Issuu on Google+

serviços de documentação

folha interna

Nº11 março 2008

Neste número de Março destacam-se os resultados do inquérito feito em Janeiro na Biblioteca. A todos pede-se a continuação do esforço na divulgação das novidades e projectos de cada Sector e a difusão de informações importantes para o mundo da biblioteconomia. direcção questionário sdua O questionário lançado em Janeiro de 2008 aos utilizadores da Biblioteca e da Mediateca visou conhecer as suas preferências em relação aos espaços de estudo e de leitura; a frequência com que utilizam os espaços, a sua opinião acerca destes e o tempo que habitualmente passam em cada biblioteca. Resultados (Biblioteca):  Os frequentadores mais assíduos são os alunos dos 3º e 4º anos, sendo os estudantes do 1º ano os que menos visitam a Biblioteca.  O departamento mais representado é o DEGEI e os alunos dos departamentos de Matemática, Ambiente, Engª Cerâmica e do Vidro são os que procuram menos a Biblioteca.  Na sua grande maioria, os utilizadores permanecem na Biblioteca o dia inteiro ou mais de duas horas.  De entre a utilização do local com máquina de bebidas, bengaleiro e cacifos, o mais utilizado é o primeiro, sendo o local dos cacifos o menos utilizado.  As três actividades que os utilizadores realizam com mais frequência na Biblioteca são:  o estudo individual;  o estudo de grupo;  a pesquisa bibliográfica.  A utilização do computador para acesso à Internet realiza-se mais do que a utilização do computador para processamento de texto.  A leitura de livros e revistas na Biblioteca é menos realizada do que o encontro com colegas.  Relativamente ao que os nossos utilizadores pensam dos diversos espaços da Biblioteca, concluímos que:  as preferências vão para a sala de leitura do Piso Geral, a sala de leitura do Piso Humanidades e as salas de estudo de grupo;  as salas de estudo de grupo foram referidas como os espaços que deveria existir em maior número;  as salas de estudo de grupo e as individuais foram consideradas as mais silenciosas.  Os utilizadores não se queixam do ruído nas áreas dos computadores, mas o mesmo não acontece relativamente à sala de leitura do Piso Geral.  Para os nossos utilizadores a Biblioteca é um espaço agradável e todos os espaços estão razoavelmente limpos. ABD

aquisições periódicas

e

gestão

de

publicações

encomendas Desde o início de 2008 que o Sector tem vindo a desenvolver esforços extra no sentido de reduzir os custos das monografias através do pedido de orçamento a, pelo menos, 3 livreiros. Na escolha final tem-se ainda em conta, para além dos custos, factores como a rapidez da resposta, o tempo de recepção, a eficiência na comunicação, a facturação de acordo com as regras exigidas pela UA, entre outros. Apesar desta tarefa exigir um empenho extra por parte dos colaboradores, os resultados em termos monetários serão compensatórios. Aguarda-se a transferência dos restantes 50% das verbas do Instituto de Formação Inicial Universitária da UA (IFIU) para a compra de monografias por parte dos diferentes departamentos. url de periódicos Decorre ainda o processo de verificação, actualização e inserção de URLs das publicações periódicas. No entanto, esta tarefa tem sido dificultada devido a alguns atrasos nas respostas por parte dos editores.

tecnologias e sistemas de informação aleph 18.01 Foi feita mais uma actualização à versão 18.01 do Aleph, tendo ficado disponíveis funcionalidades e módulos novos para permitir uma exploração mais eficiente deste sistema de gestão. reservas Já está em funcionamento o envio aos utilizadores da informação de anulação de reserva, sendo igualmente possível aos colaboradores indicarem o motivo da anulação. No talão passou a constar a data de fim de reserva de modo a facilitar o trabalho dos colaboradores. diradmin Foram efectuadas melhorias nos procedimentos de actualização de recursos na base de gestão de recursos Web diradmin. workshop digitool O workshop realizado na FEUP e promovido pela Ex Libris serviu para aprofundar as possibilidades de implementação desta ferramenta de administração de informações digitais que permite às instituições criarem, administrarem, preservarem e compartilharem as suas colecções digitais locais e sua integração nos portais institucionais e nos sistemas de elearning.

leitura, atendimento e empréstimo fundo la roche Como forma de dinamização deste fundo foi feita a sua divulgação por fax e por e-mail a laboratórios farmacêuticos a nível nacional. Brevemente a sua divulgação será alargada aos hospitais e a outras instituições com áreas temáticas ligadas a este fundo.

