Issuu on Google+

ANO 8


EDITORIAL A bandeira da moda catarinense foi erguida! Em sua oitava edição, o Santa Catarina Moda e Cultura cumpriu o objetivo de reunir moda, design, cultura, arte, gastronomia e música, para uma experiência enriquecedora a todos que participam do projeto (seja como acadêmico, professor, empresário, colaborador ou até mesmo espectador). Seguindo o conceito da Resort Culture iniciado no ano anterior, o trabalho provou mais uma vez porque é o maior projeto de moda e cultura do sul do Brasil. Como a intenção é de sempre agregar novas ações, o evento final contou com novidades como uma área gourmet, atrações musicais e novas exposições. Além da apresentação das capsule collections dos times criativos, houve as instalações Frutos (com marcas próprias de participantes anteriores do programa), Duna, que expôs obras de 12 artistas contemporâneos catarinenses e a Index/SC, que reúne peças de design de empresas catarinenses com soluções inovadoras. O SCMC manteve a sua missão de unir empresas e instituições de ensino para capacitar e formar novos profissionais no Estado, promovendo a inovação e o fortalecimento das indústrias de moda catarinenses. Neste material, você confere todas as etapas do SCMC #8, bem como as 21 instalações dos times criativos e os dados da última edição. Se você não acompanhou de perto, aqui você fica por dentro dos melhores momentos. Para quem caminhou lado a lado e contribuiu para o desenvolvimento do projeto, essas páginas reservam boas lembranças e a vontade de fazer desse ano ainda melhor. Boa leitura,

EQUIPE SCMC


SUMÁRIO

SCMC 05 O PROJETO 07 COMO FUNCIONA 09 RESULTADOS 10 PRODUTOS 11 SCMC RESORT CULTURE CLUB 16 FRUTOS 20 DUNA 24 INDEX/SC 26 TIMES CRIATIVOS 28


SCMC ANO 8


5

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

UM PROJETO QUE PROMOVE O CRESCIMENTO, APRENDIZADO E INOVAÇÃO DO MERCADO CRIATIVO CATARINENSE.


SCMC ANO 8


7

O PROJETO O Santa Catarina Moda e Cultura é uma iniciativa ímpar, cujo objetivo é estimular o crescimento da indústria criativa da região reunindo, em um único projeto, educação, artes, música, gastronomia e entretenimento sob a ótica da moda e do design. Através dos seus produtos, o SCMC aproxima empresas, entidades, instituições de ensino e estudantes no desenvolvimento de um projeto que evidencia tanto o talento dos futuros profissionais, bem como o potencial inovador da indústria catarinense.


SCMC ANO 8


9

COMO FUNCIONA Ao longo de um ano, é organizada uma série de ações de capacitação, como palestras, workshops, visitas técnicas, grupos de estudos, entre outros, com o objetivo de somar novos conhecimentos aos participantes e complementar a formação dos acadêmicos.


SCMC ANO 8

INSTITUIÇÕES DE ENSINO:

RESULTADOS ANO 8

Senai Blumenau Senai Criciúma Senai Jaraguá do Sul

EMPRESAS: Altenburg Audaces Brix Jeans

Senai Joinville Udesc Uniasselvi Uniasselvi Assevim Univali Balneário Camboriú Univali Florianópolis

Cia. Hering Círculo Dalila Têxtil

NÚMERO DE COLABORADORES: + DE

Daniela Tombini

25.000

Digra

INVESTIMENTO TOTAL NO SCMC NESTES 8 ANOS

Karsten

Fakini Grupo Kyly HI Etiquetas

FATURAMENTO

Hoepcke Bordados Lancaster

R$ 5.5

bi

Dudalina

Marisol Modus.Org Oceano

MILHÕES

aprox.

Printbag Tecnoblu Von Der Völke

EMPREGABILIDADE:

90

dos mais de 330 estudantes envolvidos nos oito anos de projeto estão empregados ou administrando o próprio negócio.


11

PRODUTOS INTELIGÊNCIA COMPARTILHADA Principal projeto do SCMC, que elege acadêmicos para desenvolverem junto com as empresas associadas novos conceitos e processos de inovação e aplicabilidades dos mesmos para cada marca. O objetivo desse produto é promover a busca de novos olhares, conteúdos, ações e técnicas inovadoras e incorporá-las no cotidiano industrial e acadêmico. Propõe a oportunidade dos estudantes vivenciarem o dia a dia do mercado de trabalho, formando times criativos com as empresas e produzindo uma Capsule Collection que reforça a identidade de moda da região, a partir da criatividade e do know how de cada segmento. O fim da jornada é marcado por um grande evento, onde academia, indústria, imprensa e público se encontram para a apresentação dos produtos desenvolvidos.


SCMC ANO 8


13

“Pensar Moda a partir da transversalidade e da evolução é o que propomos como Diretores Criativos da plataforma de inovação Santa Catarina Moda e Cultura. Desde o seu ano #6 (2010) desenvolvemos como metodologia de estudo e workshops o Inteligência Compartilhada, no qual conectamos nossos estudos comportamentais nas mais diversas áreas da criatividade – moda, design, arte, música, gastronomia, visual merchandising, arquitetura, empreendedorismo, tecnologia, etc – ao cenário das indústrias e das escolas. O que buscamos é estabelecer links entre o pensamento criativo e o chão de fábrica, o ineditismo sem perder a essência de cada empresa, respeitando sua expertise e seu consumidor, sempre focando em Inovação de produto e processo. Entendemos que Moda, a indústria que foge do envelhecimento, precisa estar cada vez mais em sintonia com os movimentos culturais, perseguindo os estudos de comportamento para se aproximar cada vez mais dos nichos e se manter relevante num mundo abarrotado de informação e produtos. É preciso manter o desejo de pé. Para tanto, buscamos a valorização da simplicidade nos processos, da autoestima como inspiração e do relacionamento como estratégia de negócios. É como abrir a porta de sua própria casa para receber os amigos; um encontro especial em que a música, a comida e o lifestyle individual de cada um sirvam como link para a necessária evolução, um processo em que a criatividade coletiva é vetor.

