Page 1


YEARBooK 2018

Para os SCMCs, 2018 marca um novo ciclo, onde PESSOAS e INOVAÇÃO foram nossos mantras. Nesse Yearbook 2018 você encontrará depoimentos das lideranças que inspiram nossa plataforma e um compilado das entregas aos associados, seguindo a cronologia em que ocorreram. Boa leitura e #vemcomagente fazer o SCMC mais forte em 2019.


DEPoIMENToS

06 RUI ALTENBURG 07 FERNANDO VALENTE PIMENTEL 08 FABRIZIO MACHADO PEREIRA 08 JOSÉ EDUARDO AZEVEDO FIATES 09 OSNI JUNIOR 09 RODRIGO ZEN

JANEIRo FEvEREIRo MARÇo

10 TRIP BEAGÁ

11 ASSEMBLEIA GERAL

11 ENCONTRO #GENTE QUE FAZ 12 PROJETO EMBARQUE IMEDIATO 13 NOVA DIRETORIA

ABRIL

13 BATE PAPO BLOCO K 14 COMITÊ #GENTE QUE FAZ 14 COMITÊ #RESULTADO NOSSO DE CADA DIA 15 BATE PAPO BLOCO K - SCMC & MARTINELLI AUDITORES 15 REUNIÃO DO PROJETO SCMC & FUNDAÇÃO CERTI 16 PROJETO EMBARQUE IMEDIATO – PRIMEIRA ETAPA

MAIo

17 MISSÃO SCMC – COPENHAGEN FASHION SUMMIT 18 PLASVALE É A NOVA ASSOCIADA SCMC 18 COMITÊ #RESULTADO NOSSO DE CADA DIA

JuNHo JuLHo

19 KICK OFF TALKS SCMC – FUTURO DO VAREJO 19 REUNIÃO COMITÊ #GENTE QUE FAZ + EMBARQUE IMEDIATO 20 KGB PERESTROIKA 20 EMBARQUE IMEDIATO - MAKER EXPERIENCE 21 COMITÊ #GENTE QUE FAZ 21 THINKING CÍRCULO

AGoSTo

22 EMBARQUE IMEDIATO: EXPERIENCE – LÍDER COMO GESTOR DE PESSOAS 23 FEBRATEX TALKS SCMC

SETEMBRo

24 SETEMBRO DA INOVAÇÃO SCMC 25 PALESTRA MAGNA: CULTURA DE INOVAÇÃO 26 VIC WEG 27 VIC AMCOM

ouTuBRo

28 INVENT CERTI – MAPEANDO O ECOSSISTEMA

NovEMBRo

30 INVENT CERTI – UTILIZANDO O ECOSSISTEMA

DEZEMBRo

29 LAST CALL EMBARQUE IMEDIATO

30 EXPERIENCE FAKINI 30 PRELUDIO SCMC


O ano de 2018 foi um ano como nenhum outro na história do SCMC. Olhamos para dentro do posicionamento da plataforma frente aos nossos propósitos e entendemos que para continuarmos em uma crescente era necessário equalizar todos os seus agentes em um mesmo repertório. Neste sentido, em ação conjunta aos consultores de educação corporativa do programa Embarque Imediato, promovido pelo SESI, foi realizado um trabalho com os nossos times sob uma nova abordagem a partir da perspectiva das trilhas de aprendizagem do Líder como Gestor de Pessoas e Líder com Visão de Negócios. Seguimos em 2019 com o foco em transcender a atuação de nossas empresas com um olhar voltado à frente, focado em inovação de cultura, criação de ecossistemas e colaborativamente criamos um ambiente de trocas fundamental para a evolução das empresas e instituições de ensino envolvidas. Afinal, como tratar de inovação sem estar atento ao patrimônio humano das organizações e os futuros profissionais formados pelas instituições de ensino?

O Santa Catarina Moda e Cultura é a convergência de novos conceitos a favor da formação de um novo mindset. A transformação da indústria de moda e design Catarina é o norte, o olhar estratégico da plataforma, que foi e continua sendo a revolução do setor no estado.

Rui Altenburg Presidente SCMC / Presidente Altenburg

O Brasil ingressa em 2019 com o ânimo renovado pela posse de um novo governo, que tem despertado a confiança da população e dos setores produtivos. É importante que o presidente Jair Bolsonaro, a nova legislatura do Congresso Nacional, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores articulem-se de modo sinérgico, interagindo com a iniciativa privada e a sociedade, de modo a viabilizar, com diálogo e participação, uma agenda de desenvolvimento. As prioridades são as reformas previdenciária e tributária, mais segurança, educação, saúde, redução do “custo Brasil”, desburocratização e estabelecimento de um ambiente de negócios atrativo e dinâmico. Os brasileiros também estão revigorados por sua resiliência ante provações graves nos campos da política e da economia. Acabamos de enfrentar uma prolongada e gravíssima crise, a qual ainda se manifesta no elevado número de pessoas desempregadas e nos baixos níveis de crescimento. Mas, apesar de seus efeitos danosos sobre a sociedade, estamos preparados para uma nova etapa de crescimento e prosperidade. A capacidade de superação de nossa gente é um exemplo estimulante para todos os povos que sofrem dificuldades como as que vínhamos enfrentando há muitos anos. Há, novamente, um ar de maior otimismo no País, que deve ser um fator de responsável motivação para todos. Nesse contexto, a indústria têxtil e de confecção, que se identifica muito com a resistência e força dos brasileiros para superar obstáculos, consolida ainda mais sua posição dentre as protagonistas de nossa economia, destacando-se como uma das maiores empregadoras no âmbito da manufatura, criativa, produtora e multiplicadora de conhecimento e sempre vanguardista. Tudo isso se observa com clareza neste momento, com o início de sua inserção na chamada Quarta Revolução Industrial, processo de múltiplas frentes, desencadeado pela ABIT, CNI, federações, sindicatos e instituições de pesquisa e ensino, tanto na esfera pública quanto na área privada. O espírito inovador e empreendedor de nossa indústria encontra exemplo de muito sucesso no SCMC - Santa Catarina Moda e Cultura. Esta instituição, expressando a visão lúcida dos empresários locais, é uma eficaz plataforma de inovação e conexão entre manufatura, varejo, academia, estudantes e comunidade. A multiplicação de iniciativas como essa, em paralelo à solução dos problemas nacionais, é decisiva para que o Brasil, na aurora de um novo tempo, alcance destino de prosperidade à altura de seu potencial.

