Issuu on Google+

L RAIV R M O AL D H E O F O IN RT A L IG IS テグTA S

9ツコA JUNHO.2013


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

“Ó professora, já lhe disseram que nós éramos a melhor turma do 7º ano?” Foi assim que, naquele Setembro de 2010, os meus alunos se apresentaram… A famosa interpelação que durante estes três últimos anos foi muitas vezes relembrada pela DT como desafio e não como ponto de partida… “Melhor turma?...Vamos ver… Têm três anos para prová-lo…” Cheios de convicções, grupo coeso, malandros (os rapazes), queridas (as raparigas), a turma prenunciava uma caminhada longa. Pelo caminho, aconteceram oportunidades para nos conhecermos, para percebermos os nossos olhares quando as palavras não eram necessárias. Momentos altos e baixos, mas mais altos do que baixos… Risos, gargalhadas e raspanetes também! Durante a nossa viagem, fomos deixando alguns, que mudavam de caminho, ficando noutro cais das nossas vidas: a Bia, os Roque, o Vítor, o Hugo, a Soninha. Ah, e que memórias… Outros entraram no nosso comboio, “resgatados” de outro rumo ou novas aquisições para um plantel de “luxo”:a Carla, a Patrícia, o Tweety, o Diogo, o Tiago, a Inês, o Edu, a Isabel, o Rúben… Todos foram caminhando ao longo destes três anos… A Carla…com objetivos definidos, orgulhosa, mas muito responsável… A Cátia, de poucas palavras, mas cheia de graça quando levanta o véu da timidez… O Diogo Cruz, senhor do seu nariz, vaidoso e ainda com algumas dúvidas existenciais… O Diogo S., aparentemente muito forte, mas um marshmallow por dentro… O Tweety, passarinho nas nuvens, sonhador… O Edu, muito reservado, o nosso futuro Ronaldo… O Gonçalo, impecável, responsável, educado…um mimo de menino… A Inês e o baton, convicta, colorida… O Ismael, resmungão, malandrão, com sorriso devastador… A Isabel, a mulher determinada…Agarra a vida! A Maria, brincalhona, divertida, tão alta que está… A Mariana, uma querida, amiga dos amigos, muito educada… A Melissa, cheia de garra, responsável, determinada… A Mónica, a alegria…a festa…os amigos… antes de tudo… A Patríca, ainda insegura, mas cheia de vontade de conseguir… O Rui, bonitão, preguiçoso, e já a desviar o olhar para as garinas…. O Sérgio, distraído, apaixonado por carros… O Tiago, cheio de potencial, convencido (aparentemente)… E o Rúben, ainda um pouco à deriva…à procura de um porto seguro… Neste momento de despedida, existe um turbilhão de coisas que se poderiam recordar: as visitas, as atividades, as atas das sessões de Formação Cívica! Se conseguiram provar que eram os melhores? A minha missão era contribuir um pouco para que se tornassem melhores… Pessoas a 100%, principalmente…Para mim, eram os melhores…Eram os meus… foram moldados, cada um do seu jeito, cresceram… O caminho ainda é muito longo à vossa frente, saibam colocar os vossos passos…deixem as pegadas bem marcadas, sem arrependimentos, firmemente… Farei parte dos que vos quiseram bem…Alguém que passou pelas vossas vidas… Resta-me desejar-vos que todos os vossos sonhos se realizem… sim, porque é “pelo sonho que vamos”, já assim dizia um poeta…Não desistam, nunca! Junho de 2013, A DT, Nelsa…

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

3


carla

30.06.1998 | c a r a n g u e j o

pereira


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

Na Ramalho, fiz muitos Sobre a minha colega amigos. Houve vários Cátia... Amável, boa amiga, boa pessoa. momentos que me Conheço-a há pouco tempo, mas marcaram. Tenho opinião sobre vários professores: alguns bons parece-me uma pessoa com pouca auto-estima. Acho que se deveria …outros não…. valorizar mais. Para o próximo ciclo de estudos, desejo obter melhores notas e, num futuro próximo, espero vir a entrar na Faculdade de medicina para tornar-me pediatra.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

Os meus pais dizem... A minha filha é uma aluna muito responsável, teimosa, pois tudo tem que ser como ela quer. É muIto dedicada à família e aos amigos e, por isso, quando alguma coisa não corre bem ( amigos), deprime bastante. É muito carinhosa. Acima de tudo quero a sua felicidade. Quero que ela consiga aquilo a que ela se propõe: ser médica. Queria que este país ajudasse os mais novos a singrar e que a Carla conseguisse, acima de tudo, um emprego neste país.