Escutemos as conversas, os pontos de vista, os interesses de cada um, os sons, os locais de encontro, as práticas que mantêm em atividade os corpos que queremos vestir e que que movem a cultura local. O importante é pensar na possibilidade de cruzar dados, de criar camadas que não se sobrepõem, mas que interagem transversalmente. Ao conectar Moda, Artes, Comportamento, Design e Entretenimento em seu oitavo ano, o Santa Catarina Moda e Cultura firma um compromisso maior com a identidade local – identificada como Resort Culture, um local acolhedor, confortável, de natureza sedutora e tecnologia pulsante. E, sobretudo, simples, aberto ao novo, organizado como uma nova família. Materializando os aspectos comportamentais e de estilo de vida do conceito Resort, o ano 8 elegeu personagens ícones de Santa Catarina – empresários, esportistas, chefs, músicos, entre outros nomes de representatividade local – para inspirar a criação das 21 coleções cápsula, instalações e vídeos de moda, bem como uma série de portraits, apresentados no evento final e que ilustram este livro. Queremos mais do que nunca entender o SCMC como uma Casa, um lugar de janelas abertas disposto a conquistar o olhar sendo sempre muito sincero com o que faz. Mantendo a cabeça nas nuvens de um céu exuberante e os pés plantados no solo de uma encantadora fazendinha com vista para o mar. Fora do salto. Culturalmente relevante. A verdade é o passaporte para a Moda do século 21”.

JA CK SON A RAU JO E LU CA PRE DABON Diretores Criativos e de Conteúdo


SCMC ANO 8

VIC (VERY IMPORTANT COMPANY)

THINKING

MISSÃO INTERNACIONAL

Visitas multissetoriais em empresas referência

Momento

relacionamento

Intercâmbio para uma semana de estudos,

em seu mercado de atuação com objetivo de

entre as empresas associadas e parceiros.

cursos e workshops em universidades inter-

incentivar a troca de informações do cotidiano

A cada encontro, um empresário prepara

nacionais, além de visitas a empresas locais

corporativo,

em seu ambiente familiar um momento de

que são cases de sucesso no seu país e no

integração e troca de informações, ampliando

mundo.

buscando

entendimento

de

negócio e inspirações em outros mercados.

informal

de

o relacionamento entre os participantes e promovendo o estreitamento de contatos.


15

EXPERIENCE

PALESTRAS E WORKSHOPS

FÓRUM

Encontro para compartilhamento de cases

Profissionais de destaque de segmentos di-

Intensivo ciclo de palestras e atividades com pro-

entre as empresas associadas, promovendo a

versos, nacionais e internacionais, que vêm

fissionais de destaque nacional e internacional em

ampliação do relacionamento entre os partici-

compartilhar com as empresas e instituições

segmentos diversos, promovendo a disseminação

pantes e incentivando o intercâmbio de boas

de ensino participantes do projeto seus estu-

de novos conteúdos e a capacitação dos partici-

práticas e troca de experiências.

dos, pesquisas e experiências.

pantes. Em 2013, o 2º Fórum SCMC recebeu Pedro Janot, atualmente executivo da Azul Linhas Aéreas e ex-diretor da cadeia Zara Brasil, que apresentou suas experiências e vivências nas duas empresas que se destacam no cenário mundial. Na segunda etapa, Carlos Amaral (Cia. Hering), Alvin Rauh Neto (Karsten) e Rui Hess de Souza (Dudalina) apresentaram o cenário da trajetória da moda em Santa Catarina nos últimos 10 anos e apontaram a Visão da Indústria da Moda para os próximos anos.


SCMC ANO 8


17

ANO 8

SCMC RESORT CULTURE CLUB MODA. DESIGN. DIVERSテグ. ARTE


SCMC ANO 8


19

MAPEAR COMPORTAMENTOS É AFIRMAR IDENTIDADE “Em nove meses de atividades, os 21 Times Criativos do ano #8 embarcaram no desafio de desenhar os primeiros traços para a construção de uma cartografia comportamental da cultura Resort de Santa Catarina.

consistência e relevância na construção de uma identidade de design made in Santa Catarina.

Impactados por estudos de tendências em moda, design e comportamento, estudantes, professores, designers, diretores de arte, estilistas, modelistas, gerentes de produtos, profissionais de visual merchandising e marketing foram desafiados a identificar personagens-ícones em sintonia com seus posicionamentos de marca e com os drivers da cultura Resort, como vida ao ar livre, alta-gastronomia, esportes outdoor e nightlife efervescente.