Fernando Valente Pimentel Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

6

7


O conceito de Sociedade 5.0 vem ganhando mais destaque se comparado a outros. Chamada de “uma revolução silenciosa”, este movimento centraliza seus esforços no alcance de uma maior produtividade e eficiência nos processos de mudança social, inserindo o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica, uma vez que retém todo o conceito e aparato cultural produzidos pela Indústria 4.0, aperfeiçoando e buscando melhorar o uso do que já se construiu. Com vistas a este conceito, o SESI/SC por meio da FIESC, mobilizou-se para uma agenda que centralizasse seus esforços em um modelo de gestão orientado para uma maior performance, voltado ao aumento de produtividade, eficiência nas entregas e resolutividade para a indústria catarinense, baseando-se nos preceitos do movimento da Sociedade 5.0 para evoluir em suas ações. O reposicionamento da Educação Corporativa do SESI/ SC, a exemplo, foi construído a partir do questionamento de “Como impactar os resultados do negócio da indústria Catarinense por meio das ações de educação e desenvolvimento de pessoas?”. Em 10 meses de operação, as 11 empresas SCMC participantes do programa Embarque Imediato obtiverem um índice de transferência de aprendizagem de 84%, evidenciado por meio de um conjunto de indicadores e mudanças de comportamentos tangíveis.

O SCMC está cada vez mais se consolidando como plataforma referência nas áreas de inovação, moda e design. Carregamos em nossa essência o propósito de mudar o DNA das empresas para que se tornem disruptivas. Propomos uma troca intensa de experiências e tratamos todas as informações de maneira plural, sempre norteadas pelas melhores e mais inspiradoras práticas inovadoras. Nossa parceria recente com startups e o Instituto CERTI reforça esse conceito, potencializando o nosso desejo em aprender, compartilhar e aplicar novas ideias. Neste ano tivemos ainda a entrada da empresa Plasvale, que enfatiza a nossa vocação para o design. Todos esses aspectos corroboram para que a indústria catarinense tenha um crescimento sistemático, apta a concorrer em igualdade com o mercado mundial nos setores de moda, inovação e design. Em 2019 continuaremos firmes nessa missão, focados em tornar Santa Catarina o Estado mais disruptivo do Brasil.

Osni Junior Vice-presidente SCMC / Diretor de Marketing Círculo

Fabrizio Machado Pereira Superintendente do SESI/SC O SCMC oportuniza uma das coisas mais importantes no processo de ensino-aprendizagem: a aprendizagem significativa. Os novos conhecimentos adquiridos pelos alunos, professores, empresários e suas equipes, relacionam-se com os conhecimentos prévios adquiridos por todos os stakeholders que fazem parte dessa incrível plataforma de conexão. Tudo o que se constrói é aplicável nas empresas e nas instituições de ensino, levando a cultura de inovação para além dos momentos de encontros oportunizados pelo SCMC.

A INOVAÇÃO é uma estratégia que deve ser discutida, formulada e praticada sempre com o objetivo de promover a competitividade de uma empresa, especialmente frente seus aspectos essenciais como: portfólio de tecnologia, produto, mercado, base de pessoas, gestão, capital e, principalmente, sintonia entre a liderança e o modelo de negócios, o que constitui a identidade da organização. É neste sentido que surge o papel do SCMC: consolidar-se num agente de mudanças, capaz de promover as transformações que serão seguidas por todo o setor na direção da inovação visando assegurar a competitividade organizacional, a performance dos negócios e o efetivo cumprimento do papel das empresas na geração de riquezas, desenvolvimento de pessoas e sustentabilidade do planeta.

José Eduardo Azevedo Fiates Superintendente Geral da Fundação CERTI e Diretor Executivo do Sapiens Parque S.A.

8

A palavra de ordem é transformação constante. Estar em contato com tantos profissionais de instituições de ensino e empresas, trocar ideias e experiências lateralmente, faz com que nosso dia a dia acadêmico tenha sintonia com as necessidades profissionais do mercado da moda e do design de nosso estado. E ter nossos alunos inseridos nesse ambiente, os tornam mais capazes e diferenciados, até em sala de aula. É nítida a diferença entre os acadêmicos que passaram pelo SCMC e sua relação com o desempenho acadêmico e profissional. Além de coordenador do curso de Design de Moda da UNIFEBE, sou profissional do mercado de moda e design. E tenho orgulho de dizer que minha evolução profissional deu-se em grande parte pela minha participação neste projeto, onde expandi horizontes e tive experiências que ampliaram minha visão, minha rede de contatos e onde, sobretudo, conquistei grandes amigos. E tenho certeza que são essas mesmas experiências e resultados que estimulam e transformam nossos alunos.

Rodrigo Zen Coordenador do Curso de Design de Moda (Unifebe)

9


TRIP BEAGÁ

ASSEMBLEIA GERAL

Data: 18 a 21 de Janeiro Local: Belo Horizonte/MG

Data: 08 de Fevereiro Local: CEB Blumenau

A assembleia geral SCMC reúne os representantes das empresas associadas para tratar das diretrizes adotadas. Também é feita a devolutiva das ações do ano anterior e, ainda a apresentação de todos de projetos e atividades que estão no radar. Nesse encontro tivemos um espaço reservado para apresentação das propostas da equipe de consultores focada em educação corporativa do SESI que expôs o escopo do programa Embarque Imediato. Ainda, em um segundo momento, a Pieracciani Consultoria trouxe aos associados conteúdo com foco em inovação.

