Page 1

COMUNICADO DE IMPRENSA

ASSOCIAÇÃO DE PAIS CONTINUA A AGUARDAR RESPOSTA DAS ENTIDADES CONTACTADAS A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Alto Rodes foi, no início do mês de outubro, confrontada pela Direção do Agrupamento com a informação de que os horários iriam ser alterados, passando o turno da manhã a funcionar das 7h50 às 13h10 (em vez das 8h00 às 13h00) e o turno da tarde das 13h20 às 18h40 (em vez das 13h15 às 18h15), sendo o intervalo igualmente reduzido de 30 para 20 minutos em ambos os turnos.

No seguimento da Assembleia-geral Extraordinária, que decorreu nos dias 17 e 18 de outubro, e que registou a presença da maioria absoluta dos pais, ficou a Associação de Pais encarregue de tomar todas as diligências possíveis, junto das instâncias responsáveis, para suspender a entrada em vigor deste horário. No decorrer desta semana a Associação de Pais enviou às entidades competentes uma exposição extensiva na qual enumera, com base na legislação em vigor, as razões que levam os pais a não aceitarem esta medida, que consideram lesiva para as crianças e para as famílias, e na qual aponta caminhos alternativos. Receberam esta missiva o Ministro da Educação e Ciência, o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, o Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, o Provedor de Justiça, a Inspeção Geral de Educação e Ciência, a Direção do Agrupamento Afonso III e os grupos parlamentares dos partidos políticos. A Associação foi também recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro e pelo Delegado Regional de Educação do Algarve.

E-mail: a.pais.altorodes@gmail.com | Blog: www.apaisaltorodes.blogspot.pt


Até ao momento a Associação de Pais ainda não obteve qualquer resposta daquelas entidades, não tendo sido sequer contactada pelo Delegado Regional de Educação. Somente o Presidente da Câmara Municipal de Faro teve o cuidado de informar, através do seu Chefe de Gabinete, quais os contactos que estaria a tentar realizar. Tendo tido conhecimento da declaração do Delegado Regional através dos media, na qual justifica a decisão com a necessidade de fazer cumprir a lei, a Associação gostaria de deixar claro que partilha da posição do senhor delegado. Em nenhum momento a Associação apontou caminhos que não passassem pelo estrito cumprimento da lei. A mesma lei que estipula que “são obrigatoriamente organizadas em regime normal […] as atividades curriculares no 1.º ciclo do ensino básico” e não em regime duplo, como continua a acontecer na EB1 de Alto Rodes e nas restantes escolas afetadas: EB1/JI do Carmo, do mesmo agrupamento e a EB1 nº 5 do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, de Olhão. A Associação teve também conhecimento, através de um comunicado da Direção do Agrupamento de Escolas Afonso III, disponibilizado no seu sítio de Internet, de que os novos horários entrarão em vigor na próxima segunda-feira, dia 28

Por considerar que ainda não foi dada resposta ao apelo da Associação de Pais, foi solicitada hoje uma reunião à Direção do Agrupamento, para apresentar uma proposta muito concreta, elaborada por um pai de um aluno daquele estabelecimento, que demonstra que, por via do incremento das Atividades de Enriquecimento Curricular, se conseguem cumprir as 30 horas exigidas, com as atuais condições físicas existentes na escola. Hoje também foi solicitada uma audiência, com caráter de urgência, ao Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, na qual em conjunto com as suas congéneres, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Alto Rodes pretende expor pessoalmente as razões pelas quais os pais não podem aceitar esta solução e apresentar possíveis alternativas.

E-mail: a.pais.altorodes@gmail.com | Blog: www.apaisaltorodes.blogspot.pt


Por considerar que ainda não foi avaliada pelas entidades competentes a legitimidade das razões apontadas pelos pais e cumprindo a vontade dos pais presentes na Assembleia-geral Extraordinária, a Associação de Pais vai estar, na segunda-feira dia 28, à porta da EB1 de Alto Rodes, às 7h50 e às 18h15, a manifestar que está em profundo desacordo com esta medida e apela a todos os pais e encarregados de educação para se juntarem a este protesto pacífico. Faro, 25 de outubro de 2013

E-mail: a.pais.altorodes@gmail.com | Blog: www.apaisaltorodes.blogspot.pt

Ci alteração horários 25 10 final2  

Comunicado à imprensa. Versão de 25 de outubro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you