Chefs, esportistas, artistas plásticos, DJs, músicos, empreendedores e empresários da alta-gastronomia e das indústrias naval e do entretenimento deram o input inspiracional para este mapeamento comportamental, materializado agora em capsule collections e apresentado conceitualmente em instalações de arte e design e nas imagens sensíveis da fotoartista Susana Pabst – responsável pelos portraits das personalidades – e de Vinicius Costa e Douglas Sielski, do Wide Studio, novos e promissores talentos das artes visuais, autores dos vídeos e ensaios fotográficos para as coleções, respectivamente.

O mergulho investigativo no universo de cada personagem-ícone confirmou a diversidade de comportamentos da cultura Resort e sua

Esse é o conteúdo da instalação Resort Culture Club, um iluminado passaporte para o inspirador universo comportamental de Santa Catarina”.

J A CK S ON A R AU J O E LUC A PRE D A BON


SCMC ANO 8


21

FRUTOS Em oito anos de atividades, cerca de 330 estudantes de 18 escolas de moda passaram pelo SCMC e conheceram de forma criativa e inédita o cotidiano produtivo das indústrias que compõem o sólido panorama da cadeia têxtil, de moda e design de Santa Catarina. Muitos destes novos talentos foram contratados pelas empresas que fazem ou fizeram parte do SCMC, outros despertaram para o empreendedorismo e criaram suas próprias marcas, aplicando o conhecimento e o aprendizado adquirido em suas passagens pelo projeto. É o que pode ser visto na instalação Frutos, que faz um resgate de cinco talentosas jovens egressas de outras edições do evento: Eduarda Abrantes, Helena Kussic, Alice Sinzato, Luiza Ferreira e Naly Cabral. Em suas coleções, elas mostram como fazer a diferença na moda alinhada à ressignificação do luxo, seus valores éticos, sociais e criativos, em um ambiente que valoriza a experiência, a transparência e o significado.


SCMC ANO 8

BRANTÊ

AME

EDUARDA ABRANTES ALUNA SCMC: ANO #4 – 2008 TIME CRIATIVO: IRIÁ + UDESC MARCA DE ACESSÓRIOS

HELENA KUSSIC E ALICE SINZATO ALUNAS SCMC: ANO #5 – 2009 TIME CRIATIVO: LANCASTER + UDESC MARCA DE ROUPAS

A Brantê apresenta sua coleção Outono-Inverno 2014 inspirada

Ame é território sem fronteiras onde Alice Sinzato e Helena

na arte digital para a criação dos acessórios e bolsas. Sobrepo-

Kussik decidiram se estabelecer, é onde o desejo de moda, arte

sições de formas com diferentes vazados e pontos de luz criam

e artesanato conflui em tecidos. Através de um design têxtil

efeitos óticos tridimensionais trabalhados com a técnica de corte

cuidadosamente desenvolvido, exploram materiais e formas a fim

a laser. A cartela de cores vai dos tons neutros às cores vibrantes

de encontrar o corpo e vesti-lo. Desejam assim fazer roupa com

e metalizadas. Os couros bege, preto, marinho e os metalizados

tudo o que ela representa e com tudo o que ela pode representar,

servem de base para as peças, que trazem pontos de luz em ver-

como esse espaço vazio que só é preenchido por alguém, com

de-lima, rosa-vibrante e laranja-light. Atenção para os detalhes

alguém. O nome Ame foi escolhido por ter um duplo significado. Em

em metais geométricos com diferentes banhos.

japonês significa chuva e, em português, é uma ordem para o amor.

Saiba mais: brante.com.br

Saiba mais: cargocollective.com/helenakussik


23

LUIZA FERREIRA

CYCLELAND

LUIZA FERREIRA ALUNA SCMC: ANO #6 – 2010 TIME CRIATIVO: DIANA TÊXTIL + FURB MARCA ARTESANAL DE ACESSÓRIOS EM COURO

NALY CABRAL ALUNA SCMC: ANO #6 – 2010 TIME CRIATIVO: MARISOL + UDESC MARCA DE MODA URBANA/MOBILIDADE

Luiza Ferreira apresenta sua coleção Awaken, desenvolvida a partir da ideia de um novo começo. O mood é romântico e bucólico, propondo um simples contato com a natureza e a harmonia plena. Flores e folhas adornam as peças. O branco se destaca como a cor mais pura, que protege e alivia, conforta os pensamentos e o espírito, equilibrando a aura.

Naly Cabral apresenta a coleção Planta de Varanda, que oferece instantâneos de formas puras, simples e relaxantes, em sintonia com o conceito Slow. O shape traz recortes amplos, simplificando as formas do corpo, em algodão, tecidos inteligentes com poliamida e leves materiais translúcidos. Tons pastel de azul, rosa e areia complementam o mood desacelerado de roupas ideais para a contemplação em meio à exuberante natureza ou defronte a uma planta na varanda no Outono-Inverno 2014.

Saiba mais: luizaferreira.com.br

Saiba mais: cycleland.com.br


SCMC ANO 8


25

DUNA Sempre atento aos sinais, o SCMC entende que a arte é importante ferramenta de conexão e entendimento para com as novas gerações e expressões comportamentais. Assim, incorpora a feira de arte Duna, que apresenta e comercializa 25 obras de 12 artistas contemporâneos catarinenses em suas diversas plataformas e olhares. A curadoria da mostra é de Tiago Franco e Fernando Weber, que movimentam o circuito alternativo das artes catarinenses com esse projeto cada vez mais relevante. Além deles, também fazem parte da exposição: Ana Batista, Felipe Caprestano, Fernando Weber, Flavia Tronca, Juliana Crispe, Maurício Magagnin, Nestor Jr., Pablo Paniagua, Ramón Rodrigues, Rodrigo Level e Scartank.