O ano de 2018 começou intenso para o SCMC. Já em janeiro acompanhamos estudantes que foram destaque no Inova Camp 2017 à Belo Horizonte, em viagem conquistada como forma de reconhecimento pelos resultados alcançados. Durante a imersão as equipes receberam desafios reais para que, em 4 dias, trouxessem propostas inovadoras como solução. O resultado surpreendeu e muitos desafios e conquistas para as empresas e para os estudantes tornaram-se possíveis. Em Minas Gerais a programação do roteiro envolveu a visita às instalações da FUMEC e UNA, duas instituições de ensino superior que ofertam cursos superiores de moda, mostrando aos alunos toda a estrutura de laboratórios e plano de ensino, considerando aspectos importantes à formação destes profissionais. Os alunos tiveram também a oportunidade de visitar empresas da Associação Mineira de Empresas de

10

Moda, a AMEM, parceira do SCMC em Minas Gerais. As marcas Alphorria e Vivaz abriram suas portas e contaram aos acadêmicos presentes desde o planejamento de coleção, custos, modelagem e prototipagem até as estratégias comerciais e de comunicação. E para mostrar que o SCMC tem o C da Cultura sempre presente, a última parada da trip foi no Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. “Acho que essa viagem e toda a experiência que o SCMC proporcionou foi possível ter aprendizados que eu vou levar para a vida inteira”, diz Gabriella Aredes, aluna do curso superior em Design de Moda da UDESC, integrante da equipe laranja que foi votada com os melhores resultados no programa de 2017.

ENCoNTRo #GENTE quE FAZ Data: 20 de Março Local: OFFcina Café Coworking

Esse comitê temático do SCMC tem a intenção de reunir os profissionais que atuam na área de patrimônio humano. São encontros com a intenção identificar gaps de performance, oportunidades de desenvolvimento e ampliação de consciência. A intenção é promover a evolução da cultura organizacional. O time compartilha melhores práticas, discute cases, convida profissionais para promover bate papos. Em cada encontro o próprio comitê delibera quais são os temas mais urgentes a serem tratados. A periodicidade de encontros é mensal, ou de acordo com as demandas levantadas. As trocas vão além dos encontros presenciais. De forma rápida e sem burocracia muitas dúvidas são levadas para debate no grupo de whats. Assim todos participam e trocam informações e aprendizados.

11


PRoJETo EMBARqUE IMEDIATo

NovA DIREToRIA

Como uma plataforma inovadora que somos a cada dois anos um dos empresários associados à plataforma assume a Presidência por indicação do Conselho. A nova diretoria é formada por Rui Altenburg (Altenburg) na presidência, Osni Junior (Circulo) como vice-presidente, Alfredo Fantoni (Villa Têxtil) como diretor financeiro e o Jacir Lenzi (SENAI) como secretário. A gestão conta ainda com a assessoria executiva da Amélia Malheiros, executiva que atua na Fundação Hermann Hering e está presente no SCMC desde sua formatação;

É com muito orgulho que comunicamos que neste novo exercício seremos conduzidos por Rui Altenburg, tendo na Vice Presidência o entusiasta Osni Jr. da Círculo. A nova diretoria, que já conta com nossa admiração e respeito, certamente fará um SCMC ainda maior e mais forte. Sabemos que a liderança é sempre um fator chave, mas no SCMC já tem tempo que percebemos que o engajamento de cada associado é que faz a diferença. 2018 promete: nova identidade, que reflete ainda mais os valores SCMC, novo site, comitês ainda mais atuantes e muito conteúdo de valor!

BATE PAPo BLoCo K Data: 10 de Abril Local: FFM

O projeto Embarque Imediato visa compreender de que forma pode-se exponenciar o crescimento das empresas com o foco na compreensão do comportamento humano, como desenvolvimento cognitivo e sócio emocional de todo o patrimônio humano, know-how indispensável para enfrentar os desafios do século XXI. O SESI, atento a estas mudanças, propõe uma nova forma de desenvolver competências nas organizações, por meio do pilar da educação corporativa com uma metodologia de aprendizagem significativa e customizada. O SCMC, portanto, foi convidado pelo Sesi SC, por entender que a instituição e as empresas associadas compartilham das mesmas necessidades e propósitos, sendo que de forma colaborativa podem

12

construir uma nova etapa em seus desenvolvimentos. O projeto, configurado em 10 macro etapas, já concluiu os três primeiros módulos que compreenderam o estudo de modelo de negócio das empresas, a entrevista com os gestores das empresas para a construção do mapa de valor de cada uma delas e, por fim, a análise da proposta de valor das empresas para embasar a construção do mapa de empatia junto ao SCMC. Agora, como próximo passo após a validação do mapa junto à nova diretoria, temos a sexta etapa que compreende a construção da trilha de aprendizagem para sanar os gaps em comum dentro da plataforma SCMC.

Neste encontro, foram levantadas e debatidas as principais questões relacionadas ao tema pelas empresas que compõe o SCMC. As dúvidas de quem ainda não está enquadrado e as primeiras percepções de quem já está se adequando foi o que gerou uma pauta para ser levada à Martinelli Consultoria, de Joinville, para angariar maiores esclarecimentos sobre o tema. A grande demanda apresentada pelos presentes foi como ampliar conhecimentos sobre o SPED Fiscal, por meio do Bloco K, que impacta diretamente nas práticas administrativas.

