Page 1

Soluçþes em estruturas e engenharia


A SCAC continua atenta às necessidades e evoluções do mercado, desenvolvendo soluções próprias e inovadoras. Atende ao mercado nacional com uma linha de produtos completa e variada como, por exemplo, produzindo estacas capacitadas para carga de até 500t.


A SCAC foi fundada por um grupo de industriais “trentini”, em Riva di Trento, Itália, em 18 de agosto de 1920. O Trentino Alto Adige é uma região do norte da Itália, fronteira com a Áustria. A primeira fábrica foi instalada em Mori, na mesma região em que as destruições provocadas pela Primeira Guerra Mundial eram mais evidentes do que em qualquer outra região da Itália. A participação da SCAC na reconstrução da infraestrutura do pais foi determinante. O sucesso da empresa foi tão grande que, em pouco tempo, mais oito fábricas surgiram em todo o território da península. Sucessivamente, a reconstrução das destruições provocadas pela Segunda Guerra Mundial foi mais um momento de grande participação da SCAC na reedificação e no desenvolvimento da Itália. Pelas exigências da guerra, o ferro era prevalentemente utilizado na fabricação de armas, consequentemente, a utilização do concreto tornou-se necessária nas várias atividades de construção.

Fundada no norte da Itália em 1920, a SCAC tem importante participação na reconstrução da infraestrutura local após a Primeira Guerra Mundial.


A SCAC teve um papel determinante na popularização do uso do concreto pré-moldado na indústria da construção na Itália. Durante aqueles anos, a SCAC conseguiu divulgar seus produtos na Grécia, Egito, Rússia, Suíça, entre outros países da Europa. No final dos anos 1940, após o segundo conflito mundial, a SCAC chegou à América Latina trazendo suas técnicas de produção e suas experiências ao serviço da eletrificação da Argentina. Até hoje é possível ver as linhas de transmissão construídas com os postes centrifugados SCAC, que atravessam todo o território argentino, desde a fronteira com o Brasil até a Patagônia e a longínqua Terra do Fogo. Em 1960, a SCAC chegou ao Brasil, instalando sua primeira fábrica em São Paulo e a segunda em Goiânia, poucos anos depois. Marcou seu início no Brasil introduzindo a técnica de centrifugação do concreto, voltada para os postes de iluminação e estruturas para subestações e linhas de transmissão. Em seguida, interpretando as exigências do mercado, lançou a linha de estacas centrifugadas com capacidade de carga variando de 20t a 130t. Em 1974, percebendo a necessidade de realizar fundações profundas com mais segurança e com custos competitivos, lançou a linha de estacas centrifugadas com capacidade de carga até 450t e a emenda soldada SCAC (patente n° 83146).

Em 1983, a SCAC introduziu no mercado a viga de ponte centrifugada 55c para vãos de até 15 metros. No mesmo ano foram lançadas as vigas de ponte SCAC 70v e 100v em concreto armado protendido, com vãos de até 30 metros. Fiel ao princípio de garantir confiabilidade aos seus produtos e serviços, em 1984 a SCAC desenvolveu técnicas e sistemas para o controle de qualidade no processo de cravação das estacas, com o objetivo de garantir aos clientes as cargas especificadas nos projetos:“estaca por estaca”. Essa nova modalidade de controle virou parte integrante da Norma Brasileira de Projetos e Execução de Fundações. Em 1988, o originário grupo familiar italiano, proprietário da SCAC, decidiu vender a empresa a um grupo internacional sediado no Brasil que operava no setor da construção de linhas de trasmissão de energia e de montagem industriais. Em 1990, a SCAC introduziu no mercado uma linha de viga de ponte em concreto vibrado protendido denominada SCAC-TEC, com vão de até 35 metros. Em 1993, o grupo internacional proprietário da SCAC, em consequência do conjunto de medidas econômicas tomadas pelo governo na tentativa de estabilizar a economia nacional devorada pela hiperinflação, entrou em uma crise financeira que induziu o mesmo grupo a vender as suas atividades no Brasil. Neste cenário, o diretor–presidente da SCAC decidiu resgatar a empresa dos efeitos da crise, comprando a mesma com uma operação financeira MBO.