SCMC ANO 8


27

INDEX/SC A Index/SC é uma exposição que nasceu com o anúncio da Bienal, propondo-se a divulgar o evento que se realizará em Maio de 2015 e que já transitou pelas principais cidades do Estado, levando um resumo da contribuição do design para a indústria e valorizando a identidade catarinense e brasileira. Dentro do espaço Resort Culture Club, foram incorporadas características artísticas a produtos de três empresas expandindo seu significado e propondo uma nova visão de maior valor estético desvinculando os aspectos funcionais do design. Essa proposta de conceito imaterial, não tátil, traz uma nova dimensão para os produtos descaracterizando-os de sua funcionalidade. O processo de ressignificação dos produtos deu lugar a novos objetos, valorados esteticamente e aqui apresentados integrando o cenário de estilo fashion cultivado pelo movimento do SCMC.


SCMC ANO 8


29

TIMES CRIATIVOS CONHEÇA O TRABALHO REALIZADO POR CADA EQUIPE AO LONGO DO ANO 8.


SCMC ANO 8

ALTENBURG E UDESC // PERSONAGEM-ÍCONE: SEBASTIAN RIBEIRO, KITESURFISTA

FREESTYLE A inspiração para a linha de roupões esportivos masculinos vem do ar e do mar, do aconchego e do conforto, elementos que permeiam o universo do jovem Sebastian Ribeiro. Partindo das cores e formas do kitesurf, a coleção Freestyle propõe recortes geométricos em atoalhados felpudos com zíperes coloridos, pespontos contrastantes e acabamento de alfaiataria – viés de cetim e percal 200 fios 100% algodão.

TIME CRIATIVO (Altenburg) Maike Handke, Patrícia Higino, Rafael Locks; (UDESC) Daiana de Farias, Juliana Neves, Eliana Gonçalves


31

AUDACES E UDESC // PERSONAGENS-ÍCONES: DIOGO GUERREIRO E FLÁVIO JARDIM, VELEJADORES

NAVEGAR É PRECISO Da inspiração do universo dos velejadores catarinenses Diogo Guerreiro e Flávio Jardim nasce a coleção Navegar É Preciso , somando a liberdade da criação com a segurança e produtividade das diferentes tecnologias Audaces, que viabilizam a concepção de roupas conceituais de forma industrial. O resultado é a geometrização das ondas do mar em peças que unem sportswear e alfaiataria, trazendo na mescla de cores (cinza, azul, verde e amarelo) e na mistura de materiais (cetim de algodão e neoprene), as características contrastantes, porém complementares, que um exímio velejador deve ter.

TIME CRIATIVO (Audaces) Karina Molin, Anna Helena, Daniele Becker, Letícia Lira, Michele Priscila Sofka, Patricia Ferrari, Franciele de Souza; (UDESC) Cassia Guerra, Jeniffer Lucce, Eliana Gonçalves AGRADECIMENTOS Mormaii, Renaux View


SCMC ANO 8

BRIX JEANS E UNIVALI // PERSONAGEM-ÍCONE: RAPHAEL LANGOWISKI, ARTISTA PLÁSTICO

GLITCHART Marcada por interferências artísticas aplicadas por meio de lavagens aquareladas, beneficiamento engessado e texturas resinadas, a coleção GlitchArt remete às pinceladas do artista plástico Raphael Langowiski, se apropria da linguagem contemporânea do pixel e adota materiais confortáveis, como o Ring (moletom despojando com aparência de jeans) e o Izzi empapelado. O resultado é jeanswear com tratamento de alfaiataria para shapes estruturados e oversized. A paleta de cores vem em tons sóbrios com foco no azul, característico do denim, arrematado por cinza, ocre e rosa.

TIME CRIATIVO (Brix Jeans) Adilson Mais, Camila Mendonça, Edna Cristina Marcelino, Eliane Benvenutti Vieira, Felipe Demarchi, Rosilene Kuntze Borges, Vanessa Fachini; (Univali) Ana Cláudia Antunes, Lucelia Silvestri Marli Masson, Bianka Capucci Frisoni, Monica Facchini Krinke


33

CÍRCULO S/A E UNIVALI // PERSONAGEM-ÍCONE: VICKY SCHAUFFERT ROSSMARK SCHRAMM, BLOGUEIRA

KNIT GARDEN O ponto de partida é o lifestyle da blogueira Vicky Schauffert, uma catarinense que carrega o DNA da geração resort: beleza, geração saúde, sensualidade, despojamento e elegância. A coleção traduz o espírito boho em um mix de diferentes pontos de tricô e crochê feito à mão por artesãs, florescendo um jardim cheio de feminilidade e sensualidade. O patchwork de tramas e fios diferentes arquitetam um rico design de superfície que ganha intervenção com técnicas de sublimação aplicadas nas peças depois de prontas. Este trabalho reforça o compromisso que a Círculo mantém há 75 anos no mercado de reinventar e renovar o tricô e o crochê.

