Issuu on Google+

COMUNICADO AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO 2014/2015 Por iniciativa dos órgãos dirigentes da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Alto de Rodes (AP), teve lugar no passado dia 29 de maio, uma reunião com a Diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso III.

A AP solicitou esta reunião pelo facto de haver muita incerteza relativamente à organização do próximo ano letivo, nomeadamente com a cessação do funcionamento da escola em horário duplo, que tanta contestação gerou no início deste ano letivo e respetiva passagem a horário normal.

Para além deste assunto foram também abordados outros aspetos, que refletem as preocupações dos pais dos alunos deste estabelecimento de ensino. Segue um resumo dos assuntos abordados: ANO LETIVO 2014/2015

Prevê-se o início entre 15 a 17 de setembro de 2014. Estão neste momento a decorrer as matrículas para o 1º ciclo, que terminam a 15 de junho.

Ter em atenção o Despacho 6/2014 de 26 de maio que dá as diretrizes para a organização do próximo ano letivo. A Direção informou que no próximo ano letivo a EB1 de Alto Rodes vai funcionar em regime normal, ou seja, com entrada dos alunos às 9h00, interrupção para almoço às 12h30, reinício da atividade letiva às 13h30 até às 15h30, seguido de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), para os alunos inscritos.

E-mail: a.pais.altorodes@gmail.com | Blog: www.apaisaltorodes.blogspot.pt


Há semelhança do que aconteceu neste ano letivo, as AEC serão ministradas por professores do agrupamento que não tenham horário completo.

Para conseguir viabilizar esta alteração, a Direção do Agrupamento pretende deslocar as 4 turmas de 4º ano da EB1 de Alto Rodes e uma da EB1/JI do Carmo para a escola sede – D. Afonso III. A Diretora frisou que esta é a solução encontrada para o próximo ano, o que não significa que se repita em anos seguintes.

A AP teve oportunidade de visitar o espaço onde as crianças do 4º ano vão ter aulas. Trata-se de um polo único, no qual todas as turmas de 4º ano vão funcionar no mesmo espaço físico, que se encontra em bom estado de conservação e que tem instalações sanitárias próximas. Este espaço está mais próximo dos futuros alunos do 5º ano (uma parte considerável frequenta presentemente o 4º ano em Alto Rodes) e separado dos restantes alunos de 2º ciclo.

Os horários dos alunos do 4º ano serão desfasados dos horários do 2º ciclo, nomeadamente na hora de entrada e saída, nos intervalos e no horário para almoço.

No entender da Direção do Agrupamento esta é uma alternativa válida, tendo sido criadas as melhores condições possíveis para acolher as crianças, sendo que desta forma todos passam a beneficiar do horário normal, com as vantagens que o mesmo acarreta em termos da atividade letiva e de organização da escola, dando a estes alunos a possibilidade de terem as mesmas horas de aulas que os alunos das restantes escolas de 1º ciclo.

NÚMERO DE AUXILIARES

Segundo a Diretora a falta de operacionais/auxiliares é um aspeto muito preocupante em todas as escolas do agrupamento, sendo particularmente grave na escola sede.

E-mail: a.pais.altorodes@gmail.com | Blog: www.apaisaltorodes.blogspot.pt


Na EB1 de Alto Rodes é uma situação preocupante pois a escola tem menos uma funcionária e para o ano não há perspetivas de que a situação venha a melhorar. OBRAS DE CONSERVAÇÃO

A escola já solicitou à CMF a realização das obras, sendo a colaboração da CMF ao nível da mão de obra.

Foi solicitada a realização de obras nas casas de banho, cantina, cozinha, salas, torneiras, arrecadação, telheiros, espaço circundante e sala de TIC, sendo previsível que haja dificuldade em concluir as obras no período de férias.

Faro, 4 de junho de 2014

E-mail: a.pais.altorodes@gmail.com | Blog: www.apaisaltorodes.blogspot.pt


Comunicado ano letivo 2014 2015 final