L I V R O D E F I N A L I S TA S

5


cĂĄtia

11.08.1997 | l e ĂŁ o

fernandes


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > k at i a -m i n i e @ h o tm a i l . c o m t lm > 9 13 5 8 6 6 4 3

Gostei mais de uns professores do que de outros, mas sempre tratei todos com respeito. Fiz boas e novas e

Sobre o meu colega Tiago...

novas amizades, não só na minha turma como nas outras. Houve alguns momentos e pessoas que dispensava, mas tirando isso, gosto da escola.

Conheço-o apenas deste ano. Não tenho muita afinidade com ele. No início, quando o conheci, ele parecia muito solitário, sereno, mas depois demonstrou-se muito simpático, engraçado e boa pessoa.

O meu futuro? Sei que não é muito bom, mas ainda não decidi o que vou fazer… Pensei em ir para a áreas de mecânica, pois gosto de carros, mas ainda não tenho a certeza…

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

JUNHO.2013

Os meus pais dizem... Sincera e honesta, educada e respeitadora. Sonhadora, às vezes até um pouco ingénua. Teimosa, mas não muito persistente. Detesta falsas amizades. É meiga. As disciplinas de que mais gosta são Ciências e História. Não é muito expressiva, prefere ficar em segundo plano. Adora animais. É trapalhona…. Gostava que tivesse uma profissão que lhe desse muito gozo, independentemente de ter formação académica ou não. Algo que tenha prazer fazer todos os dias e não por obrigação. Que lute para vencer, mas nunca humilhe ninguém, que dê o seu melhor para atingir os seus objetivos.

L I V R O D E F I N A L I S TA S

7


diogo

31.12.1998 | c a p r i c 贸 r n i o

cruz


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > d a p cd i g a @ h o tm a i l . c o m t lm > 9 14 7 9 1 9 3 2

Desta escola vão ficar muitas lembranças… as pessoas que me marcaram? Os amigos... muitos… Para o futuro, tenho muitos sonhos… desejo boas notas…

JUNHO.2013

Sobre a minha colega Carla...

Os meus pais dizem...

O Diogo é um miúdo muito brincalhão e penso que ainda Não foi uma colega que me está numa fase em que lhe custa marcou muito. Vou ficar com distinguir os amigos dos adultos. algumas lembranças. É uma pessoa divertida, ri muito e é boa Por vezes perde a noção do que companhia. Acho que é uma pessoa pode dizer a um adulto e a um amigo. Penso que é um miúdo indecisa em relação ao futuro. afável e bastante amigo dos amigos dele, mas está a passar pela adolescência e está um pouco confuso, por vezes mais irritado e muito preguiçoso. Os sonhos deles ainda estão confusos, e é algo que me preocupa, pois ainda não decidiu o que deseja para o seu futuro. Neste momento penso que ele se preocupa em ficar perto dos amigos, pois ainda não decidiu a área que irá seguir. Será um pouco “forçado” por nós em casa, visto que ele realmente está bastante indeciso. Quanto à escola penso que muita coisa deveria ser melhor, apesar de eu achar que as turmas que o Diogo frequentou foram boas, quer a nível de professores, quer a nível de colegas. Penso que existem casos a mais de alunos problemáticos, o que prejudica os alunos que andam na escola para aprender. A minha opinião sincera é que os alunos deveriam respeitar mais os professores e as escolas.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

9


diogo

29.11.1995 | s a g i tรก r i o

silva


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

e - m a il > si l v a d i o g o 4 1 9 @ g m a i l . co m

A Ramalho marcou-me, Sobre o meu colega pois foi onde fiz todas Rúben... as amizades que tenho Não me identifico muito com ele, mas pelo que me parece pode hoje. Alguns professores vão ficar-me na memória, pois deram-me apoio e ajudaram-me em tudo o que podiam.

ser um bom amigo. Espero poder conhecê-lo melhor e, quem sabe, melhorar a nossa amizade.