TIME CRIATIVO (Círculo) Reginalda Vieira, Moira Regina Carvalho, Osni de Oliveira Junior, José Celinho Formento, Maria Dulce Schramm, Eduardo Zimermann, Andreia Camilo, Fernanda Wieser, Elaine Mayer, Simoni Scottini; (Univali) Bianka Cappucci Frisoni, Mônica Krinke, Daniella Mariga, Luana Maiochi Valenzuela


SCMC ANO 8

DALILA E SENAI BLUMENAU // PERSONAGEM-ÍCONE: EMILY BETIOL, DJ, DESIGNER

D-CLUB Inspirados pela DJ Emmy Betiol e seu estilo hipnótico como exemplo do nightlife efervescente catarinense, a coleção D-Club faz um mergulho no universo dos clubs noturnos e das batidas eletrônicas para propor uma coleção de roupas em malharia, onde o contraponto de shapes andróginos com recortes esportivos e transparências valorizam a sensualidade e o movimento. Na construção das peças prevalece a mistura de materiais (neoprene, devorê, metalizado) em modelagens de alfaiataria, inserindo a malha no universo sporty-chic. A cartela de cores sóbria traz pretos e cinzas, com toques luminosos de branco e prata.

TIME CRIATIVO (Dalila) Leiza Graziele Antunes dos Santos, Marisa Stein Martins, Martin Lemke, Márcio Oliveira; (Senai Blumenau) Vitoria Prado, Isadora Guercovich, Rosenei Zanchett, Edna Steinhauser, Marcio Paasch


35

DANIELA TOMBINI E SENAI CRICIÚMA // PERSONAGEM-ÍCONE: KAROL MEYER, MERGULHADORA

DIVE INTO YOUR DREAMS Inspirada em Karol Meyer, ícone brasileiro de mergulho livre, e na riqueza de seu universo subaquático, a coleção loungewear Dive Into Your Dreams realça a união entre mar, aventura e esporte numa linha sexy de outfits com shapes fluidos em tecidos sofisticados e luminosos (cetim de seda, tule de seda, organza metalizada, micropaetês). Recortes e materiais se combinam e se alternam, ressaltando os diversos toques e texturas encontrados no mergulho em profundidade. Cores e estampas mimetizam a variada gama de espécies de fauna e flora marinhas com um leve toque de tigresa, transparecendo a personalidade descontraída exuberante da personagem.

TIME CRIATIVO Daniela Tombini) André Luiz Tombini, Amanda Zardo De Nardi, Karina da Rosa Candido, Mariana Carneiro, Quézia Elisama Ribas; (Senai Criciúma) Bruna Corrêa Francisco, Fernanda Bittencourt, Mirela de Godoi Braz


SCMC ANO 8

DIGRA E ASSEVIM // PERSONAGEM-ÍCONE: MAURÍCIO GRANDO, OWNER DA VILLAGIO GRANDO

CHARMAT A inspiração vem do desejo de ampliar a visão sobre as belezas naturais e o potencial gastronômico e turístico de Santa Catarina, tomando como ponto de partida a winery boutique Villagio Grando, de Maurício Grando, reconhecida internacionalmente por seus vinhos finos de altitude e espumantes premiados. Alinhado a estes preceitos de alta qualidade e toques artesanais, a coleção de embalagens Charmat propõe um conceito de colecionismo e formas inovadoras para proteger e transportar vinhos, seja na criação de estampas exclusivas sobre tecidos nobres ou na criativa mistura de materiais como o acrílico associado ao couro e à madeira.

TIME CRIATIVO (Digra) Andréia Micheluzzi, Bruno Hansen, Catherine Kraetzer Grasmuk, Morgana Feldhaus; (ASSEVIM) Cleber Batista Albuquerque, Joana Schlindwein, Cris Hoffmeister, Édio Bertoldi AGRADECIMENTOS Gouveia e Bertoldi Design de Interiores, Arezzo Brusque


37

DUDALINA E UNIASSELVI INDAIAL // PERSONAGEM-ÍCONE: LORENA KRUEGER, OWNER DA ESTALEIROS KALMAR

TEMPO EM MOVIMENTO Pela sua heritage e sintonia com os valores da Dudalina, em que o conhecimento e a paixão pelo negócio é passado de pai para filho, materializando um produto desejado e de reputação internacional, a jovem Lorena Kreuger, diretora e proprietária da Estaleiros Kalmar, inspirou uma coleção feminina imponente como as formas de um veleiro, ao mesmo tempo móvel e fluida como o vento. Realizada em tecidos leves com transparências, sobreposições de materiais e recortes geométricos em moldes anatômicos, a coleção traz materiais puros e naturalmente nobres como a seda, o algodão, a madrepérola e a madeira.

TIME CRIATIVO (Dudalina) Hervé Tomedi, Julian Gallasch, Tamara Sbroglio, Guilherme Graciano Picolli, Ana Schwabe; (Uniasselvi Indaial) Caroline Hadlich, Felipe Colvara, Jéssica Vanessa Schlei, Jessica Hinsching AGRADECIMENTOS Renaux View


SCMC ANO 8

FAKINI E UNIVALI // PERSONAGEM-ÍCONE: FLÁVIO "TECO” PADARATZ, SURFISTA

ORIGENS Traço fundamental na consolidação da identidade resort, o lifestyle esportivo e ao mesmo tempo familiar de Teco Padaratz, um dos maiores ídolos do surf brasileiro, se alinha naturalmente ao conceito das antigas representações rupestres da região litorânea catarinense, com seus símbolos abstratos e geométricos. Com base nisso, a coleção Origens traduz a arte e comunicação dos elementos rupestres numa alusão ao estilo Padaratz de ser surfista e músico. Peças intercambiáveis compõem um guarda-roupa esportivo, tecnológico e prático, pensado para vestir toda a família Padaratz em seus momentos de lazer à beira-mar.

