
Município de Jaguarari

Trançart
Mestre José Roque
Cesto em fibra de piaçava e fio colorido e trilho de mesa em tala de piaçava.
Município de Ituberá
de Boa Nova
Mestre José Roque
Fabiana Souza
Porta bolo em fibra de taboa.
Município
Município de Salvador



AAMOM | Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho
Pratos em cerâmica.
Localidade de Maragogipinho
Município de Aratuípe
Linda Sousplat e argola de guardanapo em fuxico.
Município de Salvador. Mulheres de Fibra
Porta talher em panacum.
Localidade de Vila Sto Antônio Município de Mata de São João
de
Josélia Souza Pano de prato em fuxico. Município de Salvador
Joanice Conceição
Sousplat bordado à mão.
Polo da Palha do Licuri
Cesto em fibra da palmeira de licuri.
Municípios
Santa Brígida, Jeremoabo e Euclides da Cunha

AASB| Associação dos Artesãos de Santa Brígida
Conjunto de cestos em fibra da palmeira de licuri, trançado, costurado e tingido com corantes naturais da caatinga.
Localidade de Morada Velha
Município de Santa Brígida
(na página seguinte)
Luis Santana
Trilho de mesa confeccionado no tear com fibra da piaçava, fios de algodão e outras fibras.
Município de Salvador


Cerâmica de Barra
Conjunto de caldos e porta ovos em cerâmica.
Município de Barra
Cerâmica de Passagem
Travessa em cerâmica.
Localidade de Passagem Município de Barra
Evandro e Fabiana Souza
Porta ovos em fibra de Taboa.
Município de Boa Nova



Cesto com estrutura de cestaria em fios de algodão. Município
Cerâmica de Passagem
Panela em cerâmica.
Localidade de Passagem
Município de Barra
Cínthia Versiani
Bandeja e bowls de madeira e resina.
Localidade de Arraial d`Ajuda Município de Porto Seguro
Mari Correia
de Salvador


Ana Caires
Pano de prato bordado em ponto cruz.
Município de Guanambi
Cooperafis
Cesto em sisal.
Município de Valente
Karla Issa
Argola de guadanapo com figa de madeira pintada.
Município de Salvador


Ana Caires

Maria dos Anjos Souza
Trilho de mesa bordado rendedepe.
Município de Inhanbupe
Jogo americano bordado em ponto cruz.
Município de Guanambi
Associação dos Artesãos do São João da Panelinha
Talheres em reaproveitamento de osso, coco piaçava e madeira.
Município de Camacã.



Casa das Rendeiras
Cesto em palha de licuri.
Município de Saubara
Colab
Dorian Almeida
Folhagem em frivolité.
Município de Salvador

Casa das Rendeiras
Silvana Grappi
Biojoias na temática de talheres em prata.
Município de Salvador
Guardanapo em renda de bilro.
Município de Saubara
Dorian Almeida
Guardanapo em frivolité. Argola de guardanapo em frivolité e arame.
Município de Salvador
Município de Salvador
Lena Dantas
Argola de guardanapo em madeira reaproveitada e contas de madeira.
agradecimento referências
Nessa trajetória gastronômica artesanal, que “temperou” essa coletânea, reafirmamos nosso compromisso com a valorização dos saberes tradicionais, da estética artesanal, da preservação dos recursos naturais que nos cercam e principalmente da identidade cultural potencializada pelas mãos habilidosas transformadoras de talentos.
A gestão e consultorias aplicadas nas unidades produtivas do projeto Bahia Original, estimulam os olhares criativos que envolve a troca enriquecedora e que evidencia o papel do artesanato e da culinária baiana como pilar de uma identidade cultural singular e repleta de histórias.
Nosso agradecimento a todos os envolvidos ao longo dessa jornada criativa!

expediente
SEBRAE BAHIA
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Bahia - Sebrae
Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia Humberto Miranda Oliveira
Diretoria da Superintendência
Jorge Khoury
Diretoria Técnica
Franklin Santana Santos
Diretoria de Administração e Finanças
Vitor César Ribeiro Lopes
Unidade de Atendimento Coletivo Célia Fernandes (Gerência)
Tatiana Martins da Silva (Coordenação de Economia Artesanato)
Civil Tower, Torre Cirrus - Rua Arthur de Azevedo Machado, 1.225. Costa Azul, Salvador -BA. CEP 41770-000. www.ba.sebrae.com.br 0800 570 0800 | @sebraebahia
bibliográficas
- ARTESOL. Disponível em: http://www.artesol.org.br. Acesso em: 03 nov. 2025.
- SENAC Bahia. Museu do Artesanato. Disponível em: http://www.ba.senac.br/museu. Acesso em: 03 nov. 2025.
- INSTITUTO DE ARTESANATO VISCONDE DE MAUÁ. Saberes e fazeres: artesanato baiano. Salvador: Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, 2010.
- BAHIA. Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Saberes e fazeres: artesanato baiano. Salvador: Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, 2014.
- BAHIA. Secretaria do Trabalho e Ação Social. Feito à mão: técnicas artesanais da Bahia. Salvador: Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, 2014.
SENAR BAHIA
Presidente do Conselho Administrativo
Humberto Miranda Oliveira
Superintendente Carine Menezes Magalhães
Coordenadora Técnica - Gestora Convênio
Jaqueline Errico Batista
Rua Pedro Rodrigues Bandeiras, 143Comércio - Salvador-BA CEP 40015-080 (71) 3415-3100 www.sistemafaebsenar.org.br
Direção Geral da Publicação
Tatiana Martins da Silva
Curadoria e Direção Criativa
Andréia Caetano
Tatiana Martins da Silva
Conteúdo
Andréia Caetano
Tatiana Martins da Silva
Consultoria
Andréia Caetano Design Estratégico
BeM Consultoria ISOPE
Projeto Gráfico
Andréia Caetano Design Estratégico
Fotógrafos
Valmir Martins
Fotógrafos Colaboradores
Andréia Caetano
Jussara Amaral
Miguel Bittencourt

