Issuu on Google+

FOLHA iNTERNA Nº 33 novembro-dezembro 2011

Neste Número pág. 1 Direção SBIDM Objetivos dos SBIDM para 2012 Exposição de pintura Doação da Caixa Geral de Depósitos Festa de Natal

pág. 2 Defesa de tese de mestrado: A biblioteca digital como recurso informacional – uma análise da sua aplicabilidade à investigação e apoio ao ensino-aprendizagem na UA

pág. 3 Arquivo e Museu Exposição de vidros Exposição ‘Objetos que fazem a história na UA’

pág. 4 Portaria de Gestão de Documentos Visitas Desdobrável Inventariação Eliminação de duplicados

Biblioteca Leitura, atendimento e empréstimo Formação interna Visitas à Biblioteca V Formação INE

pág. 5 Ficha Técnica edição: Ana Bela Martins grafismo e redacção: Graça Gabriel periodicidade: bimestral

Aquisições e gestão das coleções Base MEDLINE Full Text Catalogação V Encuentro Iberico EDICIC 2011 Mudança de cotas Indexação e Classificação Rubricas Depósitos Estatísticas de arrumação (outubro-

-novembro) Estatísticas de pedidos ao depósito Reestruturação do depósito da Mediateca

pág. 6 Recursos eletrónicos e apoio ao utilizador 2ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto Revistas UA UA Editora

pág. 7 RIA Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da UA (21 a 25 de Novembro) Apoio aos utilizadores com necessidades especiais Teses UA Repositório BAES Formações&workshops: 2º semestre E-learning Universidade de Aveiro

pág. 8 Biblioteca ISCA Referência Formação Panfleto

Mediateca Livros mais requisitados no 2º semestre Estatísticas 2º semestre

Biblioteca ESTGA Livros mais requisitados no 2º semestre Estatísticas 2º semestre

CRC Livros mais requisitados no 2º semestre Estatísticas 2º semestre


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 33 | novembro - dezembro| 2011

Reforçar a consolidação digital dos SBIDM.

Objetivos dos SBIDM para 2012

Aprofundar uma cultura de diferentes funções dos SBIDM.

qualidade

transversal

às

Reforçar o contributo dos SBIDM para melhorar o acompanhamento académico dos estudantes, aumentar o impacto da investigação produzida na UA e o posicionamento internacional da universidade. Contribuir, através das três vertentes de atuação dos serviços, para a consolidação do papel da UA como motor de desenvolvimento económico, social e cultural da região e do país.

Exposição de pintura De 3 a 18 de novembro a sala Hélène de Beauvoir recebeu a exposição de pintura Tocar e sentir, da autoria de Eni D’Carvalho. A autora pretendeu dar resposta às necessidades dos invisuais, transformando a linguagem tradicionalmente visual em linguagem tátil.

Doação da Caixa Geral de Depósitos Dia 15 de dezembro, na cerimónia de comemoração do 38º aniversário da UA, a CGD entregou simbolicamente aos SBIDM um fundo bibliográfico sobre as antigas colónias portuguesas e sobre o Banco Nacional Ultramarino. Este fundo documental constitui uma mais-valia para a Biblioteca da UA que, com o que já detém sobre esta temática e as obras mais recentes sobre estes países já independentes, vai proceder à criação de uma coleção de grande interesse sobre as antigas colónias e países da CPLP.

Inauguração da exposição. ©Eni D’Carvalho

Festa de Natal Para comemorar as festividades da época de Natal, no dia 21 de dezembro realizou-se um pequeno lanche participado por todos os funcionários dos SBIDM, onde não faltou a tradicional troca de prendas.

|1


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 33 | novembro - dezembro| 2011

Defesa de tese de mestrado: A biblioteca digital como recurso informacional – uma análise da sua aplicabilidade à investigação e apoio ao ensino-aprendizagem na Universidade de Aveiro

A distribuição por área científica representada é a seguinte: Ciências Sociais 35,6 %; Ciências de Engenharia e Tecnologia 27,1%; Ciências Naturais 14%; Ciências Exatas 1,5%; Humanidades (9%), Ciências Médicas e da Saúde (3%) e Ciências Agrárias (1%). As questões relativas às atitudes no que toca ao acesso à informação e às ferramentas de investigação utilizadas pelos respondentes permitiram apurar o grau de familiaridade dos inquiridos com o meio digital. Embora as ferramentas utilizadas se relacionem com a área científica a amplitude do grau de utilização poder-se-á comprovar uma maior ou menor relação com o uso da tecnologia. Na identificação das ferramentas de pesquisa a SCOPUS, a ISI Web of Science e o Google (80 %) e as revistas eletrónicas assinadas pela UA (77 %) constituem as ferramentas mais utilizadas.