TIME CRIATIVO (Fakini) Leandro Wollick, Cassia Benedet, Daniela Bonin, Ítalo Moradei, Luiz Gama Junior; (Univali) Fernanda Picinini, Luísa Lemos Sônego, Bianka Cappucci Frisoni, Mônica Krinke AGRADECIMENTOS Aloha Surf Shop


39

HERING E SENAI BLUMENAU // PERSONAGEM-ÍCONE: ALYSON MÜLLER, CHEF ROSSO COZINHA REGIONAL

ART OF MUSEUM Da sinergia entre a gastronomia calorosa e colorida dos pratos do Rosso Restrô do chef Alysson Müller e do storytelling criativo e cooperativo da Cia. Hering, tão bem materializado na iniciativa cultural do Museu Hering, a coleção Art Of Museum propõe uma releitura esportiva da silhueta do dólmã – a tradicional vestimenta dos chefs – em materiais como malha e moletom, em shapes e estampas gráficas inspirados nos entrelaçamentos da arquitetura Enxaimel, que desenha a identidade visual do Museu Hering. Uma pitada extra de estampas hiperrealistas de ingredientes culinários mais efeitos de lavagem e tingimento garantem um toque personalizado às peças, que ganham degradês e respingos emborrachados, reforçando o conforto e a descontração da cultura resort.

TIME CRIATIVO (Hering) Adelina Elis Kormann, Amélia Malheiros, Bruna Regina Silveira, Daniel Philipi Knop, Flávia Fernandes dos Santos, Gabriel Henrique Michel da Silva, Gicelda Theiss, Janaina Weidgenant; (Senai Blumenau) Julia de Melo Barradas, Mateus Lanser Correia, Mariana Tonioti, Edna Steinhauser, Rosenei Zanchett AGRADECIMENTOS Bruno Andrade, arquiteto


SCMC ANO 8

HI ETIQUETAS E UNIVALI // PERSONAGEM-ÍCONE: VITOR GOMES, CHEF PONTO G

FOLK CARIJÓ A coleção Folk Carijó quer traduzir a multiculturalidade e os sabores dos pratos do chef Vitor Gomes em um Menu Confiance de estampas vibrantes combinadas em looks para apreciadores da cozinha gourmet. Aqui as tradicionais etiquetas se renovam, mostrando uma gama de possibilidade artísticas e tecnológicas apresentadas como uma linha de jacquards estampados. Os tons estimulantes de vermelho, mostarda, azul e verde são cuidadosamente harmonizados e pontuados com o preto e os fios de algodão cru. As modelagens renovam as vestimentas tradicionais dos chefs com informação de moda: calças retas viram saruel, os aventais viram kilts e o “bate-mão” ganha uma versão que remete à máxi-gravata.

TIME CRIATIVO (Hi Etiquetas) Maiara Harmel, Jeniffer Borchardt, Rejane Hoffmann, Jonas Edemir Helbig; (Univali) Aleíse Helena Rubik, Roberta Haide Adriano, Bianka Cappucci Frisoni, Monica Facchini Krinke AGRADECIMENTOS (Professoras) Maria Rosaime Cabral, Luciane Ropelatto e Egéria Höeller Borges Schaefer; (Acadêmicas de moda) Margarete Agostinho Silvério e Ermelinda Nazaré Costa Dall’Antonia


41

HOEPCKE BORDADOS E UDESC // PERSONAGEM-ÍCONE: CAIO CEZAR, FOTÓGRAFO

ISLAND PORTRAIT Island Portrait é inspirada em retratos que ilustram os detalhes da arquitetura e cultura da Ilha de Santa Catarina aos olhos do fotógrafo Caio Cezar. A coleção renova a linguagem das rendas e bordados Hoepcke transportadas para o clima de Resort Culture, em uma linha lounge-beachwear que transborda glamour e feminilidade. São biquínis, maiôs, caftãs, saias e pantalonas elaboradas em tule e cetim, adornados com a renda guipure. As cores presentes na arquitetura da ilha, sob a visão do fotógrafo, trazem vivacidade à coleção, dando um ar de contemporaneidade à tradicional renda guipure.

TIME CRIATIVO (Hoepcke Bordados) Lúcia Regina Antunes Klemz, Jaison Floriano Flores, Mozart Schmitz; (UDESC) Eliana Gonçalves, Bárbara Leite, Susane Zanin AGRADECIMENTOS Rocca Tecidos, Delfim


SCMC ANO 8

KARSTEN E ASSEVIM // PERSONAGEM-ÍCONE: FAMÍLIA SCHURMANN, VELEJADORES

MAR, DOCE LAR! Mar, Doce Lar! é inspirado na vida e atividades de grandes velejadores, heróis do mar, como a Família Schurmann, que busca nas águas a felicidade para suas vidas e no veleiro o aconchego da sua casa. Inovação dá o tom da linha de produtos utilitários criados a partir da ideia de praticidade e versatilidade, como devem ser as peças transportadas em longas viagens em alto-mar. O grande destaque está no efeito RGB que cria um divertido e surpreendente jogo óptico na estamparia de uma linha cheia de personalidade, que traz, entre outros itens, a jaqueta que vira bolsa e a toalha que vira roupão.

