Guia GVT: uso responsável da internet 5.0

Page 1

1


Índice Conectados.........................................................3 Redes sociais.......................................................4 Compartilhando arquivos.....................................6 As leis na Internet ...............................................8 Música e cia........................................................10 Jogos online........................................................12 Internet móvel......................................................14 Conversas online.................................................16 Pesquisando com segurança................................18 Concursos e prêmios...........................................20 Rastros digitais....................................................22 Saiba mais .........................................................24 Tec ativismo.........................................................26 GVT Inspira.........................................................28 Histórias em quadrinhos......................................29 Sites legais..........................................................40 Rede de apoio.....................................................41 Prêmio A Rede.....................................................42 Expediente...........................................................43 Comitê para a Democratização da Informática.....44 SaferNet..............................................................45 Como usar o QR Code e a realidade aumentada?...47

2


APRESENTAÇÃO

s o d a t c Cone Já parou para pensar em como a Internet é importante nas nossas vidas e em quantas coisas boas fazemos online?

Jogos, músicas, fotos, amizades, pesquisas,

tudo pode ser encontrado na rede! É um jeito super maneiro de explorar novidades e ficar ligado em tudo o que acontece no mundo. Mas isso também tem um lado perigoso, principalmente para crianças e adolescentes. É preciso ter cuidado com as informações que postamos, as pessoas com quem conversamos e os sites que visitamos. Quanto mais informações temos sobre possíveis riscos, mais

aproveitamos as coisas super legais da Internet de um jeito seguro. E é para isso que serve esse Guia: ajudar você a ficar informado e explorar tudo o que existe de melhor na rede! Veja como usar a Realidade Aumentada na página 47.

3


s i a i c o S Redes Um lugar em que você pode falar com muitos amigos, trocar ideias com pessoas que têm os mesmos

interesses, postar fotos e vídeos legais…

As redes sociais, como Facebook,

Twitter e Google+ facilitaram muito a comunicação, com a aproximação de pessoas e culturas. Mas como aproveitar tanta coisa boa evitando problemas como a superexposição, o cyberbullying ou o contato de pessoas mal intencionadas?

Fique esperto A maioria das redes sociais determina uma idade mínima para que a pessoa possa se cadastrar. Não dê informações falsas. Mentir pode trazer problemas com seus pais, com a escola e até com a polícia, porque pode ser caracterizado crime de falsidade ideológica. Ao postar ou participar de conversas nas redes sociais, nunca dê informação demais sobre a sua vida, como seu nome completo, seu e-mail ou endereço. 4

Caso fique incomodado com um post a seu respeito, não se sinta mal em pedir que a pessoa retire aquele conteúdo. Se necessário, converse com seus pais. Tem gente que usa a Internet como ferramenta para praticar o cyberbullying, que é uma maneira de humilhar e ofender alguém de forma constante.


REDES SOCIAIS

#ficaadica: você sabe o que são hashtags? São palavras-chave (antecedidas pelo símbolo #) que se relacionam com um assunto. Podem ser usadas em redes como Facebook, Twitter e Instagram.

Ao clicar na hashtag, você acessa todo conteúdo público postado com aquele termo. Um exemplo, ligado às manifestações contra a corrupção no Brasil, é #ogiganteacordou.

Depois que algo está publicado na Internet é difícil apagar! Aprenda sobre as configurações de privacidade e sempre pense sobre o risco de um post ser visto por todos. Aquela informação pode ser constrangedora ou comprometedora? Muitas vezes a divisão entre particular e público não fica muito clara na Internet. Na dúvida, pergunte a um adulto em quem você confie.

Nunca curta uma página com conteúdo preconceituoso, violento e até mesmo com brincadeiras como “Odeio a escola” e “Não gosto de acordar cedo”. Pense em ver seu perfil agora e no futuro com orgulho e tranquilidade: ele será utilizado inclusive como parte do seu currículo para o mercado de trabalho.

5


o d n a h l i t r a p m o C s o v i u q ar

Cada vez mais compartilhamos tudo na Internet! Sejam fotos do seu aniversário, um trabalho da escola… Não é mais necessário encontrar com as pessoas para ficar sabendo das novidades. Seguindo algumas dicas você poderá baixar arquivos sem se preocupar em danificar seu computador

6


COMPARTILHAr

Você sabia? Quando alguém diz que vai baixar um arquivo, ele fará o download de um arquivo que está na Internet. Já o upload é o contrário: você “sobe” um arquivo do seu computador para a Internet (por exemplo, ao postar uma foto na rede).