biblioteca digital do mfap Esta biblioteca tem como objectivo divulgar o fundo documental e os recursos electrónicos do Ministério das Finanças e da Administração Pública. Ver:www.sgmf.pt/Cultures/pt/SGMF/Internet/Biblioteca


serviços de documentação

folha interna

Nº11 março 2008

catalogação exposição Esteve patente de 3 a 7 de Março a exposição “Circulação e cunhagem da moeda em Portugal”, um espólio numismático da Câmara Municipal de Freixo de Espada-à-Cinta. Foi ainda realizada uma palestra sobre história da moeda.

baes estatísticas Estão, neste momento, prontos para disponibilização na BAES:  livro: 1  tese: 1  capítulos de livros: 29  artigos de revistas: 5 Tendo sido elaborados, por parte das instituições da BAES, novos critérios de produção dos conteúdos, estão em fase de revisão:  livro: 1  capítulos de livros: 402 pautas musicais Estão já a ser realizados os últimos esforços para a disponibilização de pautas musicais em formato Braille. Devido às especificações destes documentos, foi necessário o estudo e adaptação do processo de digitalização, conversão para formato digital (para permitir a leitura por software próprio) e a impressão em papel. Este processo contou com a colaboração de um aluno de música, Fernando Chaib, que contribuiu para a correcção do formato digital. Actualmente estão à espera de validação final (formato Braille) 2 sonatas e 2 sonatinas de Fernando Lopes Graça e cerca de 12 obras de Bach.

information r/evolution Aqui fica a sugestão de um vídeo que explora as mutações do comportamento informacional relativamente à procura, processamento, armazenamento e difusão da informação: Ver: www.youtube.com/watch?v=-4CV05HyAbM

world digital library Em 2005 a Biblioteca do Congresso liderou a apresentação na UNESCO da criação de uma biblioteca digital mundial (projecto que envolveu outras 5 bibliotecas nacionais). O projecto tem, entretanto, vindo a ser acolhido e desenvolvido por diversas bibliotecas e instituições culturais a nível mundial. Todo o processo tecnológico está a ser desenvolvido pelo Google, tendo já sido apresentado o protótipo do projecto que disponibilizará online diferentes colecções (desde manuscritos e desenhos arquitectónicos) em diferentes línguas. Ver mais: www.worlddigitallibrary.org

ficha técnica

orientações técnicas Está já disponível na Intranet uma instrução técnica elaborada segundo o modelo do GAQAP para a catalogação de séries monográficas (com particular ênfase para o tratamento a efectuar às reportagens do 3810-UA). discos de vinil Só agora foi possível iniciar o tratamento técnico de um fundo de discos de vinil doados por Dr. Manuel Dias da Fonseca em 1998. Está ainda em estudo a futura localização deste fundo composto, maioritariamente, por discos de música clássica. doações Continua em curso a preparação para doação de duplicados do fundo Calouste Gulbenkian.

difusão da informação a biblioteca informa Está em fase de preparação o nº 9 do boletim dos SDUA subordinado ao tema “Europa”. Este número temático especialmente preparado para dar conta de diferentes fontes de informação europeia acompanha a comemoração, a 9 de Maio, do Dia da Europa. trials Encontram-se em fase de experiência 3 recursos: as bases de dados “SCOPUS” e “Engineering Village” (via b-on) e o “The new Palgrave dictionary of economics” (oferta do editor Palgrave). plano anual Foi já definido, para o Sector, o plano anual das actividades de divulgação de recursos através de materiais impressos (cartazes, folhetos, etc.), materiais digitais (banner, página web, difusão selectiva da informação, etc.), exposições e difusão interna e externa da informação. blackboard Tendo em conta a crescente importância do Blackboard - plataforma de e-learning da UA constituída para promover o ensino-aprendizagem pela disponibilização de conteúdos pedagógicos, o desenvolvimento de mecanismos de avaliação e a promoção da comunicação entre docentes e alunos – o Sector tem estado a proceder ao estudo, definição e concepção da integração dos conteúdos disponibilizados pelos Ver: http://elearning.ua.pt SDUA nesta plataforma.

grupo de formação estatísticas janeiro-março 2008 Total de formações: 31 Total de participantes: 610 formadores externos Em Março, duas das formações foram ministradas formadores externos aos SDUA (Lusodoc e IEEE).

por

"Os livros novos são esquecidos no espaço de um ano, especialmente por aqueles que os têm requisitados.” Evan Esar (1899 - 1995)

Serviços de Documentação | Universidade de Aveiro edição Ana Bela Dias | redacção Graça Gabriel | grafismo Difusão da Informação | periodicidade Mensal


Nº11 Mar 2008