TIME CRIATIVO (Karsten) Bruna Zielasko, Bruna Ruediger, Daiane Albino, Michele Souza, Rafael Pasold; (Assevim) Ana Luisa Koschnik, Adrilaine Zunino, Cris Hoffmeister


43

KYLY E SENAI JOINVILLE // PERSONAGEM-ÍCONE: GUSTAVO GUGA KUERTEN, TENISTA

ENTRE A BOLA E O SAIBRO A ideia principal é uma tradução do universo do tênis profissional – cores, formas, texturas, sensações e materiais – e seus elementos icônicos, transportados para a moda infantil. É o estilo casual do tênis com um toque retrô, inovando-se nos materiais (tecidos rede, furadinho e atoalhado), nas estampas (flocado e plastisol) e nos recortes aplicados na coleção composta de peças para despertar tanto nos pais como nos filhos, desejo e encantamento visual e de socialização, pensadas para a criança que curte estilo e sofisticação sem perder o prazer de brincar e ser feliz.

TIME CRIATIVO (Kyly) Antonio Lopes de Oliveira Neto, Carina Dellagiustina Lenzi, Karine Martins Ruiz, Katlen Krueger, Laura Maroco, Clarina Kruger; (Senai Joinville) Isís Preisler, Roberta Pollnow, Carlos Franzoi, Simone Brandão da Fonseca Ludvig, Raphael da Silveira Geremias AGRADECIMENTOS Maria Odete Stahn, Regiane Tavares


SCMC ANO 8

LANCASTER E SUH PABST

ICONS Stören design é a metodologia de criação escolhida para superexpor as características dos personagens-ícones que traduzem em seus talentos e estilos de vida a energia resort de Santa Catarina. Fotografados pela artista Susana Pabst, seus retratos revelam a essência de cada um dos personagens, que ganham novos tons e interferências visuais criados pela equipe de designers da Lancaster. Uma série de levíssimos sarongues em seda em sintonia com a estética artsy que invade a praia da moda contemporânea.

TIME CRIATIVO (Fotografia) Suh Pabst; (Lancaster) Eduardo Junckes, Magda Hwizdaleck, Candice Juliana, Rafaela Blödorn, Juliana Rosa, Debora de Oliveira


45

MARISOL E SENAI JARAGUÁ // PERSONAGEM-ÍCONE: MICHELE NOBOA, CONTORCIONISTA

ACQUA SOUL A coleção Acqua Soul é inspirada no lifestyle das pessoas que fazem da sua vida o entretenimento, como a contorcionista Michele Noboa. São almas livres, que se movimentam profissionalmente e despertam com sua arte a diversão. Tratam a vida com leveza adaptando-se a novos lugares, criando famílias itinerantes como acontece na mobilidade da vida aquática. O fundo do mar – com suas cores e a riqueza das texturas e estampas de corais, anêmonas e águas-vivas – desenha uma coleção para meninas que fazem da moda um fértil mundo de fantasias.

TIME CRIATIVO (Marisol) Flávio Jacó Plentz, Ana Paula Kurtz, Fernanda Daniele Santos Azuma, Kátia Feliciano, Laís Priscila Petrin; (Senai Jaraguá do Sul) Larissa B Krause, Larissa Decker, Karin Emanuela Schneider Bisoni AGRADECIMENTOS Parque Beto Carrero World, Michele Noboa e equipe Show Acqua, Prof Márcio Paloschi/SENAI Jaraguá do Sul, Plissil, Blubordados


SCMC ANO 8

MODUS.ORG E UNIVALI FLORIANÓPOLIS // PERSONAGEM-ÍCONE: JULIANO MENDES, EMPRESÁRIO

ORIGINAL RESORT CULTURE Juliano Mendes é um jovem empreendedor visionário, com um estilo de vida low profile, forte ligação com a cultura, valores e produtos catarinenses, o que se reflete em seus negócios de sucesso na área de gastronomia e bebidas. Para representar esse lifestyle, surge a linha de produtos Original Resort Culture, pensada como um arquipélago de ilhas conectadas pelo que Santa Catarina tem de melhor: as ilhas da gastronomia, do sol, do mar, da vida ao ar livre, dos esportes náuticos e do nightlife efervescente. No design das peças criadas – t-shirts, cartazes, pulseiras, site para e-commerce, aplicativo mobile – há um resgate dos sambaquis e da arte rupestre litorânea, minimalista, icônica e de traços leves, com uma cartela de cores que valoriza o mar, a montanha, as dunas e a flora à beira-mar.

TIME CRIATIVO (Modus.Org) Magda Fiorese, Bruno Hellmann, Carolina M. Furquim, Leandro Quadros, Mônica Keller, Rafael Baumgarten; (Univali Ilha) Maete Porto, Alejandro Reyes, Andriéli Flores AGRADECIMENTOS Cia Hering, Terra Arquitetura e Planejamento, Willy Metais, Eduardo Fagundes, Guilherme Konnin, Guilherme Castro, João Luiz Fernandes, Laís Hinsching


47

OCEANO E SENAI BLUMENAU // PERSONAGEM-ÍCONE: SANDRO COSTA "GAZU”, MÚSICO

JAM SESSION Jam Session é o nome da coleção que traduz a fluidez relax dos surfistas associada à cultura de shows pós-praia, inspirada na obra musical de Gazu – vocalista da banda Dazaranha, de Florianópolis. No processo criativo, versos de suas canções viraram o fio condutor da coleção, que usa tecidos leves e naturais, como sarja e algodão para t-shirts, bermudas e camisas, associados à tecnologia de performance do neoprene que surge em detalhes de bolsos, punhos, golas, capuz e mangas. Nas estampas, violões, guitarras e paletas trazem a música para as roupas. Na cartela, laranja, azul-claro e azul-royal mixadas às neutras, preto, cinza e branco. Atenção para os bordados de guitarras localizado estrategicamente nas peças e os efeitos de lavanderia que ressaltam o mood de uma coleção que transita da praia para a cidade.