Resumo Esta investigação teve como ponto de partida a avaliação do comportamento informacional da comunidade de docentes/investigadores, doutorandos e pósdoutorados da Universidade de Aveiro face à sua biblioteca digital. O estudo exploratório pretendeu avaliar e compreender as atitudes, comportamentos e opiniões da respetiva comunidade de forma a delinear novas estratégias que permitam à Biblioteca Digital da Universidade de Aveiro cumprir a sua missão como agente facilitador da difusão, bem como da recuperação da informação. Contribuiu ainda para um conhecimento mais aprofundado sobre o impacto da Biblioteca Digital como recurso informacional e a sua aplicabilidade no apoio ao ensinoaprendizagem e à investigação na Universidade de Aveiro. Propôs-se igualmente investigar os fatores que pudessem constituir obstáculo ou predisposição para a utilização do meio digital, particularmente no que concerne à relevância dos conteúdos da Biblioteca Digital para as atividades de docência e investigação. O estudo de caso teve como instrumento de recolha de dados um inquérito por questionário. Do universo de estudo constituído por 1781 inquiridos, obtivemos uma percentagem válida de 14,5% de respostas. Na amostra analisada a maioria dos inquiridos é do género feminino (66%), com idade variável entre os 30 a 39 anos, tem grau de mestrado (62,8%) e pertence à categoria de investigador (41,7%).

A bibliografia estrangeira é a preferida pelos inquiridos (66%). Esta tendência está subjacente à internacionalização da produção científica. Relativamente aos fatores que influenciam na seleção das fontes de informação, consideram-se a atualidade e disponibilidade imediata do texto integral como os mais apreciados com 75% e 67 % respetivamente.

Quanto ao SInBAD, 72,9% dos inquiridos afirmaram ter conhecimento desta plataforma, informação conseguida através do portal dos SBIDM (42%) e através de outros docentes (22%). A baixa frequência com que os inquiridos acedem ao SInBAD reflete a tipologia dos conteúdos disponibilizada, assim como a sua relevância para as atividades de docência e investigação. Sobre a qualidade dos recursos bibliográficos, os inquiridos elegeram a literatura cinzenta como o tipo de documentos mais procurado, o que reflete o valor percentual de 96% para esta variável. Em suma, a opinião dos inquiridos sobre esta plataforma reflete a necessidade de um maior investimento na Biblioteca Digital, no enriquecimento das suas coleções, bem como na sua divulgação.

Susete Santos SBIDM - Biblioteca UA

|2


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 33 | novembro - dezembro| 2011

Exposição de vidros Foi montada na sala de leitura informal da Biblioteca uma exposição de vidros que fazem parte da coleção de vidros Madeira Luís e que pertencente ao núcleo museológico da UA. Esta exposição esteve anteriormente patente no edifício da Escola de Saúde. Pretende-se que neste novo espaço a coleção de vidros tenha uma maior visibilidade, podendo ser admirada por um maior número de visitantes.

Exposição de vidros na sala de leitura informal da Biblioteca.

Exposição “Objetos que fazem a história da UA” A partir de 15 de dezembro (e até 4 de janeiro) esteve patente ao público na sala de exposições Hélène de Beauvoir uma exposição composta por um conjunto de diversos objetos que marcaram a história da UA (desde equipamento que em tempos foi usado na investigação, até à primeira bandeira da UA, fotos do desenvolvimento da UA e muitas outras peças interessantes).

Montagem da exposição. Na foto: Susana Lopes e António Santos.

Montagem de uma prancheta – aparelho para levantamento topográfico do tipo gráfico – pelo Professor Doutor Fernando Rocha Almeida e Eng.º João Ribeiro.

