Page 1

Programa

Tutoria PARES

UM APOIO FEITO DE ESTUDANTES PARA ESTUDANTES

Hugo

Helena

Jessica

Vanessa

Natália

Nuno

Diogo

Catarina

QUEM É QUEM? CONHEÇA OS TUTORES 2015/2016


Programa

Tutoria PARES O QUE É?

O Programa de Tutoria é realizado por estudantes

para estudantes.

Baseia-se num apoio fornecido por estudantes que frequentam a Universidade da Madeira há mais tempo, que já conhecem o meio, o seu funcionamento e as suas exigências e que podem partilhar as suas experiências com os novos estudantes. O 1.º grupo de Tutoria foi criado em 2013, pelo Serviço de Consulta Psicológica da UMa (SCP-UMa). O mote que, desde então, tem guiado o projeto PARES:

OBJETIVOS • 

Prestar apoio personalizado ao estudante no decurso do seu percurso académico, através da realização de diversas atividades.

• 

Colaborar para um melhor desempenho académico do estudante

• 

Facilitar a integração do estudante no contexto académico, promovendo o seu desenvolvimento pessoal.


Atividades desenvolvidas junto a estudantes no âmbito do Programa

"Tutoria de PARES: de estudantes para estudantes Não somos professores, não somos psicólogos... Somos como tu, és como nós! Ajuda-nos a ajudar-te!"

(Mensagem deixada por tutores 2015)


Quem é o MENTOR?

Os tutores contam com a supervisão dos psicólogos do Serviço de Consulta Psicológica. Da equipa do SCP-UMa fazem, atualmente, parte as psicólogas Filipa Oliveira e Carla Vale Lucas, sob a coordenação da Professora Doutora Luísa Soares. A Dr.ª Filipa Oliveira é a mentora principal deste projeto. Qualquer dúvida ou questão poderão contactar a mesma.


Mentora Filipa Oliveira

Neste programa, Apostamos nos estudantes. Apostamos nos valores da partilha e entreajuda. Procuramos criar pontes entre os estudantes, possibilitando a construção de uma rede de suporte, rica em interações e aprendizagens. Crescemos uns com os outros, com as experiências e vivências do percurso universitário de cada um, desenvolvendo-nos continuamente. Temos a oportunidade de conhecer e explorar outras visões, opiniões, formas de pensar e lidar com diferentes situações. Trabalhamos em equipa, construindo ferramentas e estratégias para gerir os desafios da vida universitária. Cada um procura dar o melhor de si e o melhor que tem ao outro. Procuramos respeitar cada pessoa no seu todo e com as suas características únicas, no sentido de capacitar as suas potencialidades. Investimos no presente, pensando no futuro. Porque o futuro é feito dos pequenos passos que são dados no agora. Junta-te a nós!


Quem é o TUTORANDO?

Estudantes a frequentar a Universidade da Madeira. Estudantes como Tu... * que agora que entraste na universidade, te debates com uma série de questões, nomeadamente, em termos da adaptação ao novo ambiente, aos professores, às rotinas; * que queres desenvolver competências para melhor seres capaz de gerir o teu estudo; * que queres conhecer outros estudantes e como enfrentaram semelhantes desafios no contexto académico...

VANTAGENS de ser tutorando   •  •  • 

Ser apoiado na concretização dos teus objetivos académicos Melhorar a qualidade das interacções entre colegas PARES Ser autónomo a se desenvencilhar na UMa e face aos desafios da vida

COMO SER TUTORANDO?   Envia um email para servicoconsultapsicologica@uma.pt ou preenche a ficha de inscrição disponibilizada no site.


Quem é o TUTOR?

Estudante universitário que frequenta a instituição há mais de um ano e que recebeu formação específica por parte do SCP-UMa, para realizar o acompanhamento individualizado a colegas PARES.

VANTAGENS de ser tutor: • 

Crescimento pessoal

• 

Desenvolvimento de competências chave, as chamadas soft skills (confiança, comunicação, gestão de conflitos, liderança, proatividade, criatividade...)

• 

Enriquecimento do seu próprio currículo.

Investe em si, nos outros e no seu próprio currículo!