13


CoMITÊ #GENTE quE FAZ

BATE PAPo BLoCo KSCMC & MARTINELLI AuDIToRES

Data: 11 de Abril Local: Altenburg

Data: 19 de Abril Local: Sintex

A reunião, que é a sequência do primeiro encontro feito no dia 10 de abril, contou com a presença da Martinelli Auditores, representados pelos auditores Cristiano Ribeiro dos Santos, Giana Veiga e Willian Peixer, que compartilharam com o time SCMC um pouco como é sua estrutura e de que forma estão presentes no mercado.

Com o foco voltado à importância do Bloco K, o destaque foi o alinhamento interno entre todos os envolvidos nas empresas. De forma ampla, foram abordados alguns conceitos de estabelecimento industrial, faturamento, movimentação de estoque para que a adequação ao Bloco K seja facilitada.

A pauta desse encontro girou em torno do tema Pesquisa de Clima. A Associada Altenburg apresentou seu case e recebeu a todos de forma muito acolhedora, em uma troca de boas práticas que sempre geram aprendizados.

Em forma de mesa redonda com os 3 consultores, as empresas do SCMC obtiveram maiores esclarecimentos sobre dúvidas previamente enviadas aos auditores, que partiram desde o cadastro de itens até questões mais técnicas relacionadas à ficha técnica dos produtos.

Ouvir atentamente o colaborador a fim de engajá-lo no propósito é sempre um desafio. Não Importa o tamanho da organização, existem boas ferramentas no mercado que auxiliam. Mas no entendimento dos SCMCs cabe à liderança maior o papel de guardiã do clima que gera toda cultura desejada.

REuNIÃo Do PRoJETo SCMC & FuNDAÇÃo CERTI

CoMITÊ #RESuLTADo NoSSo DE CADA DIA Data: 17 de Abril Local: Círculo

Data: 20 de Abril Local: OFFcina Café Coworking Reunir o time SCMC para debater sobre o tema INOVAÇÃO é sempre uma boa razão para um grande encontro. Tratar de uma parceria com Fundação CERTI, então, é ainda mais proveitoso.

14

O comitê da área comercial e marketing do SCMC ganha cada vez mais forma. Perceber a importância da frequência de cada participante nas reuniões foi o fator decisivo para dar continuidade e evolução às pautas tratadas em cada encontro.

Eliza Coral, representante da Fundação, foi quem introduziu o assunto e na sequência conduziu toda a reunião. Para guiar melhor a conversa, questões como práticas e métodos que as empresas SCMC utilizam para inovar, qual a estrutura interna da empresa para a inovação, como uma área, ou núcleo, ou até mesmo pessoas responsáveis, se a empresa já tem, ou teve, algum tipo de relacionamento com startups e quais os temas de interesse cada um destacaria dentro de seus grandes desafios para a inovação.

Como um primeiro material de construção coletiva, o infográfico desenvolvido no último encontro tem como papel principal enfatizar a importância da coesão na linguagem entre equipes de vendas internas e externas, e, também, o papel de "RH" que as lideranças destes times assumem frente da empresa junto aos colaboradores.

Dentre as respostas coletadas será feita a análise destas informações para desenho de um projeto de ação, que determina o primeiro ciclo do programa de interação com o ecossistema de inovação SCMC. A proposta envolve a empresa desde sua preparação até o seu relacionamento com startups e alunos das instituições parceiras da plataforma.

15


PRoJETo EMBARquE IMEDIATo – PRIMEIRA ETAPA

MISSÃo SCMC – CoPE NHAGEN FASHIoN SuMMIT

Data: 27 de Abril Local: OFFcina Café Coworking

Data: 15 e 16 Maio Local: Copenhagen

O encontro entre os consultores SESI e a diretoria SCMC neste dia 27 de abril demarcou a terceira fase do Projeto Embarque Imediato. A reunião contou com a presença dos consultores do FIESC/ SESI e diretoria SCMC para a construção do DI de Empatia para a identificação dos gaps comuns à todos da plataforma. O trabalho está sendo executado com o objetivo prático de criar “Trilhas de Aprendizagem”, focada nas lideranças. Dentre as etapas concluídas estão o estudo do modelo de negócio das 12 empresas SCMC participantes do projeto Embarque Imediato e, também, a entrevista com seus gestores para levantamento das suas

16

principais dores. As etapas seguintes são a análise interna do SESI para a elaboração da trilha de aprendizagem e sua execução, que envolverá de 2 à 3 pessoas de cada empresa para vivenciar e transferir a aprendizagem dentro de cada organização. Para o vice-presidente do SCMC, Osni Junior a importância da iniciativa está principalmente no que tange os novos rumos do mercado:

O Embarque Imediato renova não somente a perspectiva de futuro do nosso mercado, mas também nos traz novos prismas para a condução de nossos negócios, planejamentos e processos.

Durante dois dias a capital dinamarquesa se transformou no centro do mundo da moda sustentável. Longe do glamour das temporadas de moda em Paris, Milão e Nova York, a indústria da moda debateu temas importantes para a sustentabilidade do setor, na décima edição do Copenhagen Fashion Summit, que foi realizado nos dias 15 e 16 de maio. O Santa Catarina Moda e Cultura – SCMC esteve representado no evento através da assessora executiva Amélia Malheiros, que acompanhou as palestras, discussões e teve acesso a resultados de pesquisas inéditas e apresentados no evento. Amélia dividiu um pouco do que viu por lá, as impressões com o país que é considerado o mais feliz do mundo, bem como os temas que foram levantados no congresso. Confira abaixo:

"Os desafios da indústria da moda são parecidos ao redor do mundo. Percebemos que estamos em estágios muito diferentes, enquanto em alguns países, entre eles o Brasil, muitos se perguntam o porquê precisamos colocar a sustentabilidade como agenda importante nas decisões estratégicas, nas escolhas que fazemos, seja nas empresas, seja na vida pessoal, na Dinamarca e em boa parte da Europa a pergunta é: como e o que podemos fazer para termos menos impacto com a produção, para ter uma produção mais limpa, socialmente mais correta, com impactos mais controlados e diminuídos? Como adotar a abordagem da economia circular?" Muita inspiração para a moda que precisa repensar seu modelo de negócio.