FTP é o modo mais usado para

transferir arquivos entre computadores. Você pode usá-lo tanto para baixar arquivos da Internet, quanto para subir arquivos do seu computador para um site ou disco virtual (Google Drive ou Dropbox, por exemplo).

Fraude eletrônica: phishing

é a tentativa de acessar informações particulares para cometer crimes virtuais, como roubo. Um exemplo comum é mandar um e-mail falso (que parece ser de uma empresa, como um banco) e pedir para que o usuário clique em um link para baixar um arquivo. Cuidado, nenhuma empresa séria faz isso!

ATENÇÃO Crie uma senha com pelo menos oito caracteres. Misture números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais (Ex: Senh@, Forte!?, _ e &). Lembre-se que não adianta criar uma senha muito difícil e esquecer depois. Sempre utilize senhas de fácil memorização. Não baixe arquivos que você não tenha pedido, mesmo que conheça quem os enviou. Na dúvida, confirme com seu amigo que aquele conteúdo foi enviado por ele. O antivírus do seu computador precisa ser atualizado com frequência. Se não souber como fazer, peça ajuda aos seus pais! Você só deve baixar arquivos de sites que conhece. Muitas vezes, o próprio computador avisa quando um arquivo ou um site parecem suspeitos. Não ignore esses avisos! Pessoas mal intencionadas nomeiam arquivos perigosos com nomes inocentes e atrativos para enganar você. Cuidado: as vezes a gente acha que está baixando uma música, mas na verdade é um vírus.

7


t e n r e t n I a n s i e As l Direito Liberdade de expressão

Privacidade

Respeito à diversidade

Direito Políticas públicas

Expressão

8

Constituição Federal Você tem o direito de compartilhar suas ideias e opiniões na Internet e fora dela. Art. 5º IX — É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

Ninguém tem o direito de espalhar na rede algo sobre a vida particular de outra pessoa. Art. 5º X — São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.

Assim como no dia a dia, no ambiente online não é permitido ofender ninguém de forma preconceituosa. Art. 3º IV — Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor e quaisquer outras formas de discriminação.

Estatuto da Juventude A Internet é um excelente jeito de participar da vida política e social de seu país, um direito de todo jovem. Art. 4º — Direito à participação social e política e na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de juventude.

A lei brasileira garante seu direito de trocar ideias, participar de discussões e ter acesso ao mundo digital. Art. 26. — Direito à comunicação e à livre expressão, à produção de conteúdo, individual e colaborativo, e ao acesso às tecnologias de informação e comunicação.


LEIS

Caso Ameaça

Calúnia

Difamação

Falsa Identidade

Roubo de informações eletrônicas

Código Penal Se alguém ameaçá-lo dizendo que vai publicar algo na rede com o objetivo de constrangê-lo, saiba que isso é crime. Art. 147 — Verbalizar, escrever ou mostrar uma imagem que amedronte alguém, afirmando que a pessoa será vítima de algum mal.

Dentro e fora do mundo digital, ninguém pode dizer que outra pessoa cometeu algum crime. Art. 138 — Atribuir a alguém a falsa responsabilidade pela prática de um fato definido como uma violação/crime.

Você deve saber que é ilegal fazer comentários maldosos sobre alguém na Internet. Art. 139 — Afirmação e/ou divulgação ofensiva a respeito de alguém, com o intuito de prejudicar a reputação desta pessoa.

Mentir na Internet sobre dados pessoais também é crime! Art. 307 — Quando alguém mente seus dados (nome, idade, estado civil, sexo e etc) com o objetivo de obter algum benefício ou prejudicar outra pessoa.

Se alguém entrar no seu computador para roubar uma foto ou alterar um arquivo, essa pessoa está cometendo uma atividade ilegal. Art. 154-A — Invadir ou instalar algo no dispositivo informático (computadores, celulares, tablets e etc) de alguém, com o intuito de obter, adulterar ou destruir dados sem a devida autorização.

Veja como usar o QR Code na página 47.