Visita à exposição por técnicos dos SBIDM. Da esquerda para a direita: Isabel Marques, Maria del Val Hervalejo, Daniel Oliveira e Olga Silva.

|3


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 33 | novembro - dezembro| 2011

Portaria de Gestão de Documentos

Visitas

Foram já terminadas as alterações propostas pela Direção Geral de Arquivos (DGARQ) para a política de conservação/eliminação de documentos da UA, tendo já sido reenviada à DGARQ um novo documento para análise.

De modo a aumentar o número de visitas ao Arquivo para o ano de 2012, foi elaborado um plano de atividades dividido por várias faixas etárias e pelas características dos diferentes públicos (desde crianças aos investigadores).

Desdobrável

Inventariação

Foi elaborada uma primeira versão de um desdobrável de apresentação e divulgação do Arquivo junto da comunidade académica.

Foi terminado o processo de inventariação da documentação do Arquivo dos anos de 1973 até 2005, seguindo as classes do plano de classificação.

Eliminação de duplicados Foi feito o cruzamento de todos os documentos de despesa constantes nos processos do Arquivo para os anos de 1976 a 1981 de modo a eliminar todos os duplicados. O ICA: International Council on Archives é uma organização nãogovernamen tal internacional que se dedica à gestão, preservação e divulgação de arquivos digitais. Atualmente conta já com 1500 membros de 195 países. Ver: www.ica.org

Leitura, atendimento e empréstimo Formação interna

Visitas à biblioteca

Tendo em conta os objetivos para 2011 para os SBIDM em termos de formação interna, iniciou-se a primeira formação através do sistema de e-learning Moodle@UA dirigida a 11 técnicos do Núcleo de Atendimento e Empréstimo, tendo como objetivos desenvolver o espírito de autoformação contínua e capacitá-los com várias estratégias de acesso à informação de modo a poderem dar respostas mais eficientes às necessidades dos utilizadores das bibliotecas da UA.

No segundo semestre de 2011 a Biblioteca realizou 16 visitas guiadas, envolvendo 502 visitantes:

Ficam aqui alguns dos comentários sobre esta formação e sobre a plataforma: People are “going to be most creative and productive when they’re doing something they’re really interested in. So having fun isn’t as outrageous idea at all. It’s a very sensible one.

John Sculley Diretor Geral da Apple (1983-1993)

“Esta formação foi útil para todos os funcionários pois é importante estarmos todos em sintonia no que diz respeito a dar uma resposta credível aos nossos utilizadores, sendo eles a alma da nossa biblioteca.” Alexandra Bastos Biblioteca do ISCA-UA “Achei a formação interna via Moodle bastante interessante. Obrigou (pelo menos a mim) a uma pesquisa mais alargada sobre os assuntos como o ‘Open Access’, ‘Repositórios’, etc.” João Paulo Costa Biblioteca UA “Achei uma iniciativa interessante, inovadora, prática, mas um tanto ao quanto impessoal…” Anabela Teles Biblioteca UA

 Alunos/professores do Ensino Secundário: 2 visitas | 62 visitantes;  Alunos ERASMUS na UA: 1 visita | 120 visitantes;  Visitas individuais e de pequenos grupos de passagem pela UA: 7 visitas | 137 visitantes;  Arquitetos e estudantes de arquitetura (nacionais e estrangeiros): 5 visitas | 138 visitantes;

V Formação INE A 10 de novembro a delegação do Porto do Instituto Nacional de Estatística promoveu a formação RIIBES: Formação Anual para Técnicos de Atendimento nos Pontos de Acesso da Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior. Os SBIDM foram representados por Sandra Oliveira e Márcia Pessoa.

Rede wireless na Biblioteca De forma a melhorar as condições de acesso à rede wireless, os STIC procederam já a alterações na configuração dos equipamentos, nomeadamente a eliminação da norma 802.11b (passando apenas a serem permitidas as normas 802.11g e 802.11a, com largura de banda entre 12 - 54Mbps) e a ampliação do número máximo de associações permitidas por cada rádio.

|4


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 33 | novembro - dezembro| 2011

Este website é dedicado à divulgação de vídeos com debates, programas de televisão, etc., sobre bibliotecas de todo o mundo. Ver: www.thiswe ekinlibraries. com

Aquisições e gestão das coleções

Catalogação

Base MEDLINE Full Text

V Encuentro Iberico EDICIC 2011

Foi recentemente comprada esta base de dados que faz a ligação dos registos bibliográficos já indexados pela MEDLINE® com o texto integral. Ficam assim acessíveis os artigos científicos de 1.450 revistas, continuando a ser possível o uso do thesaurus MeSH (Medical Subject Headings) criado pela National Library of Medicine e que possibilita a procura por assuntos e respetivas ligações hierárquicas.