Em 1994, a SCAC introduziu no mercado uma nova linha de estacas de concreto vibrado protendido para carga de 20t até 80t denominada HEXA. Foi uma outra inovação porque esta estaca ofereceu ao mercado um novo conceito de emenda com encaixe além da tradicional emenda soldada. A possibilidade de cortar com grande facilidade as sobras das estacas após a cravação contribuiu para reduzir ao mínimo o desperdício de materiais. Em 1995, interpretando uma nova exigência do mercado, a SCAC projetou e lançou as estruturas para torres em concreto armado centrifugado de antenas para telefonia celular, com altura de até 50 metros. Mais de 2.000 torres foram fornecidas e montadas em quase todos os Estados da Federação, participando com uma presença expressiva na implantação do sistema nacional de telefonia móvel. Em 1996, foi introduzida no mercado a “estaca marítima”, em concreto armado centrifugado, em segmento de até 15 metros emendados na obra com as soldas dos anéis de emenda ou através da emenda “afogada no concreto”. Em 2007, no intuito de atender tecnicamente e economicamente `as exigências do crescimento econômico do Brasil nas grandes obras industriais e de infraestrutura, a SCAC viabilizou a instalação de unidades de produção móveis com o intuito de minimizar o custo do frete das tradicionais estacas centrifugadas até 500t de carga.


A Evolução da Marca SCAC

1920

1940

1950

1960

1970

No final dos anos 1940, depois do segundo conflito mundial, a SCAC chegou à América Latina.

1980

2009


Visão Ser referência em tecnologia do concreto para pré-fabricados, ser a empresa mais admirada em seu setor e estar sempre entre as primeiras duas maiores dos mercados de atuação.

Missão Pesquisar, desenvolver e oferecer ao mercado as melhores soluções de engenharia em pré-fabricados em concreto.

Valores Confiança, inovação, segurança e qualidade.


MERCADOS DE ATUAÇÃO y Construção Civil y Obras de Arte y Energia & Iluminação y Telecomunicações


MERCADOS DE ATUAÇÃO

Construção Civil

O concreto centrifugado confere aos produtos SCAC alta resistência e durabilidade à exposição em qualquer tipo de solo e clima. Na área de construção civil, a SCAC detém importante participação em fundações especiais e profundas para edifícios residenciais e comerciais, nas principais obras de infraestrutura (portos, pontes, etc.), e no setor da construção industrial (siderúrgico, automobilístico, petrolífero, etc.).

Nossos Produtos Estacas de Concreto Centrifugado As estacas centrifugadas são caracterizadas pela seção circular vazada, com diâmetros externos variando de 26 a 80 centímetros. Pelo processo de adensamento – através da centrifugação do concreto – as estacas atingem capacidades de carga estrutural que variam de 500 kN a 5.000 kN, com comprimento de até 12 metros, podendo ser projetadas em elementos com até 15 metros, de acordo com as necessidades da obra e condições de transporte.

Estacas de Concreto Vibrado e Protendido As estacas HEXA da SCAC de concreto vibrado e protendido ampliam a gama de produtos para fundações com cargas por estacas de 20 TF a 80 TF. Desenvolvidas com uma seção hexagonal, possibilitam atender às condições específicas de cada obra, sendo que os elementos são produzidos com comprimentos padrões e anéis metálicos incorporados em ambas as extremidades, permitindo a solda dos elementos para garantir a continuidade monolítica do conjunto. Fundações Especiais A SCAC é pioneira no processo de pré-furo com jato d'água. Esse é um método que auxilia a execução de fundações profundas em estacas pré-fabricadas em regiões onde existam camadas de areias compactas sobrepostas a camadas de argilas moles adensáveis.

O concreto centrifugado é um produto altamente difundido mundialmente – uma tecnologia que a SCAC domina, conferindo ao produto final maior resistência à alta agressividade ambiental.


MERCADOS DE ATUAÇÃO

Obras de Arte

Com unidades fabris em São Paulo e Rio de Janeiro, a SCAC oferece todas as vantagens técnicas dos padrões de industrialização, incluindo transporte até sua obra. As soluções SCAC contribuem para o mercado de pontes, viadutos e passarelas em todo o território nacional, com os conceitos de economia global e rápidas execuções. Os produtos para obras de arte SCAC garantem resistência, estabilidade e versatilidade para atender às mais variadas necessidades do projeto. As vigas SCAC-TEC atendem a todos os requisitos da norma brasileira de concreto NBR-6118. Pela geometria, as vigas SCAC-TEC são mais vantajosas que as vigas tipo I, comumente utilizadas em pontes, passarelas e viadutos, pois possuem melhor estabilidade na torção e uma enorme resistência à flambagem lateral.