9


a i c e a c Músi Uma das vantagens da Internet é que podemos ter acesso às coisas de que mais gostamos de uma forma muito rápida e prática, sem nem sair de casa. Mas é preciso ter cuidado ao baixar as músicas da sua banda favorita ou aquele filme que ainda não foi lançado no cinema. Há maneiras corretas de se fazer isso. Muitos sites oferecem conteúdo para ser baixado legalmente.

Fique ligado: A Apple oferece serviço de download através da Apple Store: são músicas, livros, filmes etc. Podem ser gratuitos ou pagos. A Google também fornece um serviço semelhante, chamado Google Play.

10

Cuidado É ilegal fazer cópias de CDs ou filmes e distribuí-los, mesmo que seja para seus amigos! Também é ilegal fazer download de conteúdo protegido por direitos autorais sem a autorização de quem o produziu.

Você sabe o que é? Direito Autoral é o direito que alguém tem sobre algo que criou. Quer dizer, se você fez um filme, não é certo que outros lucrem com ele sem a sua autorização ou impeçam o seu lucro.


MÚSICA

A Lei dos Direitos Autorais garante que todos os envolvidos na produção de uma obra (músicos, diretores, atores, escritores, figurantes, ilustradores) possam ser remunerados.

Pirataria é vender ou distribuir gratuitamente cópias de qualquer produto sem ter a autorização do seu fabricante ou autor. Também é pirataria usar softwares sem pagar por ele. Os principais produtos pirateados são roupas, calçados, acessórios, programas de computador, CDs e DVDs. A pirataria é crime.

Streaming é uma forma de distribuir vídeo e música na Internet sem baixar os conteúdos e sim acessando-os por meio da web. É como ouvir rádio, com a vantagem de não violar os direitos autorais. A GVT oferece um serviço de música digital e streaming de vídeos com milhões de títulos de grandes gravadoras no www.pmc.com.br

Veja como usar a Realidade Aumentada na página 47.

Veja como usar o QR Code na página 47.

11


e n i l n o s o Jog Internet e diversão são duas palavras que andam juntas. E poucas coisas combinam tão bem com diversão como jogos! O melhor dos games na rede é que existe uma grande interatividade, o que deixa a brincadeira mais gostosa. Não é preciso estar na casa do seu melhor amigo para desafiá-lo em um jogo: a rede aproxima vocês. E ainda é possível jogar com pessoas de outras cidades e até de outros países!

Você sabia? Geek É uma palavra que pode ser usada para definir aquele seu amigo que adora tecnologia, produtos eletrônicos e jogos na Internet.

12

Apps (aplicativos) São pequenos programas que facilitam a sua vida. Há uma quantidade enorme deles para diversos usos: conversar, compartilhar fotos, jogar, organizar tarefas, etc. Podem ser comprados ou baixados gratuitamente da Internet. Alguns apps famosos são os jogos Candy Crush e Angry Birds, o Google Maps e o Instagram.


JOGOS

Aproveite, mas sem exageros Determine um tempo máximo para jogar. Games são criados justamente para que você queira jogar mais e mais, só que tem muita coisa divertida para fazer fora da Internet também! Uma dica para não perder a noção das horas é colocar um alarme para disparar no seu celular depois de um tempo. Assim, você sabe quanto já jogou.

Fique esperto: Nunca participe de desafios ou jogos que envolvam invadir sistemas. Adolescentes com muito conhecimento em Internet algumas vezes são atraídos por criminosos para ajudá-los a praticar crimes e acabam procurados pela polícia.

Netiqueta A Internet é muito legal para você jogar e conversar. Mas lembre-se que há sempre uma pessoa com sentimentos, como você, do outro lado. Não ofenda nem seja agressivo e nunca escreva um comentário desrespeitoso para um amigo ou adversário.

Veja como usar a Realidade Aumentada na página 47.

Veja como usar o QR Code na página 47.

13


l e v ó m t e Intern A Internet vem ficando cada vez mais rápida nos aparelhos móveis (no seu celular e no seu tablet, por exemplo). Isso significa que podemos fazer quase tudo que

fazemos no computador fora dele – em qualquer lugar e a qualquer hora a Internet está na palma da nossa mão.

Cyberbullying: Da mesma forma que algumas pessoas usam e-mails e redes sociais para chatear outros com provocações, isso pode acontecer também no celular. O pior é que, diferente do bullying na escola, com o cyberbullying o sofrimento não acaba quando se chega em casa.