O meu sonho é tornar-me um arquiteto bem sucedido, pois gosto muito de desenhar e de estar em contacto com arte.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

11


diogo

01.03.1998 | p e i x e s

monteiro

y t e e Tw


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

e - m a il > d i o g o j o rg e 7 7 @ l i v e . co m . p t

Na minha passagem pela Ramalho, o que me marcou foram as amizades e os professores.

Sobre o meu colega Diogo Silva...

Eu conheço o Diogo Silva há mais ou menos um ano. Ele tem demonstrado ser um bom amigo Para já, não tenho sonhos definidos que ajuda os outros, é engraçado. Daqui a 10 anos, espero que ele e, no próximo ciclo de estudos, espero que seja mais bem sucedido. tenha um bom emprego e que tenha uma vida organizada.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

13


eduardo 25.10.1997 | e s c o r p i 達 o

sousa

u d E


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > ed u a rd o 3 2 0 7 @ g m a i l . c o m t lm > 9 15 7 3 9 4 0 5

Gostei da Ramalho, fez-me crescer como pessoa. Tive experiências más e boas. Fiz vários amigos e foram vários os professores que me marcaram: Paula Reis, Hélio Sá, Joana Torre e Elisa Soares. Desejo um futuro com saúde, família e amigos. O resto, tenho a certeza que virá com o tempo…

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

JUNHO.2013

Sobre a minha colega Isabel... Apesar de só a ter conhecido este ano, gostei muito de o ter feito, porque é uma rapariga que é amiga do seu amigo, apesar do feitio difícil como tudo, mas eu até gosto! Espero que esta pessoa seja tudo o que deseja ser , porque realmente merece. Quero vê-la a realizar tudo o que ela deseja!

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

15


gonรงalo 19.12.1998 | s a g i tรก r i o

leit e


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > g on ca l o l e i te . 1 9 @ h o tm a i l . co m t lm > 9 15 1 3 6 3 5 5

Da Ramalho, vou recordar os meus amigos. Tive sempre boas

Sobre o meu colega Sérgio...

JUNHO.2013

Os meus pais dizem...

O meu Gonçalo é responsável, Eu não o conheço há muito tempo. educado, amigo dos colegas. Sei que O que eu mais gosto nele é que ele deve estudar mais. notas… sabe de carros. O que eu menos Eu gostava que ele estudasse para gosto é que ele não se cala!!! O meu sonho era ser engenheiro ser o que quer e que tirasse boas mecânico e espero que para o notas. próximo ciclo de estudos continue a tirar boas notas.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

17


inĂŞs

15.09.1997 | v i rg e m

cacho


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > i ne s ca c h o @ h o tm a i l . c o m t lm > 9 16 0 6 1 5 4 3

JUNHO.2013

Na Ramalho, foi onde Sobre a minha colega conheci as minhas Maria... Não a conheço muito bem, mas melhores amigas e os melhores professores de como colega é simpática, prestável sempre. Embora esta escola seja e faz-me rir. No futuro, espero que conhecida por coisas más, tem tanto ela consiga tudo de bom e seguir os seus sonhos, porque é uma menina de bom em igual quantidade ou que merece. mais! No futuro, quero seguir os estudos e gostaria de encontrar professores como estes.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

19


ismael

09.07.1998 | c a r a n g u e j o

cruz

a m is


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > i fc r u z 7 7 @ h o tm a i l . co m t lm > 9 34 7 8 6 9 1 9

JUNHO.2013

O que mais me marcou Sobre o meu colega durante o tempo em Gonçalo... que estive na Ramalho Já o conheço desde que temos 1 ano, portanto temos uma amizade foram os amigos… Em relação ao futuro, vejo-me jogador de futebol!!!

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

muito forte. Daqui a alguns anos, gostava de o ver a ser Campeão Mundial de Rally!