Fotos concedidas do acervo pessoal dos artesãos participantes
Impressão | Qualigraf Serviços Gráficos e Editora Ltda.
Publicação: novembro/2025
Tiragem: 500 exemplares
Capa
Composição de imagens com recortes dos artefatos artesanais.
Páginas
Pág. 16 | Eliana e Eliene Dias (pimenteira) | Luana Dantas (porta jarra) | Jennifer Bahia ( espada de São Jorge)
Pág. 48| Mari Correia (colar de mesa) | Associação dos Artesãos de Jequié ( pano de prato) e Cloves Celestino ( cacau em madeira) | Mestre José Roque (cesto)
Pág. 64| Mestre José Roque (travessas) | Foto coco seco
Pág. 78 | Armazém Criativo (migalheira) | Meire Cabral (jogo americano) | Foto café em grão
Pág. 116| Cerâmica de Passagem (travessas em cerâmica)
Pág. 148 | Beatriz Rocha (balangandã)
Pág. 149| Associação Mãos que Transformam (trilhos de mesa, sosuplat, americano)

contatos
AAMOM
@ aamom.21
AASB
@aasb_santabrigida
Adriane Pellizzon Agudo Romão
@adri.agudo
Ana Caires
@anacairesarte
APAS (Costa dos Coqueiros)
@evaniragoncalvesdos
APSA (Costa dos Coqueiros)
@apsa.sauipe
Armazém Criativo
@armazemcriativo
As Desfiadeiras
@asdesfiadeiras
Associação dos Artesãos de Jequié
@artesaojequie
Associação Mãos que Transformam
@artesanato_jacuna
Atelier Mariarte
@atelier_mariarte
AUMMA
@aumma.artesanatomontealegre
Beatriz Rocha
@biacrochet.atelie
Bergson Marques de Sousa
@gugamartes
Carolina Leão
@carolinamcleao
Casa das Rendeiras
@rendeiras_saubara
Cerâmica de Barra
@ceramica_da_barra_
Cerâmica Reis
@ceramicareis
Chitarte
@chitarte
Cinthia Versiani
@mare.arteatelie
COOPERAFIS
@cooperafis
Cris Fontes
@ateliecrisfontes
Deisiane Oliveira de Souza
@artesasdeitapora
Delza Santos
@delza.santos.773
Dina Santos
@ds.dinasantos
Dorian Almeida
@arteemfrivolite
Edna Marta Santana
@artemaria00
Elaine Borges de Jesus Santos
@elaineborgesdej
Eliana Santos Dias
@oficinadascoresartesanato
Eliene Santos Dias
@oficinadascoresartesanato
Elizabete de Souza Ferreira
@imagináriosertanejo_
Evandro Pereira de Souza
@artesanatocoisasdosertao
Evanira Gonçalves dos Santos
@evaniragoncalvesdos
Fabiana de Jesus Sampaio Souza
@artesanatocoisadosertao
Irina Fernandes Azevedo
@irinamacheart
Jacira da Conceição Soares
@jaciradaconceicao
Janaina Rodrigues
@jnarodrigues
Jeane Bahia Gomes Gonçalves
@_mariacastanha
Jennifer Bahia Gomes Belo
@criar_artesanato
Joanice da Conceição Silveira
@niceartebaiana
Joci Santos
@joci_santos_atelie
Joias do Quilombo
@lagoasantajoiasdoquilombo
Jose Roque Azevedo Assunção
@joseroque.roque.12
Josélia Cerqueira
@artesouzachic
Karla Issa
@karla_issa
Lena Dantas
@lenadantasbiojoias
Leonor Pereira
@ceramica_da_barra
Linda Santos
@lindasantoss28
Luana Dantas
@luanadantasatelie
Ludmilla Castro
@ludcastroart
Luis Santana
@luistear
Luzinete Carneiro
@nenetecarneiro
Manoel Messias
@manoelmessiasartceramica
Mãos Nativas
@maosnativasoficial
Marcos Vianna
@ateliê.marcosvianna
Mari Correia
@maricorreiaartes
Maria das Candeias Magalhães
@pedacosdemimecobags
Maria dos Anjos Souza
@ _souza_artesanato00
Maria Raimunda Botelho
@mariaraimundabotelho
Maria Regina Soares
@ecotilápia.arte
Meire Cabral
@atelie_meirecabral
Milla Leal
@millafleal
Mirinha Leal
@_mirinhalealcriacoes
Quilombo de Mangalô
@quilombomangalo
Nice Costa
@nicecosta_modaearte
Petrina Patrocínio
@petri.ceramicas
Railan Almeida Moreira
@almeidaartess
Silvana Grappi
@silvanagrappijoias
Silvia Lopes
@silvialopes_ceramicas
Solange Santana
@solangemarizsantana
Sônia Maria da Costa
@soniacosta04
Tânia Maria Silva
@tansilartesanato
Tarsis Rocha
@donacanela_oficial
Tiago Porto
@tiagoporto.mosaico
Tirson Fernandes
@tirsonfernandes
TRANÇART
@trancartfibrasnaturais
Verano Torres de Magalhães
@studio1damadeira
Xênia Pinheiro da Silva
@xenia.artista