14

Se algo desse tipo incomodar você, converse com um adulto (um professor, seus pais) sobre o assunto.


Internet MÓVEL

Tenha Cuidado! Preste atenção se uma foto ou vídeo não está expondo demais a sua intimidade ou a de seus amigos. Lembre-se: uma vez que algo cai na rede, é muito difícil conseguir tirá-lo de lá.

Celular ativista Talvez você não tenha parado para pensar, mas seu celular pode ser uma ferramenta para melhorar a sociedade. Com ele, você pode registrar algumas coisas que vê de errado na sua vida cotidiana, como um buraco que nunca é consertado na sua rua. Muitos jornais recebem essas imagens para ajudar a cobrar as autoridades

Exerça sua cidadania! Veja como usar a Realidade Aumentada na página 47.

Colocar uma senha no seu celular é uma maneira simples e fácil de se proteger! Você sabia?

xxxx

Um tablet é maior que um celular e menor do que um computador. Ele é leve, tem tela grande sensível ao toque, é fácil de ser carregado e serve, entre muitas outras coisas, para acessar a Internet, ver fotos e vídeos ou jogar.

Wi-Fi são as redes sem fio que permitem navegar na web, ler e receber e-mails usando computadores ou celulares. Um celular que disponibiliza um GPS é capaz de dizer onde você está naquele momento. Pode ser ótimo para que você não se perca, mas cuidado ao publicar sua localização, pois isso permite que todos (sim, todos!) saibam onde você está. Veja como usar o QR Code na página 47.

15


e n i l n o s a s r e Conv Trocar mensagens é um jeito muito bom de ficar conectado com seus amigos. Há muitas formas de se fazer isso e com certeza você já tem um jeito preferido:

Facebook, Skype, mensagens de texto, WhatsApp e outros comunicadores instantâneos, além de e-mails. Basta ficar atento e aproveitar a facilidade da Internet!

Dicas de netiqueta Quando conversamos cara a cara, podemos ver expressões. Pelo telefone, percebemos o tom de voz. Ao teclar na Internet, só dá para ver o que está escrito. Escreva de forma clara para evitar desentendimentos. Emoticon e termos como tb, ñ, kkk, haha devem ser usados com moderação em conversas online, mas em textos corridos, mesmo em blogs, é preciso respeitar a grafia correta das palavras.

Atenção: na Internet, escrever

só com letras maiúsculas é o mesmo que GRITAR!

16

Em e-mails, lembre-se sempre de preencher o campo de assunto, fazer uma saudação como “Olá”, “Bom dia” e um fechamento como “Abraços”.


CONVERSAS

TOME Cuidado Se você for intimidado ou souber que outra pessoa está passando por uma situação constrangedora, avise um adulto. Faça o mesmo se receber e-mails pedindo fotos suas e informações pessoais ou com material pornográfico.

Um amigo virtual quer me conhecer. E agora? Tenha sempre cuidado e nunca marque de encontrar alguém que conheceu online sem a autorização de seus pais.

Mesmo assim, só marque encontro em local público e se, pelo menos, um de seus pais acompanhar você. Há adultos mal intencionados, chamados “pedófilos”, que ganham a confiança de crianças e adolescentes na Internet. Eles criam uma falsa amizade e tentam convencer a criança a ligar a webcam para fotografá-la e filmá-la. O contato inapropriado entre adultos e crianças é crime! Se você conhece alguém que está enfrentando esse problema, procure um adulto e denuncie.

Veja como usar o QR Code na página 47.

17


o d n a s i u q s e P com segurança No mundo conectado de hoje, ficou muito mais fácil para qualquer pessoa publicar o que quiser na rede e a possibilidade de trocar conhecimento aumentou muito. Por isso, a Internet é uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisas escolares e outros trabalhos que envolvam a colaboração. Na Internet você pode encontrar praticamente qualquer coisa. Mas cuidado ao fazer buscas — muitas vezes, palavras podem trazer como resultado um conteúdo impróprio. Ver uma imagem chocante pode ser algo incômodo e muito difícil de ser esquecido.