17


PLASvALE É A NovA ASSoCIADA SCMC

KICK oFF TALKS SCMC – FuTuRo Do vAREJo

Data: 17 de Maio Local: Plasvale

Data: 14 de Junho Local: Moinho do Vale

Com boas novas para contar a todos, a notícia mais recente do Santa Catarina Moda e Cultura é que firmamos a parceria com a gasparense Plasvale. Já que inovação e design são nossas maiores motivações, a empresa que é uma das líderes no seu segmento não poderia ficar de fora!

André Alves, facilitador da Sputnik Perestroika, deu um show além das expectativas. Pautado em referências extremamente atuais, o palestrante entregou ao público presente um conteúdo riquíssimo e com direito a exemplos que deixavam tudo o que foi dito palpável e significativo.

Se estranhou a novidade de uma indústria do setor de plásticos fazer parte da plataforma, reafirmamos que design e tendências de consumo, são temas tratados no SCMC. Como uma das principais propostas do SCMC para 2018, a integração da indústria têxtil a outros segmentos. A intenção é aumentar as parcerias com empresas que investem em design e dão novos significados na fabricação de produtos e soluções de mercado, como é o caso da Plasvale.

Se tratar das mudanças que o mercado de consumo está sofrendo já é fato comum, a premissa atual é entender como é possível chamar a atenção de um público que consome produtos de forma mais profunda, considerando as experiências e o valor proposto pelas marcas que estão por trás. O olhar se volta, então, a validar não apenas o que é consumido, mas o 'como' e 'porque' de adquirir um produto ou serviço passou a ser algo pensado e sentido.

Fica o convite para quem quer crescer e inovar em solo catarinense. O SCMC é uma plataforma colaborativa de inovação que fomenta a moda e o design no estado.

CoMITÊ #RESuLTADo NoSSo DE CADA DIA

REuNIÃo CoMITÊ #GENTE quE FAZ + EMBARquE IMEDIATo

Data: 18 de Maio Local: Tecnoblu

Data: 19 de Junho Local: SESI Já a partir do primeiro encontro do Comitê #Resultado Nosso de Cada Dia fizemos um diagnóstico dentre as empresas acerca das principais dores do departamento comercial. As tratativas com representantes comerciais foram, em absoluto, a questão levantada com maior relevância para os presentes, que determinaram a dificuldade na reciclagem e atualização desse time. Neste intuito, os embaixadores do comitê trouxeram para esta conversa o advogado Dr. Fábio Baumgarten, especialista não só em aspectos legais de contratação e regularização de representantes comerciais como, também, questões que envolvem custos, negociação, motivação e engajamento das equipes. Entender de que forma o representante é quem faz a frente da empresa junto aos clientes e, ainda, como é vital a forma como suas sugestões são absorvidas pela empresa é determinante para atingir metas e melhorar o relacionamento junto ao mercado.

18

Para entender o que foi feito desde as primeiras entrevistas até aqui, foram alinhadas todas as informações levantadas pela equipe de consultores SESI, que junto à diretoria SCMC determinou o gap comum nas empresas da plataforma, concluindo com a indicação da trilha de aprendizagem. O Embarque Imediato entra a partir deste momento na etapa de construção das trilhas de aprendizagem e aplicação junto das empresas. Nesta linha, para determinar quem estará à frente do projeto nas empresas associadas SCMC, convocamos para este encontro nosso time de lideranças aliado aos representantes de seus departamentos de capital humano.

19


KGB PERESTRoIKA

CoMITÊ #GENTE quE FAZ

Data: Julho a Novembro Local: Online

Data: 24 de Julho Local: Circulo

Em um ano de reestruturação de toda a plataforma, o SCMC olhou para dentro e entendeu que inovar exige criatividade em todos os departamentos, não apenas focado no desenvolvimento de produto. Através de uma sala de aula virtual, os SCMCs foram desafiados a se tornarem mais criativos. A metodologia da Perestroika através do KGB impactou a todos que tiveram grande proveito. O convite foi feito a profissionais de diversas áreas da organização.

Seguindo seu objetivo inicial, o comitê #Gente que Faz tem integrado cada vez mais seus participantes que trazem para cada encontro temas que são transversais a área de patrimônio humano.

De forma inclusiva e democrática o SCMC oportunizou às empresas e instituições de ensino dois acessos ao KGB. Assim formamos um time bem heterogêneo que pôs a prova sua capacidade de criar.

EMBARqUE IMEDIATo MAKER EXPERIENCE

Para criar o posicionamento mais estratégico dessa tão importante área e, também, a integração de novas competências, Lena Souza, nossa convidada para este encontro, apresentou técnicas que podem ser utilizadas de maneira assertiva, descontraída e simplificada, com uma comunicação clara e objetiva. O objetivo das dinâmicas vivenciadas pelo grupo do comitê foi trazer o tema "O RH no centro de tudo", sendo todas as ferramentas de interação aplicadas aos times uma forma de demonstrar como podem ser conduzidos processos colaborativos dentro das organizações.