Os SBIDM foram representados por Susete Santos nesta conferência realizada em Badajoz, de 17 a 19 de novembro, sob o tema Limites, fronteras y espacios comunes: encuentros y Desencuentros en las Ciencias de la Información y Documentación. O artigo apresentado, da autoria de Susete Santos e Maria Manuel Borges, intitulou-se A biblioteca digital como recurso informacional uma análise da sua aplicabilidade à investigação e apoio ao ensino – aprendizagem da Universidade de Aveiro.

O acesso a esta base de dados será brevemente feito via plataforma EBSCO.

Mudança de cotas

Indexação e Classificação Rubricas Procedeu-se já ao levantamento dos dados constantes das rubricas nos topos das estantes da Biblioteca de modo a poder estudar-se formas de simplificar a informação aí constante. No entanto, a informação constante nas etiquetas em cada prateleira irá permanecer inalterada.

Continua em curso a reorganização e mudança das cotas das obras em depósito das seguintes rubricas: … 3D – 3.489 (continuação dos trabalhos) 5D – 1.484 (continuação dos trabalhos)

Depósitos Estatísticas de arrumação (outubro - dezembro) Foi disponibilizado em novembro o REPAP: Repositório de Administração Pública do INA (Instituto Nacional de Administração). Além do acesso livre à produção científica e académica do INA, é ainda possível aceder a trabalhos de outros investigadores sobre a Administração Pública (atualmente conta já com 140 registos). A produção científica é igualmente acessível via RCAAP. Ver: http://repap.ina.pt

- Biblioteca: 4.188 documentos - Mediateca: 488 documentos

Reestruturação Mediateca

do

depósito

da

O depósito da Mediateca tem vindo a sofrer várias reestruturações em 2011 fruto do crescimento das coleções, da necessidade de albergar novas coleções e da disponibilização de novos espaços. Recentemente foram já transferidas da sala de fundos especiais da Biblioteca todas as obras com cota PACT (Relatórios das disciplinas dos docentes) e todas as teses da UA em formato papel (agora transferidas para o espaço deixado pelo Arquivo).

Estatísticas de pedidos ao depósito: Biblioteca

out.

nov.

dez.

Pedidos 2º piso

262

288

206

Pedidos 3º piso

58

87

66

Pedidos 4º piso

18

32

11

Total de pedidos

338

407

283

Total de repetidos

13

15

8

Mediateca

out.

nov.

dez.

Total de pedidos

42

41

46

Total de repetidos

2

2

7

Corretores ortográficos Existem já muitos conversores ortográficos da antiga grafia para o novo acordo ortográfico. Sugerem-se dois websites: FLiP – Corrector Ortográfico e Sintáctico www.flip.pt/FLiP-On-line/Corrector-ortografico-e-sintactico.aspx Conversor Porto Editora www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/conversor-texto

|5


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 33 | novembro - dezembro| 2011

Recursos eletrónicos e apoio ao utilizador

2ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto

Para a 2ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto realizada a 24 e 25 de novembro no Rio de Janeiro os SBIDM participaram com o artigo A Biblioteca na promoção do Acesso Aberto na Universidade de Aveiro: constrangimentos e desafios, da autoria de Ana Bela Martins, Bella Nolasco e Diana Silva. Resumo O processo de comunicação científica tem sofrido nos últimos anos alterações profundas, relacionadas com uma emergente sociedade do conhecimento baseada nas redes de informação. Estas alterações passam essencialmente pelos novos meios e formas de publicação dos resultados científicos e sua divulgação e pela crescente diversidade de fontes e meios para aceder à informação. Os investigadores enfrentam nos dias de hoje desafios crescentes a este nível e torna-se fundamental que tenham à sua disposição serviços, informação e estruturas de apoio no seio da instituição onde desenvolvem a sua atividade. A disponibilização dos resultados de investigação científica em Acesso Aberto, ou Open Access é um dos meios essenciais para o aumento do impacto dos resultados da investigação científica. Atentas a esta realidade, cada vez mais as bibliotecas académicas integram na sua missão e objetivos o papel de facilitadoras da publicação científica e de produtoras de informação, promovendo desta forma a visibilidade e o impacto da investigação