18


SEGURANÇA

Configurações de pesquisa segura estão disponíveis nos sites de busca e podem ajustar os resultados à idade do usuário. Há ainda ferramentas que fazem o bloqueio por categorias (por exemplo, “drogas” ou “sexo”). Elas podem ser compradas de empresas especializadas em segurança ou com operadoras como a GVT, que oferece o Protect. Acesse: www.gvt.com.br E conheça mais sobre o serviço.

Atenção: como qualquer um

pode publicar informações na Internet, existem muitos dados falsos, equivocados e até mesmo ilegais! Sites em geral podem ser vítimas da ação de pessoas mal intencionadas, que podem publicar informações mentirosas. Cuidado ao acreditar em tudo que você lê. Lembre-se que obter conhecimento passa por entender o conteúdo e pensar sobre ele tirando conclusões próprias, sem simplesmente copiá-lo.

Você sabia? A Wikipédia é uma enciclopédia online colaborativa que reúne informações criadas por vários usuários. Por isso, você não deve acreditar em tudo. Compare sempre com outros sites e livros, de modo a confirmar a informação que você encontrou.

Ferramentas de busca permitem encontrar conteúdo relacionado com uma palavra em praticamente toda a Internet. Google, Yahoo! e Bing são os sites de pesquisa mais usados.

Veja como usar a Realidade Aumentada na página 47.

Veja como usar o QR Code na página 47.

19


Concursos s o i m ê r p e Na Internet há muitos tesouros escondidos. Diversos sites promovem concursos e oferecem prêmios aos usuários. Mas fique esperto para não cair em uma fria!

Atenção: sempre leia as regras

e condições antes de entrar em um concurso. Ao se inscrever, você mostra que está de acordo com elas. Não é só o prêmio que importa!

Cuidados básicos: Ao entrar em um concurso ou competição online, tenha cuidado com os dados que você deve preencher para participar. Veja se aquela informação é apenas para cadastro ou se irá aparecer publicamente! Tenha muita atenção com algo que pareça bom demais para ser verdade, como ganhar um carro de luxo se você preencher suas informações, ou a notícia de que

20

você foi sorteado e vai receber uma grande quantia em dinheiro. Essas ações são praticamente todas golpes planejados por pessoas mal intencionadas! Se tiver alguma dúvida sobre a veracidade de um concurso ou prêmio, procure seus pais ou professores e converse sobre o assunto antes de clicar em qualquer link.


CONCURSOS

Conheça os riscos: Fique atento também ao chamado Cavalo de Tróia, um programa que assume o controle de um computador sem que o dono saiba o que está acontecendo. O invasor pode copiar todos os arquivos armazenados e descobrir todas as suas senhas.

Algumas vezes, um concurso é uma forma de criminosos praticarem o phishing. Eles capturam informações particulares para depois usar em roubos ou fraudes.

Veja como usar a Realidade Aumentada na página 47.

Veja como usar o QR Code na página 47.

21


Rastros digitais Ainda que você não perceba, tudo que você faz online deixa marcas. Todos os sites que você visita, os comentários que você faz, as fotos que você publica, tudo deixa rastros digitais. O importante é ter a consciência de que suas ações não passam desapercebidas. Na Internet, não há segredos e a memória é muito longa! As redes sociais, por exemplo, coletam informações automaticamente sempre que você está acessando sua conta. Ainda não está claro como essas informações são usadas, portanto tenha cuidado.

22


RASTROS

Atenção: Você já buscou seu

próprio nome na Internet? Não só pessoas mal intencionadas, mas também escolas, universidades ou possíveis empregadores tentam saber mais sobre um candidato procurando pelo seu nome na rede.

Não dê sua senha para outras pessoas,

mesmo o seu melhor amigo ou namorado. Sempre faça logout (ou seja, saia de sua conta) depois de usar um computador em local público onde tenha digitado sua senha.

Sexting é a prática de divulgar

fotos sensuais na Internet.

Tome muito cuidado! Se qualquer pessoa pedir uma foto sua mostrando o corpo, lembre-se que mandar a imagem por celular ou pela Internet significa deixá-la para sempre em poder da outra pessoa. Você ainda corre o risco dela cair na rede e ser vista por muita gente.

Fique ligado: A Constituição Brasileira garante a proteção à privacidade de todas as pessoas. Se você sentir que ela foi violada, pode acionar a justiça.

Entenda: Cookie é um arquivo que guarda dados de navegação. Através dos cookies é possível saber os sites que os internautas daquele computador visitaram. Pesquise, pois o seu navegador permite que você controle que novos cookies sejam gravados.