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

21


Lucília

20.12.1994 | s a g i tá r i o

silva

l e b isa


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > i sa b e l f e rre i ra -1 9 9 4 @ h o tm a i l . com t lm > 9 10 2 1 1 2 3 5

O meu percurso na Ramalho Ortigão marcou-me de forma positiva e negativa. O

Sobre o meu colega Edu...

meu percurso escolar até entrar nesta escola era mau, faltava muito não tinha hábitos de estudo. Nesta escola, melhorei muito o meu aproveitamento, por esse motivo eu gostei muito. Porém, não fiz muitos amigos aqui…. Adoro crianças e adorava trabalhar com elas, porque tenho problemas de fertilidade…

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

JUNHO.2013

Só o conheci este ano, quando cá cheguei, mas lembro-me perfeitamente que ele foi a primeira pessoa que falou comigo, embora não tenhamos muita afinidade, porque ele tornou-se depois muito reservado e raramente falava comigo. Gosto muito dele e, mesmo que às vezes seja meio aluado, é um bom amigo. Gostava que fosse um pouco mais social.

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

23


maria

31.12.1998 | c a p r i c 贸 r n i o

silva


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > ma ri a i f rs i l v a @ h o tm a i l . c o m t lm > 9 16 6 4 4 7 0 0

O meu percurso nesta Sobre a minha colega escola foi bom. A única Inês... coisa de que vou sentir A Inês é uma boa amiga, amiga dos outros, boa pessoa, alegre, falta vai ser os meus divertida. Espero que ela consiga amigos, apesar de nunca ter tido problemas com professores.”

o que quer para o futuro, que é seguir moda (acho eu !).

Eu gostaria de ser auxiliar de educação de infância, por isso é que vou fazer um curso profissional. Não quero ir para a faculdade.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

JUNHO.2013

Os meus pais dizem... A minha filha é extrovertida. Tem os nervos à flor da pele, reage muito depressa às questões, mas positivamente. É uma pessoa com caráter e sentido das responsabilidades. Os meus sonhos são que ela atinja os objetivos na escola, que vá o mais longe possível, para futuramente ter as portas abertas para o mercado de trabalho e se formar intelectualmente. Gostava que um dia ela fosse uma Senhora.

L I V R O D E F I N A L I S TA S

25


mariana

30.06.1998 | c a r a n g u e j o

pinto


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > ma ri a n a _ p p 1 9 9 8 @ h o tm a i l . co m t lm > 9 13 6 4 4 5 9 4

Durante o meu percurso Sobre o meu colega na Ramalho, criei Tweety... várias amizades e tive Apesar de não o conhecer há muito tempo e de não ter passado experiências incríveis que vou lembrar quando for embora. Vou recordar os meus amigos, uns mais, outros menos, e espero continuar a lembrar os momentos e brincadeiras passadas com eles.

muito tempo com ele, consegui perceber que é uma pessoa simples, engraçada, embora um pouco despassarado.

O meu sonho é ter uma carreira profissional estável para conseguir viver dignamente. Para o próximo ano, espero seguir um curso que goste, que tenha saídas para muitos empregos. Espero entrar na Universidade…

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

JUNHO.2013

Os meus pais dizem... A Mariana é meiga, responsável, determinada nos seus objetivos, amiga e tolerante. É simpática e alegre. Valoriza muito a família e os amigos. Gosta de organização e valoriza a educação. A Mariana tem sido uma aluna muito regular, com muito bons resultados e sempre com o desejo e alegria de aprender. Encara a escola como um espaço onde cresce, aprende e é feliz com os colegas e professores. Quanto ao percurso escolar no futuro, a Mariana ainda está aberta a várias escolhas, embora pondere seguir um curso de Ciências e Tecnologias para seguir, mais tarde, Economia. A Mariana tem o sonho de viajar pela Europa e conhecer outros países e culturas.

L I V R O D E F I N A L I S TA S

27


melissa 09.05.1998 | to u ro

rodrigues

l e M


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > me l ro d ri g u e s @ l i v e . co m t lm > 9 12 0 4 9 8 2 3

Os amigos que fiz, os Sobre a minha colega professores que tive Patrícia... marcaram-me todos de Esta colega não me diz muito. Gostei de a conhecer (como à alguma maneira,

JUNHO.2013

O meu pai diz...

