Issuu on Google+

Material Interno Diret贸rio Novo Hamburgo N煤mero 01 2011/2013


Nascido para mudar o Brasil - A história do PSDB O Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, foi fundado em 25 de junho de 1988. É, portanto, o mais jovem dos grandes partidos brasileiros. Mas é, também, o partido que mais cresce no Brasil. Mais que isso, não há na História brasileira registro de partido político que tenha crescido tão rapidamente, tanto em termos de organização como em resultados eleitorais. O PSDB tem uma longa "pré-história". Como partido, surgiu durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte. No entanto, pode-se encontrar os nomes de seus fundadores, lutando pelos mesmos ideais de hoje, nos momentos mais dramáticos da vida nacional há várias décadas. Por defenderem os princípios democráticos e o desenvolvimento com justiça social, muitos dos fundadores e atuais líderes tucanos passaram por prisões, exílios e tiveram seus mandatos cassados. Quase todos os fundadores do Partido integraram o chamado "PMDB histórico" antes de 1988. E não é por acaso que formavam a linha de frente da campanha pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente da República, como ocorreu no grande comício da Praça da Sé, em São Paulo, quando os futuros tucanos foram liderados pelo então governador paulista e posteriormente Presidente de Honra do Partido Franco Montoro. "Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, nasce o novo partido". Esta afirmação de repúdio ao clientelismo e de compromisso com os interesses populares serviu de epígrafe para o Manifesto do Partido da Social Democracia Brasileira (nome escolhido pela maioria dos presentes, derrotando a opção Partido Democrático Popular), aprovado juntamente com o Estatuto e o Programa do Partido, nos atos de fundação realizados nos dias 24 e 25 de junho de 1988, em Brasília. O evento teve a participação de 1178 pessoas, entre as quais o ex-governador Franco Montoro; o senador Mário Covas, ex-líder da maioria na Assembleia Constituinte; o senador Fernando Henrique Cardoso, e o senador José Richa. Subscrito por 40 deputados e 8 senadores, o Manifesto convocava o povo brasileiro a prosseguir na luta por mudanças sociais e políticas e definia os princípios e objetivos do PSDB.

Fonte: www.psdb.org.br

Mário Covas (1930-2001): “Asseguro sem vacilação que é possível conciliar política e ética, política e honra, política e mudança.”


Executiva 2011 - 2013 Presidente Vice-Presidente Secretário Tesoureiro Vogal Vogal Líder da Bancada Suplente Suplente Suplente Suplente

Renato Joséde Oliveira Daniel Gustavo Schokal Linéo JoséBaum Harri Tauchet Nilo Hahn Silvio Luiz Moreira Gerson Peteffi Joceli Roselei Garcia da Silva Francisco Lopes Nunes Neto Gilberto Tadeu Moreira Lourival JoséHomem

Mandatos em Números (Nível Nacional) Governadores: 8 (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Goiás, ....) Deputados Federais: 53 RS: 1 (Nelson Marchezan Junior) Deputados Estaduais: (não totalizado) RS: 5 (Lucas Redecker, Adilson Troca, Jorge Pozzobom, Pedro Pereira, Zilá Breitenback)

Prefeitos: (não totalizado) RS: 18 (Estância Velha, Imbé, Uruguaiana, Nova Petrópolis, ....) Vereadores: (não totalizado) Novo Hamburgo: 1 (Gerson Peteffi)

Eleições 2010 Resultado do PSDB em nosso Município: Presidente: José Serra – 57.057 (1º turno) e 73.332 (2º Turno) Governador: Yeda Crusius – 26.792 Deputado Federal: 16.017 Ademir Schneider (10.992), Nelson Marchezan (2.399), Claudio Diaz (693), ...Legenda (1.332)

Deputado Estadual: 23.391 Lucas Redecker (16.955), Arnaldo Kney(1.769), Airton Souza (695), ...Legenda (1.884)

Júlio Redecker (1956-2007): “Há homens que não se dobram, que tem ideias e os defendem, e há homens que rasgam inclusive suas ideias porque preferem não escrevê-las”.


Porque Tucano ? Durante uma das reuniões preparatórias da formação do PSDB,em Brasília, no mês de abril de 1988, a representação de Minas Gerais propôs que houvesseum símbolo para simplificar a identificação do partido e facilitar a comunicação. E sugeriu que essesímbolo fosse um "tucano". Após acalorada discussão, a proposta foi aprovada. A figura do tucano foi escolhida por ter três importantes significações: O tucano de peito amarelo lembra a cor da campanha das eleiçõesdiretas O tucano é um dos símbolos do movimento ecológico e da defesa do meio ambiente É uma ave brasileira

Entre em contato e nos ajude a fazer uma cidade melhor

Filie- se ao PSDB Daniel Schokal

|

www.schokal.com

|

daniel@schokal.com


PSDB Novo Hamburgo