Endereço IP é um conjunto único

de números que identifica cada aparelho ligado a uma rede, como por exemplo a Internet. Veja como usar o QR Code na página 47.

23


Saiba mais

l e v á s n o p s e R o s U a r sobre o Guia pa da Internet — GURI Na GVT, as questões envolvendo o uso consciente de novas tecnologias são levadas muito a sério. Os riscos que envolvem a superexposição e o contato inapropriado entre adultos e crianças na Internet são algumas das questões que motivaram a GVT a desenvolver uma campanha nacional para o Uso Responsável da Internet dentro do conceito GVT Inspira. O objetivo é fornecer informação gratuita e de qualidade para orientar pais, professores, crianças e adolescentes sobre os potenciais riscos do mundo online e mostrar maneiras para lidar com eles.

24

A iniciativa da campanha nasceu em 2001, e evoluiu em 2008 a partir da parceria com a ONG CDI — Comitê para a Democratização da Informática — tornando-se muito bem sucedida, passando a contar também com a participação da ONG SaferNet. Além do guia, o conteúdo está disponível no portal Internet Responsável (www.internetresponsavel.com.br) e, mais recentemente, no aplicativo GVT Educa, disponível para smartphones e tablets.


SAIBA MAIS

A versão mais atual do portal divide a abordagem de temas pelo uso: Redes sociais

Se você faz parte de uma escola, instituição ou empresa e tem interesse em produzir novas tiragens dos guias, basta enviar um e-mail para educando@gvt.com.br

Games Música Internet móvel Compartilhamento de arquivos E muito mais

De forma prática, o Guia pretende orientar como lidar com situações cotidianas e potencialmente perigosas na Internet, como o recebimento de um arquivo estranho ou a intimidação de um colega por meio das redes sociais. Veja como usar o QR Code na página 47.

25


o m s i v i t A Tec Dá para mudar o mundo com a ajuda da Internet? Desde pequenos gestos, como monitorar a qualidade dos serviços públicos no seu bairro ou o ensino na sua escola, até conquistas maiores, como aprovar uma lei, tudo pode ganhar força com o apoio da Internet.

Veja como usar o QR Code na página 47.

26


TEC ATIVISMO

2009: Mobilização popular no

Brasil para coletar 1,3 milhão de assinaturas para a Lei da Ficha Limpa, que impede a eleição de políticos condenados por crimes.

2010: Inicia a Primavera Árabe,

uma onda revolucionária que ocorre no Oriente Médio e no Norte da África. Manifestantes usam as mídias sociais para sensibilizar a população sobre a repressão e a censura por parte dos Estados.

2011: Occupy Wall Street protesto

contra a ganância do setor financeiro estadunidense. A estratégia do movimento é manter uma ocupação constante de Wall Street e o modelo se multiplicou por todo o mundo.

2012: A brasileira de 13 anos

Isadora Faber cria uma página no Facebook chamada de “Diário de Classe” para denunciar problemas da sua escola pública, como banheiros e refeitórios mal conservados.

2013: Manifestações no Brasil,

convocadas via redes sociais, contra o aumento na tarifa de transporte ganham forte apoio popular. Atos similares começam a acontecer por todo o país englobando temas como serviços públicos ruins e corrupção generalizada.

Conheça iniciativas que ajudam a fazer o bem usando a Internet: Avaaz: Site de mobilização online

global, onde se pode criar e participar de campanhas de defesa de direitos humanos, animais, ambientais etc. www.avaaz.org

Benfeitoria: Seleciona iniciativas de

diferentes assuntos que tenham como objetivo promover o bem comum. Utilizam o conceito crowdfunding, que funciona como uma “vaquinha”: pessoas contribuem com o que podem e isso torna possível realizar os projetos. www.benfeitoria.com

Catarse: Busca dinheiro para

realização de projetos criativos. Qualquer pessoa que tenha uma boa ideia (artistas, ativistas etc.) pode tornar seu projeto realidade. Se ele é selecionado, passa por um laboratório de criação antes de se partir para a captação de recursos.

www.catarse.me

Tech4Good: Movimento de incentivo

às ideias que usam a tecnologia para o bem da sociedade. Pode apoiar, desde a criação de um app para melhorar a coleta seletiva no bairro, até uma boa campanha educativa na rede social. tech4good.org.br