Diana Silva durante a apresentação.

produzida na instituição. Esta comunicação teve como objetivo apresentar a estratégia de intervenção das Bibliotecas da Universidade de Aveiro (UA) ao nível do apoio ao investigador e da promoção do Acesso Aberto na Universidade, abordando especificamente os projetos em curso e respetivas particularidades. Pretendeu ainda partilhar os vários constrangimentos e desafios detetados nos vários processos. Ver comunicação em texto integral: www.acessolivre.pt/c/index.php/confoa2011/conf oa2/paper/view/175 Diana Silva SBIDM - Biblioteca UA

Revistas UA

UA Editora

A plataforma de pesquisa integrada Revistas em Acesso Livre – Universidade de Aveiro nascida da necessidade de alojar eletronicamente e disponibilizar em acesso livre as revistas académicas editadas pela UA (ou que tenham ligação à UA), conta atualmente com 11 revistas com conteúdos publicados, sendo uma delas a revista Páginas a&b.

Foi desenvolvido durante este ano de 2011 um novo site Web para a UA Editora, tendo-se igualmente apostado no desenvolvimento de um catálogo geral dinâmico dos livros editados pela UA que inclui uma breve descrição bibliográfica das publicações e a imagem da capa (o software usado foi o Drupal). Este sistema permite que o interessado proceda a uma pesquisa por vários campos do registo.

Ver: http://revistas.ua.pt

Ver UA Editora: http://editorial.ua.pt Ver catálogo: http://cms.ua.pt/editora

|6


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 33 | novembro - dezembro| 2011

http://ria.ua.pt

RIA O Repositório Institucional da Universidade de Aveiro foi, no início de dezembro, integrado no RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. O RIA integra já um total de 4.189 teses e dissertações e 180 artigos científicos e outros documentos. Prevê-se para o início de 2012 a divulgação efetiva do RIA a toda a comunidade, bem como o depósito regular, por parte dos investigadores da UA, da sua produção científica. Foi publicado um artigo sobre o RIA na edição de dezembro de 2011 da Revista Linhas – Revista da Universidade de Aveiro. Neste artigo é apresentado o repositório e são focadas as principais funções e vantagens deste sistema de informação digital. Ver: http://issuu.com/revistalinhas/docs/linhas016

Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da UA (21 a 25 de novembro) No dia 23, a Biblioteca realizou três edições do Workshop Tenho um trabalho para fazer. E agora? destinado aos alunos do ensino secundário. Os cerca de 90 alunos de 4 escolas puderam dar-se conta dos cuidados a ter na realização de um trabalho escolar, recorrendo aos recursos de informação disponíveis em espaço Web.

Apoio ao utilizador necessidades especiais

com

Neste serviço foram convertidos, entre setembro e dezembro, 30 documentos em formato acessível (incluem-se livros convertidos na íntegra, capítulos de livros e artigos científicos).

Teses UA No âmbito da constituição do RIA, continua em curso a recolha das Declarações de Direitos de Autor para as teses de doutoramento e dissertações de mestrado mais antigas (defendidas na UA). O contacto com os autores tem-se mostrado difícil devido a informações desatualizadas ou inexistentes. Por esse motivo contactou-se o Gabinete do Antigo Aluno da UA (Reitoria) de forma a obter informações via base de dados que foi desenvolvida por este serviço e que se denomina Rede Alumni UA. Prevê-se que esta cooperação continue em 2012. O carregamento da versão digital das teses de doutoramento e dissertações de mestrado correntes continua a ser efetuado nos SBIDM, estando a ser feito também uma recolha retrospetiva, tendo já sido inseridas várias centenas de documentos.

Formações&workshops: 2º semestre  Nº de formações: 39  Nº de workshops: 8  Sessões com formadores externos: 2  Nº de formandos: 977  Nº de horas de formação: 99h:30m.