A Melissa é uma Mulher com um M muito grande! Muito amiga do seu amigo, calma, sincera, honesta e que detesta a mentira acima restante turma). É simpática, uns melhor e outros pior, mas no de tudo. Como pai e amigo, não mas muda de humor muito fundo todos me fizeram crescer. rapidamente. Apesar de não sermos consigo nestes 15 anos de vida da A minha turma, mais do que os grandes amigas, gosto da maneira minha filha ver algum defeito. restantes colegas da escola, marcou-me muito, pois já conhecia de ser dela. E, no futuro, desejo-lhe Poderá até tê-lo, mas eu ainda não o encontrei… muita sorte. metade antes de entrar para a Ramalho. A professora que mais me Desejo-lhe, no futuro, o melhor marcou foi a profª Nelsa, pois já que ela possa imaginar. Não nos ajudou muito. tenho dúvida que a Melissa irá longe, desde que ela não perca as No futuro, desejo ter sucesso na características demonstradas até escola, com um curso que goste, e hoje. Como pai, sinto orgulho conhecer pessoas novas. enorme por ter uma filha assim.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

29


m贸nica 06.09.1998 | v i rg e m

silva

e u q i n o M


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > mr p s 1 9 9 8 @ h o tm a i l . c o m t lm > 9 10 6 0 4 3 5 1

JUNHO.2013

Enquanto andei na Sobre o meu colega Ramalho, gostei, porque Diogo Cruz... fiz o que gosto mais que Conheci o Diogo quando era é estar com os amigos. pequena (1 ano) e desde aí somos

Os meus pais dizem... A Mónica é simpática, alegre, expansiva, amiga dos outros. Se for preciso, fica sem roupa do corpo para dar aos outros!

amigos. Crescemos juntos e os vários momentos que passámos não A minha filha quer ser auxiliar se esquecem. Para mim, ele não é educativa, tirar um curso um amigo, mas sim um irmão. profissional de apoio à infância. Tenho-lhe um carinho especial por sermos amigos há muitos anos. Gosto quando saímos ou quando estou com ele e o resto das pessoas. O meu sonho é poder ter um futuro promissor, tirar um curso de Gosto da maneira como ele é: é jornalismo ou de apoio à infância. querido, é amigo, e sempre que precisas, ele está lá. As recordações que vão ficar são as brincadeiras, os profs, os momentos e tudo o resto. Fizeram-me crescer enquanto pessoa os conselhos que me deram durante os 5 anos em que cá andei.

Daqui a dez anos, eu imagino o Diogo não só a mesma pessoa (interior), mas também mais “Homem”. Adoro-o com todo o meu coração e faria tudo por ele.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

31


patr铆cia

15.01.1996 | c a p r i c 贸 r n i o

pereira


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > p a tri ci a -p e re i ra 1 9 9 6 @ h o tm a i l. com t lm > 9 15 0 1 1 0 6 0

JUNHO.2013

Os meus pais dizem... O que mais me marcou Sobre a minha colega A minha filha é uma criança na Ramalho foram os Mariana... muito sociável, brincalhona. Ao Para mim, a Mariana foi amigos e o tempo que importante. Ajudou-me em muitas mesmo tempo, é muito insegura, passei com eles. coisas (na escola, com rapazes, etc.). No futuro, espero que ela No futuro, gostava de ser dançarina, porque gosto de dançar. seja médica, e das melhores! Desejo também que seja minha amiga para sempre!

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

distraída, trapalhona e muito teimosa.

Eu desejo tudo o que ela sonhar. Desejo ainda acima de tudo que ela seja feliz. Quero que ela continue a estudar e a tentar ter as melhores notas que conseguir, pois vai precisar porque neste país não há muito futuro para os jovens nem para ninguém…

L I V R O D E F I N A L I S TA S

33


rui

07.11.1998 | e s c o r p i 達 o

pinto


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO

e - m a il > r ui _ f 1 9 @ h o tm a i l . c o m t lm > 9 15 7 3 8 1 2 3

Da Ramalho, as lembranças que vão ficar vão ser as amizades e também os

JUNHO.2013

Sobre a minha colega Melissa...

professores, nomeadamente a DT, Nelsa Novais.

Espero continuar com a nossa relação de amizade. Ela é uma grande amiga que me ajuda quando eu preciso.