THINKING CÍRCuLo

Data: 19 de Julho Local: SESI – Espaço de Educação Maker

Data: 28 de Julho Local: Balneário Camboriú

O SCMC junto à equipe de consultores do SESI está trazendo ao time de associados uma nova experiência de aprendizagem, com um compilado de dados e metodologias que proporcionam resultados muito mais transformadores aos colaboradores envolvidos. Nesta oportunidade, os participantes foram envolvidos em uma atividade chamada de Maker Experience, onde esses líderes tinham como demanda a criação de luminárias para personas bem específicas. De acordo com os consultores, a metodologia 70/20/10 está sendo muito mais assertiva por contextualizar melhor o processo andragógico, que é a educação de adultos. De forma ampla, o processo completo é constituído por 10% de horas de treinamento formal, presencial ou à distância, 20% envolve trocas de experiências, como benchmarking, discussões e trocas de informações, e 70% da carga horária é "on the job", ou seja, dedicada ao "mão na massa".

Quando instituímos essa metodologia no Embarque Imediato já tínhamos uma pré-garantia de que grande parte da transferência de aprendizado aconteceria por meio deste formato,

Experienciar é uma das premissas do SCMC e o Thinking é o momento ideal para promover a interação entre os associados de forma descontraída e única, propiciando possíveis casos de colaboração entre empresas de diferentes ramos. Nesta edição fomos recepcionados junto à orla de Balneário Camboriú pelo Osni Junior, vice-presidente da plataforma, representando a empresa Círculo. CEOs e diretores das empresas associadas e seus familiares ue estiveram presentes tiveram uma grande surpresa neste evento, A Feijuca Catarina, intitulação dada ao evento pelo anfitrião, teve a presença especial de Gustavo Silvestre, convidado que trouxe uma vivência no campo do design têxtil e de superfície sob o olhar da inclusão e ética profissional. Suas peças, feitas por tramas de crochê, foram confeccionadas por detentos de Guarulhos, grande São Paulo, e foram levadas ao evento SPFW, que destaca as iniciativas de moda do país. O olhar sobre o empreendedorismo social trouxe uma nova abordagem de valor humano, reconstrução pessoal e valores ideológicos.

conta Michael Siemeintcoski, consultor da equipe SESI no projeto.

20

21


EMBARquE IMEDIATo: EXPERIENCE LÍDER CoMo GESToR DE PESSoAS

FEBRATEX TALKS SCMC Data: 21 de Agosto Local: Parque Vila Germanica

Data: 09 de Agosto Local: Auditório do SESI

O SCMC marcou presença na FEBRATEX em dois momentos. O primeiro, na terça-feira do dia 21 de Agosto, em um talk descontraído onde Amélia Malheiros (FHH) e Osni Junior (Círculo) destacaram os pontos altos de missões que participaram nos últimos meses para o Copenhagen Fashion Summit e ao Vale do Silício.

Flora Alves, facilitadora do projeto Embarque Imediato, intermediou as ações junto aos participantes, apresentando dinâmicas inusitadas para tornar o encontro ainda mais pertinente ao programa de Aprendizagem Corporativa do SESI, o Embarque Imediato, apresentada pelos consultores ao SCMC. O encontro foi dividido em dois momentos, um com a atividade em equipe às cegas e, outro ainda, com atividade sem equipes com entregas sem vendas aos olhos. Dentre as exigências da etapa vendada estava a montagem de um arco-íris com peças de diferentes cores e tamanhos, as quais apenas uma pessoa montaria de acordo com a sequência de entrega pelos colegas de equipe.

22

A atividade de olhos vendados foi articulada na intenção de promover uma maior interação entre os integrantes da equipe, promover uma conversa mais franca a partir da confiança em ser guiado pelas afirmações dos parceiro, engajando mais os envolvidos a uma fala que guia seus liderados a um novo patamar. A atividade, porém, teve um contraponto a partir da ação seguinte, em que os participantes, com responsabilidade de entrega de determinados itens com os recursos disponibilizados, não estiveram tão entregues e, consequentemente, não obtiveram os mesmos resultados satisfatórios enquanto equipe.

Entre assuntos que abordaram a nova face da moda, atitudes éticas e sustentáveis que a nova indústria deverá adotar nos próximos anos e inovações tecnológicas, mudança de mindset para inovação, novos modelos laborais e de educação. Contamos ainda com Rodrigo Cabral, da Audaces, contando como as tecnologias virão a interferir na Indústria 4.0 da Moda, tornando as atividades dos designers muito mais intuitivas e voltadas à inovação. O ponto alto da noite foi a conversa mediada por Amélia Malheiros com o estilista da marca A La Garçonne, Alexandre Herchcovitch. No bate papo, que tratou de toda a trajetória do designer enquanto estudante de moda, sua ascensão ao mercado com a marca que leva o próprio nome, desfiles no SPFW, mas, o tópico largamente explorado foi a sustentabilidade, a escolha dos materiais e o reuso de peças garimpa-

das e recolocadas como coleção na marca atual. Ainda, os associados SCMC presentes nos stands trouxeram novidades que chamaram a atenção dos visitantes. A Coratex uniu a inovação tecnológica às artes manuais analógicas, enquanto negócios aconteciam dentro do stand, a artista Jô Santos com seu projeto Arte por Onde Eu For expunha os trabalhos feitos com os corantes da marca em um incrível live painting. A HI Etiquetas aproveitou o volume de visitantes em seu stand para apresentar a novidade: Cabedais tecidos em tear para confecção de calçados. As peças expostas trazem à realidade uma gama de produtos que podem ser desenvolvidos pela indústria calçadista, afim de tornar viável a inovação no design das peças com muito mais velocidade. A Audaces, por sua vez, colocou no centro da feira um provador virtual, onde um scanner corporal fazia a leitura dos movimentos do corpo à sua frente e, então, recriando os mesmos movimentos ao avatar na tela, denotando o caimento da peça piloto no corpo do usuário sem ao menos ter sido impresso o molde.