De 29 de novembro a 15 de dezembro decorreu a primeira ação de formação interna em ambiente e-learning, via MOODLE, intitulada Pesquisa, seleção de fontes e localização de informação científica. Estruturada em três módulos ("o papel e o digital", "conhecer e distinguir as fontes" e "a

Repositório BAES Desde 2009 que os documentos convertidos para formatos acessíveis deixaram de estar disponíveis na plataforma SInBAD. Durante o ano de 2011 desenvolveram-se esforços para retificar esta situação e iniciar um repositório exclusivamente para utilizadores com necessidades especiais, tendo sido recentemente decidido o uso da plataforma open source DSpace para a construção do Repositório BAES da Universidade de Aveiro Este irá albergar todos os documentos convertidos desde o início do projeto, passando igualmente a ser pesquisáveis e acessíveis via agregador BAES. Ver: http://baes.ua.pt/ (acesso sujeito a autenticação por parte dos utilizadores BAES)

Pesquisa em todas as bibliotecas BAES: http://baes.up.pt/ (acesso sujeito a autenticação por parte dos utilizadores BAES)

recuperação de informação e o apoio ao utilizador nas bibliotecas da UA“), tratou-se de uma formação prática, com um conjunto de recursos de apoio à aprendizagem disponibilizados aos formandos (textos, artigos, vídeos, entre outros materiais) e teve como objetivo principal dar a conhecer novas formas de pesquisa, acesso e recuperação de informação em suporte eletrónico. Esta formação realizada em ambiente virtual assentou no método de ensino e aprendizagem à distância, o que permitiu delinear metodologias de trabalho que serão agora postas em prática em futuras formações de utilizadores da UA.

|7


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 33 | novembro - dezembro| 2011

Em Novembro foi lançado o GOAP: Global Open Access Portal que providencia informação internacional sobre o acesso aberto. Ver: www.unesco. org/new/en/ communicati on-andinformation/p ortals-andplatforms/go ap/

O IFLA Journal é uma publicação em acesso aberto da International Federation of Library Associations and Institutions dedicada à biblioteconomia. Ver: http://www.ifla.o rg/en/iflapublications

Referência

Formação

No mês de novembro registou-se uma procura excecional do serviço de referência por parte de alunos de mestrado, tendo-se feito um total de 32 referências. Pensa-se que tal se deveu à formação feita em outubro sobre Estratégias de pesquisa científica online, o que demonstra a importância e necessidade de continuar a investir na formação de utilizadores.

Dia 4 de novembro foi feita uma formação, a pedido de um docente, sobre o EndNote. Estiveram presentes 34 alunos de mestrado.

Panfleto Após ter-se verificado, desde o início do ano letivo, um aumento significativo do número de multas por atraso na devolução de livros, foi elaborado um panfleto específico com informação sobre as penalizações e com alguns conselhos práticos.

Livros mais requisitados no 2º semestre

Estatísticas 2º semestre

 Caracterização Funcional da Escola [ID 31331]: 60  Investigação Qualitativa em Educação [ID 58572]: 17  Vamos cantar… [ID 131160]: 16  Como realizar um projecto de investigação: [ID 81028]: 14

 Empréstimos: 5.143  Devoluções: 5.133  Renovações via Web: 1.707  Renovações presenciais: 994  Reservas: 272

Livros mais requisitados no 2º semestre

Estatísticas 2º semestre

 Mecânica dos Materiais [ID 173084]: 29  Administração [ID 133838]: 15  Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais [ID 104322]: 10  Mecânica Vectorial para Engenheiros [ID 113130]: 10

 Empréstimos: 482  Devoluções: 465  Renovações via Web: 103  Renovações presenciais: 68  Reservas: 0

Livros mais requisitados no 1º semestre

Estatísticas 1º semestre

 Mecânica dos Materiais [ID 173084]: 24  Mecânica Vectorial para Engenheiros [ID 113130]: 7  SolidWorks 2007 [ID 227739]: 4  Desenvolvimento de Sistemas de Informação [ID 190961]: 4  Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais [ID 104322]: 4

 Empréstimos: 170  Devoluções: 159  Renovações via Web: 37  Renovações presenciais: 31  Reservas: 0  Passagens pelas antenas à entrada da biblioteca: 5.367  Acessos à Internet: 262

|8


Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia Universidade de Aveiro Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal Contactos Telefone: (+351) 234370997 Ext.: 22343 Fax: (+351) 234370997 sdua@doc.ua.pt www.ua.pt/sbidm


Nº33 Nov-Dez 2011