Programa

Tutoria PARES

CONHEÇA A EQUIPA DE TUTORES-ESTUDANTES 2015/2016


Tutor Hugo Duarte

Idade: 19 anos Curso e ano académico: Psicologia, 3º Ano Interesses/hobbies: Ler, teatro.

Uma mensagem para os colegas PARES “É importante aprender a tolerar os erros e os imprevistos. Eles acontecem, importa como lidamos com eles.”


Tutora Helena Andrade

Idade: 20 anos Curso e ano académico: Psicologia, 3º Ano Interesses/hobbies: Ler, passear, fazer trabalhos manuais. Tenho feito voluntariado, pretendo aperfeiçoar os meus conhecimentos e adquirir novas experiências.

Uma mensagem para os colegas PARES “Ao inscrever-me neste projeto pretende ajudar os novos alunos, nesta caminhada que acarreta diversos desafios arranjando com estes, estratégias e métodos que os possam ajudar e orientar nesta nova etapa, que de uma maneura ou de outra marcará as suas vidas.”


Tutora Natália Barbosa

Idade: 19 anos Curso e ano académico: Gestão, 3º Ano Interesses/hobbies: Escrita criativa, música e cinema

Uma mensagem para os colegas PARES “Luta por ti e pelos teus sonhos sem nunca deixares o ruído da opinião alheia te desorientar.”


Tutora Jessica Abreu

Idade: 19 anos Curso e ano académico: Psicologia, 2º Ano Interesses/hobbies: Nos tempos livres gosto de ver TV, ler, estar com os amigos etc…

Uma mensagem para os colegas PARES “Gostaria de dizer aos novos alunos que os problemas que eventualmente poderão surgir ao longo do percurso académico não precisam de ser ultrapassados individualmente, ou seja, os novos alunos devem pedir ajuda e para isso estamos cá nós.

Somos alunos que queremos ajudar outros alunos.

É importante realçar que, como todos os estudantes já sabem, o sucesso nunca vem antes do trabalho e por isso para que a caminhada do percurso académico corra bem é necessário esforço e dedicação e quando as coisas correm menos bem ver o que se pode alterar para que se consiga prosseguir de uma forma mais acertada.”


Tutor Diogo Faria

Idade: 20 anos Curso e ano académico: Ciências da Cultura, 2.º ano Interesses/hobbies: Cinema, videojogos, literatura

Uma mensagem para os colegas PARES “Reconheçam a ansiedade como

motivação para progredir.”


Tutor Nuno Pereira

Idade: 20 anos Curso e ano académico: Ciências da Cultura, 2.º ano Interesses/hobbies: Gosto de desporto, artes marciais sobretudo, gosto de ouvir música, oiço de tudo um pouco mas incido mais sobre o Rock, gosto de séries televisas e bons filmes, mas por fim descontrair com amigos é o melhor.

Uma mensagem para os colegas PARES “Aproveitem o tempo que vão ter na Academia para encontrar aquilo que gostam, mas acima de tudo sejam

vocês mesmos, estudem muito e divirtam-se bastante e vão ver que não se arrependem.”


Tutora Catarina Santos

Idade: 19 anos Curso e ano académico: Psicologia, 2.º ano Interesses/hobbies: Viajar, ir ao cinema, passear, ver tv, ler…

Uma mensagem para os colegas PARES “Se acreditas que consegues, já estás a meio caminho de alcançar o teu objetivo.”


Tutora Mónica Andrade

Idade: 20 anos Curso e ano académico: Psicologia, 2.º ano Interesses/hobbies: Cantar, Tocar viola, Tuna D’elas, Ler, Gaming

Uma mensagem para os colegas PARES “Acredita naquilo pelo que lutas. Todos os obstáculos fazem parte do caminho, o importante é teres sempre motivação para os ultrapassar. Conta contigo e conta connosco!”


Tutoria PARES

! U T I U Q A FALTAS

Nテグ HESITES EM NOS CONTACTAR: Serviテァo de Consulta Psicolテウgica da Universidade da Madeira Site: http://scp.uma.pt :: Email: servicoconsultapsicologica@uma.pt Telf.: 291 20 94 98 // 91 8159467 ::. ServicoConsultaPsicologica

Conheça os tutores do ano letivo 2015/2016  

O Programa de Tutoria PARES consiste num apoio feito de estudantes para estudantes. Neste documento encontra mais algumas informações sobre...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you