23


PALESTRA MAGNA: CuLTuRA DE INoVAÇÃo

SETEMBRo DA INovAÇÃo SCMC

Data: 11 e 12 de Setembro Local: SENAI Blumenau

Em uma constante sobre como trazer mais valor, colaboração e desenvolvimento para as empresas de moda de Santa Catarina, a diretoria da plataforma SCMC mapeou uma série de atividades em prol de uma mudança efetiva na cultura de inovação das empresas, com uma programação de mudar o mindset de qualquer envolvido. A nível de gestão e lideranças tanto das empresas quanto instituições de ensino, a agenda composta pelo Palestra Magna e Módulo 1 do projeto InVent CERTI, VIC WEG e VIC AMcom trouxe um mergulho à inovação aos participantes, que relatam estar transformados pelo conteúdo vivido. No primeiro momento, com o projeto InVent explanado pela equipe da Fundação CERTI, tratou de colocar todos a par da realidade da cultura e ecossistema de inovação. Prosseguimos, na mesma semana, a um encontro com Décio da Silva, Presidente do Conselho de Administração da WEG, no chamado VIC,

24

Very Important Companies, produto SCMC que tem como objetivo colocar as lideranças das empresas associadas em contato com companhias que se destacam frente ao mercado. Entender melhor de que forma a WEG há 40 anos se posiciona no mercado de forma tão efetiva, com sua internacionalização e, ainda, referência em inovação foi fundamental para contextualizar como uma empresa pode construir seu legado e perpetuá-lo fundamentado em uma cultura que inova constantemente. Não poderíamos ter encerrado de melhor forma esta programação do mês : a visita à AMcom foi uma completa disrupção seja pelo ambiente de trabalho ou pelo modelo de negócio adotado pela empresa. Em uma sede nova, com um layout de tirar o fôlego, e uma cultura conectada com o que há de mais novo no mercado, a AMcom deixou o time SCMC inspirado para dar novos passos a caminho de uma cultura muito mais inovadora.

José Eduardo Fiates, superintendente da Fundação CERTI, nos trouxe nesta agenda do dia 11 de Setembro uma verdadeira aula sobre ambientes inovativos, suas características e cases que tiveram o maior sucesso neste caminho. Tratar da Inovação não se resume a focar apenas em um novo produto ou serviço, ficou claro para todos que criar um cultura em que toda uma organização se envolva no

processo e transmute a um novo mindset é essencial para que o ambiente se torne favorável a novas ideias, que resultam em processos e métodos que levam à inovação contínua. Ainda, fomentar o ambiente de inovação dentre os players é o ideal para tornar o processo muito mais acelerado, colaborativo e integrado, já que promove um salto em que todos buscam alcançar novos objetivos.

25


vIC WEG

vIC AMCoM

Data: 13 de Setembro Local: WEG Jaraguá do Sul

Data: 18 de Setembro Local: Amcom

O VIC, (Very ImportantCompanies) é um produto SCMC que eleva o nível de colaboração e geração de valor pelo exemplo, onde os associados do SCMC elegem as organizações que mais admiram, seja no Brasil ou no mundo, e organizam encontros entres CEOs e líderes. No mês de setembro, uma das escolhidas foi a multinacional WEG, que está há quase 60 anos no mercado, e que, em um âmbito mais estratégico, o guidance da empresa é baseado em três principais pilares, como Eficiência Operacional, Estabilidade e Melhoria Contínua no Processo. Em absoluto, entendem que a congruência destes três fatores determinam a unidade de crescimento da empresa no passar dos anos, dando origem ao que chamam de WMS, WEG Manufactoring System.

“Empresas que trabalham somente com planejamentos a curto prazo podem ficar estagnadas no momento presente, sem inovar”, Acredita o Presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva, que recepcionou os participantes do encontro e que considera que o desafio dos gestores é buscar o equilíbrio entre o curto e o longo prazo. Da conversa franca e transparente surgem os aprendizados, os insights e até boas parcerias que num primeiro momento não estavam pensadas, mas pela sinergia e colaboração, tornam-se possíveis.

“Sempre é bom visitar outras empresas e especialmente empresas que têm valores especiais. A WEG é um caso destes. A simplicidade é marcante em tudo, além da competência e da visão global. Os cuidados e a valorização da “sua gente” ficaram claros na explanação do Sr. Décio. Foram horas de um aprendizado superior”, Ressalta José Altino Comper, presidente da Círculo S/A e do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex).

26

Em um ambiente altamente disruptivo, a AMcom abriu as portas dando forma ao que imagina-se ser um ambiente favorável à cooperação. A ausência de salas ou divisórias melhorou a comunicação. Além disso, a sede estilo “Google”, que foi co-criada com os colaboradores, promove outros benefícios como a autogestão, o senso de responsabilidade e a disseminação dos valores da empresa, reforçando que o foco de associar as pessoas aos avanços tecnológicos é uma alavanca para o crescimento contínuo. A visita compreendeu a apresentação da estrutura física e um bate papo descontraí-

do sobre estratégias e metas, ramo de inovação propiciado aos clientes e de que maneira se reinventam em um mercado que está em constante transição.

“O maior interesse da liderança do SCMC é compreender acultura por detrás da estratégia, os valores que estão presentes e como essas brilhantes companhias crescem e inovam em ambientes hostis”, Comenta a assessora executiva do SCMC, Amélia Malheiros.