27


SUSTENtABILIDADE

a r i p s n I GVT O objetivo da GVT é fornecer serviços de excelência que possam viabilizar e aprimorar o exercício da cidadania com mais qualidade de vida, informação, comunicação e lazer às comunidades onde atua. Com foco no respeito ao consumidor, transparência, qualidade e inovação a GVT atua em quatro pilares por meio de ações de sustentabilidade visando contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país. Em 2013, a empresa organizou suas ações de sustentabilidade sobre a mesma plataforma intitulada

Veja como usar o QR Code na página 47.

28

“GVT INSPIRA” que abrange iniciativas próprias e apoios nas áreas da Conscientização, Inovação, Cultura e Transformação que têm como premissas o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias em prol da educação, inclusão digital, a qualidade de vida e o bem-estar social, o desenvolvimento sustentável e a promoção da atitude consciente da população no uso das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação.


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

s o h n i r d a u q m e Histórias

29


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

30


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

31


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

32


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

33


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

34


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

35


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

36


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

37


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

38


A campanha pelo Uso Responsável da Internet, é uma iniciativa da empresa de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa GVT, em parceria com as ONGs, CDI e SaferNet, que visa formar internautas mais conscientes de seus direitos e deveres no universo online, a partir da navegação responsável. Acesse também o Blog do Edu: www.internetresponsavel.com.br/blog

HQ’s

39


Sites legais Reunimos sites para você visitar, se divertir, ficar informado e também ajudar nas pesquisas da escola.

Uso responsável da Internet Portal www.internetresponsavel.com.br Blog www.internetresponsavel.com.br/blog SaferNet www.safernet.org.br CDI www.cdi.org.br

Pesquisa e notícias Ciência Hoje das Crianças chc.cienciahoje.uol.com.br Estação Criança www.planetariodorio.com.br/bloguinho Folhinha www.folha.uol.com.br/folhinha IBGE 7 a 12 www.7a12.ibge.gov.br IBGE Teen teen.ibge.gov.br Mundo da Criança www.mundodacrianca.com Museu do Índio www.museudoindio.org.br/educativo/ pesquisa-escolar Plenarinho www.plenarinho.gov.br Se Liga no Lixo www.seliganolixo.com.br Smart Kids www.smartkids.com.br 40

Navegue e aproveite! Jogos, brincadeiras e outras atividades Brincando na Rede www.brincandonarede.com.br Bugigangue www.bugigangue.com.br Canal Kids www.canalkids.com.br Escola Games www.escolagames.com.br Habbo www.habbo.com.br Mundo do Sítio mundodositio.globo.com Museu do Brinquedos www.museudosbrinquedos.org.br O Menino Maluquinho omeninomaluquinho.educacional.com.br Radio Pipoca www.radiopipoca.com.br Recreio www.recreionline.abril.com.br Senninha www.senna.globo.com/senninha Smilingüido www.smilinguido.com.br Uma Cidade Interativa www.umacidadeinterativa.com.br Zuzubalândia iguinho.ig.com.br/zuzu


o i o p A e d e d Re Comissão de Tecnologia da Informação e Comunicação.

www.censura.com.br

www.oabpr.com.br

www.ciranda.org.br

www.childrensworld.org

Danielle Lourenço Tecnologia Responsável www.daniellelourenco.com.br

www.pop.com.br

www.coletivodigital.org.br

www.vivendi.com

41


RECONHECIMENTO

e d e R A o i m ê r P Em 2013, o programa de Uso Responsável da Internet recebeu o Prêmio ARede, como “Conteúdo de Interesse Público”, na modalidade “Setor Privado”, que condecora as melhores iniciativas socioeducativas das empresas no Brasil. A GVT Inspira cuidados com os pequenos internautas e trabalha para, ao lado de seus parceiros, CDI e SaferNet, fornecer conteúdos que promovam inclusão digital e contribuam para a melhor formação de crianças e adolescentes no ambiente online. O prêmio reconhece o comprometimento da empresa com o desenvolvimento saudável e seguro das novas gerações. A Revista ARede é uma iniciativa da BitSocial e trabalha com inclusão social por meio de tecnologias da informação e comunicação. Suas edições são distribuídas gratuitamente a telecentros, escolas, pontos de cultura e rádios comunitárias, servindo como fonte de informação 42

para professores, estudantes e agentes sociais. O Prêmio ARede reconhece empresas e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e inclusão social, promovendo o debate de temas como cultura, tecnologias e comunicação e subsidiando debates para a formulação de políticas públicas nessa áreas.