TIME CRIATIVO (Oceano) Sabrina Bandeira Eggert, Ineis Nardes, Fabiano Teixeira, Marlene Eggert; (Senai Blumenau) Franciele Maiara da Silva, Josiane Pereira Demo, Patricia Santos, Marcio Paasch


SCMC ANO 8

PRINTBAG E UDESC // PERSONAGEM-ÍCONE: JONATHA JÜNGE, CICLOVIAJANTE

CICLOVIAGENS O Cicloturismo – atividade que tem em Santa Catarina o primeiro circuito oficial do Brasil, e, em Jonatha Jünge, um de seus mais ativos promotores – serve de caminho criativo para a linha de embalagens que migram de simples formas de transportar produtos das lojas para casa, para assumir o status dos alforjes utilizados para levar comida, roupas e objetos nas pedaladas, podendo ser acoplados às bikes sob o conceito de upcycle. Imagine encontrar o mapa do circuito ou uma presilha de proteção para calças destacáveis dentro de uma caixa de sapatos; ou utilizar a tradicional sacola de papel como uma mochila para carregar pequenos objetos e sair pedalando depois da compra. Os novos alforjes em papel resistente ganham estampas de paisagens, aplicações de rebites e alças, aprimoramentos gráficos de hot stamp e verniz.

TIME CRIATIVO (Printbag) Karolina Melzzi Costa, Mario de Jesus, Alcioney Costa, Jefferson Luiz Roon, Wlandener Catafesta; (UDESC) Eliana Gonçalves, Juliane Biz, Laiza Gois AGRADECIMENTOS Caminhos do Sertão


49

TECNOBLU E UDESC // PERSONAGEM-ÍCONE: NARBAL CORRÊA, CHEF E MERGULHADOR

SEA COOKERY Um mergulho no universo do chef Narbal Corrêa, suas histórias, referências estéticas e experiências que transitam entre o mundo marinho e a alta-gastronomia inspiram a linha SeaCookery , que prestigia tudo o que é local, fresco, orgânico, feito à mão e simples, transportando diretamente do fundo do mar para a mesa todas as texturas rústicas, naturais, os enferrujados, o craquelado e o limo. As cores lavadas e em tons de ferrugem ganham destaque. Os materiais são naturais, representados por fibras e tramas de algodão, couros envelhecidos, fibras de papel e metais oxidados. “Meu destino estava traçado! Seria um caçador submarino que sabia cozinhar”, diz Narbal Corrêa.

TIME CRIATIVO (Tecnoblu) Eduardo Deichmann, Guilherme Spode, Júlio José da Silva, Manuela Loos; (UDESC) Eliana Gonçalves, Luiza Debastiani e Silva, Rebeca Mayer Teixeira Brandão


SCMC ANO 8

VON DER VÖLKE E UDESC // PERSONAGEM-ÍCONE: DUDA CUNHA, EMPRESÁRIO/SÓCIO GREEN VALLEY

TRANSITIONS A inspiração para a coleção vem de Duda Cunha, empresário e sócio do Green Valley, eleito o melhor club do mundo pela revista norte-americana Forbes. A ideia de transfiguração sugere a modificação constante do ser e sua capacidade de transformação e adaptação. A cada fase, novas essências, novos aspectos e maneiras de sentir e novos anseios e desejos. Tudo focado em um público-alvo que busca, além do sucesso profissional, aproveitar o tempo livre junto à natureza. Misturando tecidos tecnológicos com alfaiataria, surgem peças esportivas que se adaptam a diversas situações cotidianas, tanto do dia quanto da noite, prezando a qualidade e o conforto.

TIME CRIATIVO (Von Der Völke) Adriaan E. J. Vogel, Elisa Michels, Marcus Marquetti, Thiago Matesco; (UDESC) Eliana Gonçalves, Gabriela Gib, Karina J. Lopes


51

Fotos: Douglas Sielski (fotos conceituais das págs 2 a 9, 12, 16, 18, 28 e 51), Ester Mendes (instalações das págs 30 a 50, Produtos SCMC, Frutos, Index/SC e Duna), Susana Pabst (retratos das págs 30 a 50, exceto Teco Padaratz/foto: divulgação e Guga Kuerten/foto: Gabriel Heusi) e divulgação (marcas seção Frutos).


SCMC ANO 8

EMPRESAS

PARCEIROS

Bordados

INSTITUIÇÕES DE ENSINO

APOIO


ESTE MATERIAL FOI DESENVOLVIDO POR

RUA SÉRGIO GIL, 477, BALNEÁRIO FLORIANÓPOLIS, SC | 88075-340 WWW.CATARINA.AG +55 48 3024-3432

SE VOCÊ QUER SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SANTA CATARINA MODA E CULTURA E COMO FAZER PARTE DO PROJETO, ENTRE EM CONTATO COM A NOSSA EQUIPE.

SCMC.COM.BR SCMC@SCMC.COM.BR +55 47 3381-3380



SCMC Ano #8