27


INVENT CERTI – MAPEANDo o ECoSSISTEMA

LAST CALL EMBARqUE IMEDIATo Data: 23 de Outubro Local: Auditório do SESI Blumenau

Data: 09 de Outubro Local: CIJS Jaraguá do Sul

Em parceria com a Fundação CERTI,o SCMC traz ao time de associados o programa InVent CERTI com o objetivo de entender de que maneira suas práticas diárias lhes colocam em destaque no mercado e determinar quais ações inovadoras podem facilitar processos, otimizar negócios e inspirar pessoas. Mas, se atualmente inovar é uma premissa, quais são as principais dificuldades em inovar? As empresas e profissionais que se destacam por suas práticas inovadoras têm um perfil comum sobre como se reinventar saindo da zona de conforto. Para não se deixar ser ‘engolido’ pela rotina da produção, entende-se que líderes e departamentos responsáveis pela criação e inovação podem adotar novas rotinas que envolvam sair de dentro da ‘máquina’, buscando novas referências no externo, adotando novos horários mais flexíveis e locais de trabalho disruptivos, a fim de tornar

28

as criações muito mais genuínas e não influenciadas pelo meio. A proposta maior deste encontro foi, em especial, colocar cara a cara as empresas e instituições de ensino, oficializando sua apresentação em uma ‘feira de inovação’, que ocorreu na CIJS - Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. O objetivo foi aproximar estes agentes da moda catarinense em prol de um novo cenário que coloca a inovação como principal fator de competitividade frente ao mercado brasileiro e internacional. Nesta conversa foi possível mapear como a colaboração entre os dois setores é fundamental. Se, por um lado,a indústria se coloca com diversas necessidades que idealmente precisam de soluções práticas, por outro, se encontram as possibilidades oferecidas pela academia, e assim se forma um movimento afim de alinhar as dores à respostas através de pesquisas de ponta.

Tratar das pessoas como foco do desenvolvimento, entender que a aprendizagem corporativa deve ser tratada em novos níveis e, mais que isso, que a transferência de aprendizagem é a premissa para o retorno à empresa para o investimento feito em capacitações de suas equipes foram o grande escopo do trabalho desenvolvido pela equipe SESI de educação corporativa. Em encontros presenciais e EAD, os participantes estiveram engajados do início ao fim, com a disposição de quem se propôs a fazer a diferença. O projeto Embarque Imediato, antes de mais nada, entendeu a necessidade de transpor conceitos às lideranças não abordados antes. Entender da importância da colaboração através de equipes multidisciplinares, tratando tanto de entender a capacidade do outro em agregar valor nos projetos como,também, a confiar e mostrar-se confiável. As dinâmicas para este entendimento foram abordadas de formas didáticas e práticas, e o entendimento das equipes vem sendo percebido de forma evidente dentro de suas empresas. Neste último encontro de 2018, as percepções através de depoimento por vídeo dos participantes trouxe aos patrocinadores e diretoria SCMC

um novo olhar acerca do engajamento com o projeto. Líderes, gestores e CEOs presentes também fizeram seu manifesto sobre a importância dessa transformação, como o Alfredo Fantoni, da Villa Têxtil e diretor financeiro da plataforma:

“Todo esse processo de aprendizado que houve no Embarque Imediato faz com que as pessoas que participaram se sintam parte de um plano maior. Isso tem a ver com legado, com aquilo que a pessoa quer deixar no mundo, como ela quer ser vista no futuro. Então acho que toda essa equipe aqui, todos que participaram do projeto, saem daqui realizados por esses motivos: por ter participado de algo que foi legitimo, ou seja, a pessoa mudou não porque alguém pediu pra ela mudar; ela mudou porque participou de algo e resolveu agir diferente." O Embarque Imediato não só provou ser uma ferramenta que dá resultado, isso já foi provado. É uma ferramenta que funciona em diferentes tamanhos de empresas, com equipes maiores ou menores, equipes mais verticais, ou mais horizontais.”

29


INvENT CERTI uTILIZANDo o ECoSSISTEMA Data: 20 de Novembro Local: FFM

O Invent CERTI é uma proposta de aprofundar o conhecimento e as relações que movem o ecossistema da indústria catarinense, voltado para a inovação. O programa oferecido pelo SCMC aos seus associados, vem contribuindo para concretizar o pilar de inovação, uma das apostas da plataforma. Na ocasião, os participantes foram colocados em equipes envolvendo os players da indústria e da academia no planejamento de uma nova estratégia de mercado, podendo ser um produto ou serviço. A proposta foi inseri-los em uma metodologia que possibilita atrelar o planejamento estratégico da organização e instituição a uma nova visão voltada à inovação de forma colaborativa.

EXPERIENCE FAKINI Data: 29 de Novembro Local: Fakini Malhas

Com a proposta de aproximar cada vez mais os players do nosso time, o Experience é o produto SCMC que leva os associados a conhecerem o modelo de negócio uns dos outros, a fim de aprofundar o entendimento de processos produtivos e, ainda, possibilidades de colaborarem entre si muito mais próximas da realidade. A anfitriã da vez, a Fakini Malhas, abre as portas da sua casa para receber este time em uma visita guiada pelas instalações da empresa e, ainda, com um bate papo acerca do tema: Processos de Gestão e Desafios Futuros.

30

PRELuDIo SCMC

Pela primeira vez o Instituto Rio Moda e o SCMC estarão juntos, em uma programação que envolve a abordagem de dois painéis de conteúdo.

Data: 13 de Dezembro Local: CEB Blumenau e Fundação Hermann Hering

O primeiro painel envolve duas palestras abertas ao público, a primeira abordando a temática Omnichannel na Indústria da Moda: Multicanalidade conectando indústria e consumidor, por Eduardo Ribeiro, e a segunda acerca da proposta Instagram 360º: A Nova Vitrine da Moda, por Alessandra Marins, ambos recebidos na casa do CEB Blumenau. O segundo momento, no Espaço da Fundação Hermann Hering, recepciona associados e parceiros para um bate papo com Roberto Meirelles sobre Valor em Moda: Desapego, Disrupção e Competitividade.


Profile for Santa Catarina Moda e Cultura

SCMC 2018 YEAR BOOK  

Uma galeria com as ações da plataforma, em formato de linha do tempo, ao longo do ano de 2018.

SCMC 2018 YEAR BOOK  

Uma galeria com as ações da plataforma, em formato de linha do tempo, ao longo do ano de 2018.

Advertisement