Expediente Guia para Uso Responsável da Internet – 5.0 Licenciado sob Creative Commons Atribution-Noncommercial 2.5 Brazil License para a GVT e para o Comitê para Democratização da Informática. Todos os direitos reservados. Pode ser reproduzido com autorização dos autores. 5° edição, novembro de 2013

Iniciativa GVT - www.gvt.com.br CDI - www.cdi.org.br SaferNet - www.safernet.org.br

Aprovação Tatiana Weinheber, Oséias Filho e Roselane Menezes — Comunicação Corporativa GVT

Colaboradores:

Calepino

Danielle Lourenço — Consultora em Tecnologias Responsáveis

Projeto Gráfico e Editoração

Rodrigo Nejm — Diretor de Prevenção e Atendimento SaferNet Brasil

Conteúdo

Cuca Estúdio Gráfico

Ilustrações Nilson Sampaio

Rodrigo Baggio — Diretor Executivo e Fundador CDI

43


Comitê para a Democratização da Informática Criado em 1995 e parceiro da GVT desde 2005, o CDI é uma Organização Não Governamental que atua para capacitar e sensibilizar pessoas socialmente excluídas para o uso de ferramentas tecnológicas. Com a missão de transformar comunidades por meio da informação e comunicação, o CDI usa a tecnologia para estimular o empreendedorismo e a cidadania, por meio de seus mais de 700 espaços de inclusão digital existentes no Brasil e no mundo. Nos últimos 18 anos, o trabalho desenvolvido pelo CDI já impactou mais de 1,54 milhão de vidas.

44

Atualmente, a ONG está presente em 13 países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. No Brasil, atua em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A Rede CDI está presente em comunidades de baixa renda, penitenciárias, instituições psiquiátricas e de atendimento a portadores de deficiência, aldeias indígenas e ribeirinhas e centros de jovens privados de liberdade – seja nos centros urbanos ou em zonas rurais.

www.cdi.org.br


Defesa dos Direitos Humanos na Internet Criada em 2005, a SaferNet Brasil – associação sem fins lucrativos e nenhuma vinculação política que atua em todo o Brasil – é parceria da GVT desde 2010. A organização, é formada por cientistas da computação, professores, pesquisadores e profissionais do Direito que se uniram para combater crimes e violações dos Direitos Humanos na Internet. Dentre as iniciativas da SaferNet está a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, única na América Latina e que recebe uma média de 2.500 denúncias diárias, envolvendo páginas com evidências de crimes como pornografia Infantil, racismo, neonazismo, intolerância

religiosa, incitação a crimes contra a vida, homofobia e maus tratos contra animais. A SaferNet ainda trabalha na formação de multiplicadores da campanha pelo Uso Responsável da Internet nas secretarias de educação, produção de materiais educativos sobre cidadania digital e mobilizações de adolescentes e jovens para debater oportunidades e riscos online. Desde 2012 a SaferNet opera também um canal de ajuda online para orientar crianças, adolescentes e pais sobre perigos na Internet, serviço gratuito e disponível por email e chat.

www.safernet.org.br

45


46


Como usar o QR Code e a a d a t n e m u A e d a Realid INTERATIVIDADE

QR Code:

Realidade Aumentada:

Em alguns lugares do Guia Guri você deve ter encontrado o QR Code. Para fazer a decodificação você deve iniciar o aplicativo de leitura de QR Code no seu celular, apontar sua câmera para o código e pronto!

1

Aponte o visor da câmera para o código.

Celular com leitor de QR code

2

O leitor irá ler o código, e as informações aparecerão. INFO

Informação no celular

Quando você ver este símbolo em alguma página do Guia prepare-se para grandes surpresas! Para acessar o conteúdo, basta seguir o passo-a-passo ao lado para ver em realidade aumentada.

1

Baixe o aplicativo LAYAR na App Store ou na Google Play.

2

Aponte o visor da câmera para a página com o ícone.

3

Veja a surpresa da página através do seu celular.

47


48