Eu sempre sonhei ser jogador de futebol, mas agora eu simplesmente sonho ter uma boa vida e continuar com as amizades.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

Os meus pais dizem... É um miúdo meigo, convencido. É bom, mas tem a cabeça no ar! É desarrumado, não gosta de perder, é brincalhão e adora futebol. Detesta fazer os trabalhos de casa, mas faz…Tem uma relação muito boa com os amigos e faz amizades facilmente. Quero que siga o que mais gosta, mas sei que é difícil escolher. É uma nova etapa da sua vida, com grandes alterações tanto ao nível da escola como ao nível dos amigos e das novas disciplinas. Desejo que tenha muito juízo e que leve o estudos muito a sério.

L I V R O D E F I N A L I S TA S

35


sĂŠrgio

13.11.1998 | e s c o r p i ĂŁ o

marti ns


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

e - m a il > serg i o xxm a rti n s @ h o tm a i l . c o m

Da RO, não vou ter muitas lembranças. Posso dizer que os alunos eram fixes e os profs também.

Sobre a minha colega Mónica... É fixe e maluca! Não sabia nada dela quando cá cheguei este ano (de Rio Tinto). Não fiquei a conhecê-la melhor…

No futuro, quero ser rico e Sr. do Mundo porque é fixe mandar! Quero ter poder e ser independente para tomar decisões.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

37


s贸nia lencastre

a h n i n o S


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

Testemunho das professoras de Educação Especial: Ângela e Helena... A Sónia deixa-nos saudades, como “amiga” que foi, de todos nós e dos seus pares, por aquilo que nos ensinou, por ser “diferente”, mas acima de tudo por ter “aberto consciências” numa escola, que, no fundo, como todos nós sabemos, tão bem a soube acolher e acarinhar! Amiga, Sincera, Carinhosa, Linda,Temperamental e Prestável. A Sónia Lencastre foi uma pessoa ímpar que, ao longo dos 5 anos em que partilhou connosco as suas vivências e estados de espírito, foi soltando páginas da sua personalidade, revelando-se sábia, sensível, emocionalmente competente e sobretudo amiga, com um talento especial de não deixar ninguém Indiferente.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

39


tiago

02.06.1996 | g ĂŠ m e o s

castro


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

e - m a il > t j sc2 1 @ g m a i l . c o m

Ora bem, isto é assim… Sobre o meu colega vamos lá ver… Entrei no 5º Rui... ano para a Ramalho, reprovei no 7º e 9º… e por causa disto, estou aqui hoje! No futuro, penso seguir línguas ou design gráfico.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

Só conheci o Rui este ano. Não somos os melhores amigos, mas ele parece-me ser bom miúdo, e até dá para ter uma conversa civilizada com ele. Até tem bom gosto musical. Quem sabe, fiquemos bons amigos? Ele no futuro será médico e eu terei descontos nas consultas!

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

41


rĂşben

17.11.1995 | e s c o r p i ĂŁ o

ribeiro


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

e - m a il > r ube n _ ri b e i ro _ 1 9 9 5 @ h o tm a i l .com

Estou nesta escola há pouco tempo (um ano).

Sobre o meu colega Ismael...

Fiz novos amigos, adorei estar na turma em que estou e nesta escola.

Não o conheço muito bem, mas é um bom colega. É divertido, porreiro e dou-me muito bem com Em relação ao meu futuro, gostava ele. de ser desenhador de desenhos animados japoneses.

O meu Enc. Educação diz... O Rúben é educado e respeitador e colabora sempre que é pedido. Arranja facilmente uma amizade nova para onde quer que vá. Adora a família e detesta estar longe dela. Tem muito jeito para artes e espero que consiga um curso nesta área.

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

43


Eventos


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

Dia da Mulher [2013]

Visita ao JN [Junho 2011]

Carnaval 2011

Visita ao Estádio do Dragão [2011]

Carnaval 2012

Premiadas Dia do Autor Portugês [Maio 2012] Dia do Ambiente.

Olhares para a Memória e Ensino da Shoah. [Março 2013]

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

45


Dedicat贸rias


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

47


Dedicat贸rias


TURMA A RAMALHO ORTIGÃO JUNHO.2013

ESCOLA BÁSICA RAMALHO ORTIGÃO

A G R U PA M E N T O D E E S C O L A S A L E X A N D R E H E R C U L A N O

L I V R O D E F I N A L I S TA S

49


barbozza.design@gmail.com Governo da RepĂşblica Portuguesa


Livro Finalistas RO 9A