Pilares Circulares Os pilares SCAC de concreto armado centrifugado possuem um excelente acabamento superficial, ótima impermeabilidade e alta compactação, devido ao seu processo de fabricação. Vigas 55C e 40C O processo de centrifugação do concreto permitiu aos elementos SCAC 55C e SCAC 40C ampla utilização na realização de pontes com vão de até 13 metros, e em locais de agressividade ambiental forte ou muito forte. Vigas SCAC TEC Oferecem perfis de espessuras padronizadas que atendem toda a gama de projetos e necessidades dos projetistas. São vigas tipo caixão aberto com alturas de caixa que variam de 60cm a 1,40m de altura.

Nossos Produtos Estaca Pilar As estacas centrifugadas SCAC são de concreto armado com adensamento pelo processo de centrifugação que resulta em peças de seções circulares vazadas, com ótimo acabamento e excelente impermeabilidade.

As soluções SCAC contribuem para o mercado de pontes, viadutos e passarelas em todo o território nacional.


MERCADOS DE ATUAÇÃO

Energia

A SCAC desenvolve e dimensiona projetos para a sua empresa, com expertise em energia elétrica em todo o país e no exterior. Nossos Produtos

Subestações A SCAC dimensiona e fabrica pórticos em concreto armado centrifugado para subestações de baixa, média e alta tensões de até 230kv, utilizando estruturas do tipo tradicional ou estruturas especiais para tensões maiores.

Linhas de Transmissão As estruturas SCAC em concreto armado centrifugado são tradicionais e típicas para linhas de transmissão. Atendem a tensões de até 230kv, alcançando faixas de tensões superiores, através de composições e configurações de estruturas especiais. Na Itália e Argentina foram produzidas estruturas para tensão de até 500kv. Postes de Distribuição e Iluminação Os postes em concreto centrifugado SCAC conferem ao seu projeto de distribuição e iluminação alto grau de durabilidade e resistência em qualquer tipo de ambiente. A divisão de energia SCAC atende à demanda de todo o mercado nacional, oferecendo soluções, já consagradas em outros países, para as novas fontes alternativas, como a eólica. Postes Especiais Diversificando sua produção, a SCAC oferece postes especiais para soluções mais adequadas às suas exigências.

A divisão de energia SCAC atende à demanda de todo o mercado nacional.


MERCADOS DE ATUAÇÃO

Telecomunicações

A SCAC é pionieira na implantação de postes de concreto para telecomunicações, um mercado anteriormente dominado pelas estruturas metálicas. A larga experiência no mercado de linhas de transmissão e iluminação permitiu à SCAC desenvolver produtos para telecomunicações em concreto centrifugado, utilizando flanges metálicos para a conexão de elementos através de parafusos. Isso facilita o transporte e a montagem da estrutura no campo.

Nossos Produtos Torres Autoportantes Flangeadas e Torres Autoportantes Monolíticas Fabricados através do processo de centrifugação, os postes SCAC oferecem ótima homogeneização e compacidade do corpo de concreto, além de perfeita aderência entre armação-concreto e esmerado acabamento externo.

Além da eficiência e qualidade, a SCAC tem a preocupação estética e urbanística. Seus produtos são desenvolvidos de forma a respeitar a paisagem local, minimizando interferências e evitando a poluição visual.

Além da eficiência e qualidade, a SCAC tem a preocupação estética e urbanística.


Clientes atendidos Tecnologia

Telecomunicaçþes


Siderurgia e Mineração

Petroquímica

Construção


Contatos Informações Institucionais scac@scac.com.br Informações Comerciais vendas@scac.com.br Recursos Humanos rh@scac.com.br Cadastro de Fornecedores suprimentos@scac.com.br

SCAC Fundações e Estruturas

Contatos Comerciais 55 11 3165 3333 e-mail: scac@scac.com.br www.scac.com.br Fábrica São Paulo Av. Engenheiro Billings, 2300 Jaguaré São Paulo SP - CEP 05321 010 Tel/Fax 55 11 3769 4900 Fábrica Rio de Janeiro Est. RJ 127, km 1,5 Condomínio Industrial II Paracambi RJ - CEP 26600 000 Tel/Fax 55 11 3769 4900 Fábrica Goiânia Rod. BR 153, Km 1273 Vila Caiçara Goiânia GO - CEP 74755 027

Catalogo Institucional  

Catalogo intitucional da SCAC

Advertisement