Longevidade em Foco 05

Page 16

Colágeno para articulações saudáveis Junto com a elastina, substância forma arcos de sustentação que funcionam como molas e ajudam a absorção de impactos

Q

Quem quiser chegar à idade adulta com vitalidade e disposição deve também levar em conta a necessidade de proteger as articulações, mecanismo que permite a movimentação de todo o corpo – joelhos, tornozelos, mãos, pés, coluna, ombros, punhos, quadril, cotovelo e mandíbula. O problema é que o desgaste das articulações é lento e gradual, ficando mais evidente na velhice, e, ao longo do tempo, pode trazer dificuldades para atividades simples, como se sentar e levantar, escrever, mastigar e até andar.

De acordo com o ortopedista e especialista em medicina do esporte Cláudio Frota de Souza (Cremerj 52.607585), a cartilagem articular é um tecido resistente e flexível, que tem como principais funções o amortecimento e a capacidade de agir como um molde para as articulações. No caso do joelho, a superfície cartilaginosa cobre e molda o fêmur, a tíbia e a rótula, permitindo que os ossos possam deslizar um sobre o outro, reduzindo o atrito e evitando qualquer bloqueio do movimento.

Para manter as articulações saudáveis, é preciso uma substância já bem conhecida, porém, quase sempre, associada a questões estéticas, de firmeza da pele e envelhecimento: o colágeno. A proteína é fundamental para o funcionamento adequado da cartilagem articular, tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos, permitindo a execução dos movimentos do corpo. Sem as cartilagens articulares, um osso se chocaria com o outro e não seria possível se movimentar direito.

“Pode-se dizer que a cartilagem articular funciona como uma mola ou esponja, que cede água quando pressionada e volta à sua

16 | Revista Longevidade em Foco


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.